A Lista de Schindler (guitarra solo e piano)

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# jul/10 · Editado por: makumbator


Gravei uma transcrição minha para o tema principal da trilha sonora do filme " A Lista de Schindler", composta por John Williams.

Minha adaptação partiu do arranjo do próprio autor para violino solo e piano(o original do filme é violino solo e orquestra).
Tentei seguir bastante no solo o espírito do arranjo original do Williams e da interpretação do Itzhak Perlman(principalmente nos portamentos e pequenos glissandos).
Por isso, muitas vezes a digitação na tablatura tem notas distantes na mesma corda, justamente para proporcionar tal efeito melódico
(e logo depois as mesmas notas aparecem em cordas diferentes,quando não há portamento).



Aproveitei e fiz minha primeira experiência de vídeo no Youtube.
Desculpem a qualidade baixa de resolução da imagem, pois a câmera a que tive acesso não era das melhores,
mas dei uma disfarçada com filtros de sépia e preto e branco...hehehe!
Penso seriamente em comprar uma câmera mais adequada para futuros vídeos.

http://www.youtube.com/watch?v=Aay8pvIvsXk




Escrevi o piano no Sibelius 6, e usei o VSTi The Grand 2.
Guitarra: Jackson DX10D FS
pedais: Ibanez Tube Screamer TS7 + ESI Prodrive II
Pedal de volume: Behringer FCB1010 (ligado em midi no Cubase)
simulação de gabinete, delay, chorus: plugin POD Farm (Ilok)
reverb de convolução REverence(Steinberg)
gravação em linha usando a Jam-lab(M-Audio) no Cubase 5


Aqui para quem quiser tocar:


Partitura e partes zipadas(tem versão com e sem tab):

http://www.box.com/s/15cac92523f8800aa5e4


Base do piano em mp3 (atenção para os rubatos e ritardandos ao longo da música)

http://www.box.com/s/14b606137075524accd0


Aqui o original, com o solo de violino magistralmente tocado pelo Itzhak Perlman(vale a pena ouvir toda a trilha, pois todas as demais faixas são maravlihosas):

http://www.youtube.com/watch?v=i5Llb8rPrzc



JP_dragon
Veterano
# jul/10
· votar


gostei muito do timbre e da execução, e particularmente, ficou melhor que o original xD

has4
Veterano
# jul/10 · Editado por: has4
· votar


Obrigado pelo material e por apresentar o desafio por você enfrentado. Linda a música. A sua versão realmente ficou bem bacana mesmo, só achei que se rolasse mais vibrato faria dela melhor, e não estou querendo que faça da guita o violino da outra interpretação original, mas o vibrato é essencial e não excessivo para o tipo de obra e sentimentalismo musical, especialmente nesta linda peça. Tudo pela dinâmica! Parabéns pelo bom gosto!

The Root Of All Evil
Veterano
# jul/10
· votar


Bravo!!!

Muito bom, divino, perfeito!

Excelente adaptação, gostei de tudo, timbre, execução e os vibratos também, achei na MEDIDA.

Forte abraço e mais uma vez, meus parabéns!!

ps: Legal ver como você é! E legal ver que sua postura é igual à minha uahuaha inclusive com banquinho :)

pps: Estou em dívida com você, mas acredito que nesta semana conseguirei quitá-la, pois terminarei 3 trabalhos que preciso fazer, obtendo então tempo livre, além de estar me recuperando de problemas motivacionais e de saúde!

makumbator
Moderador
# jul/10
· votar


JP_dragon
gostei muito do timbre e da execução, e particularmente, ficou melhor que o original xD

Obrigado mesmo! Apesar que o Perlman é imbatível!Hhashsahsa!

has4

Valeu! Realmente poderia ter colocado mais vibrato, mas fica sempre aquele receio de passar do ponto, e deixar a coisa ainda mais melosa(não que seja algo necessariamente ruim...hehhe).



The Root Of All Evil
Muito bom, divino, perfeito!

Excelente adaptação, gostei de tudo, timbre, execução e os vibratos também, achei na MEDIDA.


Muito obrigado por ouvir e comentar, legal saber que vc gostou!

ps: Legal ver como você é!

Desculpe por isso...hashashash!



Estou em dívida com você, mas acredito que nesta semana conseguirei quitá-la, pois terminarei 3 trabalhos que preciso fazer, obtendo então tempo livre, além de estar me recuperando de problemas motivacionais e de saúde!


Não há pressa! É low-profile! Use a oferenda musical do Bach como material para recarregar a energia da alma! Para mim funciona!

De Ros
Veterano
# jul/10
· votar


makumbator

Parabéns velho!

Essa música é muito bonita, mas se não for bem interpretada, ela pode ficar um pouco chata.

Não foi o teu caso, tu tocou muito bem e com algumas nuances muito interessantes!

Ah, eu sei que não é um fórum de edição de video, mas o video está ótimo!!

Parabéns pelo excelente trabalho! (Estou aguardando o Patápio!).

Abração!!

Bigtransa
Veterano
# jul/10
· votar


makumbator
Ficou muito bonito...... parabéns!!!

trashit hc
Veterano
# jul/10
· votar


makumbator

muito bom velho!! parabéns!!

belo timbre!!

olha, qual é o 1º instrumento que tu toca?? num é baixo?? hehe
toca bem tudo!!

makumbator
Moderador
# jul/10
· votar


De Ros

Obrigado pelos elogios!

Essa música é muito bonita, mas se não for bem interpretada, ela pode ficar um pouco chata.

verdade!

Ah, eu sei que não é um fórum de edição de video, mas o video está ótimo!!

Para o primeiro acho que está aceitável...hehehe!

Parabéns pelo excelente trabalho! (Estou aguardando o Patápio!).

O Patápio já pegou a senha de atendimento, daqui a pouco chamam o número dele!Hhasahshs!

Bigtransa
Ficou muito bonito...... parabéns!!!

Thanks baby!

mqolf
Veterano
# jul/10
· votar


makumbator

Parabéns ... muito legal o video !
Abs

makumbator
Moderador
# jul/10
· votar


mqolf

Parabéns ... muito legal o video !
Abs


Obrigado pelo elogio! Agradeço por ouvir e comentar!

overlappingcircles
Veterano
# jul/10
· votar


makumbator
meus parabens!! escolha de tema lindissimo, execucao de mestre! (obs: nao precisa de tocar mil notas por segundo pra saber tocar)

makumbator
Moderador
# jul/10
· votar


trashit hc
muito bom velho!! parabéns!!

belo timbre!!


Valeu! Obrigado!

olha, qual é o 1º instrumento que tu toca?? num é baixo?? hehe
toca bem tudo!!


Hhashsa!!!Considero o contrabaixo elétrico e o contrabaixo acústico o primeiro instrumento(acho difícil colocar um deles a frente do outro). Depois vem a guitarra.

Na verdade gostaria de tocar muitos outros também. Sou apaixonado por cravo, piano, trompete, oboé, trompa, bateria...enfim gosto de quase todos!

Mas como o dia só tem 24 horas e a vida humana não dura 300 anos, fico só nos meus três instrumentos mesmo...hsahhsa!!!

trashit hc
Veterano
# jul/10
· votar


makumbator

Na verdade gostaria de tocar muitos outros também. Sou apaixonado por cravo, piano, trompete, oboé, trompa, bateria...enfim gosto de quase todos!
eu já tentei bateria, mais não me sai muito bem não... hehehe


Mas como o dia só tem 24 horas e a vida humana não dura 300 anos, fico só nos meus três instrumentos mesmo...hsahhsa!!!
mais vc pode se considerar um felizardo por tocar muito 3 instrumentos!! hehe
coisa que algumas pessoas, (eu) não toca nenhum 1 pelo menos bem. hehehehe


qew
Veterano
# jul/10
· votar


makumbator

Já me recomendaram o filme, nunca assisti. Ouvirei as versões aí!

John King
Veterano
# jul/10
· votar


Ficou excelente , uma linda música concerteza

Parabéns !

Curly
Veterano
# jul/10
· votar


makumbator

cara, muito bacana o seu vídeo, grande versão, gostei muito parabéns !

Dr Jivago
Veterano
# jul/10
· votar


makumbator

Excelente. gostei mesmo.

makumbator
Moderador
# jul/10 · Editado por: makumbator
· votar


overlappingcircles
meus parabens!!

Obrigado cumpadi!


escolha de tema lindissimo

Essa música ajuda a gente soar bem...hsahsahsa! Muito bem escrita, e a redução de piano é excelente também!

(obs: nao precisa de tocar mil notas por segundo pra saber tocar)

Com certeza!

trashit hc
eu já tentei bateria, mais não me sai muito bem não... hehehe

Hhahs! Na bateria eu só consigo fazer aquela levada básica de rock(em semínimas: bumbo, caixa, bumbo caixa. E com o hit hat em colcheias sobre tudo).

mais vc pode se considerar um felizardo por tocar muito 3 instrumentos!!

Música é uma maravilha! Quanto mais diverso melhor!

qew
Já me recomendaram o filme, nunca assisti. Ouvirei as versões aí!

Assista ao filme, vale a pena. É de 1993, mas não envelheceu ao longo desse tempo. O sucesso dele(de bilheteria e crítica) é o que deu origem a todo um "movimento" de novos filmes e séries sobre a segunda guerra, que estava um pouco esquecida(Resgate do Soldado Ryan, Band of brothers, atrás das linhas inimigas...etc)

fill.zanchez
Veterano
# jul/10
· votar


makumbator
Agora vi e constatei porque muitos aqui no FCC falam bem de você. Mandou muito bem cara, você não é só um guitarrista "é músico".

Sobre o vídeo o P&B deu um ar de antigo e combinou com o tema. Sobre a música, a ambiência com esse reverb deu uma idéia de passado também, (eu pelo menos ao ouvir uma música assim me lembro de um velho prédio vazio num cenário pós guerra, onde quando se fala ou se toca um instrumento a voz ecoa). Pegada e execução estão ótimas.
Parabéns!

MauricioBahia
Moderador
# jul/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


makumbator

Sabia que vinha algo muito bom por aí... Eu sabia! Eu sabia!

Essa música é tocante realmente. Ainda bem que eu não estou triste, senão já teria chorado; \o/

Quando lembro desse filme, sempre me vem na mente aquele menininha em vermelho andanda sozinha durante o filme... Caralho, arrupiei até! UI! hehe

Mestre, parabéns pela sensibilidade e grande arranjo. Fora execução. A "one man show".

Quando sai o CD pela Makumbator Records?

Abs e parabéns.

Will Bejar
Veterano
# jul/10
· votar


makumbator
Porra, muiti bom, velho!!! Parabéns!!! (só pra "variar"...rs)

makumbator
Moderador
# jul/10
· votar


John King
Curly
Dr Jivago

Valeu mesmo galera ! Também agradeço por ouvirem e comentarem!


fill.zanchez

você não é só um guitarrista "é músico".

Nossa! Fico mais que feliz em receber tal comentário! Obrigado!



Sobre o vídeo o P&B deu um ar de antigo e combinou com o tema

Hhsahsa! Eu pensei nisso também enquanto editava. É o defeito que vira efeito!Heheh!

Sobre a música, a ambiência com esse reverb deu uma idéia de passado também

Exato, foi dentro dessa idéia. Levei esse conceito de espaço vazio para o reverb do solo e do piano. A música também me passa a idéia de um cenário urbano arrasado pela guerra, desprovido de vida(com aquele aspecto de morte por todos os lados), e já abandonado pelos poucos sobreviventes. Legal que algo tão trivial(reverb), te passou a mesma idéia!

MauricioBahia

Obrigado pelas palavras!

Essa música é tocante realmente. Ainda bem que eu não estou triste, senão já teria chorado; \o/

Quando lembro desse filme, sempre me vem na mente aquele menininha em vermelho andanda sozinha durante o filme... Caralho, arrupiei até! UI! hehe

Hsahhsa! Essa cena é marcante mesmo! E o Schindler e a namorada olham de longe a limpeza no gueto(enquanto cavalgam tranquilamente).

Mestre, parabéns pela sensibilidade e grande arranjo. Fora execução. A "one man show".

Obrigado! Apesar que o arranjo(excelente) do piano é do John Williams mesmo, só fiz escrever. Meu trabalho de adaptação foi só na guitarra.


Quando sai o CD pela Makumbator Records?


Quem sabe no ano que vem tento mais uma vez entrar na lei de incentivo á cultura aqui da prefeitura(nos moldes da lei análoga do governo federal).

Will Bejar

Valeu meu camarada!

fill.zanchez
Veterano
# jul/10
· votar


makumbator
Legal que algo tão trivial(reverb), te passou a mesma idéia!

Sim, é mesmo incrível o poder de se expressar através da música! :D

pscb
Veterano
# jul/10
· votar


makumbator

Perfeita interpretação.

Revi o filme há um ano e realmente é marcante. Gosto muito de associar música a filme. Eu tirei alguns temas de "O Bebê de Rosemary" e "Cinema Paradiso". Simples, mas lembram toda a emoção dos filmes (mais pavor do que emoção n'O Bebê de Rosemary hehehe).

Parabéns, cara.

Stalingrado
Veterano
# jul/10 · Editado por: Stalingrado
· votar


Cara, ficou muito bonito mesmo.
Grande interpretação.

Como disseram aí, mas do que guitarrista, baixista, sei lá o que, você é músico. Um grande músico, cara!

Busco isso todos os dias: transpor a barreira do "guitarrista" pra me tornar músico.

Belíssimo timbre, belíssimo reverb, belíssima execução.
Enfim, grandioso.

Pra não dizer que foi perfeito, nos rubatos eu senti um leve desconforto da sua parte, não saiu tão natural. E o fraseado aos 2:18 ficou um pouco embolado.

Parabéns mesmo! Fodástico!

(Me inspirou a gravar o meu próximo vídeo. Foi vendo seu vídeo que me veio à memória a música que prentendo gravar. Estou amadurecendo a execução pra fazer isso. Em breve, postarei)

trashit hc
Veterano
# jul/10
· votar


fill.zanchez

Agora vi e constatei porque muitos aqui no FCC falam bem de você. Mandou muito bem cara, você não é só um guitarrista "é músico".
assino embaixo!!! ele ainda é humilde pra caramba!! sempre disposto ajudar quando precisamos!!!

makumbator
Moderador
# jul/10
· votar


fill.zanchez
Sim, é mesmo incrível o poder de se expressar através da música! :D

Yeah!

Costa 85
Perfeita interpretação.

Obrigado!

Revi o filme há um ano e realmente é marcante. Gosto muito de associar música a filme. Eu tirei alguns temas de "O Bebê de Rosemary" e "Cinema Paradiso". Simples, mas lembram toda a emoção dos filmes (mais pavor do que emoção n'O Bebê de Rosemary hehehe).


Adoro cinema também! Lembro até hoje daquele bercinho todo preto, no final do bebê de Rosemary. É um clássico absoluto! E o Cinema Paradiso tem uma trilha magnífica, e é praticamente um meta-filme(pois é um filme sobre cinema e sua relação com as pessoas).



Stalingrado
Busco isso todos os dias: transpor a barreira do "guitarrista" pra me tornar músico.

Belíssimo timbre, belíssimo reverb, belíssima execução.
Enfim, grandioso.


Obrigado camarada!

Pra não dizer que foi perfeito, nos rubatos eu senti um leve desconforto da sua parte, não saiu tão natural. E o fraseado aos 2:18 ficou um pouco embolado.

Hhsahsa! No final dessa frase(que se conecta à retomada do tema)eu fazia o arpejo em sweep, mas acabei mudando para palhetada alternada(estava sempre ficando sujo).

Outro fator limitante(e que me irrita muito) é que quando a gente toca com base em VSTi, é difícil humanizar o rubato(coisa facílima e natural de se fazer ao tocar com pessoas de verdade).

Essa edição do tempo em midi toma um tempo absurdo, e eu ainda fico querendo mais naturalidade(uma certa flutuabilidade natural quando se toca sem metrônomo, como na música erudita).

Mesmo usando ferramentas de live tempo do Sibelius 6, e complementando com edição extra em midi no Cubase, nunca acho que ficarealmente humano...

Parabéns mesmo! Fodástico!

(Me inspirou a gravar o meu próximo vídeo. Foi vendo seu vídeo que me veio à memória a música que prentendo gravar. Estou amadurecendo a execução pra fazer isso. Em breve, postarei)


Legal! Aguardo sua postagem! Mas não conte mais detalhes...mantenha a surpresa!

trashit hc
assino embaixo!!! ele ainda é humilde pra caramba!! sempre disposto ajudar quando precisamos!!!


Assim vcs me deixam sem jeito...agradeço de coração!

The Root Of All Evil
Veterano
# jul/10
· votar


Up

makumbator
Moderador
# jul/10
· votar


The Root Of All Evil

Up

:)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A Lista de Schindler (guitarra solo e piano)