CD Guitarra FCC 2012! Inscreva-se, participe deste grande projeto.

Autor Mensagem
Kaique.Chainsaw
Veterano
# jul/12
· votar


Kaique.Chainsaw,
Categoria Intermediária
Estilo: Heavy Metal,
Instrumento Complementar: Guitarra
Instrumento VST: Posso ajudar na bateria,

Azian
Veterano
# jul/12
· votar


ALF is back

Pois é velho, exatamente pela distancia é que 'me cancelei' e o tempo não é muito.... Sim, ih relaxa, heuhaueh, tb me auto zoei rindo do meu cancelamente. :)

carlcarl
Veterano
# jul/12
· votar


Overlappingcircles, MMI, Makumbator, Edson Caetano, salton, Rabbit, Ogner,
sei que não deveria postar aqui mas o meu interesse é direcionado ao projeto do cd.por isso postei aqui.
seria possivel voces indicarem(fontes solidas)de como posso aprender a melhorar as mixagens e mastering?
muito obrigado
abçs
Carl

MMI
Veterano
# jul/12
· votar


carlcarl

Eu e uns colegas do fórum fizemos uma apostila para o pessoal do fórum, tem algumas dicas gerais ali principalmente para quem está conhecendo a coisa, mas acho que não é bem o que você procura, mesmo porque quer "fontes sólidas". kkkkkkk

A gente conversa por email, talvez seja melhor do que tumultuar este tópico, te passo lá umas fontes sólidas (deixa só eu juntar o material, não demoro). Se quiser, dá um "up" naquele tópico que mais gente participa e discute.

Shapu
Veterano
# jul/12
· votar


Leomju

Cara não to como profissional, mas tenho meu nível técnico posso dizer que é mais que intermediário, só que fiquei encucado onde poderia me inscrever, ja que não tenho experiência nenhuma com gravações. Me escreveria no caso no nível iniciante, mesmo tendo uma técnica um tanto mais apurada ?

Abraços.

Leomju
Veterano
# jul/12 · Editado por: Leomju
· votar


Kaique.Chainsaw
Confirmado!

carlcarl
MMI
Pessoal, deixei o meu -email para o pessoal e vou passar para todos os organizadores via MP. Gostaria que vocês me respondessem enviando o de vocês também! Assim a gente vai estar sempre em contato via MSN ou no próprio e-mail.
O MMI me sugeriu fazer um cadastro para compartilharmos arquivos do CD, mas nem sei como funciona.
De toda forma quero criar um e-mail com senha para os moderadores, a coisa vai flui melhor... assim, ninguém fica bisbilhotando os arquivos entre os grupos, apenas os produtores ganharão senha e abrirão os arquivos. Qual e-mail vocês sugerem que aceitam arquivos maiores? (hotmail, gmail, terra, uol) me disseram que o gmail carrega e transmite arquivos mais longos... é certo isso? Que acham?

Shapu
Cara... o negócio de ser deficiente em gravação, tem mais a ver com você ser produtor...
Com relação à sua técnica, creio que não.
Vou lhe dizer o mesmo que disse para o antonioantonioli: Você é que vai me dizer o seu nível. Mas eu fico muito feliz quando alguém de nível acima da média fica no intermediário. Assim ele colabora mais com a qualidade técnica do pessoal desse nível, o trabalho então fica nivelado por cima. Mas fica a seu critério.

Valeu!

Shapu
Veterano
# jul/12
· votar


Shapu
Cara... o negócio de ser deficiente em gravação, tem mais a ver com você ser produtor...
Com relação à sua técnica, creio que não.
Vou lhe dizer o mesmo que disse para o antonioantonioli: Você é que vai me dizer o seu nível. Mas eu fico muito feliz quando alguém de nível acima da média fica no intermediário. Assim ele colabora mais com a qualidade técnica do pessoal desse nível, o trabalho então fica nivelado por cima. Mas fica a seu critério.



Po cara, pois vou da uma lida no resto do tópico e me organizar e defino aqui onde me inscrevo.

Eu vi um trabalho legal do Alf, uma música de autoria dele, toda elaborada, bateria, baixo e guitarras. Teria que ser algo nesse sentido ? Por que não entendo pn de compor o baixo e batera em softwares hehe, mas na guitarra posso contribuir legal.

Leomju
Veterano
# jul/12 · Editado por: Leomju
· votar


Shapu
Você se inscrevendo, vai fazer parte de um grupo que devo postar aqui dia 15 de Agosto, quem são seus companheiros. Se quiser fazer parceria antes da distribuição pode! Isso dá a vantagem de já ir trabalhando (inclusive alguns já estão se mexendo, compondo e compartilhando idéias). A partir daí o grupo fica livre para trabalhar como quer, se interagir e definir o papel de cada um!
Te muitas maneiras de você contribuir. Fique tranquilo!
Acredito que no nível profissional, a coisa não vai fluir desta forma não. O pessoal procura fazer as parcerias antes da distribuição com, depois me informam, os dois inscritos no nível profissional, creio que já estão trabalhando juntos, pelo que sei!

Um abraço!

Leomju
Veterano
# jul/12 · Editado por: Leomju
· votar


Mais uma...

PARCIAL DAS INSCRIÇÕES

Categoria Profissional: Alan_Domingues; leandroantonioli;

Categoria Intermediária: Leomju (blues); Arimoxinga (qualquer estilo); vitor hb (Metal); carnisa1(Power Metal); carlcarl (música brasileira); Fred Wild (Metal); ALF is back (Fusion); ricardocezario (experimental); Drive30 (Death/Trash Metal); Cezi (Qualquer estilo); salton (todos), Ogner (Blues e Rock); Floydniaco (Blues); TatoPetry (Blues, Country, Funk, Rock); Kaique.Chainsaw (Heavy Metal);

Categoria Iniciante: Anderson Matos (Blues Rock); juninho 0110 (Metal); Tob (Metal); Emerson Hetfield (Metal); Icsrs (Rock, Blues Hard,etc); Chad Stroke (Trash/Death, Hard); gabrielkiller (Rock e derivados, Metal); tecladista Herick (Blues); Meu filho ouvirá Classic Rock (Blues); Denayse (Rock); Edson Caetano (Rock), strinbergshredder (Rock e Metal), chiock (Hard Rock, Trash Metal)

Instrumento Complementar:

Contra-baixo: Bigtransa; makumbator (Baixo 6 cordas, acústico, baixolão); carlcarl; Edson Caetano, Ogner

Bateria: Derisvaldo Paim (Bateria real), Gabrielgmc (Bateria real), sobrevivente (Bateria eletrônica), overlappingcircles (VST); Edson Caetano (VST); makumbator (VSTi); Kaique.Chainsaw (VST)

Teclados: overlappingcircles, salton, Edson Caetano,

Violão: xavy; salton

Mixagem/Masterização: Overlappingcircles, MMI, Makumbator, Edson Caetano, salton, Rabbit, Ogner,

Arte Gráfica: Lelo Mig, Renatocaster.

Produção Geral: Overlappingcircles, MMI, Bigtransa, Rabbit (ainda está em discussão os demais integrantes).

Direção: Leomju

Pessoal me avisem de qualquer alteração nas inscrições, ok?
Estou me esforçando pra isso aqui ficar em ordem!

MMI
Veterano
# jul/12
· votar


Leomju

O Dropbox é um programinha muito interessante e leve. Ele tem aplicativo para Win, Mac, iPad, Linux e celulares, ou seja, dá para acessar de tudo que é jeito. No Win e no Mac ele cria um ícone na barra de tarefas, é como uma pasta de seu computador. Só que essa pasta é carregada na internet, você pode criar uma sub-pasta onde só você acessa, pode criar uma pasta que você autoriza quem acessa e tem uma pasta pública, que você põe o arquivo e qualquer pessoa com o link pode acessar, é só escolher como você quer colocar seu arquivo. A versão gratuita deixa até 2,5 GB de espaço, suficiente para muita música em WAV ou AIFF. É excelente para trocas de arquivos, acabo de mandar umas coisas por ele, além de ser seguro. Recomendo qualquer email para conversas e o Dropbox para arquivos, já que nenhum email vai suportar arquivos maiores.

clebergf
Veterano
# jul/12
· votar


Leomju

Coloca eu na mix ae cara..
Se eu puder ajudar na produção também, estamos ai...
Na guita ainda não tenho certeza se conseguirei participar, vamos ver....

carnisa1
Veterano
# jul/12
· votar


uma dúvida, no caso de usar o reaper como forma de organizar as coisas, os guitarristas só enviam a pista da guitarra sozinha e o cara do mixer vai junta-la ao resto dos instrumentos?

MMI
Veterano
# jul/12
· votar


carnisa1

Nada impede de você juntar, posicionar no pan do jeito que você prefere. Discuta isso no seu grupo, mas eu preferiria que mandasse as pistas isoladas que eu faria uns truquezinhos e tentaria fazer de acordo sua orientação, como sua mix. Diria para você mandar a pista isolada em WAV ou AIFF e se você quisesse sua mix em MP3. Eu vou tentar fazer a colada da mix, mas com a participação do grupo, não é algo imposto do meu jeito, ao contrario, é do jeito do grupo.

ALF is back
Veterano
# jul/12
· votar


carnisa1
conversei com o Leomju sobre isso ontem e fiquei de fazer um fluxograma como sugestão de logistica pras composições (devo conseguir fazer isso hj a noite)
basicamente, pra q todos falem a mesma lingua, a ideia é mais ou menos assim:
vc e seus grupo vao compor a harmonia e melodia (acho q isso deve ser a primeira coisa a ser feita...pra isso, vao trocando os arquivos gravados entre si...
quando tiverem um rascunho da musica completa, gravem ele rigorosamente com o metronomo (a partir daqui, ele será essencial em qualquer coisa q vc for gravar) e mandem pro produtor (sem bateria e outros instrumentos, é apenas pra ele absorver essas ideias e procurar por problemas pra serem corrigidos...alterações necessárias e etc...devolvem isso pra vcs (nao necessariamente em arquivo...acho q dependendo da alteração, pode ser comunicada por escrito mesmo...enfim, depende da ocasião). Voces vao gravar aquilo de novo ainda em versão "rascunho" e mandar pro batera....ele vai devolver gravado e vcs verão se aquilo ta legal...talvez seja legal mostrar a batera pro produtor tbm...se for algo simples, nao precisa...mas se a batera for complexa, acho conveniente! se tiver mto bom e nada mais for mexido, aquela batera ja pode ser a versão final...vcs devem mandar agora o arquivo com a batera pro baixista...sera util vcs orientarem o tom e alguns riffs semitonados pra ele nao perder tempo tirando a coisa toda...ele vai gravar e devolver...se nao tiver mais alterações, gravem as guitas, manda pro produtor...se nao tiver alteração, manda pro mixer (ou o proprio produtor fara essa parte...é q tem genteq ta na produção e mix...tem gente q ta só na mixagem)
se tiver outros instrumentos q serão VSTis, inclua eles o quanto antes no processo, pra desde o começo o produtor ja ve-lo e detectar problemas q precisem ser mudados!

isso é uma sugestao cara...provavelmente, é a forma mais simples de fazer isso...deu pra ver q nao será facil ne? rs
vai ser um desafio e tanto pra todos nos!

Leomju
Veterano
# jul/12
· votar


MMI
Dropbox... depois da sua explicação, ficou até mais simpático! Já estou me acostumando com o nome até... hehe.
Sabe, esse trabalho vai dar um "up" de produção,, conhecimento e interação pra todo mundo... depois dele, espero que sejamos músicos melhores, com maior interação entre todos e mais conhecimento. Vai movimentar bem o FCC nos próximos três meses!

clebergf
Confirmado!

carnisa1
Cara, eu sugiro que mande junto, tudo junto... depois no final, quando for a gravação final dá pra mandar junto e separado... assim o "mixador" vai ter um conjunto em que se guiar e vai ter as peças do quebra-cabeça pra montar. Ele vai dar o toque final e o trabalho vem pra produção transformado! Esse MMI é do balaco baco mesmo, olha como ele resumiu tudo do jeito que realmente penso: "não é algo imposto do meu jeito, ao contrario, é do jeito do grupo". Legalll!

ALF is back
Faz um rascunho ae... realmente vai ajudar muita gente a pegar o fio da meada!
vai ser um desafio e tanto pra todos nos!
Esse é o espírito... Tô pronto pra batalha! Hehehe!

Alguns se revelaram grandes companheiros aqui, sem eu nem conhecer, porque tão comprando essa bronca ae! Acho que se temos um grupo e formos unidos a coisa sai!

Valeu!

ALF is back
Veterano
# jul/12
· votar


Leomju
blza cara!
Como ja dizia o casal nardoni: agente somo muito zunidos!

MMI
Veterano
# jul/12
· votar


Leomju

O Dropbox hoje acho que é o melhor meio de fazer essas produções a distância.

Esse MMI é do balaco baco mesmo, olha como ele resumiu tudo do jeito que realmente penso: "não é algo imposto do meu jeito, ao contrario, é do jeito do grupo". Legalll!

Obrigado, mas não sou eu não. kkkkk

Isso aí está nos manuais de produção. ;-)

Leo, acho que seria legal saber os estilos que os bateras, tecladistas e baixistas se propõem a tocar.

ALF is back

fluxograma como sugestão de logistica pras composições

Posso dar pitaco aqui?

Acho que cada grupo pode definir isso, onde cada um grava e regrava como quiser. Mas em linhas gerais...

Como vai ser instrumental e de guitarra, claro que o destaque vai ser das guitarras. O guitarrista-compositor poderia criar uma linha de bateria e mesmo de baixo, em cima de uma bateria VST, com a harmonia da base. Se o grupo tiver um baterista de verdade, deixar para o cara seguir um metrônomo e de preferência a base com solo, assim ele acerta as viradas e riffs em sincronia com as notas, isso é legal e dá muito a característica do baterista, da pegada do cara e sai de uma linha basicona. Dá para fazer isso depois com VST, para quem não tiver a oportunidade de gravar com baterista real, mas dá trabalho e bem feito engana bem. O baixista pode fazer o mesmo, se quiser regravar no fim, com viradas, riffs e até solos, fica bem legal, reforçando o destaque do instrumento solista ou a voz (não vai ter voz mesmo, né?).

Pessoal, extrema atenção quanto a afinação! Conversem no grupo porque nem sempre todos os afinadores batem precisamente a mesma afinação. Aos guitarristas, se possível dêem uma checada nas oitavas se possível e muita atenção para grudar no metrônomo, fica bem mais bonito se estiver no tempo certo e se o batera e baixista for gravar ou regravar depois, uma base fora do tempo atrapalha bastante. Se for fazer dobras de guitarras converse com o pessoal da produção e mixagem, tem muitas ideias para fazer isso rolar legal e sem um absurdo de trabalho - quero dizer que uma gravação em linha pode ser interessante para Reamp e dobras na mixagem, isso no baixo também.

De toda forma, cada caso é um caso, acho que cada grupo pode decidir individualmente o que é melhor e tem caras bem experientes para tocar cada trabalho.

Qualquer problema ou dúvida, tem muita gente disposta a ajudar. Conversando caso a caso e trabalhando em conjunto a gente pode chegar a um resultado muito legal!

makumbator
Moderador
# jul/12
· votar


MMI
Pessoal, extrema atenção quanto a afinação!

Reitero isso aqui! É comum a gente ver vídeos de música "caseira" em youtube e no FCC com gente que até toca bem, mas não liga para afinar minimamente o instrumento. Não adiantar ter uma técnica perfeita, e melodias e bases lindíssimas mas tocar tudo desafinado...

MMI
Veterano
# jul/12
· votar


makumbator

Até parece bobagem falar isso, mas não é. O pessoal de preferência deve estar com o instrumento em ordem, se possível cordas novas e afinadas. ;-)

Valeu!

carnisa1
Veterano
# jul/12
· votar


makumbator
pois é, acho que vou ter que mandar regular minha guitarra para as gravações, tem umas cordas de ficam bem pouco (2 ou 3) acima da afinação certa e eu deixo passar, mas acho que nesse caso não da.

MMI
Veterano
# jul/12
· votar


carnisa1

Amigo, isso é com você. Eu não vou falar para ninguém fazer isso, é um projeto amador e cada um sabe o que faz aqui. Acho que o fórum agradeceria se fizesse isso, seria muito legal.

Para quem quiser, regular as oitavas não é muito complicado, tem vídeos no youtube e tópicos explicando para quem não quiser ou não puder pagar um luthier. E tem o fórum para ajudar em alguma dúvida. rs

WebTiago
Veterano
# jul/12
· votar


hehe se eu tivesse equipo.. Quem sabe rsrs

ALF is back
Veterano
# jul/12
· votar


MMI
po cara pensando por esse lado...é verdade! melhor deixar a galera trabalhar livre mesmo!
quanto a afinação...muito bem lembrado! com ctza vou trocar de calibre de corda antes da gravação...vou regular ela todinha...pode ficar tranquilo q desse mal eu nao morro! rs

Leomju
Veterano
# jul/12
· votar


MMI
M recebi seu e-mail... fica frio que tá tudo em casa! Hehe!

Bom você podia criar um perfil, sei lá fazer cadastro no Dropbox em nome de CD Guitarra FCC, que acha?

makumbator
MMI
carnisa1
ALF is back
Estou, mas muito preocupado mesmo com afinação, metrônomo e outras coisas básicas.
Tenho medo do pessoal achar que estamos fazendo uma grande Jam! Não é isso pessoal, é a gravação de um CD! Então, vamos fazer como tal!!!!
Comprar cordas, cuidar da afinação, caprichar o mais que pode... dar uma geral no equipo e nos softwares é o mínimo que se deve fazer né!
Pessoal, o CD não tem censura, e os produtores estão se manisfestando pra vocês trabalharem à vontade, mas não vamos queimar o CD por uma ou duas faixas com erros aberradores, vamos nos dedicar pra que a coisa saia redondinha!

Valeu!

MMI
Veterano
# jul/12
· votar


Leomju

Leo, acho melhor o Dropbox ser de cada grupo compartilhado e cada um ter o seu, já que quem for usar vai ter que se cadastrar - reitero, é de graça até 2,5 GB, o que é suficiente para o projeto, só não garanto que seja para tudo.
Tem o problema que essa semana estou com algum tempo, mas vou me ausentar algumas vezes e não quero deixar o pessoal na mão. Tem bastante gente que talvez possa tomar a frente com mais competência, se eu fizer vou deixar na mão algumas vezes...

ogner
Veterano
# jul/12
· votar


MMI
Leomju
acho melhor o Dropbox ser de cada grupo compartilhado e cada um ter o seu

É por ae mesmo:

Um adendo de quem ja participou/organizou/desenvolveu projetos collabs em foruns e etc. Eu!!hehehe

Centralizar só complica e não estimula as partes envolvidas ( todas ). Tem que se mexer ( as partes ). As vezes ta tudo organizado e nao acontece nada ( de produção). Oq se deve ajudar é no direcionamento/caminho..ser um facilitador pras coisas acontecerem.

Então, deixem as partes se virarem e produzirem. Ferramentas na net é oq não falta!! Deem o caminho/facilitem/direcionem/organizem, e só!! Sem centralizar. A responsabilidade pra coisa funcionar é de todos.

o/

MMI
Veterano
# jul/12
· votar


ogner

Então, deixem as partes se virarem e produzirem. Ferramentas na net é oq não falta!! Deem o caminho/facilitem/direcionem/organizem, e só!! Sem centralizar. A responsabilidade pra coisa funcionar é de todos.

Essa é a ideia mesmo. Se a galera puder fazer tudo bem feito por si, melhor. Eu só estou tentando ajudar a organizar umas ideias e seguir a proposta, mas é que nesta semana eu tive algum tempo para colaborar, já vou sumir logo. hehehe

MMI
Veterano
# jul/12
· votar


Dei um up no tópico de Bohemian Rhapsody para inspirar e dar umas ideias de gravação na galera... hehehehe

http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/218882/#8398926

Leomju
Veterano
# jul/12 · Editado por: Leomju
· votar


MMI
Ah... entendi... é por ae mesmo que penso, é que nunca mexi com o Dropbox e nem sei como funciona, mas vou me interar!

ogner
Centralizar só complica e não estimula as partes envolvidas ( todas ).
A responsabilidade pra coisa funcionar é de todos.
Exato! Isso mesmo que tenho postado (vide meus ultimos posts respondendo ao pessoal).
O pessoal tem mesmo que ter liberdade de trabalho... o que a gente pode desde agora é sugerir, indicar, facilitar!
Muito bom seu Óg!
Ow... cê viu onde você está qualificado no projeto? Qualquer alteração me avise, se quiser alguma outra ocupação!

Na verdade estou meio tranquilo nessa fase de inscrição, e começarei a queimar neurônios no período de confirmação (1 a 10 de Agosto) porque já vou definindo os grupos pelo estilo de cada um e nível, além de já confirmar aqueles que já fizeram parcerias expontâneas!

Portanto... mão na massa pessoal!

MMI
Que xique o documentário, uma aula de criatividade para um resultado satisfatório!

carnisa1
Veterano
# jul/12
· votar


Eu só não quero fazer uma música apenas com 1 base e solar, no caso do grupo que eu entrar, vou ser aquele chato para adicionar strings, e uma pista de baixo legal nas partes lentas sem ficar seguindo a guitarra.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a CD Guitarra FCC 2012! Inscreva-se, participe deste grande projeto.