Fender Standard Mexicana VS Epiphone Les Paul Standard

Autor Mensagem
Fuzz Face
Veterano
# fev/05


Pessoal, digam suas experiências em relação a essas duas guitarras. Elas tem faixa de preço parecida e eu me encontro numa grande duvida...qual das duas é melhor(construção, timbre, captadores, madeira, custo beneficio...)obrigado á todos que contribuirem!

GuitarHouse
Veterano
# fev/05
· votar


Fuzz Face
sao muito opostas...la vem a pergunta cliche.."que som vc curte tocar?"

pq na strato por exemplo nao da pra usar muita distorcao q nao da certo...mas os timbres limpos(mesmo com alguma distorcao) sao fantasticos...e o formato e peso de ambas sao bem distintos..por exemplo a les pau é bem pesadona e mais dificil o acesso às ultimas casas...

oak
Veterano
# fev/05
· votar


o GuitarHouse tem razao, eu ficaria com a epiphone por 2 motivos, so loco pelo visual dela e prefiro um som forte e pesado
epipoca standard eh uma baita guitarra, o acabamento delas eh mto bom, e os modelos plus (standard plus e classic plus) vem com um top super bonito, eh de deixar muita gibson com inveja (soh o top neh)
ja toquei numa fender mexicana e nao gostei nao, axei desconfortavel, o corpo eh maior que o da les paul e mais leve, os trastes eram jumbo (sao enormes demais) e as cordas tavam altas, sem contar que liguei no meu overdrive e ficou muito xoxo, soh serve pra som limpo mesmo, a nao ser q vc bote akeles humbucker stack (que tem forma de single)

Fuzz Face
Veterano
# fev/05
· votar


mas tem modelo standard com humbucker na ponte...e tem tambem com escala em rosewood que convenhamos, dexa um som um pouco mais encorpado.Eu gosto de tocar principalkmente musicas de guitar heroes, Jimi Hendrix, Page, Vai, Satriani, Malmsteen, e outras bandas de rock anos 60, 70...e algumas mais recentes também...agora, se eu comprar os pedais apropriados , com qual das duas eu faria melhor negócio?

oak
Veterano
# fev/05
· votar


acho que vai do gosto mesmo, as duas guitarras sao boas pra caramba, compra o modelo que voce gosta mais
eu usei o humbucker da mexicana que toquei e nao chego aos pes do som da minha les paul hehe, mas a minha les paul nao xega aos pes da fender em materia de clean

John Johns
Veterano
# fev/05
· votar


eu cataria a fender... amo o som do David gilmour

Fuzz Face
Veterano
# fev/05
· votar


oak
A sua les paul eh gibson? pq se for ai eu tenho q concordar q naum ha comparaçao

oak
Veterano
# fev/05
· votar


Fuzz Face

nada, eh shelter
e eh tendo uma shelter q eu afirmo, les paul de qualidade soh epiphone standard pra cima

Reinaldo Camargo Filho
Veterano
# fev/05
· votar


Sem dúvidas eu ficava com a Fender, não gosto de muito peso no som não, se eu quiser ouvir peso ouço Händel,Bach, Beethoven, Etc, poem peso na música sem precisar de distorção hehe. :D

Agora se fosse Gibson eu até mandaria aquela pergunta de que som você queria tocar, agora fender com epiphone é de dar risada né, com certeza é fender.

Fuzz Face
Veterano
# fev/05
· votar


Reinaldo Camargo Filho
eu tem tinha pensado nessa parada dse epiphone pq certamente a fender eh mto mais renomada do que a epiphone. Por isso eu deduzi(nao sei se certo) que a construção da fender seria melhor acabada...será??

b0fh
Veterano
# fev/05
· votar


Reinaldo Camargo Filho
fender MEXICANA, fio... similar em preço e qualidade as epipocas std

oak
Veterano
# fev/05
· votar


nao se prenda a marcas, analise as 2
quando eu fui comprar minha guitarra eu olhei as epipocas classic e standard, sao muito boas, infelizmente nao tive condiçõe$ de comprar
a fender mexicana que eu toquei eh do irmao de um amigo meu, as epiphones sao muuuuuuuito mais bonitas (ta certo que as epiphones eram novas e a fender ja tinha uns 5 anos, mas mesmo assim)
em questao de sonoridade eh do modelo mesmo, vc pode comprar uma strato com humbucker na ponte que vai ter um som mais gordo, mas ele nao vai xegar perto do som de uma les paul, assim como vc pode desligar uma bobina do humbucker da les paul que ele vai ficar mais limpo, mas nao vai xegar perto do som limpo de uma strato

b0fh
Veterano
# fev/05
· votar


Fuzz Face
cara uma strato e uma lespaul são guitarras totalmente diferentes:

strato:
caps single, que chiam e não prestam mto pra alto ganho, so pra overdrives + leves; mas pra cleans e blues eh animal, aquele som estaladão :)
braço parafusado, q da menos sustain, mas eh facil de trocar, se necessário (!)
braço de maple, + duro e com timbre + agudo;
braço meio curvo, que impede que se tenha uma ação mto baixa;
corpo em alder, q eh uma madeira leve e de timbre + agudo tb.

les paul:
caps humbucker, que não chiam, a praia deles eh o high-gain. mas pra clean eles perdem um pouco nos agudos...
braço colado, que dá um belo sustain;
braço de mogno, puxa o timbre mais pros médios e graves;
braço + reto e ponte tune-o-matic, permitem uma ação mais baixa q nas stratos
corpo de mogno , puxa o timbre mais pros médios e graves;
tampo do corpo de maple, segundo os 'entendidos' dá uma 'equalizada em V' no timbre :) (compensa o excesso de médios, talvez.)

moral da história:

strato : blues, clean, jazz são a praia dela;
lespaul : de hard rock pra cima é a praia dela;

mei confuso, mas eh marromenos isso ai.

cheers

bulldog
Veterano
# fev/05
· votar


Fuzz Face
Eu tenho uma Epiphone Les Paul Standard e uma Fender American Standard (com 3 single).

Vou te falar como usuário:
A Epiphone é bonita, tem boa madeira, porém usa componentes de segunda linha (parte elétrica e ferragens) e a parte elétrica depois de alguns anos começa a dar uns problemas. É o que está acontecendo na minha atualmente. Knobs com mal contato (eu diria que um deles já foi é pro saco). Os captadores são bons, mas deixam a desejar um pouco. Não sei dizer exatamente no que, mas eu pretendo trocá-los por Gibson. Talvez falte um pouco de definição sonora, sei lá, alguma coisa não me agrada.
Uma Les Paul de 2 captadores não tem um som tão versátil. Chave de 3 posições: cap. 1, cap. 1 + 2 e cap. 2
Braço de Les Paul é mais "fácil" de ser tocado. O que depende da pessoa.

A Fender é linda no acabamento (3 color sunburst no meu caso) e o som limpo realmente é inacreditável, brilhante, cristalino. Já o som pesado com 3 single é bom, porém não consegui ainda um timbre Hendrix como eu gostaria (OBS: Hendrix usava 3 single). Talvez a questão esteja no amp e pedais que ele usava (Marshall super lead) e eu não tenho :P
A strato é bem mais versátil em combinações de captação. Chave de cinco posições. Você tem um bom som para solo, um outro muito bom para arpejos e outro muito bom para ritmo, por exemplo. E ainda sobram opções. Braço de strato é mais "difícil" de ser tocado. Exige muito mais da pessoa. Eu me sinto um pouco mais confortável no braço da strato. Opinião própria. OBS: Os captadores da minha guitarra NÃO chiam. Captadores single bons não chiam. Obviamente tem um pouco mais de ruído.

b0fh
Veterano
# fev/05
· votar


bulldog
american std ne fi... esses caps são mto bons... so da um hmmmmzinho, mas ai não tem jeito.
os caps da mexicana chiam.... heh

cheers

bulldog
Veterano
# fev/05
· votar


b0fh
A mexicana é boa no geral? O Humbucker é bom? A madeira é boa? Porque eu penso às vezes em vender minha Les Paul e pegar uma outra strato no mesmo nível de preço, com humbucker (e talvez floyd rose).

b0fh
Veterano
# fev/05
· votar


bulldog
não tenho ela, mas já brinquei com a de um camarada...
diz a lenda q as madeiras, braço, etc são iguaizinhas as americanas, mas a parte elétrica eh de segunda linha, e as ferragens são boas, mas não 'top' q nem nas american std.

uma fat strat mexicana deve ser uma guitarra legal até... alguém aqui tem uma pra dar uns pitacos?

cheers

b0fh
Veterano
# fev/05
· votar


ah, a que eu toquei era a default, SSS com tremolo... não tinha humb na ponte nem floyd.

__spike__
Veterano
# fev/05
· votar


ei b0fh só retomando uma coisinha aki que me deu duvida.. o que vc acha de colocar floyd num guita com corpo de cedro?

oak
Veterano
# fev/05
· votar


a que eu toquei era uma hss, com ponte tremolo, escala em rosewood, nut lock e pintura preta

perpetual burn
Veterano
# fev/05
· votar


__spike__
otima..msm coisa cara...minha guitarra é de cedro rosa..e eu tenho uma floyd gotoh...naum desfina nunca quando eu regulo certinho

__spike__
Veterano
# fev/05
· votar


perpetual burn
Poxa, valeu ae cara, eu to pensando seriamente em colocar floyd na minha tagima 635...
[]'s

b0fh
Veterano
# fev/05
· votar


__spike__
cara eu detesto floyd rose... vc conhece bem essa desgraça? pq se por na loca eh capaz de se arrepender :)

cheers

__spike__
Veterano
# fev/05
· votar


b0fh
Embora a minha guita não tenha floyd ainda, eu já toquei em várias com floyd, inclusive por bastante tempo... sei que é chatinho a questão da afinação, mas eu me adaptei muito melhor na floyd mesmo, achei muito mais confortável...
[]'s

b0fh
Veterano
# fev/05
· votar


__spike__
hmm entao beleza... so pra constar, os pontos negativos da floyd são:

sustain eh fraco;
afinar eh um pe no saco, especialmente depois de trocar as cordas... depois fica + fácil.

pontos positivos:

dá pra dar umas alavancadas cavalas sem desafinar, se a ponte for boa;
não desafina fácil (se a ponte for boa);
microafinação;

hehe

__spike__
Veterano
# fev/05
· votar


b0fh
pois é... estou ciente de tudo que vc falou, hehehe

Fuzz Face
Veterano
# fev/05
· votar


eu tava ontem dando uma olhada no site Music123 e lah tinham algumas opinioes de pessoas que tinham a fender mexicana...e teve um cara, professor, que disse que a qualidade da mexicana eh identica á americana, com leves mudanças no timbre(ele dizia que naum eh um problema, eh mais questasum de gosto). Eu acredito que haja alguma diferença entre a americana e a mexicana, mas nau taum grande qto a diferença entre uma gibson e a sua "genérica" epiphone....

BlaCk LaBeL
Veterano
# fev/05 · Editado por: BlaCk LaBeL
· votar


Também acho que são guitas meio equivalentes em preço/qualidade. Mas o estilo, visual e tocabilidade tem suas diferenças mesmo. Não tenho muita experiência com Les Pauls, mas discordo de quem diz que Strato só é boa pra som limpo ou com pouca distorção. Consigo timbres pesados legais e harmônicos "cavalares" com a minha (American Std com 3 singles). E outra... trocar os captadores sempre é possível. No final, se resume à uma questão de preferência.

b0fh
Veterano
# fev/05
· votar


Fuzz Face
não, não eh tão grande qto na gibson... mas também, a diferença de preço eh equivalente... veja:

fender strato american std : uns 5.000
fender strato mexican std (haha) : uns 2500 e pouco;

epipoca LP standard : 2.000
gibson LP standard : 9.500

foda hein.

Fuzz Face
Veterano
# fev/05
· votar


hehehe....o que vcs me dizem de uma fender stratocaster americana ano 84???

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fender Standard Mexicana VS Epiphone Les Paul Standard