CD Guitarra FCC 2012! Inscreva-se, participe deste grande projeto.

Autor Mensagem
Leomju
Veterano
# jul/12
· votar


overlappingcircles
Isso... vamos iniciantes, vcs tem que ir criando já...

Edson Caetano
Pode deixar... vou contar com você!

ALF is back
Blz... um fone ajuda muito mesmo!

carnisa1
Já vai criando, com qualidade simples mesmo... em breve começa o REC real... hehe!

Leomju
Veterano
# jul/12 · Editado por: Leomju
· votar


Virou a página... repito o tutorial pra esclarecer o andamento:

CD GUITARRA FCC – TUTORIAL (até hoje 16/07/2012)

Bem pessoal, como já se inscreveram muitos amigos e já se debateu muito, faço esse tutorial para o pessoal entender o que já foi discutido, para melhor esclarecer fiz isso em forma de perguntas já feitas e outras possíveis de serem feitas:

1. Que projeto é esse? Qual a proposta?
O projeto é gravar um CD de músicas compostas e executadas pelos usuários do tópico “Guitarra” do FCC! Não sendo disponível para venda, mas gratuito para download. A proposta visa a união entre eles e a motivação musical, para profissionais, amadores e iniciados.

2. Quem pode participar? Há inscrição? Qual o período das inscrições? Há uma divisão entre os participantes?
Todos os usuários que tem cadastro no FCC podem participar.
Sim, há uma inscrição que se dá em forma de post nesse tópico, no qual o usuário escreve seu Nick, nível que se enquadra e estilo que gostaria de gravar.
O período das inscrições é de 14 a 31 de Julho de 2012, sendo que a inscrição deve ser confirmada de 01 a 10 de Agosto, observando-se as regras de confirmação a serem postadas pelo usuário Leomju no dia 1º de Agosto.
Sim, há uma divisão por nível sendo o NÍVEL PROFISSIONAL: Para profissionais de música e endorsers de marcas de equipamentos musicais, e para aqueles que devido à alta técnica possuem o respeito de estarem demasiadamente adiantado para gravar com os do nível intermediário. NÍVEL INTERMEDIÁRIO: Para músicos amadores que já tem conhecimento sobre gravação e podem sozinhos compor e tem qualidade segura para participar de uma gravação satisfatoriamente. NÍVEL INICIANTE: Para músicos amadores que nunca tenham participado de gravação, mas que já tem conhecimento sobre Campo Harmônico, escalas, etc. A ponto de que se gravarem não comprometam crucialmente o trabalho a ser desenvolvido.
Ainda pode-se inscrever para INSTRUMENTO COMPLEMENTAR, que é qualquer outro instrumento que não seja guitarra que o usuário tenha domínio para gravar satisfatoriamente.

3. Posso gravar minha música? Posso fazer um cover? Posso tocar em cima de uma BT que achei na Net ou que tenho a muito tempo em casa?
Pode gravar sua música, desde que seja executada em parceria com pelo menos mais um participante guitarrista, o ideal é zelar pela união e colaboração, porque isso representa o sentido de um fórum de música, o compartilhamento.
Não pode se fazer cover, pois dessa forma o sentido do CD fica original e mais atrativo aos não usuário do fórum.
Não pode se tocar em cima de uma BT, tem que ser feito tudo de forma original!

4. Como saberei com quem gravarei? Posso gravar com um amigo de longa data aqui do FCC? Qual o prazo para as gravações?
Dia 05 de Agosto há de ser aberto um novo tópico com a divisão dos usuários em grupos por nível e estilo musical (dentro do possível), e será designado quantas faixas cada grupo vai ficar responsável por gravar.
Pode gravar com um amigo que queira sim, é só comunicar o usuário Leomju que ele ajustará isso dentro dos grupos sem problemas, assim os trabalhos podem se iniciar desde já, aumentando o prazo pra gravação.
O prazo é de 15 de Agosto a 30 de Setembro, ou seja, 45 dias.

5. Cada grupo gravará aleatoriamente, fazendo a própria produção da música? Como me comunicarei com os outros músicos do meu grupo?
Depende, para cada grupo será designado um produtor que ficará responsável pela faixa(s) do grupo. Ele orientará o grupo e ajudará, ouvindo as gravações, sugerindo mudanças, etc. Mas a composição deve ser de alguém do grupo!
O grupo fica livre para comunicar-se, sendo certo que o usuário Leomju deverá postar o e-mail de todos os participantes no fórum a ser aberto na divisão dos grupos.
Se em um grupo de músicos já estiver inserido um produtor, ele mesmo produzirá a faixa. Até agora os produtores de faixas que se manifestaram são overlappingcircles, MMI, Bigtransa, Makumbator, Rabbit e Ogner.

6. Quem fará a mixagem/Masterização?
Até o momento são os usuários overlappingcircles, MMI, Bigtransa, Makumbator, Rabbit, Ogner, Edson Caetano e Salton, podendo ser somado mais, porém em um determinado momento o grupo se fecha para não ficar muito grande e acabe atrapalhando em vez de ajudar. Eles receberão as faixas dos produtores.
O trabalho final de reunir as faixas e deixar dentro de uma só proposta, finalizando o trabalho será feita por dois usuários: overlappingcircles e MMI.

7. Posso gravar em qualquer tipo de arquivo?
Os arquivos discutidos e padronizados para o trabalho de gravação são: mp3 para gravações iniciais e transferência de arquivos para análise e WAV para trabalhos de gravações finalizados, além de AIFF para trabalhos com sistema Mac.

8. O trabalho terá encarte ou será somente em áudio?
O trabalho terá encarte e será desenvolvido pelos usuários Lelo Mig (que é designer gráfico) e pelo usuário Renatocaster (que trabalha na área). No encarte constará o nome do trabalho, o nome e a duração de cada faixa, o nome real e nick dos usuários que efetuaram as gravações, dos produtores e todos os envolvidos.

9. Como terei acesso aos áudios e encarte? Enfim, ao resultado final?
Ao fim dos trabalhos, o usuário Leomju deverá abrir um tópico dia 1º de Novembro (se os trabalhos de mix e master terminarem antes, pode ser aberto antes), colocando o material de áudio e gráfico disponível para download.



Pessoal
Aqui está o tutorial básico do que foi discutido até hoje, dia 20 faço outro com as modificações, se alguém da mix, produção, deseja mudar de trabalho ou realizar outro a mais, é só dizer! Se não concorda com algo ou quer acrescentar, vamos debater e decidir, ok?
Espero que tenha esclarecido à galera! E bola pra frente!

strinbergshredder
Veterano
# jul/12
· votar


Leomju
que idéia legal cara!!!
vou ajudar na medida do possível!

Pra tocar - Iniciante - Rock e Metal
Pra gravação / mixagem - Intermediário

vou aguardar as atualizações aí!

clebergf
Veterano
# jul/12
· votar


MMI
Opa, agora a coisa tá ficando boa... Cleber vai mostrar o poder de fogo da guitarra nova! \o/

A guitarra é excelente, já o guitarrista...rs...
Vamos q vamos!!!

Vamos fazer uma collab de jazz? xD

MMI
Veterano
# jul/12
· votar


Leomju

Já põe aí nas leis: Evitar gravar com reverb. Só usar se o reverb for parte essencial do som, não tiver jeito. Na dúvida, pergunte e mostre para a galera.

Floydniaco
Veterano
# jul/12
· votar


Li o posto inteiro , a idéia está legal , mas eu sinto que algumas coisas vão mudar ainda ! !

Acho que posso ficar na categoria iniciante ....

Mas pelo que eu entendi , como poucas pessoas vão gravar Bateria / Baixo / Teclado , nesse caso , elas vão ter que gravar para todas as músicas ,se não vai ter grupo sem baixista ou ´´baterista `` ( VST certo ?! ) , e ai como fica ? Só guitarra base e solo ?!

Vitor Afonso
Veterano
# jul/12
· votar


O projeto vai ficar muito bom pelo visto, não me inscrevo pois ainda sou muito iniciante, mas boa sorte pra toda galera que ta participando, e quem sabe numa edição futura eu esteja participando.

ogner
Veterano
# jul/12
· votar


Floydniaco
Sem duvida vai ter gargalo nesse sentido!!!

Guitarrista da em penca!! E o resto?? É sempre o mesmo problema aqui no FCC!!! hehehehe!!

MMI
Veterano
# jul/12
· votar


clebergf

Estou numa super correria, sem tempo para nada e me meti num monte de coisa aqui. Honestamente, não sei se vou dar conta, vou tentar ajudar ao máximo os amigos daqui, mas é capaz de eu ter que pedir ajuda. Mesmo porque vou me ausentar por 2 vezes no período e vai acumular trabalho... Então não quis me comprometer em tocar também.
Por outro lado tem o carlcarl que toca muito nessa praia e estou vendo que por enquanto ele está sozinho nesse estilo jazz/bossa (ele colocou música nacional na inscrição, mas acho que era isso que ele queria dizer). Gostei muito do violão dele, com certeza a guitarra não deixa a desejar. Fala com ele, acho que sai um som bem legal. E se precisarem, não vou deixar vocês na mão e acabo entrando. Estou louco para fazer um som também, estou meio parado... hehehehe

MMI
Veterano
# jul/12
· votar


Floydniaco

Acho que posso ficar na categoria iniciante ....

Tá de sacanagem? O pessoal aqui não vai ter paciência de te explicar o que é uma pentatônica não... kkkkkkkkk

Olha, estou achando que se bobear não vai ter nenhum baterista, vai ser tudo no VST. Paciência, não é um projeto profissional. Já no baixo tem alguns, acho que dá para resolver muita coisa. Eu também acho que vai ser duro lidar com 50 caras querendo solar... Tá no espírito do guitarrista esse ímpeto.

Leomju
Veterano
# jul/12
· votar


strinbergshredder
Blz... Confirmado!

MMI
É... principalmente pros iniciantes... uma dose desregrada de ambiência e vai tudo pro beleléu... é irremediável!

Floydniaco
Você iniciante? Com aquele feeling todo?

Mas pelo que eu entendi , como poucas pessoas vão gravar Bateria / Baixo / Teclado , nesse caso , elas vão ter que gravar para todas as músicas ,se não vai ter grupo sem baixista ou ´´baterista `` ( VST certo ?! ) , e ai como fica ? Só guitarra base e solo ?!
Cara... dá uma olhada na página anterior eu postei a última confirmação das inscrições... lógico que o pessoal do baixo vai gravar mais faixas que os guitarristas... mas não vai ser tanto assim!
Agora, batera me preocupa... mais adiante a gente descobre se não vamos ter que recorrer ao pessoal do Fórum "Bateria" do FCC! Vamos aguardar!

Vitor Afonso
Valeu Vítor, na verdade conto com essa colaboração do pessoal que conhece suas limitações.
Valeu pela presença amigo... acompanha a gente ae!

ogner
Guitarrista da em penca!! E o resto?? É sempre o mesmo problema aqui no FCC!!! hehehehe!!
Vamos esperar as inscrições... mais adiante se tiver falta mesmo... vamos nos unir como um grupo que somos e achar uma solução!

MMI
Gostei muito da inscrição do carlcarl, desde que ele colocou esse termo de música brasileira, já fiquei de olho pra achar parceiros compatíveis pro seu gosto... e ele toca violão!
É impressão minha ou ele vai compor a equipe que vai dar uma balanceada e dar estilo ao CD? Chama o nichendrix!!!! Heeeeeee!!!
Hehehe!

Olha, estou achando que se bobear não vai ter nenhum baterista, vai ser tudo no VST.
Vamos nos ajustar com relação aos bateras.
Quanto a 50 querendo solar... o pessoal vai ter que ter a cabeça no lugar... o convite é pra fazer um CD, criar música, com corpo e alma... não é um convite pra uma grande Jam... então cada um tem que se segurar e mover a sua guita pro bem da música, mesmo que isso implique em fazer bases de 20 segundos vez ou outra na faixa. Música é conjunto...
Vamos aconselhar o pessoal do "iniciante"

Bigtransa
Veterano
# jul/12
· votar


Leomju
Eu acho melhor já dar um toque nos bateras... Seria muito legal gravar com batera tocada... e se fosse rolar eles teriam q gravar antes...

ALF is back
Veterano
# jul/12
· votar


Leomju
MMI
ogner
acho q nao podemos contar muito com bateristas reais...no forum de bateria tem mta gente boa...mas poucos tem aparato adequado (20 mil microfones e placas com 800 entradas) pra gravar, nao? normalmente os bateras recorrem aos estudios...isso reduzirá drasticamente o numero de bateristas q poderiam nos ajudar...ficaria tipo 2 ou 3 pra rolar a batera de todas as faixas....claro, estou supondo tudo isso...nao sei da realidade de lá!!
mas acho q podemos nos preparar pra fazer as bateras tudo em VSTis...nos preparemos para o pior, q na realidade, ficando bem feito, nao sera problema nenhum!

quanto a sede de solar dos guitarristas, tbm acho q nao terá grandes problemas...nada q os produtores nao possam apontar e corrigir...serão no maximo 3 participantes por faixa ne? bom...é uma musica com começo, meio e fim...acho q nao seria dificil convencer um cara de q a musica dele tem 5 minutos de uma base só com solos aleatorios! mas isso tudo só vamos atestar colocando a mao na massa mesmo!

Bigtransa
Veterano
# jul/12
· votar


ALF is back
Acho que tem bastante gente com condição de fazer boas gravações caseiras no fórum de batera... pelo menos sempre vejo vários postando covers e sons... acho válido tentar convocar o pessoal por lá.... quem sabe não rola?

ALF is back
Veterano
# jul/12
· votar


Bigtransa
puts se der certo vai ficar mais profissa ainda esse projeto!

MMI
Veterano
# jul/12
· votar


ALF is back

Vida dura a dos colegas das baquetas. É o que tem de mais difícil para gravar, além de precisar de mais equipamento. Para gravação caseira os VST são concorrentes duros, cada um ganha aqui e perde lá e na hora de botar na balança é questionável, principalmente se o computador for pilotado por um cara bom, com tempo e paciência. Não vamos menosprezar o resultado se muita coisa (ou tudo) for em VST, é só caprichar. Tem tutoriais muito bons que ensinam a tirar grandes sons de baterias virtuais.

De toda forma não subestimo a galera lá, como disse o Bigtransa, chama o pessoal. É capaz de aparecer uns caras que tocam e gravam muito bem.

Leomju
Veterano
# jul/12
· votar


Bigtransa
ALF is back
MMI
Assunto Batera Real... fiz uns contatos... vamos aguardar que podemos ter novidades dentro de uns três dias... galera do FCC mesmo...
Alguns vão me confirmar!

ALF is back
Veterano
# jul/12
· votar


MMI
pois é cara! dificil mesmo! meu medo é até achar uns caras pra tocar, mas serem poucos e ficar mto trampo pra eles...mta musica pra dividir entre eles...mas vamos ver o q da os contatos do Leomju...tomara q de certo!
eu ja vi alguns tutoriais...ja ate adquiri o superior drummer, mas nao consegui instalar simplesmente pq meu HD é de 80 gb só...e o superior tem 20! kkkkk
to sofrendo com esse lado de equipamentos! mas pretendo dar um bom up nisso, embora temo q nao consiga trocar de pc a tempo pra essas gravações...por isso ficarei dependendo de voces pra jogar VSTi nas minhas MIDIs, se nao for pedir mto!

Leomju
ficamos no aguardo de novidades entao!

Leomju
Veterano
# jul/12 · Editado por: Leomju
· votar


ALF is back e Galera
Já deu... hahaha... acabei de receber a seguinte mensagem do Derisvaldo Paim no meu e-mail:

Olá Leonardo !
Então daqui a uns 3 dias vou está com um estúdio pronto para gravação de bateria... o mesmo está em reforma!
Pode contar comigo... vai ser o maior prazer colaborar com o projeto!!
Me add msn para acertar detalhes.
Valeu... fica com Deus!!




MMI
Veterano
# jul/12
· votar


Leomju
ALF is back

Uma opção interessante é pegar com a galera ou na net baterias reais gravadas e partir disso. Por exemplo, pega uma bateria blues bem gravada, manda para o um grupo de blues e eles põe um baixo em cima e vão trabalhando e criando. É uma opção de partir de uma boa bateria bem gravada, desafio para quem entra nessa.

Leomju
Veterano
# jul/12 · Editado por: Leomju
· votar


O pessoal da Batera é super gente boa e solidário, o Gabrielgmc confirmou também...
É um menino novo, batera amador, mas que toca legal, acho que vai ajudar muito sim!
Olha só:

E ai parceiro, acabei de ler sua mensagem no cifraclub e achei legal.

Se tudo estiver dentro do meu alcance e da minha habilidade eu topo sim =)

Tenho 4 microfones e uma mesa de som, consigo microfonar a batera de boa e gravar um som legal com ela
www.youtube.com/GabrielGMC - aqui tem alguns vídeos que eu gravei em casa

Depois me passe mais detalhes do projeto, como, por exemplo, o estilo das músicas que serão gravadas e datas para eu receber esse material e montar a linha da bateria.

Um abraço




Vamos esperar que tem mais um pessoal pra confirmar!

Valeu!

MMI
Veterano
# jul/12
· votar


Leomju

Legal, é só saber qual estilo ele quer tocar e a galera já pode se mexer para mandar um esboço em 3 dias para ele começar. Ô loko!

Leomju
Veterano
# jul/12
· votar


MMI
É um pessoal que toca legalzinho, acho que pode ser de grande ajuda!
Mas tem uns ferinhas pra confirmar ae...
Tem batera metaleiro profissa na parada que se confirmar, aí a coisa cresce de vez!
Vamos aguardar que talvez a coisa flua!
Hehehe!

makumbator
Moderador
# jul/12
· votar


MMI

Também me prontifico a montar baterias VSTi de acordo com a necessidade. Tenho o Addictive drums 1.5.3 e Abbey Road Modern drums 1.0.3. Claro que o ideal é ter bateristas reais tocando, mas se precisar estou aí na área para isso também.

sobrevivente
Veterano
# jul/12
· votar


E aí galera! Nossa, nem sabia desse projeto, curti demais a idéia.

Bom, posso ajudar na gravação de bateria, usando a minha batera eletrônica caseira em conjunto com VST's (Addictive Drums, Superior Drummer), conforme a necessidade do projeto. No que eu puder ajudar, estou a disposição!

renatocaster
Moderador
# jul/12
· votar


Leomju

Uma dica para a batera, vc poderia contactar o usuário Gabriel Landim (antigo ohm_777). Ele tem se virado com uma eletrônica que ele comprou, inclusive já postou alguns vídeos no forum de batera.

Desenrola com ele, e ele é guitarrista também (excelente, por sinal). De repente, ele aceita colaborar com o projeto.

Leomju
Veterano
# jul/12
· votar


sobrevivente
Pô ... que legal... eu te mandei uma MP convidando mesmo cara, dá uma olhada lá!
Na verdade achei sua batera muito original... parabéns pelo trabalho!

renatocaster
Já entrei em contato com o Gabriel ontem... estou aguardando contato!

É galera... não vamos dormir no ponto!
Estou feliz como a coisa está andando... hoje ainda posto uma atualização das inscrições

sobrevivente
Veterano
# jul/12 · Editado por: sobrevivente
· votar


Leomju
Pois é, eu vi sua MP e eu respondi por aqui mesmo. =]
Obrigado cara, valeu! Posso usar minha batera pra fazer uns sons pro CD, estamos aí!

Bigtransa
Veterano
# jul/12
· votar


Leomju
Oi, blz? Eu comecei a preparar alguma coisa por aqui... conversei com o ogner e ele confirmou a parceria... estou com uma dúvida.... Espero todo mundo confirmar ou já posso sair chamando o pessoal que se inscreveu? Agora que alguns bateras confirmaram gostaria de mostrar a ideia pra algum deles e já ir desenrolando alguma coisa...

ricardocezario
Veterano
# jul/12
· votar


Ta uma bagunça isso aqui. Vamos confirmar certinho as regras, caso o contrário não vai dar certo.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a CD Guitarra FCC 2012! Inscreva-se, participe deste grande projeto.