Campo Harmônico e Harmonização: Tópico Oficial

Autor Mensagem
leandro rodrigues
Veterano
# abr/05
· votar


Olá! pessoal,tenho um teclado kawai fs 680,não tenho o manual,onde posso achar ,alguem poderia me ajudar,obrigado--P.S um abraço em especial ao vinicius augusto show,gostei da explicação anterior sobre harmonização,ele é 10,abraços aos internautas de plantão,meu email é:leandropissaia@hotmail.com.br

Freedom Of Speech
Veterano
# abr/05
· votar


Se eu tiver um campo harmonico maior da nota Mi maior e se eu for fazer um improviso em cima desse campo harmonico,eu posso usar as escalas modos gregos começando aparti da nota E? tipo,eu posso usar a escala E Mixolidio,E Lídio,Dórico....e por ai vai,mais isso começando da nota E.....a minha duvida é isso,pq se eu for começar a parti da nota E o tom de algumas escalas vão ser diferentes do tom E,tirando o modo Jônio que é a escala Maior.....Bom,não sei se deu pra entender o que eu quis dizer,mais se alguem entendeu e souber me responder,por favor me ajude :P.....obrigado

leandro rodrigues
Veterano
# abr/05
· votar


Olá!,alguem poderia me ajudar?O campo harmonico de DÓ MAIOR é:C-DM-EM-F-G-AM-Bdim,E os MENORES?não existe uma regra mais facil do que :TOM-SEMITOM.............obrigado desde já

LeandroP
Moderador
# abr/05
· votar


Freedom Of Speech

Preste atenção nos acordes. Se o seu camarada estiver fazendo um acorde E com sétima maior (D#) - E7M - e você soltar uma escala de E mixolídio (que tem sétima menor) pode acreditar que muita coisa vai entrar em conflito melódico e harmônico. O mais coerente seria procurar por escalas maiores que tenha uma sétima maior. De cara, os mais usados são os modos jônio e lídio.

Já pra acordes com sétima menor (acordes dominantes - X7) o modo mixolídio é o campeão disparado, pois é a base do acorde X7. Também são utilizadas sobre estes acordes escalas diminutas, meio-diminutas e até mesmo pentas menores dóricas (penta menor 6 ou m6).

leandro rodrigues

A regra pra se montar campo harmônico esta nas primeiras páginas. É importante que se domine o assunto de tom e semi-tom se quiser estudar qualquer coisa relacionada a harmonia. Tons e semitons é teoria elementar. Como você identificaria uma tráde menor e uma maior? Não é pela terça (1,5 tons = 3a menor ou 2 tons = 3a maior)?!

A maneira mais fácil é empilhando as terças (maiores e menores).

Freedom Of Speech
Veterano
# abr/05
· votar


Hmm....entendi....valeu pela ajuda :)

Glauber1
Veterano
# abr/05
· votar


to com uma duvida sobre os acordes subdominantes menores sei que o acorde subdominante menor se caracteriza pela presença da sexta menor em sua formção mas no livro tem uns acordes que não entendi
Fm6 fa lab do re esse re não seria 6M
bV16 Ab o sexto grau não tem funçao subdominante nossa ta maoir confusão nem sei se consegui explicar direito alguem pode me ajuda

LeandroP
Moderador
# abr/05
· votar


Glauber1

É verdade, tá rolando uma confusão mesmo.

O acorde subdominante menor é baseado no modo dórico, modo que tem como nota característica a sexta maior.

O que é esse: bV16 Ab o sexto grau não tem funçao subdominante ?

Glauber1
Veterano
# abr/05
· votar


no livro do chediak diz que é a sexta menor que caracteriza o acorde subdominante menor

LeandroP
Moderador
# abr/05
· votar


Glauber1

Onde você viu isso?

Freedom Of Speech
Veterano
# abr/05
· votar


Tenho uma duvida sobre algumas coisas no campo harmonico...tomando a nota "C" como exemplo,eu fiz aqui os campos harmonicos maior e menores (C)....se eu tiver o campo harmonico maior (C) e outro campo harmonico maior Lídio (C),eu posso "mistura" alguns arcodes de cada campo harmonico?ou até mesmo com arcodes de outros campos harmonicos (Mixolidio,Dórico,eólio,etc....)? fazendo todos os campos harmonicos de (C) são 49 arcodes....alguem sabe me responder?

LeandroP
Moderador
# abr/05
· votar


Freedom Of Speech

É comum você ver isso em algumas músicas... não sei se todos de uma vez... mas você pode ver numa mesma música um dó jônio, dó lídio, dó mixolídio e dó dórico.

Freedom Of Speech
Veterano
# abr/05
· votar


Não sei se já tem esse tópico em algum lugar por aqui,mais eu queria saber se vc poderia explicar sobre o Campo Harmonico menor harmonico e melodico....eu tava dando uma lida nesses campos harmonicos e não entendi nada... =/

Freedom Of Speech
Veterano
# abr/05
· votar


eu tava lendo e tinha uns negocios de eólio 7+,dórico 6,lídio 5#...uns bagulhos assim

LeandroP
Moderador
# abr/05 · Editado por: Moderador
· votar


Freedom Of Speech

Pra montar o campo harmônico menor harmônico é o mesmo procedimento pra montar os campos harmônico maiores: pela superposição das terças diatônicas.

Tomamos como exemplo a escala de Dó menor harmônica:

C - D - Eb - F - G - Ab - B - C


Agora nós vamos montar uma pilha de terças com esta mesma escala. Colocando uma escala sobre a outra, mas sempre começando pela 3a nota, tendo como referência o último empilhamento.

Uma escala vai começar por C (naturalmente), a outra pelo Eb (3a partindo de C), outra pela nota G (3a partindo de Eb) e outra pela B (3a partinto de G). Isso tudo em relação a nota principal tônica (nota C) vai gerar intervalos de tônica, terça, quinta e sétima, cada um com sua propriedade de ser maior, menor, justo, aumentado ou diminuto.



I - II - bIII - IV - V - bVI - VII - VIII

C - D - Eb - F - G - Ab - B - C
Eb - F - G - Ab - B - C - D - Eb
G - Ab - B - C - D - Eb - F - G
B - C - D - Eb - F - G - Ab - B



Acima estão as notas empilhadas, agora se a gente separar as
colunas e analizar os graus de cada coluna (independente)
teremos como descobrir os acordes do campo harmônico.

Cm7M = C - Eb - G - B
Dm7(b5) = D - F - Ab - C
Eb7M(#5) = Eb - G - B - D
Fm7 = F - Ab - C - Eb
G7 = G - B - D - F
Ab7M = Ab - C - Eb - G
Bdim = B - D - F - Ab

Observe que as notas que formaram cada acorde estão na coluna de empilhamento de terças diatônicas que postei acima.

ricardo metallica
Veterano
# jun/05
· votar


Mas este não é apenas este o detalhe, vejam a progressão:



| Am | Am/G | D/F# | F |

| Am | G | D | E7 |

--- Am e G estão no c.h de Am
----D e E7 são imprestados do c.h de A

alguem pode me dizer se é isso ? pensei certo?

ricardo metallica
Veterano
# jun/05
· votar


ah eskeci o F tambem eh do c.h de Am

LeandroP
Moderador
# jun/05
· votar


ricardo metallica

Acho que é isso mesmo.

Am --> dórico

G --> jônio

D/F# --> mixolídio

F --> lídio

D --> lídio

E7 --> mixolídio

Só o acorde de D que tem 2 funções. O primeiro (D/F#) está mais pra mixo mesmo e o outro simplesmente D está mais pra lídio.

ricardo metallica
Veterano
# jun/05
· votar


LeandroPanucci
ah , ta esclarecido , valeu mesmo

ricardo metallica
Veterano
# jun/05
· votar


LeandroPanucci
epa , mais F num eh Lidio de C ? dai estorva

LeandroP
Moderador
# jun/05
· votar


ricardo metallica

Faça um teste!

Wellber
Veterano
# jun/05
· votar


oi galera eu comecei a fazer parte do forum agora e estou com uma pequena duvida sobre os intervalos.
quando eu fazer a escala c e deposi fazer outro modo as notas vão mudar (vai ter alguma alteração em relação a bemol ou sustenido ou sempre vai ser a mesma sequencia só que começando de uma nota diferente).
Pelo que eu entendi eu vou apenas mudar a tonica e não vai ter mais alteração nenhuma.
desde já eu agradeço pela ajuda

LeandroP
Moderador
# jun/05
· votar


Wellber

Existem duas coisas fundamentais quando se muda uma escala.

Ou ela muda as notas ou muda apenas o intervalo.

Se você pegar uma escala T, T, S, T, T, T, S e simplesmente mudar a tônica (1a nota) pra segunda nota, seus intervalos mudarão para T, S, T, T, T, S, T, mas as notas permanecem as mesmas.

Wellber
Veterano
# jun/05
· votar


mais o modo grgo significa que eu estou mudando de tonica ou a escala

Wellber
Veterano
# jun/05
· votar


LeandroPanucci
mas o modo grego significa que mudei de escala ou apenas mudei a tonica
por exemplo

Wellber
Veterano
# jun/05
· votar


LeandroPanucci
mas o modo grego significa que mudei de escala ou apenas mudei a tonica
por exemplo
C-D-E-F-G-A-B-C (agora começando da nota G) G-A-B-C-D-E-F-G

Wellber
Veterano
# jun/05
· votar


LeandroPanucci
mas o modo grego significa que mudei de escala ou apenas mudei a tonica
por exemplo
C-D-E-F-G-A-B-C (agora começando da nota G) G-A-B-C-D-E-F-G (ou ficaria a escala de G) G-A-B-C-D-E-F#-G

Anão
Veterano
# jul/05
· votar


opa... to com uma duvida.. tipo...

o campo de C: C,Dm,Em,F,G,Am e Bdim.
o campo de Am seria : Am, Bdim, C, Dm, Em, F e G ???

JRVaucher
Veterano
# jul/05
· votar


Anão

Em modos seria(procure pensar em tétrades)
Campo de C: C7M Dm7 Em7 F7M G7 Am7 Bm7(b5)
Campo de Am: relativo de C então não muda
Na harmonia tonal você observa por intervalos. Ex: A escala maior eh formada por tom tom semitom tom tom tom semitom.
Faça isso com o A e vc verá que haverá acidentes.
Como a escala menor eh formada por tom semitom tom tom semitom tom tom não haverá acidentes com a escala de Am.

Falows

LeandroP
Moderador
# jul/05
· votar


Wellber

A tônica é a primeira nota da escala.

Dentro da escala de maior temos 7 escalas, cada uma com uma tônica.

Procure depois de criar os modos analisar os seus intervalos em relação a tônica (primeira nota de cada escala gerada).

A escala de G que você postou com a nota F é a escala que começa na 5a nota da escala de C e corresponde ao modo mixolídio.

A outra escala de G que contém a nota F# é a escala maior de sol, esta escala e representada pelo modo jônio.

Compare os intervalos:

Mixolídio: T, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8(T)

Jônio: T, T, 2, 3, 4, 5, 6, 7M, 8(T)

Anão
Veterano
# ago/05
· votar


ae to com otra duvida... tipo..

Campo de C jonio = C7M Dm7 Em7 F7M G7 Am7 Bm7(b5)

Campo de D Dorico = Dm7 Em7 F7M G7 Am7 Bm7(b5) C7M ??

o campo de d dorico seria esse ?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Campo Harmônico e Harmonização: Tópico Oficial