A Stratocaster é a guitarra mais versátil que existe. E o motivo de sua praticidade é

Autor Mensagem
MMJr
Veterano
# mar/11
· votar


Esse foi um dos motivos...







Valeu...

Doggy
Veterano
# mar/11
· votar


Toda guitarra serve pra tocar qualquer coisa...

GRRS
Veterano
# mar/11
· votar


Ao meu ver, sem modificações, a strato é o tipo de guitarra mais versátil que existe.

Com modificações, a tele é mais versátil

E para os padrões fora do alcance de meros mortais, PRS é o tipo de guitarra mais versátil que existe



Falou!

Stalingrado
Veterano
# mar/11
· votar


Eu acho LP mais versátil...

MauricioBahia
Moderador
# mar/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Manubio: não existe guitarra versátil, e sim guitarrista versátil !!

+1

Penso mais ou menos assim. Ta' mais pro guitarrista e outros itens.

abs

Bereta
Veterano
# mar/11
· votar


Manubio

Não existe guitarra versátil, e sim guitarrista versátil !!

Parei de ler o tópico aqui! Aqui morre todo o assunto!

Abç!

Rafael A.
Veterano
# mar/11
· votar


Por falar em versatilidade da strato, me lembro que um usuário aqui estava montando uma, e o mesmo disse que ia fazer um "engate rápido" entre o escudo e o fio do jack, e aí ele poderia fazer vários escudos: SSS, HSH, HH...

Em questão de minutos, afrouxando as cordas e utilizando a chave de fenda, o cara simplesmente muda a configuração da guitarra. Muito bem bolado...



Mas tocar em uma guitarra de mogno e com braço colado também é uma grata experiência. O sustain é diferentes... dar vibratos fica muito mais gostoso, (ui...)

Rafael A.
Veterano
# mar/11
· votar


Matheus Vengeance
vc nunca vai timbrar led zeppelin , guns n roses , aerosmith , ozzy (zakk wylde )

com outra guitarra a n ser les paul



Então veja "que da hora", he he he;



E mais esse...




Esse cara tem excelentes covers no canal dele no Youtube, hora timbrando com strato, les paul, tele, fora covers de outras bandas...

MauricioBahia
Moderador
# mar/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Versatil mesmo e' a Variax. ehehhe

http://line6.com/variax/

Spect
Veterano
# mar/11 · Editado por: Spect
· votar


Matheus Vengeance
vc nunca vai timbrar
led zeppelin

aerosmith
com outra guitarra a n ser les paul

Defecou pelo teclado, hein?
Whole Lotta Love (dentre outras) foi gravada com uma Tele, várias músicas do Aerosmith foram gravadas com outras guitarras sem ser as Les Paul do Perry.

Não tem essa de "você nunca vai timbrar tal cara se não usar tal guitarra". As características dos timbres vem muito mais do guitarrista e da sua equipe de produção do que das guitarras em si. Pegada, todo o resto do equipamento, configurações dele, pós-produção das músicas, etc. Não tô falando que qualquer um pode soar igual a qualquer guitarrista se tiver as mesmas coisas à disposição, mas sim que o que faz você gostar ou reconhecer logo de cara quem é que tá tocando vai muito além de ficar citando nomes, marcas e modelos.


Leomju
O meu primeiro post aqui no tópico foi só de brincadeira mesmo, pelo número de usuários que preferem as Teles ser menor que os que preferem Strato, hehe.

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# mar/11 · Editado por: Motoboy From Hell-SDMF
· votar


Matheus Vengeance

vc nunca vai timbrar led zeppelin , guns n roses , aerosmith , ozzy (zakk wylde )

com outra guitarra a n ser les paul

assim como vc n vai timbrar hendrix iron maiden sem ser com strato


Vc falou besteira cara.
O jimmy page usava telecaster além de les paul, o joe perry tb usa semi-acusticas e sg. Sobre o zakk. Na epoca do ozzmosis, o guitarrista ao vivo do ozzy era o Joe Holmes, que usava uma strato =)



E sobre timbrar hendrix ou iron sem strato: O hendrix gravava mto com sgs e flying V. E no iron, o adrian antigamente usava kelly, uma les paul goldtop, o dave tb antigamente usava uma explorer(nao lembro a marca), e hj em dia o adrian até usa uma SG


e o hendrix aqui

(por sinal, agora to com uma epi sg custom parecida c essa gibson haha)


Enfim, cuidado com o q vc fala. Soh um toque

abçs

kevinluis
Veterano
# mar/11
· votar


eu gosto muito da strato porem não é a versatilidade, é aquele som característico de strato mesmo, bom assistam o video abaixo que voces entenderam o que eu to falando.



vejam principalmente a parte com o captador da ponte.

Rafael A.
Veterano
# mar/11
· votar


Só complementando as informações sobre usuários de stratos:

O Kirk Hammett, do Metallica, na época do Ride the Lightining (1984) tocava - dentre as guitarras do set dele, que era bem menor do que é hoje - com uma Fernandes stratocaster, com singles (só não sei se eram stacks).

E olha que eles eram bem mais thrash naquela época...



Antes, por gostar de metal, não curtia muito singles, mas agora estou aprendendo a curtir o som cristalino que eles proporcionam (mesmo que seja para tocar metal)...

pscb
Veterano
# mar/11 · Editado por: pscb
· votar


Acho meio roubada isso de buscar versatilidade. Uma guitarra archtop é a coisa menos versátil que existe, mas se o cara toca jazz, acabou aí a história. Não vai precisar do timbre estalado de strato nem de alavanca nem de humbucker nem de coisa nenhuma além da guitarra archtop.

O ideal é ter a(s) guitarra(s) que atenda(m) aquilo que o músico busca.

Leomju
Veterano
# mar/11
· votar


Pessoal em Geral
Foram tantos posts que não dá pra responder pra um só...

Bom, vamos lá...
O tópico poderia andar sem nem aparecer a palavra Les Paul, não foi criado pra comparar as duas, porque são distintas!

O que eu falo é sobre a versatilidade, ae eu tenho que dizer que realmente a Strato "é o cara!"... rs... "é a guita"...

E não adianta falar que não! Um amigo meu tem um Epiphone Studio, ele toca na noite e a banda dele varia muito, de pop rock a axé, e ele já pensa em pegar uma Strato, porque está tendo problemas de tirar sons limpos, com agudos acentuados...
vc faz numa Les Paul, mas parece que só sai o captador, numa Strato, vem a fragância, o sabor da madeira, do braço, sei lá, essa é minha impressão (já sentiu o cheiro de um perfume madeirado?)

... plug uma Les Paul e busca o estalado agudão... vai ter problemas!

Já a Strato... uso o cap do braço, regulo os graves do equalizer, suavizo as frequencias baixas e tá lá uma cópia muito convincente da Les Paul!

Por isso acho ela mais versátil... mas longe de comparação, o timbre dela original carrega alguma coisa, parece que aquele timbre não apareceu lá por acaso, acho que Leo Fender buscava algo, encontrou e enfiou na cara do povo! Naum adianta, escuto o resto... mas a Strato limpinha é o que me parece perfeito!!

Quando uma Strato está no palco nas mãos de Clapton, SRV ou Jeff Beck, os demais modelos se curvam e dizem... "esse é o som!"

thmenezes_RJ
Veterano
# mar/11
· votar


Matheus Vengeance
mas flar q é a mais versatil e errada

vc nunca vai timbrar led zeppelin , guns n roses , aerosmith , ozzy (zakk wylde ) com outra guitarra a n ser les paul

assim como vc n vai timbrar hendrix iron maiden sem ser com strato
simples demais


hahahahaha

Você longe do teclado é um poeta.

Não sei se vc sabe (aliás, sei que não sabe), mas o Adrian Smith tocou anos com Jacksons. E as stratos do Iron são entupidas de hotrails e afins. E o solo de Starway to heaven, o solo mais clássico do Page, considerado um dos tops de todos os tempos, foi gravado com uma telecaster.

Coloca um humbucker na ponte de uma strato e vc toca até pantera. Se colocar uns pick ups ativos então, pode colocar até um pedaço de pau que vc tira o mesmo timbre.

Essas lendas de internet...

thmenezes_RJ
Veterano
# mar/11 · Editado por: thmenezes_RJ
· votar


Leomju

Existem dois tipos de guitarras comuns que considero mais versáteis: uma stratocaster com um humbucker na ponte (ou hotrails) e uma superstrato (ou qualquer outro modelo) com humbuckers que splitam.

Ainda assim, considero a strato mais versátil, pois os humbuckers não soam, na minha opinião, como singles. Vc até consegue o brilho do som, fica legal e dá pra usar, mas não igual mesmo. Eu tenho os dois tipos de guitarra: uma SX SST62 strato com hotrails na ponte e singles no meio e braço e uma Cort m600 com um Paf Pro e um Mo Joe que splitam. Não tenho a menor dúvida: a strato é mais versátil.

Dentre as guitarras não tradicionais, tem a Variax da Line6, que parece ser mais versátil do que todas as demais. Nunca toquei em uma, mas pelo que ouvi de sons e depoimentos, a guitarra é competente dentro da proposta que ela oferece.

Anderson Eslie
Veterano
# mar/11
· votar


Spect
Telecaster >>>>>>>>>> Strato




/chuvadenegativos

Fui te positivar e tava -18
husahusahuasuhsahusa...
O povo é feroz hein?! Num guenta nem uma crítica.

thmenezes_RJ
Veterano
# mar/11
· votar


Spect
Não concordo com vc não. Mas como eu amo Telecasters, te positivei =)

Strato e teleca são as guitarras mais fantásticas pra mim. Sinceramente, não consigo escolher uma.

Anderson Eslie
Veterano
# mar/11
· votar


thmenezes_RJ
Não sei se vc sabe (aliás, sei que não sabe), mas o Adrian Smith tocou anos com Jacksons.

Ele deixou de ser signature da Jackson?! :O
Tipo, não sou fã do Maiden, mas gosto do Adrian como guitarrista, mesmo sabendo que os holofotes sempre caem no Dave Murray. Aliás, dali poderiam tirar o ridículo do Janick Gers que num faria falta. Mas enfim...

Coloca um humbucker na ponte de uma strato e vc toca até pantera.
Se colocar uns pick ups ativos então, pode colocar até um pedaço de pau que vc tira o mesmo timbre.

Aí achei um pouquinho exagerado usahusahusa... Num sou muito fã das madeiras mais comuns na feitura de uma strato (alder, ash, basswood, etc), mas confesso que muito guitarrista de metal tem guitarras feitas com essas madeiras, mas em outros modelos que a galera curte mais, p.ex.: Mark Morton e sua signature (agathis), Alex Laiho e sua signature (alder), e por aí vai. O próprio Andreas é endorser da Fender e tem sua signature, enfim.
Eu particularmente sou fã do timbre de madeiras como o mogno, principalmente, cedro, nato (não tanto), etc. Sou fã das Lespa.

thmenezes_RJ
Veterano
# mar/11 · Editado por: thmenezes_RJ
· votar


Anderson Eslie
É claro que meu comentário foi exagerado, não é assim em geral. Mas dependendo do captador que vc usar e do tipo de som que vc tirar (muita distorção de metal extremo, bem sem médios, por exemplo), a diferença é quase nula. Ou nula.

Acho que a Lespa tem seu som característico. Ser mais versátil pra mim é se aproximar o máximo possível da maior quantidade de sons possíveis, mas ser igual é quase impossível, exceto no caso que citei acima, em que pra mim é tudo meio farinha do mesmo saco. Mas cada guitarra, madeira e captação tem suas peculiaridades e existem sim muitas diferenças em alguns casos.

Ele deixou de ser signature da Jackson?! :O
Sei não cara, não tenho acompanhado o Iron ultimamente, já acompanhei muito mas hoje em dia dei uma afastada. Falei que ele tocou anos, mas pode ser que ainda toque, eu não sei hehe :)

GOREFESTA
Veterano
# mar/11
· votar


Anderson Eslie

O próprio Andreas é endorser da Fender e tem sua signature, enfim.

Nem, o andreas tem apenas algumas daquelas stratos mexicanas com floyd modificadas com caps fender de alta saida ou emgs. No site da fender ele é só citado como "fender strat user" ou algo assim

Se colocar uns pick ups ativos então, pode colocar até um pedaço de pau que vc tira o mesmo timbre.

Aí achei um pouquinho exagerado usahusahusa... Num sou muito fã das madeiras mais comuns na feitura de uma strato (alder, ash, basswood, etc), mas confesso que muito guitarrista de metal tem guitarras feitas com essas madeiras, mas em outros modelos que a galera curte mais, p.ex.: Mark Morton e sua signature (agathis), Alex Laiho e sua signature (alder), e por aí vai


Eu realmente não consigo sentir tanta diferença em uma guitarra de mogno, ash, alder ou basswood equipada com caps de saida alta em uma distorção com mto ganho... tenho uma simpatia pelo alder nessas situações, mas nada que seja crucial para o timbre

Anderson Eslie
Veterano
# mar/11 · Editado por: Anderson Eslie
· votar


GOREFESTA
Nem, o andreas tem apenas algumas daquelas stratos mexicanas com floyd modificadas com caps fender de alta saida ou emgs. No site da fender ele é só citado como "fender strat user" ou algo assim

Viuge, pensei que tinha uma linha de guitas com seu nome, já que tem uma guita dele com a capa do disco do Sepultura (do Nation, se não me engano).

Eu realmente não consigo sentir tanta diferença em uma guitarra de mogno, ash, alder ou basswood equipada com caps de saida alta em uma distorção com mto ganho... tenho uma simpatia pelo alder nessas situações, mas nada que seja crucial para o timbre

É foda mesmo quando o cap é muito alto e com dist com muito ganho. Mas tbm é uma faca de dois gumes. Já vi bandas de metal com Jacksons, Ibanez e o caralho a 4 que no afã de deixar o som mais pesado do mundo, mais pareciam abelhas perdidas do seu enxame. Ridículo de tão tosco que era o som. Em compensação caras como o Dimebag conseguia tirar um timbre agudíssimo e pesado de um Bill Lawrence sem perder o equilíbrio. Também por conta de rack de equalizer, mas ainda assim um timbre lindo.
Na verdade o Dime tirava leite de pedra, pq timbrar aquele som dele com um Randall e um Bill Lawrence tinha que ser gênio.

GOREFESTA
Veterano
# mar/11
· votar


Anderson Eslie

Viuge, pensei que tinha uma linha de guitas com seu nome, já que tem uma guita dele com a capa do disco do Sepultura (do Nation, se não me engano).

Acho que ele ja teve por bem pouco tempo uma signatura feita pela gianini, era meio parecida com aquela Charvel que ele usou mto nos anos 80, só que sem floyd... claro. A guitarra do nation deve ser uma fender mex que ele colou um adesivão da arte do disco. Eu vi umas fotos recentes dessa guitarra e a "pintura" da arte do album tem uns buracos que mostra parte do escudo. Ta pensando que é só nois que faz gambiarra? hahahahahaha

Na verdade o Dime tirava leite de pedra, pq timbrar aquele som dele com um Randall e um Bill Lawrence tinha que ser gênio.²

Eu ainda não consigo entender como o Chuck Schuldiner conseguia se virar tão bem com aqueles x2n...

Manubio
Veterano
# mar/11
· votar


MauricioBahia
Bereta

Exato, eu tenho 3 guitarras, uma LP, uma strato e uma superstrato, e normalmente toco com a que estou a fim de tocar, e rola de tudo onde toco, desde rock, até uns metalzinho com cavalgada até pop e reggae, e tiro tudo com a guitarra que tá na mão, me viro, troco de configuração na M13, mexo um poquinho nos pedais, no amp e vamos lá.

Mas consigo ver que para alguém que tem que fazer diversos covers, e quer que o som seja exatamente igual ao da banda, é bem mais complicado fazer esta escolha se tiver que escolher uma guitarra só.

Abs

emaniox
Veterano
# mar/11
· votar


Um pato é versátil. Ele anda, nada e voa.
Um pinguim nada melhor.

É melhor ter um pinguim, uma avestruz e uma águia do que tres patos.

Stratos são boas.

Will Bejar
Veterano
# mar/11 · Editado por: Will Bejar
· votar


Anderson Eslie
Aliás, dali poderiam tirar o ridículo do Janick Gers que num faria falta. Mas enfim...
PQP!!! Finalmente alguém que tem a mesma opinião que eu!!!

GOREFESTA
Eu vi umas fotos recentes dessa guitarra e a "pintura" da arte do album tem uns buracos que mostra parte do escudo. Ta pensando que é só nois que faz gambiarra? hahahahahaha
http://4.bp.blogspot.com/_FNwp8aEGUuM/TB9Vg-LTMnI/AAAAAAAAAFI/Xmd-pd-6 5Bk/s1600/Metalmania_2007_-_Sepultura_-_Andreas_Kisser_06.jpg
http://www.musicasc.com.br/wp-content/gallery/andreaskisser_15_12_10/a ndreas_kisser_musicasc-10-of-29.jpg
Eu acho essa guitarra muito louca!!! Mas prefiro as pinturas tradicionais.

Sobre o tópico:
Eu sou fanzaço de stratocasters... amo o seu timbre limpo e com uma distorção moderada. Quando vc puxa aquele bend na corda G "a la" Jimi Hendrix, é sexo na certa... hehehe

De Ros
Veterano
# mar/11
· votar


Leomju

Eu acho a minha C. Peruzzo mais versátil. Eu já vi ela tocar tango, choro, metal, música clássica, baião, milonga, tarantela, música andina, valsa, vanerão, balada, rock'n'roll, chote e outros estilos que nem lembro!

Hummm... Perai... Eu tocaria a mesma coisa numa Strato...

Peraí! Eu tocaria a mesma coisa numa Les Paul!!!

Ih rapaz, eu tocaria a mesma coisa numa explorer com captadores ativos...

Acho que se a guitarra tiver potenciometros de volume e tonalidade e estiver ligada com pedias legais e num bom amp (ou simuladores), quem vai ser versátil (ou não) é o guitarrista!

Enquanto lia os posts, fiquei ouvindo o Hendrix tocando Red House na SG.
Depois de um minuto, nem lembrava que era uma SG. Sabe o que parecia?

Parecia o Hendrix.

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


De Ros
Enquanto lia os posts, fiquei ouvindo o Hendrix tocando Red House na SG.
Depois de um minuto, nem lembrava que era uma SG. Sabe o que parecia?

Parecia o Hendrix.

+1... quando o cara é "bão", tem que saber usar a palavra tb...

renansena777
Veterano
# mar/11
· votar


Não existe guitarra versátil, e sim guitarrista versátil !!
+1

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A Stratocaster é a guitarra mais versátil que existe. E o motivo de sua praticidade é