12 Cordas - Players Club

Autor Mensagem
Prof. Grosélio
Veterano
# abr/09
· votar


LeondelFefon
Violao de 12 cordas n eh as cordas separadas e sim 2 juntas por isso n fica tao foda

Fala sério!!!!

Andy Viper
Veterano
# abr/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Comprei esta semana um Del Vecchio 12 cordas 1961. Nem perguntei o preço. Ofereci e o cara aceitou. R$ 1.500,00. (


Pagou barato.. Um amigo meu disse que já encontrou um ano 65 e estavam pedindo 3000,00 (porém não sei o estado de conservação)...

Andy Viper
Veterano
# abr/09 · Editado por: Andy Viper
· votar


tsM tuner
Sugiro que, ou você aprenda a tocar como os destros

Sem chance. Já toco há quase dez anos, definitivamente não teria paciência pra aprender tudo de novo..


Sem falar que tenho outros instrumentos para canhoto e não quero dispor deles. E na verdade eu gosto de ser canhoto, dá um certo charme exclusivo tocar com o instrumento para o lado contrário ao dos demais... hehehe

Ontem pedi pra um lojista amigo meu trazer este Rozini pra eu testar. Se o som for bom, vou ficar com ele, e com certeza farei aqui um review.... Abraços!

erico.ascencao
Veterano
# abr/09
· votar


Pessoal, ando reparando algo estranho no meu 12 cordas. Sempre que pego ele para dar uma afinadinha antes de tocar, reparo que a maioria das cordas está com afinação acima do normal. Acredito que o mais comum seria as cordas estarem afinadas abaixo do normal. Será que isso é algum problema do violão ou deve ser loucura do afinador dele mesmo?

PS.: Ele está sem a solzinho praticamente desde que o comprei. Isto pode explicar o problema, ou pode causar outro dano? Eu acho que não, pois a solzinho não tem uma contribuição significativa para a tensão no braço.

Prof. Grosélio
Veterano
# abr/09
· votar


erico.ascencao
Sempre que pego ele para dar uma afinadinha antes de tocar, reparo que a maioria das cordas está com afinação acima do normal

Isso depende do tempo. Se estiver frio as cordas vão estar mais esticadas e se tiver folgadas mais folgadas. Isso acontece porque com o frio a madeira dilata, e com o calor ela "murxa" por isso esta diferença. Não tem nada de anormal com seu violão. Mas o interessante que isso se percebe no violão de 12 e na viola caipira também é comúm. Eu tenho que afinar a viola todas as vezes que vou tocar. Nos violões de 6, mesmo sendo de corda de aço, não se percebe isso.


Isto pode explicar o problema

Preste atenção nas condições do tempo. Voce vai notar exatamente o que acontece.

Um abraço

tsM tuner
Veterano
# abr/09
· votar


Andy Viper

Essa do chame foi ótima! hsuhashASUHUShuhs
Mas é isso aí; exclusividade! xD

Você vai gostar do Rozini sim. Ele não tem afinador, mas pra você que já toca a 10 anos, é fácil afinar o instrumento.

Boa sorte na sua compra!

fabioche
Veterano
# abr/09
· votar


Comprei bem recetemente um afinador melhor pro Mr. Taylor... não sei o nome do modelo, mas eh da Fender, afinador de ponteiro. Eu confio mais em afinador analógico do que os digitais... esse eh analógico, de ponteiro, se pode afinar plugado ou só acusticamente, funciona com bateria 9V. Paguei 90 reais, e eh altamente preciso.

Eu particularmente acho imprescindível cuidar da afinação nos 12 cordas, pois uma corda levemente não afinada arruina tudo!!! Acho q vale a pena investir num afinador bom...

Abraço pessoal!!!

Prof. Grosélio
Veterano
# abr/09
· votar


fabioche
Comprei bem recetemente um afinador

Vale a pena comprar um afinador. Mesmo sabendo afinar de "ouvido" com o afinador é muito mais rápido e preciso. Eu aderi aos afiandores no ano passado, depois de 36 anos como músico. Fala sério, né?

tsM tuner
Veterano
# abr/09
· votar


fabioche
Prof. Rosélio Araujo

Eu adquiri um Tagima Twelve Tuner a pouco tempo e ele tem um afinador digital, mas eu não confio muito nele pois parece ser pouco preciso...

Devo comprar outro afinador? Qual tipo é melhor: analógico ou digital? E qual fabricante vocês me sugerem?

Andy Viper
Veterano
# abr/09 · Editado por: Andy Viper
· votar


tsM tuner

Cara, apesar de já tocar há algum tempinho e saber afinar de ouvido numa boa, nada é comparável com a afinação precisa de um bom afinador.

Eu tenho três afinadores: um Qwik Tune que deve custar uns 50,00, que uso para afinar em casa e quando estou brincando com os amigos, um Fender LX 12, que é o que realmente utilizo antes de apresentações, e o afinador da G2.1u. Dos três, acho o da Zoom o menos preciso. O Fender é muito bom, e é relativamente barato, uns 100 reais ou até menos no ML. Mas vale a pena investir num bom afinador. Vc pode ter o melhor instrumento, ser o melhor músico, mas desafinado.... não rola.

Abraços.

Prof. Grosélio
Veterano
# abr/09
· votar


tsM tuner
afinador digital, mas eu não confio muito nele pois parece ser pouco preciso...

Dê uma olhada para ver se a bateria não está fraca.

Devo comprar outro afinador? Qual tipo é melhor: analógico ou digital? E qual fabricante vocês me sugerem?

Não te ncessidade de comprar outro. Mas um dos bons que está no mercado é um da Crafter, digital e muito bom.

tsM tuner
Veterano
# abr/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo

Professor, preciso mais uma vez de sua ajuda...

Nas diversas e belas modas de viola que eu tenho ouvido, percebo que os violeiros conseguem fazer a viola "falar" igual a voz deles!
Na moda "Ladrão de Muié" interpretada por Jorge e Mateus, o violeiro faz na viola notas/acordes que soam exatamente como é cantado pelos caras! Fica lindo demais!

Existe alguma técnica/teoria para se fazer isso ou é só com muita prática de ouvido e conhecimento do instrumento?

Grato pela ajuda.

has4
Veterano
# abr/09
· votar


Galera, não sei se já postaram aqui, mas se já o fizeram, desculpem-me pela minha displicência, é que gostaria de saber qual é o violão 12 cordas que aparece neste vídeo onde Roger toca em seu show canções da Supertramp (ele aparece com o violão mais adiante da entrevista):





Gostaria de mais informações sobre essa viola, inclusive, preço e se a encontramos no Brasil.

Obrigado.

erico.ascencao
Veterano
# abr/09
· votar


has4
Pelo headstock, é um Guild. O Brian May também usa, se eu não me engano. Já vou adiantando que é caro pra cacete.

has4
Veterano
# abr/09
· votar


Pô... erico.ascencao, muito obrigado! Pô, então, ele é $imple$mente $en$acional! $nif $nif $nif... rsrs

erico.ascencao
Veterano
# abr/09
· votar


has4
Essa Guild (empresa de instrumentos musicais) "comprou" a permissão de fazer réplicas da guitarra do Brian May. Só lembrando, a guitarra original do Brian May foi feita pelo próprio, mas hoje em dia ele usa as Guild pra não zoar com a velha de guerra.

TioAle
Veterano
# abr/09
· votar


has4
erico.ascencao
é um belo Guild, com certeza caro mesmo..., não conheço muito dos valores dos guilds.. mas são caros mesmo... tem um no mercadolivre bem inferior à esse aí mas bem inferior mesmo.. por R$3.200,00

Essa Guild (empresa de instrumentos musicais) "comprou" a permissão de fazer réplicas da guitarra do Brian May.
isso não é um fato incomum, veja tbm a Fender Eric Clapton Blackie, a Gibson Es-335 Lucille do B.B. King, e tbm acontece algo tipo uma "consultoria" dos instrumentistas, como os violões 000-28EC da Martin, que a martin fabrica de acordo com as preferências de Eric Clapton, entre outros tantos casos similares.

fabioche
Veterano
# abr/09
· votar


TioAle

Eh verdade, tem tb o Ovation-Adamas, o top de linha deles de 12 cordas, tem um modelo (esqueci o nome) de uma cantora...
powww, vou falar pra Taylor fazer o modelo Fabioche! ...rsrsrs

TioAle
Veterano
# abr/09
· votar


powww, vou falar pra Taylor fazer o modelo Fabioche! ...rsrsrs
huiahuiahuiahuiahaiuhaiuhaiuhiauhaiuaiuhuia

vc já viu em outros posts meus que tenho gostos particulares, não sou modista e sei reconhecer bons instrumentos.. mas esses ovations.... cara não adianta... já tentei ser agradável com eles... mas não rola, não tenho química com essa marca... hahahahahahahah

tsM tuner
Veterano
# abr/09
· votar


fabioche

É esse bicho aqui:

http://www.musicpower.com/itemdesc.asp?ic=AGOWTL-1598ME12#

Caro pra caramba! xD

Eu nunca toquei num desses... São bons?

guitarrafuriosa
Veterano
# abr/09
· votar


Eu tenho violão de 12 cordas... Não vejo muita diferença a não ser não poder dedilhar. Tenho um Eagle.

TioAle
Veterano
# abr/09
· votar


guitarrafuriosa
pode-se dedilhar sim... eu acho mais difícil e requer um treino bom para, mas pode sim!

fabioche
Veterano
# abr/09 · Editado por: fabioche
· votar


Opa! Eh esse violão mesmo, eh esse Ovation q eu tava falando!
Foi o primeiro 12 cordas dos chamados top de linha q eu testei, antes de escolher o Mr. Taylor (testei Guild, Martin, Gibson, esse Ovation, outras marcas inferiores,Takamines, etc e tal até conhecer o Taylor...q pra mim eh imbatível qdo se fala em 12 cordas).

tsM tuner, encontrei esse Adamas, q eh o melhor dos Ovation, no começo do ano passado na Playtech aqui do centro de SP, tava uns 10 mil réis. A ação das cordas eh bem baixa, achei interessante, mas como o TioAle falou, não tenho química com ele tb...rs, pelo menos não como tenho com o Taylor. Eh aquela coisa de vc pegar o instrumento, e já no primeiro acorde vc se apaixonar pelo som, pela pegada... O tampo não eh de madeira, eh tipo uma fibra de carbono, sei lá... a acústica não eh muito boa, e o timbre eh bastante voltado pros agudos, não achei o som devidamente equilibrado entre graves, médios e agudos. Eh uma outra praia q não eh a minha, pelo menos agora...rs

Qto a dedilhar o 12 cordas, depende do instrumento e da regulagem dele. A ação das cordas deve ser mais baixa, o braço deve ser confortável tb, tem q ser um instrumento de uma linhagem um pouco superior...
Pertimam-me discordar do guitarrafuriosa... eh muito possível sim dedilhar e solar no 12 cordas, desde q vc tenha uma certa intimidade com ele, e desde q seja um bom instrumento tb. Não adianta tentar alguma coisa desse tipo num tanque de guerra, como vários q eu já vi ... o 12 cordas eh que considero completamente diferente, eh um instumento especial, um som celestial...

TioAle
Veterano
# abr/09
· votar


fabioche
palmas... heheheheh

tsM tuner
Veterano
# abr/09
· votar


fabioche

Rapaz, o que faz um violão ser tão caro assim?

Sou iniciante em violão, principalmente em 12 cordas, e sei que um violão de qualidade influencia muito no resultado final, mas me pergunto: até que ponto vale a pena pagar tanto dinheiro assim no instrumento? Ele é realmente tãããoo superior aos outros?

=S

fabioche
Veterano
# abr/09 · Editado por: fabioche
· votar


tsM tuner
cara, o q faz um instrumento ser caro eh toda a sua concepção.
As madeiras do Mr. Taylor, q eh o meu 12 cordas, por exemplo, são sólidas e jamais compensadas como a maioria dos violões por aí, são de qualidade e específicas para cada parte. Escala e ponte em ébano, lateral e fundo em jacarandá... e por ai vai,...

A mão de obra encarece tb. Ser feito nos EUA, e não na Coréia, por exemplo, já implica de início uma mão de obra com outra qualificação e outra remuneração, custos maiores em todos os sentidos...

O sistema de captação desses instrumentos caros são tb de outra qualidade, buscam traduzir com mais fidelidade o som e as propriedades da madeira, do shape do instrumento...

O acabamento, a marca, tudo isso valoriza e faz com q se pague tanto dinheiro por um instrumento... coisas q fazem uma diferença gigantesca no som e na pegada, ou simples sutilezas...

Há pouquíssimos luthiers brasileiros com know how em 12 cordas. Pra falar a verdade, luthier dos bons e reconhecido (sem ser um Zé Mané de esquina...rs) só ouvi falar do Novaes e do Saraiva. Mas fica um projeto caro. Tem um violão do Novaes, 6 cordas, na Soulshine, perto da Teodoro Sampaio, q está uns 17 mill reais só pra ter uma idéia...

Outra coisa são os impostos e os atravessadores q ficam no caminho da Taylor, Martin, Gibson, e outras marcas top, até chegar na gente... o preço simplesmente dobra... fica quase impraticável!! 10, 12, 15 mil reais... aí não dá mesmo...

Se vale à pena? Eh uma questão de parâmetro. Compararia com carro por exemplo. Qdo vc tem o seu primeiro carro, 1.0, só com pneu e volante, 2 portas, eh a maior felicidade do mundo. Com o tempo, vc sente necessidade de melhorar. Vai pra um motor 1.8, ar condicionado, direção, trio elétrico, pega um Civic por exemplo. Vc eh extremamente feliz... mas sabe q existe uma Ferrari, um Porsche, q custa umas 10 vezes o teu Civic. A imensa maioria das pessoas jamais encostarão em um, mas eh um sonho de todos...

com instrumento eh assim tb... comecei com um Di Giorgio... passei pra um Sigma de aço, muito legal... mas hj tenho um Taylor 856ce, um instrumento de 3.150 U$, eu acho q nem tem aqui no Brasil, e só consegui porque meu primo trouxe dos EUA pra mim com zero de imposto...

Me dei esse privilégio, jamais vou ter uma Ferrari ou um Porsche, mas tenho o Mr. Taylor q pra mim eh o instrumento da minha vida e foi o melhor violão q já toquei. Se valeu a pena??? Cara... só posso te responder assim... PRA CARALHOOOO!!!!!!! rsrsrs

Saudações!

tsM tuner
Veterano
# abr/09
· votar


fabioche

Rapaz, depois te tanto argumento assim, estou 96% convencido de que vale a pena pagar o valor de uma boa moto [!!!!!] em um violão...

Mas outra coisinha agora, você bem que podia fazer um vídeo tocando o Mr. Taylor e postando no You Tube pra galera conferir a beleza do corpo (formas e acabamento) e uma idéia do timbre que o danado tem...

O que acha da idéia?

fabioche
Veterano
# abr/09 · Editado por: fabioche
· votar


Cara, tô devendo isso mesmo!!! Preciso pedir pra alguém gravar e postar pra mim,,, fazer um breve review e um sonzinho né!

tsM tuner
Veterano
# abr/09
· votar


fabioche

Estamos aguardando então! xD

Valeu!

tsM tuner
Veterano
# abr/09
· votar


Aê galera!
Fiz um pequeno e simples vídeo pra dar uma força pra turma iniciante no 12 cordas e neste vídeo eu mostro como afinar o bicho em Cebolão D, uma típica afinação da viola caipira que fica muito bacana no violão.
É só curtir e comentar com elogios/críticas/sugestões.

http://www.youtube.com/watch?v=rDywhgBp5JE



Forte abraço a todos!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 12 Cordas - Players Club