O que tá gerando discussão aqui no FCC de Guitarra?

Autor Mensagem
lufre
Veterano
# mai/14
· votar


eduardodff
O que tá gerando discussão aqui no FCC de Guitarra?



JJJ
Veterano
# mai/14 · Editado por: JJJ
· votar


Uma reflexão um pouco mais profunda, se me permitem.

Acho que algumas mudanças cosméticas, como as propostas, podem, sim, dar um ânimo ao fórum. Mas o buraco é bem mais embaixo... O problema não é circunscrito ao FCC, mas algo que permeia a nossa vida atual: queremos fazer tudo ao mesmo tempo. E acabamos não fazendo nada (EDIT: eu escrevi antes de ver o vídeo aí de cima!!! kkkk!!! Sincronicidade!).

Eu costumava parar para ouvir música. Era quase um ritual. Em casa, sozinho num canto, pegava o vinilzão, olhava a capa, tirava o bolachão de dentro, colocava no toca-discos, sentava no sofá com a capa e seus encartes e ouvia. Só ouvia. Não tinha celular pra tocar, e-mail pra ler, TV com 200 canais pra ficar zapeando, não existiam ainda fóruns, blogs, irc, icq, msn, orkut, facebook, instagram, twitter, whatsapp... Não, nada disso. Nada além de música. Ouvir música. De olhos fechados eventualmente. 20 minutos. Mais 20 pro outro lado.

E quando ia tocar? Pegava minha guitarra e tocava. Só ou com banda. Tocava horas e horas. Gravava. Regravava. Ouvia.

E tudo era assim. Se ia fazer uma coisa, fazia a coisa. Só a coisa.

Ai, aos poucos, entra em cena a ansiedade. O corre-corre. No princípio é bom. Você tem mais opções no seu dia. Novidades, gadgets, outros instrumentos, começa a mexer com vídeo, começa a se interessar por outros assuntos. É bom! É interessante!

Só que os dias passam e você começa a perceber que 24 horas é pouco. Você precisaria de um dia de 30, 35 horas pra fazer tudo que gostaria de fazer (e pode fazer!).

Mas como o dia não estica... O que você faz? Diminui o tempo pra cada coisa. Então você termina com 10 minutos pra escutar música "como se deve". Ou nem isso. E ouve música enquanto faz um bolo, enquanto corre, enquanto dirige...

E tem as outras "n" coisas, ao mesmo tempo, porque o tempo é curto. Queremos fazer tudo ao mesmo tempo. E acabamos não fazendo nada.

Se quisermos que o fórum seja interessante, temos que priorizá-lo. Se pintar uma JAM, por exemplo, e você gostar e quiser fazer, pare pra fazer. Senão não sai! Nunca vai dar tempo de fazer, se não houver prioridade. Não dá pra tocar e gravar a guitarra para a JAM enquanto você estiver fazendo bolo, correndo ou dirigindo. Tem coisa que tem que parar pra fazer!

Eu estou querendo fazer uma música para o "Festival do Minuto" do véio Casper. Tá no ar há semanas, meses! Mas cadê que eu consegui o maldito tempo pra fazer? E não tem jeito: se eu não priorizar, não vai pintar tempo! Se eu não parar, arrumar o equipo, gravar, editar, finalizar e tal, não vai sair sozinho. Tem que parar pra fazer.

Vou repetir a última frase pra ficar ecoando na cabeça de vocês (tipo hipnose):

TEM QUE PARAR PRA FAZER ZER ZER ZER ZEr Zer zer ...

led123_del321
Veterano
# mai/14
· votar


E outra... Um formato "rede social" não necessariamente tende à futilidade. A futilidade tá ligada diretamente ao conteúdo oferecido e trocado entre as pessoas, e não ao formato, funções e essas coisas. Vide o finado "Livemocha", por exemplo.

O respeito entre as pessoas também tá ligado diretamente a isso. Se o interesse da comunidade é aprender e ensinar, a tendência é atrair gente que procura isso. Ou seja, acho eu que isso aqui jamais viraria um facebook. Fora que, como eu falei, aqui tem moderação.

Thorin o Hobbit
Veterano
# mai/14
· votar


Eu acho que o contador de visualizações ja ia ser um grande avanço e de grande ajuda, novamente, assim como é o Fórum do Techmundo do qual também participo.

Uma coisa que penso em relação a criação dos tópicos "qual guitarra comprar" acho que o povo cria meio que cagando pras regras, as vezes sabem que tem o tópico FIXO mas pensam que não vão ver se eles postar naquele mundo de páginas, algo que mostre a rotatividade que tem nos tópicos fixos talvez ajudasse a evitar esse tipo de postagem.

Para apimentar a revolta, seria esse o culpado ? =P
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/263996/

lufre
Veterano
# mai/14
· votar


Bom vamo lá. se formos para pra pensar quando o FCC começou ninguem sonhava com rede social, os fóruns eram os pontos de encontro da galera então havia bastante gente. Estamos falando aqui do forum de guitarra, mas se pararmos para olhar o OFF TOPIC, na minha epoca de 2005 a 2007, era uma puta puteiro do caralho, topicos novos a cada 0,1 segundo, os moderadores ficando louco fechando tópico, começou a revolução do OFF TOPIC contra os moderadores, o SAM me baniu 07 anos(SETE!!!!!), voltei agora em 2014, mas desde quando saí em 2007, era o começo do orkut, ja se percebia a diminuição do interesse no fórum. então veio o facebook, e puxou o resto das pessoas. Concordo que do jeito que o forum está agora pode parecer parado, mas tb acho que as pessoas que aqui estão são mais comprometidas com a proposta do fórum. Até o OFF TOPIC tá menos besteirol.

Soluções ja foram ditas várias e concordo com elas, tenho pensado em uma que não sei se é viável pelo formato do fórum, mas poderia haver um aplicativo para smartphones para acompanhar melhor o forum.

Dependendo do seu trabalho qual seu tempo de sentar na frente de um notebook ou pc e ficar lendo o forum? no celular vc poderia marcar seus topicos de interesse e receberia as atualizações, o usuário poderia filmar alguma coisa interessante na tematica do fórum e upar diretamente do celular, entre outras coisas.Claro que precisaria de uma mudança de estrutura no fórum. Se eu tiver falando besteira podem taca as pedras kkk

Valeu

renatocaster
Moderador
# mai/14 · Editado por: renatocaster
· votar


Ano passado eu organizei o prêmio no fórum de guitarra na intenção de dar uma "chacoalhada musical" no fórum. Diria que foi proveitoso até, porém não causou o efeito que eu esperava. Mas eu contava com essa parte "negativa" também. Faz parte, coisas da vida.

Estou bolando um próximo, que desta vez seria mais abrangente e com o objetivo de atingir aos demais fóruns (teclado, violão, baixo, etc). Vamos ver no que dá.

nivekk
Membro Novato
# mai/14
· votar


cheguei atrasado, não tenho mais mt o que comentar, mas é difícil eu vir aqui no fórum de guitarra ver o q esta acontecendo justamente por causa dos tópicos d 'qual guitarra é melhor pra mim?", "guitarra x vs y" etc, axo q tem muita gente na mesma situação, por isso a bagaça não flui como deveria.

acompanho o fórum a muito tempo, não me registrava pq não via necessidade, pois todas as minhas dúvidas podiam ser supridas apenas lendo outros tópicos...
também entrei por causa das jams, (apesar da falta de tempo pra gravar qqr coisa), mas tenho total intenção de participar.


pra começar a mudança, sugiro uma jam de vanerão haushauhsuahshaushas

Jube
Veterano
# mai/14
· votar


Lição de vida do mano JJJ, falou tudo com precisão. Realmente é uma verdade absoluta. Acho que as ideias não vão alavancar muito as coisa não, visto que isso essa multitarefa é uma tendência de modo geral.

eric bluesman
Veterano
# mai/14
· votar


Olá amigos, acho que tudo que foi dito até aqui só nos mostra que queremos que o fórum se mantenha por longa data ativo, aprendi muitas coisas aqui desde quando comecei a ouvir comentários videos e afins , entendo que um fator determinante na queda da participação foi a multiplicação das redes sociais , facebook e whatsapp que acabaram tomando grande parte do tempo de muita gente , tb sou a favor de uma modificação da pagina do fórum , isso estimula tb , existem coisas interessantes aqui não podemos deixar a peteca cair , acho q a foto nos posts algumas enquetes abertas a discussão podem ajudar , algo que eu acharia legal tb é um local para composições , estimulando a galera a postar composições , instrumentais , coisas do tipo !!!

Luisfelp FR1
Membro
# mai/14
· votar


Eu já tive Facebook, só lá na época que ainda o Orkut reinava. E antes de sua popularização excluí, a razão é o fato de que eu dei uma analizada no layout geral dele e percebi que ele foi feito pra você literalmente 'perder o controle de sua privacidade'. Ele não funciona como um Orkut, se você der uma fuçada a fundo, digo muito fundo, nas configurações dele, ai você vai encontrar uma configuração de perfil ''menos expositiva''. Sei lá pra mim ele tem um sistema de 'privacidade' complexo demais para ser uma rede social, ao meu ver toda essa complexidade foi feita de propósito. Hoje em dia esse lance de privacidade ficou mais fácil do que antes do 'boom do FB'. Gostava do Orkut por causa do sistema de comunidades, que era praticamente um fórum (coisa que passa longe do FB), por isso gosto de acessar praticamente todo dia o fórum, por causa do jeito que ele é, pra mim, tentar torná-lo em mais uma rede social, ai que a coisa vai descambar de vez. Acho que a a proposta de mudança de layout dele interessante, algo como um contador de views do fórum eu acho essencial, pois ai da pra saber se, por exemplo, seu review foi útil ou não mesmo recebendo poucos comentários (falando nisso sei que estou devendo um review que prometi no final do ano passado, mas ele vai sair durante a copa, pois estou elaborando um review meio que ''fora do habitual'' pra ver se ele se torna mais informativo :D) assim como uniformizar o tamanho das fotos nos posts ou simplesmente poder anexá-las em um post é primordial pra mim. Fotos de perfil em cada post pode poluir a visão do leitor NMHO. Uma coisa que a galera poderia fazer com mais recorrência seria comentar o tópico que leu, nem que seja somente uma '' legal o que você escreveu/toucou/compôs'', pra mim esse feedback também é válido e interessante (por isso sempre o faço quando possível). Uma aplicativo do FCC seria bem legal, só que se for fazer, faz pra Windows Phone também, se não fico de fora xD.

lufre

o SAM me baniu 07 anos(SETE!!!!!)

O_O" Putz que tu fez?

MMI
Veterano
# mai/14
· votar


JJJ

Pior que é. Eu tenho tanta coisa para fazer, tanta coisa para pensar que um dia de 35 horas não resolveria. E não faço nada, pelo menos não faço direito muita coisa que eu queria. Pior ainda, metade do tempo que eu tenho para fazer o que eu preciso acabo gastando, pensando e lembrando o que eu tenho para fazer. kkkkkk

PGilbert
Veterano
# mai/14
· votar


algo que eu acharia legal tb é um local para composições

Não funcionaria.

O cara que compõe um instrumental de guitarra vai querer postar no fórum de guitarra e não no "geral", pois com certeza menos guitarristas ouvirão.

Isso se aplica para qualquer instrumento ou canto. E, aliás, já existe um produto do Studio Sol chamado PALCO MP3, onde vc pode postar suas músicas e ainda tem feedback de visualizações, comentários etc. A plataforma é muito boa, por sinal.

O lance de classificados também não daria certo. Tem muito mais coisa envolvida em abrir uma página de classificados do que simplesmente abrir um fórum específico.

Se eu fosse o responsável, a última coisa que faria seria montar um fórum de classificados, pois o tanto de problemas que isso trás o tornaria uma pedra no sapato - de quem administra - além de que o formato de fórum não é bom para esse tipo de coisa.

Se falássemos em produtos (como o Palco MP3, Forme Sua Banda, Guitar Battle etc), aí sim, poderia valer a pena criar um produto NOVO apenas para classificados de instrumentos musicais. Mas no fórum não funciona.

MMI
Veterano
# mai/14
· votar


lufre

o SAM me baniu 07 anos(SETE!!!!!)

Aprontou, hein? kkkkkkkkk

lufre
Veterano
# mai/14
· votar


MMI
Luisfelp FR1
Foi uma onda do OFF Topic a galera revoltadinha contra os moderadores. kkkkkk criancisse mesmo.

E a suspensão era ad eternum, eu que pedi pra voltar, pois tava interessado no fórum de guitarra e tals e que a fase da idiotice ja tinha passado kkkk quase me ajoelhei

nivekk
Membro Novato
# mai/14
· votar


lufre
putz q merda kkkkkkkkkkk

d.u.n.h.a.
Veterano
# mai/14
· votar


Aplicativo pra smartphone/tablet.

O layout desse fórum é uma merda de se usar em celular/tablet.

rafael_cpu
Veterano
# mai/14 · Editado por: rafael_cpu
· votar


JJJ
Pois é, infelizmente, hoje é assim mesmo... multitarefa, velocidade, ansiedade, superficialidade, etc.
Eu ouvia música do mesmo modo que você.
Hoje? Só no trânsito, na esteira ou num churrasco.
Complicado mesmo...

Abç
________________________________

TODOS
Acho que algumas mudanças estéticas são positivas, mas não essenciais e não terão grande eficácia.
Mas apoio elas.

Creio que o FB (que eu também não tenho) teve seu papel na diminuição da movimentação do Fórum sim, assim como hoje o faz o WhatsApp.
Isso é normal. Foi assim com o ICQ, MSN, Orkut, etc. É a vida...
Acompanho outros Fóruns (de assuntos totalmente diferentes) e isso é sensível neles também.

Entretanto, isso tudo não quer dizer que o Fórum tenha diminuído sua qualidade de conteúdo! O fluxo pode ter diminuído, mas a qualidade não.
Inúmeros são os posts cujos conteúdos são primorosos. Verdadeiras aulas que promovem a propagação, a produção e o compartilhamento de conhecimento.

Vejam, amigos, no mundo multitarefa, egoísta e sem tempo de hoje, alguém parar sua vida para postar um bom comentário, responder a uma pergunta devidamente, dar um conselho sobre algum equipamento, criar um tutorial, expor uma experiência ruim ou boa sobre determinado assunto, fazer um review, etc., é muita coisa.

E por todas essas razões, eu não troco qualidade por quantidade.

T+

eric bluesman
Veterano
# mai/14
· votar


acho q a ideia de um aplicativo muito boa, visto que a grande maioria dos casos a galera só consegue acessar a net por meio do seu telefone movel !!

ogner
Veterano
# mai/14
· votar


Esqueçam, nada sera mudado pela ADM do forum. Hehehehehe!!



#SAMémau

Delson
Veterano
# mai/14 · Editado por: Delson
· votar


Saudade do tempo que o FCC sorteava guitarras...

Edit: Esse ano o CifraClub atinge a maioridade. Tá na hora de rolar um sorteio de um carro...












...ou de uma guitarra, vocês que decidem...

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# mai/14
· votar


JJJ
Fica com um joinha. acho que sou um animal em extinção porque eu escuto vinil,CD,K7,mp3 e discos do YT. enquanto toco guitarra. As vezes escuto radio enquanto estudo ou faço outra atividade. Não são todos os Sábados mas 2 pelo menos no mês eu faço isso, ha 20 anos.
Mas eu cresci com essa cultura porque era o que se tinha, realmente hoje é tudo tão frenético que até emissoras de tv não estão suportando.

Acho este assunto muito pertinente e seria bom ter um tópico só pra ele.

escuto ainda gravações de k7 de varias bandas de garagem, que tenho ainda aqui.QDpre :( da certa saudade daqueles tempos.

JJJ
Veterano
# mai/14 · Editado por: JJJ
· votar


Luiz_RibeiroSP
da certa saudade daqueles tempos.

Ô se dá.

---

Uma outra sugestão: podia haver um "posto" de membro Conselheiro.

Seria alguém com menos "poder" que um Moderador, mas reconhecidamente um membro confiável, que não fala um monte de bobagem sem nexo e cujos conhecimentos podem ajudar aos demais. Não é alguém infalível (ninguém é...), mas é alguém que dá opiniões que podem, no mínimo, ser levadas em conta.

Assim de cara, o MMI, o Bertola e o Carlos Adolphs, para citar alguns, seriam membros óbvios para esse posto, entre outros tantos.

MMI
Veterano
# mai/14 · Editado por: MMI
· votar


JJJ

Há um tempo atrás eu dei uma sugestão parecida, ideia de um ilustre colega que acabou por perder a paciência e debandou.

A ideia era ter colunistas. Não sei onde sairia essa coluna, mas eu gostaria que fosse na página principal do Cifra Club (não do fórum, do site principal). Nem que saísse só na barra de "notícias" que vai rolando. Explico...

Agradeço por me colocar nessa lista, ainda em primeiro lugar, mas acho que muita gente viria antes. Não sei (nem é problema meu) do quanto esse fórum dá lucro, mas as propagandas estão aí para provar que algum entra, suponho que prejuízo não dá. E se tem interesse, gera "clicks", vende propaganda, vira referência (num assunto de guitarra procurado no google, quase sempre é dos primeiros da lista), tudo isso porque usuários se dispõem a gerar conteúdo de graça. Vejam, não quero que o fórum pague alguém para postar ou para escrever uma coluna, acho que deveria ser de graça como sempre postamos aqui. É só uma questão de retribuir uma visibilidade, talvez gerando mais "page views" ainda, mais receita para Cifra Club. E, por que não, um tópico aqui no FCC para comentar o artigo publicado.

Logo de cara, na conversa com este colega, o primeiro nome do nosso devaneio foi o Leandro Panucci. Um cara que já carregou nas costas esse FCC, postou muito material, ensinou muita gente. Assim como outros colegas já receberam algum reconhecimento pela atuação no FCC, talvez ele merecidamente poderia receber algum reconhecimento também, sendo um colunista do Cifra Club. O Bertola seria outro, se o Seiji (que compartilhava o tópico com ele) quisesse participar, também poderia apesar de ter se afastado. Diga-se de passagem, para quem não lembra ou não "conheceu", era outro super fera daqui e fez tanto que ainda merece a honraria. O Carlos Adolphs com certeza poderia ser outro colunista, mesmo sendo outro que se afastou. E de início ficariam apenas esses "monstros sagrados" do FCC, posso estar sendo injusto com alguém por ter esquecido (De Ros? Sim, pode ser...), mas a maioria ainda teria que comer muito feijão para chegar no tamanho de importância desses.

krixzy
Veterano
# mai/14 · Editado por: krixzy
· votar


PGilbert
O das fotos eu não acho boa ideia. Acho que polui demais a timeline do forum. As cores atuais pra mim também estão ok.

Por isso sugeri spoiler, spoiler faz muita falta, da pra postar fotos sem bagunçar o topico, do jeito que é, tu abre uma foto enorme, ai quer fexar n pode.


De Ros
Magoei!
Uuhauhauhauhauhauha, brinks!


Vc nem tanto, ainda aparece de vez em quando, mas tem uns ai que é raro ver um comentário que não seja no próprio tópico, e como disse, a verdade tem que ser dita, mas não sou contra o cara vim mostrar o trabalho, isso é legal pro forum, e vc posta alguns trabalhos bem interessantes, simples no que faz, sem frescuras, parece um cara humilde no que faz, desejo boa sorte e sucesso ai nos seus trabalhos ^^

renatocaster
Moderador
# mai/14
· votar


JJJ

Uma outra sugestão: podia haver um "posto" de membro Conselheiro.

Seria alguém com menos "poder" que um Moderador, mas reconhecidamente um membro confiável, que não fala um monte de bobagem sem nexo e cujos conhecimentos podem ajudar aos demais.


Os "Top Users" estão aí pra isso. Cobre deles, hehehe!

Frankie
Veterano
# mai/14
· votar


Eu gostaria que tivesse opção em apagar tópicos :(

renatocaster
Moderador
# mai/14
· votar


Frankie

Eu gostaria que tivesse opção em apagar tópicos :(

Eu tenhooooooooooooooooo!!! :P

LeandroP
Moderador
# mai/14
· votar


Tô mais pra ler do que pra escrever ultimamente.

overlappingcircles
Veterano
# mai/14
· votar


My two cents: A unica coisa que gostaria de ver mais aqui no FCC seria um foco maior dos usuários na música. Neste momento, estou com muito pouco tempo para música ou qualquer tipo de discussão ao seu redor, mas sempre me incomodou o fato dos usuários do forum pouco comentarem nos tópicos de divulgação de músicas. A minha participação tem sido muito pequena ultimamente, mas sempre me foquei no lado musical de TODOS os subforums. A musica é o mais importante, e o resto, secundário.

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


nivekk

Bora?

https://www.youtube.com/watch?v=XisJwIvWzwY

ALL

Acho que a remoção de tópicos, o app e as colunas seria bom... Sinto falta do Carlos, desde que ele saiu restou só eu e mais um (que eu sei) do som ao vivo...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que tá gerando discussão aqui no FCC de Guitarra?