| Autor | Mensagem | 
| LeandroP Moderador
 | # jan/05 · votar
 
 CAMPO MENOR HARMÔNICO
 
 A escala menor harmônica tem a mesma formação da menor
 natural, porém a sétima passa a ser maior, encurtando o
 caminho para a oitava.
 
 Vamos ver os intervalos:
 
 
 
 Menor natural:
 
 T - 9 - b3 - 11 - 5 - b6 - 7 - 8
 
 
 Menor harmônica:
 
 T - 9 - b3 - 11 - 5 - b6 - 7M - 8
 
 
 
 Bom, o que mudou aqui foi apenas uma nota, mas que acabou
 encurtando a distância entre a 7a e a 8a (como disse acima)
 e aumentando a distância entre a 6a e a 7a
 
 Este espaçamento muda todos os acordes do campo harmônico,
 
 Vamos tomar a escala de Lá menor como referência, afim de
 ver o que realmente muda nesta história:
 
 Escala de Lá menor natural:
 
 A - B - C - D - E - F - G - A
 
 
 Escala de Lá menor harmônica:
 
 A - B - C - D - E - F - G# - A
 
 
 Empilhando as terças:
 
 
 
 Tônica   --->  A  - B - C  - D - E  - F - G# - A
 3as      --->  C  - D - E  - F - G# - A - B  - C
 5as      --->  E  - F - G# - A - B  - C - D  - E
 7as      --->  G# - A - B  - C - D  - E - F  - G#
 
 
 
 Se utilizarmos a tabela da página anterior com os nomes
 dos intervalos, poderemos analizar cada acorde.
 
 Neste caso teremos os seguintes acordes:
 
 
 
 I       II        bIII     IV    V    bVI    VII
 Am7M -  Bm7(b5) - C7M(#5) - Dm7 - E7 - F7M  - G#dim
 
 
 
 É muito comum utilizarmos acordes deste campo harmônico
 misturado com acordes do campo harmônico menor natural.
 Quem disse que não podemos misturar?
 
 Então, quando estiverem tocando em uma tonalidade menor, e
 pintar como Vº grau um acorde dominante (V7) ao invés de
 um menor (Vm7), já sabem qual escala utilizar sobre este acorde.
 
 
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| slash3 Veterano
 | # jan/05 · Editado por: slash3 · votar
 
 aew kara eu nao estou entendendo esse negocio de usar acordes com 7 kara a sequencia do campo harmonico para forma esses arcodes valeu aew kara bela iniciativa valeu t+
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # jan/05 · votar
 
 slash3
 
 Você leu desde o começo?
 
 
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| André Henrique Gontijo Matos Veterano
 | # jan/05 · votar
 
 Leandro Panucci
 
 É isso aí, mandou bem!!!
 
 André Henrique Gontijo Matos - compositor, músico freelancer eprofessor da ART MUSIC.
 
 Valeu...
 
 
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| slash3 Veterano
 | # jan/05 · votar
 
 eu li kara mais eu vou ler de novo falou e depois eu pergunto avc valeu mesmo aew pela iniciativa t+
 
 
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| Adriano Medeiros Veterano
 | # jan/05 · votar
 
 LeandroPanucci
 bom, sabemos que surgem modos "estranhos" quando utilizamos a menor harmônica como um Frígio Maior... eu queria saber a título de informação, qual são os nomes desses modos novos... mas se não souberes nem esquenta, o que importa é saber usar
 
 
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| Adriano Medeiros Veterano
 | # jan/05 · votar
 
 André Henrique Gontijo Matos
 ah, e o que é musico freelancer, até hj eu nao saquei essa historia
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # jan/05 · votar
 
 Adriano Medeiros
 
 Eu não sei. Na verdade eu não uso muito escalas pelo nome, mas pelas tensões que ela oferece. Por exemplo eu não penso assim "agora vou solar em menor harmônica e depois em lídiob7, saca?! Mas fiquei curioso em relação aos nomes desses novos modos. Se encontrar em algum lugar poste aqui;)
 
 Músico free-lancer é o músico que não tem um "compromisso" firme com alguma banda, cantor, etc... ele atende conforme é solicitado. É como um profissional liberal... acho que é isso.
 
 
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| BlaCk LaBeL Veterano
 | # jan/05 · votar
 
 LeandroPanucci
 Como você fez pra deixar as tabelas (tipo aquela de intervalos) bem formatadinha? Quando eu postei, tava uma desgraça de tão torta. Hehehehe!
 
 
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| ziotti Veterano
 | # jan/05 · Editado por: Moderador · votar
 
 Adriano Medeiros
 à respeito dos modos da menor harmônica... tomando como exmeplo Am Harmônica, ficaria assim:
 
 Am7M - Eólio 7M
 Bm7(b5) - Lócrio 6
 C7M(#5) - Jônio b6
 Dm7 - Dórico #4
 E7 - Mixolídio b6/b9
 F7M - Lídio b3
 G#dim - Simétrico
 
 corrigindo: (Panucci)
 
 Am7M - menor harmônica (este nome não muda, certo?!)
 Bm7(b5) - Lócrio6
 C7M(#5) - Jônio#5
 Dm7 - Dórico#11 (??? não sei)
 E7 - Mixolídio b13/b9 (mistura de frígio com mixolídio - eu acho)
 F7M - Lídio #9 (se é maior, não pode ser b3, certo?!)
 G#dim - Simétrico (semitom, tom, semitom, tom...)
 
 
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| ziotti Veterano
 | # jan/05 · votar
 
 ali na linha do 'Jônio b6', substitua a b6 por #5... ficando assim:
 
 C7M(#5) - Jônio #5
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # jan/05 · votar
 
 BlaCk LaBeL
 
 Eu cliquei no botão TAB, apaguei as linhas da cordas e formatei a tabela dentro dos T e /T. Eu sempre uso este recurso quando quero formatar alinhando o texto. Só que eu tenho que dar <enter> pra mudar o parágrafo, senão o texto vaza na tela.
 
 ziotti
 
 Pode deixar que eu edito;)
 
 
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| ziotti Veterano
 | # jan/05 · votar
 
 LeandroPanucci
 blz
 
 
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| ziotti Veterano
 | # jan/05 · votar
 
 LeandroPanucci
 vlw ae pela edição...
 
 Am7M - menor harmônica (este nome não muda, certo?!)
 acho que como estamos sfalando em modos da menor harmônica, fica melhor chamar este de Eólio 7M. Mas pode ser menor harmônica msm
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # jan/05 · votar
 
 ziotti
 
 Ah sim, pra efeito de comparação apenas (7m e 7M), mas o nome não muda. Mas entendi o seu propósito que é mostrar o que muda entre um e outro. Legal!
 
 
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| Adriano Medeiros Veterano
 | # jan/05 · votar
 
 ziotti
 é, era isso ae mesmo q eu queria ter certeza, valeu
 
 LeandroPanucci
 agora, eu to confuso com uma coisa q eu fiz aqui, nao consigo achar uma escala que encaixe, na verdade eu fiz a "cagada" e nao consigo interpretar. é isso:
 |Am|%|B|%|C|%|D|B|E
 e agora? de onde surgiu essa harmonia?
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # jan/05 · votar
 
 Adriano Medeiros
 
 tudo indica que vem do c.h. de sol maior, mas cada acorde tem sua própria escala:
 
 Am = IIº grau - dórico
 
 C = IVº grau - lídio
 
 O B, o D e o E me parecem mixolídio.
 
 O D mixolídio (V de Sol)
 O B mixolídio (V de E - dominante secundário)
 O E também mixolídio (V de Lá)
 
 Experimente usar 7as menores nestes acordes que eles vão soar mais "dentro" e aí podes interpretar melhor.
 
 
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| Adriano Medeiros Veterano
 | # jan/05 · votar
 
 LeandroPanucci
 poise, foi o que pensei q fosse, Sol maior. mas a minha intenção nao é colocar 7ªs nos acordes mesmo, e eu tinha pensado em utilizar no ultimo B e E a escala de E jonio mesmo, fazem a cadencia V I... pra mim assim complica menos
 
 valeu cara!!!
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # jan/05 · votar
 
 Pra dar uma pitada de pimenta neste tópico, eu recomendo uma releitura deste outro tópico que criei a respeito de trítonos.
 
 Quem já teve a oportunidade de ler e não entendeu algumas coisas, uma releitura iria contribuir pros estudos de campo harmônico e improvisação.
 
 Está aí:
 
 http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/47978/p0
 
 
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| Adriano Medeiros Veterano
 | # jan/05 · Editado por: Adriano Medeiros · votar
 
 LeandroPanucci
 lido!
 depois de ler a 4ª vez, mas desta vez li direito, compreendi esse esquema de tritono
 
 mas ainda nao entendi uma harmonia q tem lá, olha lá
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # jan/05 · votar
 
 Adriano Medeiros
 
 É mais fácil do que tomar sorvete da mão de criança, né?!
 
 
 Pessoal
 
 Entendam uma coisa, aquilo que você ler hoje e não entender, leia amanhã e depois. Um dia vocês acabam entendendo.
 
 Não falo apenas me referindo a alguns tópicos que crio, mas em tudo. A insistência é um exercício e com força de vontade se chega no o bjetivo.
 
 Eu tenho guardado muitos assuntos que ainda não compreendo e aprendi muita coisa lendo e relendo.
 
 Leiam antes de dormir, leiam quando acordam, enfim, leiam sempre!
 
 Bons estudos!
 
 
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| TASIVA Veterano
 | # jan/05 · votar
 
 ê porra to vesga...nhééé!
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # jan/05 · Editado por: Moderador · votar
 
 Ah, agora conhecendo melhor sobre campo harmônico, dá pra sacar melhor também este tópico que criei há muito tempo.
 
 Este ajuda a criar melodias inteligentes (esse é pra solo mesmo):
 
 http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/44993/p0
 
 Leiam novamente;)
 
 
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| ___LC___ Veterano
 | # jan/05 · votar
 
 LeandroPanucci
 
 G#dim - Simétrico
 
 Por que o G# eh diminuto ???
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # jan/05 · votar
 
 ___LC___
 
 Escala menor harmônica partindo do VIIº grau (G#)
 
 G# - A - B - C - D - E - F - G#
 
 A nota B é uma terça menor em relação ao G#
 
 A nota D é um quinta diminuta em relação ao G#
 
 A nota F é uma sétima diminuta em relação ao G#
 
 Acorde formado por T, b3, b5 e bb7 só pode ser diminuto
 
 
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| ziotti Veterano
 | # jan/05 · votar
 
 ___LC___
 veja esse empilhamento de terças que o panucci fez:
 
 
 Tônica   --->  A  - B - C  - D - E  - F - G# - A
 3as      --->  C  - D - E  - F - G# - A - B  - C
 5as      --->  E  - F - G# - A - B  - C - D  - E
 7as      --->  G# - A - B  - C - D  - E - F  - G#
 
 
 observe que no caso, o G# é formado por G# B D F e essa é a formação do acorde diminuto(T b3 b5 bb7)
 
 
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| ziotti Veterano
 | # jan/05 · votar
 
 LeandroPanucci
 kralho... postamos ao mesmo tempo
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # jan/05 · votar
 
 ziotti
 
 he he he as vezes acontece esta cagada he he he
 
 Bom, pelo menos eu acho que ele não vai precisar de uma 3a opinião.
 
 
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| ___LC___ Veterano
 | # jan/05 · votar
 
 LeandroPanucci
 ziotti
 
 Obrigado msm galera...
 ,,,,agora o Bm7(b5) tambem naum eh diminuto ???
 
 
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| ziotti Veterano
 | # jan/05 · votar
 
 ___LC___
 Bm7(b5) é meio-diminuto pq ele ñ possui a bb7(sétima diminuta)
 
 
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