"Desconstruindo" uma guitarra: Uma saga chinesa

Autor Mensagem
Lélandi
Membro Novato
# jan/15
· votar


Me registrei apenas pra acompanhar a saga. Grande abraço.

vintagentleman
Veterano
# jan/15
· votar


chrishomer2013

Bom, pelo peso relatado e pelas fotos, principalmente dos detalhes lixados, a profecia, pelo menos no seu caso, se cumpriu. Sua guitarra provavelmente é de madeira sólida. Essa é a boa notícia.

Agora, vamos às ruins: os relics são péssimos, não meia boca como você disse. E essas ferragens douradas são de quinta categoria. Um horror. Feias e, com certeza, ruins.

Dá para trocar a ponte e as tarraxas, só que vai ser tudo cromado, e os captadores.

Na pintura, só lamento. Não compensa mexer... É feia e vai continuar assim. Sua previsão de gastos com peças é de uns R$ 800,00. Sem a mão de obra.

Diga uma coisa, os trastes vieram alinhadinhos ou está com trastejamento aqui e ali?

vintagentleman
Veterano
# jan/15
· votar


Lélandi

Seja bem-vindo. Aproveite o Fórum para aprender bastante com uns caras tipo Bertola, MMI, De Ros etc.

Abraço

Del-Rei
Veterano
# jan/15 · Editado por: Del-Rei
· votar


chrishomer2013
Opa! Legal, quando tirar um som, diz pra gente o que achou, principalmente da escala e dos trastes.

Como o vintagentleman colocou, os relics são bizarros. Nada naturais. Quanto às ferragens douradas, nem achei das piores, mas com certeza irão perder o dourado rápido, talvez oxidem.

Só achei uma coisa estranha... A Iron Cross do Hetfield não tem um switch no lugar desse knob onde tem o relic (esse que seria supostamente o volume do captador da ponte)?

Um aceno de longe!!!

Ramsay
Veterano
# jan/15
· votar


Atualmente, as guitarras fabricadas em países asiáticos se dividem em quatro classes.

1) As feitas no Japão que são de alta qualidade e quase tão boas quanto as guitarras americanas de ponta.

2) As feitas na Coréia do Sul, que são de ótima qualidade, como as PRS SE, as Ibanez (não de topo), as Schecter de topo, as Fernandes (não de topo), ESP Ltd, etc.

3) As guitarras feitas na Indonésia e Taiwan, como são grande parte das Squier da Fender, entre outras.

4) As guitarras chinesas, não só as réplicas, como as guitarras de diversos fabricantes não tão conhecidos e outros mais ou menos conhecidos, como a Washburn, por exemplo.

O resto é especulação, simples assim...

chrishomer2013
Membro
# jan/15 · Editado por: chrishomer2013
· votar


Vintagentleman colegas amanhã postarei fotos mais decentes e áudio gravado com ela e minha outra guitarrinha golden não sei se devo abrir outro tópico pra isso o que acham. ?

ogner
Veterano
# jan/15
· votar


chrishomer2013
Sua Golden é Lespaul tb!!

Usando sua referencia ( da outra guitarra que vc tem ), a Golden, o que achou nesses pontos:

Acabamento
Pegada/braço
Afinação
Som/Timbre

Legal ter chegado, viu!! Tava cheio de mimimimimimi, e agora deve estar todo feliz!! hehe

vintagentleman
Veterano
# jan/15
· votar


chrishomer2013
não sei se devo abrir outro tópico pra isso o que acham. ?

Por mim pode ficar por aqui e fazer parte da epopeia.

Fique à vontade!

chrishomer2013
Membro
# jan/15 · Editado por: chrishomer2013
· votar


Chrishomer2013
Sua Golden é Lespaul tb!!
não é warlock estilo bc rich , bem mais leve e um captador duplo e 2 singles e 5 posiçoes de chaveamento.

Usando sua referencia ( da outra guitarra que vc tem ), a Golden, o que achou nesses pontos:

Acabamento - a golden acaba sendo mais modesta e mais bem acabada faltou muito detalhezinho que faz toda a diferença começando pela pintura fosca , itens faltando com jh na mão da guitarra , logo esp muito mau feito e iron cross pintada no corpo apos a ponte.

Pegada/braço- a principal diferença tá ai e to estranhando demais devido os palmuthing sairem meio sem definição mas deve ser algo na regulagem ou no efeito , averigando isso.

Afinação- nesse quesito ela ta bem , oitavas veio regulada e mexi um pouco na altura dos captadores .

Som/Timbre- por estar regulando algumas coisas e testando ainda não posso definir bem o timbre dela , mas tenho notado que o captador do braço ta mais baixo e sem definição em relação ao da ponte e nessa guitarra tem apenas 3 posiçoes de chaveamento, o que notei que com distorção usando apenas o captador do braço fica quase crush levissimo e mudando para o captador da ponte ela traz o peso do meu efeito normal.

Legal ter chegado, viu!! Tava cheio de mimimimimimi - mimimi é o caralho rsrsrrs, e agora deve estar todo feliz!! hehe - pra ser sincero numa escala de 0 a 10 eu to 6 satifeito , detalhes do acabamento foi o que mais me decepcionou pq eu já tinha certeza que o som não seria lá essas coisas e acertei.

Cheguei agora e já já postou imagens melhores e audio tb valew até mais tarde. Pessoal sobre postar o audio , qual site vcs me indicam free logico.

vintagentleman
Veterano
# jan/15
· votar


chrishomer2013


Esse 6 que você deu, com decepção no acabamento é o esperado.

Mande rezar uma novena ainda porque ela afina direito e veio reguladinha e alinhada. Tem umas muito piores.

Em relação aos captadores não tem muito o que averiguar, não.

São horríveis mesmo e você vai ter que gastar um dinheiro aí com certeza.

Aguardando as amostras do som.

Abraço

ogner
Veterano
# jan/15
· votar


chrishomer2013
Legal suas considerações. Assim fica tb mais fácil par quem ler as suas opiniões baseadas na suas referencias!!!!

Valeu!!

Outra coisa, acho que a volar da taxa aplicada foi inferior ao valor que vc comprou, certo??? O Xna colocou outro preço? ou o valor da taxa foi certo mesmo???

Ismah
Veterano
# jan/15 · Editado por: Ismah
· votar


chrishomer2013
Bem massa. Eu ia lixar lixar ela toda...

Site pra áudio? Soundcloud ever!

vintagentleman
Veterano
# jan/15
· votar


Ismah


Eu ia lixar lixar ela toda...


Kkkkkkkkkkk... Já tinha pensado nisso, mas não falei porque o cara não sabe fazer e se se meter a tentar vai dar a maior merda...

E para fazerem bem feito vão cobrar uma fortuna dele.

Aí achei mais prudente deixar quieto.

Aí veio você e c... a p... toda!

Kkkkkkkkkkk

chrishomer2013
Membro
# jan/15 · Editado por: chrishomer2013
· votar


Voltei ... pessoal fiz um comparativo entre minhas duas guitarras , o teste simples , pluguei no meu pc , abri o sonar e fiz a gravação , em ambas gravaçoes não mexi em volume nem tonalidade para não influenciar em nada , o teste é assim , tanto na les paul quanto na warlock toco 3 vezes a mesma linha e troco de captador entre cada uma , primeiro captador do braço depois ... o chaviamento do meio e por ultimo ponte , tirei novas fotos para ver o visual de ambas .

chinesinha poderia ser melhor em todos os quesitos mas ok... já foi ... o jeito é tentar dar uma garibada nela em termos de timbre, pq o visual nem vou mexer , apenas tentar achar os itens que me interessa e colocar nela .

E ai me digam o que vcs acham do timbre de ambas
https://soundcloud.com/chris-monte-2/les-paul-sound Chinesinha
https://soundcloud.com/chris-monte-2/warlock-sound Golden

fotos
http://www.pixhost.org/show/2397/24766911_dsc03712.jpg
http://www.pixhost.org/show/2397/24766917_dsc03714.jpg
http://www.pixhost.org/show/2397/24766918_dsc03716.jpg
http://www.pixhost.org/show/2397/24766920_dsc03717.jpg

Rafael A.
Veterano
# jan/15
· votar


chrishomer2013
Cara, igual a original não é, e realmente os relics estão bem artificiais, porem estão nos mesmos lugares dos originais. E a cruz pintada também não curti. No mais, a guitarrinha é bem legal. Eu tiraria um captador pra ver madeira, só por curiosidade.

Se fosse minha, arranjaria uma iron cross de verdade pra fincar por cima da desenhada, passaria uma lixa d'água fina (acho que 600) nas ferragens douradas e nas capas dos captadores pra dar um ar desgastado, e boa! Se estiver bem construída, com os trastes legais, talvez colocasse uns malagoli tbem.

chrishomer2013
Membro
# jan/15
· votar


rafael.... to procurando exatamente uma iron cross para colocar mas tá dificil de achar o unico lugar que achei foi no ebay e o cara é da alemanha , to querendo tb pegar JH que fica da mão da guitarra e trocar os captadores,o foda vai ser comprar pecinha por pecinha e colocar e depois 800 conto de captador , os trates até que tá legal mas como sou leigo no assunto então qualquer coisa serve

vintagentleman
Veterano
# jan/15 · Editado por: vintagentleman
· votar


chrishomer2013

os trates até que tá legal mas como sou leigo no assunto então qualquer coisa serve

Para testar isso é muito fácil. Primeiro você vê se a ação da guitarra (altura das cordas em relação à escala) está do seu gosto. Isso é subjetivo. Embora a maioria prefira baixa, alguns preferem um pouco mais alta pela melhor sonoridade proporcionada.

Se isso estiver do seu gosto, é só você tocar nota por nota da escala, literalmente todas. Numa boa guitarra, bem regulada e com os trastes alinhados, nenhuma nota deve trastejar.

Quanto ao som da China, com drive eu achei até melhor que o da tua Golden com drive, menos garajão. No clean a China perdeu em nitidez e clareza.

Ismah
Veterano
# jan/15
· votar


vintagentleman


chrishomer2013
Aí veio você e c... a p... toda!

Kkkkkkkkkkk


Errr... Vai que ele acha um luthier parceiria?

E um dia temos que começar... Eu de boa lixava pra deixar ela mais
"relic"... Tipo uma 500 pra começar, e depois uma 1200 parelho... Verniz e rock'n'roll baby!

Del-Rei
Veterano
# jan/15
· votar


chrishomer2013
Cara... Não ouvi ainda o som, mas amanhã escuto com calma!

Esse knob de volume onde tem o relic... Não era pra ser uma chave?

Um aceno de longe!!!

vintagentleman
Veterano
# jan/15 · Editado por: vintagentleman
· votar


Ismah

Não se esqueça que o cara vai ter que desmontar ela toda, ou arrumar um luthier parceiro para essa lixação sua.

Se essa ESP paraguaia pseudo relicada fosse minha eu lixava, mas fazia diferente.

1. Desmontava toda (aproveitava e substituia as peças douradas ridículas);

2. Tacava com força uma passada geral de lixa 80, de forma meio uniforme, NÃO PARA APAGAR O QUE ESTÁ EMBAIXO, mas para deixar a pintura integralmente como algo que está em processo de deterioração, entende? Um sombra da pintura...

3. Depois, dava lixadas de uniformização com lixa 200 e acabamento com 400, essa mais demorada e cuidadosa. Detalhe importante: não deve ser esquecido o logo fajuto da ESP. Ele esvanecido ficará mais bacana...

4. Depois disso, nada de verniz. Simplesmente uma aplicação de selador com um corante bem colarinho aplicados com boneca e lixado várias vezes entre as demãos e pronto. Uma ESP veterana de alguma guerra, com uns pedaços de bela madeira natural aparecendo e uma pintura como que "apagada pelo tempo".

Eu deixava ela linda.

Depois ponte e tarraxas novas cromadas, tudo de qualidade e uns Malagolis. Tudo isso = GUITARRA. Mas dá trabalho e custa dinheiro.

Rafael A.
Veterano
# jan/15
· votar


Del-Rei
Esse knob de volume onde tem o relic... Não era pra ser uma chave?

Isso! Na Esp Iron Cross original, a chave de cima é inativa, o que vale é a debaixo pra trocar os captadores. É uma preferencia do Hetfield ter a chave embaixo (como nas explorers) por achar mais prático.

A "Iron Cross" original mesmo é uma Gibson que ele customizou e inspirou as da ESP.

vintagentleman
1. Desmontava toda (aproveitava e substituia as peças douradas ridículas);

Então, se ele passar uma lixa fina (600, 1200) no Tail piece e nas tulipas das tarrachas, será que já não dá uma bela desbotada, além de dar um ar mais rústico?

vintagentleman
Veterano
# jan/15
· votar


Rafael A.

Então, se ele passar uma lixa fina (600, 1200) no Tail piece e nas tulipas das tarrachas, será que já não dá uma bela desbotada, além de dar um ar mais rústico?

Pelo aspecto estético, sim, com certeza resolveria, com bom gosto.

Só que vai por mim. Não preciso por a mão em merda e cheirar para saber que é merda rsrs

Essas peças têm funções altamente cruciais no desempenho geral do instrumento, sustain, afinação etc. Está aí o Bertola que não me deixa mentir...

Melhor é trocar.

chrishomer2013
Membro
# jan/15 · Editado por: chrishomer2013
· votar


Vintagentleman... cara quanto vc me cobraria pra fazer esse trampo, detalhe eu gostaria de chegar próximo do visual da original e melhorar o som dela com magaloni mas quero tudo dourado mesmo ,posso deixar ela com vc até junho aí íamos fazendo o serviço na manha o que acha?

vintagentleman
Veterano
# jan/15 · Editado por: vintagentleman
· votar


chrishomer2013


Querido, eu sou só um hobbista, tanto na luthieria quanto tocando guitarra. E eu moro em Boa Vista, Roraima, é a capital mais distante que há de sua casa.

Eu tenho sete guitarras e dois violões. Sabe como eu tive que começar a mexer nesses caras todos? Porque aqui o cara que tem é relaxado. Um dia mandei uma guitarra nele e voltou com a escala marcada de chave de fenda. Aí eu pensei, isso é intolerável, vou ter que começar a fuçar por conta etc.

Só que eu comecei mexendo em coisa simples, upando captador de uma Ibanez Gio. Coisa pouca. Hoje está mais fácil. Há vídeo tutorial para quase todo tipo de serviço em guitarra na internet. Só que muitos são em inglês.

Agora, como eu lhe falei tenho uma carreira nada a ver com música, no serviço público, e família. E não sou profissional, meu tempo livre é caríssimo, só se eu lhe fizesse na amizade, de graça, mas o frete não compensa. E o risco de eu fazer uma cagada seria grande.

Outra coisa, escuta bem o que eu vou lhe falar: igual ou parecida com a original não vai ficar, você comprou uma guitarra chinesa barata. A original é um modelo signature TOP da ESP. Dá para dar uma boa melhorada nela sim. Mas você precisa arrumar mão de obra local.

É o seu primeiro passo. Com relação ao que fazer, nós vamos dando os palpites. Tenha calma. Esse negócio de mexer em guitarra é para pessoas pacientes.

Abraço

Ismah
Veterano
# jan/15
· votar


vintagentleman
Esse negócio de mexer em guitarra é para pessoas pacientes.

É como cozer!

tudo de qualidade e uns Malagolis

Quanto desprezo kkkk

Eu não ia de lixa 80, ela faz sulcos. Antes então lixava ela parelha numa 150 e metia uma escova de aço nela.

nada de verniz. Simplesmente uma aplicação de selador com um corante bem colarinho aplicados com boneca e lixado várias vezes entre as demãos

Selador não é a mesma coisa que verniz? O que é boneca?

vintagentleman
Veterano
# jan/15
· votar


Ismah

tudo de qualidade e uns Malagolis

Quanto desprezo kkkk


Sou cliente antigo do Malagoli. Compro muito lá. Esse meu projeto da China terá captação deles. Agora note: há Malagolis e Malagolis. Uso sempre os Custom Shop, enrolados à mão com mais cuidado. Atendem muito bem minhas necessidades e não são baratos. Ainda assim, houve uma vez que veio um humbucker com uma das bobinas estragadas. Há porém, outras linhas mais baratas, menos cuidadas, que podem até atender um público menos exigente.
Para mim porém esses mais em conta, são medíocres.
Não há nada de desprezo em qualquer coisa que eu diga em relação ao trabalho do Érico Malagoli. Ele sempre me atendeu impecavelmente, é super honesto e um batalhador neste país onde os empreendedores têm que matar um leão por dia. É meu parceiro em vários projetos bem sucedidos.


Eu não ia de lixa 80, ela faz sulcos. Antes então lixava ela parelha numa 150 e metia uma escova de aço nela.

Sim, a 80 faz sulcos profundos, mas dependendo de como se trabalha com a lixa, do sentido das passadas, isso é extremamente interessante para um efeito como eu pensei para essa "ESP" do cara, de bandeira de guerra rasgada, veterana. Depois esses sulcos vão sendo atenuados pelas lixas mais finas, gerando um acabamento rústico muito interessante.


nada de verniz. Simplesmente uma aplicação de selador com um corante bem colarinho aplicados com boneca e lixado várias vezes entre as demãos

Selador não é a mesma coisa que verniz? O que é boneca?


Selador é um acabamento inicial para madeira, serve para preencher os veios abertos dela, depois de trabalhada. É como se fosse uma camada anterior à aplicação do verniz PU, que é o que dá aquele acabamento plástico e brilhante. Se o acabamento do instrumento ficar no selador apenas, ele terá um aspecto mais natural, normalmente mais fosco e rústico, com cara de madeira.

Eu gosto de aplicar selador com boneca, que é uma bolinha de estopa compactada de modo a não saírem muitos fiapos. Para isso ajuda bastante a peça ter sido muito bem lixada antes também. Essas lixadas devem ser manuais. Esqueça máquinas. É trabalho braçal. E precisa paciência.

chrishomer2013
Membro
# jan/15
· votar


Entendido. .. vou mexer mais pra frente agora só pagar conta

Ismah
Veterano
# jan/15
· votar


vintagentleman

Quanto aos Malagolis foi uma brincadeira com a forma que vc escreveu. Parecendo que dizia que colocaria peças de qualidade, e os malagolis (dando a entender que eles não eram de qualidade). Tenho uma linha básica (S2) e uma nem tão básica (HotRails) da marca. Nada a reclamar.

Quanto a boneca, é novidade o nome. Não sabia que se chamava assim.
Poraqui vendem verniz por selador, e o verniz é vendido por PU apenas. Confronto de regionalismos. hehe

vintagentleman
Veterano
# jan/15
· votar


Ismah


Não bicho. Não se trata de regionalismo. Verniz é verniz e há vários tipos dentre os quais o poliuretano, vulgo PU. E há o selador, produto distinto. Verniz é uma coisa, selador é outra coisa. Eu moro no Norte, em Boa Vista, faz 11 anos, mas sou de Curitiba. Já trabalhei em fábrica de móveis. Isso é tranquilo.

Ismah
Veterano
# jan/15
· votar


vintagentleman

Cara, te juro, o selador que se compra por aqui é verniz. Mas não vamos desvirtuar, já sei o que preciso pro baixo hehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Desconstruindo" uma guitarra: Uma saga chinesa