Autor |
Mensagem |
JJJ Veterano
|
# nov/13 · Editado por: JJJ
· votar
Luis A. Cara, com todo respeito, eu duvido q ela vai sair tao em conta. É complicado vc fazer uma peça unica e competir com algo q é construído em serie. Ao menos que vc queira produzir 100 mil unidades, vai ser difícil obter o preço econômico q vc procura...
Cara, eu tô pra falar nisso há um tempão e sempre esqueço. Foi bom que você tocou no assunto. É o seguinte: isso que você falou é o que deveria ser o certo. Vai montar um carro comprando autopeça por autopeça! O carro vai sair o triplo do preço (e olha que carro no brasil é caro pacas!). Mas algumas guitarras são tão super valoradas aqui, que, essa "verdade" é bem capaz de não valer. Vou te dar um exemplo baseado na Epi Special, que eu acho que é emblemática (rs) e não tem nada a ver com a que estamos montando aqui. Pois bem, dá pra comprar corpo e braço razoaveis pra uma LP por uns 100 dolares na GFS. Um par de captadores por mais uns 50. Ferragens e pots... mais uns 80 que seja. 230 dolares. Vou arredondar pra 250, ok. Pois bem, é mais caro que uma Epi Special lá fora (que custa uns 150 dolares), realmente. Mas... adivinha! É mais barato (mesmo com impostos!) que uma Epi Special aqui no brasil sil sil (quase mil reais, vi ontem numa loja aqui). E montadinha do jeito que a gente quiser. Viu? Nossos preços são tão absurdos, as vezes, que fazem cair por terra mesmo o mais lógico dos raciocínios, como o seu... rs Mesmo assim, é possivel que o preço final da nossa "linha econômica" fique um pouco caro. Nesse caso, vamos sugerir apenas upgrades em uma guitarra pronta, como uma SX ou Condor...
|
rcorts Veterano |
# nov/13 · Editado por: rcorts
· votar
MMI
Tocabilidade pra mim pareia com timbre na pontuação de qualquer instrumento. Concordo plenamente com você nesse quesito meu caro.
É claro que não tenho o mesmo nível de conhecimento de instrumentos que você (principalmente quando se trata de tops). Mas já tive oportunidade de tocar desde em violões Kashima e guitarras Jennifer, passando por toda uma série de marcas que, ou eu possui, ou pude experimentar bastante em instrumentos de amigos ou alunos meus (Tonante, Giannini, Di Giorgio, Eagle, Condor, Memphis by Tagima, Tagima, Crafer, Takamine, Cort, Epiphone, Squier, Samick, Stagg, etc...) até a Fender MIM e a Am Standard e a telecaster do Richie Kotzen (da qual particularmente não gostei do braço gordo).
E baseado nisso posso dizer que a diferença de tocabilidade entre esses diversos modelos varia num grau astronomicamente absurdo e, partindo da mesma premissa, fico imaginando que tocar em uma Custom Shop da Fender ou uma Gibson LP Custom deve ser igual a ejaculação precoce. k kkkk.
Recentemente troquei o braço da minha Fender MIM por um Mighty Mite e posso afirmar com base na comparação com o original da MIM e também com o braço da strato Am Standard que o braço da Mighty Mite oferece o mesmo conforto da AM Standard. Ou seja, é ainda mais confortável do que da MIM (que eu já achava bem confortável). No que o da Mighty Mite perde para o da Am Standard é no acabamento. EDIT: no acabamento do verniz, pois os trastes são muito bem colocados.
|
rcorts Veterano |
# nov/13
· votar
Pessoal, só pra organizar, este é o modelo postado pelo Boblau para sugerir o corpo e/ou o braço. Vamos voltar às sugestões?
*** INFORME DA COMISSÃO ORGANIZADORA ***
Só para facilitar, estou fazendo um post mais fácil de copiar/colar
1. Corpo:
Marca/Loja/Site: Modelo: Tipo de pintura: Preço estimado: Motivo da escolha: 2. Braço:
Marca/Loja/Site: Modelo: Acabamento: Número de Trastes: Preço Estimado: Motivo da escolha:
|
Luis A. Membro Novato |
# nov/13
· votar
JJJ
Cara, imposto aqui nao tem muito critério... ja vi coisas serem taxadas de formas completamente diferentes..... Então fica meio imprevisível saber a alteração q haverá sobre esses 250 dólares....
Quanto aos preços atuais, eu estou completamente por fora.... sou do tempo em q uma Epi special era 299 R$, e ainda vinha com uma fita VHS (como cuidar de sua guitarra srsrsr)....
Outra coisa difícil mensurar é a mão de obra do luthier, q vai variar tando de acordo com o profissional como conforme a região....
Acho q as conclusões sobre a viabilidade desse projeto só sera possível quando houver uns 5 instrumentos construídos e avaliados..... De preferencia colocados lado a lado com os concorrentes do msm valor...
Abraço.
|
HortaRates Membro |
# nov/13
· votar
Galera, uma pergunta de iniciante aqui... Uma tocabilidade ruim não poderia ser "consertada" por um bom luthier com uma regulagem não? Ajuste correto do braço, dos trastes, da escala...
|
rcorts Veterano |
# nov/13
· votar
HortaRates
Pode. No entanto nem sempre regulagem basta. Algumas vezes intervenções mais sérias se fazem necessárias como troca de trastes, refazer a escala entre outros malabarismos. E em certos casos isso pode ficar mais caro do que comprar um braço bom já todo pronto e acabado.
|
JJJ Veterano
|
# nov/13
· votar
Tá osso de achar corpo em alder por um preço minimamente decente, hein? rs
Ash tem várias opções interessantes, mas alder... Bom, democracia é isso... Vamos em frente!
|
vintagentleman Veterano |
# nov/13
· votar
HortaRates
E isso de a guita ser boa ou não para tocar vai muito do gosto.
Um exemplo são os bracinhos Ibanez e Jackson. Eu acho os melhores.
Tem gente que odeia...
|
rcorts Veterano |
# nov/13
· votar
JJJ
E quando acha alguma coisa é de quase cair pra trás. Bom talvez tenha algo de extremamente bom no corpo em Alder que esse cara tá vendendo e eu seja o leigo, mas R$ 1400,00 num corpo de Alder, só no corpo, sem nem acabamento. Sei lá, não consegui sacar qual o motivo, se tiver motivo:
Corpo em Alder R$ 1400,00
No site da Bhefner consegui encontrar corpos em Alder HSS cujo preço sai em torno de 150 dólares. Estimando um frete de 50 dólares sairia 200 doletas. Nesta semana estão com 20% de desconto, ou seja, sairia em média 170 doletas, algo em torno de R$ 630,00. Mas não sei se a Bhefner manda para o Brasil. Acabei de mandar uma pergunta para eles.
|
rcorts Veterano |
# nov/13
· votar
Na página da Warmoth, encontrei corpos de Alder por 202 dólares, + 66 de frete (USPS Priority Shipping), ou seja, sai na faixa de R$ 986,00 (já com impostos) só o corpo. O diferencial é que o comprador pode escolher tanto a configuração de cavidades de captadores, quanto furação para ponte e jack. Mas só encontrei rear route.
Corpo em Alder Warmoth
Pessoal, só uma observação antecipada: não estou fazendo sugestões ainda, só estou postando na tentativa de tentar orientar sobre o que está sendo possível encontrar no mercado hoje em termos de corpo de Alder.
Só vou fazer alguma sugestão mesmo depois de muita pesquisa e se tiver algo de realmente interessante em termos de qualidade e preço para sugerir.
No mercado nacional (pelo menos pesquisando pela internet) não consegui encontrar nada. Se alguém conhecer algum fornecedor nacional de corpos em alder, estamos precisando de sugestões assim.
|
Luis A. Membro Novato |
# nov/13
· votar
rcorts
Eu vi corpo de alder mais barato.... dá uma olhada neste.... http://www.allparts.com/2SB-2nd-Quality-Stratocaster-Body_p_291.html
|
rcorts Veterano |
# nov/13
· votar
Luis A.
Cara, realmente está bem mais barato. Mas é um corpo classificado por eles mesmos como de 2ª linha. Mesmo assim acho que pode servir. Sabe se eles mandam para o Brasil?
Se você já quiser ir formatando uma sugestão com base nessa sua pesquisa acho que vai ser de grande relevância entre manter o corpo em Alder no projeto ou termos de repensar neste ponto.
Fico aguardando sua sugestão naquele modelo que o Boblau fez.
Abraço.
|
Luis A. Membro Novato |
# nov/13 · Editado por: Luis A.
· votar
rcorts
Cara, eu tenho feito algumas pesquisas pq estou procurando algumas peças pra minha guitarra.... Encontrei um site muito completo, e alem disso, ele tem uma lista de outros sites de componentes de guitarras e luthiers....
Confere ai.... http://www.theguitarsherpa.com/category/parts-and-tools/parts-and-supp lies/luthier-supplies.html
O allparts, no qual eu olhei esse corpo de alder, tem distribuidor no Brasil, os outros eu ainda nao olhei....
Abraço.
Edit: quanto ao alder de 2ª linha, penso q ele nao deve ser inferior ao de uma Squier.... no meu ponto de vista atende bem ao projeto.
|
MMI Veterano
|
# nov/13
· votar
rcorts
O problema desse corpo da Allparts é que a furação do braço não é a padrão. Então o braço tem se adequar...
|
rcorts Veterano |
# nov/13
· votar
MMI
Entendi.
|
JJJ Veterano
|
· votar
Luis A. rcorts é um corpo classificado por eles mesmos como de 2ª linha MMI O problema desse corpo da Allparts é que a furação do braço não é a padrão. Então o braço tem se adequar...
Caros Colegas
Nada nos impede de repensar qualquer parte do projeto. Não estamos sob lei marcial ou estado de exceção aqui (graças a Deus!)
A escolha foi Alder. Ok... O pessoal quer Alder...
Mas está difícil achar Alder num preço razoável. Podemos até achar uma ou outra peça (de 2ª linha, eventualmente), mas vai ter pouquíssimas opções.
Acho que ninguém quer isso.
Então eu tenho uma SUGESTÃO, para ser avaliada democraticamente, como tem sido tudo até este momento. Que fique claro: não falo como membro da Comissão, porque ainda estamos discutindo isso, falo como usuário do FCC.
Que tal deixar o Alder para o modelo TOP e abrir para outras madeiras nos modelos Standard e Básico?
Tenho certeza de que isso já passou pela cabeça de alguns, mas ficaram meio melindrados de falar... Pois bem, falei... Falem, opinem, me xinguem... Fiquem à vontade para se posicionarem.
|
d.u.n.h.a. Veterano |
# nov/13
· votar
JJJ Eu já tinha falado pra pegar madeira nacional desde o começo... É surreal querer fazer uma strato de custo/benefício com madeira importada.
|
ogner Veterano
|
# nov/13
· votar
pegar madeira nacional Concordo!
Marapua, Freijo, cedro, tampo embuia!! Ixa, tem uma penca de madeira. e as vezes ( grandes chances ) dos caras fazerem os corpos com essas madeiras em 1 peça apenas!! Achei bem bacana o post de alguem ae pra tras de uma vendedor do ML, com varios corpos CNC!!! to no cel, é ruim caçar o post..hehe!!
Tenho uma guitarra muito bacana em marapua e tampo embuia!! Lindona!!
o/
|
rcorts Veterano |
# nov/13
· votar
JJJ
Já estou achando que vai ser a "salvação" do projeto repensarmos a madeira do corpo, inclusive entre as nacionais. Porque Alder realmente tá difícil de encontrar e bastante caro.
d.u.n.h.a.
A questão é que para um modelo Standard não é só custo x benefício que entra no jogo. Se a ideia é competir com uma Fender Am Standard por exemplo, temos que fazer algo que realmente sirva de comparação e se ficarmos amarrados só no custo x benefício vamos chegar num resultado esdrúxulo entre nós mesmos e pior, para os não membros que já criticam veemente o FCC?
Então, desde o primeiro momento tudo foi escolhido democraticamente, o que não significa que não possamos mudar de estratégia num ponto ou outro, porque temos também de considerar a VIABILIDADE do projeto. Não queremos de forma alguma restringir a compra das peças a negociações com lojas do exterior.
Neste sentido, concordo com seu posicionamento em usar uma madeira nacional para o corpo. Por exemplo, teve uma sugestão aí da RDC guitars de um corpo de Freijó em peça única por 450,00.
O problema é que eu não conheço nada de freijó, mas um bom luthier vai saber explicar isso pra gente. Como você mesmo expôs a sua crítica ao projeto, seria interessante também nos ajudar a manter ele nos trilhos, neste sentido seria bom que você trouxesse aqui opiniões de luthiers, e de outras fontes de informação para dar uma noção pra galera que está circulando pelo tópico das características dessa madeira.
Não é que a comissão não possa ir atrás disto, mas como já falamos inúmeras vezes antes, não somos DONOS do projeto. Nossa função é apenas de tentar organizar e dar um direcionamento. E na mesma medida que cabe a todos os membros do FCC que participam desta discussão o direito de opinar, cabe também o dever de colaborar no que lhe for possível.
Se não fui claro em algum ponto, não me importo de explicar mais detalhadamente, se for necessário.
|
ogner Veterano
|
# nov/13
· votar
Esqueci de dizer:
Democracia só atrapalha!!!
AHuheuhauheuhaue
|
HortaRates Membro |
# nov/13
· votar
JJJ
Finalmente alguem propos isso! Eu apoio.
|
ogner Veterano
|
# nov/13
· votar
rcorts
Pra competir com AM std, talvez a madeira do corpo seja um dos pontos com menos importância, serio mesmo!! Claro que não é pra usar madeira de caixote de feira...Mas...
|
rcorts Veterano |
# nov/13 · Editado por: rcorts
· votar
ogner
He he, concordo, mas como você mesmo falou, "claro que não é pra usar madeira de caixote de feira".
E eu confesso que vi esse corpo de Freijó em peça única e achei muito lindo. Porém como o MMI falou lá atrás, é pra escolher com os olhos ou com os ouvidos?
E como eu não conheço praticamente nada de Freijó queria ouvir opiniões bem fundadas de quem já leu, ouviu, fuçou, enfim, pesquisou bastante a respeito.
E acho também que uma vez que estamos percebendo que Alder não está sendo viável, já podemos considerar Freijó, Marupá, etc...
Mas como fazer? vamos submeter a votação novamente só entre madeiras nacionais, já mudamos logo pra Freijó e pronto acabou? e todo mundo que votou em Alder, simplesmente passamos por cima da opinião deles?
São muitas questões envolvidas, por isso não estou querendo fazer nada precipitado, só isso.
ogner Esqueci de dizer:
Democracia só atrapalha!!!
Cara, nós da comissão estamos sofrendo com isso! você nem imagina o quanto. Kkkkkkkkkkk!
|
ogner Veterano
|
# nov/13
· votar
rcorts Cara, é foda mudar o jogo no meio, e sei do trabalho que vcs da organização estao tendo.
Mas ficar organizando demais, criando muitas regras, só atrapalha. ja organizei muita coisa por aqui. A coisa fica rígida e não flui...
A ideia que eu tinha e imaginei que vcs fossem fazer, era um volume grande de infos sobre opçoes, varias, com preço e etc..Como o Blau fez mesmo, só que deixar em aberto com cacaracteristicas de cada componente talvez ate classificando se o componente seria mais indicado para Guitarra FCC A, B ou C..só pra ajudar na escolha. E deixando pra quem for montar escolher. Sacou?
Uma Std FCC pode ser muito boa, usando madeira nacional no corpo. E quiçá comparada mesmo a uma Fender STD AM. Como uma Basica FCC pode ser uma "bosta" usando Alder no corpo. O importante é o equilibrio da montagem dos componentes.
Ums SX, é Alder, por exemplo. Saca! Alder sei la de onde mas é...
Mas acho que devemos continuar assim e ir ajustando. Bug hoje é a coisa mais normal do mundo, ate carro vem bugado!! ahuehauhuehuae
|
JJJ Veterano
|
· votar
ogner rcorts HortaRates d.u.n.h.a. MMI
Todo mundo
O problema não é ser nacional ou não. Ash, por exemplo, tem de montão, barato e bom. O problema é, especificamente, o raio do Alder!
Eu mesmo votei em Alder (eu queria uma strato mais "clássica": alder, SSS, maple/maple e tal), mas nunca imaginei que seria tão difícil.
Em face disso é que propus "abrir" o corpo para qualquer outra madeira (boa, claro), deixando o bendito Alder para a TOP, já que foi a maioria.
Mas o resto do projeto continuaria conforme o decidido, senão a gente volta à estaca zero! Foi um caso isolado... Tenho quase certeza que, com as outras peças, não vai haver tanta dificuldade.
|
ALF is back Veterano
|
# nov/13
· votar
Sugiro q para os modelos Standard e básico seja usada a madeira nacional melhor votada então...nao lembro qual madeira ficou em segunda ou terceira colocação...talvez o ash em segundo né? Ai tbm não Vale! O freijó e Cedro seriam escolhas mto boas!
|
ALF is back Veterano
|
# nov/13
· votar
Ou então: Modelo básico - madeira nacional melhor votada Modelo Standard - ash (2° colocada na votação) Modelo top - Alder (1° colocada)
|
d.u.n.h.a. Veterano |
# nov/13
· votar
Todo mundo Deem uma lida nesses posts aqui, bem bacanas: http://guitarra99.blogspot.com.br/2013/03/onde-esta-o-wally-fender-son ic-blue-60s.html http://guitarra99.blogspot.com.br/2013/05/telecaster-butterscotch-reli c-de-marupa.html
rcorts a ideia é competir com uma Fender Am Standard
Desde quando?!?!?! Pensei que a ideia fosse fazer um guitarra de qualidade, simples de construção sólida, fugindo das grifes, acessível ao guitarrista médio do fórum, que dispõe de não muita verba pra comprar um instrumento honesto.
O modelo top vai competir com o que então? Suhr? Fender CS? Me desculpe, mas acho ninguém nesse fórum tem o conhecimento necessário pra fazer um instrumento desse nível.
JJJ Tenho quase certeza que, com as outras peças, não vai haver tanta dificuldade. Eu não teria tanta certeza...
|
d.u.n.h.a. Veterano |
# nov/13 · Editado por: d.u.n.h.a.
· votar
dp
|
MMJr Veterano |
# nov/13 · Editado por: MMJr
· votar
Ola Galera...
A escolha inicial foi um corpo em Alder... Alder e uma madeira importada e logicamnete deve sair mais cara... Porem como foi citado:
sar uma madeira nacional para o corpo. Por exemplo, teve uma sugestão aí da RDC guitars de um corpo de Freijó em peça única por 450,00.
450 reais por um corpo de madeira nacional eu achei um tanto caro tambem...
Veja esta opcao de 155 dolares...
http://www.warmoth.com/Showcase/ShowcaseItem.aspx?Body=2&Shape=1&Type= 1&Path=Stratocaster,Standard&sort=price&i=S6716
Se analizarmos, o corpo de Freijo esta muito mais caro que um de Alder..... No e-bay encontra-se pranchas de Alder para confeccionar o corpo da guitarra por 52,00 dolares...
http://www.ebay.com/itm/Red-Alder-Guitar-Body-Blank-1-3-4-x-14-x-21-/1 41103823536
Valeu...
|