Se eu ficar alguns anos sem tocar guitarra eu perco toda minha velocidade e técnica?

Autor Mensagem
Luis A.
Membro Novato
# mar/16 · Editado por: Luis A.
· votar


bruno_novatorj

No minuto 1:30 do video, ele responde uma pergunta sobre o tempo de pratica....

Resumindo, ele diz q um musico q estuda a sério, pratica no máximo 5h por dia, sendo q a pratica não é contínua, o cara treina 50 minutos e descansa 10.

O corpo tem um limite fisico e mental q deve ser respeitado. É mais importante pensar no q irá ser estudado do q ficar praticando em excesso...

Na minha opinião a galera confundi muito as coisas.... estudar musica é diferente de praticar musica.... e acredito q ouvir um Toninho Horta é muito mais estudo do q praticar 10h de Legião, Capital e similares...

Ramsay
Veterano
# mar/16
· votar


Infelizmente, não imagino que tenhas uma técnica tão elevada. TODOS que são bons no que fazem, treinam todo o dia. Um amigo que estudou na LACA, disse um dia pra mim que estava estudando pouco, perguntei quantas horas... "Ah só umas 8".

Ismah
Não me leve a mal, mas, isso que vc relatou é uma sandice. Ninguém precisa tocar 8 horas por dia pra tocar bem, que o digam os grandes mestres, tipo Vai Satrianni e muitos outros que praticamente não se exercitam e só tocam na hora do show.

Eu só toco guitarra (em volumes bem altos e com BT-Tracks) há cada 10 dias, pra não incomodar mais a vizinhança.
E na semana em que vou tocar eu me exercito com um varigrip, por alguns minutos, mas, nunca na véspera ou no dia em que vou tocar, pq senão os músculos da mão ficam cansados e o rendimento (agilidade) cai.

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


Luis A.

Cara, nem eu creio que seja 8horas diárias contínuas. Todavia, eu acredito que a LACA (Los Angeles College of Music) seja a melhor escola do mundo de guitarra. Se vc parar para ler, verá que as genialidades da música do fim do século passado, não foram obras do acaso. Cara passava de manhã a noite agarrado no instrumento. É isso basicamente que pregam na LACA.

Ramsay


Ninguém precisa tocar 8 horas por dia pra tocar bem, que o digam os grandes mestres, tipo Vai Satrianni e muitos outros que praticamente não se exercitam e só tocam na hora do show.

Pode parecer estranho, mas eu não conheço nada desses caras. Meu exemplo foi o Rafa Schüller. Se tu ouvir ele tocando, vai entender que até o improviso deixou de ser improviso pra ele. É tudo regrado, é tudo lógico. E com uma naturalidade absurda.
Talvez ele foi irônico ao dizer "8 horas", mas com certeza, uma rotina de estudos é preciso. E a dele não é pouca.

Eu gosto de comparar tocar um instrumento, com praticar profissionalmente esportes: apenas treino pesado, te leva a ser o melhor - ok, uma boa genética, pode ser uma vantagem que nem todos tem. Todavia, quem corre uma maratona de 10km, geralmente percorre 40Km por dia.

boblau
Veterano
# mar/16
· votar


Ismah
Eu gosto de comparar tocar um instrumento, com praticar profissionalmente esportes: apenas treino pesado, te leva a ser o melhor - ok, uma boa genética, pode ser uma vantagem que nem todos tem. Todavia, quem corre uma maratona de 10km, geralmente percorre 40Km por dia.

Não Ismah. Quem corre prova de 10 km (que não é nenhuma maratona) não percorre 40km por dia. Se fizesse isso, não correria nem prova de 10 metros.

Uma vez perguntei qual é o ideal para um músico em termos de estudo para o maestro Diogo Pacheco e ele me respondeu que estudar, se aprimorar nunca tem limite, desde que vc queira aprender mais coisas. Mas para se manter, o ideal seria DIARIAMENTE entre 30 e 90 minutos, não mais. As lesões por esforço repetitivo (Dort) são muito comuns em músicos e os fazem perder tudo o que que estudaram. Além de outros problemas, esse foi um dos mais graves do pianista João Carlos Martins, considerado o maior intérprete de Bach do mundo.

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


O limite é o tempo que aguentar, óbvio.

Não creio que alguém que treine pra correr sei lá qual distância, treine abaixo dela.

Vi recentemente que uma reportagem mostrando que o tempo de potência útil de um ciclista em esforço constante, vai aumentando gradativamente com a prática, até cair em exaustão. Isso significa mais velocidade em menos tempo, ou mais tempo em menos velocidade. Temos conceituado o que é potência.

Bem, isso me faz pensar que alguém que vá correr Xkm (chutei um número antes), se prepare para correr esses Xkm em potência máxima. O que precisaria fazer ele percorrer Ykm por treino.

Na música, imagino que para se manter em forma, bastam 2 horas por dia de exercício moderado (toca uma ou duas músicas, para, faz umas escalinhas, para, bebe água, toca de novo...). Mas para apurar a técnica, isto é, ir além do atual, é preciso dedicar mais tempo para o determinado exercício. E logo, estender o tempo de prática diária.

boblau
Veterano
# mar/16
· votar


Ismah
O limite é o tempo que aguentar, óbvio.

Não Ismah, não é o tempo que aguentar, não tem treino profissional feito desta forma.

Temos conceituado o que é potência.

Não Ismah, isso não é potência. É o tempo limite de esforço máximo. potência é outra coisa.

Bem, isso me faz pensar que alguém que vá correr Xkm (chutei um número antes), se prepare para correr esses Xkm em potência máxima. O que precisaria fazer ele percorrer Ykm por treino.


São coisas diferentes, Somente em provas curtas se usa a potência máxima. Nas longas não.

O que te faz pensar que um treinamento esportivo é reproduzir a situação da competição está equivocado. Um esportista profissional não pode treinar todos os dias a situação de competição integralmente. Um jogador de futebol não pode jogar uma partida por dia, um tenista também não, um maratonista também não, etc. O treino é dividido em várias áreas diferentes, técnica, tática, estratégia, fisiologia, recuperação, fisioterapia, etc.

Na música, o esforço repetitivo pode também levar a lesões, por isso precisa dividir o tempo entre outras atividades tão importante quanto ficar com o instrumento o dia inteiro.

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


Não estou dizendo que o vivente pedala a "esforço máximo" o tempo todo. Mas que a repetição do exercício em questão, aumenta o seu rendimento.

bruno_novatorj
Membro Novato
# mar/16
· votar


Luis A.

ahhh sim, não vi o video, achei que fosse o tempo de treino. O problema de estudar sozinho é manter o foco... sempre que para para ver alguma aula quando começo a ver lembro de uma musica que queria tirar e vou procurar ela, ai já era....começo a lembrar de um monte de musicas e o pior sempre que esbarro em uma parte que não consigo tocar, pulo pra outra e assim vai. Eu já to pegando na guitarra cada vez menos pq to sem professor e tocar sozinho as vezes é muito chato.

Xeper
Veterano
# mar/16
· votar


Mais de 5 anos sem encostar em uma guitarra, voltando agora... só não esqueci a parte teorica porque comecei no teclado parte deste tempo.
De resto perdi tudo
=(

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


Xeper

Eu mexo com teclas a 14, quase 15 anos (comecei aos 6). Comecei na guitarra com 16~17. E não atrapalhou meu amigo, eu aproveitei muita coisa, principalmente teórica.

Por exemplo, a lógica das progressões, a lógica de desenhar solos pelas escalas, e visualizar as escalas como patterns.

Xeper
Veterano
# mar/16
· votar


Ismah

Por exemplo, a lógica das progressões, a lógica de desenhar solos pelas escalas, e visualizar as escalas como patterns.

Sim, ajuda mto. Se não tivesse inventado de comprar um tecladinho nesse meio tempo a volta para guitarra ia ser bem mais complicada.
Só não consegui aproveitar a parte mecanica msm, mas ai é querer demais

Guscaster
Membro Novato
# mar/16
· votar


Fender_Les_Paul
cara voce vai perder toda sua velocidade e técnica sinceramente, quando vou viajar eu fico louco pra tocar, e quando voce volta voce pode até estar ruim mas com aquela vontade de tocar eu consigo fazer uns bons improviso com toda aquela vontade

phelpsst
Membro Novato
# mar/16 · Editado por: phelpsst
· votar


Cara o professor de teclado do meu irmão que tocava na noite dizia pra ele que era pra ele fazer exercício todo dia se possível, porque quando for tocar com músico sério e você não tiver feito exercício no dia anterior pelo menos, não adiante tentar enganar os caras mais experientes que eles vão te dar uma bronca depois porque eles tem esse "sexto-sentido" aguçado pra saber se um cara da banda naquela noite ficou a toa no dia anterior e não fez nem 1 horinha de exercício, não adianta os caras percebem!!!" eu acredito, esse professor é muito sério e respeitado aqui na minha cidade apesar de não ter tido muito sucesso na carreira, eu acho, talvez eu esteja por fora das notícias, mas quando eu faço a bobeira de ficar 15 dias sem pegar na guitarra para exercitar qualquer coisa, o que mais acontece é de eu ficar desesperado e sismar de tocar mais de 5 horas sem pausa, aí começo com velocidade baixa pois já não vou estar conseguindo na hora tocar rápido, mas depois das articulações se aquecerem volta a velocidade normal mais por eu desembestar de vez de tocar 5 horas sem parar o que vejo nos meus dedos são bolhas d'águas enormes, que se eu tivesse tocado normalmente pelo menos 2 horas por dia nos dias mais atarefados, e nos dias tranquilos forçado um pouco mais , mas com pausa, isso nunca apareceria, e velocidade, pegada, timbre, técnica, raciocínio musical, vai crescendo progressivamente a cada dia, e não ao contrário, ou estacionando, se isso está acontecendo é porque estou estudando errado.

Wade
Membro Novato
# mar/16
· votar


Imagine que você aprendeu a andar de bicicleta. Ok.

Daí você começou a treinar pra caramba com muito afinco técnicas mais avançadas e acabou aprendendo a fazer várias manobras radicais de forma bem natural e automática.

Fique 2 anos sem encostar em uma bicicleta.

Suba em uma e tente fazer as manobras de antes. Você vai tomar uma bela de uma queda e não vai sair nada que preste. Mas se você tentar apenas pedalar e andar, vai conseguir.

Ou seja. Você não desaprendeu a andar de bicicleta. Você ainda sabe. Só não sabe mais fazer as manobras.

Com a guitarra é mais ou menos isso. Você pode passar 60 anos sem tocar em uma. Quando pegar, vai saber tocar. Se "saber tocar" significar o básico do básico. Tirar um som afinado daquilo. Mas seus tappings, fraseado, ligados, bends, sweeps e etc vão estar mortos. Seu cérebro e, principalmente, seus músculos tem que reaprender tudo de novo.

Eu acho que 2 anos é pouco tempo pra voltar a ser um iniciante. Creio que sua capacidade técnica não vai mudar tanto assim. No máximo vai ser necessário uma rotina básica de treinos pra reaquecer os músculos e retomar a agilidade.

Mas dê adeus ao seu repertório. Você não vai lembrar nem de 10% das músicas que sabe tocar hoje.

Rafael Tune
Veterano
# mar/16
· votar


Wade
Exatamente isso.
O Neil Peart ficou anos sem tocar após o falecimento da esposa. Quanto estava 'pronto' voltou a estudar e aprimorar a técnica.

bruno_novatorj
Membro Novato
# mar/16
· votar


No meu caso não muda nada! sou muito ruim praticando todo dia, não tem como eu piorar...kkkkkk brincadeiras a parte concordo com o Wade.

Xeper
Veterano
# mar/16
· votar


Se "saber tocar" significar o básico do básico. Tirar um som afinado daquilo.

Bem isso msm, comecei a fazer umas aulinhas em centro cultural ai (de longe sou o mais velho da parada hue) e pensei que ia passar vergonha até para mudar de um acorde para outro mas, para a minha surpresa, não foi tanta vergonha assim. Por instinto até fiz umas paradas que treinei há milenios atras para abafar as cordas que não são usadas.

Buja
Veterano
# mar/16
· votar


Estou a 3 anos literalmente sem encostar numa guitarra.
Entao, me emprestem uma guitarra ai que eu digo na pratica pra voces se a gente esquece tudo ou nao.

bruno_novatorj
Membro Novato
# mar/16
· votar


Buja

que isso fera!! kkkkkk

LeandroP
Moderador
# mar/16
· votar


Eu não estudo mais, e faz tempo. Tiro as músicas de repertório no violão mesmo.

Não é porque eu quero, mas é a minha única opção. Chego exausto do trabalho e não tenho muita paciência pra tocar.

Confesso que não evoluí tecnicamente, mas também não tive regressão.

sandroguiraldo
Veterano
# mar/16
· votar


LeandroP
Confesso que não evoluí tecnicamente, mas também não tive regressão.
Eu só toco guitarra na hora de me apresentar (toco 3x por semana na igreja) e concordo com o menino de 15 anos que toca pra caramba...

Não evoluí muito, embora tenha mais pegada hoje e soe mais "limpo" mas não regredi também. Pra minha necessidade atual, meu rendimento é satisfatório.

Se eu fosse profissional da música, seriam outros 500

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


LeandroP
Tiro as músicas de repertório no violão mesmo.

E não se poderia considerar isso exercício? :P

IRFT
Membro Novato
# mar/16
· votar


Tá loco mano se eu ficar uma semana esqueço muita coisa ,fiquei dois dias e velocidade já não era a mesma.

LeandroP
Moderador
# mar/16 · Editado por: LeandroP
· votar


sandroguiraldo

É só pra eu pegar a harmonia, a ideia melódica. Quando vou pra guitarra eu procuro utilizar as minhas dinâmicas, as minhas articulações... Senão, além de chato soa artificial.

Ismah

Não porque não é um exercício. É só pra ouvir a harmonia mesmo e saber de onde vem, pra onde vai, esse tipo de coisa.

Luis A.
Membro Novato
# mar/16
· votar


LeandroP

Estou numa fase parecida... devo praticar em media 1h por semana ou menos, e nao vejo nenhuma regressão...

LeandroP
Moderador
# mar/16
· votar


Luis A.

O negocio já tá enraizado na mente, faz parte de você.

Por outro lado, se ficar mais tempo aí eu acho que deve haver alguma perda.

Por enquanto em casa é eu e o violão, depois do trabalho, dedilho uma ou outra coisa, faço uns encadeamentos. Guitarra mesmo só no palco.

Não é opção minha, é a única opção no momento :/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Se eu ficar alguns anos sem tocar guitarra eu perco toda minha velocidade e técnica?