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LeandroP Moderador |
# jan/05
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Inversões:
Vimos que as tríades são formada por T (tônica), 3 (terça) e 5 (quinta) e que a 3a e a 5a são as responsáveis pelas qualidade dos acordes serem maior, menor, diminuto ou aumentado.
Quando surjem as 7as (maiores, menores, diminutas) a tríade passa a ser uma tétrade e outras características são adicionadas ao acorde.
Uma ferramenta muito comum em todos os gêneros musicais são as inversões dessas notas, mudando de posição cada grau da tríade ou tétrade.
Um acorde que tem na sua formação T, 3, 5 pode ter seus graus invertidos, como (3, 5, T) ou (5, 3, T).
Exemplo em Dó:
T, 3, 5 = Dó, Mi e Sol --> acorde C
invesões:
3, 5, T = Mi, Sol e Dó --> acorde C/E
5, T, 3 = Sol, Dó e Mi --> acorde C/G
e------3--0---|------3---|---------0--0---
b------5--1---|---1--1---|------5--1--1---
g---0--5--0---|---0--0---|------5--0--0---
D---2-----2---|---2--2---|---2--5-----2---
A---3-----3---|------3---|---3--------3---
E-------------|------0---|---3--------3---
C C/E C/G
Acima estão cada tríade e seu respectivo acorde. Isso é só dentro das 5 primeiras casas. Imagine o que tem pelo resto do braço... seja curioso!
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onipotente Veterano |
# jan/05
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LeandroPanucci
ziotti
Pó valeu mesmo
Obrigado pela ajuda
Fui!! :-)
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The Blue Special Guitar Veterano |
# jan/05
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Pessoal,
To com uma dúvida quanto a aplicação dos acordes diminutos.
Por exemplo, numa passagem que siga este esquema:
T - IIm (por exemplo, entre C e Dm, no tom de C) caberia um C#° para fazer a passagem entre ambos ou eu viajei?
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onipotente Veterano |
# jan/05
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Tipo assim.... pelo q eu to vendo uma renca de acordes é permitido em um campo harmonico.
Usando o tom de C, quais acordes nao sao permitidos nesse tom?
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LeandroP Moderador |
# jan/05
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The Blue Special Guitar
Sim, o acorde diminuto está sendo usado como passagem.
| Cmaj7 | C#dim | Dm7 | D#dim | Em7 |
Também pode ser usado meio-tom acima do acorde que queira resolver, por exemplo:
| Cmaj7 | Ebdim | Dm7 |
ouça a música "Eu sei que vou te amar" que tem umas passagens interessantes de diminutos.
O legal é que um B diminuto, se tiver a nota G no baixo, torna-se um G7(b9). Se os acordes diminutos são simétricos (B° = D° = F° = Ab°), então o G7(b9) também pode sugerir outros dominantes: G7(b9) = Bb7(b9) = Eb7(b9) = C7(b9)... muita loucura sobre estes acordes (também... com 2 trítonos fica bem legal).
Olha que passagem legal:
e------------------------------------------------------
B---------3-------------------1------------------------
G-------1---1-----------------0------------------------
D-----3-------3--2-------------------------------------
A---3----------- deixe soar ---------------------------
E------------------------------------------------------
seria este primeiro acorde um B°/C ???
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The Blue Special Guitar Veterano |
# jan/05
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LeandroPanucci
Hum...legal essa possibilidade de alterar o baixo do acorde.
Nunca tinha visto a aplicação de acordes diminutos com variação do baixo, da maneira como vc postou...
Ficou bem interessante essa passagem...
Obs.: Cmaj7 é o mesmo que C7M ?
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ziotti Veterano |
# jan/05
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The Blue Special Guitar
Obs.: Cmaj7 é o mesmo que C7M ?
sim
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The Blue Special Guitar Veterano |
# jan/05
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ziotti
Então está entendido !
Valeu!
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ziotti Veterano |
# jan/05
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LeandroPanucci
Também pode ser usado meio-tom acima do acorde que queira resolver, por exemplo:
| Cmaj7 | Ebdim | Dm7 |
ae seria um diminuto descendente?!
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Diogo Correa Veterano |
# jan/05
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Adriano Medeiros Soh passei pra sabe se melhoro dos problema na mao e o vestibular como foi... ??? te achei aqui hehehe
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LeandroP Moderador |
# jan/05
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ziotti
Sim! É um diminuto descendente.
Veja um exemplo, onde o acorde de partida é o Dó, depois eu uso como acorde de passagem dois diminutos (que são os mesmos, só que invertidos) e resolvo em Sol:
e----------0--------------2--5------5---3--------------
B------1-----1---1------1----4----4-----3--------------
G----0---0-----0------2------5--5-------4--------------
D-------------------1--------4----------5--------------
A--3---------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
Cmaj Eb° Gbº Gmaj
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Adriano Medeiros Veterano |
# jan/05
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Diogo Correa
olha onde tu foi me achar!!!
pega meu msn: nicevestruz arroba hotmail . com
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ISCC Veterano |
# jan/05 · Editado por: ISCC
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Pessoal, sou leigo no assunto, tô começando a estudar improvisação e não tô sabendo aplicar os modos(jônio, eólio...). Por ex. Que modo usar numa harmonia simples como essa: G - Am7 - G/B - C - D ? .
Valeu
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LeandroP Moderador |
# jan/05 · Editado por: Moderador
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ISCC
Esta música utiliza os acordes do campo harmônico de Sol Maior.
I - II - III - IV - V - VI - VII
G7M - Am7 - Bm7 - C7M - D7 - Em7 - F#m7(b5)
Progressão: I - IIm7 - I(3ª no baixo) - IV - V
No acorde I e I(3ª no baixo (G e G/B) você utiliza a escala maior de Sol, evitando repousar na 4ª justa (nota C), usando-a apenas como de passagem. O G/B usa uma aproximação de meio tom pelo baixo pro acorde de C
No acorde Am7 (IIm7) é o segundo grau da escala maior de Sol, o modo Dórico. Este modo que se diferencia da menor natural por ter uma 6ª maior, enquanto a natural tem 6ª menor. É uma escala com um sabor modal interessante e tecnicamente muito confortável de tocar. Você pode criar melodias usando uma penta de Bm ou de Em (fica bem interessante também).
O acorde C (IV grau) está apoiado no 4° grau da escala maior de Sol, representado pelo modo Lídio. Este modo é bem parecido com o modo maior natural, onde a diferença está na 4ª. Enquanto o modo maior tem 4ª justa, este tem uma 4ª aumentada. A sonoridade característica deste acorde você pode perceber no dedilhado de Wasting Love, do Maiden.
E pra finalizar, o acorde do V grau,o D é apoiado no modo Mixolídio, que começa na 5ª nota da escala de Sol maior. Este modo é o que eu mais gosto de explorar, pois tem muitas possibilidades de alterá-lo.. O importante é manter a 7ª menor, o resto é farra!
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ISCC Veterano |
# jan/05
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LeandroPanucci
Valeu pela explicação cara, testei e ficou bem bacana, mas o que eu ainda não tô enxergando, é porque por exemplo, no acorde Am7 se usa o modo Dórico. Sei que é um modo menor, mas pq ele e não o Frígio ou o Lócrio? Agradeço desde já a atenção.
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Adriano Medeiros Veterano |
# jan/05
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ISCC
bom, esse Am7 é dorico pq o campo harmonico ali no caso é G maior, sendo assim o A seria o segundo grau, e o segundo grau é o modo dorico
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ISCC Veterano |
# jan/05
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Compreendo que o campo harmônico é o de G maior, e que o A no caso é segundo grau, agora pq o modo dórico é segundo grau?
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LeandroP Moderador |
# fev/05
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ISCC
Dentro de um campo harmônico maior, os graus obedecem a seguinte ordem:
I (jônio), II (dórico), III (frígio), IV (lídio), V (mixolídio), VI (eólio), VII (lócrio).
O modo eólio (VI grau da escala maior) é a escala que serve de referência pro outros modos menores.
Se o campo harmônico é menor natural, então a ordem acima muda, passando para:
I (eólio), II (lócrio), bIII (jônio), IV (dórico), V (frígio), bVI (lídio), bVII (mixolídio).
Pratique a contrução dos modos no papel e na guita. E depois harmonize, como explicado no início do tópico. A prática ajudará você absorver melhor este assunto.
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The Blue Special Guitar Veterano |
# fev/05
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LeandroPanucci
Cara, uma coisa que eu nunca entendi...
Eu sei a influência dos modos gregos na música e tal.
Mas na hora de solar, em C por exemplo, vc vai ficar usando um D dórico, um E frígio, etc?
Todas as notas destes modos estão dentro de C... Não faz sentido hhehehe
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LeandroP Moderador |
# fev/05
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The Blue Special Guitar
Faz sentido na maneira como você enxerga cada tríade, tétrada, cada tensão que você suprime ou adiciona.
Se você tem os seguintes acordes: C - G - Em, como você enxerga estes acordes?
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ISCC Veterano |
# fev/05
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LeandroPanucci
Valeu pela explicação, vou praticar pra fixar essas informações.
Até mais.
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The Blue Special Guitar Veterano |
# fev/05
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LeandroPanucci
Cada um com suas tríades:
C E G
G B D
E G B
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LeandroP Moderador |
# fev/05
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The Blue Special Guitar
E o campo harmônico, qual você usaria?
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The Blue Special Guitar Veterano |
# fev/05
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LeandroPanucci
Dó !
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LeandroP Moderador |
# fev/05
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The Blue Special Guitar
e o de Sol? Também não dá?
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The Blue Special Guitar Veterano |
# fev/05
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LeandroPanucci
Dá, mas tem que ser um G mixolídio, não é?
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inthelight Veterano |
# fev/05
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LeandroPanucci
Tenho uma duvida sobre aplicação de modos: as vezes eu vejo alguem falar q numa progressão
I - IV - V
eu deveria usar o modo jonio no I, o Lidio no IV e o mixolideo no V. Mas isso no fim naum eh apenas aplicar a escala do tom à que a música pertence? Por exemplo, se a progressao estivesse em C bastaria eu usar sempre a escala de C, certo? Seriam sempre as mesmas notas. Então de que vale esse raciocionio modal?
Pra caracterizar os modos, eu naum deveria tocar modos com notas diferentes? Tipo, numa progressão I IV V usar mixolideo a musica inteira?
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The Blue Special Guitar Veterano |
# fev/05
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inthelight
Eu acho que se o I, o IV e o V graus estão dentro do tom da música, basta vc usar o modo Jônio (maior) do tom principal.
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inthelight Veterano |
# fev/05
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The Blue Special Guitar
eu tb acho, mas jah vi gente explicar a utilização dos modos dessa maneira, ai fiquei em duvida. Pra que isso?
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The Blue Special Guitar Veterano |
# fev/05
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Eu não acho lógico utilizar os modos desta forma, pois todas as notas do G mixo e do F Lídio estão dentro da escala Jônia de C.
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