Campo Harmônico e Harmonização: Tópico Oficial

Autor Mensagem
inthelight
Veterano
# fev/05
· votar


Eu não acho lógico utilizar os modos desta forma, pois todas as notas do G mixo e do F Lídio estão dentro da escala Jônia de C.
Foi exatamente o q eu pensei, mas já vi gente explicar dessa forma, inclusive numa materia da guitar player!

Mas vc pensa nos modos para a musica toda ou nos acordes individualmente, um por um?

LeandroP
Moderador
# fev/05
· votar


The Blue Special Guitar

Mas cada acorde do C.H. tem suas notas características e tensões próprias. Se você fosse solar sobre um Em, que está na tonalidade de C, a nota característica seria a b9 (Fá), e não Fá# como o menor natural. O importante é pesar nas notas que formam o acorde.

Experimente usar um playback com cada acorde do campo harmônico e experimentar as notas da escala (individualmente) sobre cada acorde. Cada nota cria uma sensação diferente sobre o acorde.

Experimente repousar a nota Fá sobre um acorde de Dó... vai soar estranho né?! E faz parte da escala....

thebassx
Veterano
# fev/05
· votar


Um exemplo muito comum é esta progressão:

|: C - C7 - F - Fm :|

Veja que o

C é o Iº grau de Dó, logo o modo Jônio.

C7 é o Vº de Fá, logo o modo mixolídio.

F é o IVº de Dó, logo o modo Lídio.

Fm é o IVº de Dó menor, logo o modo Dórico.




NOTA:

Lembrando que o acorde Cm é o relativo menor do
acorde Eb (maior).


eu nao entendi o q se quis dizer com isso tudo

LeandroP
Moderador
# fev/05
· votar


thebassx

Pra sacar este lance é bom separar os acorde maiores, menores e os maiores com sétima menor (dominantes) do campo harmônico.

Então na progressão: C - C7 - F - Fm, você sabe que o C é maior. o C7 é dominante, o F também é menor e o Fm é o modo dórico, do campo harmônico de Eb, que por sua vez é relativo de Cm..... é melhor você esclarecer sua dúvida!

ISCC
Veterano
# fev/05
· votar


LeandroPanucci
Gostaria que vc me esclarecesse uma dúvida se puder.
Tô aplicando os modos gregos e tenho gostado bastante da sonoridade das notas características de cada modo. Acontece que não compreendo aindo os modos paralelos. Por exemplo: uma música que utiliza o campo harmônico de Ré maior e aparece um dó maior que modo eu usaria nesse acorde? Pela sonoridade percebi que o lídio se encaixa melhor mas não sei o porquê dessa resposta. Agradeço desde já.

LeandroP
Moderador
# fev/05
· votar


ISCC

Quando você está tocando um Ré maior e de repente pinta um Dó maior, o lídio sobre o acorde Dó cai bem porque ocorre uma modulação pra Sol maior. O que é bom observar são acordes maiores separados apenas por um tom, o primeiro fica lídio e o segundo mixolídio. Veja que o Ré se comportou como V e o Dó como IV... apenas por esta razão.

Quanto aos modos paralelos o pensamento é muito simples. Se você tem um Dó maior, o modo paralelo é o Dó menor. Então você monta os dois campos harmônicos separados e mistura acordes de um campo com outro.

C - Ab7 - G7 - C (neste caso o Ab7 é o bVIº de Cm, modo paralelo de Dó maior)... experimente outras possibilidades e qualque dúvida poste aqui.

Boa sorte!

ISCC
Veterano
# fev/05
· votar


LeandroPanucci
Valeu mesmo cara pela explicação, foi bem objetivo,
Obrigado.

LeandroP
Moderador
# fev/05 · Editado por: Moderador
· votar


ISCC

Muitas vezes o IV° (Fm7) de Cm substitui o G7 numa resolução em acorde maior.


Ex:

| C7M | Dm7 | G7 | Dm7 | G7 |

| C7M | C7 | F6 | Fm | C6(9) |



Observe que o Fm fez o papel de dominante,
e veio emprestado do campo harmônico do
modo paralelo de Dó maior, o Dó menor

thebassx
Veterano
# fev/05 · Editado por: thebassx
· votar


|: C - C7 - F - Fm :|

Veja que o

C é o Iº grau de Dó, logo o modo Jônio.

C7 é o Vº de Fá, logo o modo mixolídio.

F é o IVº de Dó, logo o modo Lídio.

Fm é o IVº de Dó menor, logo o modo Dórico.


quinto gru de Fá? por que? o q q tem a ver o Fá se o tom da musica eh C?

LeandroP
Moderador
# fev/05 · Editado por: Moderador
· votar


thebassx


Legal, tu já conhece os modos, agora vem a coisa legal.

Se fossemos encarar apenas os acorde de um campo harmônico,
teríamos apenas os 7 acordes pra compor, e ainda dividido em
3 funções: tônica, subdominante e dominante, ou seja,
qualquer acorde de função subdominante pode exercer uma mesma função.
Se o caso for Dó, os subdominantes são o F ou o Dm. Faça um
teste e substitua um pelo outro que vai perceber que é quase
a mesma coisa... você pode fazer numa música um F e seu
amigo um Dm que passa numa boa, não é?!

Ex.:

um faz | C | F | G | e o outro faz | C | Dm | G |

Veja bem, você tem apenas três categorias onde os 7 acordes
do campo hamônico estão neles... muito pouco não?!

Tá, mas e aí, onde podemos abrir mais o imenso leque de
opções pra não ficar na mesmice? Nos dominantes secundários!

Digamos que pra cada grau (acorde) do campo harmônico você dê de bandeja um acorde dominante.
Dominantes são aqueles acordes maiores com 7ª menor.

Sabemos então que o dominante de C é o G7, o quinto grau (V7).
Aplicando o mesmo raciocínio pro outros acordes do campo harmônico de
Dó, teríamos então cada acorde e seu dominante:


Exemplo em Dó:


Acorde - Dominante

C - G7
Dm - A7
Em - B7
F - C7 (daqui pintou o C7 da sua pergunta)
G - D7
Am - E7
Bdim - F7


Progressão:

| C | E7 | Am7 | A7 | Dm7 | G7 | C |

Perceba que pintou dois dominantes secundários aí em cima,
o E7 pro Am7, e o A7 pro Dm7... o resto ocorreu
naturalmente, ou seja, diatonicamente.

O mais interessante são os dominantes secundários que preparam pra acordes menores.
Neles normalmente ocorrem tensões como b9 e b13, ao inves de 9 e 13, pros maiores.

Você não está errado na maneira de ver os modos, mas é bom
estar atento, porque existem muitas portas e janelas pra serem apedrejadas, quebradas e destruídas, afim de vermos
mais além.

Bons estudos!


ziotti
Veterano
# fev/05
· votar


O dominante do V grau(V7) é um acorde diatônico, prepara o I grau e chama-se dominante primário. Todos os demais graus diatônicos possuem dominantes que os preparam, e estes são chamados de dominantes secundários. O dominante individual encontrase uma 5J acima ou uma 4J abaixo. Observe isto numa progressão em Dó Maior:


C7M A7 Dm7 B7 Em7 C7 F7M...
|--------|
4J


O mais interessante são os dominantes secundários que preparam pra acordes menores.
Neles normalmente ocorrem tensões como b9 e b13, ao inves de 9 e 13, pros maiores.


Agora entra isso que o panucci falou. Usarei a progressão acima e nos dominantes individuais substiuirei a 5ª pela 9ª, mas pode ocorrer a substituição da 5ª pela 13ª como o próprio panucci disse. A 9ª ou a 13ª, serão maiores quando se prepara um acorde maior e serão menores quando se prepara um acorde menor. Veja:


C7M A7(b9) Dm7 B7(b9) Em7 C7(9) F7M...
|--------| |-------| |------|


Observe o vínculo estabelecido entre os dominantes individuais e suas resoluções passageiras.

quem quiser ler mais à respeito recomendo o livro Harmonia Vol. 1 de Ian Guest

LeandroP
Moderador
# fev/05
· votar


ziotti

boa!

thebassx
Veterano
# fev/05
· votar


O acorde C (IV grau) está apoiado no 4° grau da escala maior de Sol, representado pelo modo Lídio. Este modo é bem parecido com o modo maior natural, onde a diferença está na 4ª.
E pra finalizar, o acorde do V grau,o D é apoiado no modo Mixolídio, que começa na 5ª nota da escala de Sol maior.

bom, me perdoem, mas eu realmente li quase tudo e nao compreendo o que quer dizer q o tal acorde e representado pelo modo lidio? mudaria alguma coisa na sua formação? enfim, o q eh q se compreende quando se percebe isso?

LeandroP
Moderador
# fev/05
· votar


thebassx

O acorde do modo lídio tem as seguintes tensões:

T, 9, 3, #4, 5, 6, 7M

e o maior natural (modo jônio):

T, 9, 3, 4, 5, 6, 7M


Na pra tica compare os dois dedilhados:



e--------------|--------------|
B--------------|--------------|
G------0-------|------0-------|
D----3---3-2---|----4---3-2---|
A--3-----------|--3-----------|
E--------------|--------------|
C Jônio C Lídio



... diferentes, não?!

thebassx
Veterano
# fev/05
· votar


eu conheco os modos, sei como monta-los, mas eu nao compreendo o quer dizer q um acorde esta em tal modo
ali se diz q o acorde C7M esta apoiado no modo Lidio, mas ele continua sendo C - E - G -B , nao? seria uma questao do ponto de vista melodico (tipo dar uma atmosfera na musica...), peço desculpas de novo, mas realmente eu nao compreendo.

LeandroP
Moderador
# fev/05
· votar


thebassx

...ali se diz q o acorde C7M esta apoiado no modo Lidio, mas ele continua sendo C - E - G -B , nao? seria uma questao do ponto de vista

Perfeitamente! Uma questão de ponto de vista. O acorde é maior = escala maior nele!

Nada impede de você usar uma escala maior, mas harmonizando, o IVº do C.H. maior é lídio, mas você pode encará-lo também como um simples maior... é uma questão de ponto de vista mesmo!

Não precisa se desculpar, a propósta do fórum é mesmo esta: trocar idéias... eu não iria curtir se este tópico mofasse, né?! 8>)

thebassx
Veterano
# fev/05
· votar


eu sempre pensei nessas coisas assim:
(e obviamente me corrija se eu estiver errado)

eu toco (tento tocar) baixo, entoa eu penso q se eu estou numa musica com em um tom maior como essa, e la tneha uma progressao com o IV grau, na hora desse acorde uma boa ideia para compor a linha de baixo ou improvisar seria no modo Lidio, correto? eu soh nao entendo isso q eu perguntei hreheheheheh

LeandroP
Moderador
# fev/05
· votar


thebassx

Você pode criar linhas melódicas do baixo, passando por estas notas características de cada modo. Por exemplo, eu tenho uma música em G maior e dois acordes de C e D7. Pro acorde C (IVº grau) eu uso o lídio e pro D7 (Vº grau) uso o mixolídio:



e---------------------|--------------------------------
B---------------------|--------------------------------
G---------------------|--------------------------------
D----5----4----2------|----7----5----4-----------------
A--3----3----3-----3--|--5----5----5------5------------
E----------------3----|-----------------5--------------

C Lídio D Mixolídio


LeandroP
Moderador
# fev/05
· votar


thebassx

Uma música pra citar o seu exemplo (de usar maior pra tudo) é a introdução da clássica "The Number Of The Beast" do Maiden. Nela tanto pro acorde de C como pro de D são usadas quartas justas, característico do modo maior mesmo.

The Picker
Veterano
# fev/05
· votar


aproveitando... eu tava lendo a transcrição de uma musica (So What, do Miles Davis) e ali dizia a musica só tem dois acordes Dm7 e Ebm7 ambos tocados no modo Dórico? o que isso significa?

LeandroP
Moderador
# fev/05
· votar


The Picker

Porque todo acorde menor, tocado isoladamente é considerado dórico (acorde menor com 6ª maior) e todo acorde maior tocado isoladamente é considerado lídio (acorde maior com #4).

Os acordes Dm7 e Ebm7 não tem nenhuma relação harmônica e se você perceber estes acordes são utilizados em compassos seguidos, portanto os acordes estão isolados, estáticos, como uma vamp.

musicplayer
Veterano
# fev/05
· votar


Há um tempo comecei a estudar os modos. Já aprendi a montá-los e tal, os intervalos... Mas tenho uma dúvida. Pra realmente dar aquela sonoridade modal tenho de enfatizar as notas características de cada modo, certo? Tipo lídio=4#? Se puderem me esclarecer, agradeço.

LeandroP
Moderador
# fev/05
· votar


modo jônio:

da tônica até a quarta nota temos 2,5 tons = 4ª justa (4j)

modo lídio:

da tônica até a quarta nota temos 3 tons = 4ª aumentada (#4)

compare e leia este tópico novamente!

thebassx
Veterano
# fev/05 · Editado por: thebassx
· votar


LeandroPanucci
caindo a ficha...
entoa quer dizer q se o fato de um acorde estar apoiado sobre um modo somente significa q eu posso aplicar a ele certas tensoes referentes aos modos sem que ele soe 'mal' dentro da musica por exemplo, um C7M q esteja apoiado no modo lidio, eu posso colocar a tensao de #11 C7M(#11) q vai soar bem? (C - E - G - B - F#)

LeandroP
Moderador
# fev/05
· votar


thebassx

Exatamente... não é necessariamente uma regra como você já havia percebido, mas se encarado como "possibilidade", a coisa fica bem diferente. As vezes na formação do acorde nem entra o #4, é mais comum encontrar tensões como 9 e 6.

O bom é fazer experiência com músicas que você já conhece, aplicando tensões características de cada modo.

Criei um outro tópico que diz mais a respeito sobre isso... em todo caso dê uma lida!

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/41601/

wbiga
Veterano
# fev/05
· votar


Ae. valeu, muito bom isso!
tem tudo que eu queria saber e mais ainda.

TASIVA
Veterano
# fev/05
· votar


que???? repete?!
uehue

Glauber1
Veterano
# fev/05
· votar


bom não to entendo um negocio é em relação aos modos gerados pelo campo menor harmonico por exemplo
Am7M eolico (7M)
Bm7(5b) Locrio (6)
C7M (5#) Jonio (5#)
Dm7 Dorico (4#)
mas no caso de E7 a 7M da escala menor harmonica aparece na terça e como não existe 3# como se faz
outra coisa os inrtervalos - 9 e 11
é a mesma coisa que 2 e 4 então pq é colocado aqui no topico do modo acima
obrigado

LeandroP
Moderador
# fev/05
· votar


Glauber1

Como um bom observador, não existe mesmo 3#...
o intervalo seguinte é mesmo uma quarta justa.

No modo de Am harmônico, começando pela 5a nota (E), temos:



T b9 3 4 5 b13 b7 8
E - F - G# - A - B - C - D - E




Não entendi a segunda pergunta sobre 2,9 e 4,11

Glauber1
Veterano
# fev/05
· votar


alguem aqui sabe de um bom livro de harmonia teoria e improvisação focado na guitarra

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Campo Harmônico e Harmonização: Tópico Oficial