Construindo mais uma guitarra depois de vários anos.

Autor Mensagem
Buja
Veterano
# mai/15
· votar


RodGuitars

Sobre tingir com anilina, eu ja fiz na minha Les Paul e como tenho ela desde 2007 sei que o resultado é bom Les Paul tingida

Eu teria dado um ataque de GAS aqui voce tivesse feito esse acabamento numa SG! Nao que sua lespa nao tenha ficado massa, mas puuutsssss, ficaria toooop demais!

RodGuitars
Veterano
# mai/15
· votar


Buja
Obrigado, também ou muito fan da SG tenho bastante mogno quem sabe não faço uma depois que terminar esta tele? haha

RodGuitars
Veterano
# mai/15
· votar


Update na Construção (mais ou menos)

Eu tinha quase certeza que os trastes seriam entregues hoje pois vi que ja estava na agencia do meu bairro, mas o dia passou e nada...

Então vou postar mais algumas fotos...
Escala selada

Shape do braço
Shape junto ao corpo
Shape junto ao headstock
Os furos das tarraxas eu fiz por enquanto com uma broca fina apenas para marcar mesmo a posição termino quando for montar.

Como estava sem ter o que fazer desenhei meu logo de lápis mesmo no headstock só por zueira, e acabei gostando ficou bem rustico talvez eu deixe assim mesmo... (ou não...)
Logo no headstock

Se você fingir que tem trastes ali a guitarra esta pronta... hahaha
ROD 2015T

Também passei uma camada fina de seladora no braço que é mais para proteger da anilina do que um acabamento propriamente dito, Assim que instalar os trastes vou mascarar a escala com fita e partir para o tingimento.

Até mais!

Iversonfr
Veterano
# mai/15
· votar


RodGuitars

Nunca vi um projeto andar tão rápido assim aqui no fcc. Muito bom!

Calime
Veterano
# mai/15
· votar


Iversonfr

Bem rápido mesmo. Os luthiers deveriam estudar essa metodologia afim de executarem mais rapidamente suas obras.

RodGuitars
Veterano
# mai/15
· votar


Iversonfr
Nunca vi um projeto andar tão rápido assim aqui no fcc.

Calime
Os luthiers deveriam estudar essa metodologia afim de executarem mais rapidamente suas obras

Obrigado, eu comecei por volta do dia 20 do mês passado, esta indo rápido pois to com tempo livre durante a semana, e não tenho outras guitarras para regular ou construir então da pra focar nesta.
Porem ainda vai demorar um pouco para eu poder tocar com ela.

Obrigado por acompanhar o tópico!

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


tocar com ela

É essa a parte que todos ansiamos, afinal uma guitarra muda, não passa de um pedaço de madeira trabalhada...

DoisUm
Membro Novato
# mai/15
· votar


Wow. Junção ta perfeita!

Você trabalha como luthier? Tenho muito interesse na área, e queria saber como me envolver nisso, cursos, etc.

kiki
Moderador
# mai/15
· votar


DoisUm
Tem mais videos demonstrando essa guitarrinha? E como ficou a afinação das casas?
video nao, tem varios audios pelo forum, mas esses sao os que se ouve mais a guitarra, em outras gravações ela tá mais "escondida".
a afinação tá boa, não fica zeradinha, mas dá pro gasto. acho que ainda preciso melhorar a construção de pestana, sempre dá um pulinho da corda solta pras primeiras casas.

Adorei o seu martelo de borracha! kkkkkk
hahahaha, desespero + improviso!

RodGuitars
Opa valeu! fui ver seu projeto e achei muito legal como organizou e adicionou descrição em todas as etapas, e o resultado ficou muito bom!
valeu!
na época eu tinha um tempo disponivel, gastava preparando esse site (tava curtindo aprender a fazer html tambem), e servia pro povo do forum acompanhar (tive muita ajuda do povo daqui).

Sobre tingir com anilina, eu ja fiz na minha Les Paul e como tenho ela desde 2007 sei que o resultado é bom Les Paul tingida
dahora!
só achei que na lespa sumiu bastante a textura da madeira - varia com o tipo da madeira ne?
eu queria esse efeito com mais desenho um pouco. eu vi um video tutorial no youtube dum cara que fazia tingimento com preto e depois mais uma cor pra ressaltar o desenho.

Falando em acabamento o que pode dizer da cera que você usou na sua?
eu nao sei como ficaria sem a cera, tem gente que deixa só na seladora.
eu li pra fazer assim em algum lugar e segui.
tá bem até hoje, nao vejo problemas no acabamento. já faz quase 10 anos (caraaaaaaaaaaacoles!!!!). mas eu tambem nao levo ela tanto pra passear, fica mais em casa (ela participou de menos de 10 apresentações até hoje).

pra polir eu tive que apelar pra dremel, na mão nao tava tirando aquele melecadinho da cera, precisa ter uma certa força e velocidade pra ela esquentar e dar uma "cristalizada".

JJJ
Não sabia (ou não lembrava) dessa sua Teleca, cara. Show!
valeu!
é que eu sou mais do violão e do baixo aqui no fórum, então não tem tanta coisa dela por aqui.

kiki
Moderador
# mai/15
· votar


RodGuitars
MANOOOOOO cuidado voce colocou o headstock ao contrario!!!!

hauhuahua

curti essa junção do braço colado, acho muito bonito quando é sem a plaquinha de parafuso. nunca toquei numa assim, mas parece confortavel.

ce fez uma junção tipo de lespa né?

JJJ
Veterano
# mai/15 · Editado por: JJJ
· votar


RodGuitars

Você vai jogar anilina direto aí?

Me preocupou um pouco essa pequena falha na madeira na foto abaixo:

junção braço-corpo

Eu jogaria uma massa aí... eu sei que vai atrapalhar um pouco o efeito do azul translúcido, mas esse buraco é meio fundo pra deixar sem tapar, não acha? De repente, misturando a massa com um pouco da anilina resolve o problema de atrapalhar a pintura.

RodGuitars
Veterano
# mai/15 · Editado por: RodGuitars
· votar


DoisUm
Você trabalha como luthier?
Não mas já cheguei a fazer algumas encomendas na maioria era apenas o corpo, para clientes que tinham um braço de outra guitarra. Hoje em dia é apenas hobby.
Em São Paulo sei que tem curso (BH) e parece ser muito bom, acho que existe muita informação grátis na internet , é só procurar e se souber inglês melhor ainda, eu aprendi assim...

kiki
MANOOOOOO cuidado voce colocou o headstock ao contrario!!!!
Hahaha eu particularmente acho os headstocks estilo fender mais legais invertidos, sei la talvez seja porque existem milhões de copias dessas guitarras e ja que é pra fazer uma quero um pouco diferente.

Legal! minha primeira guitarra também ja faz 10 anos (White Explorer) e foi com a ajuda do pessoal aqui do forrum, até por isso resolvi postar a construção desta porque pode de alguma forma inspirar ou ajudar alguém que queira construir algo.
Sobre a LP depois de aplicar o verniz os veios da madeira aparecem mais sim <<<LP>>>, porem o mogno é bem uniforme sem muito desenho, por isso eu fui atras do Freijo pois lembra um pouco o Swamp Ash que tem naquela Chapman ML3.
O encaixe para o braço foi mais ou menos o que tem na LP um pouco mais curto apenas Junção braço
Vou aplicar uma primeira camada bem escura e depois lixar bem ai vai escurecer os veios mais destacados e venho com camadas mais claras para tentar atingir o tom de azul.... Vamos ver no que da hahaha

JJJ
Opa você se refere aquela falha ali no cutway né? o madeira tem um nozinho bem ali...
Vou usar sim um pouquinho de massa misturada com anilina e deve resolver.

JJJ
Veterano
# mai/15
· votar


RodGuitars

É, o nó mesmo. Acho que resolve fácil, mas tem que emassar sim... senão ficaria ainda mais evidente, quando colocasse só a tinta.

Buja
Veterano
# mai/15
· votar


RodGuitars
Obrigado, também ou muito fan da SG tenho bastante mogno quem sabe não faço uma depois que terminar esta tele? haha

Por favor, faça mesmo velho. Acompanharei o projeto com afinco aqui hehe.

Buja
Veterano
# mai/15
· votar


Pelas fotos, so agora que eu vi que sua tele tem um curvatura(rebaixamento) no corpo que lembra bem a Les Paul. Achei interessante.

sei la talvez seja porque existem milhões de copias dessas guitarras e ja que é pra fazer uma quero um pouco diferente

A sua com certeza é bem diferente, rsrs, nao se preocupe.

Como estava sem ter o que fazer desenhei meu logo de lápis mesmo no headstock só por zueira, e acabei gostando ficou bem rustico talvez eu deixe assim mesmo...
NAOOOOOOOOOOOOOO......sua guitarra ta ficando tao bonita....faz o trem bacana velho rsrsrs

kiki
Vi tambem todas as fotos do projeto da telekiki, e cara, muito legal mesmo.

A tempos eu nao abria um site pra olhar 170 e cacetadas fotos com tanto interesse (Fotos e projeto viu, porque como desenvolvedor web você é um bom luthier rsrs).

As imperfeições de projeto so fazem a guitarra ter personalidade e dar orgulho de tocar. Eu curti demais da conta. Pena que nao é pra qualquer um. Nao importa o quao rustico o projeto é ou o quao gambiarrado seja as ferramentas, voce sempre precisa do basico, que é uma serra tico-tico, uma tupia, uma lixadeira, dremel, furadeira de bancada, prensa, enfim, nao é agloque simplesmente se faz em casa facil nao.

RodGuitars
Veterano
# mai/15
· votar


Update construção 95%

Boa noite galera, os trastes chegaram e instalei em 15 minutos hahaha
Vejam no quarto vídeo.


E aqui algumas fotos mostrando a guitarra praticamente pronta, só falta furações de hardware que só vou fazer depois que estiver com eles na mão
Foto01
Foto02
Foto03

Sobre o acabamento!
Logo em seguida comecei a tingir o corpo (no próximo vídeo vai dar para ver melhor o processo)

Como ja cheguei a comentar sera usada Anilina azul diluída em álcool.
Corpo lixado até 220 com a orbital, apliquei um tom bem escuro, umas trés demãos seguidas.
Prineira camada anilina
Outro angulo

Depois lixei bastante deixando para ficar escuro nos veios mais definidos.
Lixado

Em seguida dilui a anilina com mais álcool eu fui aplicando novamente, tentando deixar um tom uniforme.
Quando molhada ela fica bem escura quase roxa, depois vai clareando conforme seca.
Tirei estas fotos quando achei que estava bem próxima do tom que quero, ainda estava úmido então vou esperar secar bem para ver se gosto do tom ou não.
Foto01
Foto02

Bom ja escrevi demais por hoje, se ficou vago e querem saber algum detalhes especifico é só perguntar, até mais!

JJJ
Veterano
# mai/15 · Editado por: JJJ
· votar


RodGuitars
os trastes chegaram e instalei em 15 minutos

Pô, tá querendo tirar onda, né? Eu ia demorar 15 HORAS!!! kkkkkk

Não teve que tirar uma rebarbinha, nivelar, nada??? Já vieram perfeitos???

Quanto à pintura... sei lá... tá me parecendo que matou os veios em vez de realçar... Talvez você pudesse pintar de preto, pros veios ficarem bem escuros, lixar, e daí meter o azul. Acho que já vi algo assim no u2b...

Outra coisa: o que é aquela coisa branca na 12a casa?

E outra: desculpa a sinceridade, mas... esse logo aí não faz jus à guitarra... Tá meio toscão... Melhora isso aí... hehehe

Ramsay
Veterano
# mai/15
· votar


RodGuitars

Cara, vc é um artesão nato, está construindo uma guitarra artesanal e torço por vc.

Mas, se essa guitarra não der um som a altura de todo o trabalho que vc está tendo com ela os motivos seriam os seguintes:

- Achei a junção do braço com o corpo um tanto precária, sem "long tenon" o que prejudica o som da guitarra.

- O formato do corpo e a madeira utilizada (freijó) não ajudam muito.

De qualquer forma, eu torço para estar errado e a sua guitarra ter um baita som!!

RodGuitars
Veterano
# mai/15
· votar


JJJ
Pô, tá querendo tirar onda, né? Eu ia demorar 15 HORAS!!! kkkkkk
Nada falei mais no sentido que estava ansioso para instalar logo e como fiz o timelapse da essa coisa de instantâneo. mas instalar mesmo é rápido demora um pouco mas para alinhar e limar o que sobra, e tal (da pra ter uma ideia pelo vídeo)

Eu assisti o vídeo ao que se refere, eu até ia comprar a anilina preta mais fui em dois lugares e não achei então, comprei dois tons de azul e usei o escuro primeiro e lixei. nessa foto ainda estava úmido quando seca da um constaste maior entre os veios, mas também o resultado vai depender do que vou usar para finalizar (selado / verniz / cera). emfim amanhã vou dar uma olhada e se não gostar é só lixar e começar de novo.

Na 12 casa é um pedacinho de madre perola, simplesmente achei ele e resolvi colocar, sem qualquer motivo ou etc...

E sobre o logo o braço ainda não esta pronto, precisa lixar mais e selar, eu escrevi ali só de zueira mesmo até pra decidir se vou fazer um decalque ou se vou deixar em branco.

Obrigado por acompanhar e fique a vontade para fazer comentários e criticas, sempre pode ter algo que passe despercebido ou alguma ideia que eu possa considerar, valeu!

RodGuitars
Veterano
# mai/15
· votar


Ramsay
Obrigado por acompanhar o topico!
Eu não quis fazer o "long tenon" porque não é a mesma madeira como por exemplo na minha les paul (mogno) e como o acabamento vai ser natural sem um top ia ficar feio.

Sobre madeiras eu respeito o que disse mas sou daqueles que não acreditam em "tone wood" acho que podem até influenciar em algum nível, mas não significativamente no som final. Meu critério para madeira é estrutural e estético.
Tenho sim uma preocupação em escolher o hardware e captadores para o tipo de som que gosto.

E por ultimo eu nem sei tocar... kkk a guitarra provavelmente nem vai sair do quarto, se esteticamente ficar como quero e afinar, ja esta bom!
Quando terminar pretendo gravar um vídeo ai vamos poder comprovar se soa bem ou não.

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


Quando terminar pretendo gravar um vídeo ai vamos poder comprovar se soa bem ou não.

E se afinal vc toca bem ou não rsrsrs

Cara teu tópico me deixou numa neura pra sair da cama logo e fazer uma guitarra - ao menos montar uma.

D braço me veio a dúvida: vc usou a técnica "de engraxar sapato" (o nome em inglês é mais sonro, só não lembro) pra deixar ele no formado D???

marcelosz
Membro Novato
# mai/15
· votar


RodGuitars
Cara parabéns demais!!! Tá ficando show!

RodGuitars
Veterano
# mai/15
· votar


marcelosz
Obrigado!

Ismah
E se afinal vc toca bem ou não rsrsrs
Pra isso nem precisa esperar, eu não toco nada!!! hahaha

Legal que se animou! Não entendi o quis dizer com "tecnica de engraxa sapato" mas no video da pra ver como fiz... para o shape do braço eu não uso template eu deixa numa espessura de mais ou menos 25mm (contando a escala) e vou moldando conforme eu acho confortavel, mas para te dar uma referencia este esta mais ou menos D proximo ao head mas quando chega no corpo ta mais "reto" ).
Se você tem uma braço que gosta usa como referencia.

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


Eu li isso num tópico aqui, vc pega um pano com, uma lixa embaixo, e lixa como se estivesse engraxando sapatos. Em teoria deixa o braço mais nos conformes de "redondo".

Dos shapes de braço, segue um link que vai gostar...

http://guitarra99.blogspot.com.br/2011/09/braco-de-guitarra-formasshap es.html

kiki
Moderador
# mai/15
· votar


RodGuitars
Legal! minha primeira guitarra também ja faz 10 anos (White Explorer) e foi com a ajuda do pessoal aqui do forrum, até por isso resolvi postar a construção desta porque pode de alguma forma inspirar ou ajudar alguém que queira construir algo.
exato!
eu me inspirei em outros projetos e montei o site com esse intuito
recebi comentarios pelo fórum e por email, acho que pelo menos umas 6 pessoas me relataram de construir guitarras (em geral teles) com ajuda do meu site! é muito legal isso!

Vou aplicar uma primeira camada bem escura e depois lixar bem ai vai escurecer os veios mais destacados e venho com camadas mais claras para tentar atingir o tom de azul.... Vamos ver no que da hahaha
sim, foi isso que eu vi. o cara aplicava preto, lixava ate tirar um pouco e depois aplicava um azul escuro.
vamos ver, to no aguardo da sua!

Buja
Vi tambem todas as fotos do projeto da telekiki, e cara, muito legal mesmo.
valeu!!

(Fotos e projeto viu, porque como desenvolvedor web você é um bom luthier rsrs)
hahahaha, site bem basicão, até hoje não aprendi a fazer melhor que isso.

no mais, ainda sonho em um dia montar minha oficina... só precisa ter espaço, dinheiro e tempo...

kiki
Moderador
# mai/15
· votar


RodGuitars
E se afinal vc toca bem ou não rsrsrs
Pra isso nem precisa esperar, eu não toco nada!!! hahaha

se precisar de ajuda pra testar o bichim eu aceito negociações! hahahaha

curti o video time-lapse

RodGuitars
Veterano
# mai/15
· votar


Acabamento do corpo

Bom a anilina que apliquei ontem e como o JJJ citou, achei que os veios não estavam aparecendo bem então lixei de novo...
Retirando a anilina

Ontem também estava olhando algumas fotos principalmente de PRS e acabei gostando de algumas com azul mais escuro por exemplo esta - PRS azul escuro e resolvi partir para um tom mais escuro na minha.

Diluí bem mais a anilina e apliquei novamente e desta vez os veios começaram a ficar mais destacados, depois fiz um teste com seladora num retalho para ver se alterava muito a cor, e sim por ser amarelada misturada ao azul da guitarra começava a puxar para o verde. Com isso misturei so um pouquinho de anilina a seladora e gostei do resultado, apliquei umas 3 demãos com "boneca".

Não da pra ver tão bem nas fotos pois depende da luz e do angulo a cor muda entre mais claro ou escuro e od veios aparecem ou somem, por isso tirei algumas para dar uma ideia do tom final que ficou...
Foto 01
Foto 02
Foto 03

Bom agora vou aplicar mais alguma demãos de seladora no corpo e no braço e depois decido de vou aplicar verniz por cima ou não.

Outra coisa que alguns apontaram que o projeto estava andando bem rápido, e sim estava mas agora vai dar uma parada por motivo financeiro...
Gastei uma certa gana com madeira ferramentas e suprimentos e fiquei pobre hahaha pelo que estimei com preços da internet o hardware e captadores vai ficar entre 650 e 700 reais e vou ter que comprar aos poucos pois resolvi fazer essa guitarra do nada e não tinha dinheiro reservado ou as peças como em projetos anteriores.

Acho que é isso, por enquanto fiquei feliz com o resultado, fiquem a vontade para opinar ou criticar o projeto, e se tiver alguma duvida ficarei feliz em responder.

RodGuitars
Veterano
# mai/15
· votar


Ismah
Agora entendi! haha
Sim é uma boa ideia mas usei a furadeira, mão e orbital para acabamento.
Dei uma olhada no link legal mesmo e da para ter uma ideia da diferença entre eles!
Se começar a construir ou modificar algo posta aqui pra gente acompanhar também!

kiki
Moderador
# mai/15
· votar


Acho que é isso, por enquanto fiquei feliz com o resultado, fiquem a vontade para opinar ou criticar o projeto, e se tiver alguma duvida ficarei feliz em responder.
é disso que eu tava falando!
ficou muito bom!

só pra retomar:
- voce passou anilina mais escura e lixou
- depois passou anilina mais clara
- depois passou seladora com um pouquinho de anilina?

RodGuitars
Veterano
# mai/15
· votar


kiki
- voce passou anilina mais escura e lixou
Sim porem tive que refazer esse primeiro passo porque da primeira vez não lixei o bastante e ficou muito escuro, nas segunda lixei até voltar muito da cor natural.

- depois passou anilina mais clara
Sim dilui com mais alcool o azul claro que tinha usada na primeira vez.

- depois passou seladora com um pouquinho de anilina?
Isso porque fiquei com medo dela mudar muito a cor, mas acaba mudando sim, pois o freijó já é entre amarelo e marrom e em alguns lugares chegou a puxar um pouquinho para o verde em alguns veios.

Como eu resolvi partir para um tom mais escuro me agradou, mas seria difícil atingir um azul claro com essa configuração.
Ainda vou postar mais fotos depois de aplicar mais seladora ai vai dar para ver o tom que ficou.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Construindo mais uma guitarra depois de vários anos.