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      Projeto Guitarra Standard - Escolha dos Usuários 2013

      Autor Mensagem
      rcorts
      Veterano
      # nov/13
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      JJJ

      Cara, vou até checar pra ver se realmente tem trava de plástico. Se for, deve ser um plástico filho da p***! porque estou com estas tarraxas já há uns 3 anos e nunca me deram qualquer tipo de problema.

      JJJ
      Veterano
      # nov/13
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      rcorts
      Nesse caso, vou deixar o link pra caso alguém se interesse:

      http://www.musicalgrellmann.com.br/tarraxas-planet-waves-pwat331l-chro me.html

      rcorts
      Veterano
      # nov/13
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      JJJ

      Cara, pelo que vi aqui, parece que realmente é de "plástico". Na verdade parece ser de polietileno, aquele mesmo material usado nos cabos de panela de pressão.

      Depois que você falou eu encontrei o tópico do cara que teve um poste destas tarraxas rachado. Não sei não, fiquei imaginando que se realmente o cara botar muita força na hora de rosquear a trava pode quebrar mesmo. Mas juro que não precisa. Basta rosquear de leve a rosca atrás da tarraxa e a afinação já se mantém por um bom tempo. Nunca tive problemas nos meus ensaios e até em casa após muitos dias a guitarra permanece sempre bem afinada.

      Já tenho experimentado estas tarraxas inclusive com alavancadas e segura afinação numa boa. Só não segura mais porque minha ponte é tremolo vintage. Acho que se fosse uma 2 pivôs com hipshot tremsetter a afinação se manteria bem mais, mesmo após muito mais alavancadas.

      JJJ
      Veterano
      # nov/13
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      rcorts
      Ok... Bom, o link tá aí em cima, pra quem quiser, mas esse é 3x3! Não serve pro nosso projeto (a menos que o headstock seja totalmente não convencional... rs).

      PESSOAL

      Vamos terminar com tarraxas. Se ainda tiverem mais alguma sugestão, digam aí!!!

      vintagentleman
      Veterano
      # nov/13
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      JJJ

      Essa experiência relatada aí em cima de rachar a rosca deve ser mesmo muito desagradável... eu pelo menos dispenso rsrsrs

      rcorts
      Veterano
      # nov/13
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      vintagentleman

      Pior que rachar é queimar, eu também dispenso. K kkkkkk.

      JJJ
      Veterano
      # nov/13 · Editado por: JJJ
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      *** INFORME DA COMISSÃO ORGANIZADORA ***

      Ok, fim de papo para tarraxas. Depois a gente compila as sugestões que houve.

      Último ponto a discutir: outras ferragens, estética e elétrica. Escudo, neck plate, back plate, canoa com jack, pots, knobs, string trees, enfim... o "resto".

      Vai ficar muito complicado pegar cada pecinha aqui ou ali, então seria interessante sugerir lojas/sites que vendam várias dessas coisas, pra facilitar a vida da galera, como a GFS (lá fora) e a Malagoli (aqui), por exemplo. Ou, sei lá, essas miudezas muitas vezes a gente encontra no ebay ou no ML a preços razoáveis. Ou até mesmo na lojinha perto da sua casa...

      De qualquer forma, se alguém tiver uma baita dica pra dar sobre essas partes, fale ai!

      MMI
      Veterano
      # nov/13
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      JJJ

      Neck plate eu sugeriria do nosso antigo de FCC Jimmy Vandrake, pena que ele cancelou o cadastro. Mas se alguém tiver o contato dele ainda, mesmo sendo ex-membro, acho que é o mais adequado para este projeto. (O colega Buddy Guy deve ter).

      JJJ
      Veterano
      # nov/13
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      MMI
      Se entrássemos numa de personalizar, seria bacana. Mas já me desiludi quanto a isso.

      SkyHawk
      Membro
      # nov/13 · Editado por: SkyHawk
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      Hardware é Guitar Fetish sem dúvida, pega tudo lá. Não esquece dos strap locks !!!!

      JJJ
      Veterano
      # dez/13
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      *** INFORME DA COMISSÃO ORGANIZADORA ***

      Lista de Sugestões de Tarraxas

      vintagentleman
      Tarraxa para o modelo de entrada: Wilkinson sem trava. Boa segura bem a afinação, barata e macia. Não dá para apertar muito a rosca durante a instalação da tarraxa porque ela quebra, ainda assim tem ótimo custo X benefício.
      Para os demais modelos: Sperzel com trava. A melhor que eu já vi. Muito robusta, não desafina nem a pau, fácil para instalar as cordas. Mas são caras.

      SkyHawk concorda

      AllanGouveia
      Sugiro a tarraxa com trava wilkinson... Acho a melhor em Custo-benefício e também é mais mediana (standart) como o projeto! http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-525018768-tarraxas-wilkinson-tr ava-ez-lok-vintage-6-linha-cromadas-_JM

      MMI
      Há uns anos atrás, eu troquei as tarrachas da minha strat por sperzel com locking e staggered (já era).
      Hoje o projeto é com Gotoh 510 delta series.
      Não sei o preço, suponho que não sejam da ideia custo benefício, mas são muito boas.

      clguitar
      Tarraxa, na minha opinião, tem que ser locking pra todos os modelos. Sperzel ou Hipshot pro modelo top, Wilkinson Ez Lok pro standard e genéricas pro básico.

      JJJ
      Marca: Wilkinson
      Modelo EZLok-Vintage-Style
      Preço: 29 dólares na GFS (link abaixo)
      http://www.guitarfetish.com/Wilkinson-EZLok-Vintage-Style-Tuners-for-F ender-Headstocks_p_886.html
      Motivo: marca razoavel, preço bom, staggered, ezlok...

      Pra quem prefere o estilo Fender Vintage, tem essas, ao mesmo preço:
      http://www.guitarfetish.com/Wilkinson-Fender-Style-Nickel-Tuners-Six-f or-Strats-and-Teles_p_891.html

      rcorts
      Eu também vou sugerir essa Wilkinson EZlok. Acho um bom custo benefício.

      SpectrosGuitarman
      se a idéia é importar peças, a schaller tem um preço bom pelo distribuidor all guitar parts. Não penso que usar tarraxas com trava seja necessário, é caro, e um luxo que a pessoa pode customizar se quiser.

      ***************

      Está terminando o prazo para os demais itens menores (mas nem por isso, deixam de ser importantes!!!)

      rcorts
      Veterano
      # dez/13
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      Acho estes dois itens fundamentais pra quem vai montar a própria guitarra.

      Não faz sentido montar uma guitarra e cometer os mesmos erros de redução de custo que as guitarras de linha geralmente sofrem.

      O item b) é dispensável se as tarraxas forem staggered (estagiadas), mas para tarraxas em que todos os postes tem os furos de passar as cordas na mesma altura, um string tree com roller ajuda bastante a manter a afinação. Fica a dica:

      a) capacitores Paper in Oil: PIO capacitors 2 matched - Preço médio: R$32,00 -
      OBS.: melhora bastante o timbre. Mas é mais um OPCIONAL, quem não quiser pode usar os cerâmicos mesmo de mesmo valor que se compra por centavos no Brasil.


      b) String Guide: Abaixadores de corda com rollers (Cromados), o par - preço estimado: R$ 9,00 (frete grátis) - OBS.: já usei um para genérico desses e cumpre extremamente bem sua função: evitar problemas com a afinação.

      SkyHawk
      Membro
      # dez/13
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      rcorts
      Os capacitores de paper oil fazem tanta diferença mesmo ? Não consigo entender porque ? Em tese são menos eficientes e menos uniformes .....

      JJJ
      Veterano
      # dez/13
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      Uma coisa que talvez seja importante gastar um troco a mais é com os potenciômetros, que quase não falamos.

      Eu havia sugerido escudos montados completos (nestes os pots já vem, claro). Mas quem prefere montar o escudo em partes, pode optar por Vol/Tone/Tone (tradicional de strato) ou Vol/Tone (tradicional de Tele). Para HSS eu tendo a ficar com a segunda opção. A minha ficou desse jeito.

      Pots tem em qualquer birosca de eletrônicos. Mas tem uns muito ruins... A Malagoli tem uns bem legaizinhos e não muito caros. Eu montei a elétrica de uma Lespa Epi Std com eles e ficou show. Só não sei se tem de 250K, que são mais difíceis de achar que os de 500K. Aliás, tendo um humbucker no meio, sempre pinta essa questão: usar 250K ou 500K?...

      ogner
      Veterano
      # dez/13 · Editado por: ogner
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      JJJ
      A Malagoli tem uns bem legaizinhos e não muito caros.
      Opa, valeu a dica. Acabei de comprar. Parecem ser o XngLings mas de tamnaho grande. No ml estao vendendo por 20,00. 10,00 no site é justo!! Valeu!

      EDIT: Acabei de comprar 3 pra minha SX que esta sendo tunada!!
      hehe!!

      MMI
      Veterano
      # dez/13 · Editado por: MMI
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      JJJ

      liás, tendo um humbucker no meio, sempre pinta essa questão: usar 250K ou 500K?...

      Acho que nesse ponto cada um faz o que quiser, nem adianta falar algo no sentido de normatizar. Mas eu diria para fazer uma ligação com 2 capacitores, assim como o humbucker acho que teria de ser de 4 fios para splitar. O video já responde ao SkyHawk, os caps fazem alguma diferença sim.



      Obs.: Potenciômetro CTS, não tem nem o que pensar.

      Nefelibata
      Veterano
      # dez/13
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      MMI

      Pots Alpha não são bons tb não?

      Nefelibata
      Veterano
      # dez/13
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      rcorts

      Cara, onde encontro esses PIOs? Quais prestam? pq tem uns no ML mas não sei qual seria bom pra uma strato SSS, pq parecem ser feitos para aplicações genéricas e tão vendendo pra guitarra.

      Help!

      SkyHawk
      Membro
      # dez/13 · Editado por: SkyHawk
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      Nefelibata
      Os Alpha que tenho testado estão melhores que os CTS. Tenho vários pots em casa, lembranças do tempo de hobbista de eletrônica, e testo cada um com multímetro. Tem coisas bizarras que aparecem, ou seja, pots de 250k que não mal chegam nos 200k ou as vezes vão até 280k, etc, etc.

      Ultimamente os alpha que estou comprando estão muito bons, vários com tolerâncias de menos de 5%. O que conta em termos de potenciômetros é suavidade na variação da escala e tolerância que não deve passar de 10% para mais e para menos do valor de referência. Eu particularmente seleciono os pots com até 5% de tolerância.

      MMI
      Veterano
      # dez/13
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      Nefelibata

      Pots Alpha não são bons tb não?

      São bons sim.

      Nefelibata
      Veterano
      # dez/13 · Editado por: Nefelibata
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      SkyHawk

      Eu comprei 3 alphas de 500k pra montar uma flying V e dois vieram 500k cravado e outro veio quase 600k. Aí resolvi botar este no vol do cap braço, pra deixar o som um pouco mais aberto quando selecionar o cap do braço.

      Vamos ver como fica.

      JJJ
      Veterano
      # dez/13
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      *** INFORME DA COMISSÃO ORGANIZADORA ***

      Sugestões de OUTRAS PEÇAS:

      JJJ
      Vai ficar muito complicado pegar cada pecinha aqui ou ali, então seria interessante sugerir lojas/sites que vendam várias dessas coisas, pra facilitar a vida da galera, como a GFS (lá fora) e a Malagoli (aqui), por exemplo. Ou, sei lá, essas miudezas muitas vezes a gente encontra no ebay ou no ML a preços razoáveis. Ou até mesmo na lojinha perto da sua casa...

      MMI
      Neck plate eu sugeriria do nosso antigo de FCC Jimmy Vandrake, pena que ele cancelou o cadastro. Mas se alguém tiver o contato dele ainda, mesmo sendo ex-membro, acho que é o mais adequado para este projeto. (O colega Buddy Guy deve ter).

      SkyHawk
      Hardware é Guitar Fetish sem dúvida, pega tudo lá. Não esquece dos strap locks !!!!

      rcorts
      capacitores Paper in Oil: PIO capacitors 2 matched - Preço médio: R$32,00 -
      OBS.: melhora bastante o timbre. Mas é mais um OPCIONAL, quem não quiser pode usar os cerâmicos mesmo de mesmo valor que se compra por centavos no Brasil.
      String Guide: Abaixadores de corda com rollers (Cromados), o par - preço estimado: R$ 9,00 (frete grátis) - OBS.: já usei um para genérico desses e cumpre extremamente bem sua função: evitar problemas com a afinação.

      MMI
      Potenciômetro CTS, não tem nem o que pensar.

      SkyHawk
      Os Alpha que tenho testado estão melhores que os CTS.

      JJJ
      Veterano
      # dez/13
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      Bora fechar essa bagaça que já demorou muito...

      O plano é o seguinte:

      A gente compila uma LISTA GERAL, com TUDO que foi sugerido.

      Aí, CADA UM QUE QUISER, sugere a montagem de ATÉ 3 modelos (econômico, standard e top), baseado no entendimento PESSOAL do que seria um modelo econômico legal, o que seria um "standard" e o que seria um "top", dentre as peças sugeridas (cabendo aí dar mais alguma nova sugestão, caso apareça algo muito interessante que não tenha sido citado antes).

      A gente meio que descartou a hipótese de votação, porque não vai fazer muito sentido juntar peças à lá Frankenstein só porque "ganhou" o corpo X e o braço Y, mesmo que juntos não fiquem muito bons...

      É muito mais jogo ouvir a opinião de alguns usuários mais experientes em juntar peças que façam sentido juntas!

      SkyHawk
      Membro
      # dez/13
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      JJJ
      Boa !!! Estamos esperando !!!
      Enquanto isso animei com o tópico e resolvi montar outra Tele ..... Kkkkkkk. Corpo em Paulownia da Guitar Fetish e caps seymou hotrails na ponte e quarter pound no braço !!!! Vai ficar o capeta !!!! Kkkkkkkk

      JJJ
      Veterano
      # dez/13
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      SkyHawk
      Boa! Fotinha lá no clube da telecaster, hein! E se documentar a parada, no tópico de montagem também! hehe

      JJJ
      Veterano
      # dez/13 · Editado por: JJJ
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      Duplo.

      rcorts
      Veterano
      # dez/13 · Editado por: rcorts
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      SkyHawk
      rcorts
      Os capacitores de paper oil fazem tanta diferença mesmo ? Não consigo entender porque ? Em tese são menos eficientes e menos uniformes .....


      Cara, não sou nenhum especialista não. Apenas, lendo em tópicos e ouvindo alguns samples na net a fora pelo timbre mesmo achei legal. Mas isso é opcional. Tem gente que gosta de orange drop. Eu particularmente ouvi e não gostei tanto quanto o som que ouvi dos PIO.

      Mas eu citei mais mesmo como uma forma de contribuição pra quem nunca ouviu falar dar uma pesquisada, pois não vejo falarem muito destes capacitores aqui no fórum.

      Só um detalhe. Esse lance de ser uniforme nem sempre significa qualidade. Muitos técnicos de áudio falam que os Solid State são melhores em termos de alta fidelidade sonora, ou seja, reproduzir fielmente o som que vem do conjunto guitarra + pickups. Mas o que tornou os valvulados uma referência entre 90% dos guitarristas foi justamente o fato de cada modelo dar uma coloração própria no som.

      Nefelibata

      Cara, já vi até hoje à venda no eBay. Segundo o Paulo May, do blog louco por guitarra, o ideal é usar de 0.22 em guitarras com corpo de mogno ou similares, e 0.47 em guitarras com timbre mais aberto.

      __________________________________

      Nestes posts tem algumas "explicações" sobre estes capacitores. Tem algumas mais técnicas, outras mais subjetivas, bem próprias do nosso universo guitarrístico (no qual me incluo, e geralmente falo de forma subjetiva mesmo). A explicação que mais gostei foi esta, e que tem a ver com a percepção que eu tive deles:

      Many electronic experts will tell you that there is no scientific explanation of why paper in oil capacitors will give you better Tone when used in a guitar circuit. But it is a well known fact in the guitar community that paper in oil will be warmer, smoother and have more "Sparkle" than ceramic disc, mylar or polypropylene capacitors. The original Bumble Bees and Black Beauties were paper in oil and thought of by many to be the "Holy Grail" of Tone as far as capacitors go.

      Enfim, no meu ponto de vista, retire a subjetividade de um guitarrista e ele se torna um robô executando notas em vez de um ser humano fazendo música.

      SkyHawk
      Membro
      # dez/13
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      Sobre capacitores (apenas um comentario, não quer desvirtuar o tópico)

      Embora substituir os captadores de uma guitarra seja uma das modificações mais comuns, mudar o capacitor de tom é uma maneira muito mais barata de mudar o tom de uma guitarra, desde que você saiba o que procurar em um capacitor.

      O que é um capacitor?
      Para entender o efeito de um capacitor no tom, deve-se discutir brevemente o que é um capacitor, em primeiro lugar. Um capacitor é um componente utilizado em uma imensa variedade de dispositivos eletrônicos e, basicamente, armazena energia em um campo eletro-estático. Em guitarras elétricas, capacitores aproveitam essa função para filtrar entre sinais de frequências baixas e altas, que é o motivo de serem tão importantes para o funcionamento do controle de tons.

      Tamanho dos capacitores
      Os capacitores são medidos em microfarads, cuja abreviação é uF. A maioria das guitarras funciona com capacitores de 0,10 uF a 0,01 uF, com os valores mais comuns sendo 0,022 uF e 0,047 uF. No entanto, esses tamanhos estão longe de serem os únicos que podem ser utilizados para alterar o controle de tom. Na verdade, valores como 0,0068 uF e 0,033 uF podem ter um efeito enorme sobre o tom, bem como a faixa de resposta que se consegue ao rolar o controle de tom para cima e para baixo.

      Relação de tamanho para tom
      O valor, ou capacitância, de um capacitor é o que influencia diretamente no tom da guitarra. Capacitores maiores possuem um valor maior do que os menores. Relacionalmente, capacitores maiores permitem um tom mais quente e mais pesado, comum no jazz, enquanto que os menores facilitam um tom mais brilhante e encorpado, comum no rock e na música pop. Isso é significativo, pois materiais diferentes de guitarras possuem suas próprias características que também afetam o tom, e sabendo como a relação desses fatores funciona, é possível economizar tempo em tentativas e erros ao testar novos capacitores.

      Encontrar capacitores
      Ao decidir mexer com capacitores diferentes para tentar atingir o tom perfeito, é comum ficar um pouco sobrecarregado no começo. Isso porque existe, aparentemente, um número infinito de capacitores. Para seguir na direção correta, entretanto, alguns dos capacitores mais bem reconhecidos para guitarras incluem: Black Beauties, Bumblebee, Tropical Fish, Flat Disc, Orange Drop, Mallory, Silver Mica, Styroflex, Oil-Paper, Vitamin Q e Mustard.

      SkyHawk
      Membro
      # dez/13 · Editado por: SkyHawk
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      Sobre capacitores eletroliticos

      Com o passar do tempo, os capacitores eletrolíticos perdem progressivamente a sua capacitância, deixando os componentes desprotegidos. O capacitor passa então a atuar como um condutor qualquer, perdendo sua função. Sem a proteção proporcionada por ele, os circuitos passam a receber diretamente as variações, o que, além de abreviar sua vida útil, torna o sistema como um todo mais instável.

      Internamente, um capacitor eletrolítico é composto por duas folhas de alumínio, separadas por uma camada de óxido de alumínio, enroladas e embebidas em um eletrólito líquido (composto predominantemente de ácido bórico, ou borato de sódio), que acaba evaporando em pequenas quantidades durante o uso. Como o capacitor é hermeticamente selado, isto com o tempo gera uma pressão interna que faz com que ele fique estufado. Esse é o sinal visível de que o capacitor está no final de sua vida útil.

      A vida útil de um capacitor eletrolítico PIO de uso constante é de 1 a 5 anos.

      JJJ
      Veterano
      # dez/13
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