Ajuda, Tarraxas da Vintage V100 AFD Paradise!

    Autor Mensagem
    Oijpedro
    Veterano
    # set/11


    Tenho até medo de Postar isso aqui. Bem, antes de tudo, Minha cidade não tem luthier, por isso recorro a vocês do fórum, a me darem uma ajuda. Como todos vocês já sabem, a vintage tem tarraxas wilkinson (muito boas). Bem, é aí que entra o problema.
    Quando toco a corda solta, essas tarraxas tão fazendo um "bzzz" metálico, que não sei o que é, e além disso (agora que vem a parte preocupante) elas nunca afinam direito! E quando afinam, estão desafinando rapidamente, questão de minutos. Por favor, eu sei que a vintage não é assim que as tarraxas dela são de qualidade, por isso recorro a vocês para me ajudarem urgentemente. Obrigado!

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Oijpedro: elas nunca afinam direito! E quando afinam, estão desafinando rapidamente, questão de minutos.

    Verifica se as cordas estão amarradas SEM folga. Mesmo não sendo novas, acontece delas cederem um pouco. Ante de tocar, ao afinar, eu sempre puxo as cordas pra forçá-las a ficarem sem folga.

    Puxar assim (claro que não é pra ser um ogro ao puxar!!!): http://img28.imageshack.us/img28/1835/l2f7.jpg

    Muitos casos de "culpa das tarraxas", aqui do FCC, acredito que sejam por causa disso.

    Esse "bzzz" deve ser pq alguma tarraxa não tá firme. Sem luthier, a coisa complica...

    Abs e boa sorte.

    Oijpedro
    Veterano
    # set/11
    · votar


    MauricioBahia
    Valeu cara, vou verificar se é isso. Se bem que minhas cordas tem 3 meses e tão o tempo todo assim, provavelmente não será isso. Mesmo assim, vai que é, né?! Obrigado.
    Abç.

    Carregando
    Veterano
    # set/11
    · votar


    MauricioBahia

    eu também tenho o costume de fazer isso antes de afinar...
    principalmente quando tenho que afrouxar as cordas


    Quando toco a corda solta, essas tarraxas tão fazendo um "bzzz" metálico


    tu deixa aqueles restos de corda enrolados no headstock?
    porque na minha da um barulho assim, e sempre é esses pedaços de cordas que ficam vibrando umas nas outras.

    se tiver, corte elas e tente denovo.

    Oijpedro
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Carregando
    Não, eu corto esses restos. Mesmo assim, valeu!
    abç.

    AndreMagoo
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Cara as tarraxas são presas no headstock por uns parafusos que são presos embaixo e umas porcas que entram por cima. Já viu se tá tudo justo? Já tive um problema desses e era a porca que estava meio frouxa.

    Oijpedro
    Veterano
    # set/11
    · votar


    AndreMagoo
    voce tá falando do "bzzz" ou de nunca afinar?

    Will Bejar
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Oijpedro
    Faz uma busca, tem alguns tópicos sobre como colocar as cordas na guitarra... Acho que se vc recolocar, pode ser que melhore.

    Thiago Teixeira
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Oijpedro

    Cara, minha Tanglewood TSB (LP), também faz um "bzz" quando eu afino, mas creio que seja pela corda estar mal colocada, não mexi por que logo vou levar no luthier, é o encordoamento que veio de fábrica ainda...
    Mas acontece que na corda sí e na sol, quando eu vou afinar mexo um pouco a tarraxa, faz um barulhinho e parece que eu dei uma volta com a tarraxa, muda meio tom ou mais na afinação da corda. Por um momento após a afinação, qualquer bend desafina essas cordas, eu tenho que afinar novamente umas 3 vezes até que fica afinado e daí fica normal, sem desafinar.
    Engraçado que são só essas duas cordas, devem ter sido colocadas de forma errada, mesmo.
    É isso que acontece com você?

    AndreMagoo
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Oijpedro

    Opa, tava falando do "bzzz".

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Oijpedro

    Cara, essas tarraxas são ótimas! Pode ser que, casualmente, as suas estejam com problema, mas faz o que o pessoal disse:

    1) certifique que seus parafusos estejam bem presos na madeira.
    2) certifique se as cordas estão bem amarradas e puxe-as da forma que falei pra evitar folgas.

    Se bem que minhas cordas tem 3 meses e tão o tempo todo assim, provavelmente não será isso.

    Não importa, vai ver que elas forma mal colocadas e estão frouxa e cedendo há 3 meses. Parece loucura, mas acontece.

    Olha a "puxada" aí!





    Abs

    Oijpedro
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Thiago Teixeira
    Mais ou menos, só não tem essa hora, que ela afina normal. HAHHAHA

    Nilo Dantas
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Tenho uma V100 Paradise tb e tem o mesmo problema que a sua! Veio de fábrica assim! Ainda não troquei as cordas então não tive como verificar se o problema eh na tarracha ou cordas.

    Mas o problema ainda está..

    daniel.damin
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Oijpedro
    Nilo Dantas

    E ai caras, satisfeitos com essa guitarra incrivel?

    Acho que vou pegar uma hoje, ai vou ficar com uma V100 Gold Top e uma V100 Paradise.

    Conheço muito bem a marca Vintage, e me arrisco a dizer que a Paradise é a top de linha da marca!

    Na época em que comprei a minha Gold Top eu já queria ter pego a Paradise, mas de acordo com a habro estava em falta,! Vc lembra dessas paradas neh Oijpedro???

    Mas sábado qnd fui comprar umas cordas me deparei com uma na loja cara, e super barata perto dos preços da net!

    Em uns foruns gringos a galera tem colocado uns caps Seymour Duncan (os mesmos do modelo da Gibson do Slash), e o resultado tem sido incrível segundo eles. Alguns chegam a compará-la as Gibsons, afinal tem boas madeiras, boa contrução e boas tarrachas, a unica coisa que ficaria devendo mesmo seria na captação!

    Minha idéia é justamente essa, comprá-la, usar assim por enquanto e quando rolar uma graninha extra comprar o par de Seymour, ahahaha!!!

    Oijpedro: Eu sempre te invejei por ter a Paradise, mas parece que chegou minha vez! Ainda estou tentando resistir a GAS, mas....sabe cumé!!!

    pOkiz
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Pelo preço das LP da Vintage é uma puta guita, tenho uma e recomendo (:

    Paguei R$900 na época rs

    gucrispim
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Oijpedro
    A porca de cima da tarraxa estando solta ou nao estando bem firme pode fazer o "bzz" e pode ser a responsável por desafinar, já que a tarraxa fica livre para rodar no buraco.

    DogMan
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Oijpedro
    A minha tem um "problema" bem parecido. Levei em dois luthiers e o veredicto foi que as tarraxas eram as responsáveis pela vibração. Ainda não as troquei porque o barulho não é transmitido para o amplificador e, ao contrário da sua, a afinação segura muito bem.

    A minha V100 está com cordas 0.010 colocadas pelo luthier e as sobras foram devidamente cortadas. Apesar do barulho a guitarra é espetacularmente macia.

    OldBlues
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    DogMan
    Tenho uma Cort , e também tem o mesmo problema, como a sua, não da para perceber quando ligada no amplificador.

    rcorts
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Estou maluco por uma dessas. Depois que eu testei uma em mãos aí sim que eu vou pegar uma pra mim mesmo. Eu ia pegar uma ano passado, mas aí meu filho nasceu e não estou mais podendo gastar dinheiro nem pra comprar cueca, kkkkkkk.

    Se guitarrista já é quebrado, imagina guitarrista e pai então.

    Eu já testei uma dessas e achei muito boa a guita. Não descarto a possibilidade de que se eu pegasse uma dessas trocaria as tarraxas por um jogo das Gotoh Magnum Lock, e talvez posteriormente um nut earvana e captadores Gibson, ou Seymour Duncan Jazz no braço e 59' na ponte.

    Mas vou ter que ir juntando a grana nesse ano e pegar uma só no final do ano. Mas com certeza vou comprar, pois é uma Les Paul muito boa.

    Esse problema de "buzz" já notei em violões e em guitarras mais baratas que já tive (JENNIFER, Squier e um violão Giannini). Em todos o problema era folga nas tarraxas e também deixar corda enrolada sobrando ajuda deixar as tarraxas folgadas e a afinação instável. Nem sempre tarraxas com trava são necessárias. O mais importante é saber onde ficam os pontos de atrito e perda de afinação e evitá-los.

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Eu tenho uma dessas. Ela faz o tal barulhinho de vibração, mas com o amp ligado é praticamente imperceptível, eu só escuto mesmo quando tá num volume muito baixo.

    E comigo a afinação segura numa boa, as tarraxas são ótimas.

    É uma baita guitarra pelo preço! Tô de olho numa teleca deles, tentando me segurar pra resistir à GAS, mas tá difícil.

    rcorts
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    GuitarristaDoNickEstranho

    Pô meu, que estranho seu nick, he he!

    Cara, tem um set de tarraxas com trava da Gotoh desse mesmo estilo "tulipa vintage". A referência desse set é Gotoh Magnum Lock SD-90 MG SL.

    Quando eu tava com a Epiphone Standard, instalei um kit desses e poxa vida, além de não apresentar folga, e nem fazer esse buzz, mantinha a guitarra afinada excelentemente.

    Acho a melhor opção de tarraxas com trava pra Les Pauls, porque na minha humilde opinião, não gosto de Les Pauls com tarraxas metálicas ou de aspecto moderno, as que melhor combinam são as tulipa vintage mesmo.

    Willie Adler
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    rcorts

    Eu também não gosto muito de tarrachas tipo grover em les paul...
    O máximo que ainda aceito, são aquela tulipas metálicas.

    Tenho uma V100 AW e a minha não faz esse "buzz" só que ela dá umas desafinadas leves depois de tocar um tempão, não sei se é normal para o padrão wilkinson. Apesar que to me espantando um pouco com a minha pegada que ta um pouco bruta.

    rcorts
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Willie Adler

    É mesmo, tarraxas metálicas meio que descaracterizam a imagem já consagrada de Les Paul.

    É fácil a gente colocar logo a culpa nas tarraxas, he he! sendo que às vezes o problema está no uso que fazemos delas, ou até em outro ponto de atrito do instrumento.

    Tenho uma V100 AW e a minha não faz esse "buzz" só que ela dá umas desafinadas leves depois de tocar um tempão, não sei se é normal para o padrão wilkinson.

    Cara, a esse respeito, já tive experiência tanto com tarraxas sem trava (Epiphone Standard e Fender Strato Mexicana) que eram muito boas, mas que acontecia o mesmo problema que o seu, e com trava (planet waves na strato e Gotoh SD-90 MG-SL na Epi). Sem dúvida alguma, as tarraxas com trava são uma benção. Antes eu ia treinar e ficava economizando em bends e vibratos por que senão tinha que ficar revendo a afinação o tempo todo. Depois dessas tarraxas posso sentar a mão que as guitarras permanecem afinadas além de várias horas, chegando até vários dias.


    No mais, veja se não tem corda enrolada no post da tarraxa com folga, ou se o nut não está prendendo a corda impedindo-a de retornar ao mesmo ponto estático inicial após um bend. Se não for nada disso, essas tarraxas da Gotoh que indiquei são uma excelente pedida. Tem também os nuts da graphtech feitos em TUSQ que permanecem constantemente com uma boa lubrificação eliminando assim o atrito com a corda e que deve ajudar a melhorar esse problema das tarraxas, sendo ao mesmo tempo uma solução mais barata do que um jogo de tarraxas com trava.

    Willie Adler
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Willie Adler
    · votar


    rcorts

    Bom quanto a essa questão, eu quase não deixo voltas nas tarrachas, sempre fiz do jeito que foi explicado no vídeos postado pelo
    MauricioBahia, e também sempre deixo o nut bem "untado" com grafite.

    É que se você toca muitos arpejos, double-stops e trabalha bastante com acordes, fica muito criterioso quanto à afinação.

    Mas quanto ao que você disse sobre tarrachas com trava são uma benção mesmo, tenho as planet waves numa guita aqui, aquelas que cortam a sobra de corda; e cumprem tudo o que promete.

    Vou esperar bastante para ver se compensa troca de tarrachas, e vou tentar também outros encordoamentos, tanto marcas quanto calibres; apesar de achar que para sair dessas tarrachas só compensa com trava, acho elas muito boas (as wilkinson que vieram com ela). Foi como disse, minha pegada que está mais agressiva, muitos bend's de 1,5/2 tons, os vibratos as vezes chegam a 1 tom.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda, Tarraxas da Vintage V100 AFD Paradise!