Documentário: A História de Bohemian Rhapsody

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # out/09
















    erico.ascencao
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Acabei de assistir todos os vídeos agora. Que tesão esta música, deu vontade de tirar agora!

    busterchair
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Essa música arrepia demais.
    Queria saber tocar piano.

    Fastturtle
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Essa música arrepia demais.
    Queria saber tocar piano.

    (2)

    muito foda essa musica

    kiki
    Moderador
    # out/09
    · votar


    parece muito legal... mas com narração em purtugueis de purtugal fica dificil
    =p

    to procurando se tem original, ou subtitulado.

    kiki
    Moderador
    # out/09
    · votar


    Fastturtle
    busterchair


    kiki
    Moderador
    # out/09
    · votar


    nossa, o melhor foi saber que foi o wayne's world que firmou o sucesso da canção nos estados unidos!

    MMI
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Dando um up aqui para levantar as técnicas, ideias e inovações desse clássico...

    Bohemian Rhapsody é um clássico, está sempre entre as mais pedidas entre as rádios-rocks do mundo e em algumas eleições pelo mundo já levou a melhor, se bem que esses resultados são discutíveis. Foi lançada em 31 de outubro de 1975, ficou 9 semanas no topo da parada, incrivelmente voltou ao número 1 na morte de Freddy Mercury em 1991.

    Ouvir a multi-track dessa música é algo intrigante, espetacular e dá muita curiosidade de entender tudo aquilo. Quem quiser, procure na internet que dá para encontrar (eu conto o milagre mas não conto o santo... hehehe).

    A maior parte da música foi criada por Freddy Mercury em sua casa, que levou ao estúdio praticamente pronta em sua cabeça,misturando ópera, rock, balada, levando ao estúdio quase que para dirigir a banda durante a produção.

    Foi produzida por Roy Thomas Baker e seu assistente de mixagem Gary Langan e começou a ser gravada no Rockfield Studio 1, um fantástico estúdio residencial no Reino Unido (dizem que foi o primeiro do mundo assim). É um estúdio residencial pois tem boas acomodações para a banda se hospedar por ali mesmo, numa região tranquila. Por lá passaram Rush, Oasis, Heaven and Hell, Iggy Pop, Black Sabbath, Coldplay, Stone Roses e vários outros.

    Até hoje é o single mais caro já produzido e uma das gravações mais elaboradas da música popular. Por isso foi bastante demorada e difçil de ser gravada, foram 3 semanas de gravações, precisou de mais 4 estúdios (Roundhouse, SARM, Scorpion e Wessex) e mais de 180 overdubs separados. O máximo da tecnologia analógica de gravação de fitas na época eram 24 canais, pouquíssimo para a época, então muita coisa teve que ser gravada, juntada em submixagem, depois as submixagens foram cortadas com giletes e montadas usando fitas adesivas. São muitas partes, dinâmicas, técnicas, tudo muito interessante.

    [url= http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/4/48/BoRhap_in_Audacity.png]
    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/4/48/BoRhap_in_Audacity.png[ /url]

    Tem muita coisa impressionante nessa gravação. As partes seguiram a bateria para entrar no tempo, como normalmente nas músicas, mas o início é todo por conta de Freddy Mercury e seu piano que bate muito preciso no tempo (sem metrônomo) e toda a parte inicial, a capella, foi feita por Freddy Mercury sozinho em multicanais. Os vocais são muito interessantes pela técnica empregada e pela forma trabalhosa que foi gravada. As técnicas de gravação do baixo, das guitarras também foram interessantes de se olhar. Por exemplo, o baixo foi gravado em 3 faixas da mesma tomada, uma do DI, outra direto do amp, e outra microfonada, para fazer soar como ficou.

    Assistam os vídeos!!!!




    Para atualizar os links quebrados:









    Para quem quiser ler mais das gravações...

    Casper
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Um cover bastante bem feito:



    Lelo Mig
    Membro
    # ago/17
    · votar


    Casper

    Não conhecia esta cover da Jennifer Nettles....muito bem feito, banda competente bagaray. Cara, na hora do solo, o timbre que o guitarrista manda, ao vivo, como diria nosso amigo "DeRoss", meu amigo que beleza!!

    Obs: Só depois que eu escrevi que notei... há uma edição neste "ao vivo"....repare que ela hora esta de saia, hora de calça de couro... (no 4:30 fica bem nítido). Não sei se significa algo, no entanto...

    strinbergshredder
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Casper
    Cara, se eu pudesse eu te positivava 100 vezes por ter postado esse cover!! Sensacional!!!!!

    Lelo Mig
    Cara, na hora do solo, o timbre que o guitarrista manda, ao vivo, como diria nosso amigo "DeRoss", meu amigo que beleza!!

    Concordo em gênero, número e grau! Timbraço de arrepiar a espinha!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Documentário: A História de Bohemian Rhapsody