pedais que até hoje não vi utilidade

Autor Mensagem
Velvete
Veterano
# fev/20
· votar


Del-Rei

Eu gosto de tremolo e phaser/univibe. Por isso sacaneio o flanger. Rs

Aqueles vibratos/reverb estilo surf music são bacanas, mas nunca toquei nada parecido.

Shimmer é muito massa, só que não deixa de ser modinha :(

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# fev/20 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


JJJ
Tenho um pedal chines "inspirado" no MXR, realmente ele da uma coloração.
Na guitarra,este meu pedal, senti que perde alguns agudos mas no baixo até gostei. Depois montei um orange squeezer que ficou extremamente limpo e com compressão forte, no baixo uso só ele. E uma aplicação que gostei de compressão foi no vocal! Ajuda a corrigir a variação onde dinâmica da voz ou se o cara ficar se mexendo pra cantar.

esse compressor que falou já vi pessoalmente, difícil achar uma foto dele hoje
https://rogeriogagliano.blogspot.com/2019/03/pedais-nacionais-antigos- vintage-raros.html

Lelo Mig
Se eu tivesse feito este post 5 anos atrás colocaria fuzz, justamente por deixar o som muito podrão, e antes de mexer em um na minha cabeça fuzz era som do Hendrix. Ai peguei aquele fuzz redondo vermelho numa loja pra testar e....podrera total!. Hoje gosto de fuzz de forma moderada e só uso um que o CCDB publicou na revista nova eletrônica dos anos 70. Acho que é o mesmo fuzz que o Lenny Gordim usou no disco da Gal Costa, pois ele contou que o CCDB montou um pra ele e o timbre é parecido.
Mas até hoje não sei como Hendrix e eric johnson tiram aquele som, como fazem isso.

rafael_cpu
Veterano
# fev/20
· votar


Eu concordo com a maioria dos posts dos amigos.
São pedais que, na minha ótica, têm muita utilidade sim. Mas é claro que depende muito da música e do músico.

Uso compressor, booster, equalizador e afinador, conforme a necessidade. O único da lista que até hoje eu não usei é o noise gate como pedal autônomo (digo isso, porque tenho dois drives que já têm noise gate embutidos).

T+

makumbator
Moderador
# fev/20
· votar


Luiz_RibeiroSP
JJJ

Engraçado que comigo no baixo só gosto de compressor transparente. Em pedal uso um MXR bass compressor (que no fundo é o pedal studio compressor da mesma marca com outro nome, para fins de marketing, mas o circuito, componentes e atuação é idêntica).

Pra gravar uso um DBX de rack, que também não colore nada o som. Pra alternar entre slap e pizz acho primordial ter compressor. Caso contrário fica muito diferente o nível sonoro (e olha que eu gosto de tocar pesado no pizzicato).

Buja
Veterano
# fev/20
· votar


Pra alternar entre slap e pizz acho primordial ter compressor. Caso contrário fica muito diferente o nível sonoro (e olha que eu gosto de tocar pesado no pizzicato).


Eu nao disse !!!!! Eu nao disse !!!!!

Pra guitarra nao sei usar compressor, mas pra baixo é otimo.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# fev/20 · Editado por: Wild Bill Hickok
· votar


Noise Gate é indispensável pra quem toca com high gain. Acho que tirando afinador, todos citados tem sua utilidade, variando conforme o estilo e o musico. Djent por exemplo é um estilo impossivel de se tocar sem um bom noise gate. Arrisco dizer que compressor tambem é indispensável pra alguns nichos

makumbator
Moderador
# fev/20
· votar


Buja

Hahah! É, principalmente os pops nas cordas mais agudas se destacam em excesso se não tiver compressor

Buja
Veterano
# fev/20
· votar


Ouvi falar que uma solucao para os pops nao ficarem tão fortes, é usar o dedo medio pra slapar, que é um dedo digamos mais fraco do que o indicador.
Mas pra mim acho gambiarra.
Quando o cara for tentar aprender double pop, vai passar aperto por nao ter o indicador treinado, que é o dedo mais exigido.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# fev/20 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


LeandroP
Pensando sobre o booster eu acho que ele deveria ser o ultimo da cadeia, se a função principal for destacar a guitarra, principalmente em solos.
Imagina o seguinte, você tem o booster para amplificar e uma ambiência ou modulação(delay,chorus,tremolo,etc) Se eu colocar o booster antes o sinal pode ficar alto o suficiente para distorcer o pedal seguinte.
Mesmo se eu ligar booster direto no amplificador pode acontecer de colocar um sinal muito grande. Se eu quiser empurrar um valvulado beleza, mas se eu quiser um som sem alteração porem mais alto ai precisa colocar a dose certa.
Mas se eu colocar o booster por ultimo também corro o risco de distorcer, tanto pelo volume alto do sinal de entrada quando pela resposta em frequência do pedal. Imagina o booster la em ultimo lugar ai chega uma massaroca com fuzz, delay, reverb,tremolo,...acho que um sinal tão complexo ja pode distorcer tudo.
Até acertar tudo vai demandar uma boa quantidade de testes, mas é o preço que se paga para ter 10 pedais huahuahuha. Outro talento guitarristico é este, fazem um monte de caixinhas no chão trabalharem em conjunto e harmonia.

makumbator
Moderador
# fev/20
· votar


Buja
Ouvi falar que uma solucao para os pops nao ficarem tão fortes, é usar o dedo medio pra slapar, que é um dedo digamos mais fraco do que o indicador.

Então, eu uso até 3 dedos pra pops (indicador, médio e quando é preciso também envolvo o anelar, apesar de mais raro comigo). Ainda acho forte demais.Tem gente que usa os quatro pra fazer pops.

Lelo Mig
Membro
# fev/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Luiz_RibeiroSP

"antes de mexer em um na minha cabeça fuzz era som do Hendrix... até hoje não sei como Hendrix e eric johnson tiram aquele som"

Hehhehehe.... o Dallas Arbiter Fuzz Face é mesmo um demônio difícil de domar... e pensar que além dos que você citou foi o Fuzz que o David Gilmour usou por muito tempo. Vários solos famosos dele são usando o Fuzz Face como distorção.

makumbator
Moderador
# fev/20
· votar


Luiz_RibeiroSP
Pensando sobre o booster eu acho que ele deveria ser o ultimo da cadeia, se a função principal for destacar a guitarra, principalmente em solos.

Nem sempre. Se a ideia for que o booster também excite e altere a resposta da distorção é melhor que ele esteja antes.

Eu tenho uma Jackson que tem booster da Seymour Duncan na própria guitarra (e de fábrica). Tem um controle de volume separado pra ele e uma chave de liga e desliga do booster. É um circuito simples mas que funciona muito bem.

Lelo Mig
Membro
# fev/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Luiz_RibeiroSP

Fora o que o makumbator falou, se você boostar no final vai "levantar" tudo que tem antes, inclusive os ruídos.

Como primeiro, você inclusive, pode usar com a guitarra clean fazendo dele a "ponte" para saturar um ampli, se regular certinho.

Buja
Veterano
# fev/20
· votar


eu uso até 3 dedos ... indicador, médio ....anelar .... Ainda acho forte demais

Mas vc é um dedudo ne ursao!!!! kkkkk

hehee, agora serio, tem que ter muita pratica pra usar o anelar. Eu acho uma tecnica incrivel, porem, bem dificil pra mim.

Buja
Veterano
# fev/20
· votar


até hoje não sei como Hendrix e eric johnson tiram aquele som
o Dallas Arbiter Fuzz Face é mesmo um demônio difícil de doma


Nao tinha um topico aqui, anos atras, que so falava de fuzz. Sempre pensei que fuzz é tudo igual.
Um fuzz face e um falante rasgado na faca é a mesma coisa (grosseiramente falando). Né?!

makumbator
Moderador
# fev/20 · Editado por: makumbator
· votar


Buja
Mas vc é um dedudo ne ursao!!!! kkkkk

São minhas garras!

hehee, agora serio, tem que ter muita pratica pra usar o anelar. Eu acho uma tecnica incrivel, porem, bem dificil pra mim.

Também acho difícil usar o anelar pra fazer pop. O indicador e médio uso de boa. Em geral só consigo fazer uso do anelar sem me complicar depois dos outros dois dedos em figurações em 3 (tipo tercinadas). E apenas se precisar devido a velocidade, se puder eu evito. Mas fora disso acho complicado.

Buja
Veterano
# fev/20
· votar


makumbator

Veja tal energúmeno soberbando essa técnica:



JJJ
Veterano
# fev/20
· votar


Luiz_RibeiroSP
esse compressor que falou já vi pessoalmente, difícil achar uma foto dele hoje
https://rogeriogagliano.blogspot.com/2019/03/pedais-nacionais-antigos- vintage-raros.html


Tive uns 4 ou 5 dessa lista aí... Nenhum sobreviveu... kkkkkk

Buja
Veterano
# fev/20
· votar


Esse eu ja vi pessoalmente.

https://2.bp.blogspot.com/-3aALkjRukB8/XKv388ocgdI/AAAAAAAAPBY/S8VVtNT UG8wil5b3pIyufH1zv5ZpvfaMQCLcBGAs/s320/es4.png

E os chorus e oliver tambem. Oliver nem é tao dificil de achar assim.

Ismah
Veterano
# fev/20
· votar


Luiz_RibeiroSP
Talvez eu mude de opinião conforme aparecer cenários das quais ainda não vi. Hoje uso no máximo 3 pedais. chorus ou delay com uma distorção e meu querido tremolo. E tremulo tenho certeza que é dispensável para muitos.

Talvez falte mesmo precisar...
Pra tocar CCR, Stones, Beatles, dá pra se resolver na guitarra e amp... Pra tocar Audioslave, S.O.J.A. são trocentos efeitos que entram e saem...
No reggae, principalmente os sons na linha do dub, usam um efeito que é um delay com a repetição mais alta, que o sinal original... Isso cria um efeito único...

Pessoalmente, gosto mui das saídas que o Jake E Lee deu, e aplico muita coisa... Mas... Tem meses que tô tentando fazer o solo de "Like a stone" na mão... Não é difícil o solo, mas é difícil mesclar os glissandos / slides tão grandes com o solo...

Um compressor, é uma automação de volume e pode ser usado de várias formas. E é o ajuda a trazer a sonoridade de alguns estilos. O country tem uma marca registrada, soa o ataque e o compressor mata a nota... No funk, as partes abafadas são ligeiramente com menos volume, e o compressor nivela isso...
Um valvulado faz isso, mas é caro, pesado, e nem sempre dá para usar no volume desejado...

O booster trás distorção, mais distorção para um determinado momento, ou trás mais volume, ou ainda pode trazer mais compressão, se o amp está no limiar.
Ainda pode trazer um corte de graves, pela natureza de funcionamento, que precisa incluir um HPF... Isso algumas vezes é necessário e/ou desejável, o meu amp costuma sobrar graves quando começo a dar gás. Na real existe uma perda de agudos, mas enfim... O resultado fica bom.

Afinador, é inquestionável pra quem quer realmente ser profissional. Nada errado em ser amador, mas é a coisa mais chata do mundo ficar afinando de ouvido. Eu lido com um músico que muitas vezes não usa afinador, mas eu entrego as guitarras já afinadas, assim como ele é o cara dos riffs e solos... Então, se a guitarra desafina no meio da música, passa um pouco batido... Aí é outro papo... Vai lá fazer harmonia...
Sozinho, se o cara realmente for MUITO BOM, até vai. Só que geralmente, o cara muito bom, sabe o seu limite e parte pra praticidade... Já vi várias vezes o cara tentar isso, e no primeiro bicorde, já ter um flanger natural...
E lembre-se que o pedal fica desligado maior parte do tempo, então ele NÃO consome corrente se for TBP... Se lá for um buffer by pass, os 20 mA são desprezíveis.

O gate é um paliativo, e uma carta na manga pra quem tem música como profissão. Não dá pra prever, e as vezes tem ruído. Aí o gate vai lá e resolve. Não é ideal, mas resolve na hora. Pessoalmente, costumo colocar gate no canal das guitarras, já porque sei que o ruído pode aparecer...
Alguns gêneros, tem o som gateado como assinatura. Metal moderno em geral, por exemplo.
Mata um pouco do fim das notas? Até mata, só que isso no contexto da banda é irrelevante.

Pensando sobre o booster eu acho que ele deveria ser o ultimo da cadeia, se a função principal for destacar a guitarra, principalmente em solos.

Isso tende a aumentar as ambiências também. O que pode ou não ser desejado. EU, que uso delay pra imitar um reverb, não gosto da ideia. Se fosse reverb do amp, seria outro papo.

master_splinter
Membro Novato
# fev/20
· votar


caras, tem um pedal que, assim como o flanger, sempre achei mto unutil, que é o vibrato. porem vendo uns revius, percebi que ele tinha uma caracteristica que eu sempre busquei. nao sei explicar bem... eu queria aquela pitada de "som velho", aquilo que se encontra na cauda de delays e reverbs modulados. tentei um chorus de leve por duas vezes, mas nao fiquei totalmente satisfeito. entao descobri que o vibrato com pouca profundidade e baixa velocidade tem isso que eu queria. fica mto bom em dedilhados com pouco drive e em solos cheios de sustain com fuzz (fica mto vintage). e de quebra, qdo somado a um simples analog delay, resulta num lindo modulation delay (faz sentido, ne? hahah) enfim, curti o experimento.

krixzy
Veterano
# fev/20
· votar


Só depende do que se vai tocar, comigo é guitarra od e amp, mais nada

Drinho
Veterano
# fev/20 · Editado por: Drinho
· votar


Acho que tirando afinador,

cara, pra mim este é inquestionavelmente o pedal mais importante que já foi desenvolvido pela humanidade pois ele garante que a afinação estará perfeita a qualquer momento, a maior parte das pessoas não tem ouvido perfeito para afinar....

Eu consigo afinar de forma satisfatória as cordas entre elas, mas quando eu bato com o afinador nunca está exato.

E ai tem a questão do uso do instrumento, um instrumento muito bom, principalmente sem sistema de molas preserva a afinação quase que em 100%, mas depois de uma ou duas músicas sempre é necessário uma correção minima, principalmente se você tocou pra moer com as cordas mesmo...

Claro eu não uso pedal de afinador, eu uso um de headstock que não têm me incomodado, mas do ponto de vista de pedal, pra mim esse é o melhor.

E melhor ainda se for o da boss porque ele é muito bonitinho, parece um carrinho...

Del-Rei
Veterano
# fev/20
· votar


Drinho
E melhor ainda se for o da boss porque ele é muito bonitinho, parece um carrinho...

Hahahaha.
Pior que tem uns pedais que acho bem bonitos mesmo. Dá vontade de comprar só pela beleza, haha.

Um aceno de longe!!!

BrotherCrow
Membro Novato
# fev/20
· votar


Del-Rei
Pior que tem uns pedais que acho bem bonitos mesmo. Dá vontade de comprar só pela beleza, haha.
Tinha uma marca brasileira de handmade uns anos atrás chamada Rhino Electronics. O dono da marca até apareceu aqui no FCC fazendo propaganda na época, disse que ia sortear um pedal e tal. Os pedais deles tinham um visual muito bonito, com artes legais impressas num encapado de vinil. Comprei o Madd Distortion deles (clone de Rat), só porque era bonito, apesar de já ter um Rat original hehe. Acho que sumiram, não tem mais site e o último post na página do FB é de 4 anos atrás.

Buja
Veterano
# fev/20
· votar


De pedal bonito, sempre sempre me acomete uma gas doida de comprar esses:

https://instagram.fplu4-1.fna.fbcdn.net/v/t51.2885-15/e15/11378799_996 950023671752_737498733_n.jpg?_nc_ht=instagram.fplu4-1.fna.fbcdn.net&_n c_cat=108&_nc_ohc=ifWCsRZ8qPIAX9TQOU1&oh=8311f3313e5cbf03bfa181cc385c1 642&oe=5F010460


Olha que lindinho esses....que xuxu de pedal !!!

http://i1354.photobucket.com/albums/q695/jprizz99/pedal-1004_zps402f16 60.jpg

Del-Rei
Veterano
# fev/20
· votar


BrotherCrow
Buja
Hahaha.
Já eu, curto pedais do tido minimalista, "elegantes". A Swindler tem uns pedais que acho lindos, haha. Quase comprei o Iron Drive só porque acho bonito.

https://www.swindlereffects.com/store/c1/Featured_Products.html

Acho que isso dá um tópico, heim... Marketing é tudo, rs.

Um aceno de longe!!!

Buja
Veterano
# fev/20
· votar


Del-Rei

Gostei desse Th Gulf. É pra ser um chorus, mas alem disso é delay, reverb, e até tremolo (com tap tempo)! Eita bichinho carregado!

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# fev/20 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


Depois das ideias que me passaram resolvi fazer um teste com booster.
Montei um da forma mais simples que tem, um transistor com um circuito que qualquer livro de eletrônica tem, amplificador com divisor de tensão. circuito

Usei algumas peças de um inalador que vou jogar fora e de um radio velho que vai para o lixo também, e montei dentro que uma caixa que uso para prototipagem rápida para fazer uns testes

*edit: não sei se tirou agudo ou acrescentou grave, mas abafou um pouquinho. não sei se com outros projetos o som tem alteração.

foto 1

foto 2

Pensando em aumentar o volume em solos, o melhor resultado que tive foi
Guitarra -> overdrive -> booster -> chorus,delay,tremolo....-> AMP.

Vou testar com banda para ver como fica, talvez eu acabe adotando ele se gostar do resultado.

Ismah
Veterano
# fev/20
· votar


Dependendo de onde tu quer chegar, o tremolo é legal antes dos drives. Pessoalmente eu prefiro, pois dá um barato com a distorção diminuindo e aumentando (nem todos fazem isso, o que costuma dar uma perda de volume final)...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a pedais que até hoje não vi utilidade