Autor |
Mensagem |
heathcliff Veterano |
# ago/05
· votar
PedroGtr
ta explicado então =)
|
Elton_Guitar Veterano |
# ago/05
· votar
Esse topico ta muito bom! Queria aproveitar esse tópico muito bom e tirar umas dúvidas também! Entendi o uso dos modos paralelos, dos dominantes secundários, etc.... só que ainda não sei como "escolher" os acordes para montar uma progressão harmônica... tipo esse:
| C | Em7 | F7M | Fm7 |
Por que depois do C vem o Em7? e depois o F7M? e depois o Fm7 (do modo paralelo)? .... não entendo com que intenção se montou essa progressão.... a expressão que isso passa... por que nao um Dm7 depois do C? O que mudaria?
|
LeandroP Moderador |
# set/05 · Editado por: LeandroP
· votar
Elton_Guitar
Já pensou se sempre depois de um C viesse um Dm ???
A música não seria monótona?!
Até o F7M a progressão é modal: I, IIIm, IV, IVm
Experimente usar no lugar do Em, um C7M/E e note a sonoridade.
|
Elton_Guitar Veterano |
# set/05
· votar
demorou, mas valeu a pena esperar uheuheuhe... ih, agora nao entendi porque a progressao é modal até o F7M, já que o Em7 e F7M são do campo harmônico de C. Não é só o Fm7 que é uma progressao modal?
Outra coisa que tá me intrigando, são as funções (tonica, subdominantes e dominantes) do campo harmônico menor, é a mesma regrinha do campo harmonico maior? (com exceção da V que funciona melhor pegando emprestado o V7 da escala menor harmonica). Quais as funções do campo harmônico menor?
ih... aih teria tb diferentes funcoes para o menor harmonico, melodico, e dos modos dorico, frigio, lidio, mixolidio e locrio?? ferrou huahauhauh
|
Elton_Guitar Veterano |
# set/05
· votar
putz, teoria musical é muita doideira, as vezes da vontade de pegar a teoria e mandar se ***** e tocar qq coisa logo auhahauh.. putz, mas nao adianta, eh bom saber....
|
LeandroP Moderador |
# set/05
· votar
Elton_Guitar
As funções são as mesma no c.h. maior e menor.
Observe as cadências, que podem ser II, V, I ou IV, V, I, com inversão de acordes, etc.
demorou, mas valeu a pena esperar uheuheuhe... ih, agora nao entendi porque a progressao é modal até o F7M, já que o Em7 e F7M são do campo harmônico de C. Não é só o Fm7 que é uma progressao modal?
Você está certo mesmo, é tudo modal. Na verdade eu quis dizer a cadência é formada por modos naturais do tom, enquanto o Fm7 é misto, pois vem do c.h. de Dó menor (IVº de Cm).
Os modos mudam de posição quando se passa pra menor, mas aplicam-se as mesmas escalas pros mesmos acordes. O modo lócrio vem depois do eólio no c.h. maior, não é? Então quando se montar o c.h. menor eólio, o IIº passa a ser lócrio, e não dórico como no c.h. maior.
Veja um exemplo de II, V, I maior e menor:
Still Got The Blues
e--1--|--1--|--0--|--0--|--1--|-----|--0--|
B--1--|--1--|--0--|--1--|--3--|--3--|--1--|
G--2--|--2--|--0--|--2--|--2--|--1--|--2--|
D--0--|--3--|--2--|--3--|--3--|--0--|--2--|
A-----|-----|--3--|-----|--2--|--2--|--0--|
E-----|--3--|-----|-----|-----|--0--|-----|
Dm7 Gsus4 C7M F7M BØ E7 Am
O Dm7 e o Gsus4 fazem um II, V pra C7M, enquanto o BØ e o E7 fazem o II, V pro Am.
Tocar é uma coisa e estudar é outra. É bom estudar (tirar o tempo pra estudar mesmo) e deixar pra se divertir tocando. Na hora de tocar não tem que ficar pensando em teorias, tem que se envolver com a música.
|
Elton_Guitar Veterano |
# set/05
· votar
LeandroPanucci
Valeu LeandroPanucci! Obrigado! O problema de estudar musica é que eh meio complicado, tah mais pra matematica do que educacao artistica, eheeeheheh... Agora decidi comprar um livro de harmonia, li que você recomenda o HARMONIA E IMPROVISAÇÃO - Vol. 1 e 2 do Almir Chediak.... mas na livraria encontrei um q chama HARMONIA de Arnold Schoenberg, mas qd abri nao gostei pq achei meio dificil de entender, mas é recomendável? ...
|
LeandroP Moderador |
# set/05
· votar
Elton_Guitar
Eu nunca li este livro. Os do Chediak tem uma boa abordagem e de fácil compreenção. Acredito que você se daria muito bem com o Harmonia & Improvisação.
|
Elton_Guitar Veterano |
# set/05
· votar
LeandroPanucci
ok! Valeu LeandroPanucci!
|
TucanoTuca Veterano |
# out/05
· votar
karaca.. matou a pau velho...
e acho que salvou minha vida hehehehehe
muito obrigado..
tou imprimindo tudo e vou estudar pacas essa AULAAAA que voce mandou
www.acidoseindigestos.com.br
|
LeandroP Moderador |
# out/05
· votar
Elton_Guitar
O problema de estudar musica é que eh meio complicado, tah mais pra matematica do que educacao artistica, eheeeheheh
É importante você persistir e acreditar. Na vontade de aprender rápido a gente acaba não pegando a essência da coisa, mas se você insistir você consegue.
Tem coisas que nunca entravam na minha cabeça, mas eu precisava saber essas coisas e fui buscando aqui e ali. Chega uma hora que você acerta pega a corredeira e aí é só deixar a água te levar. Persista e insista... teime!
|
Extrapolation Veterano |
# jan/06
· votar
pra dar uma ressusitada...
LeandroPanucci
falando em Dó maior, eu peguei Fm7 ou simplesmente Fm (do modo paralelo) e vi q realmente, pelo som resolve no C ou C7M. Mas nao entendi pq ele tem essa resolução. Seria por causa q esse Fm7 "é" um F Dórico? se sim, eu escutaria implicitamente a 6M nele, e a 3m e a 6M desse F dórico fazem um tritono, mas nao o mesmo q resolveria no C, e sim no Eb... (estou certo?)
eu sei q to indo longe... mas foi isso q consegui alcançar até agora e ainda nao tive explicação do pq, teoricamente o Fm resolve no C
antes de escutar esse Fm -> C eu denominava com função dominante acordes q possuissem o tritono, mas agora vejo q nao só isso basta
|
Extrapolation Veterano |
# jan/06
· votar
up
|
Extrapolation Veterano |
# jan/06
· votar
cadê o LeandroPanucci???
|
andrehirata Veterano |
# jan/06
· votar
Extrapolation
ele sumiu velho... deixou de ser modera... deve ter enchido o saco... enjoo... naum sei direito pq ele saiu...
|
Extrapolation Veterano |
# jan/06
· votar
andrehirata
disso eu to sabendo... mas eu vi um topico dele criado recentemente, mas lá no palco mp3...
será uma pena mesmo ele ter parado de postar por aqui
|
LeandroP Moderador |
# jan/06
· votar
Extrapolation
O IVm7 não é um acorde dominante e sim um subdominante menor. Ele pertence ao modo paralelo de Dó maior --> Dó menor. Corresponde ao IVº grau do campo de Cm, e pode ser usado também no campo de Cmaj.
Perceba que o Fm7 é relativo de Ab7, que é o bVI de Cm.
|
Steve Morsa Veterano |
# jan/06
· votar
LeandroPanucci
O_O
|
Extrapolation Veterano |
# jan/06
· votar
LeandroPanucci
Perceba que o Fm7 é relativo de Ab7, que é o bVI de Cm.
hum, bem no meio da escala
q chuchu
|
digo_manenti Veterano |
# jan/06
· votar
Um dos melhores tópicos que já vi, parabéns para os colaboradores do tópico.
|
Sgt_ Pimenta Veterano |
# jan/06
· votar
BlaCk LaBeL
caraiu, vô imprimir isso, valeu mesmo!!!
dúvida: a escala menor tem a setima menor tbm naum?
|
Skider Veterano |
# jan/06
· votar
Sgt_ Pimenta
Escala menor - T 3m e 5M
nao tem Sétima menor nao..
a nao ser quando tem um nota Bm7, ai a setima é menor..
|
Sgt_ Pimenta Veterano |
# jan/06 · Editado por: Sgt_ Pimenta
· votar
Skider
mas essa eh a triade, eu tô falando lah em cima, na primeira pagina,
o black label colocou:
MENOR:
T - 2/9 - b3 - 4/11 - 5 - b6 - 7 - 8
e eh: T 3m e 5J naum?
|
Sgt_ Pimenta Veterano |
# jan/06 · Editado por: Sgt_ Pimenta
· votar
--- /\
-- /--\
--/-||-\
----||
----||
alguem pode responder isso ai em cima?
|
Extrapolation Veterano |
# jan/06
· votar
q q tem?
a triade é isso ae mesmo, do acorde menor
a escalinha ali... se for menor natural tem q ter o 7b, nao o 7...
em escalas o 7 sem nada é setima maior
|
Extrapolation Veterano |
# fev/06
· votar
vo dar um up aqui por caridade
|
LeandroP Moderador |
# fev/06
· votar
Sgt_ Pimenta
Sim, as escalas menores possuem 7a menor. (dórico, frígio, eólio, lócrio).
As escalas menores que tem 7a maior são a menor harmônica e a menor melódica.
|
izzystradlin Veterano |
# fev/06
· votar
LeandroPanucci
que bom te ver por aqui novamente!
|
LeandroP Moderador |
# fev/06
· votar
izzystradlin
:)
|
be yourself Veterano |
# fev/06 · Editado por: be yourself
· votar
Up!!!
Eu tava aqui vendo esse tópico e compondo uma música...
Daí eu tava querendo saber como fazia para saber os acordes possiveis de uma escala...
Dae eu teria que usar a Harmonização? Mas a Harmonização só serve para escalas diatônicas? (Ou seja..Escalas SEM acidentes)
Help!! Please :)
|