Autor |
Mensagem |
Luis A. Membro Novato |
# nov/13
· votar
Drinho Acho q pra ser top o nome nao pode ser standard....
Acho q 4 mil reais ta muito longe da realidade.... quanto custa 2 hum da gibson, ou uma boa floyd, etc?. Cara componente é caro, veja os preços dos corpos top!
Vou colocar aqui de novo uma lista de sites de componentes... http://www.theguitarsherpa.com/category/parts-and-tools/parts-and-supp lies/luthier-supplies.html
|
Drinho Veterano |
# nov/13 · Editado por: Drinho
· votar
Não há a necessidade de se importar NADA para se fazer uma guitarra desgraçada hoje em dia...
Só ferragens, um jogo de sperzel e uma ponte hardtail saem por 100 dólares.... Know how pra ser fazer coisas nervosas hoje em dia aqui tem, o que não dá pra fazer é milagre, se for pra baretear ai o negócio é china mesmo em qualquer lugar do mundo e 4 mil reais numa guitarra de verdade, numa senhora strato, aquela que você bate no mizão e estoura pelo menos 5 vidraças é extremamente justo pois mesmo nos estados unidos uma guitarra dessas já passa de 4 mil fazendo a conversão do dolar... No brasil temos madeiras, inclusive de deixar gringos chorando de inveja, vê no que Paul Reed Smith é capaz de fazer com belas peças de mogno e jacarandá brasileiros, ele vende isso por 9 mil dólares..... temos luthiers que sabem usar (poucos, mas tem), tem gente produzindo captador com fio e imã dos anos 60, os mesmos que leo fender usava e vendendo por 150 reais... Eu falei com o fullertone lá que o Mauricio indicou, consegui achar na internet as especificações de um captador australiano de strato que provavelmente é o mais desgraçado da galaxia que se chama Sliders 59, nego na gringa tinha fender custom shop com lindy fralin e trocou por esses, mandei a especificação do captador pro cara e ele falou: Velho, meu single é quase idêntico a esse, a diferença é que eu uso alguns elementos da época que aparentemente não tem nesse captador e eu fiquei O.O "rapah, esse cara mata a cobra e mostra o pau hein...."
claro que dá... e chamar uma guitarra dessas de standard é um desrespeito... sem duvida
a guitarra barata tem que ser montada toda no guitar fetish ou coisa do tipo... como faz a fender e vende por 3 mil a guitarra intermediaria se compra madeiramento do guitar feitsh e se coloca peças da guitarra top... como faz a fender e vende por 6 mil e a top se faz num luthier com seleção de madeira, acabamento maravilhoso e peça top .... como faz a fender e vende por 20 mil ( na verdade nao é a fender que vende por esse preço e sim os intrometidos )
não tem mistério, façam os cálculos que é isso aí.... dá pra baratear... mas bom senso também, milagre ninguém faz.... e você falou de floyd rose, a ponte tem que ser só boa e simples, não é pra ser floyd rose....
Inclusive vou até mais além... nem precisa haver guitarra ordinária...
Dá pra se limitar a standard (com madeira ordinaria e peça boa) que já fica barato e a Custom das galaxias (com peça boa e madeira brasileira de alto nivel, com um acabamento lindo e trastes de inox)
Se for pra gastar menos que uma FCC standard, po, compra uma memphis tagima sei lá das quantas... a nao ser que se vise a ideia de manter a identidade do fórum em instrumento para varios poderes de compra (que tambem não é uma má ideia, é legal)
|
boblau Veterano |
# nov/13
· votar
Drinho
Eu penso EXATAMENTE da mesma forma que vc.
Se for para fazer, vamos fazer algo que possa ser lembrado de forma positiva.
Eu vou montar a guitarra. Para isto, não quero um instrumento ruim. Quero um instrumento que eu possa usar junto da minha Gilmour CS NOS e da minha PRS 513.
Tenho absoluta certeza de que não será necessário importar nada.
Madeiras brasileiras são reconhecidas internacionalmente. Uma escala em Jacarandá brasileiro é superior a Rosewood e muito comparável a Ébano.
Vamos resolver logo isso do corpo. Se não dá para fazer em Alder, vamos sugerir outra coisa. Mogno, Pau Marfim, mas algo que seja de qualidade.
Captadores definitivamente é besteira importar. Temos feras em captadores no Brasil.
Ferragens estão disponíveis no Brasil as melhores do mundo em diversas lojas.
Claro que provavelmente vou gastar. Mais do que a guitarra valerá para revenda, mas não estou fazendo a guitarra para vender. Quero um instrumento feito por mim com as melhores dicas e experiência de várias feras daqui.
Portanto peço a todos que façam suas sugestões. Se não gostaram do formato da sugestão, façam de outra forma. No sábado eu tento compilar tudo de alguma forma para uma votação.
|
rcorts Veterano |
# nov/13
· votar
Pessoal to no celular agora e acho pessimo escrever assim. Tem muita gente com muito know how aqui perdendo tempo com mimimis enquanto poderia estar sugerindo varias opcoes para ajudar no projeto. Afinal de contas vai rolar votacao no final. Vamos voltar ao que interessa?
|
Drinho Veterano |
# nov/13
· votar
rcorts
Mestre, minhas idéias já foram pensadas e divididas para tratarmos de strato, não vejo muito no que podemos inovar, apenas acho que deveríamos dividir as especificações tendo em vista viabilidade e principalmente a categoria do instrumento, tirando principalmente outros tipos de eventuais preconceitos.... Com relação a escolha de madeiras a warmoth dispõe para nós um diagrama dizendo onde cada espécie se encontra em termos de timbre desde o maple que é considerada a mais brilhante até o jacarandá que segundo eles é completamente o oposto, sabemos que não devemos levar estas considerações á risca pois cada pedaço de madeira tem sua ressonância, mas pode ser interessante para pelo menos nos localizar, já que não temos condições de fazer diversos testes e etc...
Se formos pensar em uma strato barata com os elementos chineses da guitar fetish, might myte e etc vamos usar o alder ou o basswood e para uma guitarra de ponta podemos usar de fato o madeiramento nacional, existem algumas antigas zaganins de cedro ou marupá com a escala de jacarandá que soam maravilhosamente bem, a unica restrição seria o braço que deve ser de maple em qualquer caso, não estou falando isso como conhecimento mas sim de alguns luthieres que eu já tive a oportunidade de conversar, se este for um posicionamento equivocado peço que me corrijam, mas já ouvi mais de uma vez que o marfim não é confiável como o maple em termos de estabilidade.
|
rcorts Veterano |
# nov/13
· votar
Drinho
Primeiramente, obrigado pelo mestre, mas não estou nem perto disso, ha ha!
Cara, a questão principal que está emperrando o tópico no momento não é nem se o foco é em custo x benefício, em qualidade, ou em grifes. Isto já foi amplamente discutido antes e já estamos rediscutindo o já discutido. É impossível chegar a um consenso dessa forma. Imagine se cada membro do FCC vier aqui expressar sua opinião e iniciar um debate. Até o final do mês este tópico teria umas 300 páginas.
[b]A questão principal é: estamos gastando fósforo discutindo opiniões pessoais e de sugestões que é bom o tópico está às mínguas.[/b]
Outra forma de chegar num consenso é por votação. Estamos num fórum e o objetivo desde o princípio foi ouvir a opinião de todos e chegar num projeto de Strato Standard com a participação de todos, mas é impossível fazer isso discutindo sem critério e com a bagunça que está.
Se fosse para eu simplesmente chegar e dizer que o conceito de Standard nesse projeto envolvia um corpo e um braço Warmoth, captadores Dimarzio Area 58 e 60, ponte Gotoh e tarraxas com trava Planet Waves, faria isso no meu blog, e não aqui. Lá eu me sinto na liberdade de escrever o que quiser, pois o blog é meu, e expressa a minha opinião, de mais ninguém.
Mas aqui, estamos o tempo todo buscando realizar um processo democrático, o que está se demonstrando não dar certo, pois a todo momento um membro vem aqui e diz: Ah, não estou satisfeito com o rumo que o projeto está tomando! democracia não funciona nesse tipo de projeto (e começo a concordar com este ponto de vista), o projeto deve ser todo nacional, madeiras nacionais isso, madeiras nacionais aquilo.
Mas sugestões de corpo e braço mesmo, que é o que realmente estamos precisando nesse momento, não aparece nada!
E, no frigir dos ovos, estamos todos como náufragos em mar aberto, boiando no mesmo lugar, e ainda sem saber em que lugar estamos.
Se todos aqui quiserem que a democracia vá pelos ares, sem problemas, nós da comissão chegamos num consenso e no máximo no próximo domingo despejamos aqui um modelo Standard, incluindo corpo, braço, captação, ferragens e demais acessórios, sem votação nem nada.
Ai vai aparecer alguém e dizer que não gostou porque o processo não foi democrático.
|
rcorts Veterano |
# nov/13 · Editado por: rcorts
· votar
Bom, para fazer minha parte, a minha sugestão/contribuição é esta (desculpe Boblau, já vou sugerir outras peças também pra galera ver o que é possível fazer, mesmo com algumas partes importadas):
1. Corpo:
Marca/Loja/Site: RDC guitars, freijó RDC guitars, freijó Modelo: Stratocaster 62 HSS Tipo de pintura: apenas demãos de verniz. Cor natural Preço estimado: R$ 280,00 Motivo da escolha: É uma peça barata, feita em uma madeira nacional considerada por muitos aqui como boa o suficiente para o projeto e é feita em máquina CNC seguindo o padrão de medidas Fender.
2. Braço:
Marca/Loja/Site: ]Luthier Victor no ML Modelo: Mighty Mite Licensed Fender, shape em modern C, padrão Fender de medidas. Acabamento: brilhoso (não especifica) mas é daquele verniz que solta com o tempo. Número de Trastes: 22 médio jumbo Preço Estimado: R$ 700,00 + frete estimado de R$ 30,00 Motivo da escolha: tenho um na minha stratocaster. É um braço excelente e na minha opinião melhor do que o das Fender MIM. OBS.: o citado no link é de maple com escala em ébano, igual ao que está na minha strato, mas o Victor pode encomendar e deve ficar até um pouco mais em conta, imagino.
ADICIONAIS: Desculpe Boblau, sei que não está no seu modelo, mas só pra o pessoal ter uma noção dos preços.
3. Captadores:
a) ponte: Sergio Rosar heartbreaker humbucker - alnico V - Preço estimado R$ 210,00
b) meio e braço: Fullerton Sérgio Rosar - Alnico V Preço médio: 260,00 o jogo (meio e braço)
4. Tarraxas: Wilkinson WJ05 EZ Lok Tuners Wilkinson WJ05 EZ Lok Tuners Preço médio: R$ 82,00 com frete (sem impostos, pois fica abaixo de 50 dólares)
Ponte: Tremolo Vintage 6 parafusos Fender - Preço médio - R$ 135,00 (com frete, se passar sem imposto) R$ 217,00 (com frete e com imposto).
Até o momento minha sugestão ficaria na média de R$ 1779,00 (corpo, braço, ponte, tarraxas e captadores). Só peças boas. Corpo, braço e captadores comprados direto no BR e ponte e tarraxas no eBay.
Outras peças:
Escudos: Escudo frontal + traseiro, acabamento mother of pearl. Inclui parafusos - preço estimado: R$ 33,35 (frete grátis)
Parte elétrica:
a) capacitores Paper in Oil: PIO capacitors 2 matched - Preço médio: R$ 32,00 - OBS.: melhora o timbre bastante. Mas é mais um OPCIONAL, quem não quiser pode usar os cerâmicos mesmo de mesmo valor que se compra por centavos no Brasil.
b) Potenciômetros Alpha 250K: Alpha 250K potentiometers - Preço estimado: cerca de R$ 60,00 o set de três, já feita a conversão do dólar.
c) jack output J10: se encontra baratinho em casas de peças eletrônicas no BR. Preço médio: R$ 2,00
d) Chave seletora: não vou fazer sugestão nessa parte. Uma chave seletora Fender de 5 posições (5 way switch) sai em média R$ 60,00 comprando do eBay, mas tenho certeza que alguém poderá sugerir algo mais em conta. Por isso não estou sugerindo esta peça.
e) o resto das partes elétricas envolve solda estanho e fiação. Por isto não vou nem sugerir aqui. Considero estes itens como gastos do dia a dia que não pesam tanto em nenhum projeto.
String Guide: Abaixadores de corda com rollers (Cromados), o par - preço estimado: R$ 9,00 (frete grátis) - OBS.: já usei um para genérico desses e cumpre extremamente bem sua função: evitar problemas com a afinação.
Knobs: 3 knobs genuínos Fender - Preço estimado: R$ 72,00 (com frete, não grátis, mas já incluso). OBS.: este item sugiro comprarem Fender mesmo. Já comprei um jogo genérico e ficava soltando dos pots, quebrando os encaixes, me passando bastante raiva.
Neck plate: (chapa para junção braço-corpo): neck plate cromado genérico - Preço médio: R$: 35,00
TOTAL [outras peças]: R$ 240,00 (sem a chave seletora) e R$ 303,00 (incluindo a chave seletora Fender)
TOTAL GERAL:
Corpo, braço, captadores, pontes e tarraxas - R$ 1780,00 Outras peças (incluindo chave seletora e knobs Fender, capacitores Paper-in-oil e pots Alpha): R$ 303,00
TOTAL ESTIMADO: R$ 2083,00
Essas são minhas sugestões. Menos de 2,5K, incluindo excelentes peças e apenas partes pequenas e mais baratas seriam compradas de fora.
Aguardo a sugestão de vocês.
|
ogner Veterano
|
# nov/13
· votar
rcorts Acho que todas as opções de compra no exterior deveriam ja incluir:
Produto + Frete x Dolar dia x 60%.
Nao devemos pensar em passar sem taxas.
Vou ver se caço hoje alguma coisa pra guitarra básica.
|
rcorts Veterano |
# nov/13
· votar
ogner
Eu inclui as taxas já no preço (incluindo 60%). Tá tudo embutido. Joguei o Dólar a 2,30.
|
Nefelibata Veterano |
# nov/13
· votar
ogner rcorts
Vcs já pensaram que há uma boa quantidade de corpos de guitarra fender, já acabados, de N modelos, de alder e ash, à venda no ebay? Poderia ser uma solução.
|
rcorts Veterano |
· votar
Nefelibata
Os corpos de Fender Am Standard que tem lá são muito caros, na faixa de 300 dólares para cima. Mas sua sugestão é muito boa e vale a pena ser destacada aqui no tópico.
Tem alguns como da Fender MIM ou mesmo da Highway One, como este bem mais em conta.
Eu compraria numa boa. Sobre a sugestão que eu dei acima aumentaria uns R$ 550,00. Ou seja, iria para R$ 2630,00. Acho um bom custo x benefício, visto que nessa faixa de preço não se pega uma Fender MIM nova.
Taí, é disso que a gente precisa. Valeu pela sugestão.
|
Lucaz Oliveira Membro Novato |
# nov/13
· votar
pocha, mas com 2600... da pra compra muita guitarra boa com gotoh e tudo mais... acho que fazer uma guitarra com as peças que voces querem esta saindo da realidade da maioria aqui.. eu nao teria coragem de gastar 2mil em peças de guitarra... se é pra ser stardart tem que ser algo mais br.... ou seja mais em conta.... a minha guitarra principal nao passa dos 1500.... a maioria aqui é hobbista, e nao tem pretençao de ter um equip foda pra tocar em casa... tem que ter o equip decente...
galera, penso eu que nao devia ultrapassar 1500... nao precisa ter a ponte da fender nem gotoh nada... poderia ser uma do tipo das lespa, que sao fixas... as tune-o-matic...
captadores, poderiam ser os malagolis, nao sao akeles captadores, mas pra uma standart acho que serve, custa o que? 100 reais cada? talvez nem isso...
madeira da guitarra, ai ferrou porque conheço muito pouco ainda sobre isso.... mas deveria ser algo mais comum, nao o basswood, que dai entao nao seria uma guitarra do fcc, seria uma copia de uma guitarra stringberg qualquer...
bom, braço em mapple, essa nao tem erro....
bom, mas eu tenho uma pergunta pra voces, vai ter um tutorial completo de como montar a guitarra inteira, fazendo as instalaçao eletrica e tudo??? ou vamos comprar as partes e levar num luthier?? tem que ter o tuto eim.... bertola seiji esses caras, vao ter que nos ajudar IUAHSIUHAS
|
JJJ Veterano
|
# nov/13 · Editado por: JJJ
· votar
Voltei. Tive que viajar hoje, por isso me ausentei durante o dia. Como estou "pregado" de cansado, vou só tecer um comentário geral.
Calma, caramba!!!
Projeto de qualquer coisa, ainda mais aberto a todo mundo para palpitar, é isso mesmo! Tem debate, discussão, alternativas ruins, médias e boas, gente pessimista, gente otimista, críticas desmerecidas, críticas justas. É assim mesmo! E isso não é necessariamente ruim!
Não tem ninguém com uma faca no nosso pescoço dizendo pra resolver tudo até amanhã...
É que muitos aqui (eu também, confesso) meio que se "apaixonaram" pela coisa e querem ver logo o resultado. Querem ver A GUITARRA PRONTA. Mas tem que ter calma... Vamos chegar a um acordo. Talvez meio "nebuloso", talvez meio "na marra", como sugeriu o rcorts, mas vai haver sugestão de guitarra, sim. Líquido e certo!
Vamos em frente!
Ah... Sobre essa coisa de nacional ou importado. Gente... é o que for melhor para o projeto e para o bolso. Sem essa de limitar: tem que ser isso, tem que ser aquilo... Tem que ser é BOM. E, de preferência, num preço razoável.
Agora, um item no ML ou no ebay que é único, não dá pra entrar numa padronização de projeto. Se for um produto "fixo", que o vendedor tem em quantidade, tudo bem. Mas uma peça do cara x que só tem aquela... Não dá, né? Claro que ela pode fazer parte da SUA guitarra, mas não pode entrar no projeto como sugestão geral.
Lembrete: amanhã, sexta, 21:00h acaba o prazo de sugestão de corpo e braço.
|
rcorts Veterano |
· votar
Lucaz Oliveira
Não sei se você perdeu algo lá atrás, mas foi feita uma votação. As características do modelo já foram votadas pela maioria dos usuários e o resultado foi:
Corpo em Alder, braço de maple com escala de rosewood, strato HSS e ponte vintage tremolo de 6 parafusos.
A exceção foi aberta para o corpo (devido à inviabilidade de restringir a escolha do corpo a Alder), e agora estão sendo aceitas sugestões de qualquer madeira decente para ser usada num corpo de guitarra (tanto faz se nacional ou gringa)
Ademais, estamos trabalhando por enquanto APENAS no modelo Standard. Nem começamos a pensar ainda no modelo mais básico, este que terá sem dúvidas um preço bem mais baixo, e ainda com uma qualidade razoável, melhor do que os modelos de strato para iniciantes disponíveis no mercado.
Para a Standard o ideal é ficar bom, custo x benefício deve ser pensado desde que possível, mas não dá pra ficar choramingando valor aqui e querer um modelo Standard. E no mais, após as sugestões tudo será listado e todos poderão votar, assim acaba a polêmica.
Só para corrigir, minha sugestão mesmo ficou em R$ 2.080. Esse valor de R$ 2600,00 seria para substituir o corpo de Freijó por um corpo usado de Fender, como sugeriu o Nefelibata.
Agora, podem até ter guitarras boas de fábrica por R$ 2600,00, mas estamos falando de Strato. Me diga um modelo X de strato por R$ 2600,00 do nível da que eu sugeri acima e prometo, retiro minha sugestão e venho aqui e digo: sugiro a guitarra X como Strato Standard dos membros do FCC.
|
MMI Veterano
|
# nov/13
· votar
Eu já tinha desencanado do tópico, mas sou teimoso e vou dar falar umas sugestões. Sei lá se serve para o modelo top, se para o básico ou se para o Std, não me preocupo.
O corpo é importante sim, ele dá uma ressonância própria, mas não é muito, talvez bem menos importante. Visitando alguns luthiers top, aprendi a ver madeira ressonante e madeira mais mediana na ressonância. Isso tem sua importância, mas quando se junta tudo, todas as peças, a coisa muda um pouco e tem que ter um conjunto. Em vista disso, principalmente para um modelo mais mediano, sugiro pegar um corpo em 1 ou 2 peças com ressonância razoável e desencanar. Eu na votação tinha optado pelo Ash (pensei em Swamp Ash, na verdade) por ser a madeira das Fender vintage, ou seja, tradicional, e que fica muito legal em acabamento translúcido. Mas para o corpo nem vale a pena a discussão. Desconfio que tem gente que nem sabe muito sobre ash/alder, então vale uma lida. De toda forma, não vale muito debate essa questão do corpo na minha opinião, vai no que é disponível e viável.
O braço é mais importante. Eu acho legal em strato os soft V, mas bem soft mesmo. Escala em ébano não, não vejo com bons olhos, neste caso deveria ser rosewood ou inteiro em maple - também já ouvi uns "poréns" do marfim. O braço tem que ser bem feito, o melhor quartersawn possível e para mim seria nesse soft V (bem soft mesmo). No fim, acabaria pedindo a um luthier fazer com maple e jacarandá, neste perfil, com muita atenção ao encaixe, que fosse muito apertado, que ficasse quase fixo sem os parafusos. Trastes a vontade do freguês, eu curto os vintage sem ser de aço. Eu colocaria nut normal, sem ser roller, mas cada um decide por si.
Eu colocaria tarrachas "staggered" com trava, sem nem pensar em colocar os string trees - escolheria as Sperzel, mas cada um escolhe o que quiser. Para guiar, a ideia vai muito de encontro à Fender Jeff Beck, mas sem o roller nut, as tarrachas podem ser de outro visual para quem se importa - na dele vem com Sperzel com trava, exatamente como falei, mas tem gente que vai achar "feia" indo para o lado de guitarra para os olhos, que eu não me importo muito. Eu assinaria embaixo desse artigo.
O escudo eu pediria para um amigo meu confeccionar, ele fornece para o pessoal da loja Music Parts. Os captadores eu pediria para o Edu (que o Drinho citou) fazer um custom para mim, mas ele não tem tempo para atender quase ninguém, então eu colocaria uns Lindy Fralin que importaria porque tenho contatos. Mas de novo, não dá para indicar e deixar para todos fazerem, então deixaria em aberto para cada um fazer o que bem entender. Os potenciometros não abriria mão de ser CTS e estudaria um capacitor, tipo paper in oil ou mesmo um "Tropical Fish" - não é difícil e é barato. A ligação disso, se com treble bleed, com tone na ponte ou não, cada um faz do seu jeito. E a ponte, eu escolheria com bloco em latão. Pronto, o básico tá aí.
|
rcorts Veterano |
· votar
MMI
Obrigado pelas contribuições.
Na minha sugestão coloquei um link para um braço com escala de ébano, mas foi mais para indicar o vendedor que eu já sei que trabalha com a venda destes braços aqui no Brasil. E ele pode encomendar um com escala de rosewood, se alguém quiser.
Concordo também que escala em ébano não é o mais indicado para stratocaster. Eu coloquei um braço com escala em ébano na minha guitarra porque o que eu estava procurando na verdade não era timbre de strato, mas sim aliar a tocabilidade que eu gosto nas strato com um timbre de humbuckers, tanto é que na minha strato hoje eu tenho um DiMarzio Tone Zone na ponte e um The Chopper na posição de braço.
Para Strato o mais adequado mesmo é o braço de maple com escala de maple ou rosewood. Um braço de pau marfim cai bem também.
EDIT: mas não abandona o tópico não. Fica por aqui, nem que seja só lendo mesmo, e quando você sentir que deve nos prestigia com a sua opinião.
PS: vi o seu review da R9 e gostei bastante, inclusive das fotos, e também do seu armário (rs rs rs) como eu queria um armário daqueles pra mim, mas sem inveja, oK!
Abraço.
|
JJJ Veterano
|
# nov/13
· votar
*** INFORME DA COMISSÃO ORGANIZADORA ***
Hoje às 21:00h termina o prazo para sugestão de corpos e braços.
Os que tiverem sido sugeridos, dentro das regras, até lá, serão listados.
A votação ficará para o final, depois de todos os itens terem sido sugeridos, em vez de fazer um monte de pequenas votações, o que geraria uma trabalheira enorme e inútil.
|
JJJ Veterano
|
· votar
Eu estive vendo a possibilidade de um corpo licenciado Fender. Entre os mais simples, há esse abaixo:
Marca/Modelo: Mighty Mite Fender Licensed Unfinished Swamp Ash MM2700A Pintura: unfinished (só na madeira, sem nada) Preço estimado: US$ 110 + US$ 70 (frete priority) Motivo: O corpo é licenciado pela Fender, o vendedor (embora eu nunca tenha comprado dele, então nunca se sabe) é top rated seller, cabe captação HSS, fabricante conhecido e está num preço razoável. Só que...
Considerando o quanto vai sair AQUI... Vejamos: 110+70 = 180 dólares Se o imposto incidir só sobre o produto (o que é sempre uma caixinha de surpresas...) são mais 110x0.6=66 dólares, sem contar o ICMS (que alguns estados cobram). Então, no "barato", o corpo sairia: 180+66 = 246 dólares ou (fazendo o dólar a 2,30) = cerca de 570 reais.
Bom... o corpo é a peça mais complicada. Recentemente, montei essa Telecaster. Comprei peça por peça, quase tudo da China, e o corpo foi a única parte que caiu no imposto. De longe, foi a mais cara. Então, talvez encarar o corpo a quase 600 reais não seja tão absurdo, porque o resto deve ser mais simples. Só que eu comprei o corpo dessa Teleca na GFS, que não é licenciada e é mais em conta.
Considerando a hipótese de gastar cerca de 600 reais só com o corpo (como na sugestão anterior), a gente começa a pensar em comprar uma guitarra pronta. É impossível evitar a tentação.
Uma do mesmo material (swamp ash) que já vem com um braço razoável como essa aqui... ou essa outra aqui com corpo em Alder... E olha que nem pesquisei muito em outras lojas.
Claro que sempre existe a possibilidade de baixar um pouco a expectativa, então...
Marca/Loja: GFS Unfinished White Poplar Stratocaster Style HSH Body Pintura: unfinished (só na madeira, sem nada) Preço estimado: US$ 55 + US$ 50 (frete priority) Motivo: Poplar não é a melhor madeira do mundo, mas também não é nenhuma tábua podre. A própria Fender já usou Poplar. Já comprei na Guitar Fetish várias vezes e nunca me decepcionei. Mas não se pode esperar demais, ok? rs Um braço maple/rosewood da mesma GFS, sai por uns 43 dólares e, se colocar junto no frete, deve dar uma aliviada. Mesmo assim, dá uns 160 dólares + frete, deve chegar a uns 230. Então, a conta de corpo e braço com imposto vai passar de 500 reais fácil.
Como vimos, dá pra achar uma SX de swamp ash com um braço bacaninha ou uma Condor GX40 de Alder por mais ou menos a mesma coisa ou pouco mais. Ainda por cima, com acabamento pronto e montadas (o que não acontece com esses 2 exemplos que dei acima, da Migthy Mite e da GFS).
Ah... mas a "guitarra do FCC" vai ser uma pronta com upgrades?... uuuhhhh (vaias em coro...).
Bom... eu já desencanei dessa coisa de "guitarra do FCC". São sugestões dos usuários apenas... E temos que ver o que a realidade nos oferece.
Salvo alguma opção muito interessante (que ainda não tive tempo de conferir - talvez os corpos da RDC, quem sabe?) eu penderia, neste momento, para o lado dos upgrades, sim. Pelo simples fato de que sairia possivelmente mais barato do que comprar corpo e braço e já com acabamento e questões delicadas (para a maioria dos usuários que não montam guitarras) como encaixe da ponte, medidas de tróculo e comprimento de escala certinhas. Isso reduziria muito o custo de luthieria, bastando só regular a guitarra num luthier, não pintar e montar a bichinha toda...
Bem claro que essa é minha opinião pessoal, não da Comissão.
|
JJJ Veterano
|
# nov/13
· votar
Só espero que, se resolvermos ir pelo caminho do upgrade, não façamos algo parecido com esse sujeito...
Porque aí é melhor comprar uma Fender Am mesmo... kkkkk
|
rcorts Veterano |
· votar
JJJ
O ICMS (faixa média de 18%) só entra quando o valor é acima de 499 dólares. Já comprei várias coisas de 100 a 200 dólares e como os vendedores preencheram o customs form com o preço correto do produto + frete e seguro (se houver) o imposto incidente sempre foi de 60%.
EDIT:
JJJ Só espero que, se resolvermos ir pelo caminho do upgrade, não façamos algo parecido com esse sujeito...
Porque aí é melhor comprar uma Fender Am mesmo... kkkkk
Cara, dei trela de rir aqui agora depois de ver a matéria do Celta. Porque quando eu era mais novo eu tinha uma Guitarra Jennifer e queria colocar captação Fender nela, além de outras peças como ferragens Gotoh. Ainda bem que eu não tinha dinheiro na época pra fazer isso. kkkkkkkk.
|
JJJ Veterano
|
# nov/13
· votar
rcorts Como sempre, aqui no Brasil as regras são bem nebulosas. Não dá pra afirmar nada com muita certeza... Esse corpo da Telecaster eu paguei ICMS... E não chegou nem perto de 499 dólares, o preço era uns 60 dólares só!
|
vintagentleman Veterano |
# nov/13
· votar
Drinho
É.... mas a principio pensei que o foco desta ideia era o desenvolvimento de um baita instrumento compatível com um importado que se encontra nas lojas por 11 mil reais e se desenvolva por 3 a 4 mil que é o preço de uma strato mexicana sem vergonha e isso sem sombra de duvidas é possível. Mas to vendo que a ideia aqui é milagre econômico, aí seguramente vai ficar difícil e o instrumento também não será grandes coisas não....
Minha sugestão da Yamaha foi colocada como modelo mais econômico. De entrada mesmo. Custaria uns R$ 1300,00. E conforme foi criticado, com razão, tem o problema da tocabilidade, que não é tão boa. Nota 6.5 ou 7.0. Para melhorar para um 8.5 precisaria de uma troca dos trastes por jumbo, mas vai sair mais caro.
Pode ser usado também modelo de outra marca como ponto de partida, como essas SX. Acho realmente upgrade a opção mais viável como opção econômica e de entrada. Inclusive porque o cliente potencial normalmente não terá assim tanta experiência.
Jamais consideraria isso sequer como modelo intermediário. Até porque eu tenho boas guitarras e sei que não cola...
|
rcorts Veterano |
# nov/13
· votar
vintagentleman
Acho essa sugestão sua uma ótima ideia para o modelo de entrada. Aliás, hoje em dia para modelo de entrada tanto esta Yamaha que você citou quanto a SX são modelos bem legais pra entrada, de fábrica mesmo.
Na minha época de iniciante aprendi a tocar com um violão Giannini que eu mesmo tive que fazer alguns reparos no nut e troca de tarraxas e com uma guitarra Jennifer horrível, em que até a escala era pintada de preto, só pra ter uma ideia.
Meu amplificador era um aparelho de som Panasonic que ainda tinha inclusive toca-discos. Eu ligava a guitarra na entrada de microfone e conseguia uma distorçãozinha chulézenta aumentando o volume depois de um tempo que o aparelho de som estava funcionando. Um dia ainda vou colocar isso no meu livro. Kkkkkkkkkk!
|
rcorts Veterano |
# nov/13
· votar
JJJ Como sempre, aqui no Brasil as regras são bem nebulosas. Não dá pra afirmar nada com muita certeza... Esse corpo da Telecaster eu paguei ICMS... E não chegou nem perto de 499 dólares, o preço era uns 60 dólares só!
Então, mas veio com o customs form preenchido corretamente? isso pesa na tarifação.
|
JJJ Veterano
|
· votar
rcorts Então, mas veio com o customs form preenchido corretamente? isso pesa na tarifação.
Acho que veio tudo normal. O imposto federal veio "certo": 60% sobre o preço do produto (acho que era uns 60 dólares o corpo). Aí a receita ESTADUAL resolveu tirar uma casquinha e tascou o dela também... (mais uns 30%).
|
FBlues_rock Veterano |
# nov/13
· votar
JJJ rcorts Tributação do ICMS varia conforme estado.
|
MMI Veterano
|
# nov/13
· votar
Ao pessoal da organização...
Desculpem o pessimismo, mas a ideia de vocês dificilmente dará certo de montar uma guitarra dessa forma que está indo. Montar uma guitarra envolve obrigatoriamente customização e adequação pessoal, cada um tem uma preferência que seja preço ou especificação. Vocês estão deixando para trás detalhes importantes. Só que se não acha nem se chega a um consenso fácil sobre um corpo em alder, imagine como vai ser o resto.
Qual é o parâmetro de guitarra? Por exemplo, a Fender American Vintage tem acabamento especial em nitro para "ressonância superior" (discutível). Qual o nut? Roller, latão, osso? Qual vai ser o radius do braço, vai ser compund-radius como na Fender American Deluxe? E os trastes, quais serão os preferidos? E o perfil do braço, vai ser soft V, C ou qual? E como eu falei ali atrás, as tarraxas serão vintage ou um set staggered com travas - o que elimina as string trees e melhora a estabilidade da afinação? E o tróculo? Dependendo da resposta de cada item deste vai ser necessário um braço diferente, de repente precisa até de um corpo específico. Isso sem falar em detalhes de corpo, furação para a fixação do braço, facilidade de acesso às casas altas no cutway. Alguém pode responder que nada disso interessa, pois se custar 100 merréis está ótimo. Só que outros poderiam, talvez até deveriam, pensar e especificar um, alguns ou todos os itens. Até concordo que se for para fazer bem feito com todas as especificações, muito luthier não saberia fazer.
Na verdade não parece ser possível especificar tudo isso, o fator preço ao que tudo indica vai ser o fator primordial e que se dane todo o resto, mandem o que mandarem, como o nut, os trastes, se é um bom quartersawn ou não, o radius, o perfil. Mas isso é ter um modelo padrão? Discutível...
Só que se for especificar isso tudo e ter um modelo padrão de verdade, vai custar e restringir de forma que vai ser mais difícil que achar um conjunto, bem pior do que vocês estão enfrentando para achar um corpo de alder.
É literalmente impossível montar uma guitarra competindo em preços com as chinesas, tipo a SX. Dependendo do que se fala, não paga nem o captador o preço da guitarra nova. Só que muita SX tem trastes mal colocados, torção de braço e probleminhas, afinal é uma guitarra bem iniciante e barata. Definir como modelo padrão a SX, para depois trocar as tarraxas, a ponte, os potenciômetros, os captadores, o nut, os trastes e por fim o braço todo e quem sabe o corpo... Faz sentido, é isso que os representa?
No fundo, vai ser melhor discutir itens e especificações de cada um, mesmo porque se algumas pessoas forem fazer essa guitarra, vão acabar com especificações diferentes. E cada um escolhe o seu, encontra e compra o que for mais conveniente ou mesmo vai num "achado" no ML, eBay da vida, lojas virtuais ou luthier.
Fica o alerta e sugestão. Abraço.
|
rcorts Veterano |
# nov/13
· votar
MMI
Meu caro, todas as suas colocações fazem o maior sentido. Você é um profundo conhecedor de guitarras e sabe mais do que ninguém que entre 2 guitarras do mesmo modelo (no sentido de desenho do corpo e headstock) existem inúmeras diferenças entre pequenas características que, no conjunto, representam mudanças consideráveis em tocabilidade, timbre, afinação e resistência mecânica, além do conteúdo estético.
Dos atributos que estão presentes no seu texto, entendo que o mais importante são as medidas de encaixe do tróculo. Estas medidas sim, podem inviabilizar todo um projeto.
Quanto às outras características, como nut de latão, osso, roller nut, radius, shape, acabamento, etc... acho muito, mas muito pessoal mesmo. Eu particularmente já usei um LSR roller nut e não gostei. É muito eficiente, mas deu uma metalizada no timbre que eu não desejava, então hoje em dia não quero mais saber de roller nut. Shape, eu detesto os em D, como usados na maioria das Ibanez, mas tem gente que adora.
Quanto à ressonância superior do acabamento "nitrus", também acho questionável.
Em relação às tarraxas staggered ou não, acho que para o modelo standard não é o caso, nem mesmo as com trava que não são estagiadas, não acho que seja o caso. Se alguém quiser, vai acabar usando (se chegar a montar a guitarra conforme o resultado daqui). Já no modelo top acho imprescindível.
Da mesma forma que você, também não acho que tunar uma SX seja representativo o suficiente para chamar de Standard. Uma Classic Vibe, ou Vintage V6m, uma Fender MIM e trocar as peças necessárias (conforme se fizer necessário em cada modelo), tá, acho até aceitável. E eu acho até que chancelaria como standard.
Agora, o ponto em que eu mais discordo da sua opinião mesmo é quanto ao braço ter de ser quartersaw. Recentemente, eu estava assistindo a um vídeo da Fender Custom Shop no blog do Paulo May (louco por guitarra). E um cara altamente especializado da CS Fender fala em um ponto do vídeo:
"vejam, temos aqui dois corpos e dois braços que serão utilizados em stratocasters da linha custom shop, um corpo em Ash e um em Alder, e os dois braços em maple, este quartersaw, este outro não[/i]. [i]A nossa tarefa é equilibrar o máximo possível as características peculiares de cada peça com o objetivo de ter um instrumento diferenciado, altamente equilibrado"
Veja: até na linha CS da Fender, nem sempre são usados braços feitos com peças de madeira obtidas de cortes quartersaw. Passei um bom tempo estudando sobre isto e analisando visualmente os veios de vários braços Fender e após muita busca encontrei um que nitidamente é quartersaw e da linha CS. Dentro da linha Standard, a maioria dos que você vê no eBay não tem a aparência (conforme a disposição dos veios) de ser quartersaw.
Posso até estar falando besteira, afinal você tem muito mais conhecimento nessa praia. Mas por experiência própria, o braço que comprei da Mighty Mite (de acordo com o que eu pude ver da disposição dos veios) aparenta ter sido extraído de um corte riftsaw, e te digo: oferece um alinhamento perfeito, entonação excelente e após dois anos que levei no luthier para regulagem ainda permanece com a regulagem normal, do mesmo jeito de quando peguei.
Por isto, no meu ponto de vista, pro modelo top sim, acho que deveríamos pensar no corte quartersaw para o braço como critério mínimo, mas para o modelo standard não acho que seja imprescindível.
|
boblau Veterano |
# nov/13
· votar
MMI
acabei de fazer um questionamento parecido com o seu para a comissão.
Concordo com suas colocações. Vou refletir juntamente com os colegas de comissão para tentar repensar este modelo.
Vc já nos passou esta sua impressão alguns dias atrás e infelizmente não levamos muito à sério e estamos colhendo os frutos disso.
obrigado pelo apoio
|
Will Bejar Veterano |
# nov/13
· votar
Drinho a guitarra barata tem que ser montada toda no guitar fetish ou coisa do tipo... como faz a fender e vende por 3 mil a guitarra intermediaria se compra madeiramento do guitar feitsh e se coloca peças da guitarra top... como faz a fender e vende por 6 mil e a top se faz num luthier com seleção de madeira, acabamento maravilhoso e peça top .... como faz a fender e vende por 20 mil ( na verdade nao é a fender que vende por esse preço e sim os intrometidos ) heuheuheuheuehuehuheue... ri muito aqui...
|