O mercado brasileiro está falido, acabado sem a menor prospecção de evolução.

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# jun/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Triste a Nação que têm uma Direita incompetente e coxinha e uma Esquerda incompetente e retrógrada.

Bora tocar os clássicos "capitalistas" na guitarra e tomar uma breja alienante!

Um brinde ao Anarquismo!

EduJazz
Veterano
# jun/15
· votar


Lelo Mig

My point exactly.

JJJ
Veterano
# jun/15
· votar


Chegamos à sétima página... agora o tópico degringola de vez...

Snakepit
Veterano
# jun/15 · Editado por: Snakepit
· votar


Nefelibata
Convém consultar a história e descobrir que se dependesse da direita:

A) Mulheres não votariam;
B) O voto seria censitário;
C) A jornada de trabalho seria de ao menos 12 horas;
D) Ainda haveria escravidão;
E) Os homossexuais não poderiam se casar;
F) Crianças trabalhariam a partir de qualquer idade;
G) Não haveria CLT e direitos trabalhistas quaisquer;
H) Não haveria democracia;
I) Mulheres poderiam legalmente ganhar menos pelo seu trabalho;


Cara, me diz que vc tava fumado quando defecou pelo teclado dessa forma, pf...

Basta consultar a história e o presente pra ver que os países de esquerda são os que mais tem dificuldade e restrições em praticamente todas essas questões. Sem falar que algumas dessas questões sequer dependem de ser esquerda ou direita!

Teu conceito de esquerda e direita é seriamente deturpado. O mundo não é tão preto ou branco assim.

Filippo14
Veterano
# jun/15
· votar


Mas quando alguem investe em titulos publicos, ela pega o dinheiro dela que se priginou de alguma coisa, trabalho, heranca (vinda de trabalho), loteria (dinheiro apostado vindo de trabalho), etc e empresta para o governo investir, produzir, incentivar consumo, entre outros e depois recebe um juros vindo disso, podendo o juros estar preso a diversas taxas, IGP-M, IPCA, Selic.... Onde dinheiro investido em títulos nao é de trabalho/produção.

Até aí qualquer empréstimo de banco, invesimentos ou até mesmo empréstimos informais de pessoas no recebimento se tornam frutos do nao trabalho. Sem sentido algum isso ai. Nao é porque a pessoa investe dinheiro em alguem que PRECISA do dinheiro para aumentar a producao aliando com seu trabalho, que o investidor tem dinheir vindo de nada.

O governo que caga, investindo muitas vezes em bolsas de forma errada ou extraviando esse dinheiro e depois na hora de pagar esses títulos tem que imprimir dinheiro para nao quebrar, ai sim CRIANDO dinheiro do nada, gerando obviamente inflação.


Dinheiro de títulos publicos nao eh dinheiro investido em nada, claro, com um governo desses, boa parte vira fumaca, caixa 2, etc


Esse papinho de rico nao trabalha ou pobre nao trabalha é imbecil, todos tem pessoas trabalhadoras e outras nem tanto, essa briguinha de classes é deprimente e só leva o país mais para a miséria, bora estudar, ganhar nossa grana, nos desenvolvermos e ajudar o pais para podermos tocar nossa guitarra em paz e nao encher o saco dos outros


Abraco

Ramsay
Veterano
# jun/15
· votar


O mercado musical brasileiro vai sobreviver, com muitas lojas fechadas, mas, com outras abertas pra substituir.

rcorts
Veterano
# jun/15
· votar


Nefelibata
Cara, em se tratando de mercado, quem faz o preço é o... mercado.

Infelizmente se é justo ou não, enseja discussão válida, mas do ponto de vista mercadológico e liberal é "normal" o médico cobrar 500 por uma "benzida" pela lei da oferta e procura.

Faça um paralelo com os dentistas. Quanto custa fazer uma obturação que demora ao menos uma hora de trabalho do profissional? E pq? Pq tem bastante dentista.


Exatamente, do ponto de vista mercadológico é apenas a lei da oferta e da procura que justifica, ou mesmo molda os preços.

O meu comentário levou em conta mesmo valores éticos, de quem estuda em uma universidade pública, custeada com dinheiro de todos os contribuintes, e no final das contas só pensa em seu próprio bolso. Por isso tenho todo direito de achar ou não justo.

E fazendo um paralelo com a questão que você citou dos dentistas, ajuda a explicar porque o mais médicos "ameaça" a classe médica brasileira. Aqui no Brasil infelizmente ainda temos poucos médicos, principalmente em algumas especialidades. Logicamente, se o número de médicos dobrasse em 5 anos teria muito mais gente atendendo por planos de saúde ou cobrando um preço mais razoávelo por uma consulta (muitas vezes extremamente simples). Foi isso que nosso amigo Rafael CPU não entendeu do meu comentário.

Mas, deixa pra lá. Esse nem é o foco do tópico mesmo. As discussões que estão rolando em paralelo a esta são muito mais interessantes e divertidas.

rcorts
Veterano
# jun/15
· votar


ogner
Acho essa polarização em A ou B, extremamente desnecessária!
espero que isso realmente de frutos positivos no futuro, pq ate agora apenas embates improdutivos!! Pq no fim, no nosso mundinho ( nunca seremos a Suécia ou um pais modelo) quem fala é a grana! politicos "coxinhas" ou "comunistas", hoje e quiça sempre, miram sempre o poder. Politica aqui, nunca foi pro povo... Nem vai ser....


Flawless Victory!

Rednef2
Veterano
# jun/15
· votar


Snakepit
O cara cagou no teclado mesmo. Daria pra escrever um artigo - ou um livro - refutando tudo que o cara ai falou.

claudio.oc
Veterano
# jun/15 · Editado por: claudio.oc
· votar


Sou apolítico. Nem de esquerda, direita ou centro...Me classificaria como do "alto", querendo apenas que alguém governe este país decentemente, sem corrupção e sem essas "ideologias" escrotas. Sou empresario, pago meus impostos, faço filantropia, não trabalho com o governo, portanto faço a minha parte. Se todos, ao invés de fazer debates "filosóficos" inúteis, fizesse a sua parte, estaríamos bem melhor. No Brasil, o sucesso parece ser um crime. O problema do brasileiro é essa coisa de complexo de vira-latas, as pessoas não buscam seus objetivos, fracassam e colocam a culpa no capitalismo, nos imperialistas, nos reacionários, nos coxinhas, etc...Minha opinião. Abraço a todos.

Junae
Veterano
# jun/15 · Editado por: Junae
· votar


Agora vamos falar um pouco do povo brasileiro (nós) ...Seria interessante ver cada um expressar da forma menos caótica possível o porquê das críticas aqui postadas serem apenas o reflexo do nosso comportamento...
É o pai que quer um bom marido pra filha mas trai a esposa sem parar...
É o empresário sempre choramingando (e fazendo treta para não pagar imposto), além de repassar a conta pro consumidor pagar....
É a direita que nunca fez nada e quer o poder de volta para continuar o que sempre fez, só que agora mais profissa nas tretas (aprendeu com o PT)..
É o PT provando que minorias quando chegam ao poder tendem a fazer o mesmo (tudo pelo poder) ou pior...
É o cara que reclama da política mas viaja pra tirar self de merda no dia das eleições( 30 milhões não votaram para presidente na última eleição) enquanto o futuro do país é decidido pelas pessoas que ele chama de imbecis (quem é imbecil mesmo?)
É o médico que critica o governo e cobra o IR por fora do paciente para dar a nota fiscal...
É o servidor público que não faz p.orra nenhuma mas reclama de tudo e quer sempre aumento...
E o que dizer de um povo que só fala mal de servidor público mas tem como meta de vida se tornar um ( estranho não?)
É a galera com mais de 30 que sai na balada, paga de independente (geração canguru bancada pelos pais), se diz revolucionário (de sofá e rede social) , se auto rotula esquerdista, não sabe diferenciar a estória da esquerda latina das demais e AMA acima de tudo os luxos da classe A...
Não vou nem falar na questão do estudo e da educação...é como sair para uma maratona sem se alimentar...vai ser muito fraco o desempenho....Mas o brasileiro no geral não se liga em estudar...acha até bacana ser roceirão, chucro...no fundo diz (e acha )que sabe de tudo... (só que bem pouco)...
Enfim, só alguns pensamentos clichês mas bem reais para ilustrar...são tantos que poderia escrever um livro só para descrevê-los....Provavelmente só serviria para alguém fazer uma peça stand up comedy, já que é isso que fazem com nossos problemas...piadas...e ainda dizem que burros são os portugueses...pra quem já leu um pouco sobre a nossa história, sabe que eles devem dar muita risada de nós...e por motivos reais...


No final todo mundo se sente injustiçado e bora pra igreja rezar que a culpa é do OUTRO....

Ou seja, o brasileiro é malandro, com moral atrofiada, adora falar dos outros, não faz nada e se acha o tal....(pelo amor de Deus entendam que não estou generalizando, mas infelizmente é isso que vemos todos os dias)

Cada povo tem o governo que merece?
Um gambá cheira o outro?

Sou de uma geração que pouco se lixou para política...agora paga o preço....o pior é ver que a atual (geração narcisos, self duckface) é muito mais individualista que a minha....
Se antes a luz no fim do túnel era fraca, imagine agora....

BrunoRodrigues
Veterano
# jun/15
· votar


Junae

Lendo seu comentário, surgiram vários pontos nos quais poderia fazer alguma ressalva. Mas quando cheguei ao "pelo amor de Deus entendam que não estou generalizando" vi sua sensatez e compreensão.

Digo isto por que sou empresário e não fico "choramingando" e usando de malandragem para não pagar impostos - claro que isto não quer dizer que não busco alternativas legais ou fico parado esperando que o acaso faça sua parte - ou criticando concorrência ou outros setores buscando auto-promoção.

E pior do ver o país tornar-se um "stand up comedy' é não conseguir ver tal luz no fim do túnel.

Abç ! ! !

Drinho
Veterano
# jun/15
· votar


Ok turma.....

Ouçam essa música do slash para acalmar!

Gostei bastante dela.



Junae
Veterano
# jun/15
· votar


Ele não tem o Guns e poderia ficar por aí se lastimando...independente de gostar ou não dele, o cara faz limonada com os limões que tem...Não gosto nem um pouco da voz do Myles Kennedy, mas a guitarra do Sr. Cartola é muito rock n roll ....Muito massa...

claudio.oc
Veterano
# jun/15 · Editado por: claudio.oc
· votar


Junae
Perfeito o seu comentário.

BrunoRodrigues
Concordo.

rcorts
Veterano
# jun/15
· votar


Junae

Bom, generalizações à parte, mas que somos um país de hipócrita, isso somos, e é um dos vários pontos que precisamos mudar.

Sou de uma geração que pouco se lixou para política...agora paga o preço....o pior é ver que a atual (geração narcisos, self duckface) é muito mais individualista que a minha....

Ao ler esta parte do seu comentário fiquei pensando que você devia estar na casa dos 30/40 (o que acabei de certificar). Estou com 31, e assim como eu a maioria dos meus amigos, primos, conhecidos da mesma faixa etária tiveram formação política bem fajuta mesmo. Infelizmente. Isso considerando a galera "estudada", fico imaginando como anda o repertório político da galera que parou no segundo grau ou em algum curso técnico.

Acho até que isso sempre foi uma artimanha do nosso sórdido meio político para manter o controle e postergarem os mesmos esquemas corruptos que tem prevalecido no nosso país. E o pior é que a atual geração jovem brasileira pelo menos ao que me parece é, assim como você falou, mais individualista e preocupada com banalidades do que com o próprio futuro. Talvez um aspecto positivo seja que as mesmas redes sociais que normalmente são utilizadas para coisas fúteis como #partiu shopping, ou "olha eu no restaurante japonês", paradoxalmente agora estão sendo canais que possibilitam estes debates (olha a gente aqui).

É claro que só debater não resolve os problemas, mas isso é um passo importante para formação de consciência política e autoreflexão. Coisa que as grandes mídias tradicionais nunca proporcionaram na mesma dimensão e com um modelo tão democrático.

Mas o ponto principal do seu comentário é que antes de mais nada precisamos rever nossos valores culturais, nossa facilidade em atribuir a culpa ao outro e nossa tendência em fugir das próprias responsabilidades.

Acho que só assim pra gente começar a se sentir mais como um povo, e enxergar nosso país como uma nação. Parar de "amar a bandeira" só em época de Copa do Mundo. Aliás, parar com essa veneração irracional com a seleção brasileira de futebol e com Copa do Mundo, e buscar defender e colaborar com o nosso país em todos os momentos, sejam eles bons ou péssimos como agora.

Bom, tenho certeza de que nos próximos 30 anos alguma coisa terá mudado, mas não sei se substancialmente como eu gostaria. Por isso busco passar certos valores para meu filho que eu mesmo não recebi quando criança. É claro que tenho que rever constantemente meus próprios comportamentos, pois acredito que tenho que dar o exemplo. E talvez a geração dele tenha melhores condições de exercer plenamente sua cidadania e civilidade. Por isso é a melhor aposta que tenho pra hoje.

Nefelibata
Veterano
# jun/15 · Editado por: Nefelibata
· votar


Snakepit

Cara, me diz que vc tava fumado quando defecou pelo teclado dessa forma, pf...

Se vc se dá a liberdade de me ofender assim... tomarei a liberdade de mandá-lo estudar. Leia (ao menos) um livro por tema e veja por si mesmo que a direita foi contra em cada um destes temas que foram lutas da esquerda.

Seu pensamento também é raso e está confundindo a "ideologia" de esquerda socialista com governos supostamente de esquerda e usam seu discurso para se legitimar, mas que na prática são ditaduras aristocráticas/oligárquicas (como Coréia do Norte, antigo Camboja).

Pensar desta forma seria o equivalente a achar que a ideologia liberal prega e legitima as atrocidades cometidas por governos com essa linha de pensamento. Podemos citar a Bélgica e o genocídio congolês, os EUA e a morte de 500mil crianças (eles sabiam disto) somente de fome no Iraque depois do embargo dos anos 90 (EUA tem muito exemplo); Inglaterra em tudo aquilo que já foi seu império; Alemanha (nem precisa dizer); França em suas colônias... etc etc.

Basta consultar a história e o presente pra ver que os países de esquerda são os que mais tem dificuldade e restrições em praticamente todas essas questões.

Quanto aos países serem de esquerda ou direita... dizer que um país é de esquerda ou direita é raso demais, e não representa nenhuma realidade, pois em cada momento da história os países em geral passaram por momentos mais à esquerda ou direita. Por exemplo a Suécia que era como a Noruega e nos últimos 10 anos promoveu estatizações (não da forma burra e corrupta como foi aqui no BR) e liberalizou mais sua economia. Ainda, a própria inglaterra passou por um momento de ultra-socialismo nos anos 50-60 até que veio a Tatcher e liberalizou no talo. Até hoje ela é odiada pela esquerda de lá e pelo trabalhador em geral que passou fome durante seu período de "austeridade".

Cabe ressaltar que o determinante pro sucesso de um país não é o liberalismo ou socialismo, pois temos igualmente exemplos de fracassos e sucessos de ambos os lados. Do lado liberalista podemos citar basicamente toda américa central e parte da áfrica como fracassos retumbantes.

Demonstrarei a seguir que o sucesso dos países não tem a ver exatamente com isso. O importante é como as coisas sejam administradas em prol das pessoas, seja liberal ou socialista.

Começamos por notar que os países com conteúdo socialista são os de melhores IDHs do mundo, como Noruega, Dinamarca, Finlândia e cia.

Por outro lado há bons exemplos de países mais liberais entre os melhores IDHs, Canadá, Austrália, Holanda, inglaterra, suíça... Mas nestes ainda temos o conteúdo socialista como fator preponderante na qualidade de vida (wellfare state e afins).

Como exemplo podemos citar o exemplar sistema de saúde público do Canadá e seu imposto de renda exorbitante.

Pra falar da questão econômica de direita liberal podemos citar a Grécia, que se afundou seguindo a cartilha da "austeridade" durante anos. Mesmo caminho seguido por espanha em menor grau, bem como itália e portugal.

Voltando a Noruega, socialisma e liberamismo, vou te ajudar com uns excertos interessantes sobre o tema.

"Enquanto seus vizinhos flertam com com o livre mercado, a Noruega abraça o capitalismo de Estado. O seu campeão nacional petrolífero, a Statoil, é a maior empresa da região. O Estado norueguês tem grande participação na Telenor, a maior operadora telefônica do país, na Norsk Hydro, o maior produtor de alumínio, na Yara, o maior produtor de fertilizantes, e no DnBNor, o maior banco. É também dono de 37% do capital na Bolsa de Oslo, e também controla alguns gigantes de capital fechado, como a Statkraft, uma geradora elétrica, que se abrisse o capital seria a 3a maior empresa na Bolsa.” (The Economist)

Deu pra ver que a Noruega é basicamente um país socialista democrático todo estatizado[/b]? O que já foi chamado de "social democracia" nos países nórdicos, apesar deste termo ter um conteúdo meio defasado.

Segue:

"Além disso, o Estado norueguês tributa 44% de toda a renda nacional, emprega 1 de cada 3 trabalhadores, e detém 96% do capital financeiro do país no seu fundo soberano. Jamais existiu um Estado nacional democrático tão socialista quanto a Noruega. Isso não quer dizer que socialismo seja bom para qualquer circunstância, e funcione bem em qualquer lugar. Não faltam exemplos de países liberais tão bem de vida quanto a Noruega – Canadá, Austrália, Holanda… – como também não faltam exemplos de lugares onde o socialismo está dando errado, e.g. Venezuela. Talvez a boa gestão do regime seja um fator mais preponderante que o regime em si. O importante é poder fazer uma avaliação objetiva, e não tingida por preconceitos de que um modelo ou outro é intrinsecamente bom ou ruim, independentemente de qualquer circunstância. Isso seria transformar economia política em religião."

Vou frisar: Isso não quer dizer que socialismo seja bom para qualquer circunstância... Talvez a boa gestão do regime seja um fator mais preponderante que o regime em si.

[b]Rednef2


O cara cagou no teclado mesmo. Daria pra escrever um artigo - ou um livro - refutando tudo que o cara ai falou.

Dá? Então e escreva e me eduque. Pq enquanto vcs estão aqui destilando ódio, estou tentando demonstrar e explicando por A+B as coisas e talvez até aprendam alguma coisa.

Snakepit
Rednef2

Destaco novamente pros 2:

Isso não quer dizer que socialismo seja bom para qualquer circunstância... Talvez a boa gestão do regime seja um fator mais preponderante que o regime em si.

O importante é poder fazer uma avaliação objetiva, e não tingida por preconceitos de que um modelo ou outro é intrinsecamente bom ou ruim, independentemente de qualquer circunstância. Isso seria transformar economia política em religião.

Amém!

Nefelibata
Veterano
# jun/15
· votar


Filippo14

Se vc ler tudo que escrevi acima, sobre o tema dos títulos públicos, já respondi sobre o que vc diz e resumo: em tese é correto este "investimento".

Só estou tentando fazer o pessoal enxergar o "big picture" além da questão do "investimento" em si.

Se tiver interesse real no tema, procure no google mesmo por "Auditoria Cidadã da Dívida" e descubra que a coisa vai muito além do que coloquei aqui. Pois, em meus posts, tratei apenas da questão principiológica.

Sobre a consequência econômica disto, pesquise sobre a relação da Taxa Selic e a inflação. Assim enxergará o lado econômico que citei. Aproveite e pesquise as taxas de juros básicas dos países "de primeiro mundo".

Abraço

Drinho
Veterano
# jun/15 · Editado por: Drinho
· votar


Por outro lado há bons exemplos de países mais liberais entre os melhores IDHs, Canadá, Austrália, Holanda, inglaterra, suíça... Mas nestes ainda temos o conteúdo socialista como fator preponderante na qualidade de vida (wellfare state e afins).


É justamente o que eu falei ......

Tenho minhas preferências ideológicas......

Mas não importa se tende pra a ou pra b, tendo o faz-me rir no bolso, qualquer sociedade pode ter qualidade de vida.....
O problema é que aqui não tem o faz me rir.... aliás até tem e como eu disse em proporções astronômicas, mas num guenta não...

ademais a noruega é um exemplo de país em que o governo vive enchendo o saco e é um paraíso para se viver, segundo os relatos, eu nunca fui pra lá, mas não podemos esquecer que eles encheram o r.... de dinheiro num periodo que o governo não enchia o saco ou pelo menos enchia menos e a população do lugar é praticamente ninguém.....
Então o que tem banca!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


Nefelibata
Muita gente hoje em dia viveu a vida ouvindo a falácia neo-liberal e confundindo ditaduras com socialismo ( e, de fato - aí é que está o problema - o "socialismo real" foi, grosso-modo, um regime autoritário mesmo), muita gente foi doutrinada na concepção ultrapassada de que o Estado não serve pra nada, sem perceber que essa ideologia "requentada" retornou depois da queda do muro de Berlim (depois de morta em Versailhes, 1929 e em Nuremberg), como se o ideal socialista de igualdade e justiça social fosse incompatível com a democracia, a liberdade de expressão e uma vida justa e segura para todos; muitos jovens hoje em dia são vítimas, por não terem estudado a História, dos arautos do neo-fascismo ou então são seduzidos pelo canto da sereia do hiper individualismo que a lugar nenhum leva, e todo os dias ouço garotos confundindo as coisas por serem ignorantes ou doutrinados nesse neo-liberalismo que só agravou os problemas sociais do mundo todo e jogou a economia mundial numa estagnação de mais de 10 anos, cujo limite é exatamente dado pela ciranda-cirandinha do dito "mercado globalizado" onde as grandes corporações ganham e 95% da população mundial perde. Afinal, o argumento deles são sempre o mesmos: Quem não se dá bem é otário ou vagabundo, o mundo é assim mesmo, os pobres tem mais é que se f...., O liberalismo é a saída (perguntem aos mortos da Guerra Mundial e às vítimas do Imperialismo se eles acham isso...), o Estado não tem que existir (ou seja, o galinheiro tem que ficar à cargo das raposas...), tudo tem que ser privatizado (perguntem isso aos milhões que perderam o emprego...), e assim por diante....
Gente que não sabe o que diz, não sabe de onde ou quem veio a sua conversinha, e que depois, vai se arrepender amargamente quando a pobreza, o desemprego, a violência baterem à sua porta....
Abç

BrunoRodrigues
Veterano
# jun/15
· votar


Nefelibata

"a boa gestão do regime, um fator mais preponderante que o regime em si"

Essa citação - entre outras - me lembrou das aulas de Ciência Política onde os debates acalorados sobre as "ideias" de Rousseau, Montesquieu, etc, trazidas para os tempos atuais, nos estimulavam a buscar uma sociedade mais justa e uma política mais séria.

Infelizmente somos muito pequenos nesse "universo" e mesmo na luta diária local não é fácil, imagina em um país de proporções continentais como o Brasil.

Abç ! ! !

Drinho
Veterano
# jun/15
· votar


Cabe ressaltar que o determinante pro sucesso de um país não é o liberalismo ou socialismo, pois temos igualmente exemplos de fracassos e sucessos de ambos os lados.


que país socialista teve sucesso?

EduJazz
Veterano
# jun/15
· votar


O que parece gerar alguma confusão entre os interlocutores é: o que é socialismo, o que é liberalismo, o que é esquerda, o que é direita, o que é regime...

E, ao pensar tecnicamente sobre os conceitos acima, tendo a me posicionar ao lado do Nefelibata.

Nefelibata
Veterano
# jun/15
· votar


Drinho

que país socialista teve sucesso?

Em primeiro lugar, cabe esclarecer que não existe mais "país socialista", pura e simplesmente, talvez nem tenha existido. Assim como não tem país totalmente liberal (nem EUA, na verdade). O que existe são países com maior ou menor conteúdo de uma corrente ou outra. Esta polarização somente serve a interesses escusos...

Quanto aos países, expliquei isto no texto e citei, acho que vc não leu, mas repiso: Noruega é o exemplo mais fiel ao socialismo atualmente (com economia muito estatizada inclusive), mas podemos colocar neste bolo os países nórdicos em geral (melhores IDHs do mundo), que ficaram conhecidas pela social democracia do pós-guerra.

A Islândia é um exemplo de sucesso atual de país que quebrou na crise de 2008 com o liberalismo selvagem e saiu da merda socializando até a parte econômica, pq o povo não aceitou pagar, através da austeridade, a conta pelo rombo deixado pelo "cassino do sistema financeiro".

Mesmo os países liberais na PARTE ECONÔMICA, tem forte conteúdo socialista quanto a PARTE SOCIAL, aí temos Inglaterra, França e o Canadá poderá ser seu maior expoente, dentre muitos muitos outros, através do welfare state e participação estatal na economia. A Escócia, por exemplo grosso modo, vive basicamente da petroleira estatal, como a Venezuela.

Cabe voltar a leitura do meu post anterior e analisar as transições sócio-políticas na europa do pós guerra. Verá que os países que adotaram mais conteúdo socialista são os de melhor IDH hoje.

Cara, não sou contra o liberalismo. O conteúdo da obra do Friedman é lindo. No entanto, assim como ocorreu com o socialismo, a boa teoria é usada pra seduzir as pessoas através de uma máquina de propaganda com fins perversos...

Pra pegar três exemplos recentes:

A) A auditoria da dívida pública do equador;
B) A crise dos sub-primes dos EUA em 2008. Se eles fossem liberais mesmo, a solução pra crise teria sido diametralmente OPOSTA ao que foi feito (too big to fail???!!!), aquilo não teve um pingo de liberalismo;
C) Crise da Europa e austeridade. Idem item anterior. Ainda, depois de 5 anos seguindo a cartilha de austeridade liberal, terminaram de quebrar a grécia e deixaram espanha, portugal e itália em frangalhos;

Em suma, hoje a bela teoria liberal é usada somente naquilo que interessa pra quem tem o poder e hoje o poder é financeiro. Quando a teoria liberal contraria os interesses, fazem o que bem entendem e botam a máquina de propaganda e os politicos pra fazer o povo acreditar.

"Too big to fail" é um tapa na cara do Friedman e da sociedade que pagou a conta através de desemprego e miséria. Depois a gente tem que aguentar entrevista do FHC na folha dizendo que "um pouco de desemprego seria saudável pra economia". Porra!!!! Pra economia do sistema financeiro, certo? Pq este ano... e no ano passado, os bancos bateram novos recordes de lucro.

Mauricio Luiz Bertola

Bertola... me dá um abraço? :-/

Tá soda... assino embaixo tudo que vc escreveu. Pessoal tah precisando sair do facebook e trocar a Veja por uma pilha de livros de história, sociologia e filosofia.

Nefelibata
Veterano
# jun/15
· votar


EduJazz

Obrigado, Edu.

A minha intenção é discutir tecnicamente mesmo, longe da questão PT, PSDB, etc.. baseando em conceitos e separando a teoria dos regimes que supostamente as exercem e verificando a evolução histórica sócio-política disso tudo.

Abração

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


Nefelibata
Cara, eu sei bem do que estou falando, pois sou mais velho, modéstia à parte muito bem formado e estudo e leciono História e Economia em uma Universidade.
Como você escreveu acima, essa discussão passa "...longe da questão PT, PSDB, etc..." ou de uma posição maniqueísta ou "preto X branco".
Essa molecada não sabe do que está falando e nem sequer estudou os conceitos em profundidade e fica aí reproduzindo as palhaçadas e o superficialismo maldoso das Vejas da vida (ou de gente ainda pior), e depois não cita a Noruega ou a Finlândia, onde o Estado socialista, democrático convive com a iniciativa privada controlando-a e fazendo-a trabalhar em prol do bem-comum....
Abrem também a boca pra falar que o Brasil é uma m...., que o brasileiro é vagabundo, etc, uma cantilena idiota e perversa que vem desde o tempo do Brasil colonial e é vociferada pela mesma elite de Senhores de Terras e de Escravos (e que continua hoje ainda querendo ser isso!) que depois virou essa burguesiazinha nacional "paga-pau" da burguesia européia e norte-americana. Aliás, cabe à nós e, à eles (europeus e norte-americanos) perguntar o que eles acham do Brasil,e eles certamente vão revirar os olhos de cobiça pelas nossas riquezas minerais e agrícolas que ajudam a sustentar a economia mundial a 400 anos, e agradecer imensamente à essa elite brasileira que lhes repassa tudo isso quase de graça e ainda mantém esse povo todo na miséria e na ignorância para maximizar seus lucros e manter o seu poder político intacto...
E mesmo assim, em pouco mais de 15 anos esse país saiu da 15ª, para a 5ª economia do mundo!
É óbvio que isso preocupa à direita, aos fascistas, aos reacionários e aos "escravos" dos EUA.... Então, discurso sofismático neo-liberal neles!, propaganda paga das "maravilhas do capitalismo" neles! Educação acrítica neles! Individualismo neles!, etc, etc, etc.....
Abç

BrunoRodrigues
Veterano
# jun/15
· votar


"entrevista do FHC na folha dizendo que um pouco de desemprego seria saudável pra economia"

Desde que não seja para os seus e sim para seus críticos.


"Essa molecada não sabe do que está falando e nem sequer estudou os conceitos em profundidade e fica aí reproduzindo as palhaçadas e o superficialismo maldoso das Vejas da vida (ou de gente ainda pior)"

Esse é o lado ruim das redes sociais e internet, pois é fácil expor opinião na base do Ctrl+C & Ctrl+V. Agora, entender o que diz as entrelinhas, não é qualquer um, ainda mais quando sequer conseguem identificar a qual ideologia tal "veículo" pertence.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


BrunoRodrigues
http://www.opovo.com.br/app/maisnoticias/tecnologia/2015/06/12/noticia stecnologia,3452692/redes-sociais-dao-voz-aos-imbecis-diz-umberto-eco. shtml
Abç

Drinho
Veterano
# jun/15
· votar


Nefelibata

ok, entendi errado.....

Snakepit
Veterano
# jun/15 · Editado por: Snakepit
· votar


Nefelibata
Quanto aos países serem de esquerda ou direita... dizer que um país é de esquerda ou direita é raso demais, e não representa nenhuma realidade

Eu fui raso de mais? E o que foi que voce fez no teu post? Dividiu esquerda ou direita como se fosse preto e branco de forma patética, como se a direita atual fosse defensora de uma monarquia pré revolução francesa e a esquerda fosse Madre Teresa de Calcuta.

Em nenhum momento eu sequer defendi a direita, apenas ridicularizei teu post.

a própria inglaterra passou por um momento de ultra-socialismo nos anos 50-60 até que veio a Tatcher e liberalizou no talo.

A Tatcher foi odiada por muitos mesmo. Mas teve a coragem de tomar medidas não populistas mas que precisavam ser feitas pra não quebrar a Inglaterra. Até pq medida populista é com a esquerda mesmo...

De quebra, ela ainda disse a frase mais simples e verdadeira que existe sobre o socialismo:

"Socialism works until you run out of other people's money."

O teu problema é que o mundo não é preto e branco como voce quer dizer. Quem é raso foi voce nessas declarações. Tanto o liberalismo selvagem não funciona, como o socialismo é uma grande furada.

Pra piorar, o socialismo é facilmente usado de forma populista para criar ditaduras e totalitarismo e voce mesmo admitiu isso, sendo até o hitler usou isso, que criminalizou o lucro, acabou com a propriedade privada, meteu o dedo na iniciativa privada praticamente estatizando grandes empresas, criou seu partido socialista, criou o ódio entre classes, etc, e conseguiu o clamor do povo vendendo utopias. O resto foi um cheque em branco que ganhou do povo. Outros exemplos não faltam e nossos vizinhos são os mais atuais a entrar nessa canoa furada...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O mercado brasileiro está falido, acabado sem a menor prospecção de evolução.