Autor |
Mensagem |
Buja Veterano |
# mai/15
· votar
RodGuitars
Sobre tingir com anilina, eu ja fiz na minha Les Paul e como tenho ela desde 2007 sei que o resultado é bom Les Paul tingida
Eu teria dado um ataque de GAS aqui voce tivesse feito esse acabamento numa SG! Nao que sua lespa nao tenha ficado massa, mas puuutsssss, ficaria toooop demais!
|
RodGuitars Veterano |
# mai/15
· votar
Buja Obrigado, também ou muito fan da SG tenho bastante mogno quem sabe não faço uma depois que terminar esta tele? haha
|
RodGuitars Veterano |
# mai/15
· votar
Update na Construção (mais ou menos)
Eu tinha quase certeza que os trastes seriam entregues hoje pois vi que ja estava na agencia do meu bairro, mas o dia passou e nada...
Então vou postar mais algumas fotos... Escala selada
Shape do braço Shape junto ao corpo Shape junto ao headstock Os furos das tarraxas eu fiz por enquanto com uma broca fina apenas para marcar mesmo a posição termino quando for montar.
Como estava sem ter o que fazer desenhei meu logo de lápis mesmo no headstock só por zueira, e acabei gostando ficou bem rustico talvez eu deixe assim mesmo... (ou não...) Logo no headstock
Se você fingir que tem trastes ali a guitarra esta pronta... hahaha ROD 2015T
Também passei uma camada fina de seladora no braço que é mais para proteger da anilina do que um acabamento propriamente dito, Assim que instalar os trastes vou mascarar a escala com fita e partir para o tingimento.
Até mais!
|
Iversonfr Veterano |
# mai/15
· votar
RodGuitars
Nunca vi um projeto andar tão rápido assim aqui no fcc. Muito bom!
|
Calime Veterano |
# mai/15
· votar
Iversonfr
Bem rápido mesmo. Os luthiers deveriam estudar essa metodologia afim de executarem mais rapidamente suas obras.
|
RodGuitars Veterano |
# mai/15
· votar
Iversonfr Nunca vi um projeto andar tão rápido assim aqui no fcc.
Calime Os luthiers deveriam estudar essa metodologia afim de executarem mais rapidamente suas obras
Obrigado, eu comecei por volta do dia 20 do mês passado, esta indo rápido pois to com tempo livre durante a semana, e não tenho outras guitarras para regular ou construir então da pra focar nesta. Porem ainda vai demorar um pouco para eu poder tocar com ela.
Obrigado por acompanhar o tópico!
|
Ismah Veterano |
# mai/15
· votar
tocar com ela
É essa a parte que todos ansiamos, afinal uma guitarra muda, não passa de um pedaço de madeira trabalhada...
|
DoisUm Membro Novato |
# mai/15
· votar
Wow. Junção ta perfeita!
Você trabalha como luthier? Tenho muito interesse na área, e queria saber como me envolver nisso, cursos, etc.
|
kiki Moderador |
# mai/15
· votar
DoisUm Tem mais videos demonstrando essa guitarrinha? E como ficou a afinação das casas? video nao, tem varios audios pelo forum, mas esses sao os que se ouve mais a guitarra, em outras gravações ela tá mais "escondida". a afinação tá boa, não fica zeradinha, mas dá pro gasto. acho que ainda preciso melhorar a construção de pestana, sempre dá um pulinho da corda solta pras primeiras casas.
Adorei o seu martelo de borracha! kkkkkk hahahaha, desespero + improviso!
RodGuitars Opa valeu! fui ver seu projeto e achei muito legal como organizou e adicionou descrição em todas as etapas, e o resultado ficou muito bom! valeu! na época eu tinha um tempo disponivel, gastava preparando esse site (tava curtindo aprender a fazer html tambem), e servia pro povo do forum acompanhar (tive muita ajuda do povo daqui).
Sobre tingir com anilina, eu ja fiz na minha Les Paul e como tenho ela desde 2007 sei que o resultado é bom Les Paul tingida dahora! só achei que na lespa sumiu bastante a textura da madeira - varia com o tipo da madeira ne? eu queria esse efeito com mais desenho um pouco. eu vi um video tutorial no youtube dum cara que fazia tingimento com preto e depois mais uma cor pra ressaltar o desenho.
Falando em acabamento o que pode dizer da cera que você usou na sua? eu nao sei como ficaria sem a cera, tem gente que deixa só na seladora. eu li pra fazer assim em algum lugar e segui. tá bem até hoje, nao vejo problemas no acabamento. já faz quase 10 anos (caraaaaaaaaaaacoles!!!!). mas eu tambem nao levo ela tanto pra passear, fica mais em casa (ela participou de menos de 10 apresentações até hoje).
pra polir eu tive que apelar pra dremel, na mão nao tava tirando aquele melecadinho da cera, precisa ter uma certa força e velocidade pra ela esquentar e dar uma "cristalizada".
JJJ Não sabia (ou não lembrava) dessa sua Teleca, cara. Show! valeu! é que eu sou mais do violão e do baixo aqui no fórum, então não tem tanta coisa dela por aqui.
|
kiki Moderador |
# mai/15
· votar
RodGuitars MANOOOOOO cuidado voce colocou o headstock ao contrario!!!!
hauhuahua
curti essa junção do braço colado, acho muito bonito quando é sem a plaquinha de parafuso. nunca toquei numa assim, mas parece confortavel.
ce fez uma junção tipo de lespa né?
|
JJJ Veterano
|
# mai/15 · Editado por: JJJ
· votar
RodGuitars
Você vai jogar anilina direto aí?
Me preocupou um pouco essa pequena falha na madeira na foto abaixo:
junção braço-corpo
Eu jogaria uma massa aí... eu sei que vai atrapalhar um pouco o efeito do azul translúcido, mas esse buraco é meio fundo pra deixar sem tapar, não acha? De repente, misturando a massa com um pouco da anilina resolve o problema de atrapalhar a pintura.
|
RodGuitars Veterano |
# mai/15 · Editado por: RodGuitars
· votar
DoisUm Você trabalha como luthier? Não mas já cheguei a fazer algumas encomendas na maioria era apenas o corpo, para clientes que tinham um braço de outra guitarra. Hoje em dia é apenas hobby. Em São Paulo sei que tem curso (BH) e parece ser muito bom, acho que existe muita informação grátis na internet , é só procurar e se souber inglês melhor ainda, eu aprendi assim...
kiki MANOOOOOO cuidado voce colocou o headstock ao contrario!!!! Hahaha eu particularmente acho os headstocks estilo fender mais legais invertidos, sei la talvez seja porque existem milhões de copias dessas guitarras e ja que é pra fazer uma quero um pouco diferente.
Legal! minha primeira guitarra também ja faz 10 anos (White Explorer) e foi com a ajuda do pessoal aqui do forrum, até por isso resolvi postar a construção desta porque pode de alguma forma inspirar ou ajudar alguém que queira construir algo. Sobre a LP depois de aplicar o verniz os veios da madeira aparecem mais sim <<<LP>>>, porem o mogno é bem uniforme sem muito desenho, por isso eu fui atras do Freijo pois lembra um pouco o Swamp Ash que tem naquela Chapman ML3. O encaixe para o braço foi mais ou menos o que tem na LP um pouco mais curto apenas Junção braço Vou aplicar uma primeira camada bem escura e depois lixar bem ai vai escurecer os veios mais destacados e venho com camadas mais claras para tentar atingir o tom de azul.... Vamos ver no que da hahaha
JJJ Opa você se refere aquela falha ali no cutway né? o madeira tem um nozinho bem ali... Vou usar sim um pouquinho de massa misturada com anilina e deve resolver.
|
JJJ Veterano
|
# mai/15
· votar
RodGuitars
É, o nó mesmo. Acho que resolve fácil, mas tem que emassar sim... senão ficaria ainda mais evidente, quando colocasse só a tinta.
|
Buja Veterano |
# mai/15
· votar
RodGuitars Obrigado, também ou muito fan da SG tenho bastante mogno quem sabe não faço uma depois que terminar esta tele? haha
Por favor, faça mesmo velho. Acompanharei o projeto com afinco aqui hehe.
|
Buja Veterano |
# mai/15
· votar
Pelas fotos, so agora que eu vi que sua tele tem um curvatura(rebaixamento) no corpo que lembra bem a Les Paul. Achei interessante.
sei la talvez seja porque existem milhões de copias dessas guitarras e ja que é pra fazer uma quero um pouco diferente
A sua com certeza é bem diferente, rsrs, nao se preocupe.
Como estava sem ter o que fazer desenhei meu logo de lápis mesmo no headstock só por zueira, e acabei gostando ficou bem rustico talvez eu deixe assim mesmo... NAOOOOOOOOOOOOOO......sua guitarra ta ficando tao bonita....faz o trem bacana velho rsrsrs
kiki Vi tambem todas as fotos do projeto da telekiki, e cara, muito legal mesmo.
A tempos eu nao abria um site pra olhar 170 e cacetadas fotos com tanto interesse (Fotos e projeto viu, porque como desenvolvedor web você é um bom luthier rsrs).
As imperfeições de projeto so fazem a guitarra ter personalidade e dar orgulho de tocar. Eu curti demais da conta. Pena que nao é pra qualquer um. Nao importa o quao rustico o projeto é ou o quao gambiarrado seja as ferramentas, voce sempre precisa do basico, que é uma serra tico-tico, uma tupia, uma lixadeira, dremel, furadeira de bancada, prensa, enfim, nao é agloque simplesmente se faz em casa facil nao.
|
RodGuitars Veterano |
# mai/15
· votar
Update construção 95%
Boa noite galera, os trastes chegaram e instalei em 15 minutos hahaha Vejam no quarto vídeo.
E aqui algumas fotos mostrando a guitarra praticamente pronta, só falta furações de hardware que só vou fazer depois que estiver com eles na mão Foto01 Foto02 Foto03
Sobre o acabamento! Logo em seguida comecei a tingir o corpo (no próximo vídeo vai dar para ver melhor o processo)
Como ja cheguei a comentar sera usada Anilina azul diluída em álcool. Corpo lixado até 220 com a orbital, apliquei um tom bem escuro, umas trés demãos seguidas. Prineira camada anilina Outro angulo
Depois lixei bastante deixando para ficar escuro nos veios mais definidos. Lixado
Em seguida dilui a anilina com mais álcool eu fui aplicando novamente, tentando deixar um tom uniforme. Quando molhada ela fica bem escura quase roxa, depois vai clareando conforme seca. Tirei estas fotos quando achei que estava bem próxima do tom que quero, ainda estava úmido então vou esperar secar bem para ver se gosto do tom ou não. Foto01 Foto02
Bom ja escrevi demais por hoje, se ficou vago e querem saber algum detalhes especifico é só perguntar, até mais!
|
JJJ Veterano
|
# mai/15 · Editado por: JJJ
· votar
RodGuitars os trastes chegaram e instalei em 15 minutos
Pô, tá querendo tirar onda, né? Eu ia demorar 15 HORAS!!! kkkkkk
Não teve que tirar uma rebarbinha, nivelar, nada??? Já vieram perfeitos???
Quanto à pintura... sei lá... tá me parecendo que matou os veios em vez de realçar... Talvez você pudesse pintar de preto, pros veios ficarem bem escuros, lixar, e daí meter o azul. Acho que já vi algo assim no u2b...
Outra coisa: o que é aquela coisa branca na 12a casa?
E outra: desculpa a sinceridade, mas... esse logo aí não faz jus à guitarra... Tá meio toscão... Melhora isso aí... hehehe
|
Ramsay Veterano |
# mai/15
· votar
RodGuitars
Cara, vc é um artesão nato, está construindo uma guitarra artesanal e torço por vc.
Mas, se essa guitarra não der um som a altura de todo o trabalho que vc está tendo com ela os motivos seriam os seguintes:
- Achei a junção do braço com o corpo um tanto precária, sem "long tenon" o que prejudica o som da guitarra.
- O formato do corpo e a madeira utilizada (freijó) não ajudam muito.
De qualquer forma, eu torço para estar errado e a sua guitarra ter um baita som!!
|
RodGuitars Veterano |
# mai/15
· votar
JJJ Pô, tá querendo tirar onda, né? Eu ia demorar 15 HORAS!!! kkkkkk Nada falei mais no sentido que estava ansioso para instalar logo e como fiz o timelapse da essa coisa de instantâneo. mas instalar mesmo é rápido demora um pouco mas para alinhar e limar o que sobra, e tal (da pra ter uma ideia pelo vídeo)
Eu assisti o vídeo ao que se refere, eu até ia comprar a anilina preta mais fui em dois lugares e não achei então, comprei dois tons de azul e usei o escuro primeiro e lixei. nessa foto ainda estava úmido quando seca da um constaste maior entre os veios, mas também o resultado vai depender do que vou usar para finalizar (selado / verniz / cera). emfim amanhã vou dar uma olhada e se não gostar é só lixar e começar de novo.
Na 12 casa é um pedacinho de madre perola, simplesmente achei ele e resolvi colocar, sem qualquer motivo ou etc...
E sobre o logo o braço ainda não esta pronto, precisa lixar mais e selar, eu escrevi ali só de zueira mesmo até pra decidir se vou fazer um decalque ou se vou deixar em branco.
Obrigado por acompanhar e fique a vontade para fazer comentários e criticas, sempre pode ter algo que passe despercebido ou alguma ideia que eu possa considerar, valeu!
|
RodGuitars Veterano |
# mai/15
· votar
Ramsay Obrigado por acompanhar o topico! Eu não quis fazer o "long tenon" porque não é a mesma madeira como por exemplo na minha les paul (mogno) e como o acabamento vai ser natural sem um top ia ficar feio.
Sobre madeiras eu respeito o que disse mas sou daqueles que não acreditam em "tone wood" acho que podem até influenciar em algum nível, mas não significativamente no som final. Meu critério para madeira é estrutural e estético. Tenho sim uma preocupação em escolher o hardware e captadores para o tipo de som que gosto.
E por ultimo eu nem sei tocar... kkk a guitarra provavelmente nem vai sair do quarto, se esteticamente ficar como quero e afinar, ja esta bom! Quando terminar pretendo gravar um vídeo ai vamos poder comprovar se soa bem ou não.
|
Ismah Veterano |
# mai/15
· votar
Quando terminar pretendo gravar um vídeo ai vamos poder comprovar se soa bem ou não.
E se afinal vc toca bem ou não rsrsrs
Cara teu tópico me deixou numa neura pra sair da cama logo e fazer uma guitarra - ao menos montar uma.
D braço me veio a dúvida: vc usou a técnica "de engraxar sapato" (o nome em inglês é mais sonro, só não lembro) pra deixar ele no formado D???
|
marcelosz Membro Novato |
# mai/15
· votar
RodGuitars Cara parabéns demais!!! Tá ficando show!
|
RodGuitars Veterano |
# mai/15
· votar
marcelosz Obrigado!
Ismah E se afinal vc toca bem ou não rsrsrs Pra isso nem precisa esperar, eu não toco nada!!! hahaha
Legal que se animou! Não entendi o quis dizer com "tecnica de engraxa sapato" mas no video da pra ver como fiz... para o shape do braço eu não uso template eu deixa numa espessura de mais ou menos 25mm (contando a escala) e vou moldando conforme eu acho confortavel, mas para te dar uma referencia este esta mais ou menos D proximo ao head mas quando chega no corpo ta mais "reto" ). Se você tem uma braço que gosta usa como referencia.
|
Ismah Veterano |
# mai/15
· votar
Eu li isso num tópico aqui, vc pega um pano com, uma lixa embaixo, e lixa como se estivesse engraxando sapatos. Em teoria deixa o braço mais nos conformes de "redondo".
Dos shapes de braço, segue um link que vai gostar...
http://guitarra99.blogspot.com.br/2011/09/braco-de-guitarra-formasshap es.html
|
kiki Moderador |
# mai/15
· votar
RodGuitars Legal! minha primeira guitarra também ja faz 10 anos (White Explorer) e foi com a ajuda do pessoal aqui do forrum, até por isso resolvi postar a construção desta porque pode de alguma forma inspirar ou ajudar alguém que queira construir algo. exato! eu me inspirei em outros projetos e montei o site com esse intuito recebi comentarios pelo fórum e por email, acho que pelo menos umas 6 pessoas me relataram de construir guitarras (em geral teles) com ajuda do meu site! é muito legal isso!
Vou aplicar uma primeira camada bem escura e depois lixar bem ai vai escurecer os veios mais destacados e venho com camadas mais claras para tentar atingir o tom de azul.... Vamos ver no que da hahaha sim, foi isso que eu vi. o cara aplicava preto, lixava ate tirar um pouco e depois aplicava um azul escuro. vamos ver, to no aguardo da sua!
Buja Vi tambem todas as fotos do projeto da telekiki, e cara, muito legal mesmo. valeu!!
(Fotos e projeto viu, porque como desenvolvedor web você é um bom luthier rsrs) hahahaha, site bem basicão, até hoje não aprendi a fazer melhor que isso.
no mais, ainda sonho em um dia montar minha oficina... só precisa ter espaço, dinheiro e tempo...
|
kiki Moderador |
# mai/15
· votar
RodGuitars E se afinal vc toca bem ou não rsrsrs Pra isso nem precisa esperar, eu não toco nada!!! hahaha
se precisar de ajuda pra testar o bichim eu aceito negociações! hahahaha
curti o video time-lapse
|
RodGuitars Veterano |
# mai/15
· votar
Acabamento do corpo
Bom a anilina que apliquei ontem e como o JJJ citou, achei que os veios não estavam aparecendo bem então lixei de novo... Retirando a anilina
Ontem também estava olhando algumas fotos principalmente de PRS e acabei gostando de algumas com azul mais escuro por exemplo esta - PRS azul escuro e resolvi partir para um tom mais escuro na minha.
Diluí bem mais a anilina e apliquei novamente e desta vez os veios começaram a ficar mais destacados, depois fiz um teste com seladora num retalho para ver se alterava muito a cor, e sim por ser amarelada misturada ao azul da guitarra começava a puxar para o verde. Com isso misturei so um pouquinho de anilina a seladora e gostei do resultado, apliquei umas 3 demãos com "boneca". Não da pra ver tão bem nas fotos pois depende da luz e do angulo a cor muda entre mais claro ou escuro e od veios aparecem ou somem, por isso tirei algumas para dar uma ideia do tom final que ficou... Foto 01 Foto 02 Foto 03
Bom agora vou aplicar mais alguma demãos de seladora no corpo e no braço e depois decido de vou aplicar verniz por cima ou não.
Outra coisa que alguns apontaram que o projeto estava andando bem rápido, e sim estava mas agora vai dar uma parada por motivo financeiro... Gastei uma certa gana com madeira ferramentas e suprimentos e fiquei pobre hahaha pelo que estimei com preços da internet o hardware e captadores vai ficar entre 650 e 700 reais e vou ter que comprar aos poucos pois resolvi fazer essa guitarra do nada e não tinha dinheiro reservado ou as peças como em projetos anteriores.
Acho que é isso, por enquanto fiquei feliz com o resultado, fiquem a vontade para opinar ou criticar o projeto, e se tiver alguma duvida ficarei feliz em responder.
|
RodGuitars Veterano |
# mai/15
· votar
Ismah Agora entendi! haha Sim é uma boa ideia mas usei a furadeira, mão e orbital para acabamento. Dei uma olhada no link legal mesmo e da para ter uma ideia da diferença entre eles! Se começar a construir ou modificar algo posta aqui pra gente acompanhar também!
|
kiki Moderador |
# mai/15
· votar
Acho que é isso, por enquanto fiquei feliz com o resultado, fiquem a vontade para opinar ou criticar o projeto, e se tiver alguma duvida ficarei feliz em responder. é disso que eu tava falando! ficou muito bom!
só pra retomar: - voce passou anilina mais escura e lixou - depois passou anilina mais clara - depois passou seladora com um pouquinho de anilina?
|
RodGuitars Veterano |
# mai/15
· votar
kiki - voce passou anilina mais escura e lixou Sim porem tive que refazer esse primeiro passo porque da primeira vez não lixei o bastante e ficou muito escuro, nas segunda lixei até voltar muito da cor natural.
- depois passou anilina mais clara Sim dilui com mais alcool o azul claro que tinha usada na primeira vez.
- depois passou seladora com um pouquinho de anilina? Isso porque fiquei com medo dela mudar muito a cor, mas acaba mudando sim, pois o freijó já é entre amarelo e marrom e em alguns lugares chegou a puxar um pouquinho para o verde em alguns veios.
Como eu resolvi partir para um tom mais escuro me agradou, mas seria difícil atingir um azul claro com essa configuração. Ainda vou postar mais fotos depois de aplicar mais seladora ai vai dar para ver o tom que ficou.
|