Se eu ficar alguns anos sem tocar guitarra eu perco toda minha velocidade e técnica?

Autor Mensagem
Fender_Les_Paul
Veterano
# dez/11


Sou um amador na guitarra ainda, mais essa coisa loka ta me viciando, fico agoniado se eu ficar 1 dia sem tocar, qndo eu fico sem tocar fico me imaginando com minha air guitar tocando alguma coisa xD.
Daqui 2 anos vou fazer concurso publico pra AMAN, e se eu passara num sei se da pra leva a guitarra pra toca la no exercito xD.
Se eu ficar um "tempinho", sem tocar, eu vou perder tudo??

Abixibarraba
Veterano
# dez/11
· votar


vai......eu passei umas 3 anos sem nem triscar na minha guita.....não lembrava mais nenhuma musica completa, escala, palheta alternada....quase nada.....

thefuga
Veterano
# dez/11 · Editado por: thefuga
· votar


Cara... Que pergunta difícil...
Primeiro que dois anos é muito tempo e tem que passar ainda né rsrs
Falando sério, dois anos é muito tempo, é capaz até de tu tomar outro rumo. Mas enfim, se ficar anos sem tocar, é provável que tenha dificuldades quando voltar a tocar. Não digo que vá perder tudo, esquecer de como fazer, etc... Mas dificuldades com certeza vai ter. Se essas dificuldades serão superadas em um dia, uma semana, um mês ou mais, não faço idéia. Também tem que ver se o cara depois de "anos" vai ter vontade de tocar ainda. Mas pow, tu não vai ficar confinado e impedido de tocar guitarra por anos também né... Não sei como é que funciona, mas duvido que fique mais que alguns dias.
Mas assim, um mês que seja dá uma boa "enferrujada". Mas não é "perder tudo". Nada que uma treinada não resolva.

Abixibarraba
vai......eu passei umas 3 anos sem nem triscar na minha guita.....não lembrava mais nenhuma musica completa, escala, palheta alternada....quase nada.....

Mas nem a "agilidade" tinha mais ? Digo, esquecer acho que é normal, mas depois para pegar as músicas denovo, teve a mesma dificuldade que teve quando começou ?

Viciado em Guarana
Veterano
# dez/11
· votar


Se você for amador de tudo e ainda estiver aprendendo, sim, você esquece quase tudo!
Escalas, trechos de músicas, acordes, etc...

Abixibarraba
Veterano
# dez/11
· votar


Não....qnd o cara vai pegar as musica que ele sabia é mto facil.....demora mas eu ficava puto, tipo quando vou pegar um solo q eu sabia , eu demoro um pouco ainda e fico puto....."porrra sabia tocar essa porra e n sei mais".......mas é assim mesmo, o pior foi a palheta alternada não fazia 100% certo como antes....e foda foi tirar a guitarra do case e as cordas 100% ferrugem, o v-amp pensava que não iria mais funcionar mas ta 100%.....e etc....

Unfeelingness
Veterano
# dez/11 · Editado por: Unfeelingness
· votar


Vai. Aí você tem que pegar tudo de novo: exercícios cromáticos, exercícios em cima da teoria de campo harmônico, arpejos.

Mas é interessante que, vc perde aqui, mas descobre outras coisas nessa retomada dos estudos para recuperar a técnica.

Eu parei de tocar 3 vezes: quando entrei na faculdade, dois anos sem tocar. Depois voltei a estudar mais 2 anos. Depois larguei para fazer pós-graduação, mais 2 anos sem estudar. Mais dois anos para recuperar a técnica, até que chega uma hora em que vc desencana uhauhuahuahuahua.

Depois trabalhei como motorista-carreteiro. Chegava de Santos às 2 da manhã em casa, pegava umas cervejas e ligava a guitarra para fazer um barulho. Com isso, consegui manter minha técnica por mais 2 anos. Hoje to enferrujado de novo, mas ainda consigo fazer uns bagulhos lôcos hehehehe, como alavancadas e ligados rápidos.

Minha dica é: faça o que tem que fazer mas continue mexendo com guitarra, fazendo um barulho, só para a mão não enferrujar...


Hoje, mais do que nunca guitarra é só hobbie mesmo!

Abçs

Marcelo Bico
Veterano
# dez/11
· votar


Fender_Les_Paul
Sim. Perde alguma coisa, mas não perde tudo.
Eu tive que parar de tocar por dois meses e isso aconteceu.
Mas quando volta a tocar, é muito mais fácil relembrar o que já sabia do que começar do zero.

PGilbert
Veterano
# dez/11
· votar


Acho que lembrar das escalas e shapes vai de cada um. Cada um tem uma memória diferente.. a minha, por exemplo, é nula.

Quanto a memória muscular (execução de técnicas etc) funciona do mesmo jeito que um atleta.

O cara vai pra academia, treina, fica saradão.. fica uns meses sem ir pra academia e quando volta está sem fôlego, com gordura, etc...

Guitarra é exatamente assim.

Drive30
Veterano
# dez/11
· votar



Se eu ficar um "tempinho", sem tocar, eu vou perder tudo??


sim, aconteceu comigo. 3 anos sem tocar quando me mudei, no maximo uma vez ou outra raramente. Só que eu ja tocava ha 10 anos. voce que comecou agora acredito que vai ser igual a começar do zero se parar.

tenta tocar pelo menos meia hora por dia, nem que seja num violao velho...

renatocaster
Moderador
# dez/11
· votar


Olha, eu esqueci muita coisa em 3 anos sem tocar praticamente. E como eu já não sabia muita coisa, agora está sendo um reinício para pegar novamente tudo o que eu sabia e tinha esquecido misturado com o que ainda falta aprender, hehehe.

Só praticando tudo de novo mesmo é que vc volta a ficar em forma.

Daqui 2 anos vou fazer concurso publico pra AMAN, e se eu passara num sei se da pra leva a guitarra pra toca la no exercito xD.

Guitarra eu não sei, acredito que não. Mas vc ter pelo menos um violãozinho no alojamento pra tocar nas horas vagas acho que não tem bronca. Já é alguma coisa.

danilomagacho
Veterano
# dez/11
· votar


Eu fiquei alguns anos sem tocar. Claro que não sem tocar completamente... eu fiquei sem guitarra, sem violão, mas sempre que visitava alguém que tinha uma guitarra ou um vilão eu tocava um pouquinho.

Quando fiquei sem tocar eu já tocava a muitos anos, acredito que uns 15 anos mais ou menos...

Sinceramente não perdi nada do meu conhecimento, até porque eu continuava escutando muito, e quando escutava as músicas recordava exatamente como tocava cada uma delas.

Quando consegui comprar uma guitarra para mim novamente em uma ou duas semanas a agilidade já estava em dia, e meu conhecimento de harmonia, escalas, posso dizer que este melhorou enquanto eu estava parado, como se o cérebro tivesse treinado durante todo o tempo... mesmo sem eu estar de fato tocando.

jucasambora
Veterano
# dez/11
· votar


Isso é muito relativo brother, depende muito de quanto tempo vc toca, como vc toca, o conhecimento que vc tem... eu por exemplo ficuei um ano e poko sem tocar... me estrepei, pq já era ruim antes de parar, qdo parei foi uma merda... hj eu sofro consequencias por isso... diferente do danilomagacho que já tocava muitos anos e tal... vai depender muito dessas condições aí!

Vc pode se infiltrar na banda do exército e continuar estudando por lá kra...
Não entendo muito de militarismo, mas sei que tem música lá!

Ricardo CB
Veterano
# dez/11
· votar


Depende.
Se vc toca há algum tempo, e a musica já faz parte do seu dia a dia, vc vai perder a habilidade mais não vai zerar não. Esquecer os solos e musicas ai sim é bem provável.

Parei de tocar por 11 anos quando nasceu minha filha, vendi todo o equipamento, fiquei sem nada. Quando voltei sabia o que queria fazer mais os dedos não obedeciam, e muita coisa eu tinha esquecido. Tive que ter muita paciência. Agora zerar não.

Buja
Veterano
# dez/11
· votar


em pouco tempo nao sei o que acontece....sei que quando passo quinze dias sem tocar baixo esqueço como slapar bem, quando passo 15 dias sem guitarra perco a facilidade de executar os harmonicos na hora que eu quero

agora com um tempo consideravel sem tocar acho que se perde muita habilidade

Alan_Domingues
Veterano
# dez/11
· votar


Depende do seu nível.

Eu fiquei 1 ano parado literalmente sem encostar em guitarra alguma.

Confesso que quando voltei senti uma puta diferença no primeiro mês.

Depois voltou ao normal, mas sempre acho que eu estava melhor antes.

É normal, se você fica algum tempo praticando menos, vem sempre aquela dúvida de estar tocando mal, e bem pior que antes.

Eu te confesso que ultimamente tenho focado no resultado final, já que não posso praticar todos os dias, já que a vida no momento para mim não está propicia a isto.

E outra coisa, tudo que você aprendeu depois de uma certa idade você com o tempo esquece mesmo, não tem como. Por isto é bem interessante começar com música desde cedo na escola. Acho que eu tomei gosto por ser musicista porque eu tive aula de música desde pequeno. Vai saber.

Abraços

AndreMagoo
Veterano
# dez/11
· votar


Fiquei cerca de 10 anos parado sem tocar. Esqueci MUITA coisa mas quando voltei a tocar percebi que com alguma dedicação volta rápido também. Em cerca de 3 meses sem treinar muito só tocando mesmo voltei a 70% do que era.

Quanto a ir pra AMAN creio que você terá como tocar lá sim, não muito mas algum tempo sempre sobra :-)

danilomagacho
Veterano
# dez/11
· votar


Fender_Les_Paul

AMAN é apenas uma Academia Militar, não um presídio de segurança máxima.

Com certeza vai ter espaço para tocar, claro que com fone de ouvido e em horários que não atrapalhem o sono dos colegas de quarto.

slash909
Veterano
# dez/11 · Editado por: slash909
· votar


cara a aman se nao me engano, junto com espex dura uns 6 anos, mas tem férias e feriados q você vai voltar pra casa, espero, e lá se pode levar, acho, violão, mas você com certeza não vai ter tempo ou saco pra tocar quando tiver lá

GustavoDavi
Veterano
# dez/11
· votar


Isso é muito relativo brother, depende muito de quanto tempo vc toca, como vc toca, o conhecimento que vc tem... 2x

LipeGuitarrero
Veterano
# dez/11
· votar


Se eu ficar alguns anos sem tocar guitarra eu perco toda minha velocidade e técnica?

Sim, porque sua destreza no instrumento vem de sua pratica.
Se você parar de tocar vai chegar num ponto que até seus dedos vão doer de novo quando apertar as cordas

Vai regredindo até fica completamente iniciante de novo, pode até lembrar alguma coisa na cabeça, mas as mãos não lembrarão disso.

Lembrando que isso é relativo dependendo do tempo longe do instrumento.

jigo__
Veterano
# dez/11
· votar


Fender_Les_Paul
amigão vou te dar um conselho pra vida...

preimeiro estude e passe na Aman, depois se preocupe como vai ser!!!! não se preocupe nem pré conceitue alguma coisa, vc só esta se preocupando atoa criando um tópico q só te tras preocupações, se vc amar tocar guitarra até no inferno vc vai dar um jeito de tocar!!!!

varios amigos do meu primo q tinham esse sonho passaram e não aguentaram 1 dia outros aguentaram semanas la e depois meses... meu primo q era "fresco" esta terminando pq ele só tem aquilo e ama aquilo mesmo não gostando mto antes de estar lá, outros amavam antes e odeiam hj, esses amigos estão bem em faculdades otimas e tocando a vida mto bem... mas não imaginavam q algum dias desistiria do "sonho" q tinham!!!

se dedique mto a guitarra e aos seus estudos depois qdo vc passar, se passar, vc se preocupa com as coisas!!!!

abçs e keep on rockin!!!!!

EasyFree
Membro Novato
# fev/16
· votar


Toquei guitarra por 1 ano e meio, depois parei por 2 anos, estou voltando agora. O que devo fazer nesse recomeço?

rhoadsvsvai
Veterano
# fev/16
· votar


EasyFree
A base é o que você ainda consegue fazer.
Por exemplo, quando eu viajo de ferias ou tou em provas e acabo ficando sem o instrumento, eu volto com a memoria muscular bem mais fraca e tenho dificuldades pra tocar coisas mais tecnicas.
Acho que é a mesma coisa que fazer academia e parar, você tem que voltar pros aparelhos mais leves e ir progredindo de novo.

Leonardo Braga
Veterano
# fev/16
· votar


Experimenta ficar 2 dias sem fazer exercicios com metronomo tu ja ta com a tecnica bem ruim

Soultunes
Membro
# fev/16
· votar


Largue seu instrumento por 1 mês, que ele te deixa por 1 ano.

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar


Leonardo Braga
O.O

Soultunes
2

gvprocknroll
Membro Novato
# mar/16
· votar


Já fiquei 3 meses sem tocar e posso dizer que nao senti mudança alguma. Agora coisas de anos ja nao sei

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


Infelizmente, não imagino que tenhas uma técnica tão elevada. TODOS que são bons no que fazem, treinam todo o dia. Um amigo que estudou na LACA, disse um dia pra mim que estava estudando pouco, perguntei quantas horas... "Ah só umas 8".

Luis A.
Membro Novato
# mar/16
· votar


Ismah

Eu acho q pausas são importantes. Pelo menos no meu caso, quando eu toco diariamente, eu fico com a tendencia de tocar coisas parecidas, nesses momentos uma pausa de alguns dias me faz refrescar as ideias, e nao sinto nenhuma perda na técnica....

Quanto a questão de estudar 8h por dia, isso na minha opinião é mais mito do q realidade. Há um limite para o corpo, e esse limite deve ser respeitado...

Vou deixar um video aqui do Itzhak Perlman, um mestre do violino clássico, onde ele responde uma pergunta sobre o tempo de estudo de um musico de alto nível.... (1:30)



bruno_novatorj
Membro Novato
# mar/16
· votar


Luis A.
Mas ele sempre estou esse tempo ou agora que é bom no que faz estuda esse tempo? Entendo que um estudo focado e direcionado durante 1:30 pode se fazer muito progresso, mas acredito que seja pouco para quem quer chegar num nível elevado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Se eu ficar alguns anos sem tocar guitarra eu perco toda minha velocidade e técnica?