A Stratocaster é a guitarra mais versátil que existe. E o motivo de sua praticidade é

Autor Mensagem
Luiz Frusciante
Veterano
# mar/11
· votar


Vinícius Iron

Uns defendem a versatilidade das Stratos INTACTAS, mas eu sei que não é assim, por isso introduzi a possibilidade de adaptações...

pscb
Veterano
# mar/11
· votar


Leomju
JEFF BECK TEM SEU TIMBRE PESSOAL, MAS É TIMBRE DE STRATO!

Hmmmm

Leomju
Veterano
# mar/11
· votar


MMI
Aquele tópico era um enigma cara... os timbres não eram assim absolutos, pareciam um meio termo... ae confundiu a galera mesmo... mas valeu... qualquer hora posta outro cara... esses é que são assuntos legais, a galera gosta de desafio!

Valeu!

Leomju
Veterano
# mar/11
· votar


pscb

É fogo hein cara... vc postar Jeff com uma Les Paul... vc quer que eu poste 1.734 fotos dele com Strato?

Poh... é brincadeira!

Como já disse, esses caras às vezes usam outros instrumentos mas outras 6.987 vezes que tocaram foram com Strato né?!!!

Já vi foto do slash com uma Strato Branca com Head invertido, mas vou postar pra que? O timbre do cara, o mundo inteiro sabe que é Les Paul!

Sejamos coerentes!!!!

Junior AJNB
Veterano
# mar/11
· votar


tah no final de tudo a guitarra mais versatil existente nesse planeta é a (pausa pra piada sem graça)...


TONANTE!!!!!!!!!!!!!!

nao tem como ser mais versatil q isso


geovane guitarrista é meu heroi

Leomju
Veterano
# mar/11
· votar


Carai... achei que já tinha visto de tudo!!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Philipi
Veterano
# mar/11
· votar


Cada guitarra em sua magia, suas facilidades, suas tendências para certos estilos, mas consegue-se tocar qualquer cosa em qualquer guitarra, a coisa toda depende mais do musico e dos efeitos.

Essa tonante veia aew se vc conseguir afinar e ligar éla num equipamento tóp vai dar para fazer um bom timbre com ela, nada magnífico mas é possível, assim como da para tocar metal no violão nylon, acho que é capaz ser possível de tirar um rock até de um violino hehehe.

Mas é impressionante como Leo Fender fez um projeto de guitarra magnífico, desde o corpo dela e o braço que se encaixa perfeito na mão e aquele som dela que vezes é cristalino outra é pesado, rasgadão, muita coisa tbem vem de nosso ouvido que vai se acostumando com o som de certas musicas fazendo agente preferir certos timbres a outros.

Mas, é mais divertido pegar uma stratocaster para tocar do que qualquer outra guitarra,

É claro que uma PRS(por ex) é uma guitarra muito boa, e com um conforto de tocabilidade impressionante, mas tbm sabemos que todas PRS vem com um hardware próprio d efábrica para avantajar o conforto delas(e já nasceu criando essa afama).

Já uma strato nem tanto, pois a ponte tradicional de strato ainda é muito rústica, assim como aqueles abaixadores de corda e o típico nut de plástico que vem até mesmo nas guitarras mais caras.
Agora se você colocar uma ponte 2pivos com carrinhos com roller, abaixadores com roller, lsr roller nut da Fender e tarraxas com trava, trastes médio-jumbo bem colocadas e retificados, numa stratocaster bem construída, bem regulada e com madeira-boa({bem tratada}não empena), a tocabilidade e a estabilidade de afinação ficam qse inigualáveis,

Porem a maioria até mesmo das Fender ainda utiliza o velho sistema de ferragens standard seguindo padrões da década de 50 porem com um mínimo inevitável de evolução, porem não necessita-se de um exagero de ponte revolucionária que muitos estão inventando por aew, acho que uma simples ponte de strato com 2 pivôs e carrinhos com roller já é o suficiente.

Mas tem coisas que já é natural do ser humano, algo meio biológico, que eu acho que o som típico de uma strato desperta um prazer físico impressionante que outras guitarras não fazem tanto quanto uma strato, uma strato é como o ser humano inexplicavelmente perfeito porem com muitas imperfeições, o ser humano um ser extremamente complexo e infinito assim como uma stratocaster.

STRaToCaster eu TE amo S2 S2 S2

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


Philipi
Rapaz, que declaração de amor... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Overdrive CH
Veterano
# mar/11
· votar


Philipi
Caramba os caras tão se declarando aqui já hehehehehehhe!!!
Cara, dessa luta eu não desisto hehehehehehehe!!!!
Voltei e foi pra manter minha posição, volto a dizer que Strato não é a mais versatil, como meu amigo De Ros disse a pouco, se tem muita coisa pra ser modificada nela, significa que ela não é versatil...E modificações podem ser feitas em todas as guitarras que vc pegar, o timbre caracteristico da madeira e da da forma não vai mudar, mas com modificações certas podemos maquiar essas caracteristica "imutaveis" até um nivel onde vc pode tocar com uma Strato ou uma Jaguar e não mudar a CARA da musica!!!
Mas, por outro lado, temos a originalidade tbm, pq eu gostaria de ser igual a alguem???
Cara, quando eu comecei a tocar era muito gostoso tirar Iron num dia e Black Sabbah no outro, hj eu vou tocar Offspring amanhã Steve Vai, vou tocar NOFX no show de hj e quando chegar em casa vo tocar Aerosmith pra minha namorada hehehehehehe!!!!
Logicamente, uma banda cover de outra banda especifica vai ter que se acostumar com a ideia de tocar com a msm guita do guitarrista dessa banda... Mas temos exemplos de bandas que utilizam varias guitarras!!
Jimi Page, por exemplo, todos lembram dele no Led, mas a carreira dele, na minha opinião, é a mais gloriosa como guitarrista, pois, ele atuou como musico de estudio, Sideman e participou de quase 60% das musicas de rock britanico durante 3 anos, nesse tempo ele usufruio do maximo de guitarras que pode...
Dave Grohl, apesar de não ser um guitarrista explendido, mas é um musico com uma originalidade fora do comum, se vc ouvir o Foo Fighters vai perceber que ele usa muitas guitarras, muitos timbres, cada musica tem uma cara diferente, e msm assim vc sabe que é ele que ta lá!!!!!
A Strato pode parecer versatil pelo fato de terem muitos guitarristas que a usam, mas nem sempre deve se pensar numa guitarra na mão do guitarrista, mas sim na mão do musico, o musico é versatil e ele coloca a cara dele onde ele quiser...
Todas as guitarras podem ser modificadas sim, e ficar com um som praticamente igual ao ouvido humano, mas não compensaria, pq vai tirar dela algo que vc pode usar a seu favor!!!!
Tenho dito, Strato não é a mais versatil, ela tem MAIOR failidade em ser modificada mas msm assim, não se torna a mais versatil de todas!!!!!

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


Overdrive CH
Cara, na minha opinião, a Stratocaster é o supra-sumo das guitarras (claro, dentro do que já experimentei).

Mas eu tb acho que não existe isso de unanimidade em versatilidade e som... o que vale é o que o músico faz com a guitarra... o resto é balela!!!

Overdrive CH
Veterano
# mar/11
· votar


Will Bejar
Pois é, logico que se vc curti uma guita, se ela é top pra vc ninguem pode mudar sua opinião....
Pra mim a Semi é linda e faz um som maravilhoso, assim, do jeito que ela é, não luto contra o gosto, só acho que esse negocio de essa guita é mais isso, aquela é mais aquilo, isso não influencia na musica se o cara tem criatividade!!!!

Luiz Frusciante
Veterano
# mar/11
· votar


Overdrive CH
E modificações podem ser feitas em todas as guitarras que vc pegar

Coloca 3 Single Coils numa Les Paul, eaí?? hahahaha

Acho que pra alguém que ainda não tem um som definido, a Stratocaster por aceitar melhor as mudanças se torna a mais versátil. Nunca ela vai substituir uma Ibanez pra Steve Vai, nunca vai substituir uma SG pra Angus Young, nunca vai substituir uma Les Paul pra Jimmy Page. Mas se vê Stratos em diversos estilos (não to falando em quantidade de usuários).

Pra você, então, qual a guit mais versátil?

Overdrive CH
Veterano
# mar/11
· votar


Luiz Frusciante

Me da uma Les Paul S-1, e ai???

Cara num tem essa, não estamos falando de modelos especificos, quer justificar seu comentrio, diga assim "Stratocaster é o modelo de guitarra que aceita melhor as modificações!" Já era!!!
Mas mesmo assim ela não é a mais versatil, pq vc não testou todas as guitas do mundo e ninguem testou, e pq uma Lespa não se encaixaria num MPB??? Pq uma SG não se encaixaria num Blues??? Uma Telecaster aceita tão bem quanto uma Strato as modificações, pq ela não é a guita mais versatil do mundo???
Simples, pq quem toca MPB curti strato, quem toca Blues curti Semi e Lespa e pq Tele e Strato São diferentes e cada um tem seu gosto
Guitarra versatil pra mim é aquela que tem cordas, corpo e qualidade!!!!

Marcelo Bico
Veterano
# mar/11
· votar


Luiz Frusciante
Eu acho que essa coisa de "mais" versátil vai muito pelo que o guitarrista precisa e aonde ele quer chegar.
Lá no começço do tópico eu discordei ( e continuo discordando ) que a strato é a "mais" versátil. A strato é muito versátil, sim, dentro das opções que ela oferece.
Mas existem outras tão versáteis quanto ela.
Exemplo: uma Nighthawk, que também tem chave de cinco posições, o captador de ponte pode ser splitado e o captador do braço dá um bom peso. O som dela varia de clean a pesadão com um bom espectro de opções. Eu diria que, prá mim, para o som que eu levo, ela é até mais versátil do que uma strato. Se eu só pudesse levar UMA guitarra para os shows, seria a Nighthawk. Mas como posso levar duas, sempre levo também uma strato.
Conclusão: se eu quero som de strato, eu uso a strato. Se eu quero som de Nighthawk, eu uso a Nighthawk. As duas me atendem em tudo o que eu quero, as duas são boas prá caceta.

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


Overdrive CH
só acho que esse negocio de essa guita é mais isso, aquela é mais aquilo, isso não influencia na musica se o cara tem criatividade!!!!
Bem por aí mesmo...

Luiz Frusciante
Veterano
# mar/11 · Editado por: Luiz Frusciante
· votar


Overdrive CH

Eu sei cara, mas aceitando melhor as modificações ela se torna mais versátil! Pensa só: numa mesma stratocaster, eu posso ter 3 escudos com 3 configurações de captadores diferentes. Existe tudo quanto é tipo de configuração diferente pra captador de Stratocaster.

Novamente eu não disse em momento algum que uma LP não se encaixa numa MPB, SG num Blues. Telecaster é uma ótima guit, e bem versátil, mas se vc comprar uma com dois singles, só coloca um humbucker (na ponte, pelo menos) se for um mini, diferente da Strato em que você coloca um humbucker se a madeira aceitar, e depois põe single de novo, e vice versa, sem ter que trocar ponte. Fora que a ponte da Strato já vem com tremolo de fábrica...

Sobre curtir, eu disse antes no tópico: só porque pode-se usar qualquer guitarra pra qualquer estilo, só depende da configuração e EQ, não vai fazer com que nenhum guitarrista tenho uma guitarra favorita. Olhe ESSE vídeo do Mark Knopfler falando das Stratocasters.

Marcelo Bico

A Nighthawk pode ser muito versátil, mas aí vem alguns detalhes:
Ponte fixa, o acesso às casas mais agudas não é tão bom quanto o da Strato e não existem modelos mais acessíveis, como as Stratocasters da Condor, Shelter, Vintage, e sei lá mais quais, ela fica limitada à Gibson e Epiphone, que sabemos serem caras em países em "desenvolvimento".

Eu acho que essa coisa de "mais" versátil vai muito pelo que o guitarrista precisa e aonde ele quer chegar.

Concordo totalmente. Mas um exemplo: sei que é possível usar LP pra tocar Reggae, usar uma SG pra Metal (vide Iommi hehe), usar Flying V pra tocar Funk e PRS pra tocar Axé, mas eu nunca vi uma dessas guitarras ser usada PRA TODOS esses estilos, entende? Pode não ser questão de sonoridade, pode ser questão de beleza, gosto dos guitarristas, sei lá, mas isso pra mim é a prova final, junto com a possibilidade de modificações eficazes e fáceis, de que a Stratocaster é a mais versátil...

Luiz Frusciante
Veterano
# mar/11
· votar


TODOS

Eu não quero mudar a opinião de ninguém, só quero que entendam minha colocação. A Stratocaster não é a guitarra suprema, e tal guitarra não existe, existe o guitarrista supremo, aquele que consegue se afirmar com qualquer guitarra, tenha ela um logo GIBSON que vale uns 2000 dólares no Headstock, ou não.

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


Luiz Frusciante
Cara, acho que vc se enganou...rs... eu não disse nada sobre a Nighthawk... hehehehe

Marcelo Bico
Veterano
# mar/11
· votar


Luiz Frusciante
Will Bejar
Ha ha, quem falou em Nighthawk fui eu!!

Overdrive CH
Veterano
# mar/11
· votar


Luiz Frusciante
Eu sei cara, mas aceitando melhor as modificações ela se torna mais versátil
Não!! Não msm, aceitando melhor as modificações só significa que ela se adapita ao gosto e não que ela é mais versatil!!!
Se vc colocar um cap Humbucker pra dar peso numa Strato com escudo e tal... Legal ele pesa, sonzeira, mas se vc pega uma Lespa e coloca uns HB, acabo a Strato, então num adianta vc falar que ela é versatil e serve pra tudo, tem modelo de Lespa que tem agudo legal, tem modelo de Strato que tem peso...
A questão não é modificar ou não, a questão é saber como usar, usam Strato não pela versatilidade mas sim pela facilidade de modificação, mas se vc modificou ela significa que faltava algo nela para te atender, significando que ela não é versatil!!!!
Falei sobre os estilos pq vc falou sobre os guitarrista, mas Jimi Page já usou tudo quanté guita que pode, e no final, optou pela Lespa por gostoe não pq aa ela é mais isso é mais aquilo... se fez isso, foi pq se apaixonou pelo modelo!!!!

Overdrive CH
Veterano
# mar/11
· votar


Luiz Frusciante
Quem disse sobre Nighthawk foi o Marcelo Bico hehehehehe
Ele sim tem uma paixão por essa guita, defende ela com unhas e dentes, muito legal cara, é dificil de ver alguem apaixonado por essa guita, parabens!!!

Luiz Frusciante
Veterano
# mar/11
· votar


Will Bejar
Marcelo Bico

Foi mal pela confusão hehe

Overdrive CH

É, eu sei sobre a saga do Page... Mas como eu disse, ela não deixou de ser e soar como Page por ter gravado e tocado numa Telecaster. A imagem que muitos têm na cabeça quando ouvem o nome Jimmy Page é de um cara com uma LP, talvez com uma Double Neck, mas ele ficou com a Les Paul pelo gosto dele, não necessariamente porque se ajusta melhor ao seu som.

Marcelo Bico
Veterano
# mar/11
· votar


Overdrive CH
Cara, no caso aí eu citei a Nighthawk porque como tenho as duas, dá prá comparar. E foi só prá ilustrar a minha opinião. Acho as duas versáteis, me atendem perfeitamente.
Agora, falando especificamente dessa Nighthawk: tenho ela há 17 anos, comprei zerada e tô casado com ela até hoje, véio... nunca deu um defeito, nada foi trocado além de cordas e tá quase intacta. A única coisa que me desagradou foi as ferragens douradas terem perdido um pouco a cor.

erico.ascencao
Veterano
# mar/11
· votar


Ontem estava conversando sobre versatilidade com o meu professor. Estava falando pra ele sobre o meu dilema: uma guitarra top e versátil ou um set de guitarras diversificadas e mais baratas?

Sempre tive em mente que uma Strato, uma Les Paul e uma Superstrato (HSH, captadores mais "nervosos" e Floyd Rose) formariam um set bastante versátil. Nesta situação, a Superstrato pode até suprir as funções da Strato e da Les Paul em determinadas situações onde não cabe três guitarras num set.

Luiz Frusciante
Veterano
# mar/11
· votar


erico.ascencao
uma guitarra top e versátil ou um set de guitarras diversificadas e mais baratas?

e o que ele falou?
fiquei curioso...

Marcelo Bico

tá ficando Vintage, em? hehehe
sem querer ser chato, mas quanto vc pagou na sua na época?

Marcelo Bico
Veterano
# mar/11
· votar


Querem mais um exemplo de que o que importa é o conjunto apm/pedais/guitarra?

Eu tenho, dentre alguns pedais, o BD-2 e o DS-1 da Boss. Acho o BD-2 um puta de um pedal, mas o melhor resultado que obtenho dele é usando a Strato, e combinado com um amp Fender de Luxe 112 plus!!

Já se eu usar uma Les Paul Studio, a melhor combinação prá mim é se usar com o DS-1 ! E se eu espetar isso no amp De Luxe , não dá prá notar tanto brilho no timbre do amp. Aí dá até prá usar um Laney TFX2 ( meu outro amp ) que mantém um timbre legal.

Mas se eu pegar o conjunto Strato + BD-2 e espetar no Laney, aí já não me agrada tanto...

Ou seja: é legal sair explorando todas as nuances que os equipamentos nos proporcionam, e combiná-los com as opções que a guitarra oferece. Tudo isso aí combinado com a mão do guitarrista é onde está a versatilidade.

Sir.Paulo
Veterano
# mar/11
· votar


Não creio que uma Stratocaster seja a guitarra mais versátil que exista, mas o que faz dela um bom atrativo é seu custo beneficio e baixa manutenção, pois elas são relativamente mais simples que os demais modelos!

Muita gente disse que o que faz dela um instrumento versátil é fato delas serem fáceis de serem modificadas, mas eu acredito que a partir do momento que alguém coloca um Humbucker ou uma Floyd em uma Strato ele descaracteriza totalmente o modelo e ela passa a ser um Superstrato que não é a mesma coisa que uma Stratocaster!

Marcelo Bico
Veterano
# mar/11
· votar


Luiz Frusciante
Pô, cara... na época paguei exatos US$ 1.000,00 . Comprei direto de um endorser da marca, que na época me dava aula de guitarra.

erico.ascencao
Bicho, o meu set é uma Fender Strato ( mexicaninha, mas com os caps Standard Noiseless ), uma Gib Nighthawk Special e uma Gib Les Paul Studio. Acho que me atende legal. E arrisco dizer que umas das Gibsons aí poderia sobrar tranquilamente. Prá show eu sempre levo a Strato e escolho entre uma das duas prá ser a segunda.

Luiz Frusciante
Veterano
# mar/11
· votar


Marcelo Bico

Endorser da Gibson no BR? PUTZZZZ...
queria que meu professor também fosse hahaha
isso ainda existe? Endorsment da Gibson no Brasil?

Todos

Vi que alguns não acham a Stratocaster a mais versátil, então na opinião de vocês, qual seria a mais versátil?

Sei que pro Marcelo deve ser a Nighthawk hehe

Sir.Paulo
Veterano
# mar/11 · Editado por: Sir.Paulo
· votar


Luiz Frusciante
isso ainda existe? Endorsment da Gibson no Brasil?

Existe sim!!!
Aqui,esse é o Daniel Piquê um dos endorse da Gibson aqui

edit:

O Cara é:

Gibson
Morley
Orange
Takamine
Ernie Ball

Olha só o cara na NAMM
...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A Stratocaster é a guitarra mais versátil que existe. E o motivo de sua praticidade é