Campo Harmônico e Harmonização: Tópico Oficial

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# fev/06
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be yourself

Escala diatônica não é uma escala sem acidentes.

Veja, a escala de Ré maior tem 2 sustenidos e é uma escala diatônica.

Pra harmonizar uma outra escala, basta utilizar o procedimento descrito neste tópico, usando esta escala.

Rafael Ferraço
Veterano
# abr/06
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LeandroPanucci
Muito bom o tópico, mas com um pouco de pegrissa de olhas todas essas paginas (desculpa), gostaria de tirar uma duvida....
Tem o campo harmonico maior de C
jonio ->C
dórico -> Dm
frigio ->Em
lidio-> F
mixolido-> G
eólico -> Am
lócrio ->Bº

o 2-5-1 dele seria Dm G C isso usando o campo harmonico maior
agora usando o 2-5-1 com o campo harmonico menor harmonico o primeiro grau seria o eólico tornado assim o 2-5-1 : Bº Em Am
e usando o campo harmonico menor mélodico o primeiro grau seria o dórico, assim seria o 2-5-1 : Em Am Dm
isso oque disse está certo ou errado?

SRV5150
Veterano
# abr/06
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esse merece ir para o topooooooooo!!!!!!!

Rafael Ferraço
Veterano
# abr/06
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xD eu acho que ta certo, rapaz Panucci comanda...

Allan Martiny POA
Veterano
# mai/06
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pessoal, alguem pode me ajudar aqui? Eu tenhu uma musica em
C7M - F7M(5) - F - E


e--0--------0-------1---------0----------------
B--0--------0-------1---------0-------------------
G--0--------2-------2---------0------------------------
D--2--------3-------3---------2-------------------------
A--3--------3-------3---------2--------------------------
E------------1-------1---------0----------------------------
C7M F7M(5) F Em


CORRIJAM-ME SE HOUVER ALGO ERRADO

Qual eh a harmonia dessa musica?

Quem souber, me explique passo a passo por favor! Abçs.

LeandroP
Moderador
# mai/06
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Rafael Ferraço

Você aplicou corretamente sobre o campo harmônico maior. II, V, I de Dó é Dm, G, C - em tríades. Em tétrades seria Dm7, G7, C7M.

E no II, V, I eólio você também acertou. Você montou corretamente o menor dórico, mas chamou de menor melódico. Menor melódico não é o modo dórico, mas é parecido.

Dórico --> T, 2, b3, 4, 5, 6, 7, 8

Menor melódico --> T, 2, b3, 4, 5, 6, 7M, 8

LeandroP
Moderador
# mai/06
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Allan Martiny POA


jônio ** lídio ** frígio
e---0---------0--------1------0------------------------
B---0---------0--------1------0------------------------
G---0---------2--------2------0------------------------
D---2---------3--------3------2------------------------
A---3---------3--------3------2------------------------
E-------------1--------1------0------------------------
C7M F7M(#4) F Em



Allan Martiny POA
Veterano
# mai/06 · Editado por: Allan Martiny POA
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LeandroPanucci

Nao entendi uma coisa... Qual a diferença das escalas modais maiores pras menores? Pq nao sao tudo uma coisa só, tipo só maiores...

Isso significa que a musica ta na escala de C, nao?
Pq nao pode ser assim????


mixolidea ** jônio ** lócria

e---0---------0--------1------0------------------------

B---0---------0--------1------0------------------------

G---0---------2--------2------0------------------------

D---2---------3--------3------2------------------------

A---3---------3--------3------2------------------------

E-------------1--------1------0------------------------

C7M F7M(#4) F Em


Valeu ae cara, abçs.

LeandroP
Moderador
# mai/06 · Editado por: LeandroP
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Allan Martiny POA

Qual a diferença das escalas modais maiores pras menores?

Há muitas diferenças, a começar pela terça, que é o que caracteriza maior e menor. Entre outros intervalos.

Veja os 7 modos da escala maior de Dó, gera diferentes escalas, usando as mesmas notas com graus diferentes:

C, D, E, F, G, A, B, C --- T, 2, 3, 4, 5, 6, 7M, 8 --- modo jônio

D, E, F, G, A, B, C, D --- T, 2, b3, 4, 5, 6, 7, 8 --- modo dórico

E, F, G, A, B, C, D, E --- T, b2, b3, 4, 5, b6, 7, 8 --- modo frígio

F, G, A, B, C, D, E, F --- T, 2, 3, #4, 5, 6, 7M, 8 --- modo lídio

G, A, B, C, D, E, F, G --- T, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 --- modo mixolídio

A, B, C, D, E, F, G, A --- T, 2, b3, 4, 5, b6, 7, 8 --- modo eólio

B, C, D, E, F, G, A, B --- T, b2, b3, 4, b5, b6, 7, 8 --- modo lócrio

Pegue a T, 3, 5 e 7 de cada modo e analise os acordes gerados.

Por que o F7M que você postou não é jônio? Muito simples, porque a segunda corda (B) solta no F7M gera um intervalo de #4 (quarta aumentada). E você só viu este intervalo neste modo, não é?! Então é neste modo que o acorde está apoiado.

Veja que no acorde C, eu escrevi jônio e você mixolídio. Tudo bem, não existe 7a no acorde pra diferenciar entre um modo e outro, mas a sua posição na harmonia sujere o modo jônio. Os acordes desta progressão tem origem nos modos derivados da escala de Dó maior.

O modo lócrio no acorde Em também não soaria legal. Veja que o Em tem a nota B na sua formação, uma quinta justa. Enquanto que no modo lócrio, a quinta é diminuta.

Veja os graus dos modos que acabei de postar e certifique-se.

É importante ter em mente que você precisará analisar os intervalos, reconhecê-los. Por isso se "intervalos" não for o seu forte ainda, trate de estudar... e se dar bem.

deco_superego
Veterano
# mai/06
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eu n intendo nada!!!!!!!!

LeandroP
Moderador
# mai/06
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deco_superego

Estude que você irá entender. Você não é melhor e nem pior do que ninguém. Tudo ao seu tempo.

:)

Rafael Ferraço
Veterano
# mai/06
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Olá pessoa, evitando criar tópicos repetitivos, postarei aqui uma duvida que eu tenho sobre Campo Harmonico, espero que a respondam obrigado!
Eu sei que o CH maior (por exemplo) de C é assim:
C7+
Dm7
Em7
F7+
G7
Am7
Bm7(5b)
essa cifras só indicam as tétrades (T 3 5 7) como vo saber das 9 11 13,etc?como vo saber que o modo frigio tem a 9b, o lido tem a 11#, o eolico a 13b e o lócrio a 9b e 13b

Deji
Veterano
# mai/06
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Rafael Ferraço
s enentedi sua pergunta, os modos são decorados mesmo, primeiro entendidos e depois decorados para serem aplicados nos seus acordes caracteristicos...

Rafael Ferraço
Veterano
# mai/06
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Deji
Eu aprendi, só falta decora isso eu acho : modo frigio tem a 9b, o lido tem a 11#, o eolico a 13b e o lócrio a 9b e 13b

ateobaldo
Veterano
# mai/06
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Rafael Ferraço
Acho q isso pode te ajudar:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/41601/

Rafael Ferraço
Veterano
# mai/06
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ateobaldo
é interesante esse tópico, tenho até nos favoritos, mas la não achei a resposta de minha pergunta

Bendsup
Veterano
# mai/06
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desculpe se eu estiver enganado, mas na primeira página o modo lócrio foi colocado junto as escalas menores, sendo que é meio diminuto com função dominante.

Rafael Ferraço
Veterano
# mai/06
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ajudem-me por favor
(up)

LeandroP
Moderador
# mai/06
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Rafael Ferraço

Pra você decorar, é preciso entender. É impossível decorar os intervalos de todos os modos sem compreender a sua formação.

?como vo saber que o modo frigio tem a 9b, o lido tem a 11#,

Porque a nota característica do modo frígio é justamente um b9. Você não encontrará "frígio com nona maior". Simplesmente não existe.

Cada modo tem seus graus característicos. Separe primeiramente o que é maior do que é menor. Depois classifique os menores, os maiores e os dominantes.

Você não irá encontrar um acorde dominante com 3a maior e 7a maior, por exemplo. Estude mais a formação dos modos e a harmonização deles que você terá a resposta claramente.

Veja que primeiros adicionamos uma terça, depopis a quinta, depois a sétima... o que vem depois? As nonas! Harmonize com as nonas, depois com as sextas, as quartas.

LeandroP
Moderador
# mai/06
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como vo saber que o modo frigio tem a 9b, o lido tem a 11#,

Se não estudar intervalos, não tem como saber.

Rafael Ferraço
Veterano
# mai/06
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LeandroPanucci
valeu mesmo!!! é que eu pensava que tinha (tem) outro modo de se aprender isso, eu ja sabia isso mas não tinha certeza se era pra decora, ou se tinha outro modo... agora que ja não tenho duvida vo começar harmonia funcional (algo que tem muito poucos tópicos aqui, depois eu crio um bom, quando eu souber) muito obrigado mesmo! e ainda evitamos de abri mais um tópico xD

sobrevivente
Veterano
# mai/06
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Gente, qual seria a melhor ordem de estudos teóricos?
Assim, o que tem que saber antes de entrar em HARMONIZAÇÃO e IMPROVISAÇÃO???

sobrevivente
Veterano
# mai/06
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uping...

LeandroP
Moderador
# mai/06
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sobrevivente

Estude os intervalos da escala cromática e classifique-os.

Saiba as diferenças entre uma 2a maior e menor, 3a maior e menor, 4a justa ou aumentada, etc.

Tudo isso é medido em tons e semitons.

A partir disso fica mais fácil seguir outros caminhos e entender melhor o vocabulário da harmonia e improvisação.

Intervalos é a base de tudo.

Parafraseando Jesus Cristo: edificai a sua casa sobre a rocha.

Em outras palavras, tenha uma base sólida, um alicerce capaz de sustentar o que você sonha, senão cai... e cai feio.

:)

sobrevivente
Veterano
# mai/06
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LeandroPanucci
Valeu cara!!! \o\\o//o/

Máumistim
Veterano
# mai/06
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duvidas duvidas e duvidas

Estou prescisando de uma explicaçao urgente dos colegas de forum:

Exemplo, no campo Harmonico MAIOR:
I° -------> funçao de relachamento
II°-------> funçao de pre-preparaçao
III°------> funçao de relachamento
IV°------->funçao de pre-preparaçao
V°-------->funçao de preparaçao
VI°------->funçao de relachamento
VII°------>funçao de pre-preparaçao

e a duvida eh, quais saum as funçoes dos graus no Campo Harmonico Menor Harmonico? abraços

Máumistim
Veterano
# mai/06
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up....ajudem aew pessoal minha duvida eh caso de vida ou morte sem exageros!! ehehheheheheh (plis)

LeandroP
Moderador
# jun/06
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Máumistim

As funções sobre os graus você já respondeu. São essas mesmo.

Se você tocar no tom de Dó maior, um acorde Dm, um G7 e depois um C, você estará tocando um acorde de pré-preparação, outro de preparação e outro de relaxamento.

Toque:

Dm7 - G7 - C7M

Fazendo uma alusão ao jogo de volei: um recebe a bola (Dm7) , o outro levanta (G7), e o outro corta (C7M).

campero
Veterano
# jun/06
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MAIOR:

T - 2/9 - 3 - 4/11 - 5 - 6/13 - 7M - 8


MENOR:

T - 2/9 - b3 - 4/11 - 5 - b6 - 7 - 8




????q eh isso???

Allan Martiny POA
Veterano
# jun/06
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e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D--0----0----2----5----3----2-----------------------
A--0----1----3----3----3----3-----------------------
D--0----0----2---------------------------------------


Como fica a harmonia dissu... Eu fiz mas naum sei se tah certo... Ajudem ae... E jah diz os nomes dos acordes... =)

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