O mercado brasileiro está falido, acabado sem a menor prospecção de evolução.

Autor Mensagem
BrunoRodrigues
Veterano
# jun/15
· votar


rcorts
"Talvez um misto de proposições de vários regimes"

Mesmo assim acham alguma artimanha para driblar.

Em tese a tripartição dos poderes serviria para um "controlar" e fiscalizar o outro, mas não foi bem isso que o correu no julgamento do mensalão. Simplesmente o executivo, com sua base no legislativo "mudou as regras" para que o judiciário não punisse seus partidários.

Abç ! ! !

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


claudio.oc
Não estou levando nada para o lado pessoal não.
Você tem direito de achar o que acha, mas a sua posição continua simplificadora. Não estou, com isso, fazendo juízo-de-valor da sua pessoa, até porque, foi você mesmo que omitiu tal opinião. Assim, a sua frase: "... o respeito as pessoas com "ideologias simplistas" seria fundamental para a sua evolução pessoal. Devemos respeitar a opinião dos simplistas, certo ?..." Não corresponde à realidade, e é você que está levando para o lado pessoal.
Sim, eu SEI bem o que é ter empresa no Brasil pois já tive e desistí, e não fico reclamando por isso, pois sei que, além da minha própria incompetência, o governo trata o pequeno empresário como "burro de carga", e favorece apenas os grandes.
O fato desse ser um fórum de guitarra não determina que uma discussão séria como essa seja qualificada como "boba", pois não é, ao contrário, um músico, ou qualquer outro é um cidadão, e cabe às pessoas esclarecidas no que quer que seja ajudar nisso, nesta "educação". Aqui tem um monte de gente (inclusive vc) que sabe muito mais do que eu em um monte de coisas que eu não domino; esses, eu escuto e aprendo, pois sei que não sei e busco aprender, e, se estou errado, estou e assumo.
Quanto ao Estado, ele gera rensa sim, ou você esqueceu que qualquer Estado do mundo, em maior ou menor grau, possui empresas estatais ou "mistas", e/ou participa delas como acionista.
A política brasileira é "nojenta" mesmo, e nisso eu concordo com você, e temos, nesse caso, posições próximas. Mas isso não quer dizer que eu, ou qualquer cidadão deva se abster da política ou achar que o discurso ideológico é mera besteira; essa atitude só reforça os pilantras que tanto eu quanto você conhecemos no espectro político "de esquerda". Aqui no RJ tá cheio deles...
Abç

BrunoRodrigues
Veterano
# jun/15
· votar


claudio.oc
Mauricio Luiz Bertola

Só pra lembrar os srs. que Política é uma coisa boa, faz parte do nosso dia a dia e todos deveriam estar a par, acompanhar e participar. Agora, a Politicagem é que estraga e confunde as coisas.

Abç ! ! !

Nefelibata
Veterano
# jun/15 · Editado por: Nefelibata
· votar


claudio.oc

Como os socialistas, seguidores de grandes pensadores de esquerda, mas que endeusam seus Iphones, suas Gibsons, seus carrões, etc...Neste caso a ideologia é da boca para fora.

Cara, uma coisa não tem nada a ver com outra. Socialismo não é voto de pobreza. Socialismo não é franciscanismo. Esse é um conceito de "esquerda caviar" criada por um neofascista da Veja e só serve para desinformar e manipular a opinião alheia.

Socialismo é igualdade de oportunidades e riqueza para todos, não de pobreza, como disse o Bertola:

Engels uma vez em uma entrevista, criticou a posição do repórter que dizia que o Socialismo visava nivelar todos "por baixo", "universalizar" a pobreza e igualar todo mundo (posição e argumento equivocado que até hoje se faz presente). Ele respondeu:
"...Isso é um engano; o que queremos é que todos na sociedade tenham acesso aos bens culturais e materiais básicos e tenham chance de uma vida digna. Que um trabalhador possa, depois de seu trabalho ir à ópera, jantar em um bom restaurante e beber um bom vinho com sua esposa, ter uma casa e educação decentes..."


Ou seja, socialismo é todo mundo poder ter uma Gibson e não todo mundo ser obrigado a ter uma jeniffer.

Além disso, se vc leu meus posts anteriores, viu que eu falei sobre não confundir a teoria em si com o uso deturpado e vil que se fez dela, pq isso se faz com qualquer uma, inclusive o liberalismo, que tem sido deturpado de maneira a conservar e aumentar a diferenças sociais, como também observou o Bertola. Basta verificar os indicadores sociais da ONU e sua grande piore nas últimas décadas, conforme o liberalismo se solidificou. Até nos EUA, normalmente tomado como paraíso e modelo, existe um dado que a mobilidade social lá hj é igual a da Inglaterra da idade média. Ou seja, a chance de uma pessoa pobre ficar rica nos EUA hoje, por esforço próprio, é a mesma de um plebeu virar conde no século XIV.

Infelizmente, toda essa visão que vc tem do socialismo foi aquela institucionalizada pela propaganda e repressão do governo militar brasileiro e que voltou com muita força nos últimos anos através da grande mídia que se esforça diariamente com propaganda fascista e seus jargões de sempre: "esquerda caviar", "pra cada socialista sempre precisa de um capitalista pra sustentar", "socialismo é bom enquanto dura o dinheiro dos outros", "socialismo é generalização da pobreza", "não há meritocracia no socialismo..."


Filippo14

Em primeiro lugar, a meritocracia não é antagônica ao socialismo. Ao contrário, vide Noruega, Finlândia e cia. Essa é também uma ideia propagada com fim de deturpar e agredir o socialismo.

Para mim socialismo teria que ser algo em que a pessoa fazia um bem ou produzia algo para a sociedade, pensando em melhorar o lugar que ela vive,

Se vc der uma estudada, vai perceber que socialismo é bem isso que vc está dizendo. No socialismo o produto do trabalho deve beneficiar a sociedade e não um grupo seleto da elite, como ocorre hoje.

E, por favor entenda isto, meritocracia não é exclusividade do liberalismo; também no socialismo existe meritocracia. Esta também é uma falácia fascista.

A meritocracia em si não é um problema e deve ser estimulada. A questão é que a direita usa um conceito torturado de meritocracia para justificar e institucionalizar a desigualdade social e vemos exemplos disso no dia a dia. Vejamos:

"Fulano obteve sucesso (riqueza, passou em concurso/na faculdade pública etc) pois fulano se esforçou. Beltrano é pobre e não obteve sucesso pq não se esforçou como Fulano. Logo, Beltrano "merece" sua posição social."

Ocorre que na atual realidade, tem gente que tem dificuldade até para comer, como vai conseguir se esforçar pra alguma coisa? Mtas vezes todo o esforço dela é pra conseguir terminar o dia com uma refeição no estômago... tem noção disto? Já viu isto? Já pulou um riacho de esgoto pra entrar na "casa" de uma pessoa dessas?

E a mesma lógica se tem usado pra justificar redução da maioridade penal. Vi no face ontem uma postagem onde colocam o exemplo de um moleque pobre que passou em primeiro na faculdade federal e diz que menores assim não serão afetados. OK, mas este é um em um milhão. Cara eu trabalho na justiça e sabe qual a porcentagem de menores infratores que são da classe média pra cima? ZERO. Então, se a questão não é de idade, não adianta promover uma alteração legislativa que vai atingir uma parcela seleta da sociedade. Isso é pura demagogia e "populismo" de uns deputados que estão surfando a onda da ignorância e calçados numa corruptela de meritocracia que não existe na prática.

Abraço

Nefelibata
Veterano
# jun/15
· votar


BrunoRodrigues

Simplesmente o executivo, com sua base no legislativo "mudou as regras" para que o judiciário não punisse seus partidários.

Eu sou jurista e posso atestar que na verdade ocorreu o contrário. O Judiciário mudou as regras pra condenar determinadas pessoas adotando a "teoria do domínio do fato" que até hoje é considerado um absurdo jurídico e não é aceita nem adotada por nenhum tribunal.

Juridicamente esta teoria é um escárnio ao estado democrático de direito. Grosso modo, essa teoria diz assim "olha, não temos provas, mas não tinha como o réu não saber/ter conhecimento do que se passava". Isso é inversão do ônus da prova. E como vc vai provar que vc NÃO sabia de algo? Não existe prova de fato negativo.

Sabe o que é curioso? Essa mesma teoria NÃO tem valor jurídico pra condenar um ladrão, traficante etc. Sabe pq? pq o sistema penal real exige provas cabais da materialidade (existência) e autoria do crime para uma condenação.

No caso do mensalão, se chegou ao absurdo da ministra do STF Rosa Weber dizer: "Não tenho provas, mas vou condenar pq a literatura (teoria do domínio do fato) me permite...". O que é isso? Você gostaria de que você ou algum familiar fosse condenado com uma sentença assim?

Isso, mais uma vez, é técnica fascista... tá foda cara... tem botar os petralhas bandidos tudo na cadeia! Mas tem q ter o devido processo legal. Senão um dia vc arruma inimizade com um poderoso e ele te prende e te condena "legalmente" por uma coisa que vc não fez. Como na ditadura.

claudio.oc
Veterano
# jun/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola


Não estou levando nada para o lado pessoal não.

Que bom, pois também não estou levando para o lado pessoal, pois o respeito muito.

Você tem direito de achar o que acha, mas a sua posição continua simplificadora. Não estou, com isso, fazendo juízo-de-valor da sua pessoa, até porque, foi você mesmo que omitiu tal opinião. Assim, a sua frase: "... o respeito as pessoas com "ideologias simplistas" seria fundamental para a sua evolução pessoal. Devemos respeitar a opinião dos simplistas, certo ?..." Não corresponde à realidade, e é você que está levando para o lado pessoal.

Continuo não levando para o lado pessoal, pois você mesmo disse que o meu modo de pensar já é uma ideologia, simplista segundo você, o que está certo, como ideia é simples mesmo, mas vá empreender, gerar empregos, pagar impostos, etc... Não é fácil. A grande maioria foge disso, preferindo um cargo publico ou um emprego formal. Talvez tenha sido ingenuidade sua, no bom sentido, achar que eu não conheço essas ideologias. Como disse antes, convivi com pessoas com as mesmas posições ideológicas que as suas, com a diferença que você parece ser uma pessoa de bem e honrada. Por estas e outras tenho nojo destas ideologias utópicas de esquerda. O meu mundo ideal seria a aplicação destas teorias utopias de esquerda e as de livre iniciativa, com o governo com forte regulação, diminuindo assim as desigualdades sociais.


Sim, eu SEI bem o que é ter empresa no Brasil pois já tive e desistí, e não fico reclamando por isso, pois sei que, além da minha própria incompetência, o governo trata o pequeno empresário como "burro de carga", e favorece apenas os grandes.

Pois é, eu não desisti e continuo gerando emprego, renda e impostos. Minha empresa já não é pequena, mas pago meus impostos regularmente e não compactuo com falcatruas, pois na minha opinião é até burrice. Nada como poder dormir tranquilo.


O fato desse ser um fórum de guitarra não determina que uma discussão séria como essa seja qualificada como "boba", pois não é, ao contrário, um músico, ou qualquer outro é um cidadão, e cabe às pessoas esclarecidas no que quer que seja ajudar nisso, nesta "educação".

Acho boba sim num forum de guitarra..Aqui não é o ambiente apropriado para isso. E acho que ajudar nesse sentido, neste forum, seria supostamente, mais "fazer" a cabeça das pessoas menos esclarecidas, o que é muito comum nas ideologias de esquerda. Em qualquer outro lugar, eu concordaria com você. Acho que uma ideologia, sim existem varias, é algo muito pessoal. Você como professor de historia sabe melhor que eu, que devemos apresentar os dois lados e deixar que as pessoas escolham qual melhor "ideologia" a seguir.


Aqui tem um monte de gente (inclusive vc) que sabe muito mais do que eu em um monte de coisas que eu não domino; esses, eu escuto e aprendo, pois sei que não sei e busco aprender, e, se estou errado, estou e assumo.

Pois é, nisso você está certo. Mas ainda acho que ideologia não se ensina, né ? Se bem que muitos governos de tendências de esquerda pensam assim. Tentam fazer a cabeça das pessoas menos esclarecidas. Em relação aos outros assuntos, se quiser qualquer ajuda na área de empreendedorismo, gestão de negócios, plano de negócios e marketing, investimentos e mercado financeiro, estou a disposição.


Quanto ao Estado, ele gera rensa sim, ou você esqueceu que qualquer Estado do mundo, em maior ou menor grau, possui empresas estatais ou "mistas", e/ou participa delas como acionista.

Será que gera renda mesmo ? Não são cabides de emprego ? As estatais não são usadas politicamente ? Outra coisa, a renda gerada por estatais, são infinitamente inferiores numa economia de livre mercado. Não sustentaria o próprio estado.

A política brasileira é "nojenta" mesmo, e nisso eu concordo com você, e temos, nesse caso, posições próximas. Mas isso não quer dizer que eu, ou qualquer cidadão deva se abster da política ou achar que o discurso ideológico é mera besteira; essa atitude só reforça os pilantras que tanto eu quanto você conhecemos no espectro político "de esquerda". Aqui no RJ tá cheio deles...

Concordo plenamente com você, ,quando você chega num partido desses, de pseudo esquerda, você ouve estes mesmos discursos ideológicos de sempre. Entendeu agora porque não sigo estas ideologias?
Já fui de esquerda e pensava como você, mas depois das decepções, prefiro me abster destas ideologias. Concordo com você em relação a minha ideologia "simplista", mas a palavra mais indicada sobre minha linha de pensamento seria "pragmatismo" e "realismo".

Abraço.

Ps. Não sou de direita e nunca votei na direita. Hoje em dia me considero mais de centro esquerda, mas sem ideologias utópicas.

Nefelibata
Veterano
# jun/15
· votar


claudio.oc
BrunoRodrigues
Filippo14

Amigos, por favor não levem ao lado pessoal quando uso a palavra fascismo pra definir certas coisas.

Só estou fazendo isso pq hoje é muito necessário denunciar essa onda maligna de desinformação que tomou conta da sociedade.

O socialismo é demonizado pq caso posto em prática realmente, acaba com esse sistema de privilégio e domínio de poucos sobre a grande massa. E essa elite dos 1% luta com todas suas forças e armas para que isto não aconteça.

Sabe quanto ganha um juiz da suprema corte da Suécia? 3 (três) vezes mais que um professor. Sabe quanto ganha um juiz no brasil? TRINTA vezes mais que um professor.

O socialismo verdadeiro e mais palpável que todos gostaríamos é este da Suécia, Noruega, Finlândia etc.

Nefelibata
Veterano
# jun/15 · Editado por: Nefelibata
· votar


claudio.oc

Será que gera renda mesmo ? Não são cabides de emprego ? As estatais não são usadas politicamente ? Outra coisa, a renda gerada por estatais, são infinitamente inferiores numa economia de livre mercado. Não sustentaria o próprio estado.

Vou recolocar aqui uma citação que fiz lá atrás:

"Enquanto seus vizinhos flertam com com o livre mercado, a Noruega abraça o capitalismo de Estado. O seu campeão nacional petrolífero, a Statoil, é a maior empresa da região. O Estado norueguês tem grande participação na Telenor, a maior operadora telefônica do país, na Norsk Hydro, o maior produtor de alumínio, na Yara, o maior produtor de fertilizantes, e no DnBNor, o maior banco. É também dono de 37% do capital na Bolsa de Oslo, e também controla alguns gigantes de capital fechado, como a Statkraft, uma geradora elétrica, que se abrisse o capital seria a 3a maior empresa na Bolsa.” (The Economist)

E ainda:

"Além disso, o Estado norueguês tributa 44% de toda a renda nacional, emprega 1 de cada 3 trabalhadores, e detém 96% do capital financeiro do país no seu fundo soberano. Jamais existiu um Estado nacional democrático tão socialista quanto a Noruega. Isso não quer dizer que socialismo seja bom para qualquer circunstância, e funcione bem em qualquer lugar. Não faltam exemplos de países liberais tão bem de vida quanto a Noruega – Canadá, Austrália, Holanda… – como também não faltam exemplos de lugares onde o socialismo está dando errado, e.g. Venezuela. Talvez a boa gestão do regime seja um fator mais preponderante que o regime em si. O importante é poder fazer uma avaliação objetiva, e não tingida por preconceitos de que um modelo ou outro é intrinsecamente bom ou ruim, independentemente de qualquer circunstância. Isso seria transformar economia política em religião."


seria supostamente, mais "fazer" a cabeça das pessoas menos esclarecidas, o que é muito comum nas ideologias de esquerda.

Na verdade é o contrário e hoje a grande mídia se encarrega diariamente de descarregar a ideologia de direita sobre pessoas... pouco esclarecidas que absorvem e tomam como verdades tantas mentiras, desinformação e falácias sobre o socialismo, com a intenção de demonizá-lo, utilizando o medo das pessoas. Como disse acima, tática fascista típica de direita que precisa ser denunciada, pois somente serve aos interesses do 1% detentor de 95% da riqueza do mundo.

Nesse meio fica a classe média amedrontada que não sabe pra onde correr e acaba absorvendo o discurso diário da mídia.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


claudio.oc
Cara, só tem uma coisa que queria deixar bem claro nesse diálogo: Posso até ter posições de esquerda, mas não concordo com um monte de coisas que a "esquerda" desse país apregoa.
Continuo não achando nada boba a nossa discussão. Ademais, o que lí aqui, foi gente apregoando idéias direitista, sem sequer saber da onde elas vem, e, nesse caso, é necessário contrapor-se à elas. Também acho que aqui é sim ambiente para isso, desde que haja limites para tal (não estou na minha Universidade), aliás, acho que o debate aqui comprovou isso cabalmente.
Talvez tenhamos diferenças de personalidade (e isso é bom); quando não sei algo ou não posso debater algo, eu falo claramente ou não falo nada, mas quando sei, eu falo (escrevo).
Quanto à empresas estatais, o importante não se elas são usadas desta ou daquela maneira (não é isso que estamos discutindo), mas sim que ela existem em qualquer país do mundo e tem um papel econômico relevante.
De qualquer forma, eu o parabenizo pela discussão.
Abç

BrunoRodrigues
Veterano
# jun/15
· votar


Nefelibata

Ocorreu isso também, mas não foi a esse fato que me referi.

O que vc citou foi no caso do "zé" - se não me engano. Mas acho que há uma certa coerência na teoria, desde que na esfera Administrativa. No campo Penal se não há materialidade, fato típico, excludentes, etc, não há como condenar mesmo (claro que nas excludentes há o crime e não a punibilidade - mas não convêm entramos em detalhes) pois até que se prove o contrário o acusado é inocente.

Abç ! ! !

Nefelibata
Veterano
# jun/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Quanto à empresas estatais, o importante não se elas são usadas desta ou daquela maneira (não é isso que estamos discutindo), mas sim que ela existem em qualquer país do mundo e tem um papel econômico relevante.

Não justifica acabar com estatais a existência de problemas circunstanciais como corrupção e cabide de empregos. Um erro não justifica o outro.

Um vez eu vi uma entrevista do Ciro Gomes (não concordu com tudo dele, mas isso sim) e ele dizia mais ou menos assim: "Se vc tem uma vaca com carrapatos, a solução não é dar um tiro na cabeça dela".

Nefelibata
Veterano
# jun/15
· votar


BrunoRodrigues

Pois é... acho que do genoino tb... agora vai lá e condena o traficante da região e fundamente isso na sentença sem prova de autoria. O tribunal reforma e ainda dá um pito no juiz... euaheuaheuahe.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


Nefelibata
Exatamente.
Mas os direitistas e os liberais adotam a posição sofística (e por isso mesmo falsa), de "matar a vaca para acabar com os carrapatos", e usam esses argumentos falaciosos de "cabide de emprego", são "usadas politicamente", etc (isso não é uma crítica pessoal ao claudio.oc)....
É disso que estamos falando, de pessoas que reproduzem argumentos da direita, sofísticos e acham que isso é a verdade. Há que educá-los...
Abç

Nefelibata
Veterano
# jun/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

É disso que estamos falando, de pessoas que reproduzem argumentos da direita, sofísticos e acham que isso é a verdade.

Exato. O problema é que faz parte do conteúdo da direita, praticada e ensinada pelos colunistas e ecoada no facebook no dia a dia, o tratamento agressivo com seus detratores. Aí vc tenta conversar e explicar as coisas já te xingam, chamam de petralha, comuna/bolivariano...

Aqui ainda tá de boa, mas em geral ninguém quer pensar. É aquilo e pronto. :-(

E está chegando a níveis alarmantes. Viu aquele caso em que invadiram o prédio e apartamento de uma menina pq ela estava com uma bandeira vermelha na sacada dela? Tentaram retirar a bandeira na marra enquanto o povo na rua, que realizava um protesto, urrava em êxtase, xingava a comunista bolivariana e incentivavam o fascistóide criminoso que invadiu o domicílio e tentava tolher sua liberdade de credo, opinião e expressão.

Se isto não é fascismo, não sei o que é mais.

BrunoRodrigues
Veterano
# jun/15
· votar


Enquanto discutíamos, a presidente - de v6 - sancionava a MP 668 (agora Lei 13.137/2015) que aumenta impostos sobre importados. E como já é tradição, "uma pilha" de coisas que não tem nada a ver vem de carona.

Abç ! ! !

Nefelibata
Veterano
# jun/15
· votar


BrunoRodrigues

Enquanto discutíamos, a presidente - de v6

euaheuahe vc não é brasileiro? :-P

aumenta impostos sobre importados.

É o jeito HueBR de governar euhaeuahe.

rcorts
Veterano
# jun/15
· votar


Lelo Mig

Mas eu não me referi ao PT, e sim ao PSDB. Citei exatamente para exemplificar que hoje há uma perfeita crise de identidade entre os partidos e que siglas hoje não implicam exatamente que um partido se alinhe às ideologias condizentes com a própria sigla. Por isso votei nulo nas últimas eleições, não por falta de posicionamento, mas sim por um posicionamento de não votar em quem se contradiz ou não vê problema em que uma campanha eleitoral fantasiosa e suja se justifique apenas pelo pleito eleitoral.

É nisso que devemos repensar. Somente uma democracia, de preferência parlamentar, e não engessada como a nossa, pode promover alguma mudança
É difícil mudar isso. É isso que o brasileiro, e a América Latina em geral, acredita e espera. Temos séria tendência a contrair ditadores, não importa se de direita ou de esquerda. Veja o exemplo da Venezuela com seus ditadores de merda, endeusados por um povo emburrecido e acuado por décadas.

Precisamos parar de votar nos nomes e exigir que mostrem e sigam suas ideologias e posições políticas.

Justamente por concordar com estes argumentos votei nulo e provavelmente na próxima eleição nem irei votar. Só sei que com os rumos que estão sendo propostos para o Brasil hoje: volta de uma ditadura militar, retorno do PSDB ao poder, manutenção do PT no poder, nenhuma me agrada. Talvez o parlamentarismo fosse sim uma melhor opção para a gente hoje, porém isto exigiria da população uma maior consciência das funções do legislativo em compreender que ao votar para um senador ou deputado federal estaria depositando nestes o comando do país. Algo que ainda me parece muito distante da nossa realidade.

JJJ
Mais que tudo (e eu acompanhei a história desse partido - embora nunca fosse simpático a ele), o PT tem DNA sindicalista, estudantil e acadêmico.

Concordo que pela história do partido tenha sim esse DNA, porém atualmente, na prática as ações não se alinham com as ideologias. Veja o que acontece hoje nas Universidades Públicas, ao mesmo tempo que o governo propaga seu slogan de pátria educadora. E depois ainda tem a cara deslavada de afirmar que o PT não é o governo e o governo não é o PT.

Mauricio Luiz Bertola
Aliás, eu tenho certeza de que "de esquerda" o PT não é mais... É apenas outro aglomerado de fulanos cujo objetivo é controlar a "máquina" do Estado, como todos os outros.

Concordo.

Lelo Mig
Membro
# jun/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Nefelibata

Você destrinchou pontos que insinuei sutilmente...

- Fim da maioridade penal.
- Volta do regime militar.
- Bancada cristã.
- Pena de morte.
- Etc...

Questões como estas, defendidas por jovens, de hoje, têm me assustado profundamente... falaram aí prá cima "nada a ver com nazismo", mas eles não percebem que isso é nazismo! Regime totalitários que extirpam doenças sem se preocuparem com a cura.

rcorts

Entendi...

Mauricio Luiz Bertola

Disse que o PT era um partido de DNA Bolchevique, de forma generalizada e pejorativa. Mas, o discurso de sua fundação "recusar o modelo comunista, já então em decadência, como o soviético ou o chinês", também foi um discurso evasivo e falso.

Lembre-se que o filiado número 001, do PT, é Apolônio de Carvalho e o 002, Mário Pedrosa. Trotskistas juramentados!

Nada contra nenhum dos dois, que tiveram fundamental importância na história política nacional. Mas, homens que defendiam o comunismo ortodoxo, desta feita, presente entre muitos PTistas, até hoje.

Quem deu as bases reais ao PT foram os intelectuais comunistas, já que os sindicalistas como Lula e Joaquinzão nunca tinham lido um livro sequer na vida e não passavam de pelegos.

Nefelibata
Veterano
# jun/15
· votar


rcorts

Talvez o parlamentarismo fosse sim uma melhor opção para a gente hoje...

Hoje acho que seria a pior opção disparado. Dado o funcionamento do governo/gabinete parlamentarista e a composição do congresso, tomando por modelo a Inglaterra, certamente o Eduardo Cunha ou algum assecla seu seria primeiro ministro ou chefe de gabinete... chega a me dar arrepios...

Lelo Mig

E qualquer palavra contra já aparece um bando de "camisas pardas" e lhe descem o sarrafo...

BrunoRodrigues
Veterano
# jun/15
· votar


Nefelibata

Brasileiro de Nascença - kkkkkk...

rcorts
Veterano
# jun/15 · Editado por: rcorts
· votar


Nefelibata
Hoje acho que seria a pior opção disparado. Dado o funcionamento do governo/gabinete parlamentarista e a composição do congresso, tomando por modelo a Inglaterra, certamente o Eduardo Cunha ou algum assecla seu seria primeiro ministro ou chefe de gabinete... chega a me dar arrepios...

Veja bem, quando falei em parlamentarismo não falei considerando o hoje, tanto é que falei que demandaria uma população mais consciente politicamente e que acho muito distante da nossa realidade, mas para um futuro menos obscuro ainda creio ser uma grande opção.

EDIT: mas reconheço que da forma que eu coloquei ficou meio confuso mesmo.

rcorts
Veterano
# jun/15
· votar


Lelo Mig
Nada contra nenhum dos dois, que tiveram fundamental importância na história política nacional. Mas, homens que defendiam o comunismo ortodoxo, desta feita, presente entre muitos PTistas, até hoje.

Correndo o risco de ser apedrejado, como já fui em outros tópicos que descambaram para o mesmo lado.....

Verdade, sou servidor público federal, estou hoje de greve, e por conhecer sindicatos por dentro sei que isso é verdade, mesmo que não represente a totalidade das composições sindicais, muito menos a totalidade do alinhamento político de seus filiados. Tem gente (uma boa parte) que ainda enxerga movimento sindical como legítimo da defesa da classe trabalhadora, enquanto tem muito cabra "infiltrado" com pensamentos totalmente xiitas,que representa uma esquerda subversiva. Não é um terreno muito sólido e previsível, tem que pisar com cuidado.

Nefelibata
Veterano
# jun/15
· votar


BrunoRodrigues

euaheuaheaue percebo!

rcorts

Concordo.

E tb sou servidor público mas da justiça e estava de greve até outro dia. No entanto o sindicato é "pelego" e mais parece sindicato do patrão do que nosso... Boa sorte, irmão!

BrunoRodrigues
Veterano
# jun/15
· votar


rcorts
Nefelibata

Por aqui o sindicato dos trabalhadores - independente da categoria - "puxa mais brasa" para o patronal que o próprio...

rcorts
Veterano
# jun/15
· votar


Nefelibata
E tb sou servidor público mas da justiça e estava de greve até outro dia. No entanto o sindicato é "pelego" e mais parece sindicato do patrão do que nosso... Boa sorte, irmão!

He he, obrigado, vai precisar. Mas peleguisse de sindicato não é exclusividade de vocês, he he!

BrunoRodrigues
Por aqui o sindicato dos trabalhadores - independente da categoria - "puxa mais brasa" para o patronal que o próprio...

Com por aqui você se referiu ao Brasil, certo? concordo. Se for na esfera privada então aí que isso é uma grande verdade e uma perfeita piada.

Nefelibata
Veterano
# jun/15
· votar


BrunoRodrigues
rcorts

Fera é o Paulinho da Força dando entrevista na Globo defendendo a lei de terceirizações euaeeuaheuaheuah... Peleguisse level IS OVER 8000!!!

rcorts
Veterano
# jun/15
· votar


Nefelibata
Fera é o Paulinho da Força dando entrevista na Globo defendendo a lei de terceirizações euaeeuaheuaheuah... Peleguisse level IS OVER 8000!!!

Ha ha!

É foda!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


rcorts
Nefelibata
Caraca!
Só tem Barão aqui...
E eu aqui, um pobre professor estadual e um escravo do capitalismo educacional!!!!
Kkkkkkk.......

Filippo14
Veterano
# jun/15
· votar


Nefelibata
Cara, falar de Noruega e Finlândia para falar de socialismo é brincadeira né? Eles realmente só tem classe média e classe alta, porque sua classe baixa esta na Asia e Africa, grandes empresas desses países como a quase extinta Nokia fazia isso, produção em lugares mais baratos, vivem de serviços nos países de origem e fazem sua produção fora, eles não são nem um pouco socialistas, eles são é espertos. Acaba com as produções dessas empresas nesses países emergentes que você vai ver o fim desses países europeus juntos.

Eu sei o que é o socialismo tanto que escrevi ali, mas acreditar que todos vão lutar pelo bem maior do mundo é muito utópico. Olha o Brasil, imagina se estivéssemos em um estado socialista, energia cara e falta de água, ainda está dando para levar, a partir do momento que ficasse de fato séria essa questão, no sentido de ser insustentável, a Argentina, Uruguai e afins tomariam porrada, e isso seria contra essa ideia, quem ganha é o mais forte, na hora da necessidade, o homem pensa em sí, na sua sobrevivência, antes ele do que o Estado, parece feio mas é a verdade, isso é instintivo, lutar pela sua vida e não pelo bem do estado e do mundo.


Você pede para eu estudar o socialismo, aprenda então o que é o keynesianismo, porque deu certo e porque deu errado e entenda o que ele reprensenta. Desculpa, eu não fico pensando em utopia, para mim, essas questões se resumem a maior e menor intervenção do Estado, em que momento o Estado interfere ou não, o Estado tem que ser o maestro do país, saber levar tudo isso, saber dar corda na hora certa e saber puxar também.

Cotas e bolsas nunca foram um problema para mim, a questão é quando isso se torna permanente, infla o Estado e gera problemas, tornando inviável essa manutenção do Estado. Para mim socialismo não da certo, já li o Capital, Manifesto Comunista e para mim não funciona, as pessoas não são iguais, não pensam iguais, tem seus pontos de limites psicológicos e físicos diferentes, reagem à vida de forma diferente, o socialismo acaba limitando isso, o pensamento é em fazer tudo em prol da sociedade e como eu falei, na hora do aperto isso não dá certo, isso gera problemas.

Depois da quebra da bolsa americana em 1929, lá por 1935 as ideias do Keynes passaram a funcionar tanto nos EUA, como em alguns países da europa, como França. O Keynes dizia que o Estado devia ser inchado, auxiliar a população, dar educação, saúde, estrutura, etc. O que aconteceu? Era melhor para as pessoas serem desempregadas, sua utilidade era maximizada. Com isso, teve crise em vários países, por isso que eu acredito em um equilíbrio de intervenção do Estado. Cada local, país, cidade é diferente, não da para esse equilíbrio que eu digo ser o mesmo o tempo inteiro e nem igual em todos os países, por isso que digo que o Estado tem que ter essa mobilidade que essas bolsas e cotas, da forma que são feitas estragam tudo.

Mauricio Luiz Bertola

Então beleza, concordamos que o socialismo, de forma perfeita é utópico. Realmente, eu sou a favor dessas diferenças serem diminuídas, para mim é possível no sistema em que vivemos. Os EUA mesmo tem uma diferença menor, mas ainda precisa melhorar muito. Existem duas linhas de pensamento e eu não tenho uma opinião formada quanto a isso. A primeira seria que você iria ao invés de pagar os impostos e ter benefícios como educação e saúde, você deixaria de pagar esses impostos, manteria esse dinheiro no seu bolso e arcaria com as consequências, pagando quando fosse necessário por esses direitos. A outra seria oposta, o governo deveria cobrar todos esses impostos e garantir esses direitos a toda população. Eu, sinceramente, pensando no país que estamos, prefiro a primeira, pelo menos por enquanto, preferiria pagar por serviços privados, desde que não tivesse que pagar determinados impostos para o governo e a livre concorrência faria esses serviços melhores, pelo menos em relação aos atuais. Para mim deveria ter um fundo de bolsas nacional, que pela sua nota do Enem você poderia cursar qualquer faculdade em que fosse aceito por essa nota, e esse fundo de bolsas garantiria isso para você, sem claro envolver o governo que é corrupto. Concordo que muitos serviços, como estradas por exemplo, teriam que ser impostos pois fica inviável alguém construir estradas.

Um exemplo disso seria os ônibus em SP. Existem várias empresas aqui em São Paulo, cada uma de uma cor, claro que presas ao governo. Existem poucas para ser um oligopólio, poucos ganham para começar. Segundo, cada uma trabalha em determinada região, com foco em determinadas regiões, ou seja, o preço é dado pelo governo, negociado com eles, ao invés de um oligopólio, são pequenos monopólios, qual o incentivo de oferecer um serviço de qualidade? Agora, se fossem empresas privadas, a concorrência iria baratear o preço, oferendo um serviço de qualidade, com bancos bons, ar condicionado, segurança, etc. Para que pagar um imposto para financiar essas empresas e o governo por um serviço tão ruim? Era melhor ser um serviço liberal, todas as empresas estando em todas as regiões, concorrendo entre sí e as pessoas escolhendo as que tivessem preços menores e qualidade melhor.


Abração

claudio.oc
Veterano
# jun/15 · Editado por: claudio.oc
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Viva a democracia e a liberdade de expressão. Viva o contraditório. Continuo achando que aqui não o lugar ideal para estes debates,mas vamos lá...rsrs...
Eu te respeito muito pelos seus conhecimentos e pelo seu altruísmo, usando seu tempo livre ajudando as pessoas do forum. Você me ajudou muito em varias vezes. Agradeço por isso.
Em relação as estatais, não sou a favor do modelo estatal, mas sei que em áreas estratégicas elas são necessárias. Não sou de direita e nem de esquerda, acho que nem tenho uma classificação ideológica, pois o ideal para mim seria que o bom senso e a aplicação na pratica das vantagens das ideologias de esquerda e as mais liberais. O estado ideal, para mim, seria com livre iniciativa, forte regulamentação do estado e alto índice de bem estar social.
Eu tenho um posicionamento sobre varias questões:
. Sistema tributário mais justo;
. Taxação de grandes fortunas e heranças;
. Bolsa família, sem uso político;
. Cota para negros;
. Contra a redução da maioridade penal, mas com aplicação das medidas socioeducativas de maneira mais efetiva, dependendo do crime;
. Investimento na educação para diminuir desigualdades sociais e
muitas outras.
Agora uma pergunta, sou de direita ou de esquerda ? Entendeu o meu raciocínio ? Assim sendo continuo fazendo a minha parte.

Abraço.

Nefelibata

Não concordo com a sua linha de pensamento, mas respeito. Em relação aos países que você citou, eu incluiria a Dinamarca e Suíça, são países com alto índice de bem estar social, mas nada tem a ver com este tipo de socialismo de matriz marxista que está sendo debatido.
Fala-se muito sobre ideologias e sistemas econômicos, mas ninguém vem com a solução. Hoje a esquerda governa o Brasil. Isso é fato. E melhoramos por isso ? Mudou alguma coisa ? Nada. Por isso sou pragmático e faço a minha parte.

Abraço.


Filippo14

Concordo com voce.

Abraço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O mercado brasileiro está falido, acabado sem a menor prospecção de evolução.