CD Guitarra FCC 2012! Inscreva-se, participe deste grande projeto.

Autor Mensagem
GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jul/12
· votar


Leomju

Cara, eu tenho muita vontade de me inscrever no estilo de Blues, mas tô com uns probleminhas:

Não sei como avaliar meu nível, se é um ultra-iniciante, iniciante ou intermediário.

Não saco muito de gravação, as que eu fiz aqui foram com o Reaper e o Guitar rig, ou só no Guitar rig.

Vou começar a trabalhar em breve e o tempo será um pouco mais reduzido.


Que chato... =/

ALF is back
Veterano
# jul/12
· votar


carnisa1
boa cara! a casa agradece! hehe

GuitarristaDoNickEstranho
essa divisão por niveis é mais pra agrupar mais ou menos a galera q fala a mesma lingua pra facilitar pro Leomju na hora de agrupar quem ainda nao arrumou parceiros! nada impede de um profissional se inscrever nos iniciantes, por exemplo...é até legal pq assim ele da uma orientada no pessoal! no final do projeto, as faixas nao serão rotuladas, por exemplo:

faixa 1: The darkness of shadows in the dragon's fire of black metal - fulano, ciclano, beltrano (INICIANTE)

rs...
acho q isso nao vai existir...entao nao se preocupe muito com isso a ponto de ficar sem se inscrever por ter a duvida!

sobrevivente
Veterano
# jul/12
· votar


Pro começo de tudo, para sair do zero na questão do que fazer, definir estilo da música, elaborar arranjo e etc, seria interessante usar a ferramenta NinJam pra isso. Pra quem não conhece, neste tópico é falado dele. Atualmente essa ferramenta está incluso no multipista Reaper.

Lá vai dar pra trocar idéias usando o chat, e, cada um com seus respectivos instrumentos, partir pra uma jam e ir criando e compondo.

ALF is back
Veterano
# jul/12
· votar


sobrevivente
parece ser um recurso interessante cara...dps vou ver com calma!
vlw!

Jube
Veterano
# jul/12
· votar


GuitarristaDoNickEstranho
Sei como é jovem, eu queia entra nessa, mas não tenho nem 1 hr livre em dia de semana, só da pra faze algo nos fins de semana e olhe lá, mas ai atrasa tudo

Shapu
Veterano
# jul/12
· votar


Sei como é jovem, eu queia entra nessa, mas não tenho nem 1 hr livre em dia de semana, só da pra faze algo nos fins de semana e olhe lá, mas ai atrasa tudo

Igual eu, to pensando muito em me escrever, porem to na duvida onde, profissional nao seria, pq apesar de me considerar um cara legal na guitarra, com uma técnica legal, to meio enferrujado de teoria e também nao tenho experiencia com composições completas, no maximo improvisos em cima de bases simples.

To pensando bem nisso, se for me inscrever talvez seria inciante, dai ate ajudava o pessoal que entende menos, pode ser uma boa. Intermediário ja tem uma galera que ja tem musica feita aqui no forum e tal, ja entende mais, dai rola essa chatisse na cabeça.

Arimoxinga
Veterano
# jul/12 · Editado por: Arimoxinga
· votar


E a ideia que o Ogner deu em alguma dessas trocentas páginas que é, não só chamar o pessoal dos fóruns de "baixo, bateria e guitrra" mas também chamar o pessoal do fórum de canto, acho que um CD muito longo só de faixas instrumentais fica muito cansativo de se ouvir!

carnisa1
Veterano
# jul/12
· votar


Arimoxinga
pois é, chamar o pessoal para dar uma "voz" ao CD!
Mas como disse o Leomju, esse é o primeiro projeto para ver como as coisas vão acabar. Se tiver uma aceitação bem legal será as portas para futuros projetos!
Acharia legal também o pessoal do cifraclub(portal) divulgar quando o CD estiver completo, afinal, foi feito por membros do fórum!

Jps01
Veterano
# jul/12
· votar


Idéias bem legais do pessoal aqui!

Acho que irei participar! Se arrumar um tempo!
Mas precisarei de alguém pra gravar a batera, se tiver um baixista sobrando ajuda!

Estarei acompanhando...

Buja
Veterano
# jul/12
· votar


Jps01
Mas precisarei de alguém pra gravar a batera, se tiver um baixista sobrando ajuda!
da muita vontade de entrar com o baixo, ainda mais agora que está proximo de entrar pra familia um tipo music man e um jazz, mas e o pc? Nao tenho entao complica bastante. Mas vou acompanhando o projeto.

Boas gravacoes a todos.

Leomju
Veterano
# jul/12
· votar


carnisa1
Já pode ser "chato" agora... e ir procurando companheiros conforme lhe convém!
Como já foi dito, o pessoal já tem liberdade pra trabalhar!

GuitarristaDoNickEstranho
Pensa bem, se você acha que consegue, beleza... agora... haverá um período para confirmação de inscrição (01 a 10 de Agosto) onde o pessoal vai ter que passar e-mail e tal... quem confirmar a partir daí não pode furar, porque vai comprometer o trabalho!

ALF is back
nada impede de um profissional se inscrever nos iniciantes, por exemplo
Exato! Não vai ter essa de iniciante ou profissa no CD, é só pora gente colocar o pessoal do mesmo nível pra trabalhar junto! Quem quiser fazer parcerias em níveis diferentes... não tem problema.
Aliás que CD democrático esse ... hehe!

sobrevivente
Muito bom cara... o Skype é uma grande ferramenta... um baita recurso!

Shapu
Tem pessoal do intermediário esperando propostas também cara... pensa com calma, tem até dia 30 pra se inscrever!

Arimoxinga
carnisa1
Pessoal, eu pensei sobre adicionar o pessoal do canto e talz... mas ae seria complicado de selecionar esse pessoal, porque a gente não os conhece bem! A guitarra, você mete num afinador de R$ 15,00 e corrige a afinação. A voz cara, se não tiver beleza, difícil um produtor corrigir à distância! Ficaria tri-difícil de realizar o trabalho. E como ele já vai ser cansativo (não se enganem) achei melhor fazer só instrumentos mesmo!

Jps01
Dá uma lida geral pra se interar bem... tem um tutorial com perguntas e respostas, que conforme prometi vou atualizar ainda hoje!
Jjá tem bateras e baixistas legais inscritos.
Se tem alguma idéia, já pode convidar alguém e partir pros trabalhos, ok!

Buja
Pô Buja, com uns Bass desses cê não podia ficar de fora.
Cara, um amigo com uma plaquinha já te resolveria o problema, pensa firme ae!

PESSOAL
Passei o dia viajando a trabalho, então demorei a entrar aqui, espero que entendam a minha demora em estar presente.
Daqui a pouco vou postar o tutorial de novo, ok?

Leomju
Veterano
# jul/12 · Editado por: Leomju
· votar


Conforme prometido galera, posto agora o tutorial atualizado, com mudanças que discutimos após o último:

CD GUITARRA FCC – TUTORIAL (até hoje 20/07/2012)

Bem pessoal, como já se inscreveram muitos amigos e já se debateu muito, atualizo o tutorial do tópico:

1. Que projeto é esse? Qual a proposta?
O projeto é gravar um CD de músicas compostas e executadas pelos usuários do tópico “Guitarra” do FCC! Não sendo disponível para venda, mas gratuito para download. A proposta visa a união entre eles e a motivação musical, para profissionais, amadores e iniciados.

2. Quem pode participar? Há inscrição? Qual o período das inscrições? Há uma divisão entre os participantes?
Todos os usuários que tem cadastro no FCC podem participar.
Sim, há uma inscrição que se dá em forma de post nesse tópico, no qual o usuário escreve seu Nick, nível que se enquadra e estilo que gostaria de gravar.
O período das inscrições é de 14 a 31 de Julho de 2012, sendo que a inscrição deve ser confirmada de 01 a 10 de Agosto, observando-se as regras de confirmação a serem postadas pelo usuário Leomju no dia 1º de Agosto.
Sim, há uma divisão por nível sendo o NÍVEL PROFISSIONAL: Para profissionais de música e endorsers de marcas de equipamentos musicais, e para aqueles que devido à alta técnica possuem o respeito de estarem demasiadamente adiantado para gravar com os do nível intermediário. NÍVEL INTERMEDIÁRIO: Para músicos amadores que já tem conhecimento sobre gravação e podem sozinhos compor e tem qualidade segura para participar de uma gravação satisfatoriamente. NÍVEL INICIANTE: Para músicos amadores que nunca tenham participado de gravação, mas que já tem conhecimento sobre Campo Harmônico, escalas, etc. A ponto de que se gravarem não comprometam crucialmente o trabalho a ser desenvolvido.
Ainda pode-se inscrever para INSTRUMENTO COMPLEMENTAR, que é qualquer outro instrumento que não seja guitarra que o usuário tenha domínio para gravar satisfatoriamente.

3. Posso gravar minha música? Posso fazer um cover? Posso tocar em cima de uma BT que achei na Net ou que tenho a muito tempo em casa?
Pode gravar sua música, desde que seja executada em parceria com pelo menos mais um participante guitarrista, o ideal é zelar pela união e colaboração, porque isso representa o sentido de um fórum de música, o compartilhamento.
Não pode se fazer cover, pois dessa forma o sentido do CD fica original e mais atrativo aos não usuário do fórum.
Não pode se tocar em cima de uma BT, tem que ser feito tudo de forma original!

4. Como saberei com quem gravarei? Posso gravar com um amigo de longa data aqui do FCC? Qual o prazo para as gravações?
Dia 05 de Agosto há de ser aberto um novo tópico com a divisão dos usuários em grupos por nível e estilo musical (dentro do possível), e será designado quantas faixas cada grupo vai ficar responsável por gravar.
Pode gravar com um amigo que queira sim, é só comunicar o usuário Leomju que ele ajustará isso dentro dos grupos sem problemas, assim os trabalhos podem se iniciar desde já, aumentando o prazo pra gravação.
O prazo é de 15 de Agosto a 30 de Setembro, ou seja, 45 dias.

5. Cada grupo gravará aleatoriamente, fazendo a própria produção da música? Como me comunicarei com os outros músicos do meu grupo?
Depende, para cada grupo será designado um produtor que ficará responsável pela faixa(s) do grupo. Ele orientará o grupo e ajudará, ouvindo as gravações, sugerindo mudanças, etc. Mas a composição deve ser de alguém do grupo!
O grupo fica livre para comunicar-se, sendo certo que o usuário Leomju deverá postar o e-mail de todos os participantes no fórum a ser aberto na divisão dos grupos.
Se em um grupo de músicos já estiver inserido um produtor, ele mesmo produzirá a faixa. Até agora os produtores de faixas que se manifestaram são overlappingcircles, MMI, Bigtransa, Makumbator, Rabbit e Ogner.

6. Quem fará a mixagem/Masterização?
Até o momento são os usuários overlappingcircles, MMI, Bigtransa, Makumbator, Rabbit, Ogner, Edson Caetano e Salton, podendo ser somado mais, porém em um determinado momento o grupo se fecha para não ficar muito grande e acabe atrapalhando em vez de ajudar. Eles receberão as faixas dos produtores.
O trabalho final de reunir as faixas e deixar dentro de uma só proposta, finalizando o trabalho será feita por dois usuários: overlappingcircles e MMI.

7. Posso gravar em qualquer tipo de arquivo?
Os arquivos discutidos e padronizados para o trabalho de gravação são: mp3 para gravações iniciais e transferência de arquivos para análise e WAV para trabalhos de gravações finalizados, além de AIFF para trabalhos com sistema Mac.

8. Há programas e softwares padrões a serem usados? Existe e-mail ou canal de comunicação obrigatório? Algum produtor indicou algum programa ou recurso para ajudar os iniciantes?
Não existe um programa ou software padrão a ser usado. Pode ser usado qualquer software de gravação convencional que obtenha resultado satisfatório e condizente com os mais utilizados atualmente pelos usuários do FCC.
Não existe um e-mail ou qualquer meio de comunicação obrigatório dentro dos grupos, tendo cada grupo liberdade de comunicação entre si e com seu produtor de faixa.
Sim, foi indicados o site Dropbox, que é um recurso que funciona como HD virtual muito prático para carregamento de alojamento de arquivos de tamanho elevado, sobretudo os de música.
Foi ainda indicado o uso do recurso Skype, sendo que este programa permite a realização de uma Jam virtual entre os usuários do grupo.
Ms ressalta-se que nenhum destes é obrigatório e sim sugestões.
Ainda foi disponibilizada cópia de uma apostilas produzidas por usuários do FCC com dicas essenciais e positivas para gravação de guitarra.
Todo esse material está exposto neste tópico, cabendo aos iniciantes ler e procurarem com o fim de se informarem.

9. Há uma sistematização obrigatória dos trabalhos dos grupos?
Não, ficou entendido que os trabalhos serão descentralizados, ou seja, cada grupo tem total liberdade para se comunicar e trabalhar da forma que achar melhor. Sendo a figura dio produtor um auxiliador e avaliador do que está sendo produzido!

10. Serão aceitas todas e quaisquer gravações? Será feito algum tipo de triagem de faixas?
Serão aceitas as gravações feitas por usuário do FCC inscrito neste tópico.
A princípio não, porém cabe ao produtor analisar se existem excessos ou erros escabrosos de gravação que venham a comprometer o trabalho, podendo então reprovar tal faixa, por achar que não se adequa ao padrão de qualidade aceitável para o bom nome do nosso projeto.

11. O trabalho terá encarte ou será somente em áudio?
O trabalho terá encarte e será desenvolvido pelos usuários Lelo Mig (que é designer gráfico) e pelo usuário Renatocaster (que trabalha na área). No encarte constará o nome do trabalho, o nome e a duração de cada faixa, o nome real e nick dos usuários que efetuaram as gravações, dos produtores e todos os envolvidos.

12. Como terei acesso aos áudios e encarte? Enfim, ao resultado final?
Ao fim dos trabalhos, o usuário Leomju deverá abrir um tópico dia 1º de Novembro (se os trabalhos de mix e master terminarem antes, pode ser aberto antes), colocando o material de áudio e gráfico disponível para download.

Galera
Aqui está o novo tutorial, vou repeti-lo até o dia 25, quando farei um novo com as atualizações do que decidirmos.
Leiam com atenção que acrescentou-se algumas coisas com relação ao anterior.
Esse tutorial é um guia de todo o trabalho e todo inscrito deve lê-lo!

tomcykman
Veterano
# jul/12
· votar


eu topo participar, só não prometo nada porque estou com o tempo extremamente escasso.

acho que o nível é profissional, mas topo fazer com gente do intermediário tipo Arimoxinga,etc (não acompanhei o tópico, só vi a primeira página).

abraço!

kurt hendrix
Veterano
# jul/12 · Editado por: kurt hendrix
· votar


Leomju
Aee cara,meu equipamento chegou (ALELUIA !!) então aqui vai a minha inscrição !

kurt hendrix Nivel:Iniciante,Estilos:Heavy Metal, Hard Rock..

lindoso
Veterano
# jul/12
· votar


lindoso intermediario Blues/funk/alternativo rock

MMI
Veterano
# jul/12
· votar


Leomju

Aí Leo, lembra que a gente estava falando de afinação? Acabou de aparecer um video sobre isso!



Arimoxinga
Veterano
# jul/12 · Editado por: Arimoxinga
· votar


MMI

caramba! se for por esse negócio do video.... eu sei que não é isso que tu quer dizer, neste caso aqui.

Todos irão tocar fora do tom, simplesmente por que eu acho que é muuuita perfeição tendo em vista que a guitarra nem afina "zero bala" mesmo né? hehehe

ALF is back
Veterano
# jul/12
· votar


MMI
boa dica isso pra gravação...as vezes o cara nao trocou cordas pra gravar e ai, isso se torna uma solução bem "barata", mas trabalhosa também...mas como diz o ditado: "cabeça nao pensa, corpo padece" kkkkkkk

MMI
Veterano
# jul/12
· votar


Arimoxinga

hahahaha

Não, não foi isso que eu quis dizer. Mas quem quiser e for perfeccionista, pode usar a técnica do video. Porém no video ele fala que tem umas guitarras baratas que dão problema mesmo de afinação, eu já vi uma que era uma tragédia e não vou falar a marca aqui porque pode magoar alguém. Mas tem umas que para afinar bem só assim...

Arimoxinga
Veterano
# jul/12
· votar


MMI

hehehehe entendo!

a minha mesmo nem bate as oitavas sempre fica passando um pouco! nas cordas B e E, dai se eu afinar pelo afinador fica fora! tenho que afinar a D no afinador e para baixo no ouvido....... trágico.... mas estou guardando um jogo de cordas para abrir só quando for fazer a gravação definitiva hehehe

Leomju
Veterano
# jul/12 · Editado por: Leomju
· votar


Pessoal, cheguei agora de viagem, então estive um pouco ausente... mas estamos aqui de novo!
Amanhã cedo sai uma atualização dos inscritos!

tomcykman
Muito bom cara... você estava viajando né!
Beleza... lê melhor depois, para se informar!

kurt hendrix
Confirmado!

lindoso
Confirmado!

MMI
ALF is back
Arimoxinga
Vídeo muito bom... pra curiosos e perfeccionistas!

Leomju
Veterano
# jul/12
· votar


Mais uma...

PARCIAL DAS INSCRIÇÕES

Categoria Profissional: Alan_Domingues; leandroantonioli;

Categoria Intermediária: Leomju (blues); Arimoxinga (qualquer estilo); vitor hb (Metal); carnisa1(Power Metal); carlcarl (música brasileira); Fred Wild (Metal); ALF is back (Fusion); ricardocezario (experimental); Drive30 (Death/Trash Metal); Cezi (Qualquer estilo); salton (todos), Ogner (Blues e Rock); Floydniaco (Blues); TatoPetry (Blues, Country, Funk, Rock); Kaique.Chainsaw (Heavy Metal); lindoso (Blues,Funk Alternativo Rock)

Categoria Iniciante: Anderson Matos (Blues Rock); juninho 0110 (Metal); Tob (Metal); Emerson Hetfield (Metal); Icsrs (Rock, Blues Hard,etc); Chad Stroke (Trash/Death, Hard); gabrielkiller (Rock e derivados, Metal); tecladista Herick (Blues); Meu filho ouvirá Classic Rock (Blues); Denayse (Rock); Edson Caetano (Rock), strinbergshredder (Rock e Metal), chiock (Hard Rock, Trash Metal); Kurt Hendrix (Heavy Metal, Hard Rock)

Instrumento Complementar:

Contra-baixo: Bigtransa; makumbator (Baixo 6 cordas, acústico, baixolão); carlcarl; Edson Caetano, Ogner

Bateria: Derisvaldo Paim (Bateria real), Gabrielgmc (Bateria real), sobrevivente (Bateria eletrônica), overlappingcircles (VST); Edson Caetano (VST); makumbator (VSTi); Kaique.Chainsaw (VST)

Teclados: overlappingcircles, salton, Edson Caetano,

Violão: xavy; salton

Mixagem/Masterização: Overlappingcircles, MMI, Makumbator, Edson Caetano, salton, Rabbit, Ogner, clebergf

Arte Gráfica: Lelo Mig, Renatocaster.

Produção Geral: Overlappingcircles, MMI, Bigtransa, Rabbit (ainda está em discussão os demais integrantes).

Direção: Leomju

Pessoal me avisem de qualquer alteração nas inscrições, ok?
Estou me esforçando pra isso aqui ficar em ordem!

clebergf
Veterano
# jul/12
· votar


Muito interessante esse vídeo de afinação. Fazer dessa forma é tenso, se pegar um cara q gosta de passear pelo braço lascou...se bem que quem passeia pelo braço com desenvoltura já é profissa e isso não ocorre...xD

tomcykman
Veterano
# jul/12
· votar


Leomju
pode me inscrever ai

ALF is back
Veterano
# jul/12
· votar


caramba tem uma galera no metal! vai ficar porrada o CD kkkkkk

PGilbert
Veterano
# jul/12
· votar


Opa pode me colocar no profissional!

Abs!

clebergf
Veterano
# jul/12
· votar


Me coloca ai no Iniciante Heavy/Trash Metal / Hard Rock

esdras_63
Veterano
# jul/12
· votar


Leomju
Eu posso entrar em algum grupo de um amigo sem fazer sorteio? Se não conseguir um grupo eu queria me inscrever como "Severino Quebra-Galho", ou seja, posso gravar instrumentos de apoio como sax e trumpet, ou posso fazer a guitarra, assim como posso fazer os vstis ou até mesmo a mixagem hehehe. Eu geralmente faço tudo sozinho então tenho facilidades para gravar os instrumentos que disse.

esdras_63
Veterano
# jul/12
· votar


Leomju
Estou vendo de entrar no grupo do ALF is back. Vou conversar certo com eles e confirmo.

Leomju
Veterano
# jul/12
· votar


tomcykman
Opa... blz... mas vê o modelo de inscrição do pessoal e faz igual pra eu te enquadrar em alguma parte!

PGilbert
Confirmado!
Obaaaa... Vai ter solo de furadeira no CD! Hehehee!

clebergf
Confirmado!

esdras_63
Pode organizar um grupo antes da distribuição sim! Dá uma lida geral no tutorial acima!
Precisamos de músico que auxilie sim, tem um pessoal que creio vai fazer música brasileira, sopro e metais são legais pra isso!
Vê com o pessoal! Valeu!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a CD Guitarra FCC 2012! Inscreva-se, participe deste grande projeto.