Construindo uma guitarra por hobby. Alguem me ajuda

    Autor Mensagem
    Fernando-FFEffects
    Veterano
    # dez/10


    estou querendo construir um braço para uma guitarra que vou fazer.
    Braço em ipê
    escala nao sei qual colocar(ipê,louro-preto,anjico-preto,roxinho,marfim)
    corpo em cedro
    modelo superstrato com floyd rose(tipo um ibanez sem o escudo)

    algum luthier tem como me ajudar no passo a passo para construçao do braço e dar alguma dica sobre a escala?
    (Sao poucas variedades de madeira que posso conseguir aqui na minha cidade (Dourados/MS) dentre
    elas o cedro,marfim,ipe,anjico-preto,louro-preto,etc).
    O som que quero ter eh para tocar angra,metalica...

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Corpo em cedro, braço e escala em uma peça de marfim, são as madeiras que estou usando para treinar meus primeiros passos, rumo a construção de instrumentos.

    O Cedro rosa é relativamente fácil de se trabalhar, e o marfim, apesar de requerer uma prática um pouco maior, é resistente o suficiente para formar um braço decente, e timbra bem em conjunto ao cedro, basta ver as Fender Southern Cross.

    Acho que você deveria começar com um projeto padrão, de Tele ou Stratocaster, sem escavação para floyd...

    Existem fórmulas matemáticas para se calcular a distância correta entre os trastes, abaulamento da escala e o comprimento total desta. Não esqueça de estudar isso, ou a afinação fica prejudicada. O padrão da Fender de escala de 25 e 1/2, é o que estou usando para começar. Depois vou atrás de outras.

    Mas vou ser ho0nesto, vem muitos erros antes do acerto, não espera que essa primeira guitarra vai sair 100%, ao menos que você já tenha alguma experiência. Não esperaria tocar Angra nela ainda.

    T-Rodman
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: T-Rodman
    · votar


    Pra ajudar um pouco, rs, tem vários instrumentos utilizados em luthieria que podem ajudar, como as reguas de referência para frets e angulo do braço, martelinho, conjunto de limas, etc.

    Aqui tem uma boa quantidade desses instrumentos:
    http://www.stewmac.com/shop/Tools.html

    e tem os dvds
    http://www.stewmac.com/shop/Video,_DVD.html

    Fernando-FFEffects
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Bom sobre a madeira (Paul Gilbert)...
    eu ouvi falar que o marfim tenho que pegar o cerne dela pois essa madeira por mais que se pareça com o maple tem um problema sobre que ela torce com o tempo. é verdade?(pois isso foi um dos motivos que eu abri mao de mexer com ela. alguem pode descrever bem sobre essa madeira e me esclarecer isto?

    Já a madeira cedro eu certeza que vou usar para o corpo da guitarra pois ouvi falar que ela traz um desempenho equilibrado tanto para agudos qto para graves(dizem uns que chega perto do mogno). corrijam se eu estiver errado por favor.

    E sobre as ferramentas...
    eu conheci este site a +-um ano. na verdade estou a um ano querendo fazer uma guitarra, nisto comprei uma:
    tupia de 1200w profield;
    lima para escalopar;
    tico-tico black-decker;
    um monte de sargentos;
    e montei uma mesa para a tupia;

    alguem me ajuda sobre quais ferramentas essenciais faltam para eu comprar?
    lembrando que eu nao sei como comprar na stewmac, e se eles mandam para o brasil ou tenho que ter algum conhecido la(nao tenho).
    algumas ferramentas da para conseguir aqui?(por exemplo akela madeira que vc poe a lixa e faz a raiaçao da escala; a ferramenta de corte que faz para colocar os trastes eu improvisei uma serra, akela serra de cortar ferro e cano pvc só que nao deu muito certo)

    tipo eu sou uma pessoa que gosto muito de musica e tenho muita curiosidade. quero aprender fazer varias guitarras para mim nao vizando a venda e tenho muito que saber. O que voces souberem sobre luthieria, madeiras e como conseguir ferramentas me passem por favor.
    Obrigado.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Fernando-FFEffects
    Cara, fazer um instrumento não é fácil. Exige experiência e proficiência no trato com ferramentas, pois são perigosas.
    Sou luthier à anos e te garanto que não é assim, "de orelhada" que se faz.
    Vc já partiu de concepções erradas: Ipê só pode ser usado para escala e não para o "corpo" do braço, para isso usa-se o pau-marfim e o tauarí-branco. O pau-marfim tem que estar bem sêco, nada mais, e é madeira superior ao bordo (maple) para a confecção do braço. Recomendo que vc compre um braço pronto.
    O corpo pode se rconfeccionado em cedro-rosa, marupá ou freijó.
    Evite esse negócio de "escalopar" o braço. É algo duvidoso, nada te acrescenta em termos de tocabilidade e é específico de certos guitarristas (99% dos clássicos guitarrísticos NÃO foram compostos ou tocados em guitarras assim), além de enfraquecer o braço.
    Procure usar ponte fixa, alavancad são problemáticas para instalar, usar e manter.
    Abç

    Fernando-FFEffects
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    bertola... tem como me explicar um pouco mais sobre o pau-marfim
    tipo qto tempo demora para secar? pode ser um corte fora do cerne?
    de começo acho que vou procurar um braço. mas entao depois vou querer fazer uma guitarrra por inteira. o braço usado qto custa+-

    Fernando-FFEffects
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    voce é da onde bertola e consegue algum braço de guitarra para mim feita por voce ou usada?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Fernando-FFEffects
    Sou de Niterói, RJ.
    No ML tu consegue uns bons braços.
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Construindo uma guitarra por hobby. Alguem me ajuda