Autor |
Mensagem |
sobrevivente Veterano |
# nov/13
· votar
Vintage tremolo 6 parafusos!
|
_bielmaia Membro Novato |
# nov/13
· votar
opa, voto numa ponte b) vintage tremolo 6 parafusos
|
boblau Veterano |
# nov/13
· votar
sobrevivente
Agradeço o voto - computado
_bielmaia
Agradeço o voto - computado
|
boblau Veterano |
# nov/13
· votar
*** INFORME DA COMISSÃO ORGANIZADORA ***
VOTAÇÃO DA PONTE ENCERRADA ANTECIPADAMENTE!
O grupo de desempate é formado por apenas 11 integrantes e 6 já votaram pela:
PONTE VINTAGE TREMOLO 6 PARAFUSOS
São eles:
sobrevivente AllanGouveia Thejapamuri Elucidator _bielmaia ALF is back
Agradecemos novamente à importante e rápida participação.
|
boblau Veterano |
# nov/13
· votar
Estamos revisando o texto da próxima fase que será da escolha das peças da guitarra. Devemos terminar no máximo até hj à noite, porém vamos tentar antecipar para aproveitar o entusiasmo da galera aqui.
Se houverem críticas ou sugestões, o SAC das Indústrias de Guitarras FCC estará aberto hj em horário comercial..... Rsrsrsrsrsr.
Comente, reclame, elogie, arregace, participe!
|
vintagentleman Veterano |
# nov/13
· votar
boblau
Pode montar a básica nessa configuração aí que não perde para Fender MIM alguma. Só precisa de uns bons pups de ALNICO. Certeza.
|
JJJ Veterano
|
# nov/13 · Editado por: JJJ
· votar
rcorts MMI ALF is back
Quando a guitarra "cobaia" do boblau ficar pronta a gente vai pra um boteco e pede pro garçon:
"Sai uma porção de tremoços com chopp pra todo mundo!" o/
Aí, o boblau vai pro cantinho, liga a guitarra e começa a tocar Smoke on The Water, Stairway to Heaven e Sweet Child o' Mine! kkkkkkkkkkkk
|
rcorts Veterano |
# nov/13
· votar
JJJ Quando a guitarra "cobaia" do boblau ficar pronta a gente vai pra um boteco e pede pro garçon:
"Sai uma porção de tremoços com chopp pra todo mundo!" o/
Aí, o boblau vai pro cantinho, liga a guitarra e começa a tocar Smoke on The Water, Stairway to Heaven e Sweet Child o' Mine! kkkkkkkkkkkk
Ainda por cima com a Strato FCC standard prontinha, ao vivo e a cores, he he, será um privilégio, he he.
|
JJJ Veterano
|
· votar
Pessoal, pra ficar claro pra todo mundo:
A escolha (da forma mais democrática possível) para a primeira guitarra padrão dos usuários do FCC 2013 foi a seguinte: Strato HSS, corpo em alder, braço em maple com escala em rosewood, ponte Vintage tremolo 6 parafusos.
Serão sugeridas 3 versões: uma básica (focada em custo/benefício) uma standard (que será a primeira - base para as demais) e uma top (com tudo do bom e do melhor).
Agora vamos entrar na terceira fase, que é a sugestão de peças para a guitarra standard. Quem não votou na primeira e segunda fase PODE sugerir agora, normalmente.
Temos duas opções de como se darão as sugestões: tudo de uma vez ou parte por parte. Estamos tendendo para a segunda hipótese, ou seja, separar as partes e anotar as sugestões para, por exemplo, corpos e braços primeiro, depois ponte, depois tarraxas, e por aí.
|
JJJ Veterano
|
· votar
Encontrei 3 modelos da Fender semelhantes à proposta, que podem servir como base para comparações:
Select Stratocaster HSS (top) 3000 dólares sugeridos
American Special Stratocaster HSS (standard) 1250 dólares sugeridos
Standard Stratocaster HSS (básica) 670 dólares sugeridos.
Detalhe: esses preços são os sugeridos pela Fender, lá fora. Essa "top" aí (coisa linda, hein?) não quero nem imaginar quanto sairia aqui... rs
|
MMI Veterano
|
# nov/13
· votar
JJJ
Essa "top" aí (coisa linda, hein?)
Primeiro pitaco: focar em guitarra para os olhos ou para os ouvidos?
|
MMI Veterano
|
# nov/13
· votar
JJJ
Põe na sua lista de possíveis fornecedores a StewMac.
|
HortaRates Membro |
# nov/13
· votar
Pessoal, estava sem nada pra fazer, entrei no site que o MMI passou e peguei os preços das peças pra montar a guitarra.
Corpo HSS - US$208.59 Braço com escala em rosewood - US$118.00 Ponte tremolo 6 pivôs Gotoh - US$64.75 Tarrax Gotoh Mini 510 - US$69.90 Neck plate - $7.98 Nut Graphtech - US$13.35
Total = US$482,57 ou R$1090,61 na cotação de hoje.
Lembrando que isso não inclui o frete, que deve ser mais uns US$200,00 pelo tanto de peça, nem os impostos, que aí vai da sorte de cada um.
Não coloquei captadores, escudo, ou parte elétrica, pois acho que pode ser comprada aqui por um preço legal. Com sorte fica menos de R$2000,00, o projeto final.
|
# nov/13
· votar
MMI
Essa "top" aí (coisa linda, hein?)
Primeiro pitaco: focar em guitarra para os olhos ou para os ouvidos?
Você é o cara que mais manja de hardware neste FCC disparado, sem dúvida alguma. Mas é possível que você tenha o tal "ouvido de ouro" de que tanto falam aqui...
Essa Fender aí, "TOP" como dizem, é realmente linda e, sem dúvida, ao menos ótima para os ouvidos.
É claro que um cara com a sua experiência e visão invulgares deve conhecer um sem número de instrumentos até muito melhores, mas poxa, essa guita aí, para 95% dos guitarristas do mundo, é uma guitarra foda...
Precisamos (e muito) das suas opiniões como benchmark, para buscarmos um aprimoramento constante e sabermos sempre o que existe na extremidade "melhor", digamos.
Mas aplicar isso nesse projetinho que, salvo engano, visa economia, é uma certa viagem, com todo respeito a você Professor, que sabe do assunto uns 1000% mais do que eu.
Ou seja, não importa o que façam, aqui, se vai ser básico, intermediário, ou top, obviamente, nada vai lhe impressionar, certo?
|
MMI Veterano
|
# nov/13
· votar
HortaRates
Mandei este porque 2 páginas atrás o JJJ listou alguns fornecedores de peças. É só mais uma opção...
|
Thejapamuri Veterano |
# nov/13
· votar
HortaRates
Uma vez eu pesquisei peça por peça, praticamente parecido com o projeto... Eu acho que não esqueci nem dos parafusos daquele pino de correia...
E nos meus calculos sairam por mais ou menos R$1800,00... Isso porque eu pesquisei de vários lugares, GFS, Mercado Livre, captadores... Isso já faz um tempo, então não é esse preço exatamente e eu tinha colocado uma margem para mais, assim dando uma noção de quanto no máximo eu gastaria... Eu peguei essa base para comprar se valia a pena comprar uma guitarra nova ou montar uma ao seu estilo... E decidi deixar para montar uma mais tarde, daqui alguns anos...
|
MMI Veterano
|
# nov/13
· votar
vintagentleman
Pô, cara... Não falei que esta guitarra é ruim não. Só vi 1 dessas até hoje e nem toquei.
Ou seja, não importa o que façam, aqui, se vai ser básico, intermediário, ou top, obviamente, nada vai lhe impressionar, certo?
Não é assim não. Tenho várias ideias, algumas suposições e poucas certezas... kkkkk
De fato, strato é uma guitarra que pouco me impressiona, são raras. Mas focando o projeto, dá para fazer coisa bem legal sim. E para deixar bem claro, são poucas stratos e teles que eu piro tocando, mas na mão de outros acho fodástica. Ou seja, dá para me impressionar sim, se for para eu tocar ou mesmo ouvir.
O alerta foi que dá para fazer guitarra bonitinha mas ordinária, mas também guitarra sem grande apelo visual e com som enorme. O corpo dessa aí foge do padrão tradicional, mas o corpo influencia menos na ressonância da guitarra, talvez deixe um pouco mais pesada. Por outro lado, existe a opção (discutível) de comprar um corpo bruto e botar uma folha da madeira que quiser, como flamed, quilt, birdseyes etc., como muita guitarra asiática de "custo-benefício".
Mais ainda, estou num projeto de uma guitarra custom. Vai ser muito legal...
|
# nov/13 · Editado por: vintagentleman
· votar
MMI
Ah, bom! Agora entendi... Pensei que você tinha insinuado que ela era bonita, mas que talvez não fosse boa...
É que eu acho que o JJJ está fazendo um trabalho ótimo, inclusive escolheu bem as referências.
Pelo menos eu concordo com ele, para mim a tal Fender é massa!
Eu queria uma! Rsrsrs
|
d.u.n.h.a. Veterano |
# nov/13
· votar
Quero deixar registrado aqui me descontentamento com o rumo que o projeto está tomando. Não que alguém se importe com que eu penso... Madeira gringa? Captação gringa comprada pela internet? Pensei que a ideia fosse justamente fugir das grifes, nomes, marcas e lugares-comum, e buscar uma construção que privilegiasse qualidade, simplicidade e preço razoável. E tá tudo indo pro lado diametralmente oposto à isso.
|
EduJazz Veterano
|
# nov/13
· votar
d.u.n.h.a.
Concordo contigo em partes: seria legal fazer com madeira e componentes nacionais... Mas comprar aonde? Até onde eu sei (e eu posso não saber muito) as opções nacionais são muito poucas... Principalmente no que se refere à confecção de corpo e braço!
Temos ótimos luthiers, mas aqui, por ser um guia, acho que seriam necessários produtos padronizados, "sempre à mão"... Aí não sei se dá pra fugir dos importados!
Quanto à captação, já acho que tem coisa boa por aqui (embora em menor número).
|
# nov/13
· votar
d.u.n.h.a.
Se você olhar meus posts aí atrás verá que eu penso mais ou menos como você...
Compras no exterior são difíceis para o usuário médio do Fórum, porque tem que saber ler em inglês, termos bem técnicos, usar cartão de crédito internacional (uma canseira para as administradoras autorizarem), tem preocupação com impostos, não há possibilidade de parcelamento.
Sem contar que com a cotação atual do dólar, é possível que o resultado final não seja muito compensador. Por isso defendia o upgrade lá atrás...
Mas foram estabelecidos critérios democráticos e o JJJ está seguindo coerentemente o planejado e o que foi eleito...
Só que um moleque de classe média não vai poder realizar o projeto sequer no nível básico ao final. R$ 1800,00? Isso é metade da renda familiar dele...
Ou seja, não vai dar para a galera dizer, quando ele perguntar qual guitarra deve comprar, para ele montar a FCC Standard básica com peças compradas na gringa, mais a grana pro luthier juntar tudo...
Sad but true...
|
# nov/13
· votar
EduJazz
Mas comprar aonde? Até onde eu sei (e eu posso não saber muito) as opções nacionais são muito poucas... Principalmente no que se refere à confecção de corpo e braço!
Por isso eu desde sempre defendo os upgrades...
|
d.u.n.h.a. Veterano |
# nov/13
· votar
EduJazz vintagentleman
Sobre madeiras, eu já dei a dica da RDC Guitars. Já comprei com eles e conheço um monte de gente que comprou. Um corpo + braço sai por menos de 400 reais, com madeiras nacionais. De captação tem a malagoli e o sérgio rosar. Ponte tem a da malagoli, que sai pouco mais de 100 reais, e é bem legal. Ou a da GFS, que sai super em conta. E tarraxa, fica a gosto de freguês.
Porque se for pra usar madeira gringa e peça importada comprada da gringa e gastar 2k, é mais jogo comprar uma guita, uma fender japa ou mex usada, uma charvel usada, ou algo do tipo e ir fazendo upgrades no instrumento.
|
# nov/13
· votar
d.u.n.h.a.
Porque se for pra usar madeira gringa e peça importada comprada da gringa e gastar 2k, é mais jogo comprar uma guita, uma fender japa ou mex usada, uma charvel usada, ou algo do tipo e ir fazendo upgrades no instrumento.
Corretíssima análise de Vossa Excelência!
|
f14gomes Membro |
# nov/13
· votar
é mais jogo comprar uma guita, uma fender japa ou mex usada, uma charvel usada, ou algo do tipo e ir fazendo upgrades no instrumento.
Mas nada impede que qualquer um faça os upgrades na guitarra que tiver em casa hj ou que quiser, com o que for colocado aqui para o modelo do zero. Por exemplo, se eu quiser só trocar o corpo de basswood da minha por outro em alder, eu terei ideia do valor e de onde procurar, o mesmo pra ponte, ou tarrachas, ou captadores, ou braço, enfim todas as partes. O que não seria possível se o projeto do tópico fosse de upgrade, o mesmo já nasceria engessado, ou seja, tenho q partir deste modelo, se não, não vai dar certo.d.u.n.h.a.
|
JJJ Veterano
|
· votar
MMI Primeiro pitaco: focar em guitarra para os olhos ou para os ouvidos?
Pode ser pra ambos? hehehe
Põe na sua lista de possíveis fornecedores a StewMac. Beleuza. Quanto mais, melhor.
MMI vintagentleman Gente, essas guitarras que eu coloquei aí são só uma referência básica, um parâmetro de base, não é pra ficar igual...
EduJazz vintagentleman d.u.n.h.a. Quero deixar registrado aqui me descontentamento com o rumo que o projeto está tomando. Não que alguém se importe com que eu penso... Madeira gringa? Captação gringa comprada pela internet? Pensei que a ideia fosse justamente fugir das grifes, nomes, marcas e lugares-comum, e buscar uma construção que privilegiasse qualidade, simplicidade e preço razoável. E tá tudo indo pro lado diametralmente oposto à isso.
Mas que rumo, fio? rs O rumo será dado por todos. Só coloquei alguns exemplos de lojas onde se pode achar peças. Tem opções nacionais equivalentes? ÓTIMO!!! É só listá-las. Eu mesmo tenho uma: captadores.com.br
Aguardem aí que logo chega a primeira questão, sobre estrutura da guitarra!
|
Metal_Owns Membro Novato |
# nov/13 · Editado por: Metal_Owns
· votar
Me nego a votar daqui em diante.
Na minha opinião, não deveriam ter incluído a opção de alder, já que era para ter escolhido madeiras nacionais, para baratear o custo, porém mantendo a qualidade.
E gostaria de saber qual o motivo de não ser possível a ponte de 2 pivôs. Pessoalmente, não curto a vintage tremolo.
Mas sério, qual o motivo da escolha e da inclusão do alder? Só porque a Fender usa? Não quero discutir, mas querem Fender, comprem Fender. Achei que o objetivo seria uma guitarra com custos barateados (usando madeira nacional, que tem ótima qualidade e preço excelente)
|
JJJ Veterano
|
· votar
Metal_Owns
Tudo era possível: marupá, freijó, ponte de 2 pivôs. A escolha foi democrática...
Além do mais, essa que foi escolhida é a base da guitarra STANDARD. O modelo básico pode seguir um caminho mais na linha do custo/benefício.
Eu preferia braço maple/maple e SSS... Mas não é por isso que vou desistir de tentar "criar" uma guitarra boa, com as características que a galera escolheu. Depois virão outras, inclusive outros modelos, como Telecaster, que tantos queriam. Mas se o primeiro não sair, babáu.
Agora, se você não quer participar, ok. É um direito seu.
|
f14gomes Membro |
# nov/13
· votar
caraca o pessoal não lê o tópico inteiro e fica choramingando... e isso pq nem vai gastar nada, só trocar informação hein.
|
boblau Veterano |
# nov/13
· votar
Metal_Owns
não desanima não!
Veja bem, neste momento vamos justamente começar a viabilizar a montagem da guitarra e as dificuldades vão aparecer, como esta que vc bem colocou.
Na minha opinião ,vc está correto, mas a maioria votou em uma configuração diferente e é aí que mora a maior virtude. É uma guitarra que agrada a maioria, mas de acordo com a dificuldade e o custo da montagem, as novas sugestões vão aparecer. Inclusive a sua.
Continue no projeto, sua opinião é importante.
|