Campo Harmônico e Harmonização: Tópico Oficial

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# fev/05
· votar


Glauber1

Tenta entrar em contato com o Aldo Landi. Ele escreveu muitos métodos.

Glauber1
Veterano
# mar/05 · Editado por: Glauber1
· votar


tenho ouvido muito falar no livro harmonia e improvisação so diz que é direcionada a musica popular este livro serve para qualquer estilo musical?

LeandroP
Moderador
# mar/05
· votar


Glauber1

Sim, serve pra qualquer gênero musical. Afinal de contas, harmonia é harmonia em qualquer lugar!

Glauber1
Veterano
# mar/05
· votar


no campo menor harmonico no 7 grau vi num site o termo G#dim alt 6 o que seria alt 6? posso considerar o modo mixolidio do campo menor harmonico como mixolidio (3b) ta certo?
não quero deixar esse topico afundar rss
mt bom

LeandroP
Moderador
# mar/05
· votar


G# - A - B - C - D - E - F - G#

Esta é a escala do VIIº do campo menor harmônico (tom --> Am).


O mixolídio deste campo é o E7

E - F - G# - A - B - C - D - E

Onde aparece tensões como b9(F) e b13(C)

posso considerar o modo mixolidio do campo menor harmonico como mixolidio (3b) ta certo?

Não, porque não existe b3 nesta escala. A terça menor desta escala seria a nota G, e ela não aparece.

TASIVA
Veterano
# mar/05
· votar


Aplicação de Escalas

Escalas e Campo Harmônico

Introdução

Para completo entendimento desse assunto será necessário que os desenhos dos Modos Gregos e Pentatônicas, estejam bem decorados, por isso, treine incansavelmente as escalas até que elas estejam quase perfeitas! Nessa seção iremos abordar sobre vários assuntos relacionados as escalas, tentarei descomplicar o estudo, você aprenderá a entender as escalas e aplica-las baseando-se no campo harmônico. Darei varias dicas importantes, assim como explicações esclarecedoras, mas vale salientar que é muito importante a completa memorização dos desenhos pois agora estamos entrando em um estudo mais avançado.

Explicação

É muito importante antes de nos aprofundarmos no assunto, esclarecermos certos pontos relacionado as escalas. Os Modos Gregos são compostos de 5 desenhos, mas na verdade são 7 escalas, pois Lôcrio/Jônio e Frígio/Lídio na verdade são 2 escalas "embutidas" em 1 desenho.

As escalas estão escritas no que eu chamo de posição natural, onde você estará tocando somente notas naturais, ou seja, sem "Sustenidos' e "Bemóis", essa vai ser nossa área de estudo. Cada escala corresponde a uma nota tônica, vamos a elas:

MIXOLÍDIO: G
EÓLIA: A
LÔCRIO: B
JÔNIO: C
DÓRICO: D
FRÍGIO: E
LÍDIO: F

Veja porquê Lôcrio/Jônio e Frígio/Lídio são formados por um desenho mas na verdade são, na teoria, escalas diferentes, Lôcrio/Jônio são correspondentes as escalas de B/C, notas que você anda 1/2ton, assim como o FrÍgio/Lídio correspondem a E/F notas que também andam 1/2ton. Agora vamos descomplicar o pensamento em relação as escalas! Todos os modos são formados pelas mesmas notas, sendo por exemplo a escala Mixolidio formada pelas notas:

G/A/B/C/D/E/F/G/ETC

e a Eólia formada pelas notas:

A/B/C/D/E/F/G/ETC

E assim por diante, as únicas coisas que mudam de uma escala para outra são: o desenho, e a nota de saida da escala, sendo o desenvolvimento dela igual em todas as outras escalas. Se todas as escalas têm as mesmas notas, elas seriam iguais então? Na teoria não, mas na pratica sim!! Todas elas têm a mesma importância, em um solo todas elas podem ser encaixadas perfeitamente, porque como vimos -em matéria de notas- não há diferença entre elas.

É muito importante deixar isso bem claro, porque muitos alunos e amigos tinham uma visão burocrática da escala, por exemplo sobre escala maior e escala menor, na verdade, na pratica não existe escala maior ou menor, ora todas as escalas são iguais, porque haveria de existir escala maior ou menor, o quê na verdade seria correto dizer é que existe escala com desenho maior e desenho menor!! Note que todas os desenhos se encaixam entre si, a idéia seria; onde termina uma escala já é o começo da outra, então elas têm uma seqüência lógica, o que é claro, facilita o estudo de visualização. No assunto campo harmônico foi dito que escalas e acordes estão juntos, embutidos em uma coisa só, por exemplo, a escala Eólia começa em A, que acorde, maior ou menor casaria com a escala?

AM ou Am, visualizando, você verá que é o Am porque não há "sustenidos" nesse acorde, portanto a Eólia têm um desenho menor, mas isso não quer dizer que é uma escala menor porque na Jônio por exemplo, se encaixa um acorde de CM, então ela seria uma escala com desenho maior, mas na Eólia, assim como na Jônio, nós temos as mesmas notas, então não há diferença em nenhuma das duas, você poderá usar qualquer escala, em qualquer base, é claro com certos critérios que serão citados aqui. No campo harmônico os graus são relacionados as escalas sendo:

Primeiro grau: Jônio
Segundo grau: Dórico
Terceiro grau: Frígio
Quarto grau: Lídio
Quinto grau: Mixolidio
Sexto grau: Eólia
Sétimo grau: Lôcrio

Será muito mais fácil primeiro a leitura da seção "campo harmônico" para compreensão desta. Agora você tem que sempre pensar nas escalas como uma unidade, temos os desenhos mas todo o bloco é importante. O que vai acontecer muito com escalas, é a mudança de região, mas tudo é feito matematicamente, nós temos o campo harmônico original, onde seria a área de estudo e onde você não encontrará sustenidos, mas veja por exemplo, o campo harmônico de G.

G é claro está no primeiro grau que é da escala Jônio, então faça a escala Jônio sair da nota G na 6 corda, e pronto você fez a transposição correta! E as outras escalas vão andar proporcionalmente! no campo já estarão escritas as posições, mas você pode fazer isso usando a lógica, onde termina uma, começa a outra e assim por diante! As escalas não mudam de ordem, elas mudam de região, tudo matematicamente, sempre depois da Jônio virá a Dórico e depois da Dórico, Frígio e assim por diante! Por isso é muito importante decorar as escalas muito bem, para ter opções, e para não "bitolarmos" em um desenho, as trilhas por exemplo são nada mais nada menos que forma prontas de duas ou mais escalas juntas e são importantes para conhecer novas formas.

As Pentatônicas são um resumo dos Modos Gregos, "Penta" significa 5, elas são as 5 tônicas dos Modos Gregos, e cada Modo Grego têm a sua Pentatônica correspondente, e só dar uma olhada nos desenhos, e para usa-las é a mesma coisa, elas acompanham os Modos. Existe um truque para solar em "Blues", que seria o seguinte: o "Blues" têm uma sonoridade muito característica, para seguir adiante temos que entender a sonoridade, o quê torna o "Blues" tão peculiar.

O "Blues" basicamente é construído por acordes maiores, mais especificamente é só pegar os acordes do Primeiro/Quarto/Quinto graus, esses graus são todos maiores, e em qualquer campo harmônico tocando essa seqüência, você terá uma "cadência Blues"!

A particularidade do "Blues" vem de um efeito harmônico muito interessante, o "Blues" então é criado basicamente por acordes maiores, o quê caracteriza se um acorde é maior ou menor (consulte formação de acordes) seria o intervalo de terça, e temos a terça maior para acordes maiores e a terça menor para acordes menores, para ter um efeito "Blues", é tocado junto com o acorde maior a terça menor desse acorde, por exemplo, vamos pegar a tônica de um "Blues" em um campo harmônico natural, o de estudo, a tônica do "Blues" estaria no primeiro grau, C, o acorde de CM é formado pela terça maior que é a nota E, toque junto a nota Eb, que é a terça menor, pronto esse é o efeito "Blues"( Blue Note). Note que na Penta Blues a nota a mais que ela tem é exatamente o Eb!!

Mas ainda não é só isso, o que os guitarristas de "Blues" fazem é mais radical; por exemplo: um "Blues" no campo harmônico natural seria basicamente CM/FM/GM, você de cara pode solar em, Modos gregos, Pentatônicas e Penta blues na posição original sem problemas, vai ficar bem legal.

Mas para ter o efeito "Blues" realmente, pegue somente a Pentâtonica e a Penta blues e faça elas andarem 1 ton e ½ à frente da posição original!!!! Ai sim você estará solando com a sonoridade "Blues"! mas o quê foi feito na verdade?

A idéia "Blues" é você tocar em cima de acordes maiores a terça menor da tônica do "Blues" certo? Agora vejamos, o ton do "Blues" natural é C, que escala faz parte desse ton? A escala Jônio, que é claro uma escala com desenho maior, andando todos os desenhos 1 ton e ½ a frente, que escala está agora em C? Seria a Eólia que é uma escala com desenho menor!!!! Ou seja a idéia básica, que era tocar em cima de um acorde maior a terça menor se estendeu para onde havia uma escala com desenho maior há agora uma com desenho menor! demais!

O quê é muito importante dizer é que quando você desloca as escalas 1 ton e ½ à frente, só use Pentas e Penta blues e esse efeito é só para "Blues"! Ou para músicas que usem o primeiro/ quato e quinto graus do campo harmônico.Então veja que linha de raciocínio simples que você pode seguir agora! Imagine um "Blues" em E. A tônica de um "Blues" é sempre um acorde do primeiro grau!! ENTÃO ESTE SERIA O CAMPO HARMÔNICO DE E. Um Blues nessa tonalidade seria formado basicamente por, E/A/B, (primeiro grau/quarto e quinto) a tônica do "Blues" é sempre o acorde do primeiro grau.

Você poderia usar a Jônio saindo de E, Modos gregos /Pentatônicas, e poderia também usar a Penta da Eólia em E, o que daria o efeito "Blues"! É o mesmo raciocínio para todos os campos! LEMBRANDO QUE, QUANDO VOCÊ PEGA A PENTA DA EÓLIA E ANDA 1TON E ½ A FRENTE, TODOS OS OUTROS DESENHOS ANDARAM PROPORCIONALMENTE! A IDEIA DE PEGAR A EÓLIA E SÓ PARA FACILITAR O RACIOCINIO.

Conclusão

Todos os desenhos de escalas são importantes. As escalas são formadas pelas mesmas notas, sendo a Jônio, Lídio e Mixolídio, desenhos "maiores" e, a Eólia, Dórico, Frígio, desenhos "menores". Lócrio desenho meio diminuto ou 5+. Efeito "Blues" é conseguido pelo deslocamento das Pentatônicas, Penta blues 1 ton e ½ a frente. Faça um estudo para decorar seqüências de acordes de diversos campos harmônicos, assim você poderá identificar mais rapidamente que campo está sendo usado por determinada musica.

TASIVA
Veterano
# mar/05
· votar


(ehehe será que vão ler?)

Glauber1
Veterano
# mar/05
· votar


com certeza pelo menos eu que me interesso muito pelo assunto so que gosto de uma explicação bem simplificada afim de um bom compreendimento de todos

Sanitarium
Veterano
# mar/05
· votar


alguém com tempo poderia fazer um favor pra gente de reunir isso td num arquivo de word né???

LeandroP
Moderador
# mar/05
· votar


Sanitarium

Boa idéia! Aguardo a sua iniciativa!

AngraMelo
Veterano
# mar/05
· votar


alguma outra duvida sobre campo harmonico, pentatonicas, avoid-note, intervalos??????
postem suas duvidas

heathcliff
Veterano
# mar/05
· votar


Como foi dito antes, a cadencia do blues é I7 IV7 V7, ou seja, todos os acordes acordes maiores com sétimas menores...simples? parece mas não é. se vocês forem pensar bem, em um campo harmônico só existe um acorde maior com setima menor. o V acorde mixolídio. logo numa cadencia blues todos os acordes são mixolídios. vc faz uma constante modulação, tocando o acorde V de 3 tonalidades diferentes e dpois volta para o primeiro. pensando de uma maneira radical a cadencia blues seria V7 V7 V7.
na prática:

supondo que os acordes sejam E7, A7 e B7, vcs devem pensar que está em Mi certo? errado. como que o acorde I vai ser maior com sétima menor? o certo seria a sétima maior. como eu já disse o único acorde maior com setima menor é o V grau mixolídio. Então o E7 não é bem o acorde I. ele é o acorde V de outra tonalidade, no caso o A. e Logo depois vem o A7, outro acorde mixolídio, logo ele é o V grau do campo de D, então vc fez uma modulação de A para D. o Ultimo acorde é novamente maior com sétima menor, mixolidio, o B7, ele é o V grau de E. dpois vc volta para o E7, finalizando, o V grau de A..
pronto, vc fez uma constante modulação, tocando um acorde por tonalidade, começou em A, foi para D , foi para E e finalizou no A...

bem complicado né? é interressante pensar dessa maneira pq vc vai ter muito mais opções na hora do improviso...

LeandroP
Moderador
# mar/05
· votar


heathcliff

É interessante sua explicação.

Eu penso sempre como um mixolídio cada um dos 3 acordes. Na prática não gosto de pensar na escala maior (Iº - jônio) pra não me confundir com as resoluções. Resumindo, eu faço uma escala maior com 7ª menor mesmo.

Mas é correto afirmar que você está usando, na verdade, uma inversão da escala maior mesmo, começando pelo Vº grau... pelo menos no começo.

Adriano Medeiros
Veterano
# mar/05
· votar


tomando base a explicação do heathcliff entao fica diferente do q a tasiva postou, explicação qual eu nao daria pra ninguem (um baita texto q nao sai do lugar nunca) eu só digo uma coisa antes, fiquem longe desses tipos de textos, principalmente os q falem sobre "desenhos de escalas", esses sao os piores...

voltando... o blues é V7 V7 V7, é isso mesmo, por exemplo, quando vai de E7 para A7 eu particularmente até sinto uma resolução, mas é o seguinte, usamos essa base: E7 A7 B7

primeira dica: normalmente usariamos E menor penta em toda a base, mas poderiamos usar E menor penta pra E7, A menor penta pra A7 e B menor penta pra B7, certo? escutem uns jimmy page

segunda dica: a pentatonica pode originar-se do modo eolio e dorico normalmente, e claro, em cima do acorde dominante (X7). nesse ultimo na verdade nao usamos uma terça menor na escala, e sim uma nona e omitimos a terça maior... (prefiro pensar assim)
entao, utilizando o raciocino de q a penta vem de dorico ou eolio, poderiamos usar os outros modos tb, em E7 por exemplo, poderiamos usar um G jonio (se a penta menor for em E)... nao vo dar de mao beijada o resto pq, acreditem, é mais prazeroso e autentico vcs mesmos irem encaixando as peças e criando as suas alternativas de escalas...

bom, espero ter acrescentado ao estudo de vcs, ou entao enxendo-os com mais duvidas, pq é assim q a gente vai aprendendo... falo

Glauber1
Veterano
# mar/05
· votar


to com uma duvida na resolução do acorde G7(b9) to lendo o livro harmonia & improvisaão e nele diz que os acordes de setima com nona menor ~são resolvidos pelo movimento do baixo quarta justa acima ou quinta justa abaixo no caso seria 4# e 5b a resolução resultou no acorde Cm não entendi nada alguem pode me explicar

LeandroP
Moderador
# mar/05
· votar


Glauber1

4a justa não é #4, isso é uma quarta aumentada

5a justa também não é 5b, isso é uma quinta diminuta


Se você pensar melhor, vai ver que de G7(b9) é uma 4a justa descendente, ou uma 5a justa ascendente de C maior ou menor.

5a justa é uma inversão da 4a justa.

Perceba que se você tem a nota Sol como referência, a quarta justa é a nota Dó.

E se você tem a nota Dó como referência, a quinta justa é a nota Sol.

LeandroP
Moderador
# mar/05
· votar



e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G-------------------------------5-(dó)-----------------
D---------------------5-(sol)--------------------------
A------------3-(dó)------------------------------------
E---3-(sol)--------------------------------------------



Olhando de um jeito são quartas justas, e olhando ao contrário são quintas justas.

Glauber1
Veterano
# mar/05
· votar


valeu pela ajuda acho que ja deu uma esclarecida

Glauber1
Veterano
# mar/05
· votar


galera to lendo harmonia & improvisação, fala muito sobre acorde e suas concatenações so que pelo que vi fala pouco sobre escalas pentas gregas etc queria saber se tem algum livro que fale sobre a aplicação de escalas numa progressão e a criação de frases melodicas e improviso sobre elas vcs conhecem algum obrigado

LeandroP
Moderador
# mar/05
· votar


Glauber1

Clique aqui pra ver uma página em html com a tabela de aplicação das escalas em todos os graus do campo harmônico. Ou clique aqui pra fazer o download desta mesma tabela em formato de arquivo do MS-Excell.

LeandroP
Moderador
# mar/05
· votar


Glauber1

Também criei um tópico que tem uns macetes pra criação de solo.

Motivos melódicos

Glauber1
Veterano
# mar/05
· votar


otima ideia parabens isso é bom por que as vezes pegamos uma progressão de acordes sabemos as escalas correspondentes aos acordes deste campo mas ficamos confusos em elaborar uma melodia em cima de uma escala que soe legal agora estou procurando elaborar meus proprios motivos ou me basear em outros

fernando correia
Veterano
# mar/05
· votar


Olá sou novo no forum sou de Portugal e estou gostando muito deste tema harmonia.

LeandroP
Moderador
# mar/05
· votar


fernando correia

Harmonia é bão dimais!

fernando correia
Veterano
# mar/05
· votar


Viva Leandro a minha primeira pergunta vai para si.
Estive no seu site "" http://www.bendseligados.hpg.ig.com.br/index2.htm ""
O qual gostei muito e aprendi muito (os meus parabéns pelo seu trabalho) e fiquei com uma duvida no tema HARMONIA MODAL quando fala em notas caraterísticas por exemplo você diz no modo Frígio tem nota caraterística b2, porquê? E o que são Tríades e Tétrades cadenciais características? Desculpe tanta pergunta mas eu tenho muita vontade de aprender.

LeandroP
Moderador
# mar/05 · Editado por: Moderador
· votar


fernando correia

Pegue o modo jônio e o eólio, um representando o modo maior padrão e o outro o menor padrão, respectivamente.

No modo maior temos os seguintes intervalos:

T, 9, 3, 11, 5, 6, 7M


No modo menor temos os seguintes intervalos:

T, 9, b3, 11, 5, b6, 7


Temos também outros modos gerados destas escalas, certo?!

Do lado dos maiores (jônio) temos o modo lídio e mixolídio

Do lado dos menores (eólio) temos o modo dórico, frígio e lócrio

Se você comparar os maiores com a nossa escala padrão maior (o jônio) verá que mudou apenas uma nota, ou seja, houve um deslocamento.

Podemos ver que no modo começado pela 4a nota, o modo lídio, tem na sua formação uma nota que a maior padrão não tem, que é a #4 (quarta aumentada). No modo que começa pela 5a nota da escala, o modo mixolídio, também temos um tensão diferente, a 7 (sétima menor).

São estas notas que caracterizam o modo. São elas que indicam o modo que está sendo utilizado.

A mesma regra se aplica aos menores.

Um exemplo prático

Vamos utilizar a escala de Sol maior:

G - A - B - C - D - E - F# - G

O modo menor eólio é o que começa pela 6a nota (VIº grau), portanto a nota Mi (E)

E - F# - G - A - B - C - D - E

Esta é a nossa menor padrão, como eu disse antes.

Agora vamos pegar o modo Frígio, que é o que começa pela 3a nota (IIIº grau), portanto a nota Si (B)

B - C - D - E - F# - G - A - B


Se comparar o modo frígio com o modo eólio, vai notar que a distância entre a 1ª e a 2ª nota é de 1 tom pro eólio, logo uma segunda (ou nona) maior. E no modo frígio, entre a 1ª e a 2ª nota temos apenas 1/2 tom, formando uma segunda (ou nona) menor.

Esta tensão foi a única que mudou, por isso chamada de característica.

Dúvidas?

fernando correia
Veterano
# mar/05
· votar


Obrigado Leandro pela ajuda entendi perfeitamente a sua explicação. Voltei a estudar no seu site o tema Harmonia Modal e não entendi como no Modo Eólico (menor padrão) tem nota característica b6 e também como apareceu a nota característica b6 do modo Lócrio?

LeandroP
Moderador
# mar/05
· votar


fernando correia

No modo eólio, ou no modo menor natural, o intervalo de 6ª é sempre menor, daí a nota característica. O modo lócrio possui, além a 6ª menor, uma 2ª (ou 9ª) menor, ou seja, duas notas características. É como se tivesse pego a nota característica do modo eólio e a do modo frígio. Na verdade estas notas características servem pra você memorizar o que muda de uma escala pra outra. É normal (e até saudável) você ficar intrigado com essas notas características, assim não irá esquecê-las.

Experimente, partindo de uma escala maior qualquer, montar os outros modos e anexar os intervalos respectivos às notas. Este exercício pode ser muito útil na memorização dos modos e na compreensão das suas características.

Bender
Veterano
# mar/05
· votar


eu tava gravando umas coisas aki no pc e queria faze umas bases que dessem akele clima de "fossa" pra fazer um solo em cima, eu sei o lance do campo harmonico maior e tal sei os modos tal mas num conseguindo aplicar as coisas. alguem dá uma luz de como botar isso em pratica eu num to entendo ainda.
Como eu do aquele sabor de frigio, eolio etc nos meus solos ? eu ainda num entendi essas paradas, ta tudo aki na cabeça mas na pratica num vem nada.

Mofo
Veterano
# abr/05
· votar


Quando eu crescer quero ser igual a vocês..rs..adoro esses foruns sobre teoria mas pena que não tenho muitos conhecimentos mas ainda chego la, abraço a todos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Campo Harmônico e Harmonização: Tópico Oficial