Tópico oficial de regulagem, dúvidas e problemas com Floyd Rose

Autor Mensagem
leolmx
Veterano
# out/08
· votar


wcpm

é normal acontecer isso kra, vc vai fazer isso no minimo umas 6 vezes seguidas, mas eu vi no youtube uma técnica que facilita o processo:

-afina a mizona
-afina a la
-afina a mizona
-afina a la
-afina a ré
-afina a mizona
-afina a la
-afina a ré
-afina a sol

E assim por diante...

Depois de afinar completamente as cordas, é bom vc dar uma "esticadinha" nas cordas para que elas se acostumem com a tensao, mas cuidado na força senão vai ter que comprar um jogo de cordas novo =P
Depois de uma esticada elas provavelmente irao voltar o tom, afine denovo e dê uma puxadinha denovo, umas tres vezes ta bom. Dpois disso vc abusa nas alavancadas e veja se desceu muito o tom, se num desceu blz, ta afinado. Se desceu, dá mais umas "esticadinhas".

wcpm
Veterano
# out/08
· votar


leolmx

Valeu !!! Vou tentar fazer isso pra ver se deixo ela bem afinada. Muito Obrigado.

Megamedes
Veterano
# nov/08
· votar


Geramente as minhas cordas enferrujam de dois em dois meses, aonde eu mando a guita pro Lutheir pra trocar e revisar e tal. Só que agora a grana encurtou e acho que vou experimentar trocar.

A minha gotoh já tá regulada, eu trocando corda por corda da mizinha até a mizona, após terminar vô ter problemas com ela? Vai precisar regular novamente?

leolmx
Veterano
# nov/08
· votar


Megamedes

após terminar vô ter problemas com ela?

se vc fizer tudo certinho não terá problemas não

Vai precisar regular novamente?

contanto que mantenha o mesmo calibre das cordas anteriores, muito dificilmente vai ser preciso uma regulagem

Vc nunca trocou cordas de uma floyd??? É melhor procurar video no youtube mostrando passo a passo de como fazer, na minha primeira vez eu demorei 6 horas porque tava fazendo tudo errado heheheheh

Junior Hammett
Veterano
# nov/08
· votar


Tenho uma duvida em relacao a afinacao em guitarras com Floyd.
Como se faz para abaixar a afinacao, por exemplo:
vc afina a guita em E, caso vc queira abaixar a afinacao para D# ou para D, como que faz, ja que no caso da Floyd ser uma ponte flutuante?

Soulface
Veterano
# nov/08
· votar


Junior Hammett
Afine primeiro.
Se depois de mudar a afinação vc notar q a ponte desregulou, regule novamente.

Junior Hammett
Veterano
# nov/08
· votar


Soulface
perguntei isso porque na primeira vez que eu fui fazer isso numa guita com floyd, disrregulo tudo
creio eu que fiz o procedimento correto tb, destravei as travas do braco e fui voltando as cordas tudo, quando eu vi, a ponte tava topada no corpo da guita, toda enclinada pra traz rsrsrsrsrs
por isso, ja pensando nesse caso, estou comprando outra guita com ponte fixa, pq dai e bem mais pratico de abaixar e subir afinacao.

THRASH3R
Veterano
# nov/08
· votar


DUVIDA URGENTE:

Quanto estamos regulando o spring holder, o lock nut deve estar solto ou preso?

nivelei o meu aqui com ele travado, depois fui tirando pra afinar, e a ponte desnivelou denovo

caiodorn
Veterano
# nov/08
· votar


Junior Hammett
perguntei isso porque na primeira vez que eu fui fazer isso numa guita com floyd, disrregulo tudo
creio eu que fiz o procedimento correto tb, destravei as travas do braco e fui voltando as cordas tudo, quando eu vi, a ponte tava topada no corpo da guita, toda enclinada pra traz rsrsrsrsrs
por isso, ja pensando nesse caso, estou comprando outra guita com ponte fixa, pq dai e bem mais pratico de abaixar e subir afinacao.


Realmente... se pretende ficar trocando de afinação, desiste. Floyd é legal, mas é UM SACO ter que fazer milhares de ajustes e perder horas a cada vez que for fazer isso. Nessas horas eu sinto falta até da minha Eagle HAIEUHEA

SikGuitar
Veterano
# nov/08
· votar


...pra quem estiver se perguntando o porquê de não tirar todas as cordas velhas pra depois colocar as novas...

...experimenta tirar todas!!!!!!! AUHAUHAUHAUHAUHAUHA

Não estraga a guitarra nem nada, garanto.


isto já foi escrito em 2005 mas não é bem assim gente!! nunca se deve tirar todas as cordas ao mesmo tempo porque o braço está habituado a uma determinada pressão e se voçÊ tira esse toda pressão ele vai ser mover qualquer coisa, e depois volta a por novamente toda a pressão nele, não é bom não!!

Alysson PA
Veterano
# dez/08
· votar


do jeito q ele faz esta errado???



sobrevivente
Veterano
# dez/08
· votar


Alysson PA
Se é errado eu não sei, mas é um jeito que eu não costumo fazer.

Eu geralmente corto aquelas bolinhas que vem nas cordas para depois colocar guitarra, e também eu tiro uma corda e logo a substituo, ou seja, eu não tiro todas as cordas de uma vez.

Mas sei lá, deve ser um alternativa válida. =D

erico.ascencao
Veterano
# dez/08
· votar


Alysson PA
Dizem que a ponte das Ibanez tem um dispositivo que dispensa o corte da bolinha. Você encaixa a bolinha num pino.

Alysson PA
Veterano
# dez/08
· votar


erico.ascencao

mas a parte da bolinha ele encaixa la no headstock, naum na ponte!!

erico.ascencao
Veterano
# dez/08
· votar


Alysson PA
No headstock? Onde? Pelo o que eu sabia, na ponte das Ibanez havia um pino pra você encaixar a "rosquinha" (não é bem uma bolinha) da corda.

PS 1.: Não vi o vídeo.
PS 2.: Este papo de rosquinha no pino tá ficando gay.

Alysson PA
Veterano
# dez/08
· votar


erico.ascencao

aheuhaue

Dexa queto... eu nem sei oq eu to falando Oo!

Heidji
Veterano
# jan/09 · Editado por: Heidji
· votar


Aproveitando o tópico, hoje eu troquei minhas cordas do 0.9 para 0.10 só que a ponte ficou muito alta (para fora do corpo), mesmo apertando o parafuso da parte de trás da guitarra, aquela que puxam as molas, até o talo. Existe mais algum lugar onde eu possa regular a ponte ?

T.Guizzo
Veterano
# fev/09
· votar


Heidji

Tu tentou afrouxar TODAS as cordas, tipo.. "afundar" a ponte.. pra DEPOIS apertar as molas?

Talvez resolva..

Não sei exatamente te dizer se vai resolver ou não, porque na minha guita, eu sempre usei o mesmo calibre, nunca mudei.
___________________________________________________


Aproveito para parabénizar INFINITAMENTE a iniciativa desse tópico.
Magnífico!

erico.ascencao
Veterano
# fev/09
· votar


Heidji
Acho que você devia fazer um ajuste no tensor, já que você trocou o calibre das cordas. Procura o blog do Soulface no Google, lá tem um tutorial sobre regulagem de tensor e de Floyd Rose.

Gabriel Vezali
Veterano
# abr/09
· votar


Só li o primeiro post, e acho que esse tópico devia estar fixo, é muitississíssimo útil =D

AugustoDamned
Veterano
# abr/09
· votar


Gabriel Vezali
Isso ae moderas. Por favor, stick no topico!

fill.zanchez
Veterano
# mai/09
· votar


Rowashburn
\O/ É tudo que eu precisava... uma strato eu consigo regular em 20min mas minha floyd já tenho a anos e nunca consegui, a ultima vez q levei num luthier o cara me cobrou 95,00 e n ficou bom! chequei em casa e já tinha diferença na oitava..
daqui a pouco vou fazer... abs!

erico.ascencao
Veterano
# jun/09
· votar


E aí povo!

Bem, há umas três semanas eu troquei as cordas da minha Cort X6 usando o método indicado pelo cirador do tópico. Deu tudo certinho, a menos da regulagem das oitavas. Vou tentar explicar minha dúvida.

Pelo o que eu entendi do texto, a sequência geral para a regulagem da Floyd é;
1) troca das cordas
2) afinação e nivelamento da ponte
3) afinação de precisão (com o lock nut travado e usando as "microtarraxas")
4) regulagem de oitavas
Logo, conclui que pra regular as oitavas eu não devo destravar o lock nut. Porém, quando eu soltei o parafuso do saddle, não consegui segurá-lo com a chave de fenda, então a afinação da corda foi pra cucuias (abaixou, no caso) e eu tive que voltar ao passo 2 (afinação e nivelamento da ponte).

A dúvida é a seguinte: depois de conseguir a finar a guitarra e estabilizar a ponte, eu tenho que destravar o lock nut pra regular as oitavas? Ou preciso chamar um ogro pra segurar o saddle com uma chave de fenda ao soltar o parafuso do saddle?

Slash_1989
Veterano
# jun/09 · Editado por: Slash_1989
· votar


up pela duvida do erico.ascencao
p.s: Ou preciso chamar um ogro pra segurar o saddle com uma chave de fenda ao soltar o parafuso do saddle?
pq? qq acontece? eh tao violento o negocio assim?

edit: se alguem puder me informar tambem qual a chave allen ideal pra afrouxar o lock nut... pq as 2 q vieram na guita naum servem em nenhum lugar...

erico.ascencao
Veterano
# jun/09
· votar


Slash_1989
Acontece isso pois a corda está tensionada (ou seja, já está afinadinha). Logo, o parafuso que segura o saddle tá segurando todo o conjunto. Quando eu solto o parafuso, puf! O saddle anda 5 mm (que pra efeitos de regulagem de oitavas é uma "maratona") e a afinação vai pro saco.

A única alternativa que me resta, ao meu ver, é:
1) destravar o lock nut
2) afrouxar a corda que está "desoitavada"
3) regular o saddle de acordo com o "desavoitavamento" (pra baixo ou pra cima)
4) reafinar a corda
5) afinar todas as outras cordas - sim, provavelmente fudeu a afinação das outras
6) estabilizar a ponte
7) travar o lock nut e fazer o ajuste fino da afinação com as "microtarraxas"
8) repetir os passos de 1 a 7 para todas as cordas fora de oitava

E haja saco...

GuitarHome
Veterano
# jun/09
· votar


http://www.youtube.com/watch?v=P1c-7-VMY_w
Tava navegando no youtube e encontrei esse video de um cara explicando um jeito facil de regular pelo que eu entendi, alguns truques. Eu não manjo ingles mas fica ae a dica, se alguem quiser traduzir ou explicar um pouco aqui seria uma boa. O video é bom não é atoa que tem 5 estrelas em 1184 votos.
Valeu!

erico.ascencao
Veterano
# ago/09
· votar


Dúvida:
Faz sentido colocar pestana de osso numa guitarra com Floyd Rose? Nunca consegui ver se de fato existe uma pestana na minha...

Al
Veterano
# ago/09
· votar


Pestana de osso!? Você está sob efeito de ilícitos?
Brother, isso é para violão.


Heim, comprei uma Ibañez nova tosca, aquela Gio nem sei qual...
Enfim, a alavancada tá fazendo a criança sair do tom. Não exatamente desafina, todas as cordas vao juntas ou pra mais agudo ou mais gave dependendo pra onde vc puxa a haste. O que fazer? Estou usando 3 molas pararelas, 0,09, e a floyd está nivelada.

Outra dúvida: como que funciona aquela regulagem da haste? é bom deixar ela com mais ou menos torque?

GuitarHome
Veterano
# ago/09 · Editado por: GuitarHome
· votar



Pestana de osso!? Você está sob efeito de ilícitos?
Brother, isso é para violão


Claro que não. Osso é um dos melhores materiais para se fazer uma pestana para guitarra também, muitas guitarras como Fender etc usam osso, a Gibson deve ser de osso também (plástico que não deve ser).

Al
Veterano
# ago/09
· votar


Daqui a pouco o mlk vai lixar um fêmur e tentar colocar um lock nut em cima por sua causa huahahhaha

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico oficial de regulagem, dúvidas e problemas com Floyd Rose