Autor |
Mensagem |
Metal_Owns Membro Novato |
# nov/13
· votar
boblau Bom, não sei.. O que proporam até agora foi para a Standard. Mas enfim, talvez a básica venha com as madeiras nacionais. O problema é a ponte, ter que trocar, afinal, todo mundo aqui é vintage fanboy, exceto eu.. Se eu comprasse-a, teria que trocar a ponte por uma de 2 pivôs, e o objetivo da guitarra seria uma guitarra BOA, sem necessidade de fazer upgrades.
De qualquer forma, mudei de idéia, irei permanecer na votação.
|
JJJ Veterano
|
# nov/13
· votar
Metal_Owns
É só usar a opção de corpo adequado à ponte de 2 pivôs.
Garanto que muitos só vão usar algumas sugestões que forem feitas aqui. Tem gente que só vai trocar a ponte da própria guitarra depois de ver algumas ótimas que tenho certeza aparecerão aqui. Idem para captadores, por exemplo.
Ninguém é obrigado a montar a guitarra inteira...
Que bom que repensou e continuará junto!
|
JJJ Veterano
|
# nov/13
· votar
*** INFORME DA COMISSÃO ORGANIZADORA ***
Terceira fase a caminho!
|
_bielmaia Membro Novato |
# nov/13
· votar
f14gomes Mas nada impede que qualquer um faça os upgrades na guitarra que tiver em casa hj ou que quiser, com o que for colocado aqui para o modelo do zero. Obrigado! Me deu uma idéia pra q no futuro fazer um update na minha guitarra o/
|
boblau Veterano |
# nov/13
· votar
Caros colaboradores do projeto.
Chega o momento de detalharmos nossa guitarra. De acordo com a comissão organizadora esta escolha se dará em duas etapas:
1- Etapa de sugestões onde cada um pode sugerir partes da guitarra que conhece ou que desejaria que a guitarra tivesse. Cada um preenche no próprio fórum a sugestão conforme o modelo abaixo. Nesta etapa esperamos poder contar com a capacidade de pesquisa de cada um, pensando que alguém terá que comprar as partes e montar a guitarra, então coerência e bom senso serão analisados. Estimamos que esta etapa tenha pelo menos 3 dias. Então fica para sexta feira, dia 22/11/13 às 21:00 o encerramento das sugestões para o braço e corpo. Até lá, de acordo com as sugestões e os "pitacos" dos colegas cada um pode mudar a sua sugestão. Para participar nesta fase, não é necessário ter sua sugestão própria, pode-se acompanhar a sugestão de outro.
2- Etapa da votação. As sugestões serão então agrupadas e votadas pela galera.
Neste momento iremos escolher duas partes muito importantes e provavelmente as mais difíceis que são:
Corpo e Braço
***Início da primeira etapa - nesta etapa, até sexta feira 21:00, somente estes itens devem ser discutidos***
Sugestão de peças para corpo e braço de acordo com as especificações abaixo:
Corpo: Alder, HSS, ponte tremolo vintage 6 parafusos, medidas padrão Fender. Braço: maple com escala em rosewood. Escala e medidas de encaixe no tróculo padrão Fender.
1. Corpo:
Marca/Loja/Site: Modelo: Tipo de pintura: Preço estimado: Motivo da escolha:
2. Braço:
Marca/Loja/Site: Modelo: Acabamento: Número de Trastes: Preço Estimado: Motivo da escolha:
Obs : Os campos Marca/Loja ou Site, Modelo, Preço estimado e Motivo da Escolha são obrigatórios para que a sugestão seja aceita pela comissão organizadora.
Agradecemos antecipadamente a participação de todos nesta que é uma etapa muito importante e difícil do processo.
|
boblau Veterano |
# nov/13
· votar
só para facilitar, estou fazendo um post mais fácil de copiar/colar
1. Corpo:
Marca/Loja/Site: Modelo: Tipo de pintura: Preço estimado: Motivo da escolha:
|
boblau Veterano |
# nov/13
· votar
2. Braço:
Marca/Loja/Site: Modelo: Acabamento: Número de Trastes: Preço Estimado: Motivo da escolha:
|
ogner Veterano
|
# nov/13
· votar
Galera nao é melhor deixar em aberto as partes, a la carajo, como dizem e vcs vao organizando depois.
Explico:
Estarei eu navegando pela internet as 5 da manha, pra variar, vendo coisas de guitarra e me deparo com um fabricante muito bom com preço otimo em caps ou ponte, porem nao posto aqui pq é hora da ponte ou caps...Voila, uma oportunidade se passou...Nao sou diciplinado o suficiente pra guardar sei lá, esperar chegara vez da peça...
Deixem em aberto pra todos postarem dicas e vcs vão organizando/atualizando nos posts de vcs...
Só mais sugestão...
|
JJJ Veterano
|
# nov/13 · Editado por: JJJ
· votar
Exemplo de resposta:
1. Corpo:
Marca/Loja/Site: Loja do Zé - www.lojadoze.com.br/perere Modelo: SXY-1 Tipo de pintura: Branco acetinado Preço estimado: R$ 200 Motivo da escolha: Excelente corpo de 2 peças que já vem em nitro e que já usei uma vez com excelentes resultados, tudo encaixou perfeitamente. Timbrou maravilhosamente!
2. Braço:
Marca/Loja/Site: Guitar Cacilds - www.guitarcacilds.com/perere Modelo: NS-01 Acabamento: acetinado Número de Trastes: 21 Preço Estimado: US$ 100 Motivo da escolha: Braço perfeito, V shape, trastes alinhados, acabamento impecável, headstock invertido bonitão!
|
JJJ Veterano
|
# nov/13
· votar
ogner Galera nao é melhor deixar em aberto as partes, a la carajo, como dizem e vcs vao organizando depois.
O problema é que a chance de bagunça já é enorme, mesmo delimitando tudo... Mas quem quiser deixar anotado aqui, para uma referência futura, a gente não briga, ok? rsrsrs
|
JJJ Veterano
|
# nov/13
· votar
Caraca, e não é que a loja do zé existe mesmo! kkkkkkkkkkkkkkk
Mas acho que não vende corpos de guitarra...
|
ogner Veterano
|
# nov/13
· votar
JJJ Mas quem quiser deixar anotado aqui, para uma referência futura, a gente não briga, ok? rsrsrs Ahhh, blz! se não é proibido deixar eventuais pitacos "fora de hora", ta ok!!
o/
|
HortaRates Membro |
# nov/13
· votar
Metal_Owns O problema é a ponte, ter que trocar, afinal, todo mundo aqui é vintage fanboy, exceto eu..
Que isso cara, minha guitarra atual é uma Epiphone Prophecy Futura, com EMGs 81 e 85, feita pra tirar o melhor do Thrash... Mas to participando e encarando isso como, talvez, um projeto 2014... Pra quem ganha R$400,00 por mês que nem eu, vou comprar uma peça por mês, ir juntando, só pelo prazer de fazer mesmo, deve ser muito legal.
Tava pensando em pegar a queridinha aqui do forum, a SST SX 57, e dar uma modificada, a guitarra custa 400 conto na loja... O foda é que ela só tem 21 trastes (queria pelo menos 22), e não sei se tem "piscinão" pra humbucker.
Vai ser legal se todo mundo que fizer, fizer um pouco diferente, com peças diferentes de fabricantes diferentes, que só assim no final saberemos qual vale mais a pena.
|
JJJ Veterano
|
# nov/13 · Editado por: JJJ
· votar
Só lembrando que as sugestões finais terão mais de uma opção, preferencialmente em lista tríplice. Isso é para evitar o aumento abusivo que poderia ocorrer (e a gente já conhece bem...) de determinadas marcas, se "ganhassem" sozinhas.
Por outro lado, pensando positivamente, sendo possível a uma loja ou fábrica anunciar oficialmente no fórum (na Central de Ajuda, tem um link), nada impede que haja uma "promoção" de peças dentre as escolhidas, o que seria bem interessante.
|
# nov/13
· votar
JJJ Trocar alguma parte da guitarra não seria problema se sua cidade tivesse luthier.. Minha cidade não tem luthier, o que mais "manja" é um professor de música mesmo, graduado pela universidade, mas isso não tem a ver com luthieria, não é?
HortaRates Como eu disse ao JJJ, o problema é achar luthier, e mesmo com luthier é uma dor de cabeça, geralmente cobram caro, e se o cara instala sozinho tem riscos de fuder com tudo.
|
JJJ Veterano
|
# nov/13
· votar
Metal_Owns
É... isso é verdade. Algumas trocas de peças são relativamente simples (tarraxas, por exemplo). Outras exigem um nível maior de conhecimento.
|
_bielmaia Membro Novato |
# nov/13
· votar
Acho que só vou ver o resultado, porque não manjo nada em comprar partes separadas da guitarra...
|
# nov/13
· votar
JJJ E outra, para um cara que não sabe trocar as cordas direito (sempre eu que coloco, a corda se solta e eu tenho que fazer tudo de novo) troca de captadores seria fatal para meu bolso.
E as votações, quando começam?
|
MMI Veterano
|
# nov/13
· votar
Pessoal,
Vamos manter o debate num nível adulto.
Para quem não entendeu, ninguém vai ser obrigado a comprar e montar o modelo indicado. O modelo é muito mais teórico do que prático, pouquíssimas pessoas vão montar o modelo proposto, se é que alguém realmente vai fazer isso sem nenhuma concessão.
Vai ser em alder com ponte vintage porque foi votado e essa opção ganhou. Quem quiser, que monte com marupá, coloque floyd, ninguém está aqui empurrando goela abaixo o que foi votado. No fim, vai servir de debate e referência. Se o pessoal quiser captador importado, beleza, mas alguém pode pegar um captador queimado no lixo de um luthier e enrolar um fio de cobre nele e ver no que dá. Galera, vocês são livres!
Essa discussão vai servir muito mais para o pessoal comprar guitarra chinesa (não tem jeito, se quer barato é com eles) e trocar peças do que montar direto a guitarra proposta. Só que no fim das contas, sai mais caro pagar 2 vezes do que uma vez só num modelo que não vai ser preciso upgrades. Mas ninguém aqui quer saber a renda familiar, se vai ser proposto corda Elixir ou Ernie Ball 0,10 e você prefere Gianini 0,11, se vão propor 3 molas e o sujeito quer 4 molas. Sem mimimi, galera...
Em vista disso, o pessoal da organização deveria, na minha opinião, colocar algo como: - corpo em alder da loja X, mas as opções foram das lojas A, B, C, D, onde tem outras opções disponíveis. - braço em maple + rosewood da loja tal, outras opções opções nas lojas E, F, G e H. - captadores nacionais X, com opções do Y, X e Z. e assim vai, para servir de referência.
|
HortaRates Membro |
# nov/13
· votar
JJJ É, eu acho que eu teria muita dificuldade em colocar um braço corretamente... tem que fazer ajustes e tal, colocar calço... Mas aprender seria muito legal. Agora, o resto é bem facinho, soldar é uma coisa que chega a ser ridícula de fácil, captadores são componentes passivos, então eles não vão queimar se você ligar errado... É uma chance pro pessoal aprender a fazer o básico de regulagem. E se o cara vai gastar 1500, 2000, que seja, numa guitarra boa, que provavelmente vai ficar a vida toda, porque vender será prejuízo, não custa gastar uns bons R$200,00 no luthier.
|
JJJ Veterano
|
# nov/13
· votar
MMI Falou tudo. +1
|
JJJ Veterano
|
# nov/13
· votar
HortaRates soldar é uma coisa que chega a ser ridícula de fácil
Bom, eu que sou engenheiro eletricista e soldo há mais de 30 anos, outro dia ferrei um switch Fender porque a solda escorreu pra dentro dele...
Então, mesmo as coisas "ridículas de fáceis" tem que fazer com cuidado! hehehe
|
boblau Veterano |
# nov/13
· votar
Já que até agora não apareceu nenhuma sugestão, vou dar a minha para acender a discussão, e já vou para incendiar os ânimos, rsrsrs
1. Corpo:
Marca/Loja/Site: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-515117599-corpo-stratocaster-sx squier-em-alder-_JM Modelo: sx american alder Tipo de pintura: já pintado em verniz vermelho transparente Preço estimado: R$ 160,00 + frete de R$ 50,00 = R$ 210,00 Motivo da escolha: toquei em uma SX American Alder em uma loja na Teodoro chamada teodoromusical quando comprei meu amplificador e achei o corpo da guitarra muito bem acabado, além disso, um grande colega meu, Claudio Machado, baixista é endorser da SX e me informou que, de acordo com as informações dele, a linha American Alder é realmente feita de alder legítimo. Como eu pretendo montar a guitarra, este corpo me pareceu uma boa escolha pois está disponível imediatamente a um preço muito bom. Por favor critiquem o quanto quiser e o quanto puderem, principalmente nas questões dimensionais (braço x corpo) quanto na questão de se usar um corpo de uma guitarra usada no projeto.
|
boblau Veterano |
# nov/13
· votar
MMI Em vista disso, o pessoal da organização deveria, na minha opinião, colocar algo como: - corpo em alder da loja X, mas as opções foram das lojas A, B, C, D, onde tem outras opções disponíveis. - braço em maple + rosewood da loja tal, outras opções opções nas lojas E, F, G e H. - captadores nacionais X, com opções do Y, X e Z. e assim vai, para servir de referência.
eu não entendi direito esta sua demanda.
O que eu entendi foi que, de acordo com a sua opinião, nós da comissão deveríamos sugerir as peças e as lojas para discussão? É isso?
Nós, na realidade queríamos que o processo de busca das alternativas fossem de todos e não uma imposição nossa. Afinal, estamos somente organizando e eu pretendo montar a guitarra para materializar o projeto. É lógico que vou dar a minha opinião, como o fiz no post acima, mas vou usar na guitarra a opção votada pela maioria.
Se entendi errado, por favor me desculpe.
|
HortaRates Membro |
# nov/13
· votar
JJJ Claro, ninguém é perfeito... Quanto mais você faz algo, melhor você fica, mas um dia você vai errar. Mas é algo simples que todo guitarrista deveria aprender a fazer... O cara tem um showzinho marcado pro domingo, tá treinando as 21h do sábado pra sair perfeito, e dá o azar magnífico de soltar o fio do jack. Onde ele vai achar um luthier? Regular tensor, oitavas, trocar pickups... todo mundo deveria aprender.
|
Will Bejar Veterano |
# nov/13
· votar
MMI Boa.. +1
|
d.u.n.h.a. Veterano |
# nov/13
· votar
Ainda que, aparentemente, segundo nosso ilustre colega, minha discussão seja de nível infantil ou algo do gênero, deixo minha sugestão, tanto para corpo quanto para braço: https://www.facebook.com/RdcGuitars
O braço, com 21 fretes, tá saindo na faixa de 280 reais e o corpo na faixa de 400. Gosto do braço sem verniz, só no natural. E a pintura gosto de natural também, só com verniz por cima.
|
JJJ Veterano
|
# nov/13
· votar
boblau O problema com peças usadas no ML ou no ebay é que não dá pra padronizar. Se você quiser comprar essa pra já garantir a sua, beleza. Mas ninguém garante que outro usuário vai achar essa mesma oferta a esse mesmo preço depois... Por isso que as lojas são mais interessantes nesse sentido.
d.u.n.h.a. Achei o site um pouco confuso (na verdade, não é um "site", é uma página do Facebook). Você sabe se ele faz corpo em alder?
|
rcorts Veterano |
# nov/13 · Editado por: rcorts
· votar
HortaRates
Vamos com calma, he he. A conversão do dólar não é a única determinante de valor. Até 50 dólares por exemplo não incide imposto. Acima de 50 e até 500 (se eu não estiver equivocado, entra os 60% da tributação simplificada) e acima disso já entra toda uma burocracia, papelada e imposto sobre imposto que não é o que convém ficar discutindo aqui, pois não é o foco. Só vamos com cautela velhinho! Se for possível, vamos ver o que conseguimos já no BR também.
d.u.n.h.a. Metal_Owns
Entendo que as coisas possam não ter saído da forma que vocês imaginavam a princípio, ou que estejam em desacordo com algum ponto. Não está saindo como "eu" queria também. Mas estou feliz porque todos estão participando e estamos fazendo algo em comum. Agora uma pergunta: onde se falou desde o início desse projeto em excluir madeiras gringas ou restringir a madeiras nacionais?
Pessoal, vamos ler e tirar as dúvidas primeiro antes de bater a marreta. Nós (eu, rcorts, o JJJ e o Boblau) estamos tendo um trabalhão para discutir como ficaria melhor organizar toda a parada, só de mensagens por e-mail já foi mais de 60 que trocamos para evitar fazer "cagada" (desculpem o termo) e perdemos boa parte do nosso final de semana pensando nisso e tentando organizar tudo da forma mais democrática possível.
Enfim, se eu fosse fazer uma guitarra minha, talvez mudasse muitas coisas para o meu gosto pessoal. Mas o que estamos tentando fazer aqui é ouvir a todos e chegar num ponto de consenso, o que não é fácil. Pergunto: a dona onça (minha esposa) está de nariz torcido comigo porque não dei mais atenção pra ela nesse final de semana. Alguém aqui vai lá salvar minha barra?
Então galera, vamos tentar pensar coletivamente e ser mais ponderados.
EDIT: e vamos continuando a ouvir todas as opiniões. Lembrando que o que sair daqui é apenas uma referência escolhida pela opinião popular. Quem quiser montar a sua tem a liberdade de mudar uma ou outra parte à seu próprio critério.
|
HortaRates Membro |
# nov/13
· votar
rcorts Com certeza, foi só um cálculo bem por cima. Acho bem mais legal a ideia de fazer com peças nacionais, e achei o trabalho da RDC guitars legal. E o melhor, parece, pelo perfil do mercado livre, que eles são daqui de BH.
JJJ
No mercado livre eles tem muitos anúncios, e lá eles falam os materiais disponíveis. Eles fazem o corpo sobre encomenda por CNC, é o que diz o anúncio. Alder não tem nos anúncios, mas tem uns de freijó e mogno. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-516242047-corpo-guitarra-fender -stratocaster-62-cedro-rosa-_JM
|