Campo Harmônico e Harmonização: Tópico Oficial

Autor Mensagem
erickx
Veterano
# mar/11
· votar


Se eu criar um tópico me atirarão pedras por isso vou upar aqui:

minha duvida:
quais sao as dissonâncias que eu posso usar em uma musica minha??

ex: na bossa nova eles criam acordes que estao totalmente fora do campo harmonico tipo um numa musica com tom de C eles colocam acordes com 7/13 7/9
que nao estao nocampo harmonico
minha duvida é quais sao as dissonancias que posso usar??? quanto posso sair da logica do campo harmonico?????

De Ros
Veterano
# mar/11
· votar


erickx

Essa dissonâncias, ou tensões, não estão necessariamente fora do campo harmônico.

Um acorde é um empilhamente de terças, certo? (Não estamos falando de quartais, que é um bicho de outra espécie...).

Pega a nota C. Qual é a terça? um E
Pega a nota E. Qual é a terça? um G
Pega a nota G Qual é a terça? um B

Notou que ficamos com o acorde C, E, G, B ou seja, Cmaj7.

E se continuarmos a empilhar terças?

Pega a nota B Qual é a terça? um D
Pega a nota D Qual é a terça? um F
Pega a nota F Qual é a terça? um A
Pega a nota A Qual é a terça? um C

Chegamos novamente ao C. Mas passamos pela, 9, 11, e 13, que são todas as tensões disponíveis para o primeiro grau do campo harmônico.

Se o dito acorde tiver exatamente essas tensões, ele é um primeiro grau. Se, por exemplo, tiver essas tensões e a sétima menor, ele é um dominante. Se tiver essa configuração mas a décima-primeira aumentada, ele é um quarto grau.

Sacou?

MarcosBorba
Veterano
# mar/11
· votar


erickx

Além do que mestre De Ros disse, tem uma forma legal de pensar nas tensões que eu li rapidamente num livro do Toninho Horta. Vc pega um acorde e adiciona 1 tom em alguma nota dele, assim vc obtém uma tensão (inclusive tensões que, a princípio não estão no campo harmônico). Pro acorde dominante, vc adiciona um semitom.

Pode testar, os resultados são bem legais.

erickx
Veterano
# mar/11
· votar


Sacou?
+-
mas obrigado pelas respostas
MarcosBorba
De Ros

De Ros
Veterano
# mar/11
· votar


erickx

Se não entendeu, pergunta o que não ficou claro.

erickx
Veterano
# mar/11
· votar


pois eu aprendi que a forma do campo harmonico eu uso
aas notas da escala diatonica mais a forma : TM 2m 3m 4M 5com7ª 6m 7meio diminuto

entao aplicando as notas:
em C (pla ficar mais simples)

C Dm Em F G7 Am Bm7(b5)

e ai vc falou em empilhamento de terças
entao o que posso fazer é pegar os acordes do campo harmonicoe empilhar terças assim:
pegando o Dm : D F A+C(3ª de A)+E(3de C) assim por diante ????
e eu tbm já vi no tom de C ser utilizado B maior e nao meio diminuto !! isso tbm foi o empilhamento?????????

De Ros
Veterano
# mar/11 · Editado por: De Ros
· votar


erickx

Isso está errado.

"TM 2m 3m 4M 5com7ª 6m 7meio diminuto"

Você quis dizer isso:

IM IIm IIIm IVM VM VIm VII meio-diminuto.

Não vou explicar o porque, pois já vi tópicos que explicam muito bem isso.

----------------------------------------------------------------

Os acordes são formados por empilhamento de terças.

Tônica = Tônica

terça da Tônica = Terça
terça da Terça = Quinta
terça da Quinta = Sétima
terça da Sétima = Nona
terça da Nona = Décima Primeira
terça da Décima Primeira = Décima Terceira
terça da Décima Terceira= Tonica (duas oitavas acima).

Ficou claro agora?

erickx
Veterano
# mar/11
· votar


Isso está errado.
o que estra erra do eu usar 1234567 ao inves de I II III IV???
disso eu sei sao os graus
mmas o empilhamento eu saquei !
valeu muito massa suas explicaçoes
valeu pela ajuda !!

De Ros
Veterano
# mar/11
· votar


erickx

"o que estra erra do eu usar 1234567 ao inves de I II III IV???"

Exato. Ao usar numeros ou ordinais, tu está falando de intervalos ou notas. Ao falar de acordes usamos numeros romanos e chamamos de graus.

Fico feliz que tu sacou as tensões disponiveis de cada grau.
Algumas tensões não são provenientes da escala maior, e sim das menores e até mesmo de escalas exóticas ou simétricas. É um belo estudo a ser feito!

Abração!

erickx
Veterano
# mar/11
· votar


muito bom entao ultima pergunta :
nos acordes eu posso empilhar quantas terças quiser ?

De Ros
Veterano
# mar/11
· votar


erickx

Na guitarra, não mais de seis notas...
No piano, até onze, se o pianista usar o nariz para tocar uma delas...

De Ros
Veterano
# mar/11
· votar


Ah sim, vai vir um engraçadinho dizer que já tem guitarra de sete cordas...
O engraçadinho fui eu! Ganhei! UHuhauahuahuah!!!

erickx
Veterano
# mar/11
· votar


Ganhei
droga queria ganhar! hauha

Marc Snow
Veterano
# mar/11
· votar


Nossa

mateusstarling
Veterano
# mar/11
· votar


erickx
A sua pergunta é sobre harmonia e formação de acordes, normalmente isso é materia para 2 anos numa faculdade, isso se tratando somente de harmonia funcional, portanto, as informações que vc vai ter aqui vão ser superficiais pois vc precisa aprender desde intervalos, sobreposição de triades, tetrades com tensões e etc.
Vale a pena vc estudar harmonia seriamente, infelizmente as ideias aqui ficam um pouco avulças, e pelo que eu vi vc precisa começar bem do começo em intervalos.

erickx
Veterano
# mar/11
· votar


Já estudei intervalos !!
em que pequei neste assunto?

LeandroP
Moderador
# mar/11
· votar


erickx

Você pode empilhar terças, empilhar quartas, quintas... Vai gerar acordes com estruturas diferentes e por sua vez gerar outros campos harmônicos. É bem legal tentar isso, mesmo que você não utilize tanto na prática, pois ajuda a fixar o assunto além de praticar a análise dos intervalos.

Por exemplo, a tétrade G+C+F+A tem origem no empilhamento de quartas. Seria um acorde G7 com a 9a e a 4a justa no lugar da 3a - G7sus4.

Onde quero chegar com isso? É que a escala é a mesma que forma o G7 (mixolídio), porém a nota que representa o intervalo de 3a (nota B) passa a ser uma nota de passagem, pois deixa de ser uma boa nota para repouso, sendo a sua substituta a nota que corresponde ao intervalo de 4a (nota C). Este acorde foi formado por empilhamento de quartas, e em quantas músicas você já viu acordes do tipo X7sus4 ?

Se você já sabe intervalos, está empilhando terças e descobrindo acordes, e que dar uma afiada em análise, é uma boa utilizar outros empilhamentos (além de abrir os dedos da mão da escala).

Falei demais...

°.°

erickx
Veterano
# mar/11
· votar


Olhe aqui o que eu vi sobre intervalos


Juninho da Guitarra
Veterano
# jun/11
· votar


Alguem poderia me explicar, porque no campo harmonico temos que usar sempre com 7? C7-Dm7-Em7-F7-G7-Am7-B°7

obrigado

De Ros
Veterano
# jun/11
· votar


Juninho da Guitarra

"C7-Dm7-Em7-F7-G7-Am7-B°7"

Isso está errado. O Certo é assim:

C7M -Dm7-Em7-F7M-G7-Am7-B°7

Pode-se montar o campo harmonico só com triades, se quiser.
Mas para entender, leia Isso.

O cara que escreveu é um gênio! E nem era tão difícil encontrar, hehehe!

Juninho da Guitarra
Veterano
# jun/11
· votar


E o campo harmonico pode me ajudar em alguma coisa para eu descobrir o modo grego e improvisar emcima dele?

erickx
Veterano
# jun/11
· votar


O cara que escreveu é um gênio!

é mesmo eu concordo, hehe o cara me esclareceu muitas duvidas do genero, e nem são tao dificeis de se achar

erickx
Veterano
# jun/11
· votar


E o campo harmonico pode me ajudar em alguma coisa para eu descobrir o modo grego e improvisar emcima dele?

What?!

Bom, pela disposição dos acordes você pode sacar o tom da musica, o que te ajuda a saber em quais escalas improvisar.

Juninho da Guitarra
Veterano
# jun/11 · Editado por: Juninho da Guitarra
· votar


a musica gimme shelter do rolling stones, tem os acordes C#, B, A sendo o campo harmonico de E.
Eu fiz uma lista com os modos gregos de c a b, jonio a locrio, e percebi que eu posso improvisar a ''gimmer shelter'' em 3 modos, mi jônio, mi dórico e mi mixolídio.
agora eu tenho que tocar esses 3 modos e ver qual se encaixa melhor na música certo?

erickx
Veterano
# jun/11 · Editado por: erickx
· votar


Juninho da Guitarra

Porque não improvisar logo num C# eolio?

De Ros
Veterano
# jun/11 · Editado por: De Ros
· votar


Juninho da Guitarra

"C#, B, A sendo o campo harmonico de E."

Não. Existem acordes maiores e menores. Tem diferença...
Eu não conheço a música, mas tu cifrou todos eles maiores.

No campo harmônico de E, o sexto grau é C#m.

Se eles forem realmente todos maiores, pode até rolar um AEM ou algo que o valha.

Se os acordes tiverem um tempo razoável entre eles, pensar por acorde pode funcionar (mas duvido que os Rolling Stones fizessem isso). Acho mais provável uma penta menor de C# e pronto.

Vamos partir do princípio que são maiores, para aumentar a diversão e entender como funciona a parada, ok?

C#=C# E# G#
B = B D# F#
A = A C# E

Dá para ver que o acorde de C# não pode pertencer ao mesmo campo do A, pois um tem o E sustenido, e o outro, o E natural.
A não ser num campo tons inteiros, se ele tivessem alteração de quintas. Esqueçe, melhor nem pensar nisso.

Mas, dois acordes tem a nota C# em comum.
Vamos, por diversão, vamos montar uma escala, a partir do C#, com as notas que temos disponíveis:

C# D# E E# F# G# A B

Essa é a "famosa" escala de C# Mixoeolio (acabei de inventar o nome).

Se tu tocar uma penta menor de C#, só tem notas legais. Se for acrescentar uma sexta, que seja a menor (eolio). Segunda maior (ambos - mixo e eolio). Pode acrescentar a terça maior na penta menor (mixo) e e tu fica com a escala completa acima citada.

Pode incluir uma, todas, nenhuma. O ouvido do solista é quem decide.

A sequência cromática do D# E E# F# tá pedindo para aparecer em algum ponto (meu gosto, nada a ver com os Rolling Stones, creio eu).


erickx

"O cara que escreveu é um gênio!

é mesmo eu concordo, hehe o cara me esclareceu muitas duvidas do genero, e nem são tao dificeis de se achar
"


Uhauhauhauha! Valeu por entrar na brincadeira!! Abração!!

Juninho da Guitarra
Veterano
# jun/11
· votar


C#m, esqueci de citar o 'm'

Juninho da Guitarra
Veterano
# jun/11 · Editado por: Juninho da Guitarra
· votar


erickx

Você tem razão o mais certo seria improvisar em C# eólio, os tons são:
C#m- D#°-E-F#m-G#m-A-B-C#m
campo harmonico menor natural de C#, estou certo?

De Ros
Veterano
# jun/11
· votar


Juninho da Guitarra

Ahhh... Se o C# é menor, esqueçe tudo o que eu disse acima.
E maior e acabou-se a brincadeira.

erickx
Veterano
# jun/11
· votar


Uhauhauhauha! Valeu por entrar na brincadeira!! Abração!!

é serio cara, tu é foda. É uma honra que tu nos ajude!

Juninho da Guitarra
Cara sola na penta de C#m, pois é um relativo de E. Nem precisa levar pro lado de modos, eu mesmo não levei, só falei do C# eolio pelo fato de ser a menor natural. Modos gregos é um assunto complicado, e porque complicar se pode descomplicar com uma penta menor?!

Falou, bom estudo...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Campo Harmônico e Harmonização: Tópico Oficial