Cadência Harmônica - Pra entender!

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# mai/12
· votar


Jabijirous: Até onde você sabe??

Isso foi pra mim. Se foi, eu não sei nada. hehe

Abs

Jabijirous
Veterano
# mai/12
· votar


g.wilhelms


Esse acorde deve ser esse aqui.


e---------2----------------------------------
B---------2----------------------------------
G---------4----------------------------------
D---------3----------------------------------
A--------------------------------------------
E---------3----------------------------------


Soa bem pacas, mas não dá pra saber o que é hehehe Pode ser uma espécie de poli acorde

LeandroP
Moderador
# mai/12
· votar


Jabijirous

Esse deve ser o lendário "Si fumol" que a galera diz por aqui. Só que uma terça abaixo °.°

mateusstarling
Veterano
# mai/12
· votar


O Acorde que me referi G7(7M#11) a sétima maior não é tensão tal como o acorde diminuo com sétima maior (T b3 b5 bb7 7M).
Existe o diminuto com setima maior sem a setima diminuta mas tamb existe o diminuto que possui setima diminuta e setima maior.
Experimente tocar uma tetrade diminuta e cantar a sétima maior e veja como o acorde é lindo.
Quando estudei harmonia funcional no Brasil a 10 anos atrás o professor me disse que num acorde maior ou vc usava a tetrade com setima maior ou a tetrade com sexta, que se usasse as duas (sétima maior e sexta) uma ficava conflitando com a outra e por isso não deveria usar.
O problema todo é quando esse conflito é a coisa que vc mais deseja, enfim, veja Bill Evans a 50 anos atrás ja harmonizava dessa maneira mas nego ainda ensina uma apostilinha copiada da Berklee de 1950 e parece que nunca foi atualizada.

LeandroP
Moderador
# mai/12
· votar


mateusstarling
tetrade com setima maior ou a tetrade com sexta, que se usasse as duas (sétima maior e sexta) uma ficava conflitando com a outra e por isso não deveria usar.
O problema todo é quando esse conflito é a coisa que vc mais deseja


É verdade! Se é este som que você procura, não é uma regra que vai represar a ideia. Mas aí é que entra um velho deitado: "pra quebrar uma regra você tem que conhecê-la".

Uma outra abordagem que pode ser feita sobre um acorde aparentemente de função subdominante, e perceber que ele é um dominante disfarçado (acorde menor com 6a maior), como na inversão que você falou do VIIm7(b5).

g.wilhelms
Veterano
# mai/12
· votar


mateusstarling

O que você usa para improvisar sobre esse acorde? Alguma escala
simétrica?

Jabijirous
Veterano
# mai/12 · Editado por: Jabijirous
· votar


mateusstarling

é só pegar a escala diminuta começando com tom e trabalhar as notas de tensão. A 7 maior está lá.

Quando estudei harmonia funcional no Brasil a 10 anos atrás o professor me disse que num acorde maior ou vc usava a tetrade com setima maior ou a tetrade com sexta, que se usasse as duas (sétima maior e sexta) uma ficava conflitando com a outra e por isso não deveria usar.

Esse teu professor, me desculpa até, não sabia do que estava falando. Isso geralmente acontece pq o cidadão não faz análise das músicas dos grandes mestres e sim bitolado com algo que está escrito no livro.

Nesse mundo a gente tem que duvidar de tudo e de todos. Eu tenho uns 30 livros de harmonia e eu não acredito em nenhum deles. Não acreditem nem no que eu estou falando. Pesquisem, analisem mais músicas e tenha a opinião de vocês. Esse é o verdadeiro estudo da música, verdadeiro estudo da vida.


Bach fazia um monte de "erro" de harmonia e os livros ditam várias regras de quintas e oitavas.

Villa-Lobos foi questionado pelo conhecimento de orquestrador, dizem que ele não sabia nada, que não sabia orquestra pois tinham elementos em sua orquestração que não dava para ser ouvida

Nós temos que ter uma fonte (os livros) e temos que duvidar dessa fonte (amplo campo de pesquisa) para termos uma conclusão com nossas próprias palavras.

MauricioBahia
Moderador
# mai/12
· votar


Jabijirous: Villa-Lobos foi questionado pelo conhecimento de orquestrador, dizem que ele não sabia nada, [...]

Nossa, que bela notícia!

HAHAHA!

Jabijirous
Veterano
# mai/12
· votar


MauricioBahia

Hehehehe

Assim que eu tiver tempo eu coloco umas músicas pra gente analisar.

Outra coisa que mata a gente na harmonia é a modulação

MauricioBahia
Moderador
# mai/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Jabijirous: coloco umas músicas pra gente analisar.

Eu não sei analisar, só sei ouvir! :) hehe É sério. Vou tentar aprender acompanhando vocês.

Abs

g.wilhelms
Veterano
# mai/12
· votar


Quando estudei harmonia funcional no Brasil a 10 anos atrás o professor me disse que num acorde maior ou vc usava a tetrade com setima maior ou a tetrade com sexta, que se usasse as duas (sétima maior e sexta) uma ficava conflitando com a outra e por isso não deveria usar.

Pelo que sei, esse lance da sexta e da sétima se aplica normalmente na escrita, ou seja, no acorde com sétima, ao invés de usar 6, usa-se 13, mas isso também é discutível.

A7/13

e-----5---------------------------------------------
B-----7---------------------------------------------
G-----6---------------------------------------------
D-----5---------------------------------------------
A-----7---------------------------------------------
E-----5---------------------------------------------


Jabijirous
Veterano
# mai/12
· votar


g.wilhelms

É tipo uma regrinha

Acordes de dominante usa-se 13

Acordes menores usa-se 6

acordes com 7M usa-se 6, mas quando a 7M está presente??

C7M (6) ou C7M (13)??

EU (estou dizendo EU) uso 13 quando o próprio está na ponta, quando está na parte intermediária eu uso 6

renatocaster
Moderador
# mai/12
· votar


Jabijirous
LeandroP
mateusstarling

Para ler e estudar com calma, eu imprimi em PDF todo este tópico. Se vcs não pararem, vai chegar a umas 10 páginas brincando, hehehe.

Mas fiquem à vontade para continuar despejando seus conhecimentos aqui, não é todo dia que se tem uma aula de harmonia grátis! :)

Abs

g.wilhelms
Veterano
# mai/12
· votar


Jabijirous
EU (estou dizendo EU) uso 13 quando o próprio está na ponta, quando está na parte intermediária eu uso 6

Costumo seguir esse raciocínio também. Num acorde m7M, você seguiria este raciocínio também? Neste caso aqui eu usaria 13:


Cm7M(13)
e------5--------------------------------------------
B------4--------------------------------------------
G------4--------------------------------------------
D---------------------------------------------------
A------3--------------------------------------------
E---------------------------------------------------

E neste usaria 6:


Cm7M(6)
e---------------------------------------------------
B------0-------------------------------------------
G------2--------------------------------------------
D------1--------------------------------------------
A------3--------------------------------------------
E---------------------------------------------------


Jabijirous
Veterano
# mai/12
· votar


g.wilhelms

exato

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12
· votar


Jabijirous
Villa-Lobos foi questionado pelo conhecimento de orquestrador, dizem que ele não sabia nada, que não sabia orquestra pois tinham elementos em sua orquestração que não dava para ser ouvida

Além de erros na instrumentação, como, por exemplo, frases que extrapolavam a tessitura dos instrumentos. Também não era bem visto como regente.

Mas pelo que o cara foi como compositor, ele tem créditos de sobra, né? =D

Jabijirous
Veterano
# mai/12
· votar


Die Kunst der Fuge

Se tem. hehehehehe

Jabijirous
Veterano
# mai/12 · Editado por: Jabijirous
· votar


Ae galera, tenho uma proposta de análise harmônica

http://www.youtube.com/watch?v=83dSIf86Gsc


Estão afim de cair dentro ou estão afim de ir com algo mais leve? Tipo feijão com arroz?

ALF is back
Veterano
# mai/12
· votar


LeandroP e/ ou outros moderadores:

esse tópico é muito bom!

talvez fosse interessante posta-lo em duplicata no forum geral de musica...mas sem tirar daqui da guitarra (já q tem muita tab de guitarra)
isso é possível fazer? acho q nao, ne? rs

ALF is back
Veterano
# mai/12
· votar


Jabijirous
po cara...acho melhor algo mais feijao com arroz antes pra q até os burros possam acompanhar (falo a favor de mim mesmo)!!

Jabijirous
Veterano
# mai/12
· votar


Que tal essa então http://www.youtube.com/watch?v=ZRWaglbcm5g ?

ALF is back
Veterano
# mai/12 · Editado por: ALF is back
· votar


Jabijirous
bza essa a mais confortavel...como se faz a analise harmonica? começa por onde?
ja notei q ta em C (ah va?)...compasso 4/4, 8 tempos por compasso...uns 110 ou (edit: 120 bpm)...q mais temos q fazer?

Jabijirous
Veterano
# mai/12
· votar


ALF is back

análise harmônica.

Tem que ter a partitura

http://imslp.org/wiki/Das_wohltemperierte_Klavier_I,_BWV_846-869_(Bach ,_Johann_Sebastian)

ALF is back
Veterano
# mai/12
· votar


Jabijirous
a pagina abre com essa msg:

Ainda não existe texto nesta página. Pode pesquisar o título desta página noutras páginas ou procurar registos relacionados.

Jabijirous
Veterano
# mai/12 · Editado por: Jabijirous
· votar


Olha ae

g.wilhelms
Veterano
# mai/12
· votar


Jabijirous
O nome dessa música do Guinga é Cine Baronesa mesmo? (ainda não conhecia). Não achei nenhuma cifra/partitura dessa música para fazer a análise. Pode ser a análise de alguma outra música dele? Dae eu vejo o que posso fazer...

Ken Himura
Veterano
# mai/12
· votar


Jabijirous
Essa do Bach é boa pra analisar hehehe. A galera vai meter as caras?

Jabijirous
Veterano
# mai/12
· votar


g.wilhelms

é. Tem um songbook dele rolando por ae.

Ken Himura

Bora ver hehehe

trovarim
Veterano
# mai/12
· votar


Tentando entender esta parte de cadencia ...
A cadencia só pode ser feita através de acordes maiores e menores?
Se por exemplo, estou usando a escala maior natural, monto um power chord em g dai passo para um power chord em c, isso seria cadencia?

LeandroP
Moderador
# mai/12
· votar


trovarim

Pode sim. Embora os powerchords não possuam a 3a na sua formação, o contexto harmônico pode definir se é maior ou menor, além do movimento dos graus, como II, V, I (D5, G5, C5) ou IV, V, I (F5, G5, C5), por exemplo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Cadência Harmônica - Pra entender!