Autor |
Mensagem |
Eddie Van Halen 5150 Veterano |
# fev/07
· votar
Penta_Blues
OK
|
cashandmoney Veterano |
# ago/07
· votar
A modern method for guitar (Berklee) 3
este livro aki é ótimo
ele frisa bem a leitura,teoria,harmonização e improvisação
resumindo tem tudo o q um guitarrista precisa para
se desenvolver no ramo da música.
o problema é q eu num sei um link procure aí no google que vc acha.
|
cashandmoney Veterano |
# ago/07
· votar
opa respondi a pergunta errada!!!!!
hauhauhahuahuahauhuahuaha
|
oreia Veterano |
# fev/08
· votar
Desculpe sou novo no forum mas compartilho a duvida de alguns colegas, se eu tenho uma musica feita apenas com power chords pra analisar o campo harmonico como fazer ? Como saber qual o tom, que modos usar, encontrar a escala, já que só tenho a tonica e a quinta, sem terças para caracterizar se é menor ou maior?
Talvez alguém já tenha explicado mas usando a busca não encontrei!
Desde já agradeço.
|
oreia Veterano |
# fev/08
· votar
Ninguém ?
|
NeoRamza Veterano |
# fev/08
· votar
Dá pra saber analizando o que os outros músicos estão tocando, ou dependendo do powercords, também dá pra saber.
|
luckseven Veterano |
# fev/08 · Editado por: luckseven
· votar
cashandmoney A modern method for guitar (Berklee) 3
Link Livro
esse livro é em português ou inglês? abraço
|
oreia Veterano |
# fev/08
· votar
NeoRamza Mas nos casos em que os powerchords são só a terça e a quinta acho meio difícil descobrir o campo harmonico. Teria talvez que ir experimentando para ver em qual escala as notas ficam melhor pois elas podem estar em várias diferentes?
|
oreia Veterano |
# fev/08
· votar
Up
Alguém mais tem dicas para descobrir o C.H. de uma base em power chords?
|
nettoroses Veterano
|
# fev/08
· votar
oreia
cite um exemplo
|
oreia Veterano |
# fev/08
· votar
Ta por exemplo uma base com E5 D5 G5 quero criar um solo em cima desta base que escalas usar como saber se é maior ou menor?
|
nettoroses Veterano
|
# fev/08
· votar
oreia Bem, você tem que ver as notas dos power chords e relaciona-la a uma escala, esse exemplo que você citou, vejam as notas:
E5= Mi , Si D5= Ré, Lá G5= Sol e Ré
vejam que as notas estão dentro da escala de Mi menor(pode pensar em outras escalas também, como Em dórico, já que o 6° não aparece), o bom dos power chords é isso, você pode usar escalas mais livremente.
Mi menor=
Mi Ré Sol Lá Si Dó Ré
E provalmente a harmonia sugerida é, Em D e G
|
LeandroP Moderador |
# fev/08
· votar
Acordes com a tônica D, E e G podem ser encontrados no campo harmônico de Dó maior, Ré Maior e Sol maior.
No campo de Dó maior: Dm, Em e G No campo de Ré maior: D, Em e G No campo de Sol maior: D, Em e G
|
oreia Veterano |
# fev/08
· votar
nettoroses LeandroPanucci
Ah beleza, então mesmo sem a terça menor ou maior da pra descobrir as escalas só tem que pensar um pouco mais. Valeu pessoal muito obrigado pela ajuda!!
|
LeandroP Moderador |
# fev/08
· votar
oreia
Quando não tem 3a, o acorde fica subentendido. O contexto harmônico (a distância em tons entre os graus) pode lhe dar uma pista.
|
oreia Veterano |
# fev/08
· votar
LeandroPanucci Mas em uma base simples com power chords as notas vão poder participar de várias escalas então o melhor é testa-las para ver qual soa melhor certo?
|
lporto Veterano |
# ago/08 · Editado por: lporto
· votar
Eu sei que o tópico é meio antigo, mas como é o oficial achei melhor perguntar aqui, e espero que alguém leia e responda!
Eu não tenho muita certeza, então qualquer coisa errada que houver, por favor, me ajudem a corrigir. Eu tenho uma harmonia só com Bm e E7. O E7 só pode ser mixolídio (é maior e tem 7ª menor), certo? Mas o Bm não tem como saber qual modo eu uso. Ou tem? Eu acabei tocando o que fazia mais sentido e soava melhor. Tem algum jeito mais prático de saber, talvez analisando os dois acordes juntos e não só o Bm isoladamente?
Espero que tenha sido claro e aguardo resposta! Valeu!
|
Jabijirous Veterano |
# set/08
· votar
O q ta me parecendo é um II V para o lá maior!! ou seja Bm E9 ou seja escala de lá maior!! se for no teu pensamento, ficaria assim Bm jogava o dórico, no E o mixolidio, ai eu te pergunto, não é a escala de lá maior?
|
lporto Veterano |
# set/08
· votar
Isso, é sim!
Não entendi o que você quis dizer com "II V para o lá maior". Mas é, realmente, a escala de lá maior. Mas se eu quiser, por exemplo, jogar um B eólio em cima eu posso? Ou eu preciso observar o G do eólio que não bate com o mixólidio de E?
|
Jabijirous Veterano |
# set/08
· votar
Você pode jogar sim o eólio, mas lembre a nota caracteristica do modo!!! depois no Mi voce pode jogar o mixolidio!!
Os modos como são ensinados por ai estão totalmente errados, é muito simples pegar C Dm G7 C e falar no dó voce joga jonio, no Dm dórico no G7 Mixo etc etc, pra mim não vai soar modal e sim TONAL, ou seja tudo isso é escala de dó maior!! eu poderia usar lidio no dó, eu poderia usar alterada no G7, modos não é facil, é dificil! eu desconheço um livro de harmonia modal!!
|
pablohmota Veterano |
# set/08
· votar
mt bom o tópico....brigado
|
guitarra envenenada Veterano |
# ago/09
· votar
coloca um video sobre o campo harmonico tah?
|
# ago/09
· votar
como posso criar um dedilhado?
|
Penta_Blues Moderador |
# ago/09
· votar
Bom dia!!!
guitarra envenenada como posso criar um dedilhado? Tocando uma corda por vez... Valeu!!!
|
# ago/09
· votar
me ajudou mto!!!!
vlw!!!!!!!!!!!!!
|
LeandroP Moderador |
# nov/09
· votar
up! (aos desavisados)
|
guitarlooko Veterano |
# dez/09 · Editado por: guitarlooko
· votar
eu sei q nao tem a ve com o assunto , mas poderiam me passa um licks de pentatonicas ?
vlww
|
MauricioBahia Moderador |
# fev/10
· votar
Tem um monte de gente com dúvidas sobre o assunto...
|
Jabijirous Veterano |
# fev/10
· votar
Existe google, existe Orkut e existe 4shared!!
Gente, ninguém ensina de graça, livro tem na net, mas professor mesmo só pagando!! Muito difícil achar uma alma caridosa (ou otária??) ensinando para vocês algo do gênero?
Enfim, ser autodidata não existe, até pq existe livros, artigos etc alguém escreveu para ele ler, autodidata é o cara que aprende... p orra, vocês sabem né??
|
White G3 Veterano |
# fev/11
· votar
Bem, eu tenho uma apostila de Harmonia Funcional aqui de 360 páginas em PDF e eu upei pra galera.
Espero que ajude.
http://www.4shared.com/document/5mEwsUvD/apostila_de_harmonia_funciona l.html?
|