Som de Gibson? Desmistificando, desafio Gibson x Vintage AFD

Autor Mensagem
Eric 146
Veterano
# nov/14 · Editado por: Eric 146
· votar


krixzy

Você está dizendo que notaria só em ouvir?

Fácil! Se colocar um guitarrasta no palco tocando com VST e outro com amplificador valvulado, é barbada de diferenciar um som do outro. Porque a valvula tem dinâmica, isso não tem plugin ou pedaleira que simule.

Pq isso sim soa engraçado, de uma infantilidade monstruosa, acho que vc deve ta com muita euforia por ter tocado em um equipamento bom a pouco tempo e ta se precipitando, lembre-se que a maioria aqui sabe como soa um amplificador valvulado ao vivo, e se a maioria concorda com a qualidade de um VST, vc acha mesmo que a maioria está errada? Pense bem, vc não é o único que sabe o que é um amp de verdade, tem diferença? tem sim, mas sonoramente, em termos de qualidade, se vc ligar ao vivo um pc com vst's em uma caixa com bons alto falantes, ao lado de um valvulado, só em ouvir vc não saberia qual é qual, e o mesmo acontece em gravações, se vc quiser posso postar aqui pra vc comparar o som de um amp real microfonado e de um vst, e vc não saberia dizer tbm qual é qual, alias até fiz esse teste um tempo atrás, e a maioria votou no vst como o amp real.

Não é euforia meu caro. Eu toco há mais de 15 anos, e já passei por todas as fases. Já toquei em cubinho de 15W, pedaleira zoom, e outras tosquices possíveis...
Quando comprei o meu ampli valvulado no ano passado, de início não notei tanta diferença para um Crate que eu tinha (GTD 120W).

Claro eu não tinha assimilado o novo som, a pegada do músico muda, pois a válvula te dá dinâmica, te permite ter um timbre único. Foi aprendendo a tirar som, e quanto mais a gente 'senta' a mão, mais timbre o amplificador entrega. Hoje em dia quando escuto alguma coisa que gravei com o Crate, eu dou risada, pois o timbre era pasteurizado, abelhudo.

Tem coisas que demoram pra gente assimilar, não é tocando 1 hora em um estudio com um Marshall JCM que tu vai sair um expert em amplificadores valvulados, não é bem assim.

Aqui nesse fórum o perfil da maioria é de molecada que tá começando, que tem equipamento simples, que estão na fase de achar o Steve Vai o melhor guitarrista do mundo. Tirando alguns users mais antigos, que conhecem muito e tem posts coerentes, a maioria aqui é leiga.
O fato de você dizer que ao vivo um VST e um amplificador valvulado soam de forma idêntica, desqualifica completamente qualquer coisa que você tenha dito.
Como você pode afirmar que ninguém notaria a diferença? Quais são os seus argumentos para isso? Pra mim não passam de achismos, ta tentando se convencer de que pode tirar som com equipamento de iniciante.

Me diz um grande guitarrista que use VSTs em shows ao vivo? Ou um grande CD que foi gravado com VSTs???? 99,9999% dos discos são gravados com amplificadores valvulados. Pois há amplificadores transistors que pra alguns tipos de sons servem, olha o timbre do B.B King!
Pegue o setup de qualquer guitarrista renomado, veja o que esses caras usam, e aí se pergunte, porque eles não trocam tudo isso por um notebook com vsts hehehehe Poxa cara, não força a barra.
Concordo com você que VSTs são bacanas para algumas coisas, tem timbre, dá pra tocar muita coisa. Mas isso é pra tocar em casa, fazer gravações pro Youtube, mas pra palco, gravações sérias é uma piada.

Quero ver você postar um áudio com um timbre desse naipe:

http://www.youtube.com/watch?v=vaX7Y1GQl5w

http://www.youtube.com/watch?v=ZUEVxNv3p1w

Aguardo o que você pode fazer com os seus VSTs hehehe

Eric 146
Veterano
# nov/14
· votar


Invalid User

Como tu pode afirmar com tanta convicção que ninguém saberia diferenciar ao ouvir ao vivo? Conhece todo mundo tão bem? Ou é tu quem não consegue diferenciar e fica falando dos outros para não se sentir inferior? Outra coisa, som ao vivo e de gravação são universos muito diferentes. Eu acho que é possível enganar em gravações, talvez não para os de ouvidos mais apurados, com um bom sistema de som, monitores decentes etc. Porém ao vivo, o negócio é diferente.

Hehehehe é verdade, é cada uma que escuto nesse fórum...

Certo que ele nunca subiu em um palco pra fazer um show na vida. Isso é reflexo da geração que só toca no quarto, gravando vídeo pro Youtube. Fazem julgamentos de equipamentos que nunca viram na vida, só por achismos ou por não ter condições de comprar, aí ficam tentando achar desculpas...
E pensar que caras como o Joe Bonamassa que carrega mais de 100K em equipamentos para fazer um show, aí tenho que ouvir que um VST soa igual ao vivo hahaha
Larguei...

goonies
Veterano
# nov/14
· votar


krixzy

Sabia que a rede elétrica pode estar contaminada e os equipamentos podem interferir uns nos outros e estragar o som? comprimir o som, estragar harmônicos.

tenho um estabilizador que não posso ligar minha interface de áudio, o som saí todo cagado de comprimido. Não tem separação de estéreo e as frequências embolam. Isso vale para qualquer coisa, computador, ampli, mesa de som , fonte. Em casa tem aterramento. Sua rede tem terra funcionando?

Se eu ligar uma fonte na tomada junto com a mesa, cagou o som. Desgraça isso.

De boa, será que seu equipamento de áudio não está comprimindo o som e você não está notando as nuances do som? eu curti muito os sons que você fez nos VST´s, achei que ficou com qualidade excelente!

abs

goonies
Veterano
# nov/14
· votar


krixzy

Olha uma coisa bizarra que acontece aqui em casa.

As vezes ligo meu ampli valvulex e o som fica uma bosta, todo comprimido. Aí geralmente no feriado quando todo mundo viaja e esvazia o prédio o som volta a ficar bom novamente.

goonies
Veterano
# nov/14
· votar


krixzy

A maioria dos guitarristas se tivesse nascido na década de 50 e tocasse com um ampli valvulado, provavelmente não iria aumentar muito o volume achando que o som distorcido estava estragado. O padrão era limpo e distorcido era errado.

Ou seja, não existe certo ou errado. Temos que ser criativos e quebrar as regras.. talvez você esteja indo para o caminho do futuro e muitos de nós presos nas barreiras da vida,

krixzy
Veterano
# nov/14
· votar


Invalid User
Cara, não vou discutir com vc, se vc acha que as diferenças são tão fáceis de perceber ao vivo, fique a vontade com sua fé nisso, eu não vou tentar te convencer do contrário, não vai me acrescentar em nada discutir isso com vc, estou bastante ciente da realidade, sem mais.

Eric 146
Pelas amostras de vídeo que vc me pede pra tirar um timbre a altura dar pra ver o nível do seu conhecimento, o primeiro vídeo ta uma qualidade horrível de áudio, o segundo vídeo não tem nada de incrível nesse timbre fechado, como disse ao Invalid User, não vou tentarconvencer vc, vou apenas deixar um vídeo do y2b com uma amostra de tone nessa linha que vc citou:

http://www.youtube.com/watch?v=xio_gQ54LAA


goonies
será que seu equipamento de áudio não está comprimindo o som e você não está notando as nuances do som?

nuances de qual som?

A tomada onde ligo o PC tem aterramento, e a interface é ligada via USB, então acredito que esteja devidamente aterrado.

krixzy
Veterano
# nov/14
· votar


goonies
Olha uma coisa bizarra que acontece aqui em casa.

As vezes ligo meu ampli valvulex e o som fica uma bosta, todo comprimido. Aí geralmente no feriado quando todo mundo viaja e esvazia o prédio o som volta a ficar bom novamente.


Cara esses mistérios tem muita coisa envolvida, até o estado das cordas da sua guitarra, ou o seus ouvidos cansados influenciam na forma como vc interpreta o som, tem caras que passam horas timbrando, quando acha um timbre que curti, sai e depois de algumas horas vai ouvir de novo e acha uma merda, e começa a timbrar de novo...

Alex guitar man
Veterano
# nov/14
· votar


Amanhã vou criar um tópico pra todo mundo brigar! Vocês vão gostar, esperem pra ver ele!

goonies
Veterano
# nov/14
· votar


krixzy

dá uma olhada nesse som, ficou muito bom

https://www.youtube.com/watch?v=GHN_8mqR7iY

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


Alex guitar man

Fire troll kkk

felipelfln
Veterano
# nov/14
· votar


Me irrita bastante ver que num forum de guitarra os topicos mais populares são sobre coisas tao pouco importantes como equipamento e comparativo entre modelos quase iguais etc..
Eu toco guitarra ha 7 anos todo santo dia mais de 2 horas e não consigo diferenciar uma Gibson de uma Vintage ou de uma Cort num blind test
Guitarrista é o tipo mais neurotico de musico no assunto equipamento.
Vcs passam mais tempo tocando ou comprando? Imagino que seja tocando..
Então pq falam mais sobre o que compram do que sobre o que tocam?

Vitor_Jungle
Veterano
# nov/14
· votar


Eu acho o seguinte, o cara tocar com equipo simples dentro do quarto é uma coisa, mas na hora do vamo ver, num palco com altos volumes é ai que o bicho pega e é ai que as grandes marcas se diferenciam, por causa da qualidade aplicada devido ao seu alto valor,

Vitor_Jungle
Veterano
# nov/14
· votar


Não tenho dinheiro para investir numa Gibson, num Marshall e nem numa Fender top, mas também não sou idiota de achar que um instrumento de 1.000 Dilmas será melhor que um de 6, 7 K

Agora a comparação de marcas é meio idiota isso, cada uma com sua característica e moldes, isso de Gibson vs Vintage não tem nada ver, compre seu instrumento de acordo com a sua situação financeira e seja feliz, estudo, técnica e dedicação isso dinheiro nenhum compra, então vamos prestar mais atenção nisso do que nas guitarras dos outros.

krixzy
Veterano
# nov/14
· votar


Vitor_Jungle
Eu acho o seguinte, o cara tocar com equipo simples dentro do quarto é uma coisa, mas na hora do vamo ver, num palco com altos volumes é ai que o bicho pega e é ai que as grandes marcas se diferenciam, por causa da qualidade aplicada devido ao seu alto valor,

Dê uma lida na primeira página do tópico

Vitor_Jungle
Veterano
# nov/14
· votar


krixzy
Mano eu li cada comentario de post, essa é a minha opinião. Não quer dizer que eu estou certo, apenas opinião. Obrigado

Led Zé
Veterano
# nov/14 · Editado por: Led Zé
· votar


Bem nada a ver mesmo. Fica parecendo aqueles caras que olham prum cara num carrão e ficam: quero ver se aguenta meu chevette turbinado! Ar de recalque total esse tópico.

krixzy
Veterano
# nov/14
· votar


Led Zé
Na verdade foi totalmente desvirtuado, o objetivo era comparar timbres e virou uma discussão de digital x analógico.

Deviam apenas enviar a gravação isso dispensaria muita discussão.

Vitor_Jungle
Veterano
# nov/14
· votar


krixzy
Mas amigo, enviar para quê? Vc quer provar que demais marcas podem bater uma Gibson? Claro que pode, ngm aqui é burro para duvidar disso. Vc é que ta desvirtuando o Fórum.

krixzy
Veterano
# nov/14
· votar


Vitor_Jungle
Mas amigo, enviar para quê? Vc quer provar que demais marcas podem bater uma Gibson? Claro que pode, ngm aqui é burro para duvidar disso. Vc é que ta desvirtuando o Fórum.

Vc não leu, ou não entendeu pq criei o tópico, e acabou de chamar alguns caras que postaram aqui de burro rs....

É difícil acreditar, mas existe cara que acha que uma Gibson é algo absoluto em questões sonoras.

Sem mais, não há motivos pra levantar mais discussão, um cara prezo a marcas não pode ser capaz de entender.

e_merson
Veterano
# nov/14
· votar


De tanto ler o nome Gibson meu subconsciente tá me mandando comprar uma Les Paul...

krixzy
Enviei o som limpo lá no seu e-mail.

Vitor_Jungle
Veterano
# nov/14
· votar


krixzy
Claro que chamei, pq eu entendo o seu lado, sei q tem muita gente q endeusa as grandes marcas, mas não entendo o porque comparar duas marcas, isso que eu acho errado.

krixzy
Veterano
# nov/14
· votar


e_merson

Recebido, postando aqui, se quiser mandar os do outro tópico pode mandar tbm.


Segue agora mais uma demo, então to postando novamente as 3 anteriores, em todas foi usado apenas os VST's Poulin LE456 + NadIR com impulse, todas com mesma configuração nos VST's.


Charvel Sam Dimas
Pickups: Seymour Duncan JB
Corpo: Alder
Braço: Maple 1 peça
Placa de áudio: M-Audio.
https://soundcloud.com/krixzy/charvel


Menphis MG32
Pickups: Jackson alto ganho
Corpo: Basswood
Braço: Maple, escala rosewood
Placa de áudio: Interface Scarlett 2i2
https://soundcloud.com/krixzy/mg32


Vintage AFD Paradise
Pickups: Originais Wilkinson
Corpo: Mogno, Top Maple
Braço: Mogno, escala rosewood
Placa de áudio: Interface Scarlett 2i2
https://soundcloud.com/krixzy/vintage-afd-paradise


Schecter Omen 6
Pickups: De serie da própria Schecter
Corpo: Basswood
Braço: Maple, escala rosewood
Placa de áudio: SoundBlaster Audigy 24bit
https://soundcloud.com/krixzy/schecter-omen-6

Del-Rei
Veterano
# nov/14
· votar


krixzy
Fala, cara... Tu quem gravou esses sons todos aí?

O som, em si, apesar de poder notar diferença entre as guitarras que você usou, é bem parecido (eu digo em termos de drive).

E sinceramente, não chegam perto do som original que você usou de referência.

Aí que entra o ponto principal, na minha opinião: Às vezes eu acho que o que faz a maior diferença é execução e pegada. Mudaria completamente esse som aí. Talvez até com menos ganho ficaria melhor se a pegada fosse diferente.

Mas se for considerar essas gravações que fazemos, tanto via VST quanto microfonando amps, as possibilidades de timbres são infinitas e os resultados jamais vão provar absolutamente nada....

É possível até com um captador single e um VST chegar mais perto do som original do que nas suas gravações.

Um aceno de longe!!!

R. Carvalho
Membro Novato
# nov/14
· votar


krixzy
Legal a ideia mas tu vacilou de ter citado que guitarra era qual. Queria ver se os doutores da guitarra saberiam diferenciar ao menos que modelo era qual. Aí sim!

krixzy
Veterano
# nov/14 · Editado por: krixzy
· votar


Del-Rei
E ai cara, mas o objetivo não é chegar no timbre original, nunca foi, mas os caras aqui quando se fala em timbre já bota na cabeça uma referencia que tem que ser igual, nem o próprio slash tira esse timbre de estúdio ao vivo, o objetivo é comparar as guitarras, e não chegar em um timbre padrão, alias, nem fiz esforço pra chegar no timbre original, apenas apliquei o mesmo set de vst's nas gravações que enviaram pra mim, e nem se quer usei simulação de marshall. Eu gravei apenas as demos da vintage e a memphis, as outras enviaram pra mim com o som limpo da guitarra.



R. Carvalho
Pensei nisso tbm, mas como era só pra demonstrar as diferenças acabei falando.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Som de Gibson? Desmistificando, desafio Gibson x Vintage AFD