Campo Harmônico e Harmonização: Tópico Oficial

Autor Mensagem
heathcliff
Veterano
# ago/05
· votar


PedroGtr

ta explicado então =)

Elton_Guitar
Veterano
# ago/05
· votar


Esse topico ta muito bom! Queria aproveitar esse tópico muito bom e tirar umas dúvidas também! Entendi o uso dos modos paralelos, dos dominantes secundários, etc.... só que ainda não sei como "escolher" os acordes para montar uma progressão harmônica... tipo esse:
| C | Em7 | F7M | Fm7 |

Por que depois do C vem o Em7? e depois o F7M? e depois o Fm7 (do modo paralelo)? .... não entendo com que intenção se montou essa progressão.... a expressão que isso passa... por que nao um Dm7 depois do C? O que mudaria?

LeandroP
Moderador
# set/05 · Editado por: LeandroP
· votar


Elton_Guitar

Já pensou se sempre depois de um C viesse um Dm ???

A música não seria monótona?!

Até o F7M a progressão é modal: I, IIIm, IV, IVm

Experimente usar no lugar do Em, um C7M/E e note a sonoridade.

Elton_Guitar
Veterano
# set/05
· votar


demorou, mas valeu a pena esperar uheuheuhe... ih, agora nao entendi porque a progressao é modal até o F7M, já que o Em7 e F7M são do campo harmônico de C. Não é só o Fm7 que é uma progressao modal?

Outra coisa que tá me intrigando, são as funções (tonica, subdominantes e dominantes) do campo harmônico menor, é a mesma regrinha do campo harmonico maior? (com exceção da V que funciona melhor pegando emprestado o V7 da escala menor harmonica). Quais as funções do campo harmônico menor?

ih... aih teria tb diferentes funcoes para o menor harmonico, melodico, e dos modos dorico, frigio, lidio, mixolidio e locrio?? ferrou huahauhauh

Elton_Guitar
Veterano
# set/05
· votar


putz, teoria musical é muita doideira, as vezes da vontade de pegar a teoria e mandar se ***** e tocar qq coisa logo auhahauh.. putz, mas nao adianta, eh bom saber....

LeandroP
Moderador
# set/05
· votar


Elton_Guitar

As funções são as mesma no c.h. maior e menor.

Observe as cadências, que podem ser II, V, I ou IV, V, I, com inversão de acordes, etc.

demorou, mas valeu a pena esperar uheuheuhe... ih, agora nao entendi porque a progressao é modal até o F7M, já que o Em7 e F7M são do campo harmônico de C. Não é só o Fm7 que é uma progressao modal?


Você está certo mesmo, é tudo modal. Na verdade eu quis dizer a cadência é formada por modos naturais do tom, enquanto o Fm7 é misto, pois vem do c.h. de Dó menor (IVº de Cm).

Os modos mudam de posição quando se passa pra menor, mas aplicam-se as mesmas escalas pros mesmos acordes. O modo lócrio vem depois do eólio no c.h. maior, não é? Então quando se montar o c.h. menor eólio, o IIº passa a ser lócrio, e não dórico como no c.h. maior.

Veja um exemplo de II, V, I maior e menor:


Still Got The Blues

e--1--|--1--|--0--|--0--|--1--|-----|--0--|
B--1--|--1--|--0--|--1--|--3--|--3--|--1--|
G--2--|--2--|--0--|--2--|--2--|--1--|--2--|
D--0--|--3--|--2--|--3--|--3--|--0--|--2--|
A-----|-----|--3--|-----|--2--|--2--|--0--|
E-----|--3--|-----|-----|-----|--0--|-----|
Dm7 Gsus4 C7M F7M BØ E7 Am

O Dm7 e o Gsus4 fazem um II, V pra C7M, enquanto o BØ e o E7 fazem o II, V pro Am.



Tocar é uma coisa e estudar é outra. É bom estudar (tirar o tempo pra estudar mesmo) e deixar pra se divertir tocando. Na hora de tocar não tem que ficar pensando em teorias, tem que se envolver com a música.

Elton_Guitar
Veterano
# set/05
· votar


LeandroPanucci
Valeu LeandroPanucci! Obrigado! O problema de estudar musica é que eh meio complicado, tah mais pra matematica do que educacao artistica, eheeeheheh... Agora decidi comprar um livro de harmonia, li que você recomenda o HARMONIA E IMPROVISAÇÃO - Vol. 1 e 2 do Almir Chediak.... mas na livraria encontrei um q chama HARMONIA de Arnold Schoenberg, mas qd abri nao gostei pq achei meio dificil de entender, mas é recomendável? ...

LeandroP
Moderador
# set/05
· votar


Elton_Guitar

Eu nunca li este livro. Os do Chediak tem uma boa abordagem e de fácil compreenção. Acredito que você se daria muito bem com o Harmonia & Improvisação.

Elton_Guitar
Veterano
# set/05
· votar


LeandroPanucci
ok! Valeu LeandroPanucci!

TucanoTuca
Veterano
# out/05
· votar


karaca.. matou a pau velho...
e acho que salvou minha vida hehehehehe
muito obrigado..
tou imprimindo tudo e vou estudar pacas essa AULAAAA que voce mandou

www.acidoseindigestos.com.br

LeandroP
Moderador
# out/05
· votar


Elton_Guitar

O problema de estudar musica é que eh meio complicado, tah mais pra matematica do que educacao artistica, eheeeheheh

É importante você persistir e acreditar. Na vontade de aprender rápido a gente acaba não pegando a essência da coisa, mas se você insistir você consegue.

Tem coisas que nunca entravam na minha cabeça, mas eu precisava saber essas coisas e fui buscando aqui e ali. Chega uma hora que você acerta pega a corredeira e aí é só deixar a água te levar. Persista e insista... teime!

Extrapolation
Veterano
# jan/06
· votar


pra dar uma ressusitada...

LeandroPanucci
falando em Dó maior, eu peguei Fm7 ou simplesmente Fm (do modo paralelo) e vi q realmente, pelo som resolve no C ou C7M. Mas nao entendi pq ele tem essa resolução. Seria por causa q esse Fm7 "é" um F Dórico? se sim, eu escutaria implicitamente a 6M nele, e a 3m e a 6M desse F dórico fazem um tritono, mas nao o mesmo q resolveria no C, e sim no Eb... (estou certo?)
eu sei q to indo longe... mas foi isso q consegui alcançar até agora e ainda nao tive explicação do pq, teoricamente o Fm resolve no C

antes de escutar esse Fm -> C eu denominava com função dominante acordes q possuissem o tritono, mas agora vejo q nao só isso basta

Extrapolation
Veterano
# jan/06
· votar


up

Extrapolation
Veterano
# jan/06
· votar


cadê o LeandroPanucci???

andrehirata
Veterano
# jan/06
· votar


Extrapolation
ele sumiu velho... deixou de ser modera... deve ter enchido o saco... enjoo... naum sei direito pq ele saiu...

Extrapolation
Veterano
# jan/06
· votar


andrehirata
disso eu to sabendo... mas eu vi um topico dele criado recentemente, mas lá no palco mp3...
será uma pena mesmo ele ter parado de postar por aqui

LeandroP
Moderador
# jan/06
· votar


Extrapolation

O IVm7 não é um acorde dominante e sim um subdominante menor. Ele pertence ao modo paralelo de Dó maior --> Dó menor. Corresponde ao IVº grau do campo de Cm, e pode ser usado também no campo de Cmaj.

Perceba que o Fm7 é relativo de Ab7, que é o bVI de Cm.

Steve Morsa
Veterano
# jan/06
· votar


LeandroPanucci
O_O

Extrapolation
Veterano
# jan/06
· votar


LeandroPanucci
Perceba que o Fm7 é relativo de Ab7, que é o bVI de Cm.
hum, bem no meio da escala
q chuchu

digo_manenti
Veterano
# jan/06
· votar


Um dos melhores tópicos que já vi, parabéns para os colaboradores do tópico.

Sgt_ Pimenta
Veterano
# jan/06
· votar


BlaCk LaBeL

caraiu, vô imprimir isso, valeu mesmo!!!

dúvida: a escala menor tem a setima menor tbm naum?

Skider
Veterano
# jan/06
· votar


Sgt_ Pimenta
Escala menor - T 3m e 5M
nao tem Sétima menor nao..
a nao ser quando tem um nota Bm7, ai a setima é menor..

Sgt_ Pimenta
Veterano
# jan/06 · Editado por: Sgt_ Pimenta
· votar


Skider

mas essa eh a triade, eu tô falando lah em cima, na primeira pagina,
o black label colocou:


MENOR:

T - 2/9 - b3 - 4/11 - 5 - b6 -
7 - 8



e eh: T 3m e 5J naum?

Sgt_ Pimenta
Veterano
# jan/06 · Editado por: Sgt_ Pimenta
· votar


--- /\
-- /--\
--/-||-\
----||
----||


alguem pode responder isso ai em cima?

Extrapolation
Veterano
# jan/06
· votar


q q tem?
a triade é isso ae mesmo, do acorde menor

a escalinha ali... se for menor natural tem q ter o 7b, nao o 7...
em escalas o 7 sem nada é setima maior

Extrapolation
Veterano
# fev/06
· votar


vo dar um up aqui por caridade

LeandroP
Moderador
# fev/06
· votar


Sgt_ Pimenta

Sim, as escalas menores possuem 7a menor. (dórico, frígio, eólio, lócrio).

As escalas menores que tem 7a maior são a menor harmônica e a menor melódica.

izzystradlin
Veterano
# fev/06
· votar


LeandroPanucci
que bom te ver por aqui novamente!

LeandroP
Moderador
# fev/06
· votar


izzystradlin

:)

be yourself
Veterano
# fev/06 · Editado por: be yourself
· votar


Up!!!

Eu tava aqui vendo esse tópico e compondo uma música...
Daí eu tava querendo saber como fazia para saber os acordes possiveis de uma escala...
Dae eu teria que usar a Harmonização? Mas a Harmonização só serve para escalas diatônicas? (Ou seja..Escalas SEM acidentes)
Help!! Please :)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Campo Harmônico e Harmonização: Tópico Oficial