Leandro panucci!da um toque ai cara!ou qualquer outro q saque de teoria!obrigado pela força!

Autor Mensagem
pucci
Veterano
# ago/06


a pergunta é dirigida para o Leandro Punucci mas qualquer um pode responde-la!!!!!

bom galera...eu ja toco e tenho uma certa noção de música!!!!tenho algumas duvidas?estou improvisando...só q são 12 tons certo?e existem uma pancada de escalas certo?(maior,menor,harmônica,melódica,de tons inteiros,pentatônicas,escala alterada,os modos gregos)..enfim....!!!

eu tenho q saber tudo isso e como se aplica nos 12 tons e espalhar por todo braço........eu sei todas essas escalas mais eu não sei espalhar todas pelo braço nesses 12 tons é muita coisa para memorizar!!!uma observação eu digo isso pra se fazer na hora!!!ex:quando eu saio na rua com o violão e tem outra pessoa tocando ai eu chego e improviso....(se for pra criar um solo com tempo ai eu vou saber)mas o q eu pergunto é na hora!!!outro ex. comum é quando alguém toca violão em uma festa e você improvisa.....eu ja to cansado de improvisar em pentas!!alguém pode me da uma dica de como eu memorizo essa pancada de informações e saber espalhar tudo isso nos 12 tons???

e a última pergunta....mesmo exemplo...o cara tocando na festa e você improvisando....como é q se faz pra descobrir o tom?tem um cara aqui na minha cidade q só de ver o 2 primeiros acordes ja sabe em q tom a música está.....

markolino
Veterano
# ago/06
· votar


pucci
e a última pergunta....mesmo exemplo...o cara tocando na festa e você improvisando....como é q se faz pra descobrir o tom?

pega sequencias primarias e relativas, isso voce tem q saber (decorar)

dae voce ve os acordes que o cara ta usando, é facil.

.........
quanto as escalas veio

voce tem q saber como faz cada uma

depois é só fazer igual em outro tom..

LeandroP
Moderador
# ago/06
· votar


pucci

Separe o que é maior de menor.

Separe o que é dominante e também os diminutos.

Estudando os modos separando o que é maior do menor, e observar as mudanças dos graus, facilita na aplicação das escalas.

Exemplo:

O modo menor natural (eólio) tem praticamente as mesmas notas que o modo menor dórico. Só que um tem uma 6a menor e o outro tem uma 6a maior. Quando quiser montar um acorde com as notas características dos modos, você utiliza o desenho correspondente, no caso o menor, e fica atento a esses intervalos específicos.

alguém pode me da uma dica de como eu memorizo essa pancada de informações e saber espalhar tudo isso nos 12 tons???

Estude bastante intervalos.

C e E podem formar uma 3a maior, mas também pode ser um intervalo de 6a menor invertido.

Tem muitas coisas que você pode aprender estudando intervalos. Não pode é subestimar a lição, achando que é só saber os semitons e já era, já sabe intervalos. A música não é, analisando friamente, uma combinação desses intervalos?!

pucci
Veterano
# ago/06
· votar


LeandroPanucci

se eu entendi bem vc disse pra eu decorar os intervalos?isso ira me ajudar a espalhar as escalas pelo braço?

pucci
Veterano
# ago/06
· votar


markolino


pega sequencias primarias e relativas, isso voce tem q saber (decorar)

po cara desculpe mas a explicação foi muito superficial?não entendi? da uma exemplo ai!!valeu!!!!

LeandroP
Moderador
# ago/06
· votar


pucci

Com certeza.


e-----------12---|------------11----|-
B-------5---13---|-------4----13----|-
G-------5--------|-------5----------|-
D---2------------|---1--------------|-
A---3------------|---3--------------|-
E----------------|------------------|-
terças maiores terças menores



Estude as possibilidades de tocar o mesmo intervalo no braço todo. Aplique também aos outros intervalos.

Jimi Halen Benitz
Veterano
# ago/06
· votar


u tenho q saber tudo isso e como se aplica nos 12 tons e espalhar por todo braço........eu sei todas essas escalas mais eu não sei espalhar todas pelo braço nesses 12 tons é muita coisa para memorizar!!!

Tu tem que estudar o braço, exemplo: pegue a escala maior, procura os intervalos(F - 2M - 3M - 4J - 5J - 6M - 7M), aprende bem quanto um intervalo dista do outro e depois de conseguir fazê-la em qualquer parte do braço tu vai ter muito mais facilidade para enxergar as outras escalas. Depois tu monta qualquer escala só sabendo os intervalos que a compõe.

Jabijirous
Veterano
# ago/06
· votar


eu acho que ja começa errado, nao é decorar, é entender!! se voce entende bem nao precisa se matar de estudar escalas!! outra coisa que voce pode pensar em improviso é gerar tensao, como voce pode gerar tensão sobre tal acorde!!

experimente tocar em cima de um acorde de C o arpejo de Bm7, veja a sonoridade!! voce nao precisa decorar, fazer uma lista, é só saber entender

o si é uma sétima maior em relação ao baixo(no caso dó) o ré vai gerar uma nona o fa sustenido uma #11 o lá uma sexta maior!! o livro do nelson faria escalas arpejos e acordes fala sobre esse assunto, ele bota uma lista e as tensões que esse acorde gera, a mesma coisa serve para pentatonicas, a base é entender e nao decorar!! decorar vai ser consequencia do seu estudo!!

pucci
Veterano
# ago/06
· votar


ae panucci to começando a entender!!!alguém pode dar um uma explicação mais aprofundada!!!de como solar em todos os 12 tons pelo braço todo?

maniac123
Veterano
# ago/06
· votar


pucci
de como solar em todos os 12 tons pelo braço todo?



q mais vc quer saber?

pucci
Veterano
# ago/06
· votar


e como eu faço pra descobrir o tom!!quando estou fazendo um improviso na hora?e o q é tensão?porq se eu estou em C como posso improvisar em um arpejo de Bm7?

maniac123
Veterano
# ago/06
· votar


pucci

porq se eu estou em C como posso improvisar em um arpejo de Bm7?

pq é o mesmo campo harmonico

Jimi Halen Benitz
Veterano
# ago/06
· votar


e como eu faço pra descobrir o tom!!quando estou fazendo um improviso na hora?e o q é tensão?


O tom é na maioria das vezes onde a música acaba, porque a tônica é o que finaliza a música, mas muitas vezes a música muda de tonalidade (em muitos casos mais de uma vez), tu tem que estudar os campos harmônicos maior e menor e começar a entender a progressão dos acordes. Tu sente que a frase acaba ou começar na tônica, é físico, não é uma regra ou lei musical, use o ouvido.
Tensão é o 5º grau do campo harmônico (o 7º também tem função de tensão), ainda existe as 5º individuais(adicionando 7ª nos acordes cria-se uma tensão que leva para outro acorde que não o 1º grau do campo harmônico). Eu aprendi isto com um desenho do braço e onde estão os 5º graus de cada acorde. Ainda existem outras notas que se adicionados ao acorde causam tensão.

LeandroP
Moderador
# ago/06
· votar


pucci

Como disse o Jabijirous, o acorde Bm7 provoca tensão quando é tocado sobre um acorde C.

O acorde C tem as notas: C, E e G

O acorde Bm7 tem as notas: B, D, F#, A

Observe que você não está tocando nenhuma nota do acorde C quando arpeja um Bm7. Isso gera tensão. Todas as notas do Bm7 são as notas vizinhas das notas que compõe o C.


C Bm7
-- --
C B |
E D |
G F# | <-- notas vizinhas
G A |


Jabijirous
Veterano
# ago/06
· votar


na musica popular, no jazz etc, é dificil, pq nao é tonal é modal!!

o tonal é facil!! o modal ja é complicado

olha esse exemplo

C7M G7M F#m7b5 B7 Em7 Am6 D7 G7M C7M

qual a tonalidade dessa musica???

muitos iriam falar sol maior, mas esta dó lidio! agora se fosse tonal iria ser assim

C7M G7 F7M Bm7b5 Em7 Am7 Dm7 G7 C7M

todos os acordes nao sairam da escala de dó maior

agora pra complicar tua vida

C7M G7M Gm7 F#m7b5 F7M Fm7 B7 E7 A7 D7 G7 C7M


i aí rapaz me diz o q eu fiz??? :P

darkwolf
Veterano
# ago/06
· votar


esses tópicos me causam tamanha nostalgia a ponto de eu nunca mais querer ver teoria na minha frente.. acho que vou ter q fazer aula com professor pra aprende teoria.. faz uns anos q eu ando na mesma :P

Jabijirous
Veterano
# ago/06
· votar


ehauheiauheaiuehaiuehaieuh normal, mas isso pratica cara!! e teoria senao for aplicado a pratica é mesma coisa que nada

pucci
Veterano
# ago/06
· votar


Jabijirous
M
caraleo!!!!nem imagino!!!!componho alguns temas em jazz mas não sei em q tom eu faço!!!!!!!!!

agora Leandro Panucci!!!em q os intervalos irão me ajudar pra q eu possa aplicar as escalas(maior,menor,harmonica,melodica,alterada,mosdos gregos)enfim nos 12 tons por to braço do violão!!!não uma questão de se momoriza-las na verdade!!!!gostei dessa abertura q vc deu...mais ainda não conseguir comprender!!!!!seja um pouco mais profundo por favor!!!alias explique como se estivesse esplicando para um leigo q na verdade não deixo de ser leigo nesse assunto especifico!!!!por favor cara to encucado até agora...por não compreendo em os intervalos me ajudarão para q eu possa aplicar e tenha um ótimo entedimento do braço......cara o q eu mais queria era passar o q eu tenho na minha mente para o meu instrumento!!!!pra mim seria o auge...pois eu tenho tudo na minha mente só não consigo transpor para o meu instrumento!!!!acho q eu estou tão cabaço nesse assunto q to achando q eu tenho q memorizar todas as escalas em todos os tons!!!!ai vem um e diz q eu tenho q entender!!!!ainda não entendo!!!!

Jabijirous
Veterano
# ago/06 · Editado por: Jabijirous
· votar


C7M G7M Gm7 F#m7b5 F7M Fm7 B7 E7 A7 D7 G7 C7M

muito simples cara, o Gm é do homonimo de G maior o F vem da tonalidade de dó maior o Fm do homonimo o B é dominante do E que é dominante de lá que dominante de ré que é dominante da dominante (G7) e terminino em dó, só que dessa vez é dó maior natural!! e nao do lidio!! pq?? no modal a gente deve evitor o uso do tritono, senao vira tonal!!

pucci
Veterano
# ago/06
· votar


Jabijirous
ha´ha´ha´ha´ha

muito facil mesmo..muito fácil..pra quem sabe né?

Jabijirous
Veterano
# ago/06
· votar


cara compre o livro do ian guest de harmonia que ele lançou agora ou entao arrume um bom professor aqui no rj tem varios :P

nao precisa saber os 12 tons!! se voce souber um, ENTENDER UM voce vai saber todos!!

pra isso tem que dominar intervalos e dominar muito bem o instrumento

pucci
Veterano
# ago/06
· votar


Jabijirous

po cara só da uma explicação ai!!!ou me indique um site!!!!um breve explicação de como eu entender um tom e consequentemente enteder os outros!!!eu sei q é tipo um lance desse jeito mesmo e não de sair decorando tudo mais eu tenho q receber ao menos um explicação pra q eu possa enteder valeu!!!!!ajuda ai!!!

Jabijirous
Veterano
# ago/06 · Editado por: Jabijirous
· votar


olha pra voce entra no mundo da harmonia voce tem que saber de cara intervalos, senao estiver bem entendido mais pra frente voce vai ficar perdido. e outra a gente começa sempre devagar, se voce nao sabe nem harmonia tonal nao vai pegar um tema do tom jobim que voce nao vai entender, tem que entender o a b c primeiro!! nao conheço nenhum site de confiança pra te passar, o melhor mesmo é ter um bom livro e um bom professor!!

isso nao é só uma duvida sua é de geral, eu to pensando em fazer um curso de harmonia voltado para guitarra e violao aqui no rj!!

LeandroP
Moderador
# ago/06 · Editado por: LeandroP
· votar




Esquema de intervalos que cobrem os 12 semitons da escala:


Intervalo Tons Nome do intervalo

T ou F -- Tônica ou Fundamental
b2 0,5 Segunda menor
2 1,0 Segunda maior
#2 ou b3 1,5 Segunda aumentada ou Terça menor
3 2,0 Terça maior
4 2,5 Quarta justa
#4 ou b5 3,0 Quarta aumentada ou Quinta diminuta
5 3,5 Quinta justa
#5 ou b6 4,0 Quinta aumentada ou Sexta menor
6 ou b7 4,5 Sexta maior ou Sétima diminuta
7 5,0 Sétima menor
7M 5,5 Sétima maior
8 6,0 Oitava justa


intervalos de:

2ª = 9ª (2ª mais 7 notas = 9ª)
4ª = 11ª (4ª mais 7 notas = 11ª)
6ª = 13ª (6ª mais 7 notas = 13ª)


Jabijirous
Veterano
# ago/06
· votar


meu irmão esse leandro é muito bonzinho heaueiauea senao entendeu agora se mata cara ta tudo mastigado :P

pucci
Veterano
# ago/06
· votar


cara...eu sei dos intervalos!!!isso eu sei irmão.....o negócio é o seguinte...a minha pergunta principal é sobre solos e não harmionia!!!!eu vou perguntar pra vocÊs dois!!!!se vcs estivessem numa festa e eu estivesse tocando e vcs dois estivessem com o violão solando vcs saberiam solar em todas as musicas q eu tocasse??não vale pensar é eu tocar e vocÊs ja irem solando!!!é sobre isso cara a minha dúvida!!!os intervalos eu tenho decorado!!!mas eu digo mais na pratica!!!por exemplo numa festa a galera iria tocar djavan,caetano,as vezem um tom jobim....e outros milhares mais e é um em cima do outro!!eu diga assim.!!!uma ora ia ser sustenidos e outro hora outras coisass!!ESSA É A MINHA PERGUNTA,,ai q entra a duvida!!!olha o tanto de escalas q existe e os modos é muita coisa!!!essa é a minha pergunta!!

pucci
Veterano
# ago/06
· votar


eu saberia solar se soubesse o tom!!!mas ficaria preso em uma região!!

Jabijirous
Veterano
# ago/06
· votar


é aquilo que eu falei, voce sabe intervalo, ótimo!! falta descobri o tom!! primeiro, a melodia te diz o tom, te diz a modulação! te diz tudo!! como voce nao sabe a melodia vai pra harmonia!!

imagina que o cara ta tocando uma progessao

Dm F Am E7 A7 Dm

ai eu te falo qual é a tonalidade?? ré menor, ai vem um cara e fala é pq começou com Dm e terminou com Dm, sim, a principio isso é valido pra dizer a tonalidade de isso aqui

Dm F Am E7 A7 G#7#11 Gm7M

qual é a tonalidade????

voce precisa saber de harmonia pra solar, senao tudo vira dó maior

LeandroP
Moderador
# ago/06 · Editado por: LeandroP
· votar


pucci

Cara, se você tocar uma tríade de Dó maior e eu arpejar um C7M(9) na velocidade da luz, e voltar suingando, eu estarei solando, e usando intervalos. Qual intervalo que se aplica em acorde que não se aplica na escala? O estudo dos intervalos, da formação dos acordes é fundamental se quiser tocar em qualquer tom. Esta tabela que eu postei acima não é decorado, eu escrevi de cabeça. O que eu quero dizer com isso? Que se você não tiver os intervalos na sua cabeça, com entendimento, não vai conseguir improvisar. Você pode até conseguir de forma intuitiva, mas se quer entender a teoria, tem que se ligar nesses princípios.

Como é que você vai entender a progressão que o Jabijirous sem entender cada acorde?

Pra ele é mais fácil, mas ele já estudou intervalos... e deve estudar até hoje, se eu não estiver enganado.

Jabijirous
Veterano
# ago/06
· votar


Pra ele é mais fácil, mas ele já estudou intervalos... e deve estudar até hoje, se eu não estiver enganado.



claro!! se tem uma coisa que eu nunca parei de estudar foi harmonia!! isso nao tem meio e nem fim, apenas o começo hehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Leandro panucci!da um toque ai cara!ou qualquer outro q saque de teoria!obrigado pela força!