| Autor | Mensagem | 
| heathcliff Veterano
 | # ago/05 · votar

PedroGtr

ta explicado então =)

| 
| Elton_Guitar Veterano
 | # ago/05 · votar

Esse topico ta muito bom! Queria aproveitar esse tópico muito bom e tirar umas dúvidas também! Entendi o uso dos modos paralelos, dos dominantes secundários, etc.... só que ainda não sei como "escolher" os acordes para montar uma progressão harmônica... tipo esse:
 |  C  |  Em7  |  F7M  |  Fm7  |

Por que depois do C vem o Em7? e depois o F7M? e depois o Fm7 (do modo paralelo)? .... não entendo com que intenção se montou essa progressão.... a expressão que isso passa... por que nao um Dm7 depois do C? O que mudaria?

| 
| LeandroP Moderador
 | # set/05 · Editado por: LeandroP · votar

Elton_Guitar

Já pensou se sempre depois de um C viesse um Dm ???

A música não seria monótona?!

Até o F7M a progressão é modal: I, IIIm, IV, IVm

Experimente usar no lugar do Em, um C7M/E e note a sonoridade.

| 
| Elton_Guitar Veterano
 | # set/05 · votar

demorou, mas valeu a pena esperar uheuheuhe...  ih, agora nao entendi porque a progressao é modal até o F7M, já que o Em7 e F7M são do campo harmônico de C. Não é só o Fm7 que é uma progressao modal?

Outra coisa que tá me intrigando, são as funções (tonica, subdominantes e dominantes) do campo harmônico menor, é a mesma regrinha do campo harmonico maior? (com exceção da V que funciona melhor pegando emprestado o V7 da escala menor harmonica). Quais as funções do campo harmônico menor?

ih... aih teria tb diferentes funcoes para o menor harmonico, melodico, e dos modos dorico, frigio, lidio, mixolidio e locrio?? ferrou huahauhauh

| 
| Elton_Guitar Veterano
 | # set/05 · votar

putz, teoria musical é muita doideira, as vezes da vontade de pegar a teoria e mandar se ***** e tocar qq coisa logo auhahauh.. putz, mas nao adianta, eh bom saber....

| 
| LeandroP Moderador
 | # set/05 · votar

Elton_Guitar

As funções são as mesma no c.h. maior e menor.

Observe as cadências, que podem ser II, V, I ou IV, V, I, com inversão de acordes, etc.

demorou, mas valeu a pena esperar uheuheuhe... ih, agora nao entendi porque a progressao é modal até o F7M, já que o Em7 e F7M são do campo harmônico de C. Não é só o Fm7 que é uma progressao modal?

Você está certo mesmo, é tudo modal. Na verdade eu quis dizer a cadência é formada por modos naturais do tom, enquanto o Fm7 é misto, pois vem do c.h. de Dó menor (IVº de Cm).

Os modos mudam de posição quando se passa pra menor, mas aplicam-se as mesmas escalas pros mesmos acordes. O modo lócrio vem depois do eólio no c.h. maior, não é? Então quando se montar o c.h. menor eólio, o IIº passa a ser lócrio, e não dórico como no c.h. maior.

Veja um exemplo de II, V, I maior e menor:

Still Got The Blues

e--1--|--1--|--0--|--0--|--1--|-----|--0--|
 B--1--|--1--|--0--|--1--|--3--|--3--|--1--|
 G--2--|--2--|--0--|--2--|--2--|--1--|--2--|
 D--0--|--3--|--2--|--3--|--3--|--0--|--2--|
 A-----|-----|--3--|-----|--2--|--2--|--0--|
 E-----|--3--|-----|-----|-----|--0--|-----|
 Dm7  Gsus4  C7M   F7M   BØ     E7   Am

O Dm7 e o Gsus4 fazem um II, V pra C7M, enquanto o BØ e o E7 fazem o II, V pro Am.

Tocar é uma coisa e estudar é outra. É bom estudar (tirar o tempo pra estudar mesmo) e deixar pra se divertir tocando. Na hora de tocar não tem que ficar pensando em teorias, tem que se envolver com a música.

| 
| Elton_Guitar Veterano
 | # set/05 · votar

LeandroPanucci
 Valeu LeandroPanucci! Obrigado! O problema de estudar musica é que eh meio complicado, tah mais pra matematica do que  educacao artistica, eheeeheheh... Agora decidi comprar um livro de harmonia, li que você recomenda o HARMONIA E IMPROVISAÇÃO - Vol. 1 e 2 do Almir Chediak.... mas na livraria encontrei um q chama HARMONIA de Arnold Schoenberg, mas qd abri nao gostei pq achei meio dificil de entender, mas é recomendável? ...

| 
| LeandroP Moderador
 | # set/05 · votar

Elton_Guitar

Eu nunca li este livro. Os do Chediak tem uma boa abordagem e de fácil compreenção. Acredito que você se daria muito bem com o Harmonia & Improvisação.

| 
| Elton_Guitar Veterano
 | # set/05 · votar

LeandroPanucci
 ok! Valeu LeandroPanucci!

| 
| TucanoTuca Veterano
 | # out/05 · votar

karaca.. matou a pau velho...
 e acho que salvou minha vida hehehehehe
 muito obrigado..
 tou imprimindo tudo e vou estudar pacas essa AULAAAA que voce mandou

www.acidoseindigestos.com.br

| 
| LeandroP Moderador
 | # out/05 · votar

Elton_Guitar

O problema de estudar musica é que eh meio complicado, tah mais pra matematica do que educacao artistica, eheeeheheh

É importante você persistir e acreditar. Na vontade de aprender rápido a gente acaba não pegando a essência da coisa, mas se você insistir você consegue.

Tem coisas que nunca entravam na minha cabeça, mas eu precisava saber essas coisas e fui buscando aqui e ali. Chega uma hora que você acerta pega a corredeira e aí é só deixar a água te levar. Persista e insista... teime!

| 
| Extrapolation Veterano
 | # jan/06 · votar

pra dar uma ressusitada...

LeandroPanucci
 falando em Dó maior, eu peguei Fm7 ou simplesmente Fm (do modo paralelo) e vi q realmente, pelo som resolve no C ou C7M. Mas nao entendi pq ele tem essa resolução. Seria por causa q esse Fm7 "é" um F Dórico? se sim, eu escutaria implicitamente a 6M nele, e a 3m e a 6M desse F dórico fazem um tritono, mas nao o mesmo q resolveria no C, e sim no Eb... (estou certo?)
 eu sei q to indo longe... mas foi isso q consegui alcançar até agora e ainda nao tive explicação do pq, teoricamente o Fm resolve no C

antes de escutar esse Fm -> C eu denominava com função dominante acordes q possuissem o tritono, mas agora vejo q nao só isso basta

| 
| Extrapolation Veterano
 | # jan/06 · votar

up

| 
| Extrapolation Veterano
 | # jan/06 · votar

cadê o LeandroPanucci???

| 
| andrehirata Veterano
 | # jan/06 · votar

Extrapolation
 ele sumiu velho... deixou de ser modera... deve ter enchido o saco... enjoo... naum sei direito pq ele saiu...

| 
| Extrapolation Veterano
 | # jan/06 · votar

andrehirata
 disso eu to sabendo... mas eu vi um topico dele criado recentemente, mas lá no palco mp3...
 será uma pena mesmo ele ter parado de postar por aqui

| 
| LeandroP Moderador
 | # jan/06 · votar

Extrapolation

O IVm7 não é um acorde dominante e sim um subdominante menor. Ele pertence ao modo paralelo de Dó maior --> Dó menor. Corresponde ao IVº grau do campo de Cm, e pode ser usado também no campo de Cmaj.

Perceba que o Fm7 é relativo de Ab7, que é o bVI de Cm.

| 
| Steve Morsa Veterano
 | # jan/06 · votar

LeandroPanucci
 O_O

| 
| Extrapolation Veterano
 | # jan/06 · votar

LeandroPanucci
 Perceba que o Fm7 é relativo de Ab7, que é o bVI de Cm.
 hum, bem no meio da escala
 q chuchu

| 
| digo_manenti Veterano
 | # jan/06 · votar

Um dos melhores tópicos que já vi, parabéns para os colaboradores do tópico.

| 
| Sgt_ Pimenta Veterano
 | # jan/06 · votar

BlaCk LaBeL

caraiu, vô imprimir isso, valeu mesmo!!!

dúvida: a escala menor tem a setima menor tbm naum?

| 
| Skider Veterano
 | # jan/06 · votar

Sgt_ Pimenta
 Escala menor - T 3m e 5M
 nao tem Sétima menor nao..
 a nao ser quando tem um nota Bm7, ai a setima é menor..

| 
| Sgt_ Pimenta Veterano
 | # jan/06 · Editado por: Sgt_ Pimenta · votar

Skider

mas essa eh a triade, eu tô falando lah em cima, na primeira pagina,
 o black label colocou:

MENOR:

T - 2/9 - b3 - 4/11 - 5 - b6 - 7 - 8

e eh: T 3m e 5J naum?

| 
| Sgt_ Pimenta Veterano
 | # jan/06 · Editado por: Sgt_ Pimenta · votar

--- /\
 -- /--\
 --/-||-\
 ----||
 ----||

alguem pode responder isso ai em cima?

| 
| Extrapolation Veterano
 | # jan/06 · votar

q q tem?
 a triade é isso ae mesmo, do acorde menor

a escalinha ali... se for menor natural tem q ter o 7b, nao o 7...
 em escalas o 7 sem nada é setima maior

| 
| Extrapolation Veterano
 | # fev/06 · votar

vo dar um up aqui por caridade

| 
| LeandroP Moderador
 | # fev/06 · votar

Sgt_ Pimenta

Sim, as escalas menores possuem 7a menor. (dórico, frígio, eólio, lócrio).

As escalas menores que tem 7a maior são a menor harmônica e a menor melódica.

| 
| izzystradlin Veterano
 | # fev/06 · votar

LeandroPanucci
 que bom te ver por aqui novamente!

| 
| LeandroP Moderador
 | # fev/06 · votar

izzystradlin

:)

| 
| be yourself Veterano
 | # fev/06 · Editado por: be yourself · votar

Up!!!

Eu tava aqui vendo esse tópico e compondo uma música...
 Daí eu tava querendo saber como fazia para saber os acordes possiveis de uma escala...
 Dae eu teria que usar a Harmonização? Mas a Harmonização só serve para escalas diatônicas? (Ou seja..Escalas SEM acidentes)
 Help!! Please :)

|