Gibson põe à venda o imóvel da sua famosa fábrica em Memphis/TN

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# out/17 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MMI: Não. Guitarra boa dispensa isso

Que belo texto esse do link!

O/

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/17
· votar


MMI
Já há tempos venho dizendo isso.
Acontece que virou um mito, e muita gente não quer acreditar...
Já até perdi clientes pois questionei o cara o porque ele queria fazer blindagem...
Abç

MMI
Veterano
# out/17
· votar


MauricioBahia
Mauricio Luiz Bertola

Será que precisa chamar Maurício para acreditar nisso?

Hammer
Veterano
# out/17
· votar


Sobre este assunto minha hipotese e´ na perspectiva do sistema do padrao eletrico americano de 3 pinos (que aqui no Brasil tb tem mais é menos comum), acho que talvez, as guitarrras sem blindagem levem em perspectiva o padrão de 3 pinos que aterra melhor todo o sistema, com o uso de guitarra sem blindagem por conseguencia tem mais desses ruidos, principalmente se vc tira a mao da ponte.
Oq acham?

JJJ
Veterano
# out/17 · Editado por: JJJ
· votar


MMI

Calma, garoto! Olha a pressão! rs

Bom... ok... nenhuma Gibson é blindada... mas li em algum lugar que, na tinta de algumas, tinha um componente condutivo. É papo furado? o.o

Será que precisa chamar Maurício para acreditar nisso?

Ah... então é isso... tá explicado... kkkkkk

***

Anyway... acabei de blindar a bichinha aqui, igual um tanque de guerra. Até agora, um silêncio sepulcral. Se o zzzzzz voltar, só vai faltar blindar a capa plástica dos captadores (por dentro, ligando com a base metálica, funcionando como se fosse uma capinha cromada).

EDIT: ligada por mais de uma hora agora. Nem um ruidinho!!! Problema resolvido. Detalhe: TODA a elétrica é Gibson e PCB (sem solda). Se fez ruído dentro da Epiphone, faria ruído dentro da Gibson... A única coisa que pode ter feito eu me enganar é que joguei um pouco de limpa contato dentro do lance onde entra o cabinho do terra da ponte. Foi a única coisa, além da blindagem.

***

Guitarra boa dispensa isso

Vamos discorrer um pouco mais sobre isso?

Esquece madeira, esquece acabamento, esquece qualidade de montagem, partes bonitas enfeitadas com ouro... nada disso importa com respeito à parte elétrica, certo?

O que importa, com relação à ruído, eletromagnetismo, etc e tal é apenas e tão somente a parte elétrica. Concordam?

Pois bem, o que teria uma "guitarra boa" que ter, a ponto de dispensar blindagem? Bons cabos? (se tiverem malha de terra externa, ela continua, de certa forma, sendo "blindada", só que com as correntes "espúrias" passando pela malha)

Componentes de qualidade que não geram ruído... soldas bem feitas e de boa liga (solda ruim conduz mal e dá mau contato)... tá... OK...

Mais algum segredo?

Quanto ao artigo... já li sim, há muito tempo. Até comentei aqui no FCC sobre a teoria do cara, do "terrão". Aliás, lembro de ter achado estranho, já que, por mais fino e simplório que seja um cabo, as correntes dentro da guitarra são tão pequenas que deveriam passar na boa... mas deixa pra lá...

Hammer

É um ponto interessante.

Ismah
Veterano
# out/17 · Editado por: Ismah
· votar


Caro Hammer, o motivo que tu alega é de aterramento, não há blindagem no mundo* que resolva.

A blindagem vai resolver parte dos problemas de indução (lâmpadas fluorescentes, transformadores, etc), RF e só...
Os 100 ou 120 Hz do dito HUM, raramente 50 ou 60 Hz, são problemas que tem outras origens que a guitarra, na maioria dos casos. Geralmente nascem ou de falhas no amp, ou da interação guitarra-amp, ou da alimentação do amp...
Por exemplo, um amp projetado para operar em 50 Hz @ 230 V, ligado em
60Hz @ 210 V (o que não é impossível de se encontrar Brasil afora), pode ter severos problemas de ruído, pois está BEM deslocado... E isso é característica de muito Marshall...

NUNCA é apenas uma coisa que causa um problema, mas a tensão e frequência pode ser o começo de tudo...

E claro, a ausência de aterramento, é algo indiscutível. Hoje qualquer evento estatal, exige aterramento, aval técnico dos bombeiros, e um engenheiro elétrico (e de estruturas) para acontecer... Já tive 6 eventos cancelados por isso desde o acidente na Kiss a 4 anos...

Vale a lida no artigo postado ao menos 3 vezes nesse tópico!

* A não ser que use tanto metal, a ponto de ter um terra de massa.
_____________________

Eu defendo a blindagem, é tipo usar transmissor invés do cabo: as perdas justificam os ganhos. A parte interessante, é que geralmente, transmissores, eliminam os problemas da falta de blindagem... Logo concluo que o elo fraco, não é a guitarra, é o cabo...

Ismah
Veterano
# out/17
· votar


Um outro caso, menos provável, e que eu nunca me atentei: bobinas ressonam!

Talvez por isso que captem RF, mas em tese creio que isso pode gerar ruídos que não são o " HUM ", com ou sem a poluição do espectro atualmente...
Logo, depende das características da bobina, essa ressonância ser ou não audível...

Hammer
Veterano
# out/17
· votar


Ismah
Sei que ruido vem de varios fatores, mas o ponto que eu quis dizer é que aquele ruido que dá quando se tira a mão da ponte (falta de aterramento), talvez
possa ser reduzido se houver o aterramento residencial. Oq achas?

JJJ
ficou excelente o timbre da tua guita.

JJJ
Veterano
# out/17
· votar




Hammer

Valeu! E agora que consegui resolver o ruído com uma mega-blindagem, tá tudo show!

rafael_cpu
Veterano
# out/17
· votar


MauricioBahia
MMI
Que belo texto esse do link!

O/

Interessante mesmo :)
Aproveitei e li outras postagens legais lá.
Vlw.

Todos
Amigos, vocês conhecem este luthier?
Vi que ele é de Santos.

JJJ
Tenho duas guitarras japonesas que considero excelentes, ambas são originalmente revestidas com tinta condutiva.

Se é por isso ou não, não sei dizer, mas realmente elas não padecem destes ruídos.

T+

MMI
Veterano
# out/17
· votar


JJJ

Aí você vai ter que ler. Também vai precisar ler e conversar coisas de gente que entende do assunto. Vai na fé.

Abs

Hammer

Já te responderam. Em todo caso, a energia e aterramento é bem importante, não é frescura que existe um padrão de normas técnicas.

rafael_cpu

Não sei de quem se trata. Apenas tem um texto coerente, não sei além disso.

JJJ
Veterano
# out/17
· votar


MMI
gente que entende do assunto.

Vou procurar meus antigos colegas de Engenharia Elétrica... eu já esqueci tudo...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/17
· votar


JJJ
Tinta condutiva tem um problema: Com o tempo, perde condutibilidade por desgaste. Na blindagem convencional isso tende a não ocorrer...
Abç

JJJ
Veterano
# out/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Sim, é um fato. E cobre, apesar de excelente condutor (melhor que o alumínio), oxida... Por isso prefiro as fitas de alumínio.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/17
· votar


JJJ
Alumínio também oxida, embora bem mais lentamente que o cobre. Aí entra o fator tempo... E, nesse caso, você tem toda razão.
Abç

JJJ
Veterano
# out/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Você tem razão, forma óxido de alumínio. Mas dentro das cavidades, acho que levaria muuuuito tempo até oxidar o suficiente para interferir na condutividade.

Eu não me lembro de ter visto alumínio oxidado nessas condições... já te aconteceu de abrir uma guitarra blindada com alumínio e ele estar oxidado?

Bom... Talvez aquela guitarra que o cara lavava dando banho de água e sabão... hehehe

Ismah
Veterano
# out/17
· votar


Hammer
aquele ruido que dá quando se tira a mão da ponte (falta de aterramento), talvez possa ser reduzido se houver o aterramento residencial. Oq achas?

Talvez não, essa É A SOLUÇÃO, apesar de que o cabo também entra na conta. Um cabo com malha oxidada, não fornece uma boa condutibilidade...

JJJ

Melhor folhar a ouro então!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/17
· votar


JJJ
já te aconteceu de abrir uma guitarra blindada com alumínio e ele estar oxidado?
Sim. A folha de alumínio estava toda cinzenta e havia um pó dentro que inclusive penetrava nas trilhas dos potenciômetros, mas só limpei, nada mais.
Abç

JJJ
Veterano
# out/17
· votar


Ismah
Melhor folhar a ouro então!

Cara... é uma possibilidade... pra quem tiver dinheiro saindo pelo fiofó... rs

JJJ
Veterano
# out/17 · Editado por: JJJ
· votar




Buja
Veterano
# out/17
· votar


renatocaster
Se não nego ia querer LP com captação S-S-S, ponte trêmolo, etc...

Acho que voce ja sabe. Ja existe, e muito delas ainda, é feio que doi, mas né, tenho muito o que falar nao...antigamente home com home era doidera e hoje é moderno...bom, isso nao vem ao caso....Ja viu essas novas Epiohone SL né...tao falando disso igual doido no youtube. 99 dolar que nao vale 99 centavos.

Buja
Veterano
# out/17
· votar


Esse JJJ ta caçando uma com o MMI, kkkk.


JJJ
A proposito, nao comento no youtube, porque é muito chato de comentar com o celular. Entao, acabo comentando seus video aqui.
A Epiphone ficou top hein! Top mesmo. Sonzera total.

E isso acaba por provar uma coisa. Por mais Gibson que seja uma epiphone, ela sempre será uma epiphone, (talvez até melhor que a gibson de mesmas peças), mas sempre uma epiphone. Divulgarei seu video entre meus circulos. ;)

renatocaster
Moderador
# out/17
· votar


Buja

Acho que voce ja sabe. Ja existe, e muito delas ainda, é feio que doi

Gibson com single coils eu ponte trêmolo eu nunca vi, não. O mais perto disso (e olha que é um perto que nem passa tão perto assim, rs) que já vi foi a Gibson Nightwalk

Ja viu essas novas Epiohone SL né

Ainda não tinha visto não! Olha, eu achei estranha e charmosa ao mesmo tempo. Deve ser uma porcaria, mas usá-la como uma peça de decoração para enfeitar um ambiente não seria nada mal, rs

JJJ
Veterano
# out/17 · Editado por: JJJ
· votar


Buja
Esse JJJ ta caçando uma com o MMI, kkkk.

Naahhh... tá tudo bem... eu que sou muito chato e cético... tô ficando burro velho empacado... huahuaha

A Epiphone ficou top hein! Top mesmo. Sonzera total.
E isso acaba por provar uma coisa. Por mais Gibson que seja uma epiphone, ela sempre será uma epiphone


Não entendi... essas duas frases não batem...
"ficou top" ou "sempre será uma epiphone" (num tom pejorativo talvez)?

Enfim, "top" não é. Mas tá melhor que a original...

Divulgarei seu video entre meus circulos. ;)

Obrigado!

Buja
Veterano
# out/17
· votar


JJJ
Não entendi... essas duas frases não batem...
"ficou top" ou "sempre será uma epiphone" (num tom pejorativo talvez)?


Nao. me expliquei mal. Epiphone nao é ruim, nem pior que Gibson. Nao acho que tem uma piro que a outra. So acho duas guitarras com propostas diferentes.

Ja peguei epiphone e gibson lado a lado, e achei a epi melhor algumas vezes.
Claro, tem um milhao de variaveis envolvidas e tal, mas de certa forma, EU particularmente nao acho gibson tao diferente e superior que epiphone nao.

So acho duas les pauls diferentes, cada um delas com pontos pros e contra.

Quis dizer ai em cima, que nao da pra transformar uma epiphone em gibson.
Gibson é gibson, epi é epi.
No caso, sua transformacação ai de cima, me deu a impressao que a epi soou mais nervosa que uma gibson "standand".
Ja vi muita, mas muita gente mesmo, falando comprar epiphone e trocar tudo pra virar uma gibson.

Esse video sou prova que, nao, nao vira gibson. Pode ficar até melhor que gibson. Mas é so pegar outra gibson e cococar do lado, que vai ver...nao é uma gibson...é uma epi top...repito com convicção...muitas vezes batendo facil uma gibson.

JJJ
Veterano
# out/17
· votar


Buja

Ah tá.
Eu falo isso no primeiro vídeo da série. A intenção não era transformar a guitarra numa "gibson". Como eu disse, não conseguiria nem o inverso!!! Cada marca é uma marca, cada modelo é um modelo, e cada guitarra é uma guitarra! Não há como "transformar" A em B.

Buja
Veterano
# out/17 · Editado por: Buja
· votar


JJJ
É verdade. Voce disse mesmo.

No quesito diferenças epi x gibson, a primeira coisa que noto é que de uma forma geral, as epi's são mais pesadas que as gibsons, e o som, mais nervoso.

Ja acho as gibsons mais leves, som mais macio, equilibrado, e tocabilidade "melhor". "Melhor" assim né, isso é discutível, les pauls de uma forma geral peca bastante nesse quesito de conforto.

Resumindo, acho as epi uma cachorro bravo, e as gibson uma poddlezinho lavado.

JJJ
Veterano
# out/17
· votar


Buja
les pauls de uma forma geral peca bastante nesse quesito de conforto.
as gibson uma poddlezinho lavado.

E eu é que tô querendo treta... kkkkkkk

Buja
Veterano
# out/17
· votar


E eu é que tô querendo treta... kkkkkkk
kkkk foi no impulso.

Leva na esportiva ae, MMI.

renatocaster
Moderador
# out/17 · Editado por: renatocaster
· votar


O que está rolando aqui nesse tópico é o que eu chamo de "treta do bem". Tipo, eles vão tretando, e a gente vai aprendendo uma coisa aqui e outra ali enquanto isso, kkkkkkkkkk.

Mas, falando sério agora. Treta nenhuma nunca é saudável, né? Ainda mais que MMI e JJJ são duas feras aqui desse fórum, espero que um não fiquem "de mal" um com o outro.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gibson põe à venda o imóvel da sua famosa fábrica em Memphis/TN