"Desconstruindo" uma guitarra: Uma saga chinesa

Autor Mensagem
chrishomer2013
Membro
# dez/14 · Editado por: chrishomer2013
· votar


continua a novela chinesa ... resolvi dar uma avaliada nessa compra que foi feita com atenção , pois antes de comprar olhei a reputação do cara e tava tudo ok , a guitarra em si pra ficar legal além de mexer com captção e algo que possa vir não muito legal ainda terei que costumizar com a JH no headstock e uma iron cross, pois é pintado no corpo e todos os outros vendedores fazem o mesmo tem outros que tem JH do james no headstock e o logo ESP bem feito até , pro meu azar até esses itens simples não viram na que eu comprei , nesse quesito sim... fui desatento , faltam 18 dias pra acabar a proteção e sim ja abri a disputa faz uns 5 dias e apesar de varias mensagens trocadas nada... ainda continua ele com a mesma frase " the goods in transit please wait" , como a disputa ta aberta e o prazo é até dia 18, somente ai o aliexpress entra na conversa, não sei se vai ser devolvido o dinheiro ou a guitarra apareçerá no site dos correios , não vou pedir para o vendedor aumentar o prazo de proteção pq já to de saco cheio de ficar nesse lenga -lenga ... to pedindo reembolso total e se isso aconteçer e depois apareçer a guitarra na moral... vou deixar voltar pra trás pq desanimei demais desse produto e me arrependo completamente de ter feito essa compra e por varios motivos , primeiro que o produto vai ser inferior ao que eu esperava , segundo pelo vendedor ser enrolado até pra responder uma disputa , terceiro pq terei que mexer mais ainda do que planejei no aspecto visual e etc... o aliexpress acho mais burocratico que mercado livre em resolver ou intervir numa disputa, o produto continua com o mesmo status 30/11/2014 as 9:40hrs em beijing isso no correio da china , então acho dificil ter chegado no brasil ainda.

vintagentleman
Veterano
# dez/14
· votar


chrishomer2013

Véio, você se arrepender da compra nas circunstâncias é algo legítimo.

Duas coisas porém, contratualmente você deverá pagar o valor do frete de volta, salvo engano.

Outra que se eles devolverem o dinheiro e depois a guitarra chegar, você tem OBRIGAÇÃO de pagar novamente. Não gosto de levar fama de malandro por ser brasileiro.

Mas essa é só a minha opinião e opinião é que nem bunda, cada um tem a sua.

Abraço.

Del-Rei
Veterano
# dez/14 · Editado por: Del-Rei
· votar


chrishomer2013
resolvi dar uma avaliada nessa compra que foi feita com atençao

Não é preciso nem dizer que todas essas observações sobre a qualidade da guitarra deveriam ter sido feitas antes da compra, né?


não vou pedir para o vendedor aumentar o prazo de proteção pq já to de saco cheio de ficar nesse lenga -lenga

Cara, espero, do fundo do coração, que você perca a disputa e não receba o dinheiro de volta. E aí, se quiser, paga os tributos no correio pra pegar a guitarra, quando chegar. Ou, se não quiser, não paga e deixa ela retornar pro vendedor. Você é muito despreparado pra fazer compras pela internet. Não sabe onde está pisando. Fez uma compra internacional num período turbulento, não pesquisou sobre a guitarra e agora que já foi postada, quer cancelar a compra porque acha o processo demorado e porque chegou à conclusão de que a guitarra é ruim demais...

o produto continua com o mesmo status 30/11/2014 as 9:40hrs em beijing isso no correio da china , então acho dificil ter chegado no brasil ainda.

Aposto que chegou. Só não foi lançado no sistema. Esse sistema de rastreamento, no geral, é compartilhado mundialmente entre as empresas de postagem. Mesmo você acompanhando pelo site de rastreamento chines, só vai aparecer o recebimento no brasil quando os correios brasileiros lançarem.

Boa sorte aí.

vintagentleman
Duas coisas porém, contratualmente você deverá pagar o valor do frete de volta, salvo engano.

Creio que se ele recusar o recebimento a encomenda volta automaticamente pro remetente. Acho que nesse caso não há cobrança. A não ser que a encomenda seja recebida pelo destinatário e postada novamente.

Um aceno de longe!!!

OldRenato
Membro Novato
# dez/14
· votar


Estou acompanhando o desfecho pois tb tenho interesse em comprar uma guitarra de lá.
Já comprei alguns pedais e só tive problema em uma compra de uma fonte. Aconteceu o mesmo do que com o outro membro, passou 45 dias e não tinha nem dado entrada no Brasil, ele pediu pra eu esperar mais 15 dias o que eu fiz, mas mesmo assim não aconteceu nada. Então ele enviou outra fonte pra mim, passou dois dias e chegou a primeira sem que nunca tivesse atualizado o status dos correios. Eu falei pra eles que pagaria novamente (pois o custo de envio de volta da segunda seria quase o mesmo) mas eles insistiram que eu ficasse com as duas, talvez por eu já ser cliente (tinha comprado uns três pedais). Fiquei com a consciência tranquila, não quis passar a perna em ninguém e ainda me ofereci pra pagar por algo que não precisava, mas os chinas foram gente boas. De vez em quando ainda compro algo lá.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


OldRenato
tenho interesse em comprar uma guitarra de lá.
Conselho de amigo: Não faça isso cara....
Abç

vintagentleman
Veterano
# dez/14 · Editado por: vintagentleman
· votar


Del-Rei

Creio que se ele recusar o recebimento a encomenda volta automaticamente pro remetente. Acho que nesse caso não há cobrança. A não ser que a encomenda seja recebida pelo destinatário e postada novamente.

É isso mesmo!


Grande Mestre Bertola,

Respeito muito a sua opinião contrária às guitarras chinas e mais, você pode ter razão.

Só acho que este tipo de tópico é laboratório justamente para esclarecer "cientificamente" e o mais a fundo possível os motivos de compensar ou não a compra.

Dizer que não é bom porque não é bom não é o espírito da nossa investigação.

Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


vintagentleman
Dizer que não é bom porque não é bom não é o espírito da nossa investigação.
Acho que vc já deve saber que sou luthier a mais de 20 anos.
Acho que vc já dve saber que eu já trabalhei com algumas dessa falsificações chinesas, até porque já "postei" aqui...
Então deves perceber que essas guitarras são MUITO MAL CONSTRUÍDAS, tudo nelas é ruim.
Não se deixe enganar por fotos de internet.
Nem estou considerando aqui o aspecto legal da coisa....
Abç

vintagentleman
Veterano
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mestre, conheço o seu currículo. É uma honra para um "luthier" hobbista como eu até mesmo me comunicar com o senhor.

Quando tive a ideia do projeto e abri o tópico, tive o cuidado de escolher uma "marca" chinesa. Conforme está explicadinho lá no começo.

Sou totalmente contrário a falsificações e ilegalidades, até porque trabalho "do outro lado do balcão", com defesa do consumidor.

Quando o senhor fala que os instrumentos são ruins, eu acredito. A ideia é verificar a possibilidade de deixar um deles razoável, e o custo disso, se possível.

Sua contribuição é muito bem vinda!

Obrigado por enquanto.

Abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


vintagentleman
A ideia é verificar a possibilidade de deixar um deles razoável, e o custo disso, se possível.
Vou dar um exemplo:
Isso foi "postado" em outro fórum, em que também presto "consultoria" por mim mesmo, acêrca desse assunto:
Pessoal,
Recentemente eu regulei uma guitarra falsificada Made in China, modelo Ibanez JEM.
O instrumento é absolutamente tôsco, os trastes são PÉSSIMAMENTE colocados e apresentavam rebarbas nas laterais, as cavidades internas irregulares nas bordas, os captadores sofríveis, o "top-lock" estava colado (sic!) no braço e posto de tal forma que as cordas primas ficavam muito altas, impossibilitando uma boa regulagem de ação, o braço não tinha acabamento, a não ser uma leve demão de seladora. Mesmo depois de muito pelejar com o instrumento, havia grande quantidade de trastejamentos (o braço terá que ser retirado e TODOS os trastes rebatidos e nivelados DE NOVO!).
Ou seja: Comprar esses instrumentos falsos é um risco muito grande..... Que fique por conta e risco do comprador...

Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


vintagentleman
O custo disso seria quase uma "reconstrução", portanto, simplesmente não vale à pena.
Recentemente exeminei uma cópia de baixo Rickenbaker que um cliente comprou, "seduzido" pelo preço e pelo "feitiche" de ter um instrumento icônico (como os RK's).
Havia um desalinhamento na colagem da trócula que fazia com que as cordas não pudessem ser baixadas vía regulagem da ponte. As únicas soluções seriam: 1) Mais cara: Descolar o braço e reangular a trócula. 2) Mais barata: Escavar abaixo da ponte rebaixando-a. Em ambas as soluções o acabamento teria que ser refeito inteiramente.
Não estou dizendo que TODOS esses instrumentos apresentam problemas desse tipo, mas, pelo que pude constatar, o risco é imenso....
É uma honra para um "luthier" hobbista como eu até mesmo me comunicar com o senhor.
A honra é toda minha. Não sou comparável à meus Mestres. Apenas consigo compartilhar aqui o pouco que sei...
Abçs

vintagentleman
Veterano
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Sim, há um grande risco mesmo. Pelo que pesquisei, muitos dos instrumentos chineses vêm praticamente "intocáveis" sem, no mínimo, uma regulagem extensiva.

Alguns casos extremos são como os relatados, nos quais há necessidade de reconstrução parcial do instrumento.

Porém, há relatos de instrumentos meramente desregulados e com captação ruim, porém com ótimas madeiras, sendo certo que há algo de aleatório nisso, em outras palavras, sorte.

Outra certeza em relação aos chineses é que carecem de uniformização e padrões produtivos. Entre fabricantes e mesmo dentro de uma mesma linha de produção.

Tudo isso, com certeza, torna não recomendável a compra.

Mas mestre, eu tenho várias guitarras, e um espírito aventureiro rsrs.

Vamos ver o que vai dar. Testar a minha sorte rsrs.


Não sou comparável à meus Mestres. Apenas consigo compartilhar aqui o pouco que sei...

Nossa! Imagino o padrão dos caras!

chrishomer2013
Membro
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

jan/15

Cara, espero, do fundo do coração, que você perca a disputa e não receba o dinheiro de volta. E aí, se quiser, paga os tributos no correio pra pegar a guitarra, quando chegar. Ou, se não quiser, não paga e deixa ela retornar pro vendedor
pegar a guitarra, quando chegar. Ou, se não quiser, não paga e deixa ela retornar pro vendedor[/i]
te desejo em dobro tudo que vc me desejou e que seu 2015 seja todo assim FDP.
só to relatando o caso que está me acontecendo mas se for pra ficar praguejando acho deixar keto, aos demais ,continuamos o topico em frente

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


vintagentleman
Nossa! Imagino o padrão dos caras!
Cara, luthiers como Eliézer Lara, Jacimário, Samuel Martins, Germano, e muitos outros, são mestres consumados e elevam a luthiería brasileira a um nível igual à européia, japonesa e norteamericana.
Ninguém precisa mais, hoje em dia no Brasil, comprar instrumentos de alto nível lá fora...
Abç

mattus guima
Membro Novato
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

jan/15

Rpz, tem uma galera aqui q quando fala com Bertola parece que fica de cueca molhada. Pagaçao de pau da porra.

Hitman
Veterano
# jan/15
· votar


mattus guima
Chama-se respeito.. coisa que o Bertola conquistou por aqui.
Pelo jeito nao entende muito do assunto, nao?

mattus guima
Membro Novato
# jan/15
· votar


Pra mim é mais um luthier arrogante, merece respeito mas ser idolatrado é demais

Quadrado
Veterano
# jan/15
· votar


mattus guima

Cara, o Bertola tem um tópico com 1 zilhão de perguntas respondidas (com extrema educação), é um ótimo profissional. Isso é contribuir com a comunidade.

Se você fizesse algo de útil talvez alguém tivesse esse tipo de tratamento com você.

E Beijinho no ombro para as invejosas e recalcadas.

Del-Rei
Veterano
# jan/15
· votar


chrishomer2013
te desejo em dobro tudo que vc me desejou e que seu 2015 seja todo assim FDP.

Valeu.
Pra você também. \o/
E que 2015 te traga mais maturidade e educação.
Aliás, denunciei seu post à moderação.

Um aceno de longe!!!

vintagentleman
Veterano
# jan/15
· votar


mattus guima


Pra mim é mais um luthier arrogante, merece respeito mas ser idolatrado é demais

Não percebi alguém por aqui pedindo por esse tipo de opinião ofensiva. Sim, é um fórum democrático e há previsão de liberdade de expressão. Daí a injuriar pessoalmente e sem motivos um membro com larga história de contribuição para este Fórum, vai uma grande diferença.
Antes de apontar o dedo para os outros, acho recomendável ao "projeto de crítico" que se auto analise e verifique suas reais potencialidades e capacidades.
Por exemplo, o senhor acha que pode contribuir conosco mais que o Bertola, para se referir do jeito que se referiu, deselegantemente, à pessoa dele?
Se sua resposta for negativa, acho mais recomendável um "pouco" mais de humildade.

mattus guima
Membro Novato
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

jan/15

Nunca desmereci o bertola, so acho exagerado a bajulação. Cuidado, pq se ele tomar um chute no saco pode ser que quebre seus dentes.

vintagentleman
Veterano
# jan/15
· votar


mattus guima

O senhor posta mal, é grosseiro em suas colocações e fica procurando problemas com os demais membros.

Claramente deve ter outros problemas, não relacionados a este espaço, mas que para sua melhor qualidade de vida, não devem ser negligenciados.

Para tanto há igrejas, centros de apoio, psiquiatras, psicólogos, pai-de-santo, guias espirituais, livros de auto-ajuda etc.

Só nos faça um favor: não desconte na gente!

Boa sorte!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


mattus guima
Cara, eu não ía falar nada, pois acho que o que vc falou não merece atenção ou resposta.
Porém, quando eu vejo uma injustiça com outras pessoas, desde o tempo em que eu era uma criança (como você é agora), eu me indigno.
A forma como você tratou as pessoas aqui, especialmente o vintagentleman beira as raias da loucura.
Desculpe mas eu não posso aceitar que uma pessoa que tem família, pai, mãe e etc se comporte dessa forma arrogante agressiva e preconceituosa como você está fazendo.
Pela parte que me toca, não me interessa a sua opinião, pois não te conheço, e, pelo que vc demonstrou aqui até agora, não quero conhecer. Nossa comunidade não precisa de atitudes como a sua. Reflita.
Agora cresça e tenha respeito para com os outros, respeite para ser respeitado, contribua para ser retribuído, trate bem para ser bem tratado.

Ismah
Veterano
# jan/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Quanto a guitarra, brigamos desde o primeiro dia sobre isso: guitarras china podem sim ser razoáveis, sejam da bandeira que for... Quer uma boa? Compre uma de algum luthier e acompanhe a montagem da mesma. Fora isso, qualquer larga escala acaba tendo algum defeito... Creio que já houve o tempo em que as melhores eram feitas a facão. Há entrevistas fantásticas do guitar tech do Hendrix, falando sobre as sugestões de upgrades (pressuponho que eram necessários) e a insistência do Jimi em "It's good so".

OldRenato
Membro Novato
# jan/15
· votar


Então Bertola eu só vi ao vivo uma guitarra chinesa e era uma Les Paul bacana. A parte estética era muito bem feita. Preciso apenas de algumas regulagens para ficar legal. Depois o dono trocou os caps e ela ficou com um ótimo som. Claro que não dá pra comparar com guitarras tops de linha, mas ficou muito boa. Mas já li sobre algumas muito ruins tb.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


Ismah
Quanto a guitarra, brigamos desde o primeiro dia sobre isso: guitarras china podem sim ser razoáveis,
Cara, não entendi....
Eu sempre disse isso aqui...
Disse também que é necessário atentar bem para o instrumento que se está comprando e levar imediatamente a um luthier.
Creio que já houve o tempo em que as melhores eram feitas a facão.
Nunca houve isso cara, as Gibsons já tinham uma tradição de luthiería de quase 100 anos de instrumentos acústicos de fina qualidade, as fenders custavam caro quando foram lançadas e tinham excelente controle de qualidade, apesar da forma de manufatura ser relativamente simples.
Há entrevistas fantásticas do guitar tech do Hendrix, falando sobre as sugestões de upgrades (pressuponho que eram necessários)
Eu nunca lí essas entrevistas, mas as do próprio Jimi, sim, que NUNCA fez "up-grade" algum nas suas Fenders, pois, não apenas não precisava, como ELE não precisava...
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


OldRenato
Cara, na boa... Não vale à pena arriscar... Você não sabe o que vai receber, isso é fato....
Abç

Ismah
Veterano
# jan/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Foi mais em forma de humor que sério, mas ficou confuso. Bem confuso. Deixa off.

Gibsons já tinham uma tradição de luthiería de quase 100 anos de instrumentos acústicos de fina qualidade, as fenders custavam caro quando foram lançadas e tinham excelente controle de qualidade, apesar da forma de manufatura ser relativamente simples.

Bom, foge o assunto a minha alcunha, é verdade. Mas o que era controle de qualidade numa época como aquela?

Vc tocou num ponto crucial: elas (já) eram caras. Imagine o que os menos afortunados tinham. E ainda penso num passado mais longe, como anos 00, 10, 20

O que quis dizer foi que o foco era tocar com o que se tinha... Acredito que ninguém procurava muito defeito, e sim, tirar o melhor som de seu instrumento com o que ele ofertava de bom.

Sobre as entrevistas, não estás tanto inteirado com a parte técnica, e de técnicos. Vou ver se encontro as fontes novamente pra te enviar. Consegui contatos bons lá fora.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


Ismah
Cara, vc esqueceu que a luthiería é uma arte desenvolvida em todas as culturas (embora a nossa matriz seja a européia) a milênios!
O controle era feito, numa época pré-industrial e até os anos 1940, ou pelo próprio luthier (individual ou empregado numa fábrica), ou pelos próprios músicos.
Instrumentos acústicos de marcas nacionais, como Giannini e DiGiorgio (que já são centenárias!), nos anos 30, 40 e 50 eram de boa qualidade sim.
O que quis dizer foi que o foco era tocar com o que se tinha... Acredito que ninguém procurava muito defeito, e sim, tirar o melhor som de seu instrumento com o que ele ofertava de bom.
Sim, essa é a mais pura verdade. Eu mesmo, que sou mais velho que a grande maioria aqui, peguei essa fase no Brasil, no fim dos anos 70 e anos 80.
Sobre as entrevistas, não estás tanto inteirado com a parte técnica, e de técnicos
Estou sim, e bem. O que disse é que nunca lí uma entrevista do Roger Mayer, que era o técnico (e não apenas de guitarra) do Jimi no qual ele tenha proposto "up-grades"...
Abç

Ismah
Veterano
# jan/15
· votar


Quanto ao controle de qualidade, me referia que não era bizarro como hoje... A galera taca pedra, porque a ponte floyd desafina, e acha que é defeito... Mas não é por defeito, e sim pela natureza dela... Creio que na época, a escolha era dada: quer alavanca? Se vire com os contras dela!

Não creio que esteja tão inteirado com toda a parte técnica, não há porque vc pesquisar/conhecer sobre roadies, e auxiliares técnicos e outros N caras da parte técnica de bandas. Foge da sua necessidade. De qualquer forma vou te enviar a pesquisa assim que encontrar...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


Ismah
Obrigado.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Desconstruindo" uma guitarra: Uma saga chinesa