pedais que até hoje não vi utilidade

Autor Mensagem
Luiz_RibeiroSP
Veterano
# fev/20
· votar


Ismah
Coloquei tremolo só como exemplo do que não é distorção. O tremolo BOSS coloco antes da distorção porque ele tem queda de volume, o outro que comprei da china eu coloque depois porque este tem botão de volume.

https://forum.cifraclub.com.br/forum/7/335007/

Ramsay
Veterano
# fev/20
· votar


Luiz_RibeiroSP
Booster: eu nunca usei e por isso não opino.

Compressor: Eu usei durante algum tempo até que concluí que na verdade ele não comprime nada (os únicos que comprimem de fato são os compressores de Studio) mas, apenas dá uma leve engrossada no som.
Já fez parte do meu pedalboard, mas, atualmente não faz.

Pedal Afinador: Nunca fez parte do meu set e por isso não opino, sendo que uso um Boss TU-03 que encaixo no headstock da guitarra e me atende perfeitamente.

Noise gate: Pra mim que toco metal é fundamental. Já usei Boss NS-2 que corta o zumbido (Humm) mas não a microfonia e por isso não presta, usei também ISP Decimator G-String (o melhor) mas, que infelizmente não aguentou o peso do som, deu cheiro estranho e queimou.

Depois disso, comprei um MXR Noise Clamp M195 e ele foi uma decepção completa e por isso permanece encostado sem uso no fundo de uma gaveta.

Atualmente uso um TC-Electronic Sentry que é quase tão bom quanto o ISP Decimator.

Equalizador: Uso um Boss GE-7 no qual troquei os 3 circuitos integrados que fazem a equalização do som, o que melhorou em muito a relação sinal/ruído do pedal, mas, tenho tido problemas eventuais de mal contato que detonam o som, talvez causados pelos soquetes que coloquei para os Cis.

makumbator
Moderador
# fev/20
· votar


Ramsay
usei também ISP Decimator G-String (o melhor) mas, que infelizmente não aguentou o peso do som, deu cheiro estranho e queimou.

Você já viu o noise gate cockblocker do Glen?

JJJ
Veterano
# fev/20
· votar


makumbator
cockblocker

Isso é um pedal ou um cinto de castidade?

Drinho
Veterano
# fev/20 · Editado por: Drinho
· votar


cockblocker

Isso é um pedal ou um cinto de castidade?




kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

cockblocker é f....

makumbator
Moderador
# fev/20
· votar


Drinho
JJJ

Pior que é um noise gate, e bem legal:

https://www.youtube.com/watch?v=sZltd8zTFaY
https://www.youtube.com/watch?v=cUvL-vW2eb0

Ele faria um belo par com o famoso pedal de distorção Pussy melter:

https://www.youtube.com/watch?v=jZwtuMmIiqE
https://www.youtube.com/watch?v=f6Q3SPjBZO8

Grimc
Veterano
# fev/20
· votar


Booster: aumenta o volume quando aciona, vi usarem muito em solos, testei algumas vezes e achei bem dispensável mesmo com outro guitarrista tocando junto. O que me assustei foi ter pedais de quase 1000R$ que fazem apenas isto.

Não é apenas um aumento de volume. Se você coloca na frente de uma distorção, por exemplo, ele empurra o ganho, deixando a distorção mais pesada e aumentando o sustain. Muita gente usa pedais de overdrive (como o tube screamer) com o drive zerado, apenas volume e equalização, para essa finalidade de booster. Fica muito legal no metal, faz uma diferença bem notável.

Compressor: Montei um e funcionou bem de primeira, minha alegria precedeu uma decepção pois o efeito é um dos mais discretos que existem. Apenas senti que o pedal me fez perder dinâmica o que odiei. Mas no baixo, seguindo uma dica do Bertola eu adorei e uso sempre.

Compressor ao meu ver é algo que se usa mais em gravações, onde é realmente necessário dar uma uniformizada maior na dinâmica. Ao vivo, na guitarra (principalmente suja), não vejo necessidade mesmo.

Pedal afinador: É caro, consome corrente da fonte, ocupa espaço, é mais pesado que um afinador de outro modelo. Uso um antigo afinador da korg, GT-2. Afino a guitarra, desligo do cabo e pronto. Quando acontecia de desafinar no palco não era nada que não pudesse ser resolvido em segundos pegando o la do baixo.

Esses pedais são muito importantes quando se trabalha com sistema sem fio, já que você não pode "desplugar" a guitarra, ou mexer na cadeia de sinal. Em ambiente com barulho, aqueles afinadores que prende no headstock, que seriam a outra opção, ficam menos confiáveis.


Noise gate: Não resolve, o chiado continua la, o que ele faz é abaixar o volume quando a relação sinal/ruido tente a 1. Prefiro tentar solucionar o problema de outra forma ao invés de usar ele.

Olha, aí depende muito do que você toca. Pra metal com muito ganho (tipo, niveis Pantera de ganho), você PRECISA de um NG. Não é um "chiadinho" nesse caso, é um ruído satânico mesmo :v


Equalizador: Este é legal, único que até pensaria em ter se precisasse. Mas nunca precisei.

Esse aí é o que eu realmente vejo menos necessidade mesmo. Sempre equalizo no pre amplificador, seja ele o próprio amp ou algum pedal de distorção ou pedaleira.

Grimc
Veterano
# fev/20
· votar


Isso é um pedal ou um cinto de castidade?

A idéia é bem essa mesmo, é um noise gate pra metal extremo, não deixa passar porra nenhuma hehe

Buja
Veterano
# fev/20
· votar


Eu encano o noise gate como pedal do tipo "essencial".
Até tocando semi-clean com uma strato no cap da ponte, é necessário.

Quem toca strummiando a guitarra quase 100% do tempo, feito um violão, nem sente que precisa. So entre uma musica e outra.
Mas quem toca só uns licks, aqui e ali (sultains of swing, rhcp, country solo), vai precisar.
A nao ser que a guitarra, amp, aterramento e tudo mais seja brindado, ok, mas na maioria das vezes, sempre tem um ruido aqui e ali.
Um gate é absolutamente essencial. É pedal barato, qualquer um true bypass resolve, e faz magica aquilo ali.
É so saber regular o ponto de corte, que nao perde sustain assim nao.

Ismah
Veterano
# fev/20
· votar


O erro mais comum, é usar o gate depois do drive... Mas via de regra, se teu setup tem algum ruído, é algum problema. Não é preconceito, mas na mesma rede o amp "artesanal" dá problema, quando o Fender de linha não... O que mostra que tem algo entre eles...

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# fev/20
· votar


Tenho um BOSS-NS2 que esta encostado desde 2012. Realmente não vi utilidade. Em estúdio não teve ruido estrondoso, costumo usar pouco drive mas mesmo com ganho alto dos marshall e os mesa boogie da vida não tive problema.
Tocar por ai ha ruido nos equipamentos, mas este é o menor problema. Teve palco sem tomada, levei pedal atoa e acabei usando a distorção do meteoro que nem lembro o nome. As vezes tem só os wattsom ou aqueles cubos antigos da staner ou meteoro tudo enferrujado e melecado.... ai me pergunto pra que noise gate huauhauahu.
Como não vou tocar em estruturas profissionais não vou precisar mudar meu setup, e agora fico com esse pedal encalhado, isso que da seguir dicas de youtuber.

Mas eu penso o seguinte, houveram varias ideias diferentes para criar efeitos e equipamentos, após uma seleção natural os melhores foram comercializados e produzidos por grandes empresas. Então embora eu não tenha necessidade de certo equipamento tenho certeza que, se ele chegou até nosso conhecimento é porque tem utilidade.

makumbator
Moderador
# fev/20
· votar


Esse é o pedal mais inútil do mundo (mas o mais hilário):

https://www.youtube.com/watch?v=aveUEZkcQno



Luiz_RibeiroSP
Veterano
# fev/20
· votar


makumbator
Isso é pedal pra usar num churrasco com todo mundo bêbado.
"toca pais e filhos"
"BHAAAHAA...YOOHOO"

Ai todo mundo rindo bêbado, já tem utilidade

Buja
Veterano
# fev/20
· votar


Esse pedal ta falando as notas que toca??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

fa..fa..do.doo....miiiii....do...fa...re....faaaaaaa.....do...do....do ...mi....sol.....miiiii....sooooll.....ree...doooooooo....

BrotherCrow
Membro Novato
# fev/20
· votar


Esperando um handmaker brasileiro clonar o Korg Miku com samples de funk carioca. Você toca guitarra e o pedal faz thum tcha tchum tchum tchum tcha.

Lelo Mig
Membro
# fev/20
· votar


makumbator

Isso é pedal de viadinho!

Buja
Veterano
# fev/20
· votar


O AMT Japanese Girl é um pedal de viadinho que eu quis ter por muito tempo hahahaha

Lelo Mig
Membro
# fev/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Buja

O AMT Japanese Girl é um Wah tradicional com uma maior variação timbral... é bem legal, bastante útil principalmente para "wah-zeiros".

Diferente desse Korg Miku... Esse korg aí o cabra bota no set de metal na maior inocência, começa a tocar J metal, depois muda para Baby Metal, depois para K Pop, e quando menos se espera já virou travesti e esta se prostituindo...kkkk

Buja
Veterano
# fev/20
· votar


Lelo Mig



Esse korg aí o cabra bota no set de metal na maior inocência, começa a tocar J metal, depois muda para Baby Metal, depois para K Pop, e quando menos se espera já virou travesti e esta se prostituindo...kkkk[/i]
hahaahahha ri alto aqui!



O AMT é mesmo um pedalzinho bacana, toca desde skank até kirk hammet hehe[i]

Lelo Mig
Membro
# fev/20
· votar


Buja

Você acha que eu estou exagerando? Olha o que aconteceu com o Dave Mustaine depois que comprou um pedal desses:



entamoeba
Membro Novato
# fev/20
· votar


Esse Miku é legal para compor melodia vocal, quando você ainda não tem a letra. É tipo um scat nipônico.

Buja
Veterano
# fev/20
· votar


Lelo Mig

hahahahhaa............................................................ ...................................................................... ...................................................................... ...................................hahahahhaa

Acho que vou rir disso o resto da semana hahahahhaa

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# fev/20
· votar


Buja
esse AMT Japanese Girl é muito lega e não é tao caro. nem conhecia

Del-Rei
Veterano
# fev/20
· votar


makumbator
Cara... Esse pedal é bizarro demais, haha.
Já tinha visto isso, e fiquei imaginado quem usaria uma porra dessas... rsrs.

Um aceno de longe!!!

Ismah
Veterano
# fev/20
· votar


BrotherCrow

Não preciso disso, dá pra fazer na dinâmica, no swing... 3:)

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# fev/20
· votar


Da pra fazer isso com volume da guitarra, ou qualquer pedal com volume no zero, ou montar....mas o que vale é o pedalboard cheio de caixinha


BrotherCrow
Membro Novato
# fev/20
· votar


Luiz_RibeiroSP
Acho legal que o demo é menos de um minuto e sem fala, porque literalmente é SÓ ISSO que o pedal faz hehehe.

Mas de boa, pra mim o que é um pedal "inútil" depende do estilo e do resto do rig. Eu por exemplo, se não estiver tocando cover, só preciso de drive e um pouco de reverb. Isso o meu amp faz. Mas tenho um monte de pedal em casa, três pedalboards montadas, mais umas multi-efeito.

Juntei muito gear em casa porque toco faz mais de vinte anos e não vendo nada. E às vezes me divirto plugando num rig que não é necessariamente o que eu tenho de melhor.

Ismah
Veterano
# fev/20 · Editado por: Ismah
· votar


Luiz_RibeiroSP

Aconselho realmente tu sair da caixa... Isso dá um brainstorm maravilhoso, e te faz crescer como músico.

Nunca compreendi o uso de dois delays, aí fui abrir pro Vitor Kley, e puxa vida... O sideman dele, usava 3 Boss DD... - acho que o DD3, mas não lembro pra tanto...
Um deles, unicamente servia para ele dar um efeito que vem do dub reggae, que é basicamente deixar as repetições mais altas que o input... Isso com o wah-wah, cria um efeito espacial. É um crescendo que vai do grave pro agudo na música, análogo ao que um flanger faria. Algo que só serve pra dar um barato, mas faz sentido no gênero...
Outro sobrepõe os BPM's e cria uma coisa psicodélica...
E o terceiro, é um delay pra solo mesmo...

Saca só... E repare como isso é o que hoje conhecemos por psy trance, goa psy... A ideia é a mesma, simular efeito de drogas psicodélicas...

https://www.youtube.com/watch?v=8vi65Tc5R2Y

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# fev/20
· votar


Ismah

Não é porque não vejo utilidade numa chave que vivo numa caixa. Se eu fosse usar liga/desliga faria em uma chave na guitarra, ou um pedal de volume.
Falou do delay mas o pedal chave continua la sem utilização uhauhauhauha.
Mas em termos práticos, para levar essas coisas por ai é complicado e só quem esta no nível profissional que vai ter estrutura para levar tanta coisa.

Ismah
Veterano
# fev/20
· votar


Ou quem realmente se presta... rs

Não é porque tu não vê uso, que a tentativa seja inválida... As vezes não funciona pra gente, pro som que gostamos, mas não quer dizer que não tenha uso... Tendo a ferramenta, sempre aparece uma ideia pra usar ela...

O canal "Tone Busters" tem entrevistado umas bandas alternativas, que acharam uso numa penca de pedais "inusitados"... Pô, os sons mais bizarros, o cara conseguiu colocar numa música...

É difícil encaixar qualquer coisa nova em músicas, porque é um recurso que se não existia até então, ninguém usava... A modulação da tal chave temporária, é um caso. Pessoalmente, também ia preferir a chave no instrumento. Isso porém, me obrigaria a parar de tocar. Então ela no pé pode ser uma alternativa, e substituiria o tremolo tranquilamente.
Não sei se de fato é um pedal, pra mim tem cara de que seja uma para DIY.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a pedais que até hoje não vi utilidade