G.A.S dos 500 talkeis liberados para saque das contas do FGTS

Autor Mensagem
Del-Rei
Veterano
# jul/19
· votar


Buja
Burro é so quem aderir e usar pra queimar carne fim de semana. Aquilo é um fundo de garantia, nao um 14º salário. Mas que vai ter brasileiro trocando de celular com essa grana, vixe, nem se fala.

Nunca tivemos uma educação ou orientação financeira. Deveria haver uma disciplina escolar de educação financeira básica. Coisa básica mesmo. Mas não tem. A galera faz conta por valor de parcela. Se a parcela cabe no orçamento, tá valendo - não importa se o parcelamento cheio de juros te faz pagar 3x o valor original do produto.

Um aceno de longe!!!

Buja
Veterano
# jul/19
· votar


Del-Rei

Quase ninguém pensa no valor final de nada.
Negocio é dar conta de pagar. E as vezes, nem dar conta.
Ja ouvi pessoalmente um colega dizer: "Carro apertado é que anda. Na hora do boleto a gente se vira."

Ai paga fatura minima do cartão, entra no cheque especial, vende os itens de dentro de casa, pede emprestado, faz bicos e tricos nos fins de semana, pede carro emprestado pra rodar de uber, e assim vai.

Falta muito educação financeira pra toda essa gente ignorante.
É por isos que liberar 500 merreis causa tanto alvoroço.

tito lemos
Veterano
# jul/19
· votar


Del-Rei
Cara, eu dei uma sacada no Brainwaves, muito bacana! Só que ele tá custando 3x o valor do Ricochet... O Ricochet eu ainda tô cogitando pq tá baratinho, já esse ai, sem condições pra mim. Mas é muito louco!

Silspiders
Membro Novato
# jul/19
· votar


Dá para comprar um set de mini humbucker Seymour Duncan usado. Um upgrade daora na minha Vox SDC22.

renatocaster
Moderador
# jul/19
· votar


Del-Rei

Nunca tivemos uma educação ou orientação financeira. Deveria haver uma disciplina escolar de educação financeira básica. Coisa básica mesmo. Mas não tem.

Cara, eu tava pensando exatamente nisso esses dias. Parece ser algo tão óbvio, mas incrivelmente não tem.

Buja

Ai paga fatura minima do cartão, entra no cheque especial, vende os itens de dentro de casa, pede emprestado, faz bicos e tricos nos fins de semana, pede carro emprestado pra rodar de uber, e assim vai.

É a famosa história do cobertor curto. Cobre um pé e descobre o outro.

Del-Rei
Veterano
# jul/19 · Editado por: Del-Rei
· votar


renatocaster
Buja
Na hora do boleto a gente se vira

Aí não consegue pagar, vira inadimplente, os juros do país sobem e todos são prejudicados.

Pior é que o cara fica na merda, deve fortuna de cartão de crédito, IPTU, entra pros cadastros de devedores, dívida ativa.... Deve 20 mil ao banco. Faz um acordo e paga 5 mil em 20x. Deve 10 mil de IPTU, faz acordo e paga 2 mil e quita a dívida.... E eu pago tudo em dia não ganho um desconto sequer.


É por isos que liberar 500 merreis causa tanto alvoroço.

Pode ter certeza: Tem gente devendo uma grana preta na praça. Mas vai pegar esse dindin e fazer churrasco ou entrar em novo parcelamento.

tito lemos
Entendi.
Não sabia dessa diferença dos preços.


Um aceno de longe!!!

felipe bento pereira
Membro Novato
# jul/19
· votar


se eles fossem liberar tudo eu ia juntar com o da poupança/PIS e investir no tesouro direto mesmo!!

Buja
Veterano
# jul/19
· votar


Eu nao consigo entender como tem gente que tem coragem de passar no açougue, comprar 3 kg de picanha e 5 engrafado de cerveja, com o carro "tumultinho", devendo doc desde 2015, e multas que somando dá mais de 100 pontos na carteira.
Mas tem gente assim, e é aos montes viu.

Lelo Mig
Membro
# jul/19
· votar


renatocaster

"eu tenho duas contas com saldo no FGTS"

Só eu tô achando que aqui têm mutreta?

HortaRates
Membro
# jul/19
· votar


Buja
Sei lá mano... Eu tenho meus investimentos, reserva de emergência, guardo grana todo mês pra poder aposentar sem depender do governo, compro tudo à vista... Mas eu ganho relativamente bem, dá pra pagar todas as contas, me divertir e ainda guardar.
Se eu fosse como a grande maioria da galera, ganhasse menos de 2 salários mínimos por mês, tivesse que escolher 3 de 5 contas pra pagar todo mês porque pagar todas não dá... Provavelmente ia tá todo endividado também. Ia fazer um belo churrasco com esses 500 conto.

renatocaster
Moderador
# jul/19
· votar


Lelo Mig

"eu tenho duas contas com saldo no FGTS"
Só eu tô achando que aqui têm mutreta?


Como assim, mutreta? Uma conta é ativa, que recebe depósitos do meu emprego atual, e a outra conta é inativa, que tem um saldo remanescente do emprego anterior. Ambas tem mais de 500,00 de saldo cada.

Eu nunca mexi no meu FGTS, tem uma graninha bem boa lá. Quem pudera se eu pudesse sacar o saldo que tem lá...

Buja
Veterano
# jul/19
· votar


HortaRates

Sabe aquele "ditado": O que planta, colhe?

A vida é assim. Sua vida está assim hoje, porque plantou certo ontem. E vai ta melhor ainda no futuro, porque continua plantando certo hoje.

Quem pega 2 salarios minimos por mes hoje, tem que escolher pagar 3 de 5 boletos, e ta todo endividado, pode procurar, plantou errado desde cedo.
Ninguem sai do útero envididado por si só.

Logico que existe a questão da desiguardade social, e tem gente que nasce num berço um pouco mais folheado do que outro.

Mas tenho parentes hoje, que sairam da roça, sem qualquer esperança na vida, sem estudo as 18 anos, e agora aos 30, tem condição melhor que a minha, barraco proprio, carrinho velho ou motinha pra andar, anda de nikezinho no pé e cabelo de barbershop. Nao perde um churrasco, e só pega minina arrumadinha. Tecnico em radiologia.
É que desde dos 18, o caboclo planta certo.
Comeu miojo, foi e voltou do cursinho a pé, e guardou toda beirada que ganhava.

Nao creio nessa de gente endividada sem ter se endividado mano. Nao creio mesmo.

Buja
Veterano
# jul/19 · Editado por: Buja
· votar


renatocaster
Eu nunca mexi no meu FGTS, tem uma graninha bem boa lá. Quem pudera se eu pudesse sacar o saldo que tem lá...

Ce nao sacou em 2017 nao?

Pra mim foi a salvacao. Eu desde os 18 nunca tinha mexido nela. Até que veio o temeroso e liberou geral. Botei a casa com laje batida e quitei o carrango!

renatocaster
Moderador
# jul/19
· votar


Buja

Ce nao sacou em 2017 nao?

Nada. Em 2017 o Vampirão liberou o saque apenas das contas inativas, na época só tinha uns 600 e poucos merréis na minha conta inativa, aí preferi deixar lá mesmo. Atualmente tem uns 700 conto, dessa inativa. Tô pensando em tirar os 500,00 só dela.

Eu queria sacar o saldo total disponível que tem hoje (ativa e inativa) para quitar dívidas e investir o restante, ou aplicar em algo mais rentável que o FGTS. Um dos meus planos era pegar essa grana restante e aplicar no meu plano de previdência privada, mas só liberaram essa merreca...aí quebrou a firma, hahaha.

O rendimento dessa conta do FGTS é ridículo, fica o dinheiro praticamente parado lá, sem circulação...eles poderiam liberar tudo pô, caso o correntista assim desejasse.

Del-Rei
Veterano
# jul/19
· votar


renatocaster
Eu ainda me pergunto se hoje o FGTS é um "benefício" pro trabalhador. Será que não seria melhor agregar esse percentual ao salário mensal?

Um aceno de longe!!!

renatocaster
Moderador
# jul/19
· votar


Del-Rei

Eu ainda me pergunto se hoje o FGTS é um "benefício" pro trabalhador. Será que não seria melhor agregar esse percentual ao salário mensal?

Então, eu até concordo com a principal proposta do FGTS, de que o cidadão tenha algum recurso disponível depois de ser demitido, para que não fique tão desemparado até se recolocar no mercado. Eu só não concordo com a periodicidade na qual o dinheiro na conta do FGTS pode ser movimentado, e para quais fins ele pode ser movimentado.

Mas acho interessante até essa proposta do governo atual, com a possibilidade de fazer saques periódicos. Só não concordo muito com os limites estabelecidos e com a regra alterada de não poder sacar todo o saldo disponível em caso de demissão.

lamas92
Membro Novato
# jul/19
· votar


500 reais. Não é muito, não é pouco...
Não compraria nada. Faria uma graça e levaria a patroa pra um jantar top, vinhozinho, o que rende pontos extras no cartão MaridoCard (e que mais tarde podem ser convertidos em bônus noturno ou algo que ela não saiba que comprei...)

BrotherCrow
Membro Novato
# jul/19
· votar


lamas92
500 reais. Não é muito, não é pouco...
Pois é. Não é tão pouco que você vá querer jogar fora com besteira, mas também não é tanto a ponto de resolver algum problema real na tua vida.

Del-Rei
Veterano
# jul/19 · Editado por: Del-Rei
· votar


renatocaster
Eu não entendo muito essa parte CLT, então posso estar vendo a coisa de forma equivocada.

Na minha opinião, na prática, o valor do FGTS não é um gasto a mais do empregador, e sim o "desconto" no salário do funcionário. É como se fosse uma poupança forçada do funcionário... Sendo que, aliás, a rentabilidade é quase nula.

Mas fico imaginando, se eu abrisse um estabelecimento comercial... Um pequeno negócio... E precisasse de um funcionário, mas só tenho uns 2k pra investir em pessoal. Ao invés de eu pagar 2k de salário, vou pegar esse valor todo e descontar todos os encargos trabalhistas desse funcionário (previdência, FGTS, etc) e talvez sobre 1,2K pro cara, no final das contas. E seria esse valor que eu assinaria a carteira dele.

Não só pra mim, como pro funcionário, seria muito melhor que ele recebesse o valor do FGTS direto como salário.

Um aceno de longe!!!

acabaramosnicks
Membro Novato
# jul/19
· votar


Del-Rei
Seria melhor, presumindo que o funcionário sabe cuidar de suas próprias finanças. Sabemos que esse não é o caso pra grande maior parte dos funcionários. Não to dizendo que sou contra ou a favor, só to dizendo o motivo que supostamente embasaria a legitimidade dessa cobrança forçada: já que o cara é um tapado e não sabe guardar uma gordurinha pra se acontecer de ser mandado embora, então o estado força isso.
Eu preferiria ter esse dinheiro no meu bolso pra eu fazer o que eu bem entender, se quiser torrar, o problema é meu, se eu quiser investir, bom, se quiser enfiar em baixo do colchão, na poupança, tacar fogo... enfim. Eu não gosto de ter que pagar FGTS, mas se eu tivesse poder, não seria favorável de sumir com a imposição da cobrança, ao menos inicialmente, porque entendo a importância disso no panorama atual.

Mas realmente, é chato o estado pegar uma parte do salário porque ele acha que sabe o que fazer com esse dinheiro melhor que vc mesmo.

Del-Rei
Veterano
# jul/19
· votar


acabaramosnicks
Mas (forçando uma barra) eu até acho que a coisa tenha sido planejada com boas intenções, mas.... Na prática virou outra coisa.

Creio que a ideia inicial seria o empregador arcar com esse custo. Mas o que acontece é que esse valor é descontado do que poderia ser pago ao empregado. Que sem f#$% é o empregado.

E se for considerar o rendimento então.... Em 20 anos, rendimento do FGTS perde para poupança e não cobre nem inflação

Curiosamente, essa semana o governo melhorou um pouco a situação do rendimento: Nova regra deixa rentabilidade do FGTS similar à poupança, diz governo.

Mas realmente, é chato o estado pegar uma parte do salário porque ele acha que sabe o que fazer com esse dinheiro melhor que vc mesmo.

Na boa... Não é chato. É um confisco.
Um absurdo.

Um aceno de longe!!!

HortaRates
Membro
# jul/19
· votar


Del-Rei
Você já parou pra pensar nas implicações de não "confiscar" esse dinheiro e dar tudo pro empregado? Tudo do INSS e do FGTS pro consagrado?

Será que todos iam guardar dinheiro, ter reservas de emergência pra quando se acidentarem e uma boa poupança pea quando ficarem velhos e não puderem mais trabalhar? Eu acho que não.
E um monte de doente e velho totalmente desamparados não é só um problema deles. Ou dos pobres. É um problema de toda a sociedade.

Del-Rei
Veterano
# jul/19 · Editado por: Del-Rei
· votar


HortaRates
Eu não falei de INSS. Isso é outra coisa, pra outros fins, que inclusive é descontado oficialmente do próprio empregado também, e ampara o afastamento por licença, aposentadoria e outras situações.

Meu questionamento é com o FGTS, que não tem nada a ver com um monte de doente e velho totalmente desamparados.

Um aceno de longe!!!

HortaRates
Membro
# jul/19
· votar


Del-Rei
Você tem razão. Interpretei sua frase mais sobre pagar 2k mas o cara só receber 1,2k fosse algo necessariamente ruim. No caso do FGTS, eu concordo que era melhor na mão do dono que na mão da Caixa.

T-Rodman
Veterano
# jul/19
· votar


FGTS que era essa tal de garantia de não ficar de mão abanando, virou 'empréstimo compulsório' já que é desse fundo que o governo financia a habitação popular. Garantia contra desemprego, tem hoje em dia salário desemprego, entre outros benefícios.
Aí, quem não se enquadra em usar o FGTS na casa própria, fica lá com dinheiro 'congelado', sem ao menos ganhar atualização monetária. Se o governo atual tá melhorando as condições pra que pelo menos o empregado não perca o dinheiro (por isso chamar de empréstimo compulsório), já melhoraria a tal 'poupança'.

Seilá, a opção 'sacar 500 por ano' não parece ser uma boa idéia à princípio. Pro governo é bom porque é um jeito de injetar um pouco de dinheiro na economia sem onerar o estado. Pro cidadão, sim, é escolha dele torrar em qualquer coisa, ou diversificar seu investimento em alguma outra aplicação que renda mais do que a 'poupança'.
No geral é só mais uma medida que pode ajudar a economia nesse ano fiscal e não onera o governo nem a carteira de investimento que o FGTS proporciona.

amplexos

T.

Buja
Veterano
# jul/19
· votar


Acho valido o estado confiscar o FGTS.

A verdade é que 90 e tantos % dos trabalhadores, nao vai guardar absolutamente nada. Deu vontade, vai gastar. Deu aperto, vai gastar. Amiguinho ta na pior, vai gastar. O cachorrinho ta com a patinha mancando? Vai gastar.

Esse confisco faz o brasileiro obrigatoriamente nao torrar a grana.
E quanto o sem vergonha sai do servico, ele da graças a Deus, pai nosso, aleluia, amem porque pode sacar. É serio, tem gente que acha que FGTS é dinheiro que o governo da pra ele, de presente. Ta falando serio. A ignorancia é muita.

Tem muita gente que nao sabe ter 1 real na mao sem ter que gastar dois.
Com tanta propaganda, é celular novo, é carro novo, é roupa nova, é isso e aquilo, (é até guitarra nova) a maioria esmagadora vai torrar mesmo.

Dai, e aquele casa propria, o apto? E quando da um cancer? E se fica aleijado? E se bate as botas e deixa a mae com 70 anos ai sozinha?

Brasileiro ta nem rasgando nao. Negocio é gastar tudo no fim de semana, e pra nao doer a consciencia, da uns 10% da sobra pra Deus abençoar e dar em dobro.

Se o FGTS complementasse salario de CLT, todo mundo iria receber os 8% a mais, e iria torrar 16% a mais. Logo, todo mundo pobre de novo, mais inflação, e pior, sem nem uma reservinha se mandado embora.

Esse negocio do governo liberar geral o FGTS, depois começar a liberar picadinho por ano, daqui a pouco acaba com esse "beneficio", e ja era.
Brasil caindo pro quinto mundo.

Eu concordo até de liberar ou até acabar com o fgts, mas com uma campanha na mídia mega pesada de investimentos, educação financeira gratuita para o povo, e outros metodos de financiamento da casa propria, ou manutenção da invalidez, sem falar nas apolices de seguro obito.

Sem isso, é suidicio da nação.

HortaRates
Membro
# jul/19
· votar


Buja
Eu concordo com tudo que você falou.
Mas tem um grande problema: o brasileiro ganha muito pouco. Se o cara deixar de gastar 50 reais pra poupar, ele não vai deixar de gastar 50 conto em coisa supérflua... Ele vai deixar de consumir. Seja a geladeira, o fogão ou o carro parcelado em 1000x, esses 50 tem destino. E se o grosso da população, que ganha muito pouco, parar de consumir, o país também quebra. O governo tá liberando o FGTS justamente pra incentivar o consumo, aquecer o comércio e a indústria.
A solução? Eu acho que não tem. A que encontrei pra mim e espero implementar em breve é o aeroporto.

Buja
Veterano
# jul/19
· votar


HortaRates
A solução do aeroporto é um pouco melhor! Minha irmã implementou essa solução e ainda acrescentou a solução do anel no dedo. Ta tranquila!

Pra mim só fica a máxima:
"Tem coisas que meu dinheiro nao compra. Pra todas elas existe mastercard."

felipe bento pereira
Membro Novato
# jul/19
· votar


levando em consideração a situação atual do brasileiro muitos nem 500 reais tem pra sacar!! muita instabilidade financeira nessa decada, troca excessiva de emprego, isso quando tem um, visto que muitas pessoas tem contas inativas essa injeção de capital pode dar uma acendida na economia, nem que seja como fogo de palito de fosforo!!
mas de alguma forma temos que começar a sair desse buraco!!...
então gastem como bem entender, com a familia, com os amigos, com upgrades, com as "primas"kkkkkkkkkk, o que for!!!... temos que fazer essa economia girar!!!

Del-Rei
Veterano
# jul/19
· votar


Buja
Acho valido o estado confiscar o FGTS.

Aí você entra num território perigoso, em que os fins justificam os meios autoritários.


Se o FGTS complementasse salario de CLT, todo mundo iria receber os 8% a mais, e iria torrar 16% a mais. Logo, todo mundo pobre de novo

Cara... Quem não tem planejamento financeiro enquanto é empregado, não vai passar a ter com o saque do FGTS.

A maioria da galera vai sacar esse FGTS e torrar com o cachorrinho manco, com o amiguinho na pior, com o churrascão ou pras primas, como o felipe bento pereira falou, e continuar na merda. Ou você acha que vão ficar ricos?

Em regra, já existe o seguro desemprego pra amparar o trabalhador demitido, como lembrado pelo T-Rodman.

E sem essa de achar que o governo é bonzinho. Ele está usando o valor confiscado do trabalhador pra financiar habitação popular e ficar bem "na fita" e ainda ganha votos.

O governo pega um dinheiro que não é dele (mas o trabalhador também não sabe que esse dindin lhe pertence), faz umas casinhas e 'dá' pra galera morar. Ganha um monte de votos. Os novos moradores e o governo ficam felizes da vida, e o trabalhador que financiou isso tudo não faz nem ideia de que foi assaltado. Aí quando vai sacar um percentual do FGTS quase não teve correção. Perdeu dinheiro.

Um aceno de longe!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a G.A.S dos 500 talkeis liberados para saque das contas do FGTS