Campo Harmônico (Mais um tópico...)

Autor Mensagem
Marco_Uber_Alles
Veterano
# nov/04


Eu tenho uma pergunta aqui!

Na escala de Mi Maior o Dó é #, certo? Quando for montar o campo harmônico dessa tonalidade, o Dó vai ser # também ou a tônica eu deixo Dó natural? Entendem?

BlaCk LaBeL
Veterano
# nov/04
· votar


Marco_Uber_Alles
Cara, não entendi bem o que causou a dúvida em relação à tônica. Mas, independente disso, vai ser C#m.

Marco_Uber_Alles
Veterano
# nov/04
· votar


Fiquei enrolado pra explicar mesmo... Na escala de EM o C é #, conseqûentemente o C vai ser # no campo harmônico de EM então. Isso? Na real tou muito confuso com esse lance de campo harmônico... Eu já montei o de Dó Maior aqui, mas não sei se tá certo. C, Dm, Em, F, G, Am e o B eu não entendi muito bem, sempre o VII grau é diminuto, isso?

BlaCk LaBeL
Veterano
# nov/04
· votar


Marco_Uber_Alles
É isso mesmo. Os acordes serão montados de acordo com a escala. Então, se a nota leva sustenindo ou bemol na escala, consequentemente o acorde também levará.
E sobre o 7º grau, você também está certo. Pensando em modos, ele corresponde ao Lócrio.

Marco_Uber_Alles
Veterano
# nov/04
· votar


Mas algumas dá uma loucura, tipo o III grau é maior e o V é diminuto, como fica?

BlaCk LaBeL
Veterano
# nov/04
· votar


Marco_Uber_Alles
Como assim, cara? Mostra ae como você fez.

Vai ser sempre:

1º - Jônico - Maior
2º - Dórico - Menor
3º - Frígio - Menor
4º - Lídio - Maior
5º - Mixolídio - Maior
6º - Eólio - Menor
7º - Lócrio - Diminuto

Marco_Uber_Alles
Veterano
# nov/04 · Editado por: Marco_Uber_Alles
· votar


Por exemplo, eu tava fazendo agora pouco o campo harmônico de Ré, então ficou igual ao que tu fez aí, mas o Frígio ficou maior, fiz algo errado acho...

Valeu pela ajuda até agora, Black.

Marco_Uber_Alles
Veterano
# nov/04 · Editado por: Marco_Uber_Alles
· votar


Tipo, escala do Ré é D-E-F#-G-A-B-C#-D né? A tríade de F é F-A-C, então não encaixa ali, o 5° fica aumentado. Acho que tou errando em alguma coisa ou me ensinaram errado... Bom, aprendi isso faz um tempinho já, só comecei a estudar hoje...

BlaCk LaBeL
Veterano
# nov/04
· votar


Marco_Uber_Alles
A escala de Ré maior está certinha. Agora, para formar os acordes, você vai usar as notas da própria escala. Então, no caso do Fá: ele seria sustenido, teria A como terça e C# como quinta.
O intervalo entre F# e A é de 1 tom e meio, portanto é uma terça-menor. Sendo assim, o acorde é um F#m.

Esclareci um pouco mais? Qquer coisa, estamos ae!

Marco_Uber_Alles
Veterano
# nov/04
· votar


Ahan, foi só falta de atenção... Mesmo sabendo que o F é #, eu tava levando em conta que não era, daí o intervalo entre ele e a 3ª ficava de 2 tons, aí que eu errei. Valeu cara, se eu tiver mais duvidas, conto contigo :) hahaha

guitarist from hell
Veterano
# nov/04
· votar


1º - Jônico - Maior
2º - Dórico - Menor
3º - Frígio - Menor
4º - Lídio - Maior
5º - Mixolídio - Maior
6º - Eólio - Menor
7º - Lócrio - Diminuto


la vou eu fazer perguntas imbecis denovo..:

qual é o shape de dorico menor ???
o dorico q eu conheço é assim:

e-----------------------------------7-8-10----------------
B----------------------------7-8-10-----------------------
G----------------------5-7-9------------------------------
D----------------5-7-9------------------------------------
A----------5-7-9------------------------------------------
E----5-7-8------------------------------------------------

...
e menor ??? como é ???

(devo ter falado merda denovo.. mas essa duvida continua)

Doctor Robert
Veterano
# nov/04
· votar


Marco_Uber_Alles

Cara, o campo harmônico é muito fácil de entender, é só tu sabe o q é meio tom e um tom. Com isso tu monta a fórmula:

T(Tom)- T - ST - T - T - T - ST

Esse é o campo harmônico!!!
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º
T - T - ST - T - T - T - ST

1º - SEMPRE vai ser maior
2º - SEMPRE vai ser menor
3º - SEMPRE vai ser menor
4º - SEMPRE vai ser maior
5º - SEMPRE vai ser maior
6º - SEMPRE vai ser menor
7º - SEMPRE vai ser diminuto

Entre no site: http://www.joanopolis.com.br/muneo/musica/1.chmaior.html

Tem uma tabela bem útil...

Se tiver algum erro me corrijam...

Doctor Robert
Veterano
# nov/04
· votar


Guitarist from Hell

Cara, é isso mesmo, o shape é esse...

Esse shape é de A(lá) dórico...
Ele é o segundo grau de G (sol), então a tonalidade é G...

Qualquer dúvida é só postarem...

BlaCk LaBeL
Veterano
# nov/04
· votar


guitarist from hell
Não existe "dórico menor". Quando eu escrevi "2º - Dórico - Menor", quis dizer que o modo dórico é formado a partir do 2º grau de uma escala maior qualquer e que o acorde obtido, a partir desse grau, será menor.

Marco_Uber_Alles
Veterano
# nov/04 · Editado por: Marco_Uber_Alles
· votar


Eu tava vendo aqui, aqueles acordes com 7ª ou #5 não entram no campo né? Como eu faço pra usar eles, tem algum tipo de regra?

Tou montando todos os campos harmônicos aqui apesar de já ter essa tabela pronta aí. É que eu tô um pouco fraco em decorar as notas da escala e as tríades, acho que assim é melhor. Valeu pela ajuda :)

BlaCk LaBeL
Veterano
# nov/04
· votar


Marco_Uber_Alles
Entram sim, cara. Nesse link tem uma tabelinha e um esquema pra montar campos: http://www.mvhp.com.br/guitarra9.htm

Marco_Uber_Alles
Veterano
# nov/04
· votar


Isso é nível iniciante ou intermediário?

guitarist from hell
Veterano
# nov/04
· votar


Doctor Robert
BlaCk LaBeL

até ae tudo bem.. oq me confunde é isso aqui: C Dm Em F G Am Bº.. é aquela regra q vcs colocaram ae.. oq eu não entendo é.. Oq fazer com isso ???.. em q isso vai me guiar ???.. pra q serve essa regra ??? oq fazer com esses acordes ???
se eu fizer uma musica em C.. quer dizer q eu não posso usar os acordes D, E e A pq tão fora do campo harmonico de C ?? e no lugar delas eu substituo por Dm, Em e Am pq essas sim estão no campo harmonico ??? é isso ???

e mais uma coisa:
oq os modos gregos tem aver com isso ???
eu tenho q montar os acordes, seguindo as notas na escala ???
tipo jonio, eu pego essas notas..

e-----------------------------3-5-7-8------3----------
B-----------------------3-5-7--------------3----------
G-------------------4-5--------------------4----------
D-------------4-5-7------------------------5----------
A-------3-5-7------------------------------5----------
E-3-5-7------------------------------------3----------

..e monto o acorde de G.. é isso ???
dai eu pego as outras escalas e monto elas seguindo essa regrinha:

1º - SEMPRE vai ser maior
2º - SEMPRE vai ser menor
3º - SEMPRE vai ser menor
4º - SEMPRE vai ser maior
5º - SEMPRE vai ser maior
6º - SEMPRE vai ser menor
7º - SEMPRE vai ser diminuto


no caso em G:
G, Am, Bm, C, D, Em e F#º

é isso???


diz q sim, siiiiiiiiiiiiiiiim?? =p

Marco_Uber_Alles
Veterano
# nov/04 · Editado por: Marco_Uber_Alles
· votar


guitarist from hell

"se eu fizer uma musica em C.. quer dizer q eu não posso usar os acordes D, E e A pq tão fora do campo harmonico de C ?? e no lugar delas eu substituo por Dm, Em e Am pq essas sim estão no campo harmonico ??? é isso ??? "

Se ele usar um D numa música em C, ele vai tar trocando o tom da música ou vai ser tipo cromatismo, que na escala de C não tem # e tal???

_grg
Veterano
# nov/04 · Editado por: _grg
· votar


Putz depende muito da sua intençao .. vc pode usar um "D" pensando nele como um V°/ V° e um "A" como um V°/II° e "E" como V°/VI°.. ou seja cada um deles apenas prepara o proximo acorde.. mas c pensar dentro do campo harmonico ai existe a relaçao d sobreposiçoes d terças a serem seguidas... dai sim o E, A e D c tornariam acordes menores.

guitarist from hell
Veterano
# nov/04
· votar


_grg

eita.. vai com calma cara.. começei a intender isso agora.

BlaCk LaBeL
Veterano
# nov/04
· votar


Vamos lá... "por partes" (by Jack, o Estripador). Hehehehe!

guitarist from hell
"Oq fazer com isso ???.. em q isso vai me guiar ???.. pra q serve essa regra ??? oq fazer com esses acordes ???"

Bom... conhecer o campo harmônico vai te ajudar tanto no momento de tirar músicas, quanto na hora de compor. Sabendo os acordes "compatíveis" com determinada tonalidade, vai ficar mais fácil buscar os sons que você quer do se basear em "tentativa e erro".

"se eu fizer uma musica em C.. quer dizer q eu não posso usar os acordes D, E e A pq tão fora do campo harmonico de C ?? e no lugar delas eu substituo por Dm, Em e Am pq essas sim estão no campo harmonico ??? é isso ???"

É mais ou menos isso. Claro que é possível quebrar a regra e conseguir criar resultados interessantes.


Marco_Uber_Alles
"Se ele usar um D numa música em C, ele vai tar trocando o tom da música ou vai ser tipo cromatismo, que na escala de C não tem # e tal???"

É possível sim mudar de tom durante a música. O nome disso é modulação. Então, se ele passar de uma progressão de acordes no tom de C (por ex.: C, Dm, G) para uma em D (por ex.: D, F#, A), rolou uma modulação. Porém, se ele inserir um acorde que não esteja no campo harmônico, somente como passagem, a analogia com o cromatismo define melhor o que aconteceu.


guitarist from hell
"eu tenho q montar os acordes, seguindo as notas na escala???"

Pegar pela escala é uma das maneiras de se montar os acordes. Outra forma possível é pelos intervalos.

Para montar pela escala, você define o acorde e pega as notas da escala dele. Se for um G, você monta a escala de G, se for Cm, monta a escala de Cm, etc...

No caso de G, a escala é: G A B C D E F#. Então você pega tônica (primeira nota da escala), a terça (terceira nota da escala) e quinta (quinta nota da escala).

Foi?

[]'s

guitarist from hell
Veterano
# nov/04
· votar


BlaCk LaBeL
hummm.. acho q eu to entendendo o esquema.. so uma coisa.. isso aqui q eu fiz ta certo ???
campo harmonico de G:
G, Am, Bm, C, D, Em e F#º

BlaCk LaBeL
Veterano
# nov/04
· votar


guitarist from hell
É isso aí, velhinho!

Hitcher
Veterano
# nov/04
· votar


"T(Tom)- T - ST - T - T - T - ST

Esse é o campo harmônico!!!
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º
T - T - ST - T - T - T - ST "

Isto não é o campo harmônico. Isto é a divisão intervalar de uma escala maior. O campo harmônico é a sequência de acordes resultante do empilhamento em terças das notas desta escala.

Murilo Rafael
Veterano
# nov/04
· votar


Aí marco, é o seguinte! na escala de "E" o "C" é #! isso é fato! portanto, o acorde de "C" no campo harmônico de "E" também vai ser #. olha só como vai ficar o campo harmônico de E: E F#m G#m A B C#m(5b).

Sobre o lance do B (7º grau da escala de C) no campo harmônico de "C", ele vai ser um Bm(5b)!
entendeu tudo?
um abraço

Murilo Rafael
Veterano
# nov/04
· votar


BlaCk LaBeL
hummm.. acho q eu to entendendo o esquema.. so uma coisa.. isso aqui q eu fiz ta certo ???
campo harmonico de G:
G, Am, Bm, C, D, Em e F#º

aí black, só uma dica, o F# é menor, logo F#mº! sacou! o sétimo grau do campo harmônico maior é um acorde menor com a quinta bemol!

Doctor Robert
Veterano
# nov/04
· votar


Hitcher

Essa foi a forma mais "simples" de explicar pro cara. A sua definição tá certa, mas a dúvida do cara foi solucionada, ele aprendeu...Então tá beleza!!!

Hitcher
Veterano
# nov/04
· votar


Doctor Robert
Então tá tranquilo.
Valeu.

Marco_Uber_Alles
Veterano
# nov/04
· votar


Que diabo de acorde estranho é esse Bm(5b)... Pqp, coisa mais esquisita isso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Campo Harmônico (Mais um tópico...)