Construindo mais uma guitarra depois de vários anos.

Autor Mensagem
Luiz_RibeiroSP
Veterano
# mai/15
· votar


RodGuitars
esta ficando muito legal o projeto, seu post foi uma aula.

caso queira um novo desafio para o futuro, eu faço essa sugestão
instalar led na marcação das escalas, e que regule o brilho de acordo com a luz ambiente ->

http://www.mayones.com/en/katalog/inlays-led/diody_LED_kropki

RodGuitars
Veterano
# mai/15
· votar


Luiz_RibeiroSP
Obrigado cara, aula nada sou apenas um amador, mas se com meus posts eu ajudar ou inspirar alguém já fico feliz.

Sobre os LEDs eu acho que ficaria legal, em um baixo e que fosse usado em shows pois acho que pra quem só toca em casa (meu caso) ia perdendo a graça.
Outra coisa não sei bem como funciona a instalação mas com certeza seria um desafio.

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


Fica uma dica para futuras consultas...

https://www.youtube.com/channel/UCy4NOpNnxDF-h7nGtkqlxjQ

Buja
Veterano
# mai/15
· votar


Nao sabia que eles tinham canal no youtube. Ja cansei de regular guita la e comprar peças.

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


Cara não faço ideia como acabei nessa página...

http://cursodeluthieronline.com.br/

Acabei por me inscrever, e acabei no vídeo... No canal...

RodGuitars
Veterano
# mai/15
· votar


Ismah
Dei uma olhada nos videos e o cara me pareceu ser gente boa, sem medo de mostrar os "segredos" ou querer apenas vender curso. Raridade no Brasil.

marcelosz
Membro Novato
# mai/15
· votar


Eu tb curti.... Vamos torcer que sejam bons videos! Tá faltando gente pra fazer isso mesmo no Brasil, o povo tem "medo" de contar os "segredos" desta arte milenar kkkkk

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


Hoje a noite sai mais um pelo que entendi. Humildade é o carro chefe. Se se inscreverem, vão ver que ele solicita perguntas. Se alguém quiser que eu pergunte sem precisar se inscrever pode me mandar in private...

alexandrecoppo
Veterano
# mai/15
· votar


Ismah
Acabei de me inscrever, ele me pareceu bem honesto, agora é aguardar até anoite para ver.

Buja
Veterano
# mai/15
· votar


Tambem fiz a inscrição. O cara lá é muito gente boa e as guitarras dele sao de chamar a atencao. Tem umas com um acabamento (pintura) muito interessantes, desenhos legais e tampo figurados. Obra de arte. Lembro de ter visto uma teleca verde la de encher os olhos.

RodGuitars
Veterano
# mai/15
· votar


Retificando trastes com ferramentas caseiras

Olá galera, tudo mundo que tem interesse em luthieria seja para fazer regulagens e adaptações ou construção sabe que geralmente são necessárias ferramentas bem especificas, que são difíceis de encontrar e bastante caras. Por isso resolvi aproveitar o tópico para dar esta dica, improvisando um pouco é possível ter um resultado bem legal.
Os trastes da minha LP estavam bem gastos retos e um pouco desiguais, e ja que quero voltar a mexer com manutenção resolvi praticar nela.

(OBS: Não sou Luthier profissional, mas tenho uma certa experiencia com construção e manutenção. Siga os passos por sua conta e risco de preferencia com uma guitarra ou braço reserva, se não tem certeza não faça!!!)

Você vai precisa dos seguintes itens... Ferramentas
Réguas de inox (no minimo 30cm mas o ideal é uma que cubra toda a escala)
Lamina de gilete ou estilete
Chave do Tensor
Lima Triangular (com uma das quinas lixada)
Fita Adesiva (para proteger a escala)
Caneta para marcar CD
Borracha
Lixas variadas (a partir de 220 até a mais fina que conseguir)
Bloco de madeira ou metal PLANO com mais de 30cm
Um pedaço de plastico por exemplo uma tampa de margarina.

1 Passo
Tire as cordas e verifique se o braço esta plano, use uma régua ou seu olho mesmo, se não tiver plano tente regular o tensor para deixar o mais reto possível, pois não adianta retificar trastes com braço empenado.
Foto 01

2 Passo
Proteja a escala com fita FOTO principalmente se for clara (maple / marfim), se quiser retire a pestana (nut). Com a ajuda de uma gilete ou lamina de estilete verifique se existem trastes mais altos... FOTO
Em seguida marque o topo dos trates com a caneta
FOTO

3 Passo
Com a ajuda de um objeto plano (no meu caso um pedaço de ipe) lixe bem de leve sem colocar peso e com movimentos que cubram a escala toda. FOTO Verifique se algum traste ainda esta pintado, se isso acontecer é porque este mesmo esta mais baixo do que os outros, então pinte novamente todos e continue ate que a tinta da caneta desapareça de todos. FOTO
Após nivelar os trastes eles vão ficar com o topo reto / plano o que não é bom pois prejudica a entonação e tocabilidade.

4 Passo
Faça uns "escudinhos" para a escala com uns pedaços de plastico fino (ver na primeira foto).
Use uma lima, de preferencia triangular e lixe um dos cantos dela pois vai servir de guia sobre a escala e não pode estar afiada.
Pinte novamente os trastes e use a lima nas laterais e desbaste os dois lados do traste deixando eles com um formato de piramide, use linha de tinta com referencia, a ideia é deixar ela bem fininha. FOTO
FOTO 02
FOTO 03
Este é o passo mais demorado, vá com calma tomando cuidado para não arranhar a escala, se tirar pedaços da fita pare e refaça a proteção.

5 Passo
Agora comece a polir os trastes com lixa acima de 300, novamente use o protetor de plastico e se não quiser ficar com os dedos doendo (provavelmente ja vão estar) use a borracha... FOTO
Com esta primeira lixa você deve retirar todas as marcas e arranhados, olhe bem de perto.
Depois repita o processo subindo o numero de lixar até qual você tiver (1200 no meu caso). alguns usam BomBril não é muito recomendado porque solta muito resíduo, mas se quiser usar tudo bem...
Deve ficar mais ou menos assim:
FOTO 01
FOTO 02
FOTO 03
Limpe bem antes de tirar a fita, remova resíduos da escala e use o seu oléo favorito (Limão, Peroba ou Linhaça)

Nada mais bonito do que uma escala em ébano bem hidratada e trastes polidos :D FOTO!!!

Se você quer apenas polir os trastes é só fazer o ultimo passo quando estiver trocando as cordas.
Bom acho que é isso, pra quem quiser ver mais detalhes tem vários videos no YT busque "Fret Dressing".

Qualquer duvida podem perguntar.

EuFemismo
Membro Novato
# mai/15
· votar


RodGuitars
Você saberia colocar trastes jumbo e escalopar uma strato?

rafael_cpu
Veterano
# mai/15
· votar


RodGuitars

Legal seu post, valeu por compartilhar :)

Coincidentemente, vou deixar no luthier uma das minhas guitarras para trocar os trastes assim que chegarem os trastes de inox que comprei. Ela está praticamente sem uso por conta do desgaste acentuado... não daria para fazer retífica apenas.

Uma outra, bem mais cara, só vou fazer o refret após verificar e confirmar a qualidade do serviço. Nessa até daria para fazer a retífica, mas não tenho experiência nesse serviço...

Parabéns aí, pela coragem e por compartilhar!

T+

Iversonfr
Veterano
# mai/15
· votar


RodGuitars

Cara, MUITO bom seu tutorial com as fotos! bem bacana mesmo +1.

Só pra deixar como alternativa, pra nivelar os trastes eu uso o lado mais fino daquela pedra pra amolar faca, até hoje ta funcionado rs. Abs!

RodGuitars
Veterano
# mai/15
· votar


EuFemismo
Você saberia colocar trastes jumbo e escalopar uma strato?
Saber eu sei mas não tenho ferramentas pra isso no caso vários rolinhos para lixa com diâmetros diferente.
Mas como disse não sou profissional, apenas faço as coisas nas minhas guitarras e de alguns poucos amigos.

rafael_cpu
Trastes de inox são legais penso em usar na minha próxima guita
Se for um luthier mesmo não tem o que temer suas guitarras estarão em boas mãos pois esses trabalhos com trastes são muito comuns.
E faz bem em não arriscar se não se sente seguro...
Parabéns aí, pela coragem
Pra quem construiu a guitarra inteira isso é fichinha hahaha

Iversonfr
Opa valeu cara, não é bem um tutorial calhou que precisei fazer na minha LP e resolvi tirar umas fotos e comentar como fiz, é mais para dar umas dicas pra quem ta afim de fazer e acha que é impossível sem o kit de ferramentas de luthier.
E sim a pedra funciona legal só precisa estar bem plana.

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


RodGuitars

Agora eu te pergunto... E o desvio de afinação causado pelo traste não ter seu pico coincidindo com o corte?

Seria parte do destempero comum à uma guitarra?

JJJ
Veterano
# mai/15
· votar


RodGuitars

Acho que merecia um tópico específico, cara. Trastões hein? Ultra Jumbo Super! kkkkk

Muito legal o trampo. No entanto, há outras formas de fazer. Eu, por exemplo, comprei duas pecinhas bem pequenas, simples e baratas que me facilitaram a retífica em umas 3 guitarras (depois gastou a lima, mas ainda uso como ferramenta auxiliar). Trata-se de um bloco de aço de uns 2mm de espessura, 8cmx15cm mais ou menos, que é o "bloco" da retífica e uma "canoazinha" de aço, mais ou menos do tamanho de um cigarro, com sulcos dos dois lados, para arredondar os trastes. Achei no ebay.

RodGuitars
Veterano
# mai/15
· votar


Ismah
E o desvio de afinação causado pelo traste não ter seu pico coincidindo com o corte?
Vai ter desvio apenas se não refazer o angulo no topo de cada traste, o famoso "fret crowning".
Os meus estavam assim por isso que fiz esta retifica.

JJJ
Acho que merecia um tópico específico
Não quis criar outro tópico porque não é um TUTORIAL por assim dizer, até porque existem varias formas de fazer como você mesmo citou, Fica ai como uma dica "bonus" para os que acompanham a construção da tele haha.
Vou até dar uma olhada no ebay sim em busca de algumas ferramentas, principalmente para trabalho com traste, pois StewMac ja é caro e com dolar alto fica inviável.

Ah os trastes são Sanko Gotoh SBB215 se não me engano, são muito bons só não pude comprar deles para a tele porque na importadora os pedidos tem valor minimo de uns 300 ou 400 reais... (não gostei deste que comprei no ML)

marcelosz
Membro Novato
# mai/15
· votar


RodGuitars
Show de bola!!! Achei muito boa a idéia de mostrar como pode ser feito com ferramentas caseiras / baratas. Ferramentas de luthier são EXTREMAMENTE caras. Adorei a ideia dos mini escudos com tampa de margarina!!! Eu fazia com um papel de lixa de ferro já usada, tipo um papel cartão também.

Só uma observação a todos, pois já vi isso acontecer em outros vídeos tutoriais com esse mesmo objetivo seu, e os luthiers caíram matando: cuidado com o raio da escala!!! Principalmente se você forçar muito no meio, há chance de tirar o raio original da escala, danificar e dar início a trastejamentos depois. O raio vai depender muito (aquela Strato que estou montando tem raio composto, final 9"... outra PRS que eu tenho já é "mais plana", com raio de 10")
Recomenda-se distribuir o "peso" das passadas de lixa o meio e nas laterais... de repente com uma barra de madeira/ferro mais estreita.

Abraço e parabéns por compartilhar!

Iversonfr
Veterano
# mai/15
· votar


marcelosz
Ferramentas de luthier são EXTREMAMENTE caras

Uma das coisas que eu acho um absurdo é aquele Fret Rocker da Stewmac. Cara, são U$25 por um pedaço de metal recortado. Simplesmente não dá pra entender...

RodGuitars
Veterano
# mai/15 · Editado por: RodGuitars
· votar


marcelosz
Obrigado cara a ideia é fazer o pessoal pensar mesmo em alternativas na questão das ferramentas, sobre os escudinhos eu encomendei uns de inox no ebay, mas vai demorar mais de 2 meses pra chegar então tive essa ideia.
Sobre a sua observação sobre o raio da escala tem toda a razão! eu mencionei que não deve se colocar peso, mas não citei estes detalhes... minha escala é quase reta deve ter um raio de 12. mas eu usei a lateral da madeira para os cantos da escala seguindo o angulo...

Iversonfr
No caso do Fret Rocker a Music Tools vende por 25 REAIS não chega a ser caro mas quando você pensa que é apenas um pedaço metal...
Uma régua retificada com 450mm por exemplo é 110R$ a lima mais 135R$
Gastaria fácil mais de 500 reais em ferramentas para realizar este trabalho que fiz de forma improvisada.

JJJ
Veterano
# mai/15
· votar


Iversonfr

A Stewmac é meio careira mesmo... Estava procurando tinta condutiva lá, mas acabei comprando no ML mesmo...

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


RodGuitars
Music Tools

tem o link deles...?

marcelosz
Membro Novato
# mai/15
· votar


Ismah
Music Tools http://luthierexpress.blogspot.com.br/

Fiz um orçamento uns dias atrás com eles. Achei caro também, e o atendimento deixou MUITO a desejar. Tentei falar com o cara por WhatsApp, dizendo que tinha enviado um e-mail, o cara mandou eu ter paciência que ele ia responder. Sem contar que vários produtos do catálogo estavam em falta.

Ismah
Veterano
# mai/15 · Editado por: Ismah
· votar


marcelosz

Resumidamente: não vale à pena.

EDIT:

Vou fazer um tópico pra debater o curso.

EDIT²: Link do tópico sobre o curso que postei...

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/322335/

marcelosz
Membro Novato
# mai/15 · Editado por: marcelosz
· votar


Ismah
Exato.... não compensa.

Hoje tirei a prova da carestia desse pessoal. Fui numa loja comprar material de construção e vi uma barra de aço Inox, tipo essa que eles vendem por R$120. Na Stewmac é pior ainda, pois sai uns US$77 (fora o frete), de 24 polegadas e nem com lixa ela vem (Fret/Fingerboard Levelers)!
Não resisti e comprei a barra de Inox por ínfimos R$42,00!!! Vou cortar e ainda vai dar pra fazer duas ferramentas: a de nivelar e a de lixar....



Edit: adicionei o vídeo sobre a ferramenta "de ourou"

RodGuitars
Veterano
# mai/15
· votar


marcelosz
Boa cara! se ela é perfeitamente plana vai funcionar muito bem, já vi uns comentarem de encher com areia ou arroz para dar mais peso.
Na próxima vez que eu for no deposito vou ver se eles tem essa barra.

Ah e só para não desviar totalmente o assunto do tópico...
Comprei a maior parte do hardware, porem no eBay para economizar um pouco, mas como todos sabem deve demorar pelo menos uns 2 meses para chegar.
Acho que agora "só" falta tarraxa e os captadores. (os mais caros por sinal) até o fim do ano ta pronta hahaha

Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


Estamos no aguardo!

encher com areia ou arroz

Mas esse peso se ficar desuniforme, não vai influenciar na pressão aplicada, desnivelando a coisa?

Iversonfr
Veterano
# jun/15
· votar


Ismah
Mas esse peso se ficar desuniforme, não vai influenciar na pressão aplicada, desnivelando a coisa?

Imagino que mesmo que você não conseguisse encher por completo, esses materiais acabariam se auto nivelando lá dentro. Mas o ideal seria encher tudo até a tampa, não vejo motivo pra não conseguir fazer isso.

Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


Moços... Troquei/comprei uma Tagima TLP Flamed... Por 1200 (tem mais uma se alguém quiser) Ela tem uns riscos atrás (talvez por ser de mostruário) e deram uma cagada estratosférica:

Lixaram os trastes (pra tentar nivelar) com lixa 50, e acabaram com o raio no começo da escala, sorte que os jumbos não sentiram isso... Mas a escala é uma correia dentada kkk

Deu pra dar uma ajeitada, quando trocar as cordas resolvo melhor to sem cordas e sem grana para.

Agradeço ao Rod por me ajudar a saber como fazer.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Construindo mais uma guitarra depois de vários anos.