Som de Gibson? Desmistificando, desafio Gibson x Vintage AFD

Autor Mensagem
krixzy
Veterano
# nov/14 · Editado por: krixzy


Fala galera!!!

Bom é o seguinte, as vezes vejo a galera falando:


"Ah, a guitarra é boa, mas você nunca vai ter o som de uma Gibson com ela"

"Som de LP só de Gibson"

bla bla bla....



Então para os fãs de marca, quero propor um desafio, você que pagou uma fortuna na sua Gibson e tem essas frases acima decoradas pra jogar em cima das outras marcas, te desafio em uma comparação de timbre ou som de Gibson como queira, será sua Gibson contra minha humilde Vintage AFD Paradise.

Vai funcionar da seguinte forma, você que tem uma Gibson, vai pegar o riff dessa música aqui, até os 30 segundos dessa música já é suficiente:




Link da tab pra facilitar:
http://www.songsterr.com/a/wsa/guns-n-roses-nightrain-tab-s19645t1

Grave o som da sua guitarra tocando o riff, e vai tirar uma foto sua com a sua Gibson afim de provar que sua guitarra é realmente uma Gibson.

A foto com sua guitarra, você pode postar aqui no forum, assim você já adianta pra galera que entrou no desafio e a galera já fica no aguardo dos sons para comparação.

O som que vc gravar com ela, você não vai postar aqui, você vai mandar pra mim o arquivo em MP3, preferencialmente 320 kbps, mande apenas o som da guitarra sem a BT, depois irei postar aqui a minha gravação e a sua, sem identificar qual é qual, e vamos aguardar a opinião da galera, quero ver se os autores das frases acima vão identificar sua Gibson.

Meu e-mail: afkronnie@gmail.com

No assunto do e-mail coloque "Desafio Gibson x Vintage AFD - (seu nick no forum)

Obs: Sugiro gravar acompanhando a BT pra ficar no tempo exato da versão original.

O objetivo será mostrar que com uma Vintage dar pra tirar um som igualmente bom ao de uma Gibson, falo igualmente bom pq o equipamento usado não vai ser o mesmo, e nem mesmo 2 Gibson's tem o mesmo timbre.

Pretendo acabar com esse papo de som de Gibson, pois não acho que isso exista, será que consigo?

Então, aguardo ansiosamente a participação de vocês!

Led Zé
Veterano
# nov/14
· votar


krixzy
Cara, não existe "som de Gibson". Cada Gibson Les Paul tem um som. As custom sem tampo de maple tem um som, as da década de 50 tem outro, etc. Fora as configurações de captaçãom, que são váaaaaarias em modelos Gibson, e elementos que não podem ser avaliados pelo som como tocabilidade. Isso aí que você tá querendo fazer é ilusão. Não tem aplicação nenhuma.

krixzy
Veterano
# nov/14 · Editado por: krixzy
· votar


Led Zé
A sua opinião é a minha, mas tem os que acham que o som de uma Gibson não se tira com outra marca, então meu objetivo é justamente desafiar eles e mostrar que essa coisa não existe.

ogner
Veterano
# nov/14
· votar


krixzy
Acho que isso é um retrocesso no forum de guitarra!

Essas coisas não existem, não tem como mensurar, nao tem como comparar num forum, gravar, postar, comprimir, sentir, som, e etc etc etc...

Cada coisa é uma coisa e cada coisa é coisa qual?

Hehehehe!!

Nao leva a lugar nenhum tópicos assim, na minha opinião! Tanto que existem MILHARES e sempre se repetem, pois não concluem nada...

R. Carvalho
Membro Novato
# nov/14
· votar


krixzy

Não precisei nem de uma Les Paul para tirar som de Les Paul :)
Alias... É uma Les Paul! :P

Led Zé
Veterano
# nov/14
· votar


krixzy
A sua opinião é a minha, mas tem os que acham que o som de uma Gibson não se tira com outra marca,
E não se tira! Assim como Gibson não tira de Vintage. Cada uma tem um som. Apenas compartilham de características típicas do modelo Les Paul. E dentro da Marca Gibson , temos de LPJ a Custom Shop´, cada uma com uma configuração e um som próprio. Se você tá querendo provar que sua Vintage pode tirar um som tão legal quanto uma Gibson , nem precisa continuar. Dá pra tirar sim. Vai depender da sua habilidade de tocar, do resto do equipo, da gravação, compressão, etc.

krixzy
Veterano
# nov/14
· votar


ogner
R. Carvalho

huehuehue pois é caras, estou ciente disso, mas queria ver os que ainda acreditam no papo de som de Gibson, eles ainda existem, só não sei se vão aparecer, claro que não dar pra duvidar da qualidade de uma Gibson, mas dizer que guitarras de outras marcas não tem um som igualmente bom é muita baboseira.

O próprio R. Carvalho demonstra isso no vídeo, e olha que a dele custou bem menos que uma Gibson.

krixzy
Veterano
# nov/14
· votar


Led Zé
Então mano, disso eu sei, não há guitarras com mesmo som, o objetivo é mostrar que dar pra tirar um som igualmente bom, e dar pra fazer até com guitarras mas baratas que a minha, e isso vcs já sabem, só quero mostrar isso pros que ainda duvidam.

R. Carvalho
Membro Novato
# nov/14
· votar


E não se tira! Assim como Gibson não tira de Vintage. Cada uma tem um som.

Se tira sim, e vice versa. Uma guitarra com um bom madeiramento, bem construida e com bons componentes, não importa a marca, no frigir dos ovos, vai soar a MESMA coisa. Você consegue fazer dois instrumentos soarem idênticos. Quem fala que não, é quem se enganaria FÁCIL num teste cego. O ouvido humano não é capaz de diferenciar nuances tão mínimas. Nós achamos que diferenciamos. Criamos e fantasiamos nuances microscópicas em nossas mentes por conta de padrões pre estabelecidos, mas a verdade é que isso não existe. Pega um teste cego de uma Vintage ou de uma Tokai, ou de uma Epiphone bem construída, ou de uma SX bem construida com as mesmas ferragens captadores e componentes de uma Gibson. Você simplesmente não vai notar estas diferenças num teste cego. Liga guitarra no valvulado, microfona, etc. Garanto que tem muito mais coisa neste signal chain todo que influencia mais do que estas pequenas pequenices.

ogner
Veterano
# nov/14
· votar


krixzy
Eu te entendo. Mas isso não é muito relevante ( vendo por essa ótica de comparação ). Geralmente quem fica muito preso a isso e lança essas premissas, não é de se levar muito em consideração. Não da pra falar nem que é iniciante pois tem uns velhões que se prendem a isso tb.

Cada qual tem seu som!!

:)

R. Carvalho
Membro Novato
# nov/14
· votar


krixzy
Concordo plenamente!
A pessoa pode querer uma Gibson por querer ter um instrumento com um acabamento diferenciado em nitrocelulose, tudo bem. Pode querer ter pelo "Gibson" no headstock. Pode querer ter pela beleza do instrumento. As vezes até pelo conforto, por ser um instrumento bem construído que vai ter uma ação boa no braço, não vai ter erros estruturais que instrumentos mais baratos TEORICAMENTE teriam, segundo alguns doutores aqui do forum. Blz, mas isso uma guitarra de seus 500 dolares (Ou até menos no caso das SX, Agile, etc) já oferece de forma extremamente satisfatória. Então Gibson para mim, no frigir dos ovos é status. Em 2008 toquei em muitas Les Pauls, de variados ranges na Inglaterra e foi o que me fez criar este conceito de que com tantas guitarras excelentes que "entregam" o mesmo som gastando no máximo 500 USD, eu só teria uma Gibson por status mesmo.

ogner
Veterano
# nov/14
· votar


R. Carvalho

Cara, acho q ate da pra soar igual, mas ae vc vai ter que querer fazer isso, ajustar paramentros para que elas fiquem iguais!! E pra que isso??????

O legal é justamente cada guitarra ter seu som. Isso acontece dentro de guitarras de mesma marca e ate modelo!!!!! Isso é a beleza!! A parada é como o SuicideGuy postou no outro topico:

"...Coloque a pretendida guitarra no colo, feche os olhos, teste e veja se gosta. Gostou? Não? Vamos pra próxima, agora gostou? Leva então, o resto é viadagem..."

Agora se vc vai fazer essa comparação entre modelos de SX lespa, ou se vai fazer isso com moldelos Lespa Custom Shop, é com vc... a parada é que cada guitarra soa de um modo, tenho isso muito claro na minha opinião!

Led Zé
Veterano
# nov/14
· votar


R. Carvalho
Olha vou te falar que escuto sim as diferenças. Primeiro que o primeiro teste que faço é com a guitarra desplugada. Depois som limpo. Ali já se percebe diferenças. E não sou nenhum super humano. Não estou dizendo que consigo diferenciar as marcas e nem que que marca tal vai sempre soar melhor . Ja fiz teste cego e escolhi a "pior". Mais uma vez , não estou dizendo que diferencio modelos e marcas de ouvidos, mas quando eu toco numa guitarra e depois pluga outra , ouço nitidamente a diferença. As vezes não é questão de pior ou melhor. Mas diferenças no timbre e isso é bem perceptível.

R. Carvalho
Membro Novato
# nov/14
· votar



Com stratocasters é a mesma coisa. Olhem o timbre que o Torresmo conseguiu com uma GBS pro. Corpo em Ash/Alder + captadores single adequados + braço em maple, comprimento de escala ideal + ponte vintage de 6 parafusos e pronto.

Cara, as pessoas querem mistificar algo que não tem o que mistificar, simples assim.

Filippo14
Veterano
# nov/14
· votar


R. Carvalho
Cara, o que ele quis dizer é que cada guitarra tem seu som, cada les paul vai ter uma nuance diferente. Tem Les Paul que tem um som mais de tele, outras tem um grave mais forte, outras puxam para aquele sustain muito longo, e por aí vai.

Todas as Les Paul, de qualquer marca, que manterem o padrão de madeiras (mogno, maple e rosewood/ébano), construção e qualidade vão soar como Les Paul. Agora, cada uma tem seu som, uma LPJ não tem o som de uma réplica de 59, da mesma forma que uma Vintage não vai ter o som de uma Les Paul Standard da Gibson, e uma SX não vai ter o som de uma Goldtop 56. A nuance é importante, mas não existe nuance pior ou melhor, e sim a que cabe para o seu gosto.


Vários caras dizem que muitas réplicas de 59 da Gibson soam como Les Pauls normais, nem todas são espetaculares, da mesma forma que uma guitarra da Vintage pode calhar de ser espetacular e melhor que uma Gibson.

Numa mix, é possível fazer quase qualquer coisa. O Page gravou várias coisas com tele e todo mundo achava que era les paul. Muita gente diz que o Hendrix gravava de Les Paul e usava no show uma guitarra mais barata (strato). Vai saber qual é a verdade, no estúdio é possível fazer qualquer coisa, mas isso não quer dizer que todas essas guitarras tem o mesmo som.

R. Carvalho
Membro Novato
# nov/14
· votar


ogner
Led Zé
A questão é, sonoramente, você não precisa gastar rios de dinheiro para chegar no MESMO lugar que uma Gibson ou Fender chegariam. Se paga a mais por conforto e estabilidade no instrumento, por uma construção mais primorosa, por NOME, por peças de mais alta qualidade, etc. Mas hoje em dia, seja com uma Epiphone Custom ou com uma Gibson LP Standard, seja com uma Fender Mexico ou com uma Fender American Deluxe, com um bom equipamento, você consegue chegar NO MESMO lugar, timbristicamente falando. Quem fala que não, idolatra estes instrumentos sem razão, como se houvesse uma linha sonora que os separassem dos outros.

Filippo14
Veterano
# nov/14
· votar


R. Carvalho
Mano, o som ta todo clipado, você quer comparar um som assim? E essas frequencias que passaram e cliparam o som? Será que elas não fodem o timbre no ao vivo? Brincadeira....

R. Carvalho
Membro Novato
# nov/14 · Editado por: R. Carvalho
· votar


Já tive:
Fernandes Ravelle Deluxe
Fender Mexico Deluxe

Hoje tenho:
Guitarra Strato montada por mim mesmo,
SX SSG

Timbristicamente falando, até prefiro as que eu tenho hoje, sem exagero algum. Mas o que você paga a mais em guitarras superiores, são por uma construção mais primorosa e estabilidade. Mas sonoramente falando, não é preciso de muito para se soar bem, não mesmo. Você precisa gastar, para ter uma ponte estável, tarraxas que não desafinem, um instrumento bem construído, que possa ser usado com uma ação de cordas baixíssima sem o mínimo trastejo, que seja durável. Fora isso, é tudo muito relativo.

R. Carvalho
Membro Novato
# nov/14 · Editado por: R. Carvalho
· votar


[repetido]

Filippo14
Veterano
# nov/14
· votar


R. Carvalho
A madeira não influencia no timbre? A construção, o encaixe do braço no corpo, a angulação do braço, a escolha das madeiras, isso influencia?

Quem inventou esses modelos consagrados? Com 60 anos de experiencia, será que eles não sabem mais que os outros como melhorar esses aspectos?

Quem tem acesso à estoques de madeiras bons? Eu e você ou marcas consagradas?

Quantas guitarras fodas essas marcas antigas construiram? E as marcas novas? Qual te dá mais confiança?


Não estou querendo defender ninguem, mas o preço caro é justificavel, só que pode valer a pena ou não dependendo da pessoa.

Invalid User
Veterano
# nov/14
· votar


Eu acho que quando aumenta o volume num amplificador decente a gente consegue ouvir as diferenças, mas não vai ser numa gravação, que pode ser microfonada de 'n' maneiras com microfones diferentes, que a gente vai notar essa diferença. Entretanto o lance de ter uma Gibson é mais uma satisfação pessoal, na minha opinião.

Tenho as duas e minha Vintage tá praticamente aposentada.

ogner
Veterano
# nov/14
· votar


R. Carvalho
Se paga a mais por conforto e estabilidade no instrumento, por uma construção mais primorosa, por NOME, por peças de mais alta qualidade, etc.
Concordo em certo ponto com vc nisso! Uma guitarra TOP oferece outras coisas alem do som que as diferenciam MUITO mais das mais baratas.

Tenho uma SX strat que ta toda mexida, tem um som muito bacana! mas não gosto de tocar nela, hehehe!! Nao como gosto das minhas Fenders ( tenho 2 ),
O pq?? Não sei explicar...Alguns centimentros a mais pra ca, pra lá, uma curvinha aqui, outra ali. Um braço MUITO mais bem feito..enfim...Mas o som da SX é demais!!!

R. Carvalho
Membro Novato
# nov/14
· votar


Se tira sim, e vice versa. Uma guitarra com um bom madeiramento, bem construida e com bons componentes, não importa a marca, no frigir dos ovos, vai soar a MESMA coisa. Você consegue fazer dois instrumentos soarem idênticos.


Filippo14 Faltou ler isso aí que postei ali em cima.

R. Carvalho
Membro Novato
# nov/14
· votar


ogner
Essas são exatamente as diferenças que senti entre as guitarras mais caras e mais baratas que já tive. Construção, esses centimetros pra lá e para cá. Mas sonoramente, eu te falo que eu prefiro muita guitarra mais barata que tive aqui às caras. Gostava muito do som da minha Fender Mex Deluxe, mas acho o timbre desta strato que montei aqui em casa, e da tele em mogno que montei de cair o cu da bunda, muito melhor que muitas mais caras que já toquei.
O exemplo da SX é igual. Acho que timbristicamente falando, espancou a Epi Custom que já tive e a Fernandes Ravelle Custom também, e algumas Gibsons que já toquei. É uma guitarra sem igual, tenho um negócio com ela que não tem base.

krixzy
Veterano
# nov/14
· votar


Invalid User
Eu acho que quando aumenta o volume num amplificador decente a gente consegue ouvir as diferenças

Diferenças sempre terá, mesmo colocando duas Gibson's do mesmo modelo, terá diferenças, porém, as diferenças não significam ruim ou melhor, e sim uma sonoridade diferente, é possível vc testar uma Gibson e uma SX ou vintage, e preferir o som da vintage ou SX, mas não significa que são melhores, apenas te agradaram mais em sonoridade.

Invalid User
Veterano
# nov/14
· votar


Discurso enlatado. Aposto que vai ser melhor, sim.

Alex guitar man
Veterano
# nov/14 · Editado por: Alex guitar man
· votar


Deveria ser diferente, todos deveria gravar o som limpo da guitarra e você colocaria o mesmo efeito em todas! :)



R. Carvalho

Então cara, você postou o video da SG não é?

Temos esse padrão em todas as guitarras gibson:

Tailpiece> Ponte >> Captador >>>>>> Captador>>>>

Da tudo na mesma só muda o formato do corpo não é?!

http://imageshack.com/a/img910/5315/Szrffw.png

renatocaster
Moderador
# nov/14
· votar


ogner

O legal é justamente cada guitarra ter seu som.

Exatamente! Eu não consigo entender pq que as pessoas fazem um esforço hercúleo para NÃO compreender isso. É uma questão tão simples, mas nego faz questão de querer complicar.

É daí que sai esses vídeos com essas comparações esdrúxulas. SX x Fender, Condor x Gibson, Gibson China x Gibson original, PRS x Cort....É um apetite para comparação que eu não entendo. Porque não aceitar o fato de que cada guitarra tem o seu próprio som? Se é bom ou ruim, vai da interpretação de cada um.

Eu entendo que o objetivo disso tudo é querer demonstrar que vc pode obter um som legal de uma guitarra com um custo menor. Bom, para mim não precisa nem comparar nada para chegar a essa conclusão. Mas a pessoa que está disposta a pagar um pouco mais num instrumento mais caro, ela pensa só nisso? Será que ela não analisa outros aspectos?

Enfim, é muito relativo isso. E não tem como provar absolutamente nada, pq os parâmetros são tão relativos quanto.

INNARELLI
Membro Novato
# nov/14
· votar


qual a diferença de uma gibson pra uma squier?

R. Carvalho
Membro Novato
# nov/14
· votar


Alex guitar man
É basicamente isso me caro!
Apesar de que nas Les Pauls tem a folha ou o top de maple por cima do mogno que dizem fazer alguma diferença sonora! Mas é bem isso mesmo cara. A construção destas guitarras é bem similar

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Som de Gibson? Desmistificando, desafio Gibson x Vintage AFD