Construindo mais uma guitarra depois de vários anos.

Autor Mensagem
RodGuitars
Veterano
# jun/15
· votar


Ismah
Parabéns pela nova aquisição, posta uma foto dela quando puder. e lixa 50 é complicado hein... hahaha mas como você mesmo disse como são trastes jumbo da pra recuperar.
Se ajudei de alguma foma mesmo que seja pequena ja fico feliz.

Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


Uma correção, são trastes médio jumbo.

RodGuitars
Veterano
# jun/15
· votar


Nada de novidade para quem vem acompanhando, simplesmente não tinha conseguido editar o video que mostra a parte de acabamento, pois o software de edição da gopro ta bugado e tive que converter tudo no meu notebook.



Buja
Veterano
# jun/15
· votar


Excelente trabalho meu caro. Gostei do video. Voce faz parecer simples o processo.

Ismah
Veterano
# jun/15 · Editado por: Ismah
· votar


RodGuitars

- Bela camiseta rsrs

- Será que compensa pegar um clone da goPro ?

- Sinceramente teria deixado ela, como na primeira vez que foi passado anilina. Gosto de cores berrantes e ela ficou MUITO azul. 2 Camadas de verniz PU, politris e voi la!

- Quanto as fotos, vou postar já já num review da "Loira"

- Acha que vale à pena pegar pegar um adaptador pra transformar em tupia, uma mini retífica, ou ela vai abrir as pernas?

RodGuitars
Veterano
# jun/15
· votar


Buja
Obrigado, não acho que ficou excelente como você disse mas, para os meus padrões ficou BOA.
E nesta parte não tem segredo algum só depende de como você quer fazer o acabamento.

Ismah
- Bela camiseta rsrs
Obrigado rsrs na época tinha um vizinho que fazia essas telas e ai pedi pra ele estampar umas camisetas com alguns logos que desenhei.

- Será que compensa pegar um clone da goPro ?
Depende, vai usar ela pra filmar o que? no meu caso tenho a Hero 3+ Black e uso em viagens e para filmar alguns bastidores quando estou fotografando, ou ainda para gravar uns game plays e funciona muito bem.

- Sinceramente teria deixado ela, como na primeira vez que foi passado anilina
Não tem muita diferença no tom que viu naquela foto e no resultado final, até porque iria escurecer um pouco mais mesmo com verniz. Oque acontece é que dependendo da luz o tom muda, então quando estava trabalhando nela estava na sombra, ja na foto estava em um lugar mais iluminado e etc... para ver a cor real só pessoalmente mesmo haha.

- Acha que vale à pena pegar pegar um adaptador pra transformar em tupia, uma mini retífica, ou ela vai abrir as pernas?
Depende também, se for abrir cavidades e trabalhos mais pesados não recomendo, antes de eu comprar esta mais robusta eu estourei duas daquelas menores que custam por volta de 100 reais. (eu forçava elas demais)
Mas vale a penas sim pois para outros trabalhos mais delicados como inlays, vai ser muito bom.

Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


RodGuitars
i usar ela pra filmar o que?

Sabe aqueles documentários dos Stones, AC/DC, G'n'R e tal? Algo nessa vibe rsrs

Nada com qualidade, apenas pra registrar. Algumas coisas minhas no extreme bike tour - "passeios" de bike, no modo hard. Tipo downhill no asfalto, onde a gente passa do limite...

Depende também, se for abrir cavidades e trabalhos mais pesados não recomendo(...) estourei duas daquelas menores que custam por volta de 100 reais

Ia pegar algo um pouco mais punk. Tipo 4~5 kW.

Sou meio apegado aos inlays redondos então seria mesmo pra coisas mais pesadas, mas preciso igual de uma. Já que usaria pra polir trastes, cortar plásticos etc.

RodGuitars
Veterano
# jun/15
· votar


Ismah
Agora que explicou melhor o uso, eu recomendaria a Gopro mesmo, pois se vai usar para esportes de ação tem mais acessórios para prender de varias formas e é de certa forma resistente.

Para cavidades e acabamento nas laterias é melhor comprar uma tupia um pouco maior estilo a minha mesmo, mas é bom ter a peça para a mini retifica, eu mesmo não tenho e faz falta.

Nem terminei a Tele e ja estou cheio de idéias para outros projetos, mas vou ter mais paciência planejar melhor para antes comprar pelo menos mais algumas ferramentas e parte do hardware.

kiki
Moderador
# jun/15
· votar


RodGuitars
muito bom esse video do acabamento, deu pra ver bem como voce fez!
ainda vou testar esse lance de tingir madeira, acho muito legal.

pra proteger o braço voce usou fita crepe comum, ou aquelas automotivas?
nao deu cagaço de vazar?

RodGuitars
Veterano
# jun/15
· votar


kiki
Obrigado, testa sim cara anilina é barato e fácil de aplicar, usei fita comum mesmo e SIM vazou um pouco na escala, mas nada desastroso, da próxima vez vou tomar mais cuidado.

Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


RodGuitars

Dá uma olhada na Sj4000.

RafaelBernatto
Veterano
# jun/15 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


Ismah

Ih.. foda que essa é a pirata da pirata rsrs. Pois existem as SJCAM (originais) de ótima qualidade, uma espécie de GoPro genéricas... Porém, com o sucesso delas, surgiram as falsificações... Que, pelo preço, é essa aí...
Um amigo comprou da foxoffer e está muito satisfeito.. Essas são as originais.. Verifique antes cara.. Porque sei de quem comprou uma parecida com essa do ML e se arrependeu..
Boa sorte e um aceno de longe.

Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


RafaelBernatto

Se ela filmar o resto a gente se vira kkk

RafaelBernatto
Veterano
# jun/15
· votar


Ismah

Entendi hahha

Kallau
Veterano
# jun/15
· votar


E o som?

Grava alguma coisa pra gente ouvir (:

RodGuitars
Veterano
# jun/15
· votar


Kallau
Opa! vou gravar sim quando terminar... as peças ainda não chegaram e nem comprei os captadores ainda... então vai demorar um pouco.

Próximos Projetos
Vou aproveitar para postar sobre outras ideias que tenho para os próximos projetos onde quero tentar aproveitar coisas que tenho aqui paradas.

1 Restauração Giannini
Foto
Se trata de uma Strato do começo dos anos 80 (corpo em Cedro, braço Marfim escala Pau ferro)
Vou colocar captadores de Alnico, trocar toda a parte elétrica, e talvez mudar a cor.

2 Les Paul double cutway/junior
Foto
Se trata de uma encomenda feita por um cliente a uns 6 ou 7 anos, O corpo e bem fino e um pouco menor que o de uma LP. Na época não pude terminar então devolvi o sinal pago e fiquei com o "esqueleto" de Mogno (corpo e braço) e escala de Jacaranda da bahia (foi a ultima peça do meu pequeno estoque).
Vou terminar a construção mantendo os P90 e pintar com aquele tom de amarelo pálido.

3 Construir uma SG
Foto
Sempre fui fã do modelo SG e tenho mogno em estoque então sabe como é né.
Na escala pretendo usar ebano e acabamento vinho translucido bem tradicional.

4 Corpo de Strato Freijó
Foto
Não lembro se foi uma encomenda que o cliente desistiu ou se cortei por conta própria para deixar adiantado. Não sou muito fã de strato e ja tenho aquela Giannini então não tenho a menor vontade de construir outra. MAS para aproveitar a madeira. vou fazer algumas modificações mesclando um pouco com o shape da PRS e pretendo construir um braço pra ela usando madeiras mais exóticas como Roxinho, Ipe ou Imbuia.

5 Criar um modelo "Rod"
Com as modificações nesta Tele me deu vontade de experimentar ainda mais e criar um modelo próprio. Nada muito fora dos shapes ergonômicos (nada de Vs e pontas malucas) com isso sei que vai acabar ficando parecido com um modelo ja existente mas tudo bem, não to aqui para revolucionar ou reinventar a guitarra elétrica hahaha só quero colocar algumas ideias em pratica.

Só vou iniciar algum desses projetos quando terminar a Tele, não quero mais coisas inacabadas rolando aqui em casa.
Bom é isso! digam ai o que acham e qual dos projetos vocês gostam mais.

Buja
Veterano
# jun/15 · Editado por: Buja
· votar


RodGuitars

Bom é isso! digam ai o que acham e qual dos projetos vocês gostam mais.

Sempre fui fã do modelo SG e tenho mogno em estoque então sabe como é né.
Na escala pretendo usar ebano e acabamento vinho translucido bem tradicional.



Modelo SG é claro. Bem tradicional. De escudo grande. E vinho translucido. So dou a dica-pedido, claro, se voce quiser, que faça com uma madeira com uma fugiração bem bonita, ou talvez um top bem bonito, e com acabamento fosco, que pra mim são as mais exageradamente lindas.

http://steelmusic.fr/39488/g-400-cherry-ch-hdwe.jpg


E já percebi que voce é um camarada que gosta de experimentar algumas coisas. Vide sua tele com head invertido e declives no corpo.

Sendo assim, eu 'imagino' que deva ser interessante essa SG com escala clara, não em ébano. O enoby ficaria muito bacana, mas eu reservaria para uma guitarra mais 'agressiva' (edit: talvez a sua modelo Rod ou aquela prstrato).

A SG ficaria uma guitarra bem exclusiva com escala clara, com certeza. Um 'quê' de sofisticacao, originalidade e personalidade.

É minha opiniao.

pedropohren
Membro Novato
# jun/15
· votar


RodGuitars
5 Criar um modelo "Rod"
Com as modificações nesta Tele me deu vontade de experimentar ainda mais e criar um modelo próprio. Nada muito fora dos shapes ergonômicos (nada de Vs e pontas malucas) com isso sei que vai acabar ficando parecido com um modelo ja existente mas tudo bem, não to aqui para revolucionar ou reinventar a guitarra elétrica hahaha só quero colocar algumas ideias em pratica.


Minha dica seria uma semiacústica padrão Gibson com o cutaway superior mais pra frente... (Tipo uma Fender Stratacoustic, mas elétrica) ^^

E que configuração tu pretendes usar nela? HSS? HH? HHH? Colocar um piezo?

RodGuitars
Veterano
# jun/15
· votar


Buja
Opa! valeu.
No caso da SG acho que vou ficar com algo mais tradicional mesmo com um tom de cor como esta da foto que você mencionou.
No caso dos outros protótipos ai sim vou experimentar, o head se for algo em linha quase certeza que sera invertido, ou 3x3 ou ainda 4x2 (vai ser chato e mais caso arrumar as tarraxas) para dividir melhor a tensão das cordas. Mas também fico restrito as especies de madeiras que conseguir encontrar sem pagar uma fortuna haha.
Mas o fato de poder criar um instrumento pra si mesmo totalmente personalizado é bem legal, mesmo que fique longe de um acabamento oferecido por uma fabrica, mas que atenda minhas expectativas.

pedropohren
Bem lembrado também gostaria de experimentar algo com semi acústico.
No caso do shape eu não sou muito fã de strato... atualmente meus favoritos (para construir novos projetos) ficariam algo em torno de Tele, Single cut LP e double cut estilo PRS e LP junior e wolfgang.
Para captação a minha conf favorita é esta que estou usando na Tele HS coisa bem simples talvez apenas com um vol uma chave, a ideia do piezo seria interessante também nesta semi...
Mas vai ser um projeto de cada vez, sem pressa. Porque o momento financeiro não me permite o luxo de ficar gastando com este hobby.

JJJ
Veterano
# jun/15
· votar


RafaelBernatto
Ismah

Uma rapidíssima desvirtuada que prometo não me alongar, já que entraram no assunto "câmera"... Tem alguma diferença significativa de uma câmera comum (filmadora ou câmera de foto que filma) pra esse tipo "GoPro" que vocês conversaram?

RodGuitars
Veterano
# jun/15
· votar


JJJ
Uma rapidíssima desvirtuada que prometo não me alongar
Tudo bem sou fotografo e me considero "camera nerd" então adoro falar sobre elas...
O forte da gopro ou similares esta no tamanho e peso reduzidos, o que permite montar em vários lugares (carro, moto, skate etc...) inclusive de baixo d'água e nas altas taxas de frame por segundo, que permitem o efeito de "camera lenta" bem fluido, além disso possuem lentes grande angular (olho de peixe) com isso quase tudo esta sempre em foco e "cabe mais coisa no frame". Por isso a categoria câmera de ação.

Comparando com minha Canon (6D) grandona a qualidade de fotos e imagens com pouca luz é bem inferior, mas cada uma tem seu uso bem definido.
No meu caso uso e adoro para viagens, e making of de ensaios e para esses videos simples.

RodGuitars
Veterano
# jun/15 · Editado por: RodGuitars
· votar



Hoje eu lembrei que tinha gravado alguns videos da construção do "Pau de Corda" então resolvi juntar tudo e mandar para o YT.

Apenas lembrando que a versão final não esta com este braço da Giannini que aparece no video.
Eai o que acharam do timbre do Pinus? hahaha

JJJ
Veterano
# jun/15
· votar


RodGuitars

Valeu pela explicação!

RodGuitars
Veterano
# jul/15
· votar


Pequeno Update
Só para mostrar que não esqueci do meu projeto...
Os primeiros itens a chegar da China foram a ponte e o jack plate , então fiz a furação.
Ponte
Bem simples com uma qualidade razoável, pelo preço (10USD) que paguei valeu.

Posicionando no corpo
(obs notem como a a cor da guitarra muda... nesta foto a iluminação era muito pouca)
Para concluir esta parte ainda faltam as buchinhas que seguram as cordas .

Espero poder terminar ela até o fim do ano ;p

Jabijirous
Veterano
# jul/15
· votar


RodGuitars

Onde você achou um blank desse tamanho? https://picasaweb.google.com/rodguitars/LesPaulInteriA#508339028739150 4594

RodGuitars
Veterano
# jul/15
· votar


Jabijirous
Oi, primeiro obrigado por visitar meu antigo album de fotos...

Eu ganhei esta peça de um cliente, o acordo foi eu construí uma LP pra ele e a sobra ficava pra mim e com isso ele conseguiu um desconto.
A peça ficou guardada por um bom tempo até que resolvi construir minha LP interiça.

Mas é bem difícil encontrar nestas medidas principalmente pela espessura (devia ter 7 ou um pouco menos) eu mesmo nunca achei outra.

Jabijirous
Veterano
# jul/15
· votar


RodGuitars

Eu só conheço dois lugares aqui no Brasil (tirando o mercado livre) que vendem bloco de madeira, a Musictools e a Lutheria Brasil.

Tem outro lugar que você compra suas madeiras?

RodGuitars
Veterano
# jul/15
· votar


Jabijirous
Ainda consigo encontrar alguma coisa na região do Gasômetro, Na BR Madeiras. comprar desses vendedores especializados em luthieria acaba saindo muito caro.
A ultima vez que comprei foi o freijo que usei nesta tele do tópico, ficou em 70 reais por corpo.

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


JJJ

Contribuindo com a pergunta... A diferença que eu notei está também na resistência. É muito difícil danificar uma GoPro, um amigo deixou ela cair num voo livre e ela nem riscou.

RodGuitars
Veterano
# jul/15
· votar


Update!
As tarraxas chegaram e com isso eu ia pode finalmente fazer a montagem inicial da guitarra mesmo sem os captadores para ver se esta tudo certo, POREM... os chineses mandaram errado... recebi o modelo destro :(

Então no minimo mais dois meses até as corretas chegarem...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Construindo mais uma guitarra depois de vários anos.