Afinal de contas quais as vantagens dos tipos de ponte?

    Autor Mensagem
    Juca Sam
    Veterano
    # fev/10


    afinal de contas galera, qual as vantagens de uma ponte fixa de uma floyd e o que uma ponte de semi acustica pode fazer???
    eu nunca usei de verdade uma ponte floyd só tenho minha strato com fixa normalzinha...nem alavanco nela...pq pra mim nao adianta nada...eu queria entender do pessoal que usa floyd o por que que eles usam ja que tanta gente fala mal das pontes que nao sao gotoh que sao piorzinhas tipo double locking etc...

    Leo Zanon
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Juca Sam
    Quem tem Floyd Rose, quer dar grandes alavancadas e sem desafinar.Quanto as marcas, na verdade a função é a mesma,o que muda é a precisão.Pontes de Floyd Rose ruins, podem te dar dor de cabeça.

    Juca Sam
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Leo Zanon
    cara, eu tenho dificuldade de saber....da pra tirar aqueles harmonicos fodas com ponte fixa? pq a maioria dos profissionais usam floyd...por isso que o que da a entender eh que é melhor floyd...

    Power Band
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Juca Sam
    assim cara.
    Ponte Tune-o-matic:
    Ela é super estável. nao tem capacidade para alavanca, mas é dificil de desafinar, segura bem afinação, e é ótima.

    Ponte Floyd Rose
    ela é meio chata de regular, mas é Ótima para segurar afinação, e melhor ainda para alavancadas, mas como voce nao usa alavanca...

    Ponte trêmolo
    Nao tem tanta precisão com alavanca, mas é Ótima ;D e uma das mais usadas

    Power Band
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Juca Sam
    pq a maioria dos profissionais usam floyd

    nada a ver cara.

    Juca Sam
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Power Band
    cara eu nao uso alavanca justamente por que uso ponte fixa, e fico achando que se eu tiver uma guita com floyd eu vo alavancar ate a morte..(fominha)
    serio...eu gostaria de alavancar...mas tipo sei la...eu fico achando que ponte fixa se vc enconstar a alavanca ela desmancha =P

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Juca Sam
    Se sua ponte é de strato, não é "fixa", e não existe ponte de semi acustica , tampouco pq a maioria dos profissionais usam floyd..., ao contrário, eles evitam esse dispositivo. Acho que vc deve informar-se melhor e estudar mais a guitarra, sua história, seus desenvolvimento, etc.
    Abç

    Leo Zanon
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: Leo Zanon
    · votar


    Juca Sam
    da pra tirar aqueles harmonicos fodas com ponte fixa?
    Com ponte fixa não.Existem técnicas na qual voce pode dar o harmônico e forçar o braço para baixo, mas isso pode estragar a guitarra, principalmente se for de braço parafusado.Tem boatos de que o Slash ja quebrou uma Gibson assim.Agora para dar harmônicos monstruosos , tem que ser Floyd Rose.

    Juca Sam
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Power Band
    tipo nao os profissionais...
    mas por exemplo os icones do Brasil...como Juninho Afram Edu Arnaduy, Kiko Loureiro e etc...usam

    Leo Zanon
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Juca Sam
    tipo nao os profissionais...
    mas por exemplo os icones do Brasil...como Juninho Afram Edu Arnaduy, Kiko Loureiro e etc...usam


    È simplesmente uma questão de gosto cara.

    jonas.hetfield
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    floyd (das boas)
    vantagens:
    mantém afinação por bom tempo
    alavancadas
    maior precisao de afinação usando a micro afinação

    desvantagens:
    falta de praticidade , tanto na hora de trocar as cordas quanto na hora de usar outras afinações
    bends mudam a afinação de todas outras cordas simultaneamente

    ponte fixa
    vantagens:
    facilidade ao trocar de cordas
    maior praticidade ao mudar de afinação

    desvatagens:
    não possibilita alavancadas mais "ousadas"


    enfim, eu gosto de floyd rose, porém admito que pontes fixas são muito mais praticas!
    lembrando que uma floyd ou ponte fixa ruim dá muita dor de cabeça..
    tenho uma esp com floyd original e nao largo ela por nada!

    é uma questão muito subjetiva,depende muito do estilo musical!

    Juca Sam
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    vlw msm por nao ter me ajudado em nada e ter me detonado ainda oO.. nao to triste rlx =)

    Leo Zanon
    tipo vo ver se testo depois uma floyd...problema eh que se eu quiser ter uma guita com floyd eu vo acabar descobrindo aquele trabalho que todo mundo tem com elas...entao nao sei se quero isso..

    Juca Sam
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    jonas.hetfield
    vlw jonas

    M4th3us
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Juca Sam
    Leo Zanon

    Além tb do estilo musical deles.

    Power Band
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Juca Sam
    entendi.
    te garanto que assim, floyd é meio complexo...voce vai se enrolar muito com ela se nao souber mexer, mas a satisfação das alavancadas são demais

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Juca Sam
    De nada.
    Agora veja só o que vc mesmo escreveu: tipo vo ver se testo depois uma floyd...problema eh que se eu quiser ter uma guita com floyd eu vo acabar descobrindo aquele trabalho que todo mundo tem com elas...entao nao sei se quero isso..
    Aqui vc demonstra que não sabe muita coisa, e também que não procurou saber; portanto, vc mesmo concorda indiretamente com o que eu disse.
    Faça uma coisa: Evite guitarras com pontes tipo "Floyd-Rose", mormente as de baixa qualidade (a grande maioría); para alguém que está começando, é uma "dôr-de-cabeça" à mais. Concentre-se em tocar e em adquirir um bom amp (que é 40% do som).
    Abç

    Juca Sam
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    blz cara...
    posso ser iniciante sei la...mas com certeza eu te falo que se eu ficar tao bom quanto vc(...) eu nao vo tratar os iniciantes dessa maneira =P
    brigadao...pq msm assim vc me ajudou ^^
    vlw pessoal

    Manubio
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    40%? eu tenho duas guitarras, e uma boa pedaleira, e acho que meu Laney VC-30 é pelo menos 50%, talvez até 60%. Sem ele fica muito, mas muito xoxo.

    Juca Sam
    Cara, eu tenho uma floyd rose, mas é da gotoh, e te digo que é bem legal, dá pra dar alavancadas monstras, eu mesmo já cheguei a encostar a alavanca no corpo e a guitarra não desafinou, mas o fato é que para regular é um saco, se perde muito tempo, se estourar uma corda dificilmente se consegue continuar tocando, e além disto só a ponte me custou 400 mangos.

    Tenho tb duas Les Paul's, nelas tem ponte tune-o-matic, que não tem alavanca, mas que é muito fácil de regular.

    Abraço

    Leo Zanon
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Evite guitarras com pontes tipo "Floyd-Rose", mormente as de baixa qualidade (a grande maioría)

    Realmente, tem muitas guitarras com Floyd Rose de baixa qualidade, mas existem alguns bons custos X benefícios, mas do caso do companheiro Juca Sam aconselho ele a comprar uma guitarra mais "fácil" de regular.Eu mesmo tive muita dor de cabeça no primeiro mês com minha Tagima Zero, mas depois peguei o jeito.Ela ponte dela não é uma Gotoh da vida, mas segura bem afinação.Tem vezes que fico quase uma semana sem afinar ela ,e dando bastante alavancadas.

    Manubio
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Leo Zanon
    É, ai que tá a diferença, fiquei 1 mês sem ter que soltar o locking nut da minha...XD, mas tb tive que economizar muito para conseguir uma, mas valeu a pena, minha tagima JA-2 agradece.

    Abraço

    Juca Sam
    Cara, num fica falando mal de quem entra, a gente ajuda, mas se vc tivesse usado a busca vc provavelmente nem teria aberto este tópico pq é possivel fácilmente encontrar respostas para todas as suas duvidas.

    Abraço

    Nednada
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Outra coisa importante tb eh que ponte fixa aguenta tensoes mais pesadas de cordas (claro que depende da construcao da sua guita como um todo tb)... Mas... provavelmente... se vc tiver uma guitarra com floyd, nao vai querer tentar colocar algo como 0.12 ou 0.13 nela, pois provavelmente o tensor e o sistema de molas nao vao aguentar tanto peso, e caso aguentem, vc vai, praticamente, ficar qse sem a possibilidade de umas boas alavancadas.

    maspn
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    prefiro minha ponte fixa pra strato,
    nao tem tremolo nao tem nada, e nem desafina eu acho.

    Smothie
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Juca voce pediu as opnioes de todos do forum. O bertola se prontificou a dar a resposta, quando vc pede opnioes de outras pessoas vc tem que saber que nem todas vao te agradar e por isso voce nao precisa ser tao "ferido", cara o bertola e um pusta luthier aqui do forum todo mundo aqui sabe o prestigio que ele tem.

    Aprende a escutar mais e a considerar todas as opnioes e nao so as que lhe agradam, se ele te recomendou nao pegar uma floyd ele tem os motivos dele. Ainda mais quanto as barratas que vao te dar MUITO mais dor de cabeça que a cada vez q vc usar a alavanca a guitarra desafina inteira.

    lgapontes
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Juca Sam
    Opiniões devem ser sempre bem vindas...

    Uma boa ponte floyd lhe trás benefícios como maior precisão na afinação, exploração de técnicas de alavancadas, talvez certa facilidade para alguns estilos musicais mais virtuosos.

    Uma boa ponte "fixa" lhe trará praticidade na manutenção do instrumento, talvez uma preservação mais fiel do timbre de sua guitarra (na minha opinião), um instrumento "com menos frescura" para o músico.

    Meu conselho: se o estilo que você toca necessita de uma floyd, vai fundo, compra uma guitarra com uma boa floyd. Mas você terá que se preocupar com coisas "além" teoria e prática com o instrumento, como sua preservação e manutenção. Mais tempo para trocar cordas. Quando uma "mizinha" arrebentar, talvez você precise trocar todo o jogo cordas ou então regular novamente as oitavas da ponte (pois a tensão das cordas gastas será diferente da nova corda que substituiria a arrebentada). Literalmente um saco!
    Se você tiver problemas com suor, aconselho muito que opte em pontes mais fáceis de serem substituídas, caso estas fiquem oxidadas. Falo isso porque tenho pouco tempo para "tocar" minha guita, consequentemente pouco tempo para limpá-la depois do uso (o ideal é limpar depois de usar), logo, já tive problemas com oxidação em uma ponte floyd – suas peças são difíceis de encontrar, portanto, tive que comprar outra.

    É isso, espero ter ajudado... vlw

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Manubio
    É verdade...
    Juca Sam
    Lamento que vc tenha achado que eu lhe destratei, na verdade eu fui bem duro pois vc simplesmente não usou a busca, onde existem inúmeras informações sobre o tema; por outro lado, o fato de vc reconhecer que não sabe é muito positivo (o filósofo grego Sócrates observava que o 1º passo para a sabedoria é admitir a própria ignorância). De qualquer forma, dei a dica necessária e útil para seu caso: Evite pontes tipo "Floyd".
    Abçs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Afinal de contas quais as vantagens dos tipos de ponte?