Tópico oficial de regulagem, dúvidas e problemas com Floyd Rose

Autor Mensagem
luckseven
Veterano
# set/07
· votar


Gabriel Cervi
vlw...

isso não vai desajustar as oitavas certo??????
então tah blz

aaroni
Veterano
# out/07
· votar


Rowashburn. pessoas como voce enriquecem o fórum. Obrigado pelas dicas. Valu mesmo. Ficou muito boa a afinação da minha guitarra. Já toquei em várias, mas nunca tive a experiência com uma Floyde a famosa RG 370 DX, ficou muito boa a afinção e a regulagem. Agradeço muito um abraço.

eusourei
Veterano
# out/07
· votar


Cara! Ótimo tópico! São tópicos asim que fazem o forum ir pra frente!

Agora, eu só fiquei com uma duvidazinha nessa parte:


Não é tão simples quanto parece, pois você pode sair de um desnivelamento para o outro, o grande toque é manter a Floyd nivelada e afinada simultaneamente.


Com isso você quer dizer que vai ter um ponto, exato, do ajuste das molas em que as cordas vão ficar afinadas e a ponte nivelada? Ou eu tenho que ajustar a ponte e microafinar??

Vitaho
Veterano
# out/07
· votar


POxa será que podem me ajudar?

eu comprei uma guitarra (Cort) com a Floyd Rose, porem eh a primeira que compro com micro afinação e ela está com a Mi( Aguda) mais baixa em relação as outras..

Como que eu regulo a altura das cordas? =DDD

Gracias =D

Baudóke
Veterano
# out/07
· votar


Ae só me falta o floyd agorra

LoL
Veterano
# out/07
· votar


prefiru manda meu professor de guitarra coloka =D

edilsonaragaojr
Veterano
# nov/07
· votar


Por favor, olhem o meu tópico "Regulagem da Edge III (ibanez rg370dxl, a mesma ponte da famosa rg350dx)".

Wilson Manoel
Veterano
# nov/07 · Editado por: Wilson Manoel
· votar


Comprei minha Guitarra Ibanez RG 350 DX segunda feira e ela chegou ontem...

A guitarra chegou toda desafinada e desregulada, eu comecei afinar ela, afinei a 6ª corda, depois a 5ª corda, depois a 4ª até chegar na 1ª corda, quando eu afinei a 1ª corda a 6ª corda já estava desafinada em quase 1 tom.

Como resolvi este problema?

Comecei afinar novamente, afinei a 6ª corda de novo, depois a 5ª até chegar na 1ª corda e novamente a 6ªcorda estava desafinada, fiz isso 3 vezes até que a ponte ficou levantada para cima (coisa que não pode acontecer).

O que fazer nesses casos?

Abra a tampa traseira da guitarra, você vai ver 3 molas que prendem a ponte em uma base de ferro que é presa no corpo da guitarra por 2 parafusos, você deve apertar um pouquinho esses 2 parafusos até que a ponte abaixe e volte a ficar nivelada com o corpo da guitarra, quando a ponte estiver alinhada com o corpo da guitarra você deve parar de apertar os 2 parafusos, isso vai desafinar sua guitarra mais ainda, mas dessa vez ela vai ou pegar a afinação ou pelo menos chegar mais perto da afinação ideal, volte afinar a guitarra, se ela pegar a afinação na primeira regulagem de molas é sinal que você é uma pessoa de sorte, caso não pegue a afinação ideal, e a ponte levantou novamente, você deve apertar mais um pouco os 2 parafusos até que a ponte fique nivelada com o corpo da guitarra, então volte a afinar as cordas da guitarra, fique nessa ******* até a guitarra pegar afinação, geralmente você consegue uma afinação perfeita em uma, duas no maximo três regulagens de molas.

Observação: Quando você aperta os 2 parafusos que seguram as molas a ponte desce e quando você solta os 2 parafusos que seguram as molas a ponte sobe.

Eu, mesmo sendo iniciante no assunto fiz uma regulagem perfeita em 20 minutos, é só manter a calma e pensar com clareza.

luckseven
Veterano
# nov/07
· votar


Wilson Manoel
como vc ajustou as oitavas?????

parabens...

pra um novato em floyd vc tah muito bem cara...

paciência eh sua maaior qualidade... huauhauhuauhha

Wilson Manoel
Veterano
# nov/07 · Editado por: Wilson Manoel
· votar


Ajustando as oitavas.

Toque o harmônico em cima do 12° traste da 6ª corda e compare-o com a nota da 12ª casa da mesma corda, com um afinador eletrônico.

Na corda MI, o harmônico no 12° traste é a nota SI e a nota da 19° casa também é SI.

Se a nota da casa estiver acima do harmônico, o carrinho deverá ser movido para trás.

Se a nota da casa estiver abaixo do harmônico, o carrinho deverá ser movido para frente.

OBS: carrinho é aquela peça que segura a corda na ponte que é presa na ponte por um parafuso de chave allen.

Para mover o carrinho solte o parafuso com uma chave Allen e empurre o carrinho para frente ou para trás com uma chave de fenda, depois aperte novamente o parafuso com a chave Allen.

Faça isso até que a nota da casa se iguale à nota do harmônico.

Lembre-se que diminuindo ou aumentando a distância de uma corda entre o carrinho e as travas das cordas que fica na ponta do braço, a tensão dessa corda muda, o que pode gerar desnivelamento no Floyd Rose, desafinação da corda na qual está sendo feita a regulagem de oitavas, e desafinação das demais cordas, se isso ocorrer, afine a corda e nivele o Floyd Rose, (como está descrito acima), antes de continuar regulando a oitava, e afine as cordas e nivele o Floyd Rose antes de passar para a próxima corda.

Repita a operação nas demais cordas!

Wilson Manoel
Veterano
# nov/07
· votar


É verdade luckseven, temos que ter muuuuuita paciência nessas horas!!!

Boa noite, abraço.

Carlospe
Veterano
# nov/07
· votar


Ajuda ae!!!
As cordas estão muito baixas eu acho seila eu mexi nos parafusos da microafinação e igualei eles na mesma altura...
Sei que depois de ter feito essa merda nao só da pra tocar até a casa 12 porque da 12 pra la as cordas tracejação tanto que nem sai som....
Como regulo de volta?

luckseven
Veterano
# nov/07
· votar


Carlospe
primeira coisa...

paciência

agora vc precisa ler o q postaram aew...


vai passo a passo

ajustar a ponte
depois vai afinando e ajustando as oitavas

dvdlg
Veterano
# nov/07
· votar


.php?image=imagem033ds7.jpg][IMG]http://img405.imageshack.us/img405/88 05/imagem033ds7.th.jpg[/IMG][/URL]



Alguém por favor poderia me dizer( se isso for possivel) qual a marca dessa floyd ?????????????????????
pq eu quero instalar ela, mas nao sei se ela presta ,,,,, tem como saber se uma floyd é boa sem instalar ela ????????


valew

dvdlg
Veterano
# nov/07
· votar


ops

http://img405.imageshack.us/my.php?image=imagem033ds7.jpg

paulosoc
Veterano
# nov/07
· votar


ai pessoal eu estou em dúvida entre duas flody rose

T ZERO da TAGIMA
Corpo: Marupá com rebaixo traseiro
Braço: Marfim
Escala: 27 trastes e marcação em Abalone
Captadores: 1 Humbucker Tagima Pickups Hot Bucker (Ponte) e 1 Super Rails (Braço)
Controles: Chave seletora de 3 posições, 1 controle de volume e 1 de tonalidade
Ponte: Floyd Rose
SystemFerragem: Cromo Acetinado
Tarraxas: Blindadas
Cores: Preto, Azul Metálico, Vermelho Metálico e Natural

E A

RG 370DXL da IBANEZ
Corpo - Basswood
Braço - MapleBound Rosewood
Ponte - Edge III
Captador Braço - INF3 (H)
Captador Centro - INFS3 (S)
Captador Ponte - INF4 (H)
Marcação - Dente de Tubarão
Ferragem - preta (bk)
Cor:black (BK)

por favor comentem o bom e o ruim das duas guitarras
vlw

mudf
Veterano
# nov/07
· votar


aew galera, tenho o mesmo problema do Carlospe, abaixei as cordas e nas casas domeio do braço tam saindo um som bem estranho, metalizado.

o que eu fasso

luckseven
Veterano
# nov/07
· votar


paulosoc
não aconselho comprar tagima não...


ela custa + ou - R$ 1000. 00 com essa grana vc compra uma cort muito boa.

as tagimas estão saindo uma porcaria...

as ibanez de baixo preço não são melhores q as Cort.
tem a Condor tbm e talvez umas Jackson usadas.

phillipe.goz
Veterano
# dez/07 · Editado por: phillipe.goz
· votar


po, tenho uma duvida...
fui regular o nivel da minha ponte e percebi que do lado das cordas mais grossas, ela é mais colada com o corpo, enquanto que do lado das cordas mais finas, ela é mais distante do corpo...
isso é pela regulagem de altura das cordas?
tem algum problema se ela ficar assim?

clebinho
Veterano
# dez/07 · Editado por: clebinho
· votar


phillipe.goz

sim isso se da pela regulagem da altura das cordas, coloque uma flanela embaixo da ponte para calçar a ponte, solte as cordas mais finas e va apertando aquele parafuso onde a ponte se apoia(ou seja aquele onde as cordas estão mais distantes do braço) até que a ponte fique nivelada tenho certeza que feito isso vc tera um melhor desempenho e estabilidade da sua ponte

clebinho
Veterano
# dez/07
· votar


mudf
qual a referencia da corda que vc usa? 0.08, 0.09...?? entenda o seguinte: quando se usa uma corda de tensão leve como 0.08 0.09 elas tenden a trastejar mais pois são mais finas e vibram bastante e isso as vezes impede que sejam usadas muito bixas(perto do braço) ja as cordas apartir da 0.10 não ocilam tanto possibilitando que sejam usadas mais baixas espero ter ajudado

phillipe.goz
Veterano
# dez/07
· votar


bom, eu uso corda .09, e minha duvida agora é o seguinte, acho que nao da pra baixar mais minhas cordas, pois eu tinha pago pra um luthier regular pra mim... acho que se eu baixar mais, realmente vai começar a trastejar, mas vou tentar baixar mais um pouco assim mesmo...
Outra coisa, se eu baixar minhas cordas, vou ter de regular o nivel da ponte e as oitavas denovo????

Carlospe
Veterano
# dez/07
· votar


Tenho uma Memphis MG 130 e ela ta com a ponte um pouco desnivelado pra fora do corpo mas não muito...
Queria saber se deixar do jeito que está, pode comprometer a ponta ou algo semelhante?
O parafusos do Spring Holder já estão apertados demais quase no maximo oque eu posso fazer para ajustar esse desnivel?

Vlw Galera!

Belloni
Veterano
# dez/07
· votar


Se for pouco não vai fazer nenhum dano a guitarra. Eu respondi no tópico do Bertola e do Seiji.

Tu tá usando uma tensão mais pesada como .010, se não oitavar certinho tende a dar uma desnivelada na ponte... Se tu tá usando uma .011 em floyd então nem se fala, fora da necessidade da terceira mola.

Mas em todo caso, recomendo reafinar a guitarra centralizando a ponte.

Abraços

edilsonaragaojr
Veterano
# dez/07
· votar


aaroni
Wilson Manoel
Aew galera, a pergunta eh pra qualquer um de vcs dois...Ou quem quiser ajudar...Dizem q o ponto de equilíbrio na ponte edge III eh como se fosse um pokinho mais pra fora pq a ponte tem perfil triangular e não plano...Então na hora de nivelar, ficaria um pokinho pra fora...Vc nivelam deixando ela paralela ou um pokinho pra fora?

danielms
Veterano
# dez/07 · Editado por: danielms
· votar


Tenho uma dúvida aqui sobre Floyd Rose, não é exatamente sobre regulagem, mas lá vai


Semana passada comprei uma ponte Gotoh e eu mesmo instalei esse fds(levei num marceneiro conhecido meu pra aumentar os furos dos postes e escavar um pouco mais o backbox, fora isso fiz tudo).
O problema é q, como em toda montagem, sobrou peça auheuahe
http://www.hosco.co.jp/HOSCO_ENGLISH/Pages/gotoh_catalog2007/gg2007_25 .html
Sobraram as 3 pecinhas douradas q aparecem em cima d FGR-2 e GHL-2.

Q q eu faço com esses troços??

R.RHOADS
Veterano
# dez/07
· votar


edilsonaragaojr
exatamente... a gotoh q o rowashburn tirou a foto tb fica assim... repara soh... fika quase 0,5cm pra fora!

has4
Veterano
# jan/08
· votar


O problema da minha é que espanou o "prafuso de ajuste de altura", aquele que levanta o abaixa a ponte.

Putz, o negócio é mais complicado, ele fica espanado e não fica na altura desejável... mas a guita tá afinada, contudo, deverei levar a gibson epiphone a um Luthier!

Parabéns pelo tópico, brilhante mesmo, Rowashburn!

has4
Veterano
# jan/08
· votar


danielms
O problema é q, como em toda montagem, sobrou peça auheuahe
Sobraram as 3 pecinhas douradas q aparecem em cima d FGR-2 e GHL-2.

kkkkkkkkk

danielms pagou quanto pela Gotoh? Comprou onde? (se tu estiveres ainda aí rsrsrsrsrs) OU ENTÃO, alguém responda pra gente. Brigaduuu


O meu problema está sendo com o "parafuso de ajuste de altura", ou seja, postes, como vc diz... é que está espanado no corpo da guitarra... putz... chato isso!

B.Frusciante
Veterano
# jan/08
· votar


Putz, agora eu to com um problema!

É normal as cordas velhas não afinarem as oitavas de forma alguma????

Caras, eu mudo completamente colocando mo mínimo ou no máximo os carrinhos, para frente ou para trás e não muda naaada! Não muda nada das oitavas! Continua 1/4 de tom abaixo!
Isso é gradativo, vai fugindo do tom(sempre abaixando) a partir da 5ª casa...
É só na Mizinha, Si e Sol!
Quando eu chego da 12ª para frente já é insuportável! da 15ª já é meio tom de diferença, a 14ª soa(na mizinha) um G# desafinado 1/4 de tom pra baixo e na 15ª soa um G# desafinado 1/4 de tom para cima!!

E agora?
Não posso trocar as cordas.

Existe outra forma de regular as oitavas nas Floyds? Sem ser pelos saddles?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico oficial de regulagem, dúvidas e problemas com Floyd Rose