Som de Gibson? Desmistificando, desafio Gibson x Vintage AFD

Autor Mensagem
Alex guitar man
Veterano
# nov/14
· votar


Beleza, quando vamos fazer?

Acho que nem vou gravar essa de agora então.

Mas vamos tentar igualar o volume das guitarras na hora de passar pelo VST pq uma interface tem volume diferente da outra então é melhor deixar o ganho de todas as guitarras igual!

krixzy
Veterano
# nov/14
· votar


Lelo Mig
Isso tudo é verdade, agora numa situação onde por exemplo:

R$ 3.500 ~ 4.000 = Gibson das mais baratas
R$ 1.000 ~ 1.400 = SX

E vc é um cara que ganha pouco, mas tem uma grana guardada que suou bastante pra juntar, e poderia comprar uma Gibson com o dinheiro que juntou, vc compraria a Gibson ou a SX?

Numa situação dessas, acho que o preço que se paga é muito alto em relação a todos os benefícios da Gibson, não acho muito viável.

krixzy
Veterano
# nov/14
· votar


Alex guitar man

Mas vamos tentar igualar o volume das guitarras na hora de passar pelo VST pq uma interface tem volume diferente da outra então é melhor deixar o ganho de todas as guitarras igual!

O volume até da pra ajustar, mas o ganho acho melhor deixar padrão em todas, por que cada captador vai ter um ganho diferente, ai se for mexer vai tirar a característica das guitarras.

Se vc quiser pode criar o tópico, e postar o meu e-mail que ta no inicio desse tópico, ai os que eu receber vou colocando os mesmos vsts pra depois postar todos aqui pra galera.

Alex guitar man
Veterano
# nov/14
· votar


mas vamos combinar os RIFFS tem que ser mais de um e com distorção midgain e high gain tmb?

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


Ainda voto em gravar em linha, sem nenhum efeito...

Dr.Blues
Membro
# nov/14 · Editado por: Dr.Blues
· votar


krixzy

Esse teste foi Squier x Mexican x American x Custom Shop.
Não sei se houve algum viés, mas mesmo guitarristas experientes parecem ter dificuldade de definir o que é " melhor"

http://youtu.be/QCEdT2d43jU

Um abraço

Alex guitar man
Veterano
# nov/14
· votar


Dr.Blues

Esse ROB é muito bom, tem um video que eles pegaram 2 guitarras, mesmo formato, mesmo captadores, construidas identicamente mas madeiras diferentes pra comparar

Dr.Blues
Membro
# nov/14
· votar


Alex guitar man

Então, nesse teste o Rob acha que a Squier é a Custom Shop , pelo conforto, peso, cheiro e outros critérios...

krixzy
Veterano
# nov/14 · Editado por: krixzy
· votar


Ismah

Ainda voto em gravar em linha, sem nenhum efeito...

E será, eu apenas colocarei o mesmo set de VST's em todos, então com o mesmo set, sem alterar eq, ganho, nada, o que houver de diferença na eq ganho e etc... será as características das guitarras em relação as outras, foi o que fiz nas 3 demos anteriores.

Alex guitar man
mas vamos combinar os RIFFS tem que ser mais de um e com distorção midgain e high gain tmb?

Pode ser, o mid gain pode ser esse mesmo do guns, posso colocar o clean desse mesmo riff pra comparação, e um hi gain, tem que ser um riff numa afinação fácil, em E ou Drop D, acho que a maioria aqui usa afinação padrão.

Minha sugestão seria esse:
https://www.youtube.com/watch?v=0fN07Kq4aTg
Tab

Dr.Blues
Massa vou assistir

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


krixzy

Fiz confusão vcs falando de drives aí :P

Quadrado
Veterano
# nov/14
· votar


Lelo Mig

Valor de revenda é um bom argumento.

Fernando
Veterano
# nov/14
· votar


Um comparativo de instrumentos usando VST não tem credibilidade nenhuma e chega até a ser infantil, desculpem.

Serve só como curiosidade, e olhe lá...

krixzy
Veterano
# nov/14
· votar


Fernando

E porque vc acha que não, pode explicar pq?

Alex guitar man
Veterano
# nov/14
· votar


krixzy

Por que ele deve achar que "VST não tem fidelidade ao instrumento"

krixzy
Veterano
# nov/14
· votar


Alex guitar man

Ah, os VST's não alteram as características do instrumento, na verdade acho que eles são bem transparentes, até uma troca de cordas se nota bem as diferenças.

Alex guitar man
Veterano
# nov/14 · Editado por: Alex guitar man
· votar


krixzy

Concordo totalmente!!


vamos fazer tudo com a afinação normal em E até a intro do guns?

E oque colocar pra usar o cap do braço

krixzy
Veterano
# nov/14
· votar


Alex guitar man

Hum tem isso, então é bom ver riffs na afinação padrão mesmo, quanto mais facilitar pra galera mais fácil participarem

Invalid User
Veterano
# nov/14
· votar


krixzy

Apesar de suspeitar da fidelidade do som que a guitarra entrega gravando em linha, comparado ao que ela pode entregar em um amp de qualidade em volumes mais altos, vou enviar a intro de Nightrain com a Gibson.
Só uma dúvida, tenho que gravar a guitarra plugada direto na entrada em linha do PC, correto?

Alex guitar man
Veterano
# nov/14
· votar


krixzy

Voce abre ou eu abro o topico?

Vamos combinar entao ja, o riff do guns ta confirmado, vai ter que falar as regras como por exemplo:

Gravar o som da guitarra "puro" (guitarra>interface> pc) sem usar EQ ou qualquer coisa. Vai dar pra saber se o cara fez algo pq o som e bem mortinho dela puro, pelo menos a maioria

Fernando
Veterano
# nov/14
· votar


Não é porque se nota diferenças num VST que ele é transparente... Mesmo o som mais "transparente" do VST é bastante comprimido. As nuances que realmente fazem diferença se perdem.

Quer comparar dois instrumentos de verdade? Toque pessoalmente com um amp de verdade, que preza a dinâmica e tem o som detalhado.

Um timbre mais ou menos assim:



Um dia que você fizer isso com sua AFD ao lado de uma boa Gibson, você vai perceber muita coisa de que nunca tinha se dado conta.

krixzy
Veterano
# nov/14
· votar


Invalid User
vou enviar a intro de Nightrain com a Gibson.
Só uma dúvida, tenho que gravar a guitarra plugada direto na entrada em linha do PC, correto?


Se vc n tiver uma interface de áudio sim.

krixzy
Veterano
# nov/14
· votar


Fernando
Não é porque se nota diferenças num VST que ele é transparente... Mesmo o som mais "transparente" do VST é bastante comprimido. As nuances que realmente fazem diferença se perdem.

Hu, mas um amp valvulado também não é comprimido? E vst's não são tão comprimidos como vc pensa não, não confunda um timbre todo processado com compressores e filtros com um timbre cru apenas com um drive, ou melhor, não confunda VST's o com timbre de uma pedaleira.

Claro que com vst's se perde algumas frequências, porem isso não é perceptível ao ouvido, eu não tenho duvidas que se eu tocar ao vivo pra vc em um teste cego, vc não seria capaz de dizer qual é o amp real e qual é VST.

Led Zé
Veterano
# nov/14
· votar


krixzy
não confunda VST's o com timbre de uma pedaleira.

Depende do VST e da pedaleira. Nunca trocaria o som de uma pod por um Guitar Rig . Existem péssimos e ótimos exemplos dos dois. Não generalize né..

krixzy
Veterano
# nov/14
· votar


Led Zé
Cara tbm não consigo gostar de Guitar Rig, gosto muito do TSE x50:

https://www.youtube.com/watch?v=mJ7zlcHi3cU

Fernando
Veterano
# nov/14
· votar


krixzy
Cara, conheço bem VSTs... Amps valvulados também, Gibsons também. Estou falando sem arrogância, numa boa.

Gosto de VSTs, gosto de guitarras baratas, mas ficar pregando que eles são tão bons quanto os equipos reais chega a ser ingenuidade. Ouvir é uma coisa, tocar é outra.

O dia que você tocar ALTO uma guitarra top em um amp realmente bom, você mudará de opinião. Sentir aquele crunch de Soldano na sua cara, ou aquele som fluido ultra-definido de um ENGL, ou o som 3D de um Vox AC30, ou a mordida de um 5150... Aí você vai ver que seus VSTs não são tudo isso.

Eu não tenho dúvidas que, no dia que você fizer isso, você vai até ficar com vergonha das coisas que têm postado. hehe

krixzy
Veterano
# nov/14
· votar


Fernando
Cara, conheço bem VSTs... Amps valvulados também, Gibsons também. Estou falando sem arrogância, numa boa.

Gosto de VSTs, gosto de guitarras baratas, mas ficar pregando que eles são tão bons quanto os equipos reais chega a ser ingenuidade. Ouvir é uma coisa, tocar é outra.

O dia que você tocar ALTO uma guitarra top em um amp realmente bom, você mudará de opinião. Sentir aquele crunch de Soldano na sua cara, ou aquele som fluido ultra-definido de um ENGL, ou o som 3D de um Vox AC30, ou a mordida de um 5150... Aí você vai ver que seus VSTs não são tudo isso.

Eu não tenho dúvidas que, no dia que você fizer isso, você vai até ficar com vergonha das coisas que têm postado. hehe


Cara, vergonha isso eu sei que não, não sou único que acha muito bom o som de vst's, já vi guitarristas bem famosos com disposição de tudo que é amp fazer demo de VST's e elogiar, apesar de que não to discutindo qual é melhor, apenas defendi a proposta de comparar o som das guitarras com VST's.

E sim, se um dia eu tiver a necessidade de um amp real, terei um dual rectifier ou 5150, mas no momento, vst's estão suprindo muito bem minha necessidade, e não acho que som de um amp seja melhor, já toquei em um valvulado de 100w, com 4x12, e sim, é muito bom, mas não acho vst's ruins comparando os 2, são apenas opções diferentes, e necessidades diferentes.

Fernando
Veterano
# nov/14
· votar


krixzy
Aí concordamos! Também gosto de VSTs e de guitarras mais em conta, e sei que, nas condições precárias que encontramos por aí para tocar, realmente uma Gibson não tem taaanta diferença pra quem ouve para uma Vintage AFD, por exemplo. Mas, nas condições ideais, o equipamento "real" acaba se mostrando muito superior - o que não quer dizer que os outros sejam ruins.

São situações diferentes como você disse.

Abs!

Eric 146
Veterano
# nov/14
· votar


Fernando

Gosto de VSTs, gosto de guitarras baratas, mas ficar pregando que eles são tão bons quanto os equipos reais chega a ser ingenuidade. Ouvir é uma coisa, tocar é outra.

O dia que você tocar ALTO uma guitarra top em um amp realmente bom, você mudará de opinião. Sentir aquele crunch de Soldano na sua cara, ou aquele som fluido ultra-definido de um ENGL, ou o som 3D de um Vox AC30, ou a mordida de um 5150... Aí você vai ver que seus VSTs não são tudo isso.

Eu não tenho dúvidas que, no dia que você fizer isso, você vai até ficar com vergonha das coisas que têm postado. hehe



Graças a Deus apareceu alguém sensato nesse tópico!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Fernando, concordo com tudo que você disse, sem mais!!
É muita gente sem bagagem nenhuma afirmando abusrdos e muitos ainda comprando como verdade. Esse papo de que colocando lado a lado de olhos fechados ninguém nota a diferença, chega a ser engraçado, de uma infantilidade monstruosa. Acredito que pra quem não sabe timbrar e não tem experiência com equipamentos de qualidade, pode soar na melhor das hipóteses parecido, mas afirmar que é a mesma coisa, aí é de chorar!
Uma coisa é achar que VSTs e guitarras baratas produzem bons resultados, sim é verdade. Dá pra tirar som sim, tranquilamente.
Mas um equipamento top é outra coisa... Ligar uma boa guitar em um amplificador valuvlado bem alto é o paraíso. Mas para diferenciar bem as nuances do som, tem que ter ouvido , experiência e ser um bom músico. Equipamento não faz som sozinho, quem faz o som é o músico.

krixzy
Veterano
# nov/14 · Editado por: krixzy
· votar


Eric 146
Esse papo de que colocando lado a lado de olhos fechados ninguém nota a diferença, chega a ser engraçado, de uma infantilidade monstruosa.

Você está dizendo que notaria só em ouvir?

Pq isso sim soa engraçado, de uma infantilidade monstruosa, acho que vc deve ta com muita euforia por ter tocado em um equipamento bom a pouco tempo e ta se precipitando, lembre-se que a maioria aqui sabe como soa um amplificador valvulado ao vivo, e se a maioria concorda com a qualidade de um VST, vc acha mesmo que a maioria está errada? Pense bem, vc não é o único que sabe o que é um amp de verdade, tem diferença? tem sim, mas sonoramente, em termos de qualidade, se vc ligar ao vivo um pc com vst's em uma caixa com bons alto falantes, ao lado de um valvulado, só em ouvir vc não saberia qual é qual, e o mesmo acontece em gravações, se vc quiser posso postar aqui pra vc comparar o som de um amp real microfonado e de um vst, e vc não saberia dizer tbm qual é qual, alias até fiz esse teste um tempo atrás, e a maioria votou no vst como o amp real.

Tente fazer o seu melhor timbre com sua guitarra e seu amp, e poste aqui, farei um com minha MG 32 usando apenas vst's, se sua teoria está correta, seu timbre mesmo gravado será bem superior ao meu afinal estou com equipamento barato e vst's, o som de amp tbm deve ser melhor em gravações, afinal as faixas de guitarra são gravadas assim nos CD's não é?

Faça isso, e com os resultados vc terá sua próprias conclusões.

Alex guitar man
Pode criar o tópico, as demos devem ser gravados guitarra interface pc, e enviados pro meu e-mail, dar um prazo de 1 semana pra juntar as gravações, dependendo do interesse da galera a gente estende.

Invalid User
Veterano
# nov/14
· votar


krixzy
mas sonoramente, em termos de qualidade, se vc ligar ao vivo um pc com vst's em uma caixa com bons alto falantes, ao lado de um valvulado, só em ouvir vc não saberia qual é qual, e o mesmo acontece em gravações

Como tu pode afirmar com tanta convicção que ninguém saberia diferenciar ao ouvir ao vivo? Conhece todo mundo tão bem? Ou é tu quem não consegue diferenciar e fica falando dos outros para não se sentir inferior? Outra coisa, som ao vivo e de gravação são universos muito diferentes. Eu acho que é possível enganar em gravações, talvez não para os de ouvidos mais apurados, com um bom sistema de som, monitores decentes etc. Porém ao vivo, o negócio é diferente.

Para a gravação, não tenho interface e não consegui baixar o sinal de entrada no pc, então ficou clippando. Se eu conseguir resolver o problema, eu envio.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Som de Gibson? Desmistificando, desafio Gibson x Vintage AFD