Construindo mais uma guitarra depois de vários anos.

Autor Mensagem
RodGuitars
Veterano
# abr/15


Olá pessoal, antes de falar sobre o projeto atual vou contar a versão super resumida da minha historia com construção de guitarras...

A pouco mais de 10 anos eu tinha uma guitarra bem simplesinha e sismei que queria uma explorer branca como as do James Hetfield, a ideia inicial era comprar um corpo pronto na Teodoro Sampaio e só adaptar as peças da outra guitarra, mas era janeiro e o luthier estava de férias...
Como sou muito impaciente resolvi que ia construir uma, foi ai que vim pedir a ajuda do pessoal aqui do forum sobre qual madeira comprar, onde encontrar e etc...
Apesar de algumas falhas de projeto e de acabamento consegui fazer a guitarra e esta aqui até hoje.

Depois disso tomei gosto pela Luthieria e continuei a pesquisar, aprender e experimentar com protótipos e outros modelos, após um ano comecei a aceitar algumas encomendas com modelos tradicionais e únicos... e foi assim por quase três anos, terminando com a construção da minha Les Paul feita com uma peça unica de mogno.

Veja fotos aqui... Album RodGuitars

Agora vamos ao projeto atual...

Recentemente voltei a ter interesse em guitarras (não toco nada mas amo o instrumento) e dai veio a vontade de voltar a construir alguma coisa mas apenas como hobby.

Pensando sobre o assunto, vendo fotos e videos cheguei mais ou menos em um modelo! vai ser uma mistura de Telecaster, PRS entre outras.

A parte ruim é que fui revirar minhas coisas atrás das minhas ferramentas e várias coisas sumiram ou estragaram (após 7 anos e uma mudança de residencia).
Ainda tenho um pequeno estoque de madeiras (mogno, marupa, marfim. ipê) mas para este projeto eu dei preferencia para o Freijo pois vou tingir, então fui procurar o contato das madeireiras onde costumava comprar madeiras e... não existem mais :((

Depois de um pouco mais de pesquisa encontrei Freijo na BR Madeiras (ou Madeireira BR) que fica na região do Gasômetro.

Comprei uma prancha, algumas ferramentas e comecei a construção!!!

Vai ser mais ou menos assim...

Corpo Freijo formato Tele porem com tampo estilo PRS/LP
Braço Marfim headstock tele invertido
Escala PRS 25" Marfim
Ponte fixa PRS
Captação humbucker na ponte e single (estili tele ou comum ainda a decidir) no braço
Acabamento natural tingido de azul

Uma referencia do modelo seria a Chapman ML3

Bom agora chega de texto, ta na hora de postar algumas fotos...

Gabarito do corpo

Peça de Marfim para o braço

Phancha de Freijo

Layout ja na peça de madeira

Ainda adiantei um pouco mais porem tava meio escuro para fazer as fotos, também vou postar um video em breve.

Obrigado por ler meu tópico e se tiver alguma pergunta, duvida ou sugestão fique a vontade para postar.

JJJ
Veterano
# abr/15 · Editado por: JJJ
· votar


Começar do zero é para os fortes. Nunca me aventurei tão longe, no máximo um corpo na madeira crua, mas já cortado!

Vou acompanhar o trampo.

Ismah
Veterano
# abr/15
· votar


RodGuitars

Poxa, pena ter parado. Tomara que volte com tudo [ ]'s

JJJ

Nunca me aventurei tão longe

Ainda perderemos a virgindade juntos... não pera... kkk

RodGuitars
Veterano
# abr/15
· votar


JJJ
Se for um corpo simples por exemplo tele ou Strato não tem segredo, da pra fazer apenas com um formão, porem o tempo e qualidade do acabamento vai depender das ferramentas que você puder usar.
Vou tentar postar regularmente Obrigado.

Ismah
É complicado amigo, fazendo tudo a mão nem sempre fica com aquele acabamento perfeito que as fabricas com CNC fazem.
Então oferecer um produto mais caro e mais rustico do que as Chinesas
é inviável na maioria dos casos.

Por isso vou fazer só como hobby onde só tenho que agradar a mim mesmo haha.

Vou tentar postar um video amanha.

JJJ
Veterano
# abr/15
· votar


Ismah

Eu hein... Sai pra lá... kkkkkkkkkkkk

Delson
Veterano
# abr/15
· votar


Marcando pra acompanhar

Ismah
Veterano
# abr/15 · Editado por: Ismah
· votar


RodGuitars
oferecer um produto mais caro e mais rustico do que as Chinesas
é inviável na maioria dos casos


Po mano velho... Não creio nisso, o acabamento de Chinocas tendem a ser mediano geralmente.

RodGuitars
Veterano
# abr/15 · Editado por: RodGuitars
· votar


Segundo dia de trabalho na guitarra, vamos as fotos!

Estou pensando em fazer com braço colado por isso preciso ter certeza da posição da ponte e captadores.
Verificando as medidas pela ultima vez antes de cortar o corpo

Peça de marfim que sera usada para a escala

O resultado

Detalhe do headstock

Ainda vou usar muito esta ferramenta

Ah tem também o primeiro video para mostrar um pouco do trabalho com as ferramentas improvisadas.


RodGuitars
Veterano
# abr/15
· votar


No final de semana não deu para fazer muita coisa até porque ainda não tenho o tensor, com isso apenas fiz os cortes para a junção do braço.

Medindo

Cortado no estilo LP

Abertura do slot no corpo e teste

Como podem ver deixei uma sobra na profundidade do encaixe para dar o acabamento antes de colar.
verificando se o braõ esta centralizado

Nesta semana vou comprar o tensor e os trastes para poder dar continuidade.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# abr/15
· votar


RodGuitars
Muito legal seu trabalho, tem bastante talento. Tive vontade de só fazer uma para brincar mas a infraestrutura necessária não rola pra mim agora. Nessas pensei em comprar umas peças e só montar. Quando tiver Tempo $obrando vejo melhor. Ja sei quem vou encher o saco perguntando hehehehe.

Ismah
Veterano
# abr/15
· votar


Tive vontade de só fazer uma para brincar mas a infraestrutura necessária não rola pra mim agora. Nessas pensei em comprar umas peças e só montar. Quando tiver Tempo $obrando vejo melhor. Ja sei quem vou encher o saco perguntando [2]

A vontade de começar com luthieria é antiga.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# abr/15
· votar


Ismah
a minha é antiga também. o máximo que fiz não pode nem ser chamada de guitarra. 1996 peguei o corpo de uma guitarra warlock, do mesmo nível de Jennifer, que ganhei de um colega, coloquei captadores de uma Tonante que desmanchou num som que ele foi tocar, e um braço de violão que achei no lixo. Liguei a bagaça num wattsom e pedal Over drive Chorus(essa era a marca dele).

que vergonha uheuheuehue.

mas com peças da china da pra brincar legal hoje.

DoisUm
Membro Novato
# abr/15
· votar


Caramba! Fazer isso tudo e ter este resultado usando só uma serrinha nao é pra qualquer um!
Curti muito, e vou ficar de olho no progresso aew

BruMarcondes
Veterano
# abr/15
· votar


Show de bola! Parabéns!

RodGuitars
Veterano
# abr/15
· votar


Luiz_RibeiroSP
Legal cara, se tem vontade volta a fazer mais algum projeto, mesmo não ficando 100% a sensação de tocar com algo que você mesmo construiu ou modificou é muito boa.

Ismah
DoisUm

Obrigado, sobre infraestrutura logico que quanto mais melhor, mas se a vontade for maior da pra fazer sim por exemplo se tiver uma serra tico tico ou ainda pedir para um marceneiro cortar o formato do corpo pra você, ai compra um formão e pronto (fiz desta forma minha primeira guitarra, uma explorer).
Como podem ver eu ainda estou tendo que improvisar bastante... nem bancada tenho aqui hahaha.

BruMarcondes
Valeu cara vou tentar postar o andamento com frequência.

Ismah
Veterano
# abr/15
· votar


RodGuitars
nem bancada tenho aqui

Essa eu herdei kkkk

RodGuitars
Veterano
# abr/15
· votar


Ismah
Então já tem meio caminho andado hahaha.
da vontade de comprar um monte de ferramentas, mais ai vai mais dinheiro do que na guitarra em sí...

RodGuitars
Veterano
# abr/15
· votar


Continuando...

Ontem depois de um trabalho passei no centro e comprei o tensor, bem mais caro do que costumava pagar (39 reais) mas como a ideia é construir apenas uma guitarra ta valendo.

Corte da cavidade do tensor

mais uma

Agora sim finalmente fiz o corte mais próximo do que sera o headstock
Ja ta com cara de braço de guitarra

Também fiz dois furos para os controles de volume e tone
Lugar dos knobs definido

Visão geral

Agora estou meio sem saber por qual parte seguir... talvez a escala mas ainda não tenho os trastes e estou esperando chegar uma pecinha para facilitar no corte dos slots.

por hoje é só

DoisUm
Membro Novato
# abr/15
· votar


Cara, tu eh muito ninja.
Os cortes tão bem precisos, parece tudo muito bem planejado e clean. O oposto dos meus projetos kkk.

To curioso pra ouvir o som dessa bixinha aew

_TheFuzz_
Membro Novato
# abr/15
· votar


RodGuitars

parabéns pela iniciativa!

caramba, você cortou essa madeira toda no formão?????

tipo, foi martelando o formão pra cortar o layout todo?

rapá, se foi dessa forma, ninja lvl 1000 vc rsrsrsrs

Ismah
Veterano
# abr/15
· votar


Algumas perguntas...

- onde conseguiu as plantas das guitarras?
- como fazer o corte do tensor? se com tupia, como fazer a diferença de profundidade?
- não está meio "gordinho" esse corpo (da guitarra kkk)?

RodGuitars
Veterano
# abr/15
· votar


Atualizando...

Bom galera a caixinha de esquadria que comprei para ajudar no corte dos slots chegou, estão pude adiantar a escala e também fiz as cavidades dos captadores.

Segundo video!


A mais fotos...

Gabarito para captadores

Testando o encaixe com captadores velhos

Para definir as distancias dos trastes colei a regua na escala para garantir.
Escala

Escala slotada

Visão geral

Esta começando a tomar forma, e até agora tudo tranquilo e sem surpresas negativas.

Amanhã tem mais!

RodGuitars
Veterano
# abr/15
· votar


DoisUm
Obrigado amigo, como só estou com uma lamina larga na serra de fita não posso seguir os contornos por isso esse monte de corte hahaha
Precisa calcular bem antes, e tomar muito cuidado pois se trata de uma maquina muito perigosa.

_TheFuzz_
Valew! Não nesta eu dei a referencia do formão que foi como fiz minha primeira guitarra a dez anos atras, mas mesmo assim levei numa marcenaria para cortar o formato do corpo, depois comprei uma tico tico e muito depois esta serra de fita que pode ver nas fotos e videos.

Ismah
Respondendo...

- onde conseguiu as plantas das guitarras?
Planta mesmo em tamanho real so tenho da Les Paul as outras eu uso o método de pegar imagens da internet e ampliar até tamanho real (verifico medidas como nut ou captadores como referencia) coloco uma folha de papel em cima do monitor e copio o layout, como a guitarra é pra mim eu não ligo se não ficar 100% de precisão.

- como fazer o corte do tensor? se com tupia, como fazer a diferença de profundidade?
Com a tupi mesmo por acaso esta neste segundo video, vou tirando uma media de 4 milimetros por passada, isso da mesma forma para todas as cavidades.

- não está meio "gordinho" esse corpo (da guitarra kkk)?
Muito bem observado! haha a resposta é SIM e NÃO.
Explicando... no momento esta com 5cm de espessura, mas como vou fazer o tampo abaulado estilo PRS/LP então no centro vai fica um pouco menos de 5 por que ainda tem muito o que lixar mas nas laterais vou deixar com 3,5cm.

Obrigado por acompanhar o projeto e pelos comentários!

Ismah
Veterano
# abr/15
· votar


só estou com uma lamina larga na serra de fita não posso seguir os contornos por isso esse monte de corte

E o resto na grosa+lixa+tupia (ou retífica)+lixa, certo?

coloco uma folha de papel em cima do monitor e copio o layout.

po, não rola de imprimir como cartaz não?!

RodGuitars
Veterano
# abr/15
· votar


Ismah
E o resto na grosa+lixa+tupia (ou retífica)+lixa, certo?
Exatamente!

po, não rola de imprimir como cartaz não?!
Deve dar certo mas estou sem impressora e nunca mi dei muito bem com elas, então prefiro esto método "manual" mesmo.

Ismah
Veterano
# abr/15
· votar


Qualquer hora vc fura o monitor e verá o que é bom rsrs

RodGuitars
Veterano
# abr/15 · Editado por: RodGuitars
· votar


Hoje o dia foi de muita poeira...

Acho que todo mundo que ja construiu algum instrumento tem seu momento favorito do processo, no meu caso é fazer esses tampos abaulados estilo Les Paul e PRS.

Eu adoraria esculpir manualmente para evitar a poeira, mas como não tenho os formões e outras ferramentas tive que usar Tupia e Lixadeira.

Para começar eu faço uma "escadinha" com a tupia...
Foto 01
Terminando

A partir da uso a furadeira com aqueles discos de lixa, no caso uma bem grossa 60 ou 80, e vou igualando os degraus até onde acho que esta bom, tudo feito a olho mesmo sem gabaritos.

Visão de cima

Lateral

Na parte de trás eu fiz aquele rebaixado para a barriga.
Parte de tras

por hoje é só!

Iversonfr
Veterano
# abr/15
· votar


RodGuitars

Demais!

JJJ
Veterano
# abr/15
· votar


RodGuitars

Rapaz... Tá ficando o bicho!

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


Concluí que preciso de uma tupia rsrsrs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Construindo mais uma guitarra depois de vários anos.