O mercado brasileiro está falido, acabado sem a menor prospecção de evolução.

Autor Mensagem
Nefelibata
Veterano
# jun/15 · Editado por: Nefelibata
· votar


nichendrix

Num momento de crise, onde o que passa a valer é a parte tangível da riqueza, você descobre que o país não tinha tanto dinheiro assim, e aí o que você faz quando isso acontece?

Se vc perguntar pra "diretoria" da União Européia (EUA tb) vão responder que vc faz uma austeridadezinha, gera um desemprego "saudável" pra enxugar a economia e conter a inflação gerada pelo dinheiro sem lastro. Aí, no fim do exercício fiscal, paga os bônus milionários para os diretores financeiros de cada grande corporação.

Joinha.

Também vale privatizar estatais gregas pagando com os títulos da dívida... da própria grécia.

nichendrix
Veterano
# jun/15
· votar


ogner
Nefelibata

Tem uma série documentários em 3 partes bem legal sobre um monte de coisa nesse sentido, chama All Watched Over by Machines of Loving Grace, acho que é a parte 1 que toca nesse tema específico, embora ele seja tratado nas demais em menor intensidade.

Nefelibata
Veterano
# jun/15
· votar


nichendrix

Nerd+Documentário. Anotado. Valeu!

BrunoRodrigues
Veterano
# jun/15
· votar


Senhores, o debate está bom, mas vou dar uma atenção ao meu filho.

Depois eu conto de quanto perdi (Fifa).

Até amanhã ! ! !

Abç ! ! !

JJJ
Veterano
# jun/15 · Editado por: JJJ
· votar


Lelo Mig
Mauricio Luiz Bertola
Cara, sou "elite", mas juro prá você, se por algum motivo meu filho passasse fome, eu ia arrancar, de quem tem, na marra, pode apostar.

Essa seria a primeira opção de vocês? Arrancar "na marra"? Então vamos discordar radicalmente aqui, senhores... Essa seria a última das últimas opções, depois de pedir, mendigar, procurar algum auxílio oficial ou não, sopão dos pobres, o que fosse. E, se nada disso houvesse, eu não sei se tomaria esse caminho. Violência não pode ser opção. Há países muito mais miseráveis que o nosso onde isso que vocês defenderam aí sequer se cogita.

Lelo, há pouco você disse que o país te assusta porque quer prender pessoas de 16 ou 17 que já são bandidos. Eu, sinceramente, me assusto é com essa sua afirmação. Imagina se todo mundo que é pobre pensasse assim?

Inverta a situação é você verá o absurdo: seu filho atacado por um bandido que queira roubar o dinheiro dele, "na marra". Não dá, cara... É indefensável...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


JJJ
Cara, acho que vc levou a coisa longe demais e interpretou de forma errada e que dissemos... Ninguém tá pregando violência não, mas, se for necessário, se não houver alternativa...
Nem vou discutir isso com vc não...
Abç

rcorts
Veterano
# jun/15
· votar


nichendrix

O problema do Brasil é que se pensar no orçamento federal como um orçamento familiar, 40% ou mais dele é de dividas, outros 20-30% é para pagamento da aposentadoria e o restante é o que sobra pra viver. Agora se pergunte, independente de quanto você ganha, olhando pra esse orçamento você acha que essa família estaria numa situação boa?

He he, eu tenho dois filhos, um com sérios problemas de saúde e por conta disso minha esposa já está há algum tempo fora do mercado de trabalho. Vivo numa corda bamba dessa aí rotineiramente. Se você me perguntar como eu faço pra não enlouquecer, te digo: faço as economias que posso, gasto meu dinheiro em áreas que considero essenciais e pensando primeiramente nas despesas que não tem como evitar. Fora isso, além do meu cargo de servidor público dou minhas aulas de violão/guitarra nos horários livres e quando aparece algum trampo extra que eu consigo fazer qualquer jacaré pra mim é peixe.

Em tempos bons, diga-se de passagem, até no final do ano passado (quando a coisa estava mais ou menos equilibrada, eu conseguia aumentar a minha renda em 25 a 30% todo mês. Mas esse ano tá foda, 10 a 15% a mais na minha renda por mês já estou considerando como uma média muito boa.

OBS.: não estou falando disso para continuar essa discussão sobre arrecadação, pra mim já deu.

Abç.

rcorts
Veterano
# jun/15
· votar


Lelo Mig
Não podemos confundir a condição de pobre, com alguma cultura e algum acesso, a de miseráveis vivendo de forma sub humana. Esta, infelizmente, justifica a violência sim... Cara, sou "elite", mas juro prá você, se por algum motivo meu filho passasse fome, eu ia arrancar, de quem tem, na marra, pode apostar.

Lelo, com todo respeito, penso da mesma forma. Quando se tem um filho (ainda mais se este for hiposuficiente), não vejo um pai que aguentaria eternamente vendo o filho passar fome. É uma situação extrema que sem pestanejar tira do eixo mesmo o cristão mais fervoroso e cheio de culpa. Eu faria o mesmo, o que não significa que eu iria atrás de um "coxinha" cheio de ódio e disposto a matar sem pensar. Iria por força da ocasião e com o intuito o mais forte possível de sair levando extremamente o necessário para resolver o problema, isto é, o bem financeiro.

Porém, não podemos tratar o problema da criminalidade no Brasil como se pobreza e desigualdade social exclusivamente fossem as únicas causas ou condicionantes de uma vida criminosa. Tem muita gente que vive da criminalidade porque dá muito lucro, rápido (enquanto o cara não for pego). Acho até ofensa com quem é pobre e leva com extrema dificuldade uma vida digna ao se tratar o problema assim. De certa forma é como rotular um pobre de futuro criminoso em potencial.

Faço uma pergunta considerando uma situação hipotética inversa: você, que se auto intitulou da elite, está em um passeio com seu filho (certamente com um belo futuro, muito promissor) e derrepente se vê frente a um assaltante que apesar de você não reagir e ter entregado o que foi pedido aponta a arma na cara do seu filho disposto a matá-lo simplesmente para alimentar uma necessidade de vingança do "oprimido contra o opressor". Você hesitaria 2x em matar o assaltante se tivesse a chance?

Essa questão é complicada, é uma faca de dois gumes. Tratar todo criminoso como vagabundo, indecente, que merece pena de morte (sem considerar fatores socioeconômicos) é uma posição extremada de direita, assim como é uma posição extremada de esquerda tratar a todos como vítima da pobreza e desigualdade social.

Porém, concordo que é preciso uma reforma geral do nosso sistema penitenciário e tratar a questão da segurança pública de forma mais abrangente e racional, aliada à outras questões de maior importância, como acesso a bens culturais, educação e diminuição da desigualdade social. Nem só enfiar todo mundo na cadeia é solução, nem tampouco tratar como vítimas todo mundo que comete crimes (principalmente hediondos ou com requintes de crueldade).

rcorts
Veterano
# jun/15
· votar


JJJ

Concordo com você quanto a existirem várias opções antes de se partir para um crime. Entendi na fala do Lelo Mig e concordância do Bertola que eles já estivessem pensando num quadro assim, após esgotadas todas as demais possibilidades. Se você ler meu comentário pode interpretá-lo exatamente desta forma.

E um caso real aconteceu há o quê, umas 2 semanas, se não me engano, um pai, trabalhador, pobre, com ficha criminal mais limpa do que dente de rico, em momento de desespero (e após já ter procurado outras alternativas), vendo o filho se alimentando apenas de banana e bolacha água e sal já há 3 meses, furtou 1 kg de carne em um açougue.

Daí uma policial civil que tomou ciência do caso e de suas condicionantes pagou a fiança do cara e ainda fizeram uma vaquinha para comprar comida para ele. Ele irá responder o processo da mesma forma, pois é fato que cometeu um crime. Mas até mesmo os policiais (que de acordo com um senso comum, só querem ver bandido morto) se sensibilizaram com o estado de miséria e falta de esperança que levou um cara já cinquentão, totalmente idôneo a cometer um crime que em outras condições ele jamais praticaria.

Nefelibata
Veterano
# jun/15
· votar


rcorts

Ele irá responder o processo da mesma forma, pois é fato que cometeu um crime.

Mas no caso é provável que o inquérito nem vire processo, ou talvez, se virar, seja absolvido pois se tratava aparentemente de "furto famélico" (por fome, pra comer ou alimentar um necessitado) e este não é crime. Ainda é um ilícito civil, mas não responde penalmente.

Del-Rei
Veterano
# jun/15
· votar


rcorts
E um caso real aconteceu há o quê, umas 2 semanas, se não me engano, um pai, trabalhador, pobre, com ficha criminal mais limpa do que dente de rico (...)

Fala cara!!
Vi sobre esse caso.
Realmente deu pena do cara.
Se o for o mesmo caso que vi, lembro que os policiais até deram um dindin pro cara (ou juntaram uma grana pra comprar umas comidas pra ele, algo assim).

Em estado de desespero, certamente é possível que recorramos ao lado selvagem. Por instinto de sobrevivência.

A questão é... Se os "bandidos" fossem só esses camaradas em estado de desespero, nosso problema estava resolvido. Esses casos são minoria. Grande parte da galera entra pro crime bem antes disso, sem estar passando fome ou vendo o filho chorar de barriga vazia. E aí todos colocam a culpa na pobreza.

Se pobreza fosse geradora de violência, poderíamos passar o cerol em grande parte do nordeste e em muitas cidades do interior do país. A África, coitada, seria dizimada.

Aliás, a África é o continente mais pobre do planeta, e ainda assim, o Brasil tem uma taxa média de violência (homicídios) maior.
Um país é mais violento que um continente inteiro.

Na boa, não dá pra justificar violência com pobreza.
Concordo com o JJJ.

Um aceno de longe!!!

JJJ
Veterano
# jun/15 · Editado por: JJJ
· votar


Mauricio Luiz Bertola
acho que vc levou a coisa longe demais e interpretou de forma errada e que dissemos... Ninguém tá pregando violência não

Folgo em saber! Ainda bem que interpretei errado então.

rcorts
E um caso real aconteceu há o quê, umas 2 semanas

Sim, estou a par. Mas veja: o cara, mesmo nesta situação que eu concordo ser desesperadora, não teve uma atitude de bandido armado querendo matar os outros, apenas furtou um troço lá, sem agredir ninguém. É à violência extrema que me refiro como indefensável. Aliás, muito dentro da linha que você mesmo colocou em seu post.

Del-Rei
A questão é... Se os "bandidos" fossem só esses camaradas em estado de desespero, nosso problema estava resolvido. Esses casos são minoria. Grande parte da galera entra pro crime bem antes disso, sem estar passando fome ou vendo o filho chorar de barriga vazia. E aí todos colocam a culpa na pobreza.

Exatamente. E me parece que este é um fenômeno isolado do socialismo tupiniquim. Duvido muito que a posição dos países comunistas (China, ex-URSS, Coréia do Norte, etc) com relação a bandidos comuns seja tão leniente quanto a nossa. Chega a haver quase uma certa "cumplicidade" aqui. A história do Comando Vermelho é emblemática, neste sentido. Por isso coloquei mais esse erro na conta do regime militar, que acabou aproximando presos políticos e presos comuns.

***

Pausa para reflexão: o que esse tópico faz no fórum de guitarra?!? O.o

***

Pausa para reflexão 2: O nosso sentimento nacional bipolar fica manifesto aqui, quando se olha para o primeiro tópico sugerido nos "relacionados" aí de baixo: "O Mercado Nacional está de parabéns!"...

Ora orgulhosos ufanistas xenófobos, ora atacados por um terrível complexo de vira-latas. (eu sou assim, mas tenho uma desculpa: sou de gêmeos... hehehe)

malucobeleza666
Veterano
# jun/15
· votar


E um caso real aconteceu há o quê, umas 2 semanas, se não me engano, um pai, trabalhador, pobre, com ficha criminal mais limpa do que dente de rico, em momento de desespero (e após já ter procurado outras alternativas), vendo o filho se alimentando apenas de banana e bolacha água e sal já há 3 meses, furtou 1 kg de carne em um açougue.

Isso foi aqui no DF, e não foi beeeem assim...Ele foi comprar um pouco de carne com a grana que restava de um desses bolsas, e por algum motivo não passou;por desespero de pensar que ele não conseguiria levar a carne, ele saiu correndo.

BrunoRodrigues
Veterano
# jun/15
· votar


JJJ
"o que esse tópico faz no fórum de guitarra?!?"

Talvez pq não estaríamos discutindo em outro fórum.

Assim, o Universo fica sabendo que entendemos não só de música, guitarras, amp's e pedais. Nosso Conhecimento vai além e ultrapassa qualquer barreia que tentem nos rotular.

Abç ! ! !

JJJ
Veterano
# jun/15
· votar


BrunoRodrigues

o Universo fica sabendo que entendemos não só de música, guitarras, amp's e pedais. Nosso Conhecimento vai além e ultrapassa qualquer barreia que tentem nos rotular.

Uau! Então, nós, os guitarristas, vamos dominar o mundo (e, de quebra, consertá-lo!)? hehehe

ogner
Veterano
# jun/15
· votar


JJJ
\o/

BrunoRodrigues
Veterano
# jun/15
· votar


JJJ

Mais alguém lembrou do Pinky e Cérebro ? ? ?

nichendrix
Veterano
# jun/15
· votar


Nefelibata
Nerd+Documentário. Anotado. Valeu!

Cara essa série é muito doida, são 3 documentários sobre como o conceito de sistemas mecânicos e a teoria de controle tiveram grande influência em várias áreas do conhecimento no século XX, da filosofia à biologia, e quantas mazelas sociais, culturais e econômicas surgiram a partir da ideia de que podemos reduzir tudo a sistemas mecanicistas que por serem mecanicistas são passíveis de controle, e como sistemas sociais e biológicos que são inerentemente emergentes e fora de equilíbrio, respondem quando você tenta controlá-los dessa forma.

Del-Rei
Se pobreza fosse geradora de violência, poderíamos passar o cerol em grande parte do nordeste e em muitas cidades do interior do país. A África, coitada, seria dizimada.

Cara pobreza é geradora de violência sim, isso é consenso no mundo inteiro e em meia dúzias de áreas do conhecimento que estudam pobreza, só que não é a única fonte e nem significa que a grande maioria vai apelar para a violência.

Se você conhecesse o Nordeste ou a África saberia que essas cidades do interior são muito violentas, proporcionalmente ao tamanho são ordens de magnitude mais violentas que Rio ou São Paulo, e que na ausência de um judiciário que dê conta de suas necessidades não raro resolvem o problema na base da chacina. Então o próprio cidadão de bem, não criminoso, não raro de uma condição melhor, também entra na onda da violência sob a pretensa ideia de se estar fazendo justiça.

Aliás, a África é o continente mais pobre do planeta, e ainda assim, o Brasil tem uma taxa média de violência (homicídios) maior.
Um país é mais violento que um continente inteiro.


Cara, sinceramente, não dá pra comparar, esses dados surgem a partir de estatísticas oficiais, na boa nem as daqui são muito precisas, se estima que a violência seja maior, porque muitos dos crimes nunca nem chegam a ser reportados para a polícia. Imagina na maioria dos países africanos onde a ideia de estado mal existe e a ideia de burocracia estatal, salvo alguns países é virtualmente inexistente.

Na boa, não dá pra justificar violência com pobreza.

Justificar dá, e muito bem, o problema é achar que só porque o cara é pobre ele virou bandido, existem N outros fatores além desse, a pobreza é tanto uma causa, quanto um agravante.

JJJ
Sim, estou a par. Mas veja: o cara, mesmo nesta situação que eu concordo ser desesperadora, não teve uma atitude de bandido armado querendo matar os outros, apenas furtou um troço lá, sem agredir ninguém. É à violência extrema que me refiro como indefensável. Aliás, muito dentro da linha que você mesmo colocou em seu post.

Cara isso é complicado, na boa a pobreza tem muito a ver com isso, mas não é a única causa. Imagina uma criança pobre, que vive numa familia totalmente desajustada, onde ele passa o dia só, sem pai e nem mãe pra cuidar, porque estão trabalhando, e não raro quando o pai e a mãe (quando ele sabe quem é o pai) estão em casa, estão brigando ou saem pra porrada, vê o pai se acabar em álcool ou drogas, e ele se ferrando todo dia nessa condição.

O que deve juntar de raiva e ódio dentro dessa pessoa não está escrito, a chance dela começar a descontar nos próprios colegas é grande, aí um cara chega e oferece uma saída na forma de drogas, depois alicia essa criatura e ele muitas vezes ainda nem chegou nos 5-6 anos de idade, ainda não tem uma noção muito clara de certo e errado, até porque ninguém teve muito tempo pra ensinar isso a ele.

Na boa pela época que essa criança chega aos 10 anos, ela já é um sociopata, ela já está quase que completamente irremediável porque para colocar novamente a noção de certo e errado nessa altura da vida numa pessoa que nem tem essa noção e não raro já é um viciado em drogas, existe um investimento de tempo, dinheiro e ajuda profissional muito grande, algo que nem a família e nem o estado querem saber de fazer.

Na boa você gastaria 5-10 anos da sua vida tentando ensinar uma criança de 10 anos que é bandido desde os 5 o que é certo errado ou como se tornar um cidadão de bem? Eu tenho certeza que eu não tenho essa capacidade, muito menos a condição tanto financeira, quanto psicológica pra tentar uma parada dessas.

Se você resolve a pobreza, ainda vai existir bandido, mas você cria condições para que a maioria não entre nessa espiral tão cedo a ponto de que pela altura que é preso, já é virtualmente irremediável.

o que esse tópico faz no fórum de guitarra?!? O.o

Porque tudo está interrelacionado, o imposto de importação é alto porque o sistema de arrecadação do governo é deficiente e a gestão publica mais deficiente ainda, o que leva a outros problemas como pobreza, incapacidade do mercado de sustentar os importadores comprando Gibson, violência, etc. etc. etc. etc.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


JJJ
Então, nós, os guitarristas, vamos dominar o mundo (e, de quebra, consertá-lo!)? hehehe
E os baixistas!??
Discriminação odiosa!!!
FASCISTA!!!!
Kkkkkkkkk...
Falando sério:
Essa é uma das razões porque acho que o rock em particular (mas não exclusivamente) precisa ter (quando possível, necessário e artisticamente relevante), um caráter contestador, revolucionário até...
Abç

JJJ
Veterano
# jun/15
· votar


nichendrix

Cara, eu concordo 100% em tudo o que falou. Que é uma situação triste, lamentável, injusta (e todos os adjetivos nesse sentido que você quiser acrescentar) eu sei. Você está certíssimo!!! Só que isso pode explicar parte da violência, mas não pode "justificar". Ou você acha realmente que - por conta dessa realidade perversa - é plenamente aceitável que um médico deva morrer esfaqueado, depois de ter sua bicicleta roubada por menores? Não adianta tergiversar, nem me chamar de coxinha... é um caso real, onde não cabe uma "fuga" ou argumentos abstratos...

Mauricio Luiz Bertola

Os baixistas podem fazer parte do nosso ministério, mas só no terceiro escalão, junto aos bateristas, lá atrás... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

nichendrix
Veterano
# jun/15
· votar


JJJ

Cara, a questão é, o que é justificar, justificar no sentido de que dá pra explicar porque o cidadão que ao menos ao nascer é presumivelmente de bem, se torna um sociopata ou psicopata, então há sim justificativa, há uma explicação para isso acontecer.

Só que justificativa no sentido de que isso o isenta da culpabilidade do seu crime, aí são outros 500.

JJJ
Veterano
# jun/15
· votar


nichendrix

Na raiz da palavra, justificar não é explicar, é tornar justo. Mas se algum professor de português quiser me corrigir, fique à vontade.

nichendrix
Veterano
# jun/15
· votar


JJJ
Eu ia até escrever algo maior, mas já vi advogado comover juri usando argumentos tipo a sociedade falha com o individuo ao não lhe permitir uma vida digna, por sua vez ele falha com a sociedade ao se tornar criminoso.

claudio.oc
Veterano
# jun/15
· votar


Depois de tantas teorias socioeconômicas aqui discutidas, gostaria de ver tudo isso na pratica. Estou vendo isso no Brasil e não está dando certo. Eu ouço este mesmo discurso de todos os petistas e esquerdistas brasileiros, de TODOS. Sim, todos estes que estão no poder tem o MESMO discurso. IGUAL. Da liderança até a base. Isso é fato. Agora a uma pergunta. O que me faria crer que alguns de vocês, que tem o mesmo discurso dos Petistas e esquerdistas do Brasil, faria diferente no poder ? Pessoal, conheço muito bem o PT, desde alguns importantes lideres até o pessoal da base. O discurso deles é igualzinho aos que li aqui. Já ouvi isso centenas de vezes. Nada contra a linha de pensamento de esquerda, até porque acho totalmente necessário a presença destas ideologias num regime democrático. Faz o contraponto. Na pratica seria muito difícil, de implementar um regime socialista puro, de origem marxista. O que acontece na Noruega, Suécia, Suíça, Finlândia, Dinamarca, etc.. não tem nada a ver com este "socialismo" que está sendo discutido. O que existe lá é um alta índice de bem estar social. Não quero entrar em detalhes pessoais, mas tenho parceiros de negócios em alguns destes países. Falaram que minha linha de pensamento é simplista, mas simplista é achar que estatizar é de esquerda e privatizar é de direita. Pessoal, o Brasil era muito estatizado na época dos nefastos governos dos militares. O mercado brasileiro era fechado para o mundo, com altíssimo índice de protecionismo. Isso travou o desenvolvimento do país.
Para a maioria das pessoas, quem não é de esquerda, é de direita. Quem discorda do governo do PT, é tucano. Quem pensa diferente da esquerda, é coxinha.etc..etc.etc.. Está tudo muito pasteurizado e polarizado. Acho que existe varias linhas de pensamento que poderiam ser complementares. Esse socialismo puro, de matriz marxista e seus subgêneros, é pura UTOPIA. Nunca funcionou no mundo. Respeito todas as opiniões, pois são muito embasadas, mas exerço aqui o meu direito democrático de discordar de algumas. Não trabalho e nunca trabalhei com governos. Quero distancia deles. Todos eles. Não sou funcionário publico e não sou filiado a qualquer partido político. Sou apenas um cidadão que quer que este país vá para frente. Peço para que não levem para o lado pessoal, pois respeito as opiniões dos amigos. Apenas discordo. Abraço.

nichendrix
Veterano
# jun/15
· votar


claudio.oc
Cara, acho que você não leu realmente nada do que foi dito e se leu não entendeu.

Aqui teve opinião de direta, de esquerda, de centro-direita, de centro-esquerda. Governos nórdicos são notoriamente de centro-esquerda, tanto que todo o conceito de social democracia (que por sinal era a política defendida do PSDB quando começou nos anos 80 e em algum momento se perdeu) está associado ao que aconteceu em alguns países europeus, entre eles os nórdicos, onde se mistura ações tidas como de direita e de esquerda a fim de se obter um maior bem estar social e que era o oposto do liberalismo econômico defendido pelo Reino Unido e pelos EUA na mesma época.

Eu não posso falar pelos outros, mas marxista mesmo, não tem nenhum aqui.

claudio.oc
Veterano
# jun/15
· votar


nichendrix

Vamos lá....Concordo que o melhor modelo seria o de centro esquerda e a social democracia. Eu me referi aos que se baseiam no modelo marxista e seus subgêneros, e muitos seguem SIM....A maioria não assume isso porque NÃO deu certo e não tem como defender. Como disse antes, ter posições que dizem que é de esquerda, não o transforma em esquerda e vice-versa. Eu demonstrei isso lá atrás.

Governos nórdicos são notoriamente de centro-esquerda, tanto que todo o conceito de social democracia (que por sinal era a política defendida do PSDB quando começou nos anos 80 e em algum momento se perdeu) está associado ao que aconteceu em alguns países europeus, entre eles os nórdicos, onde se mistura ações tidas como de direita e de esquerda a fim de se obter um maior bem estar social e que era o oposto do liberalismo econômico defendido pelo Reino Unido e pelos EUA na mesma época.

Acho que você não entendeu o que eu escrevi. É exatamente isso que eu estou tentando expor. Medidas tidas de direita e de esquerdas são complementares. Não defendo o liberalismo econômico. Defendo a livre iniciativa, com forte regulamentação do estado. Acredito em desenvolvimento social, com o crescimento econômico e distribuição de renda de maneira mais igualitária, através de um sistema tributário justo. Isso é bem estar social, como acontece com os países nórdicos e outros países europeus. Lá empreendedores não são demonizados e chamados de "zelites", diferente do que acontece no Brasil. Acho que concordamos em muitos pontos de vista. Leia minhas outras postagens e verá que concordo com o que você disse. Para você ver, mesmo o Reino Unido, tido como liberal, na época, tem um sistema universal de saúde, que se não for o melhor do mundo, está entre os melhores. Isso não acontece nos EUA. Como disse antes, respeito as opiniões diferentes, mas acho que pensamos de maneira parecida.
Abs.

Nefelibata
Veterano
# jun/15
· votar


claudio.oc

[iEsse socialismo puro, de matriz marxista e seus subgêneros, é pura UTOPIA.][/i]

Claro, claro. Eu até cheguei a dizer isto pra alguém.

nichendrix

Eu não posso falar pelos outros, mas marxista mesmo, não tem nenhum aqui.

Bem por aí. Radicalizar é emburrecer o debate.

claudio.oc
nichendrix

De minha parte, ao menos tentei fazer um discurso mais da parte aplicada do socialismo e liberalismo, as virtudes e defeitos. Ao fim, deixei clara minha crença não na utopia do More, mas no efeito muito benéfico que alguma "quantidade" de socialismo tem dentro do nosso mundo no sistema capitalista, injusto e desigual em si, sua natureza e por princípio.

Nefelibata
Veterano
# jun/15
· votar


claudio.oc

Lá empreendedores não são demonizados e chamados de "zelites", diferente do que acontece no Brasil.

euaheuahea... cara, eu disse isso pra ironizar o discurso da extrema-esquerda. Até botei aspas e escrevi zelites.

Nefelibata
Veterano
# jun/15
· votar


claudio.oc

Não defendo o liberalismo econômico. Defendo a livre iniciativa, com forte regulamentação do estado. Acredito em desenvolvimento social, com o crescimento econômico e distribuição de renda de maneira mais igualitária, através de um sistema tributário justo. Isso é bem estar social

Concordamos integralmente.

Talvez minha ênfase na luta contra o neo-fascismo recrudescente tenha tornada minha posição confusa.

claudio.oc
Veterano
# jun/15
· votar


Nefelibata

Nossos pontos de vista são bem parecidos mesmo e o debate foi interessante, pois devemos estar abertos (no bom sentido...rsrs) a outras opiniões. Achei este debate bem legal, mesmo achando que um fórum de guitarra não é o melhor lugar para tal...rsrsr
Abs.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O mercado brasileiro está falido, acabado sem a menor prospecção de evolução.